You are on page 1of 23

CGE 2027

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 21. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2027

L N G U A

P O R T U G U E S A

O texto abaixo se refere s questes de 1 a 3. A nova Antiguidade Em 1897, cientistas da Universidade de Oxford, Inglaterra, estavam revirando o lixo da extinta cidade egpcia de Oxyrhynchus quando encontraram uma coleo de 50 mil fragmentos de papiros escritos entre os sculos 2 a.C. e 8 d.C. Foi uma surpresa quase to grande quanto a decepo que se seguiu: a superfcie do papiro, escurecida pela ao do tempo, tornava impossvel a leitura. Agora os cientistas finalmente esto decifrando o contedo, graas a um aparelho inventado pela Nasa para capturar imagens na superfcie de planetas distantes. Ele foi adaptado na Universidade Brigham Young, de Utah, EUA, para fotografar os papiros em diferentes faixas do espectro de luz, do infravermelho ao ultravioleta. Em cada fragmento, os cientistas procuraram a frequncia que mais destacava a tinta. O resultado foram textos inditos dos gregos Sfocles, Homero, Eurpedes, Arquloco e verses antigas da Bblia, alm de itens corriqueiros como cartas, recibos, receitas e horscopos. O prximo passo usar tecnologias parecidas para recuperar tudo o que no podia ser lido at ento: de cpias de trabalhos de Arquimedes que haviam sido apagadas no sculo 12 at papiros romanos queimados pelo Vesvio no sculo 1.
Fonte: TRACCO, M. Revista Superinteressante, So Paulo, n. 214, p. 22, jun. 2005.

1. correto afirmar que o tema central do texto a a. b. c. d. e. descoberta de 50 mil fragmentos de papiros antigos. dificuldade em decifrar os textos antigos danificados. descoberta de textos de Sfocles, Homero e Eurpedes. recuperao de trabalhos de Arquimedes, apagados no sculo 12. adaptao de uma tecnologia que permite decifrar textos antigos.

2. As palavras extinta, distantes e inditos encontradas no texto so corretamente classificadas como a. b. c. d. e. substantivos. adjetivos. advrbios. conjunes. pronomes.

3. De acordo com a posio da slaba tnica, as palavras seguiu, impossvel e inditos encontradas no texto so corretamente classificadas como a. b. c. d. e. paroxtona, proparoxtona e oxtona. paroxtona, paroxtona e proparoxtona. oxtona, paroxtona e proparoxtona. oxtona, proparoxtona e paroxtona. proparoxtona, proparoxtona e paroxtona.

CGE 2027

4. As palavras agouro, existia e roupa so corretamente classificadas, quanto ao nmero de slabas, respectivamente, como a. b. c. d. e. polisslaba, polisslaba e trisslaba. trisslaba, polisslaba e trisslaba. polisslaba, trisslaba e disslaba. trisslaba, trisslaba e disslaba. trisslaba, polisslaba e disslaba.

5. Em Onze dias o tempo mximo que um ser humano conseguiu ficar acordado..., o verbo ser concorda com a. b. c. d. e. onze. ser humano. tempo. mximo. acordado.

O texto abaixo se refere questo 6. Coma esta pgina Papel comestvel, ostras com bolhas, spray de queijo. Esses pratos parecem estranhos e so mesmo mas fazem parte de um movimento que est transformando a cozinha em laboratrio e os chefs em cientistas meio malucos. Em 1980, o francs Herv This, pesquisador do renomado Collge de France, em Paris, chamou de gastronomia molecular as experincias pioneiras misturando qumica avanada com culinria. Na poca, dizia que seu objetivo era combater a ignorncia gastronmica. Desde ento, as experincias ganharam espao nos grandes restaurantes e esto reescrevendo o menu de conceitos da gastronomia. Principalmente com os pratos do catalo Ferran Adri, essa nova culinria est eliminando as fronteiras entre doce e salgado, slido e lquido, quente e frio. O objetivo trazer sensaes inesperadas e surpreender em cada garfada.
Fonte: BOTELHO, R. Revista Superinteressante, So Paulo, n. 214, p. 26, jun. 2005.

6. correto afirmar que o texto tem como tema central a. b. c. d. e. as pesquisas sobre gastronomia molecular. a inteno de combater a ignorncia gastronmica. as inovaes do chef catalo Ferran Adri. as experincias inovadoras da atual gastronomia. os sabores inesperados da culinria tradicional.

