You are on page 1of 24

Srie de Cadernos Tcnicos

cERcaS ElEtRIfIcaDaS
Eng. Eletric. Cosme Damio Xavier

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

EXPEDIENTE
Publicaes temticas da Agenda Parlamentar do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paran CREA-PR Acessibilidade Agenda 21 Arborizao Urbana cercas Eletrificadas Conservao de solos e gua Construo Coisa Sria Ideias e Solues para os Municpios Iluminao Pblica Inspeo e Manuteno Predial Instalaes Provisrias Licenciamentos Ambientais Licenciamentos Ambientais 2 Licitaes e Obras Pblicas Lodos e Biosslidos Nossos Municpios mais Seguros Obteno de Recursos Planos Diretores Preveno de Catstrofes Produtos Orgnicos Programas e Servios do CREA-PR Resduos Slidos Responsabilidade Tcnica Saneamento Ambiental Trnsito Uso e Reso de gua

PublICao:

Jornalista Responsvel: Anna Preussler; Projeto grfico e diagramao: Mamute Design; Reviso ortogrfica: Lia Terbeck; Organizao: Patrcia Blmel; Edio: Assessoria de Comunicao do CREA-PR. Agenda Parlamentar CREA-PR Assessoria de Apoio s Entidades de Classe: Gestor Claudemir Marcos Prattes, Eng. Mario Guelbert Filho, Eng. Jefferson Oliveira da Cruz, Eng. Vander Della Coletta Moreno, Eng. Helio Xavier da Silva Filho, Eng. Israel Ferreira de Mello, Eng. Gilmar Pernoncini Ritter, Eng. Edgar Matsuo Tsuzuki. Tiragem: 1.000 exemplares * O contedo deste caderno tcnico de inteira responsabilidade do autor.
SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

aPrESENTao
Resultado das discusses da Agenda Parlamentar, programa de contribuio tcnica s gestes municipais realizado pelo CREA-PR Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia em parceria com entidades de classe nos municpios, a presente publicao tm o objetivo de orientar e auxiliar os gestores na implementao das propostas apresentadas como prioritrias para a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. Foram mais de 250 propostas compiladas em trs grandes reas: Cidade, Cidadania e Sustentabilidade. Os temas foram detalhados por especialistas e so apresentados de forma a subsidiar projetos e propostas de polticas pblicas para os municpios. Os contedos so apresentados em formato de cartilha, totalizando 25 publicaes, com os seguintes temas: Acessibilidade; Agenda 21; Arborizao Urbana; Cercas Eletrificadas; Conservao de solos e gua; Construo Coisa Sria; Iluminao Pblica; Inspeo e Manuteno Predial; Instalaes Provisrias; Licenciamentos Ambientais; Licenciamentos Ambientais 2; Licitaes e Obras Pblicas; Lodos e Biosslidos; Nossos Municpios mais Seguros; Obteno de Recursos; Planos Diretores; Preveno de Catstrofes; Produtos Orgnicos; Programas e Servios do CREA-PR; Propostas da Agenda Parlamentar; Resduos Slidos; Responsabilidade Tcnica; Saneamento Ambiental; Trnsito; Uso e Reso de gua. Na presente publicao o tema abordado a adequada instalao de cercas eletrificadas. O objetivo conscientizar os gestores pblicos quanto a necessidade de regulamentao e contratao de profissionais habilitados para garantir a segurana nessa questo. Alm dos contedos apresentados nas publicaes o CREA-PR, as Entidades de Classe das reas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia e os profissionais ligados a estas reas esto disposio dos gestores no auxlio e assessoramento tcnico que se fizerem necessrios para a busca da aplicao deste trabalho tcnico na prtica, a exemplo do que j vem acontecendo com muitas das propostas apresentadas e que j saram do papel. Da mesma forma, o programa Agenda Parlamentar no se encerra com estas publicaes, mas ganha nova fora e expanso do trabalho com a apresentao tcnica e fundamentada dos assuntos. Eng. Agr. lvaro Cabrini Jr Presidente do CREA-PR Gesto 2009/2011

