You are on page 1of 10

DETERMINAO DE CONTAS OBYC Encontra-se a seguir a lista de cada operao com exemplos de suas aplicaes.

. Entre parnteses est indicada a respectiva chave de operao: Agenciamento dos rendimentos (AG1) Esta operao pode ser utilizada no agenciamento dos rendimentos de comisses, como p.ex. para comisses del credere. A chave de conta utilizada nos esquemas de clculo do agenciamento, para a determinao das respectivas contas de rendimentos. Agenciamento do volume de vendas (AG2) Esta operao pode ser utilizada no agenciamento, quando os lanamentos dos volumes de vendas forem ativados no customizing dos tipos de pagamento. A chave da conta indicada no customizing do tipo de documento de faturamento. Agenciamento das despesas (AG3) Esta operao pode ser utilizada no agenciamento para as despesas de comisses. A chave de conta utilizada nos esquemas de clculo de custo do agenciamento, para a determinao das respectivas contas de despesas. Despesa/rendimento do consumo do material em consignao (AKO) Esta operao utilizada na administrao de estoques, durante as retiradas do estoque em consignao, ou durante as transferncias do estoque em consignao no estoque prprio, quando o material controlado com base no preo standard, e o preo em consignao for diferente do standard. Despesa/rendimento do registro de transferncia (AUM) Mov. 309 Esta operao utilizada em caso de registros de transferncia de estoque (material a material), quando o valor do material emissor no puder ser lanado por completo ao valor do material receptor. Isto vlido para materiais com preo standard e com preo mdio mvel. No caso de materiais com preo mdio mvel, ocorrem diferenas de preo, quando o estoque for negativo e o valor do estoque irreal devido ao registro adicional. A operao AUM independe do fato, se ocorre ou no uma mudana de centro com o registro de transferncia. A despesa/rendimento acrescentada ao material receptor. Provises liquidao posterior (BO1) Ao utilizar a funo da liquidao posterior de condies (p.ex. bnus), so criadas provises durante as entradas de mercadorias por pedidos, caso estas estejam previstas para o tipo de condio

Redimentos liquidao posterior (BO2) Durante a liquidao posterior de condies na reviso de faturas ou na contabilida financeira, so lanados os rendimentos atravs desta operao.

Rendimentos liquidao posterior aps a liquidao (BO3) Quando ocorre uma entrada de mercadorias aps a liquidao da estipulao, alguns rendimentos provisionados no podem mais ser administrados pela liquidao posterior. No deve mais ocorrer um lanamento na conta normalmente utilizada para os rendimentos provisionados. Como alternativa, o usurio pode lanar os rendimentos provisionados com esta operao, em uma conta separada.

Lanamento delta para estoque (BSD) Esta conta lanada, caso sejam efetuados lanamentos de encerramento para uma execuo de acumulao. Trata-se de uma conta delta para uma conta de estoque de material. Isto significa que, ao inserir a conta de estoque, determina-se o valor do estoque, calculado atravs da acumulao. Com isso, so taxadas separadamente as diferentes reas de avaliao (p.ex. comercial, fiscal) que podem ser utilizadas no balano.

Modificao de estoque (BSV) As modificaes de estoque so registradas na administrao de estoques, durante as entradas de mercadorias ou compensaes posteriores por ordens de subcontratao. Se a conta aqui atribuda estiver definida como classe de custo, o usurio precisa atribuir conta uma classificao contbil na tabela da atribuio automtica de classificao contbil (customizing de Controlling). Isto necessrio, a fim de que as entradas de mercadorias por ordens de subcontratao possam ser registradas. No sistema standard, o centro de custo SC-1 est definido para este fim.

Registro de estoque (BSX) Esta operao utilizada para todos os registros em contas de estoque de material. Estes registros ocorrem, por exemplo, o na administrao de estoques, durante as entradas de mercadorias no estoque prprio e durante as sadas de mercadorias do estoque prprio na reviso de faturas, quando ocorrem diferenas de preo para os materiais com preo mdio mvel durante as entradas de fatura, e a cobertura de estoque suficiente. na liquidao da ordem, se a ordem de um material possuir uma classificao contbil com preo mdio mvel, e os custos reais da liquidao forem diferentes dos custos reais da entrada de mercadorias

Visto que esta operao depende da classe de avaliao, possvel administrar materiais com diferentes classes de avaliao em contas de estoque separadas. Ateno Observar que: o uma conta de estoque no ser utilizada para nenhuma operao diferente de BSX a conta no ser lanada manualmente

a atribuio de conta no ser modificada no sistema produtivo, antes que todos os estoques tenham sido debitados.