7. No trecho ... elas preparam as defesas do organismo para que reajam ao ataque de um agente infeccioso., a relao entre as oraes de a. b. c. d. e. causa. concesso. adversidade. condio. finalidade.

CGE 2027

8. Em A obsesso nacional que leva as avs s janelas a principal razo para os bons resultados da educao em pases com etnias chinesas., ocorre o mesmo caso de uso de crase em a. b. c. d. e. Vrios super-heris das histrias em quadrinhos so insensveis dor. As aulas do perodo da manh iniciam-se pontualmente s 7 horas. A base oferece treinamento a todos que pretendem ir s ilhas. Os guichs de atendimento iniciam seu trabalho tarde. Agradecemos todos os dias quele que nos protege.

9. Assinale a alternativa em que o pronome destacado est corretamente empregado. a. b. c. d. e. Eu lhe amo. No me comprometa. Me empreste o livro. Este caderno para mim usar. Vou encontrar-lhe hoje, Fbio.

10. Na frase: Diz a empresa que o objetivo colocar um fim na idade da pedra., o sujeito da orao destacada corretamente classificado como a. b. c. d. e. inexistente. indeterminado. simples. composto. oculto.

O texto abaixo se refere s questes 11 e 12. Quem vai querer? O cemitrio parisiense de Pre Lachaise comemora 200 anos neste ms como a stima atrao turstica mais frequentada da cidade mais visitada do mundo. Vrios monumentos, lpides e esculturas foram restaurados para a ocasio, que tambm mereceu uma grande exposio. Aproveitando as comemoraes da efemride contidas, como convm, mas concorridas , a administrao vem intensificando as queixas contra aquele que , ao mesmo tempo, seu mais visitado condmino e sua maior dor de cabea: o roqueiro americano Jim Morrison, lder da banda The Doors, morto em Paris em 1971. O maior presente que o cemitrio poderia receber neste bicentenrio seria a sada de Jim Morrison (...), desabafou (...) o historiador Christian Charlet, responsvel pelo cemitrio. (...) Seus admiradores, diz, usam os arredores do tmulo para se embriagar e se drogar, jogam restos de cigarros lcitos e ilcitos na sepultura, quebram e picham a prpria e as vizinhas. (...)
Fonte: Adaptado de VARELLA, F. Revista Veja, 26 maio 2004.

CGE 2027

11. O texto afirma que as comemoraes do aniversrio do cemitrio so contidas, como convm porque

a. b. c. d. e.

os parisienses costumam ser bastante discretos em suas festas. trata-se de um cemitrio, local ligado morte e tristeza. no h motivos para comemorar o aniversrio do cemitrio. as famlias dos mortos no autorizaram grandes comemoraes. o cemitrio vem enfrentando graves problemas financeiros.

12. Em Vrios monumentos, lpides e esculturas foram restaurados para a ocasio, que tambm mereceu uma grande exposio., o verbo restaurar foi usado

a. b. c. d. e.

na voz passiva. no gerndio. na voz ativa. no futuro do pretrito. no infinitivo.

13. No trecho: os responsveis pelo abastecimento checam as medidas..., o termo destacado sintaticamente classificado como a. adjunto adnominal. b. aposto. c. objeto indireto. d. complemento nominal. e. objeto direto. 14. As formas verbais estudaram, teriam e consumiam esto conjugadas, respectivamente, no modo indicativo e nos tempos a. pretrito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretrito. b. pretrito perfeito, futuro do pretrito e pretrito imperfeito. c. presente, pretrito perfeito e pretrito imperfeito. d. futuro do presente, pretrito mais-que-perfeito e futuro do pretrito. e. pretrito mais-que-perfeito, futuro do pretrito e pretrito perfeito. 15. As palavras CAMPE, SINDICNCIA e REQUEREU apresentam, pela ordem, os seguintes encontros voclicos: a. b. c. d. e. ditongo crescente; ditongo decrescente; hiato. ditongo decrescente; hiato; ditongo crescente. hiato; ditongo crescente; ditongo decrescente. ditongo crescente; hiato; ditongo decrescente. hiato; ditongo decrescente; ditongo crescente.

