You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS LICENCIATURA EM MSICA

O DESENVOLVIMENTO TCNICO DA GUITARRISTA ATRAVS DAS MELODIAS DO CHORO

ALEXANDRE MANGEON COSTA

RIO DE JANEIRO, 2009

O DESENVOLVIMENTO TCNICO DA GUITARRISTA ATRAVS DAS MELODIAS DO CHORO

por

ALEXANDRE MANGEON COSTA

Monografia apresentada para concluso do curso de Licenciatura em Msica do Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, sob a orientao do professor Carlos de Lessa Almada.

RIO DE JANEIRO, 2009

Dedico este trabalho a minhas filhas Diana e Maria Ceclia, minhas mais belas obras e motivao maior em tudo o que fao.

AGRADECIMENTOS

Agradeo ao corpo docente da UNIRIO, em especial aos professores Mnica Duarte, Silvia Sobreira, Antnio Guerreiro, Caio Senna, Marcos Lucas, Maria Haro, Rick Ferreira (in memorian), Helder Parente e Carlos Alberto Figueiredo; a meus colegas, que tanto me ajudaram no desenvolvimento do trabalho, discutindo, dando sugestes e fazendo crticas oportunas; a meu orientador e mestre de longa data Carlos Almada, pelo seriedade, pacincia, disponibilidade e boa vontade sempre; aos meus pais Bebeto e Gilda, pelo incentivo constante (mesmo que temeroso vez ou outra); e a minha esposa Mariana, lutadora e companheira, que no deixou que eu esmorecesse em um momento somente ao longo do curso.

ii

COSTA, Alexandre Mangeon. O Desenvolvimento Tcnico do Guitarrista Atravs das Melodias do Choro, 2009. Monografia (Licenciatura em Msica). Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo propor uma abordagem para o desenvolvimento tcnico do guitarrista atravs do estudo das melodias do gnero musical choro, buscando usar a msica como instrumento para o desenvolvimento do msico. Como base terica para tal proposta, me apoiei no trabalho do professor Keith Swanwick. No segundo captulo, entrevistei guitarristas conceituados no mercado para que, atravs das perguntas, pudesse delinear quais tcnicas so fundamentais para o bom exerccio da profisso. No terceiro, passei a uma anlise das caractersticas do choro, mostrando porque tal gnero pode promover o desenvolvimento tcnico do guitarrista. E finalmente no quarto captulo mostro um exemplo de como seria a aplicao do choro em um exerccio para desenvolvimento tcnico.

Palavras-chave: guitarra; choro; tcnica do guitarrista.

iii

INTRODUO Muito j se escreveu sobre a guitarra eltrica no mbito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Affonso Neto (2003) discutiu o que seria um mtodo de guitarra brasileiro. Rogrio Lopes (2007) discutiu sobre a aceitao do instrumento no meio acadmico e sua relao com a identidade brasileira. Victor Hora (2007) exps a importncia na educao musical da guitarra de rock, levando em conta as questes mercadolgicas e de mdia. Alm destes, vrios outros autores 1 se debruaram sobre questes que tm a guitarra como objeto de estudo o que por si s j mostra a importncia do instrumento na prtica musical brasileira, alm de revelar a existncia de um crescente interesse dentro do meio acadmico sobre o assunto. O presente trabalho pretende apresentar opes para o desenvolvimento tcnico do guitarrista que privilegiem elementos musicais. Para tal, elegi melodias do gnero musical choro como meio para este, considerando as diversas dificuldades tcnicas encontradas para a sua boa execuo. Em um primeiro momento, justificarei a opo da busca de elementos musicais para ensinar a msica atravs das argumentaes do professor Keith Swanwick (2003). Em seguida, atravs de entrevistas com guitarristas atuantes no mercado, procurarei identificar as tcnicas fundamentais para a boa performance do guitarrista e de que modo tais guitarristas se prepararam tecnicamente ao longo de sua formao para atingir um nvel de performance que eles prprios consideram satisfatrio.