Caso contrrio, podem ocorrer diferenas entre o valor total do estoque dos registros mestre de material e o saldo da conta de estoque de material. Determinao de contas em caso dos estoques avaliados para ordem do cliente e para projeto Observar que, no caso dos estoques acima mencionados (estoque especial E e Q), necessrio atualizar uma determinao de contas para as chaves de conta BSX e GBB , a fim de que mensagens de aviso sejam evitadas durante a entrada de dados (pedido ou registro de transferncia) para estoque avaliado. Para os estoques no avaliados, o sistema tenta executar uma determinao de contas provisria para GBB durante a entrada de dados. Depois que os dados para o estoque avaliado forem entrados, o sistema substitui em background a determinao de contas provisria para GBB pela determinao correta para a conta do estoque de material (BSX). Reavaliao de outros consumos (COC) Esta chave de operao necessria para a reavaliao de consumo dos componentes Clculo de custo real/Ledger de material . A reavaliao de consumo reavalia os consumos de nvel nico em relao aos preos reais determinados dos componentes Clculo de custo real/Legder de material. Esta reavaliao pode ocorrer na conta original j lanada ou na conta coletiva. A conta coletiva determinada utilizando a transao chave de operao COC. Del credere (DEL) Chave de operao para os documentos de pagamento/listas de faturas em compras. A chave de conta necessria no esquema de clculo de custo da administrao de pagamentos, para a determinao das respectivas contas de rendimento. Diferenas mnimas administrao de materiais (DIF) Esta operao utilizada na reviso de faturas, se o usurio define uma tolerncia para diferenas mnimas, e o saldo de uma fatura no excede a tolerncia. Conta de compras (EIN), Conta de contrapartida de compras (EKG), Conta de compras de frete (FRE) Estas operaes s sero utilizadas se a administrao de conta de compras estiver ativa na empresa. Nota Esta funo foi desenvolvida especialmente para alguns pases, visto exigncias legais especiais (Blgica, Espanha, Portugal, Frana, Itlia, Finlndia). Antes de utilizar esta funo, verificar se ela necessria para o pas do usurio. Compensao de frete (FR1), Provises para frete Estas operaes so utilizadas para o registro de custos complementares de aquisio, em caso de entradas de mercadorias por pedidos e de entradas de fatura. A operao a ser utilizada para os custos complementares de aquisio depende dos tipos de condio, definidos no pedido.

O usurio pode tambm entrar algumas operaes para custos complementares de aquisio nos tipos de condio. Servio externo (FRL) A operao ser utilizada para ordens de subcontratao durante as entradas de materiais e de faturas. Se a conta aqui atribuda estiver definida como classe de custo, o usurio precisa atribuir conta uma classificao contbil na tabela da atribuio automtica de classificao contbil (customizing de Controlling). Isto necessrio, a fim de que as entradas de mercadorias por ordens de subcontratao possam ser registradas. No sistema standard, o centro de custo SC-1 est definido para este fim. Servio externo custos complementares de aquisio (FRN) A operao ser utilizada para custos complementares de aquisio por ordens de subcontratao. Se a conta aqui atribuda estiver definida como classe de custo, o usurio precisa atribuir conta uma classificao contbil na tabela da atribuio automtica de classificao contbil (customizing de Controlling). Isto necessrio, a fim de que as entradas de mercadorias por ordens de subcontratao possam ser registradas. No sistema standard, o centro de custo SC-1 est definido para este fim. . Contrapartida de registro de estoque (GBB) A contrapartida de registro de estoque utilizada na administrao de estoques e depende do agrupamento de contas, que est atribudo ao respectivo tipo de movimento. No sistema standard, encontram-se definidos os seguintes agrupamentos de conta: o o AUA: para liquidao da ordem AUF: para entradas de mercadorias por ordens (sem classificao contbil e para liquidao da ordem, caso AUA no esteja atualizado AUI: alocao posterior da tarifa real do centro de custos diretamente ao material (com classificao contbil) BSA: para registros iniciais de estoque no sistema INV: para despesa/rendimento das diferenas de inventrio VAX: para sadas de mercadorias por ordens de cliente sem objeto de classificao contbil (a conta no uma classe de custo VAY: para sadas de mercadorias por ordens de cliente com objeto de classificao contbil (a conta uma classe de custo)

o o o

VBO: para consumos do estoque colocado disposio do fornecedor VBR: para sadas de mercadorias internas (p.ex. para centro de custo) VKA: para classificao contbil da ordem do cliente (p.ex. em caso de pedido individual) VKP: para classificao contbil do projeto (p.ex. em caso de pedido individual) VNG: para sucata/destruio VQP: para retiradas de amostra sem classificao contbil VQY: para retiradas de amostra com classificao contbil ZOB: para entradas de mercadorias sem pedidos (tipo de movimento 501) ZOF: para entradas de mercadorias sem ordens de produo (tipos de movimento 521 e 531)