CGE 2027

O texto abaixo se refere s questes de 16 a 18. Vcio em exerccios No de hoje que os mdicos alertam sobre os riscos sade causados pelo excesso de exerccios fsicos. Cientistas acreditam ter encontrado evidncias de que a prtica exagerada de atividades esportivas pode causar dependncia fsica em determinadas pessoas. Um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison feito com ratos mostrou que o crebro dos animais privados dos exerccios que praticavam apresentava alta atividade nas mesmas reas ativadas nas sndromes de abstinncia vividas pelos usurios de lcool e cocana. Os pesquisadores acreditam que o mesmo pode acontecer em pessoas que malham de forma pesada e regular. Embora existam muitos relatos de pessoas que tiveram sintomas de abstinncia quando abandonaram as aulas, uma parte dos especialistas ainda no acredita que a dependncia causada pelos exerccios seja de origem fsica.
Fonte: Revista poca, n. 209, p. 132, 8 dez. 2003.

16. O texto mostra principalmente que a. mdicos alertam sobre os riscos dos exerccios fsicos. b. pesquisa com ratos comprovou a suspeita dos cientistas. c. malhao em excesso pode causar dependncia fsica. d. pessoas que carregam muito peso tm problemas fsicos. e. pessoas que no praticam esportes sofrem de abstinncia. 17. Na frase ... a prtica exagerada de atividades esportivas pode causar dependncia fsica..., o sujeito corretamente classificado como a. composto. b. simples. c. oculto. d. inexistente. e. indeterminado. 18. No trecho Os pesquisadores acreditam que o mesmo pode acontecer em pessoas que malham de forma pesada e regular., as palavras destacadas podem ser substitudas, sem que o texto perca seu sentido, respectivamente, por a. entendem, comear e breve. b. julgam, suceder e constante. c. pensam, aparecer e errada. d. observam, apresentar e tranqila. e. vem, se passar e regulada. 19. Assinale a resposta correta: Na palavra tom , a letra m a. vale por uma consoante. b. um dgrafo. c. uma letra sem valor fontico. d. sinal de nasalidade. e. um encontro consonantal.
7

CGE 2027

20. Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase: "Ele avesso ____ tudo que diga respeito ____ trabalhos urgentes, porque muito lento ____ suas aes, embora seja atencioso ____ quem o procura." a. a b. c. de d. e. de a a a em com com em com com com para com com com

M AT E M T I C A

21. Com as ltimas chuvas, uma represa do Sistema Rio Grande aumentou o nvel de gua em 31,3 milmetros. Cada 1 milmetro de altura de gua equivale a 1 litro de gua por metro quadrado.
Fonte: Adaptado de O Estado de S. Paulo, 11/10/2003.

A quantidade de gua, em litros, recebida em 10 metros quadrados dessa represa, com as ltimas chuvas, foi de a. 31,30. b. 313,00. c. 3.130,00. d. 31.300,00. e. 313.000,00. 22. Um crculo com raio de 10 cm foi dividido em 6 partes iguais. A rea de cada um dos setores circulares assim obtido vale, aproximadamente,

Dado: a. 51,4 cm. b. 52,3 cm. c. 62,8 cm. d. 69,5 cm. e. 72,6 cm.

= 3,14

rea do crculo =

. r

CGE 2027

23. De acordo com pesquisa realizada pela UNESCO, o Kuwait um dos pases mais pobres em gua. A sua quantidade de gua disponvel de 10 metros cbicos anuais por habitante, o que transformado em litros anuais por habitante equivale a
Fonte: Adaptado de O Estado de S. Paulo, So Paulo, 6 mar. 2003.

a. 10.000.000. b. 1.000.000. c. 100.000. d. 10.000. e. 1.000. 24. Para fazer uma viagem, 40 pessoas combinaram dividir igualmente a despesa de R$ 1.400,00 com o nibus. A desistncia de 5 pessoas acarretou uma despesa extra para os demais pagarem o nibus. O valor dessa despesa extra foi de a. R$ 4,80. b. R$ 4,90. c. R$ 5,00. d. R$ 5,20. e. R$ 5,40. 25. Hoje, dois representantes de uma editora viajaram a servio. Um faz viagens de 20 em 20 dias e o outro, de 25 em 25 dias. A prxima vez em que esses dois representantes viajaro no mesmo dia a servio ser daqui a a. 45 dias. b. 50 dias. c. 75 dias. d. 100 dias. e. 125 dias. 26. De acordo com dados apurados, at junho de 2004, havia 54 milhes de celulares em uso no pas. Em junho de 2003, o nmero de celulares em uso era de 46,5 milhes.
Fonte: Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel). ago. 2004.