Dentro do curso de Licenciatura em Msica da UNIRIO, Paulo Csar Blanc Amorin (2001), Affonso Celso de Miranda Neto (2003), Osvaldo Celedon (2004), Rogrio Lopes (2007), Piero Emanuel Grandi (2008) e Miguel Angelo Machado (2009) e desenvolveram trabalhos (monografias) tendo a guitarra eltrica como tema. Dentro do Programa de Ps-Graduao em Msica da UNIRIO, Rogrio Borda Gomes (2005), Affonso Celso de Miranda Neto (2006) e Gustavo da Silva Furtado de Mendona (2006) tambm desenvolveram pesquisas sobre o instrumento.

Selecionarei ento uma pea do repertrio do choro como objeto de anlise, de modo a identificar certas possibilidades especficas de emprego das tcnicas da guitarra, apresentando exemplificaes a partir desse tipo de abordagem. importante ressaltar que este trabalho no tem a pretenso de definir um mtodo completo para o desenvolvimento do guitarrista, e sim constituir-se uma primeira etapa de um estudo cuja ampliao e aprofundamento poder ser efetivada em trabalhos futuros.

CAPTULO 1 - A MSICA PARA ENSINAR MSICA Minha busca por uma maneira de aprimorar as tcnicas de guitarra atravs de msicas compostas por autores reconhecidos e no por exerccios de repetio remonta do incio de meus estudos. Ao ser apresentado aos contedos que precisaria dominar e s maneiras de como faz-lo atravs da repetio de padres, de escalas, de frmas de arpejos etc. - deparei-me com um obstculo: apesar de meu empenho e disponibilidade para o estudo do instrumento, tais caminhos no me despertavam interesse. At que, em determinado momento de meus estudos, tive como exerccio analisar os embelezamentos meldicos do choro Andr do Sapato Novo, composto por Andr Victor Correia. Almada define assim embelezamentos meldicos: Tambm conhecida por embelezamento meldico, esta tcnica [ornamentao] consiste na pura e simples adio dos mais diversos tipos de inflexes (notas de passagem, apogiaturas, resolues indiretas suspenses e principalmente, bordaduras) s notas estruturais de uma melodia (seria, a grosso modo, o processo inverso da anlise estrutural de uma linha, onde as inflexes so subtradas de modo a evidenciar seus alicerces), quase sempre servindo para conectar os pontos de apoio e/ou aumentar a intensidade rtmica da melodia. (Almada, 2000, p. 257). Depois de todo o trabalho em busca de apojaturas, bordaduras, escapadas, escapadas por salto e outros tipos de ornamentos, foi-me solicitado tocar a melodia na guitarra. Foi um trabalho rduo para um iniciante. A estrutura rtmica complexa do choro, os arpejos, os saltos (que so difceis de ser executados na guitarra), tudo isso se constituiu em um grande desafio. E, ao terminar o processo, j com a pea em condies de ser devidamente tocada, deparei-me com um considervel progresso em meu domnio sobre o instrumento. Depois desse, outros choros foram escolhidos por minha prpria conta, desta vez: Brasileirinho e Camundongo (ambos de Waldir Azevedo) e Pedacinhos do Cu

(Jacob do Bandolim) passaram a fazer parte por muito tempo do rol de minhas tarefas semanais. Assim, ao ingressar no meio acadmico, procurei dar embasamento ao que percebi em minha rotina de estudos. Para isso, foi necessrio encontrar textos cientficos que pudessem fundamentar a alternativa para o estudo da guitarra que proposta neste trabalho. Segundo Keith Swanwick (2003, p. 57)., a msica uma forma simblica, rica em potencial metafrico. Assim sendo, a msica possui a capacidade de representar para o ouvinte (seja ele msico ou no) elementos no-musicais: um momento na vida, um personagem de filme, pea de teatro ou novela, aes ou sentimentos que cada um apreende segundo sua prpria experincia. Este fato no pode ser desconsiderado quando se trata com alunos. Por isso, Swanwick defende trs princpios bsicos para a educao musical: (a) Considerar a msica como um discurso: fundamental que o professor ajude o aluno a alterar sua percepo sobre o que a msica, de como uma estrutura musical organizada em vrios nveis. Tal qual o discurso falado, a msica possui frases, respiraes, acentos, pausas, dinmicas, que ajudam a compreender ser prprio discurso e isso, em geral, no notado conscientemente pelo aluno. Tocar uma melodia tendo percebido todo o seu desenvolvimento lgico, entendido sua relao com a harmonia, seu contexto histrico, e conhecido a biografia do autor completamente diferente de toc-la desprovido de tal conhecimento: Olhar um eficiente professor de msica trabalhando (em vez de um treinador ou um instrutor) observar esse forte senso de inteno musical relacionado com propsitos educacionais: as tcnicas so usadas para fins musicais, o conhecimento de fatos informa a compreenso musical. (Swanwick, 2003, p. 58)