o o o o

Pode-se definir tambm agrupamentos de conta prprios. Para registrar sadas de mercadorias por centros de custo (tipo de movimento 201) e sadas de mercadorias por ordens (tipo de movimento 261) em contas de consumo separadas, possvel, por exemplo, atribuir ao tipo de movimento 201 o agrupamento de contas ZZZ e ao tipo de movimento 261 o agrupamento de contas YYY. Ateno Caso sejam utilizadas no modo produtivo entradas de mercadorias por pedido (tipo de movimento 501), deve-se verificar a atribuio de contas do agrupamento de contas ZOB. Se para as entradas de mercadorias esperam-se faturas do fornecedor que s podem ser lanadas na contabilidade, pode-se, por exemplo, entrar uma conta de compensao (semelhante conta de compensao EM/EF, mas sem administrao de partidas em aberto), que ser compensada durante o registro da fatura do fornecedor na contabilidade. Considerar que o movimento de mercadorias avaliado com o preo de avaliao do material s quando nenhum montante externo entrado Visto que no sistema standard no indicada nenhuma classificao contbil, a conta atribuda no definida como classe de custo. Se uma classe de custo for atribuda, devese facilitar a entrada de uma classificao contbil atravs da seleo de campos, ou atualizar uma classificao contbil automtica para a classe de custo. Determinao de contas em caso dos estoques avaliados para ordem do cliente e para projeto Observar que, no caso dos estoques acima mencionados (estoque especial E e Q), necessrio atualizar uma determinao de contas para as chaves de conta BSX e GBB , a fim de que mensagens de aviso sejam evitadas durante a entrada de dados (pedido ou registro de transferncia) para estoque avaliado. Para os estoques no avaliados, o sistema tenta executar uma determinao de contas provisria para GBB durante a entrada de dados. Depois que os dados para o estoque

avaliado forem entrados, o sistema substitui em background a determinao de contas provisria para GBB pela determinao correta para a conta do estoque de material (BSX).

Pedido com classificao contbil (KBS) O usurio no pode atribuir nenhuma conta a esta chave de operao. Ela indica que ser transferida a classificao contbil do pedido, e auxilia na determinao da chave de lanamento para a entrada de mercadorias.

Diferenas de cmbio Administrao de materiais(AVR) (KDG) Ao executar uma reavaliao do consumo no ledger de materiais durante a execuo da avaliao alternativa, as diferenas de cmbio que devem ser atribudas ao consumo sero creditadas nas contas de diferenas de cmbio do material.

Diferenas de cmbio em caso de partidas em aberto(KDM) As diferenas de cmbio em caso de partidas em aberto ocorrem quando uma fatura por pedido for registrada com uma taxa de cmbio diferente daquela referente entrada de mercadorias, e o material no pode ser debitado ou creditado devido ao controle de preo standard ou a ruptura de estoque.

Diferenas por arredondamento de cmbio Administrao de materiais (KDR) Em uma fatura, pode ocorrer uma diferena por arredondamento de cmbio em moeda estrangeira. Caso ocorra um saldo devido ao arredondamento, durante a converso das linhas de lanamento em moeda interna, o sistema gerar automaticamente uma linha de lanamento para as diferenas por arredondamento de cmbio.

Diferenas de cmbio dos nveis inferiores (KDV) No caso de uma liquidao peridica multinvel no ledger de materiais, transferida para um produto semi-acabado ou acabado, uma parte das diferenas de cmbio que foram lanadas para as matrias-primas, produtos semi-acabados e centros de custo em atividade entrados durante o perodo.

Obrigaes de consignao (KON) As obrigaes de consignao ocorrem devido s retiradas do estoque em consignao ou do pipeline, ou durante a transferncia do estoque em consignao ao estoque prprio. Dependendo da configurao das regras de lanamento para a chave de operao KON, possvel trabalhar com ou sem um agrupamento de contas. Ao se trabalhar com o agrupamento de contas, o sistema standard utilizar os seguintes: o o nenhum para as obrigaes de consignao PIP para as obrigaes de pipeline

Lanamento de contrapartida para diferenas de preo em hierrquias de objetos de custo (KTR)