Com base nesses dados, no perodo de junho de 2003 a junho de 2004, houve um aumento percentual aproximado do nmero de celulares em uso no pas de a. 16%. b. 18%. c. 20%. d. 22%. e. 24%.

CGE 2027

27. O IPCA um dos ndices utilizados para reajustar o preo de vrios produtos e cuja evoluo est representada ms a ms, no grfico abaixo:
EVOLUO DO IPCA ndice (%)
0,91 0,86

Acumulado nos ltimos 12 meses 7,52 %


0,87

0,71

0,69

0,69 0,58 0,61 0,59

0,44 0,33

jun/ 2004

jul

ago

set

out

nov

dez

jan/ 2005

fev

mar

abr

Fonte: Adaptado de IBGE e Fundao Getlio Vargas.

Com base nos dados apresentados, pode-se afirmar que o ms de maior aumento percentual do IPCA, em relao ao ms anterior, foi a. Julho/2004. b. Outubro/2004. c. Dezembro/2004. d. Maro/2005. e. Abril/2005. 28. Um parque da cidade de So Paulo recebe, por ms, 1 milho de visitantes que produzem, nesse perodo, 160 toneladas de lixo. Cada visitante produz, em mdia, uma quantidade de lixo, em gramas, equivalente a a. 1.600.000. b. 16.000. c. 1.600. d. 160. e. 16. 29. Uma pessoa deseja caminhar em volta de uma piscina circular com 2 m de raio. Ao completar a primeira volta, essa pessoa ter percorrido Considere: a. 3,14 metros. b. 6,28 metros. c. 9,76 metros. d. 10,54 metros. e. 12,56 metros.

= 3,14

10

CGE 2027

30. Para abastecer seu automvel com 50 litros de combustvel por semana, o Sr. Jos gasta atualmente R$ 110,00. Na prxima semana haver um aumento de R$ 0,20 por litro no preo desse combustvel. Com a finalidade de manter a mesma despesa semanal de combustvel, o Sr. Jos far uma reduo no seu consumo. O novo consumo semanal de combustvel, em litros, dever ser de, aproximadamente, a. 48,9. b. 45,8. c. 43,2. d. 41,6. e. 40,5. 31. Com o dobro da quantia que Dona Marta possui, mais R$ 6,00, ela poderia comprar uma cesta bsica que custa R$ 50,00. Falta para Dona Marta efetuar esta compra a quantia de a. R$ 24,00. b. R$ 25,00. c. R$ 27,00. d. R$ 28,00. e. R$ 30,00. 32. A sombra de um prdio vertical, projetada pelo sol sobre um cho plano, mede 9 metros. Nesse mesmo instante, a sombra de um basto vertical de 1,8 m mede 0,3 metro. A altura do prdio (x), em metros, de

a. 54. b. 51. c. 50. d. 48. e. 45.

11

CGE 2027

33. Um funcionrio que trabalhou durante 9 meses em uma empresa recebeu seu 13 salrio proporcional ao tempo trabalhado. A razo entre os meses trabalhados e o total de meses do ano de a. b. c. d. e.

3 . 12
5 . 12

7 . 12 3 . 4
9 . 4

34. Num trabalho escolar, foi desenhado um retngulo de lados 12 cm e 5 cm, que dever ser dividido por um fio prateado colado numa das diagonais, conforme desenho abaixo:

O comprimento desse fio, assinalado com x, ser de a. 10 cm. b. 12 cm. c. 13 cm. d. 15 cm. e. 16 cm. 35. A Amaznia tem aproximadamente 6.400.000 km, dos quais

5 esto em territrio brasileiro. 8

A regio amaznica que faz parte do territrio brasileiro mede, em km, aproximadamente, a. 4.000.000. b. 3.600.000. c. 3.200.000. d. 3.000.000. e. 2.400.000.

12

CGE 2027

36. No ptio interno de um edifcio ser construdo um jardim circular de 5 metros de raio. A rea ocupada por este jardim, em metros quadrados, ser de Considere: = 3,14 a. b. c. d. e. 131,40. 98,40. 87,50. 78,50. 62,80.

37. Para pagar uma compra no valor de R$ 80,00 Roseli usou 10 cdulas, algumas de R$ 10,00 e outras de R$ 5,00. A diferena entre o nmero de cdulas usadas de cada espcie foi de a. b. c. d. e. 2. 3. 4. 5. 6.