(b) Considerar o discurso musical dos alunos:

seria ingnuo pensar que os

professores de msica apresentam a msica aos alunos. Cada aluno traz em si uma bagagem musical pessoal, fruto de suas experincias ao longo da vida. Toda atividade humana que tenha a msica como parte integrante contribui para a formao dessa bagagem: festas, programas de rdio e TV, brincadeiras, jogos infantis, cinema, teatro, entre outras. Com isso, os alunos chegam aos professores com gostos, opinies e interesses que no podem ser desprezados, simplesmente. Partir do pressuposto que eles so como caixas vazias exclui a possibilidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem com a troca de experincias e a consequente incorporao da bagagem musical dos alunos no processo o que desperta o interesse, a curiosidade e a participao. Segundo Swanwick, Nesses ambientes, vrios sotaques musicais so introduzidos juntos. Idias musicais e idiomas oriundos de fora da sala de aula convivem, so usados e avaliados (Swanwick, 2003, p. 67). Outra questo importante neste item a imitao de modelos (sejam eles o professor, outros msicos ou grupos, profissionais ou no). A prtica musical se faz em grupo, no isoladamente. As escolas e os cursos universitrios de msica possuem atualmente disciplinas que incentivam a prtica musical em grupo para que os alunos exercitem esse tipo de convivncia musical. Na interao com outros estudantes, a soma da produo sonora de cada um traz para o aluno uma nova experincia, fundamental para o seu desenvolvimento. Como que corroborando tal considerao, possvel destacar o seguinte argumento de Swanwick (2003, p 67): As evidncias sugerem que pode-se obter melhores resultados ensinando-se instrumentos em grupo em vez de exclusivamente, de um em um.

(c) Fluncia no incio e no final: sendo a msica uma forma de discurso, necessrio que seja apresentada de modo fluente. E tal fluncia, fazendo uma analogia linguagem, adquirida pelo contato com outros msicos que j dominam a estruturao idiomtica do gnero musical em questo (no caso, o choro).

Os trs princpios elaborados por Swanwick fundamentam, portanto, a presente proposta de estudo de guitarra eltrica atravs do choro. E isso se justifica pelos seguintes motivos: (a) O choro um gnero musical com estrutura formal tripartite pr-estabelecida, em geral apresentando-se: ||: A :||||: B :|| A ||: C :|| A ||

Segundo Carlos Almada (2006, p. 8) : a estrutura de um choro (...) adota a chamada forma rond. O rond uma das mais antigas estruturas utilizadas na organizao do discurso musical. Consiste basicamente numa parte ou tema principal (tambm chamado refro), que sempre retorna aps intervenes contrastantes de outras partes (ou temas) (Almada, 2006, p. 8).

Seja pela audio, seja pela partitura, o choro traz para o aluno a possibilidade de perceber estruturas lgicas que se repetem e se interrelacionam.