O lanamento de contrapartida das diferenas de preo (operao PRK) por meio da liquidao via determinao de contas de material ocorre pela operao KTR. Conta de periodizao (ledger de materiais) (LKW) No caso da apropriao de custos do ledger de materiais (nenhuma reavaliao do estoque final), as diferenas de preo e de cmbio, que devem ser efetivamente acrescidas ao estoque, so lanadas em contrapartida em contas com a chave de operao LKW. Porm, caso ocorra uma reavaliao do estoque final durante a determinao do preo no ledger de materiais, as diferenas de preo e de cmbio so lanadas na conta do estoque, e reavaliadas. Diferena de preo do WIP explodido (Lar.) (PRA) Ao utilizar a reavaliao WIP do ledger de materiais, os desvios de preo do estoque WIP explodido de um tipo de servio ou de um processo empresarial sero registrados na conta de diferenas de preo com a chave de operao PRA. Diferenas (tarifa AVR) (PRC) Na execuo da avaliao alternativa no ledger de materiais, parte dos desvios incorridos nos centros de custos ser transferida para os produtos acabados ou semi-acabados. Diferenas de preo (PRD) As diferenas de preo ocorrem para materiais com preo standard em todos os movimentos e faturas, que so avaliados a um preo, diferente do standard. Exemplos: entradas de mercadorias por pedidos, quando o preo de pedido for diferente do preo standard; sadas de mercadorias, nas quais indicado um montante externo; faturas, quando o preo da fatura for diferente do preo de pedido e do standard. As diferenas de preo podem tambm ocorrer em faturas com materiais com preo mdio mvel, quando no existir nenhuma cobertura de estoque para a quantidade faturada. No caso de movimentos de mercadorias em rea negativa, o preo mdio mvel no modificado; ao invs disso, os desvios de preo ocorridos so lanados em uma conta para diferenas de preo. Dependendo da configurao das regras de lanamento para a chave de operao PRD, possvel trabalhar com ou sem agrupamento de contas. No caso de se trabalhar com agrupamentos de conta, os seguintes sero utilizados no sistema standard: o o nenhum para entradas de mercadorias e de fatura por pedidos PRF para entradas de mercadorias por ordens de produo e liquidao da ordem PRA para sadas de mercadorias e outros movimentos PRU para registros de transferncia (diferenas de preo em caso de montantes externos)

o o

Diferenas de preo (ledger de materiais, AVR) (PRG)

Ao executar uma reavaliao do consumo no ledger de materiais durante a execuo da avaliao alternativa, as diferenas de preo, que devem ser atribudas ao consumo, sero creditadas nas contas de diferenas de preo. Diferenas de preo em hierarquias de objetos de custo (PRK) Nas hierarquias de objetos de custo, ocorrem diferenas de preo para os materiais atribudos com preo standard, assim como para as contas da hierarquia de objetos de custo. Durante a liquidao das hierarquias de objetos de custo segundo a liquidao via determinao de contas de material, as diferenas de preo so lanadas por meio da operao PRK. Diferena de preo do WIP explodido (Mat.) (PRM) Ao utilizar a reavaliao WIP do ledger de materiais, as diferenas de preo e de cmbio do estoque WIP explodido de um material sero lanadas na conta de diferenas de preo com a chave de operao PRM. Diferenas de preo coletor de custos do produto (PRP) No caso de um estoque avaliado para ordem do cliente, so lanadas as diferenas de preo com a operao PRP, durante a liquidao de um coletor de custos do produto na produo repetitiva. Esta operao utilizada no momento apenas nos seguintes casos: - Coletor de custos de produo no release 4.0 - Coletor de custos de produo no IS-Automotive do release 2.0 (coletor de custos de produo em conexo com APO) Lanamento de contrapartida diferenas de preo coletor de custos de produo (PRQ) O lanamento de contrapartida para o lanamento de diferenas de preo (operao PRP) ocorre atravs da operao PRQ durante a liquidao de um coletor de custos de produo na produo repetitiva, no caso de um estoque avaliado para ordem do cliente. Esta operao utilizada no momento apenas nos seguintes casos: - Coletor de custos de produo no release 4.0 - Coletor de custos de produo no IS-Automotive do release 2.0 (coletor de custos de produo em conexo com APO) Diferenas de preo de nveis inferiores (PRV) No caso da liquidao peridica multinvel no ledger de materiais, transferida para um produto semi-acabado ou acabado uma parte das diferenas de preo, as quais foram lanadas para as matrias-primas, produtos semi-acabados e centros de custos em atividade, entrados durante o perodo. Diferenas de preo para o ledger de materiais (PRY) Durante a liquidao no ledger de materiais, sero lanadas as diferenas de preo do ledger de materiais com a operao PRY. Despesa e rendimento da reavaliao (RAP)