38. Na estao CHEGUEAQUI, trajetam duas companhias de trem: a VIAJEBEM e a ANDARRPIDO, as quais fazem o mesmo percurso, levando passageiros da periferia ao centro da cidade. A companhia VIAJEBEM parte da estao de 20 em 20 minutos, e a ANDARRPIDO de 30 em 30 minutos. Hoje, s 12h30, as duas companhias partiram juntas. A prxima vez que as duas partiro no mesmo horrio ser s a. b. c. d. e. 3h30. 12h50. 13h10. 13h30. 13h50.

39. Um motorista iniciou uma viagem com 48 litros de combustvel no tanque de seu veculo. Se 5 desse combustvel, ento a quantidade no primeiro trecho da viagem, o veculo consumiu 12 de combustvel que ainda resta no tanque desse veculo de a. b. c. d. e. 28 L. 26 L. 25 L. 23 L. 22 L.
2

40. Tereza possui um terreno de 850m , no qual pretende construir uma casa. Ao arquiteto responsvel pelo projeto, ela impe as seguintes condies: a rea destinada piscina e 1 2 churrasqueira dever ter 250m , e o jardim dever ocupar da rea ocupada pela casa. A 5 casa dever ocupar a. b. c. d. e. 650m . 2 600m . 2 580m . 2 500m . 2 100m .
2

13

CGE 2027

C I N C I AS

41. Quimicamente neutro, o tomo de cloro tem 17 prtons e 18 nutrons no ncleo e 17 eltrons na eletrosfera. Veja o esquema:

Ao ganhar um eltron na ltima camada, o tomo de cloro fica carregado a. negativamente com carga 1, chamado nion. b. negativamente com carga +1, chamado ction. c. positivamente com carga +1, chamado ction. d. positivamente com carga 1, chamado nion. e. negativamente com carga 2, chamado nion. 42. Estudos recentes mostram que o perodo compreendido entre 8h e 10h timo para digerir refeies fartas, pois o sistema digestivo trabalha com mxima eficincia. Isso favorece um metabolismo a. lento com muita reteno de acar. b. lento com menor reteno de gordura. c. ativo com menor reteno de gua. d. ativo com maior reteno de gordura. e. ativo com menor reteno de gordura. 43. O Sol a principal fonte de energia para a manuteno da vida na Terra. A energia do Sol pode ser armazenada na forma de energia a. qumica pelas plantas. b. eltrica pela gua. c. trmica pelo gelo. d. magntica pelas rochas. e. nuclear pelos metais.

14

CGE 2027

44. Observe o esquema a seguir, que ilustra as maneiras de transferncia de calor:

C 141.

Fonte: Investigando a Terra. Verso brasileira. So Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1973, p.

No esquema A, a mo est em contato com o vidro do lampio. No esquema B, a mo est recebendo raios da fonte de calor. No esquema C, a mo recebe o ar quente que se desloca. O calor transferido ao agitar as partculas, sempre do material de maior temperatura para o de menor temperatura. As transferncias de calor, nos esquemas A, B e C acima, ocorrem, principalmente, por a. A irradiao, B conveco e C conduo. b. A conduo, B conveco e C irradiao. c. A conveco, B irradiao e C conduo. d. A irradiao, B conduo e C conveco. e. A conduo, B irradiao e C conveco. 45. Um aluno, seguindo as instrues de um manual, fez a montagem do esquema a seguir, utilizando placas quadradas de cobre e de zinco e papel filtro umedecido de soluo de sulfato de cobre.

Fonte: Subsdios para a implementao do guia curricular de Cincias. 5 a 8 sries. Secretaria da Educao do Estado de So Paulo. SE/CENP/CECISP. 1980. p. 162.

Ao comprimir o conjunto de placas a lmpada acendeu, constituindo um modelo de a. bobina. b. eletrom. c. pilha. d. motor. e. gerador.

15

CGE 2027

46. Na escurido total os felinos no enxergam. Mas so capazes de enxergar com pouqussima luz. A pupila do gato dilata trs vezes mais que a dos humanos, permitindo a a. sada mxima da luz. b. reflexo de luzes fortes. c. entrada de reflexos escuros. d. reflexo de todas as luzes. e. entrada mxima de luz. 47. Um dos princpios de Newton diz: Todo corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento retilneo e uniforme, a menos que foras externas provoquem variao nesse movimento. Ao puxar bruscamente o carto na direo horizontal e no sentido mostrado na figura, a moeda cai dentro do copo.