(b) O discurso musical do aluno deve ser considerado sempre. A minha proposta no tornar o aluno um especialista na execuo de choros, mas sim usar o gnero como meio para seu desenvolvimento tcnico, possibilitando-o a tocar peas de sua preferncia

musical, ou ainda peas que possam resultar de uma escolha em comum acordo entre aluno e professor. Simplesmente trazer para o aluno um repertrio de choro no garantia de que seu interesse ser despertado. Segundo Swanwick (2003, p. 67), preciso que haja algum espao para a escolha, para a tomada de decises, para a explorao pessoal. Sendo o choro apresentado como ferramenta para atingir um determinado objetivo (como, por exemplo, desenvolver a tcnica de palhetada alternada e a articulao de notas ligadas para conseguir reproduzir um solo de guitarra de uma gravao do grupo norteamericano Metallica). O aluno escolheu o que gostaria de aprender a tocar - ao professor coube apenas apresentar as ferramentas musicais por ele julgadas necessrias para desenvolver determinadas habilidades tcnicas que tornassem o aluno apto para atingir seu objetivo. (c) As questes inerentes fluncia tambm esto presentes, no momento em que o professor, tendo dominando uma determinada pea de choro, a transmite para que o aluno apreenda por imitao. No se trata aqui de um mero menosprezo leitura em pauta musical: o que importante deixar claro que apenas a partitura da pea no suficiente para que a mesma seja executada com todas as nuanas caractersticas do gnero. necessrio que exista algum tipo de pr-conhecimento sobre as construes meldicas, terminaes, ornamentos e tcnicas de improvisao caractersticas do choro, entre outros aspectos. Isso pode ser conseguido tambm atravs da audio prvia de verses gravadas da pea e da comparao destas com as partituras, por exemplo. Alm disso, a analogia msica/linguagem tambm se faz presente no choro, como destaca Almada (2006, p. 15), ao tratar da estrutura formal: Numa perfeita analogia com a linguagem, imprescindvel expresso das idias musicais a existncia de elementos estruturais e funcionais que lhes forneam uma organizao formal, sem a qual a compreenso por parte do ouvinte torna-se impossvel.

Assim, podemos considerar como uma escolha plausvel o gnero musical choro como ferramenta de desenvolvimento tcnico para o guitarrista, atravs do enfoque de Keith Swanwick. As caractersticas do choro e atitudes do professor trazem essa possibilidade. Para o ensino de guitarra eltrica levando em considerao tal enfoque, tanto quanto o gnero, a postura do professor fundamental para que a atividade transcorra de acordo com os conceitos aqui apresentados.

CAPTULO 2 - TCNICAS FUNDAMENTAIS PARA O GUITARRISTA: CONSIDERAES DOS PROFISSIONAIS O escopo de possibilidades tcnicas para a prtica musical da guitarra eltrica muito amplo. A mesma frase musical pode ser interpretada de vrias formas, dependendo de qual tcnica seja empregada para sua execuo. A utilizao da palheta ou dos dedos (ou de ambos os recursos simultaneamente), ligados, trmulos executados com o bend ou com a alavanca (presente em muitos modelos de guitarras), tudo isso se torna parte de um vasto vocabulrio de possibilidades expressivas que o guitarrista lana mo em sua prtica musical. 2 Procurando limitar o universo de possibilidades tcnicas, elaborei um questionrio que foi respondido por alguns dos guitarristas mais atuantes no meio musical brasileiro: Fernando Caneca, Sergio Chiavazzoli, Alex Martinho e Fernando Vidal. Optei por enviar as perguntas atravs de correio eletrnico, uma vez que a intensa atividade desses msicos dificulta a possibilidade de agendamento de entrevistas presenciais. As perguntas feitas a todos foram: 1 - Quais as tcnicas utilizadas para tocar guitarra que voc considera fundamentais e por qu? (P1). 2 - Quais os caminhos (rotinas, prticas, exerccios etc.) que voc percorreu para atingir um nvel de desenvolvimento tcnico satisfatrio para seu exerccio da profisso? (P2). Deixaremos as anlises das respostas para o final do captulo. Apresento aqui o resumo biogrfico de cada um dos entrevistados.
Dependendo do resultado sonoro que se queira alcanar, o guitarrista escolhe qual a tcnica que melhor se aplica a determinada frase ou conduo rtmica.
2