Esta chave de operao utilizada na reviso de faturas, para a reavaliao de fornecimentos e servios liquidados. Os montantes de diferena determinados so lanados como despesa ou rendimento em contas, atribudas chave de operao RAP (Retroactice Pricing). Na reavaliao, os montantes determinados (ou seus montantes parciais) no so lanados em contas de estoque de material, nem em diferenas de preo. O lanamento do montante total ocorre sempre na conta de despesa ou de rendimento da reavaliao. O lanamento de contrapartida ocorre na respectiva conta do fornecedor. Redues da fatura na reviso de faturas da logstica (RKA) Esta chave de operao utilizada na reviso de faturas da logstica, para o lanamento intermedirio das diferenas de preo em caso de redues de fatura. Quando uma fatura de fornecedor reduzida, so automaticamente criados dois documentos contbeis para o documento de faturamento. Com o primeiro documento contbil, o montante da fatura lanado na linha do fornecedor. gerada uma linha adicional como reduo da fatura na conta de reduo da fatura. Com o segundo documento contbil, a reduo da fatura lanada pelo fornecedor como crdito. O lanamento de contrapartida para a linha do fornecedor a conta de reduo da fatura, que ser sempre compensada em uma operao atravs de dois documentos contbeis. Provises para custos complementares de aquisio (RUE) As provises para os custos complementares de aquisio so criadas, quando for indicado no pedido um tipo de condio para as provises. O usurio precisa efetuar a compensao manualmente durante a entrada de fatura. Impostos no caso de registro de transferncia SM/EM (TXO) Esta chave de operao s importante para o Brasil (Nota Fiscal Despesa/rendimento da reavaliao (UMB) Esta chave de operao utilizada na administrao de estoques e na reviso de faturas, quando o preo standard de um material modificado, e um movimento ou uma fatura for lanado no perodo precedente (a preo anterior). Despesas/rendimentos da reavaliao (UMD) Trata-se da conta de contrapartida para a conta BSD. lanada durante os lanamentos de encerramento para a execuo de acumulao do ledger de materiais e tem que ser definida para as mesmas reas de avaliao. Custos complementares de aquisio no planejados (UPF) Custos complementares de aquisio no planejados so aqueles que no esto previstos em um pedido (por exemplo, frete, alfndega,...). Na transao de lanamento da reviso de faturas da logstica, possvel distribuir estes custos complementares de aquisio no planejados, no entre os itens da fatura (como at agora efetuado), e sim em uma conta especial. Para o lanamento nesta conta, pode ser utilizado um cdigo de imposto prprio. IVA suportado compras (VST)

Chave de operao para a determinao da conta de imposto da liquidao posterior, para os tipos de liquidao em dbito. A chave de operao utilizada no esquema de liquidao da liquidao posterior para as condies de imposto. Registro da inflao (WGB) Chave de operao que lana em uma conta diferente os registros da inflao durante seu processamento, para fins de encerramento do perodo. Sada de mercadorias reavaliao inflao (WGI) Esta chave de operao utilizada se, aps a determinao de um novo preo de mercado no processamento de inflao, as sadas de mercadorias j efetuadas precisarem ser novamente avaliadas. Entrada de mercadorias reavaliao inflao (WGR) Esta operao utilizada se, aps a determinao de um novo preo de mercado no processamento da inflao, as transferncias de mercadorias j efetuadas precisarem ser novamente avaliadas. Para o centro receptor, ser utilizada a operao em questo, enquanto que para o centro da sada de mercadorias, ser utilizada a operao WGI (sada de mercadorias reavaliao inflao). WIP das diferenas de preo (atividade interna) (WPA) Ao utilizar a reavaliao WIP do ledger de materiais, os desvios de preo da determinao da tarifa real, os quais devem ser atribudos ao estoque WIP de um tipo de atividade ou de um processo empresarial, sero lanados na conta WIP para atividades WIP das diferenas de preo (material) (WPM) Ao utilizar a reavaliao WIP do ledger de materiais, as diferenas de preo e de cmbio, que devem ser atribudas ao estoque WIP de um material, sero lanadas na conta WIP para o material. Conta de compensao EM/EF (WRX) Os lanamentos na conta de compensao EM/EF ocorrem durante as entradas de mercadorias e de faturas por pedidos. Maiores informaes sobre a conta de compensao EM/EF podem ser obtidas na biblioteca SAP, documentao MM-avaliao do material. Ateno Para a conta de compensao EM/EF, deve estar definido o cdigo Saldo apenas em moeda interna, para que as partidas em aberto possam ser compensados. Consultar para isso a documentao relativa ao campo.

You might also like