Fonte: PARAN, D. N. S. Fsica. So Paulo: tica, 2000, p. 64.

A figura ilustra a aplicao desse princpio, chamada Lei da a. Dinmica. b. Acelerao. c. Gravitao d. Inrcia. e. Ao e Reao. 48. A catalase uma enzima presente em clulas vegetais e animais, cuja funo decompor a gua oxigenada produzida em reaes qumicas na clula. A gua oxigenada decomposta pela catalase em gua e oxignio, que liberado em forma de bolhas, desintoxicando a clula. Em experimentao, alunos colocaram em um tubo de ensaio com gua oxigenada, pedaos de fgado cru e em outro, pedaos de fgado cozido, como mostra a figura abaixo:

No tubo de ensaio com fgado cozido no houve liberao de bolhas porque a. o calor do cozimento liberou o oxignio. b. o calor do cozimento destruiu a enzima. c. ao ser cozido, o fgado absorveu o oxignio. d. a gua oxigenada transformou-se em gua comum. e. a gua quente absorveu o oxignio.

16

CGE 2027

49. Sandra fez a seguinte experimentao: colocou a mesma quantidade de gua em um copo e em um prato fundo e marcou com caneta o nvel da gua dos dois recipientes.

O prato e o copo foram colocados sobre uma pia durante um dia, sem que houvesse acrscimo ou retirada da gua. A gua do prato baixou 3 centmetros em relao ao nvel anterior e a gua do copo, 1 centmetro, em relao ao nvel anterior. Sandra encontrou a seguinte explicao para esse resultado: a evaporao a. lenta quando a gua est fria e sua superfcie pequena. b. lenta quando a gua est quente e sua superfcie grande. c. rpida quando a gua est fria e sua superfcie grande. d. rpida quando a gua est quente e sua superfcie pequena. e. rpida quando a gua est fria e sua superfcie pequena. 50. Em 100 g de batata cozida h 85 kcal de energia. Em 100 g de acar h 398 kcal. Como Carlos vai se preparar para uma partida de futebol, quando gastar 1.000 kcal de energia, deve ingerir no mnimo, aproximadamente, a. 300 g de acar. b. 300 g de batata. c. 100 g de acar. d. 100 g de batata. e. 80 g de acar.

17

CGE 2027

51. Um peixe de certa espcie, na natureza tem sua reproduo representada na tabela N de espermatozides emitidos por um macho N de vulos emitidos por uma fmea N de clulas-ovo (vulos fecundados) N de alevinos (filhotes de peixe) N de adultos jovens 100 a 150 milhes 1.000 a 2.000 500 a 2.000 200 a 300 5 a 10

Fonte: SANTANA, O.; FONSECA, A. Cincias Naturais: 8 srie. So Paulo: Saraiva, 2006.

A melhor explicao para tantos espermatozides e to poucos adultos jovens que estes peixes tm fecundao a. interna, com desenvolvimento dos ovos no corpo da me e muitos cuidados maternos com os alevinos. b. externa, com desenvolvimento dos ovos na gua e predao de alevinos. c. interna, com desenvolvimento dos ovos na gua e predao de alevinos. d. externa, com desenvolvimento dos ovos no corpo da me e muitos cuidados maternos com os alevinos. e. interna, com desenvolvimento dos ovos na gua e muitos cuidados maternos com os alevinos. 52. O quadro mostra, hipoteticamente, 100 ml de sangue que circula por um msculo humano, em duas situaes: Situao A Entrando no msculo Glicose Oxignio Gs carbnico 90 mg 20 ml 50 ml Saindo do msculo 87 mg 15 ml 54 ml Situao B Entrando no msculo 90 mg 22 ml 42 ml Saindo do msculo 80 mg 4 ml 62 ml

Comparando os resultados da anlise, a. A e B esto em repouso e o indcio a quantidade praticamente igual de oxignio que entra nos dois. b. A e B esto em atividade e o indcio a quantidade praticamente igual de glicose que entra nos dois. c. B est em repouso e A em atividade e o indcio a quantidade praticamente igual de glicose que sai dos dois. d. B est em repouso e A em atividade e o indcio a quantidade muito maior de gs carbnico saindo de B. e. A est em repouso e B em atividade e o indcio a quantidade muito menor de oxignio que est saindo do B.