10

a) Fernando Caneca: guitarrista, violonista e compositor. Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, atua como msico profissional h mais de quinze anos. Por quatro anos foi professor da Escola Rio Msica, e j tocou em turns nacionais e internacionais com Ivan Lins. Participou de shows e gravaes de Ivan Lins, Marisa Monte, Cesria vora, Zeca Pagodinho, Gal Costa, Caetano Veloso, Moraes Moreira, Zlia Duncan e Vanessa da Mata, entre outros artistas. Atua como guitarrista no trio instrumental Flenks (com o qual gravou CD em 2000 que foi indicado em cinco categorias para o Grammy Latino 2001), Arthur Maia e Martnlia, entre outros. b) Sergio Chiavazzoli: toca violo, viola de 12 cordas, viola de 10 cordas, violomidi, cavaquinho, bandolim, banjo, guitarra baiana e guitarra eltrica. J acompanhou artistas como Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Gal Costa, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Dominguinhos, Carlinhos Brown e Margareth Menezes. Atuou como Co-produtor Musical do CD "Eu, tu, eles" de Gilberto Gil. diretor musical do trio-eltrico Expresso 2222 e guitarrista da banda de Gilberto Gil. graduado em Musicoterapia. c) Alex Martinho: graduado com meno honrosa em 1992 pelo Guitar Institute of Technology (GIT). colunista das revistas especializadas Cover Guitarra e Msica e Tecnologia. Integrou a banda de Celso Blues Boy. Em 2006 lanou seu CD "Intuition" - o segundo em parceria com Sydnei Carvalho. Em 2008 inaugurou a escola "Msica Moderna", na qual diretor e um dos professores. Em 2009 lana seu primeiro DVD, Double Vision tambm parceria com Sydnei Carvalho. d) Fernando Vidal: guitarrista, compositor e produtor musical. Ao longo de sua carreira, participou em gravaes de discos de vrios artistas como Ed Motta,

11

Fernanda Abreu, Gabriel o Pensador, Netinho, Lenine, Luiz Melodia, Fat Family, Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Cassiano, Daniela Mercury e Paula Toller, e atuou em shows com Lulu Santos e Herbert Vianna, alm dos j citados. Atualmente, est terminando o seu CD e fazendo shows com o FERNANDO VIDAL TRIO ao lado de Mac William na bateria e Mauricio Oliveira, no baixo eltrico. Seguem abaixo as respostas de cada um dos entrevistados: a) Fernando Caneca: P1: Todas aquelas que voc julga serem teis sua expresso. Segundo o [dicionrio] Aurlio, tcnica o "conjunto de processos" de [sic] que um artista se utiliza para se comunicar. No caso do guitarrista, o aproveitamento de efeitos como bends e glissandos realam a natureza cordal [sic] do instrumento. P2: Sempre procurei desenvolver uma relao de satisfao com o que estou praticando. Sou totalmente contra a viso sacrificial [sic] da rotina, do estudo. Para mim o melhor estudo aquele em [sic] que desenvolve a musicalidade como um todo - por exemplo: ao invs de estudar tcnica atravs de exerccios curtos e especficos, procuro desenvolver repertrio estudando temas inteiros. Desta forma, desenvolvo alm da tcnica especfica (palhetada por exemplo), outros sentidos musicais envolvidos no tema escolhido. b) Srgio Chiavazzolli: P1: Na minha opinio a tcnica que queremos alcanar varia com a nossa Identidade Sonora. A frma das mos ir variar com o estilo, porque cada estilo tem a sua pegada. O importante estar consciente de que as mos esto prontas para realizar o que

12

est acontecendo com a msica, contigo e com os msicos e instrumentos envolvidos no momento. P2: O mais importante a disciplina. Tenho sempre escrito numa folha os objetivos que proponho alcanar. Quando era mais novo dispunha de 12 horas por dia para o estudo, mas atualmente separo 5 horas por dia dividido da seguinte forma: Primeira Hora: Leitura de Partitura (Notas e Cifras) Segunda Hora: Melodia - Combinaes de escalas, Combinaes de arpejos (Triades e Tetrades), Bordaduras, Combinaes das bordaduras, Intervalos nas escalas, enfim, todas as combinaes possveis dentro e fora do tom. Terceira Hora: Harmonia Viso dos acordes, Sobreposio de acordes e Propostas intervalares na formao dos acordes. Quarta Hora: Improviso Coloco em prtica tudo que estou estudando. Para esse estudo, utilizo gravaes de base de alguns mtodos ou as que eu mesmo gravo. Quinta Hora: Repertrio - Tirar uma msica por leitura (Clssica, Choro, Frevo, Baio, Standart [sic] de Jazz, Blues, Rock e etc) ou de ouvido. O mais importante nesse momento a interpretao e a digitao. Obs.: Coloco ao meu lado um despertador para indicar o fim de cada hora. Considero isso importante para alcanar os objetivos. Como falei no incio, tinha mais tempo para o estudo que utilizava da seguinte forma: Tcnica mo direita, Tcnica mo esquerda, Tcnica de palhetada, Violo Clssico (importantssimo), Escrita Musical, Teoria, Harmonia, Arranjo e Exerccios Auditivos.

13

Com a vontade de dominar outras sonoridades separava um horrio para aprender outros instrumentos como: Bandolim, Cavaquinho, Viola de 12 cordas, Viola de 10 cordas, Banjo (5 cordas) e Guitarra Baiana. c) Alex Martinho P1: Palhetada alternada, ligados, bends [sic] e vibrato. Com essas tcnicas, um guitarrista j consegue interpretar 99% das melodias e solos que precisar. P2: Durante 3 anos eu estudei muito forte toda a parte tcnica, entre 4 e 6 horas por dia. Isso foi entre 1991 e 1993. De l pra [sic] c venho apenas "mantendo" a coisa, pois depois que "entra na mo" que nem andar de bicicleta, a gente nunca mais esquece. d) Fernando Vidal P1: Tcnicas de Guitarra Base pois 90% do que se grava profissionalmente base. Tcnicas de leitura [sic] pois uma boa leitura nos aproxima rapidamente da cano em si. Tcnicas de prtica do instrumento[sic] pois temos que estar sempre em forma P2: Sempre uso o meu amigo metrnomo para estudar bases e frases, principalmente longas frases. Pensando em semnimas, colcheias, e depois j bem rpido em semicolcheias. Rotina de estudo e fundamental, tambm fao bastante transcries dos meus dolos (Jimi Hendrix, John Scofield, Hiram Bullock e Scott Henderson). possvel confrontar as repostas dos entrevistados no esquema mostrado no quadro 1, o que ajuda a melhor definir quais as tcnicas que sero focalizadas no presente estudo.:

14

Quadro 1 Referncias textuais s tcnicas de guitarra eltrica, pelos guitarristas entrevistados.

Texto
aproveitamento de efeitos como bends e glissandos realam a natureza cordal (sic) do instrumento

Tcnicas

Fernando Caneca

...procuro desenvolver repertrio estudando temas inteiros. Desta forma, desenvolvo alm da tcnica especfica (palhetada por exemplo), outros sentidos musicais envolvidos no tema escolhido. Segunda Hora: Melodia - Combinaes de escalas, Combinaes de arpejos (Triades e Tetrades), Bordaduras, Combinaes das bordaduras, Intervalos nas escalas, enfim, todas as combinaes possveis dentro e fora do tom. Como falei no incio, tinha mais tempo para o estudo que utilizava da seguinte forma: Tcnica mo direita, Tcnica mo esquerda, Tcnica de palhetada, Violo Clssico (importantssimo), Escrita Musical, Teoria, Harmonia, Arranjo e Exerccios Auditivos. Palhetada alternada, ligados, bends e vibrato. Tcnicas de prtica do instrumento, pois temos que estar sempre em forma.

Ligados ascendentes, ligados descendentes, bends e palhetada alternada.