18

CGE 2027

53. Dois espelhos planos foram colocados com as faces refletoras voltadas para o objeto, como mostra a figura abaixo:

Fonte: SAAD, F. D. Explorando o mundo das Cincias atravs de experimentos simples. USP, 1995, p. 94.

A imagem mltipla resultado de a. propagao da luz em meios diferentes, causando refraes. b. desvio da trajetria dos raios que saem do objeto. c. inmeras refraes dos raios que chegam ao objeto. d. inmeras reflexes dos raios que partem do objeto. e. propagao curvilnea da luz que chega ao objeto. 54. A molcula do xido de sdio representada por Na2O, sendo que Na o tomo de sdio e O o tomo de oxignio. Os tomos de sdio esto ligados ao tomo de oxignio. Se representarmos o tomo de oxignio por um crculo escuro e o tomo de sdio por um crculo claro, uma boa representao da molcula de xido de sdio ser

a.

b.

c.

d.

e. 55. Para elevar verticalmente uma pedra de 100 kg do cho at o tampo da mesa, Paulo usou um dispositivo mecnico que reduziu seu esforo em 50%. O dispositivo que facilitou o seu trabalho chamado de a. roda. b. escada. c. plano inclinado. d. alavanca interfixa. e. roldana mvel.
19

CGE 2027

56. Marcos mora na cidade de So Bento, onde a tenso eltrica de 110 Volts. Antonio mora em Sapuca, onde a tenso eltrica de 220 Volts. Juntos, compraram duas lmpadas, uma de 60 W, 110 V, e outra de 100 W, 220 Volts. Se Marcos instalar em sua casa a de 100 W, 220 V, e Antonio instalar em sua casa a de 60 W, 110 V, a lmpada de Marcos a. queimar e a de Antonio ficar fraca. b. queimar e a de Antonio queimar. c. ficar fraca e a de Antonio queimar. d. ficar fraca e a de Antonio ficar fraca. e. ficar forte e a de Antonio ficar fraca. 57. Ao estudar o aquecimento de substncias e objetos, Maria chegou seguinte concluso: ____ uma forma de energia que se transfere do corpo ____ para o corpo ____ e, ao faz-lo, aumenta ____. As palavras que completam respectivamente as lacunas da frase so: a. A temperatura b. O calor c. O calor d. A temperatura e. O calor quente frio quente frio a temperatura frio quente frio quente quente o calor. a temperatura. a temperatura. o calor. o calor.

58. Juliana deixou cair algumas gotas de gua sobre uma chapa muito quente. As gotas chiam e deslizam sobre a chapa porque o lquido imediatamente aquecido, formando-se uma camada de a. lquido entre a chapa e o vapor. b. vapor entre a chapa e o ar. c. gua entre a gota e o fogo. d. vapor entre o fogo e a chapa. e. vapor entre cada gota e a chapa. 59. O professor de Andr fez a seguinte experimentao: deixou cair de uma certa altura, e ao mesmo tempo, uma pedra e uma folha de papel. A pedra chegou ao solo muito antes que a folha. Em seguida ele amassou a folha de papel e deixou-a cair com a pedra, tambm ao mesmo tempo. Os dois corpos atingiram o solo quase no mesmo instante. A folha de papel no amassada demora mais para chegar ao solo porque a. mais leve que a pedra. b. mais pesada que a pedra. c. sofre maior resistncia do ar atmosfrico. d. sofre mais a ao da fora de gravidade. e. menos densa que a pedra.

20

CGE 2027

60. Os alunos de uma turma montaram um experimento, em temperatura ambiente, onde uma bolinha de fio de ferro amarrada a um fio de cobre. O im est em temperatura ambiente nas duas figuras. Ao se aproximar um im da bolinha de ferro, ela atrada, como mostra a figura 1

Figura 1

Figura 2

Na figura 2, quando a mesma bolinha de ferro aquecida pelo fogo da vela, o im no a atrai. A explicao para o resultado mostrado na figura 2 que a. a agitao das partculas do ferro impede a atrao do im. b. o im no consegue atrair o ferro em temperaturas abaixo de 100C. c. o im perde seu magnetismo em temperaturas superiores a 2000C. d. a agitao das partculas do fogo diminui o magnetismo do im. e. o im perde a capacidade de atrao magntica.

21

You might also like