Sergio Chiavazzoli

Escalas, arpejos, palhetada alternada.

Alex Martinho Fernando Vidal

Palhetada alternada, ligados, bends e vibrato

Engloba todas as possibilidades supracitadas.

Alm destas tcnicas palhetada alternada, ligados ascendentes e descendentes, bends, escalas e arpejos, vou acrescentar o speed picking ou sweep picking: tcnica na qual o guitarrista corre a palheta verticalmente na guitarra, nos sentidos ascendente e descendente e pressiona notas em cordas adjacentes (uma nota por corda) 3 . Fernando Caneca ressalta ainda a necessidade de que o estudo da guitarra tenha um carter musical implcito. Desse modo, alm de buscar o desenvolvimento tcnico

Tal tcnica traz a possibilidade de executar frases a uma grande velocidade e tem um efeito sonoro similar ao conseguido com instrumentos de sopro clarinetas e saxofones, especialmente. muito usada por guitarristas que tocam rock pesado e jazz.

15

especificamente, ele estabelece contato com outros aspectos musicais que no dizem respeito diretamente ao instrumento, mas s peculiaridades idiomticas do gnero, formao instrumental para qual uma determinada pea foi composta, entre outras.

16

CAPTULO 3 - O CHORO E SUAS CARACTERSTICAS A gama de gneros musicais a que somos apresentados hoje enorme. Pelos meios de comunicao de massa, pela Internet, pelas rdios comunitrias, pelos sistemas de som ambiente, estamos expostos a msica de vrias formas muitas vezes sem qualquer possibilidade de escolha. Samba, funk, cool jazz, pop, sertanejo, rocknroll, samba, pagode, msica eletrnica, tudo chega at. A escolha do choro como ferramenta se deu por uma srie de questes algumas histricas, outras musicais: (a) um gnero tipicamente brasileiro, em oposio ao jazz e ao rocknroll, largamente utilizados nos livros para o estudo da guitarra eltrica e nas escolas de msica. 4 (b) Fragmentos de escalas diatnicas 5 e cromticas 6 . (c) Presena de arpejos. (d) Possibilidade de execuo de ligados. Tais caractersticas tornam as melodias de choro um recurso propcio para a utilizao das tcnicas relacionadas no captulo 2. Os fragmentos escalares, sejam eles diatnicos ou cromticos, possibilitam o aprimoramento da tcnica da palhetada alternada, dos saltos entre cordas, desenvolvimento das digitaes de mo esquerda. O emprego dos fragmentos escalares tambm torna necessria a padronizao dos ataques com a palheta, trabalho fundamental para que a

No h aqui nenhuma crtica utilizao de tais gneros, nem uma postura xenfoba de minha parte. Muitos msicos brasileiros brilhantes se formaram atravs destes gneros (vide as entrevistas de Alex Martinho e Fernando Vidal). Minha inteno apenas colocar uma referncia brasileira dentro das vrias possibilidades.
5 6

Escala formada unicamente pelas notas de uma determinada tonalidade. Escala de doze notas que distam entre si de meio tom.

17

maneira de tocar a pea fique definida, possibilitando uma incorporao gradual dos movimentos (desenvolvimento da memria muscular). O uso dos arpejos permite uma melhor assimilao das diversas digitaes necessrias para a execuo dos mesmos, bem como abrem a possibilidade do estudo do sweep picking, uma vez que as frmas so, muitas vezes, construdas de tal modo que se tenha uma nota sobre cada corda. Os ligados, tanto ascendentes quanto descendentes, podem ser desenvolvidos em primeiro lugar devido ao fato de que muitos choros foram compostos para cavaquinho ou bandolim solistas, instrumentos nos quais os ligados so recursos idiomticos. Alm disso, as bordaduras e apojaturas, to recorrentes nas melodias do gnero, favorecem o desenvolvimento tcnico do ligado, uma vez que so inflexes meldicas caracterizadas por movimentaes em graus conjuntos.

18

CAPTULO 4 - EXEMPLO DE ESTUDO PARA DESENVOLVIMENTO DO GUITARRISTA ATRAVS DO CHORO Devido s caractersticas j aqui descritas, qualquer pea de choro poderia ser utilizada para exemplificar a proposta que apresentada neste estudo (com algumas, evidentemente, se tornando mais adequadas em relao a uma determinada tcnica que estiver em foco, como por exemplo, execuo de ligados ou de sweep picking). Para meu exemplo, foi selecionado um trecho representativo (a primeira parte completa) do choro A Ginga do Man (ver ex.1), composto por Jacob Bittencourt (tambm conhecido como Jacob do Bandolim). A opo por tal choro se deve a dois motivos: (a) por ter sido composta especificamente para o bandolim, a articulao em palhetada evidencia-se como elemento de importncia para sua execuo (criando assim um vnculo com a mesma tcnica na guitarra); (b) a estrutura da linha meldica no trecho selecionado se mostra como perfeitamente adequada para a exemplificao das tcnicas aqui consideradas. As seguintes convenes de notao especfica para a guitarra so necessrias para o exame do exemplo: Palhetada Descendente Palhetada Ascendente V Ligado Ascendente H (do ingls, hammer on [martelado]): executado mantendo um dedo fixo da mo esquerda fixo em uma nota e atacando com outro dedo da mesma mo uma nota mais alta adjacente primeira. Ligado Descendente - P (do ingls pull off [salto fora]): executado mantendo um dedo fixo da mo esquerda fixo em uma nota e fazendo um movimento de

19

arrasto com outro dedo da mesma mo uma nota mais alta adjacente primeira, de modo a fazer soar a nota mais grave).

Bend [dobramento] -

: executado levantando ao longo da escala da

guitarra com os dedos da mo esquerda a corda de modo a tension-la, alterando assim a nota tocada. Alm destas, marquei na partitura em amarelo os trechos onde o sweep picking aplicado, uma vez que no h uma notao especfica para esta tcnica.

20

21

CONSIDERAES FINAIS No a inteno deste trabalho discutir a validade ou eficcia de quaisquer outros mtodos de estudo de guitarra. Existem inmeras escolas no Brasil e no exterior que formam alunos plenamente capacitados ao exerccio da profisso de guitarrista e que se baseiam em modelos de repetio mecnica de padres e de desenvolvimento da tcnica por si s. Ao contrrio, a proposta aqui apresentada pretende tornar-se mais uma dentre as vrias opes disposio de alunos e instrumentistas que buscam melhorar sua performance uma opo, porm, que leva em conta principalmente a musicalidade e a expressividade. Acredito ainda que esta proposta no se esgota aqui. Outros caminhos podem surgir a partir deste estudo inicial, como: ampliar o universo de amostras abrangendo tambm choros compostos para instrumentos de sopro, ou, por analogia, buscar o desenvolvimento tcnico do guitarrista atravs das melodias de outros gneros, como o frevo, por exemplo. Tais desdobramentos sugeridos (separados ou sintetizados como uma unidade) podem vir a se constituir em um projeto para um futuro curso de mestrado.

22

BILIOGRAFIA

ALMADA, Carlos de L. Arranjo. So Paulo: Unicamp, 2000. ___________________. A estrutura do choro. Rio de Janeiro: Da Fonseca, 2006. BITTENCOURT, Jacob. A Ginga do Man. In: Tocando com Jacob: partituras e playbacks. Partitura. So Paulo: Irmos Vitale, 2006, p. 114. SWANWICK, Keith. Permanecendo fiel msica na educao musical. (Diana Santiago, trad.) In: ANAIS DO II ENCONTRO ANUAL DA ABEM. Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS/ANPAP, 1993, p. 19-32. _______________. Ensino instrumental enquanto ensino de msica. (Fausto Borm, trad.) Cadernos de Estudo - Educao Musical, N 4/5. Belo Horizonte, novembro, p. 7-14, 1994. _______________. Ensinando msica musicalmente. (Alda Oliveira e

Cristina Tourinho, trad.). So Paulo: Editora Moderna, 2003.

You might also like