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

SumrIo
1. OBJETIVO ........................................................................................................................................... 09 2. JUSTIFICATIVA .................................................................................................................................... 09 3. CONCEITUAO TCNICA .................................................................................................................. 10 4. FUNDAMENTAO LEGAL ................................................................................................................. 12 5. ESTRATGIA DE IMPLEMENTAO PARA OS MUNICPIOS................................................................. 13 6. LEIS DE MBITO ESTADUAL E MUNICIPAL ......................................................................................... 19 7. CONCLUSO ...................................................................................................................................... 20 8. REFERNCIAS ..................................................................................................................................... 20 9. AUTOR ............................................................................................................................................... 20

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

1. obJETIVo
Informar a sociedade quanto aos procedimentos necessrios para a instalao de cercas eletrificadas nos permetros dos imveis, bem como alertar sobre os perigos de uma instalao mal projetada e/ou instalada, e acima de tudo, conscientizar os gestores pblicos municipais quanto a necessidade de sua regulamentao nos seus municpios, e a populao quanto a importncia da contratao de profissionais devidamente habilitados e empresas instaladoras registradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paran CREA-PR.

2. JUStIfIcatIVa
Devido a sensao de insegurana da populao, a utilizao de cercas eletrificadas como meio de proteo patrimonial tem aumentado enormemente. Tambm, muitos acidentes tm ocorrido, inclusive com morte de pessoas e animais, em consequncia da utilizao de equipamentos no normalizados e sem certificao, muitas vezes de fabricao caseira, elaborados por pessoas sem qualificao e habilitao profissional, que desconhecem os riscos. Para que a utilizao seja segura, essencial que as cercas eltricas sejam projetadas e instaladas por profissionais qualificados e devidamente habilitados junto ao CREA-PR. Os eletrificadores de cerca trabalham normalmente com uma diferena de potencial para a terra na ordem de 10.000 V, mais que suficiente para matar uma pessoa, se no houver uma limitao na corrente eltrica. Da a necessidade de se utilizar equipamentos normalizados e certificados. Para que haja uma padronizao nas instalaes, primordial que os municpios regulamentem a utilizao das cercas eltricas atravs de Lei Municipal. Alguns municpios j o fizeram.

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

3. CoNCEITuao TCNICa
aNoTao DE rESPoNSabIlIDaDE TCNICa - arT
Procedimento de registro formal, atravs de formulrio especfico e padronizado, perante os CREAs, no qual o profissional habilitado declara atividade de qualquer natureza por ele executado.

aTErramENTo
Denomina-se aterramento a ligao intencional com a terra, realizado atravs de hastes e cabos condutores.

cERcaS ElEtRIfIcaDaS
Tambm chamadas de cercas eltricas, eletrnicas, ou energizadas, destinadas proteo de imveis, tanto no permetro urbano como rural dos municpios, dotado de corrente eltrica do tipo intermitente ou pulsante e demais parmetros, tais como: energia mxima, intervalo mdio e durao dos pulsos eltricos, corrente e tenso de sada, determinados por norma tcnica especfica. Sua ligao se d por meio de uma unidade central de controle, tambm denominada eletrificador de cercas.

ElEtRIfIcaDoR DE cERcaS
Equipamento eletroeletrnico utilizado para energizao de cercas de proteo perimetral de imveis, construdo rigorosamente dentro de parmetros tcnicos, segundo normas tcnicas brasileiras e na falta destas conforme a norma internacional IEC 60335-2-76, destacando-se as seguintes especificaes: Energia mxima: 5 Joules; Tipo de corrente: intermitente ou pulsante; Intervalo dos impulsos eltricos (mdia): 50 (cinquenta) impulsos/minuto; Durao dos impulsos eltricos: menor que 0,001 segundos (10 milissegundos); Corrente mxima permitida: 0,005 Ampres (5,0 miliampres).

10

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

fIScalIZao
Atividade que envolve a inspeo e os controles tcnicos sistemticos de obra ou servio, com a finalidade de examinar ou verificar se a sua execuo obedece ao projeto e s especificaes e prazos estabelecidos.

ou
Atividade regulamentada que envolve inspeo, controle e registro tcnico sistemtico de obra ou servio, com a finalidade de assegurar o atendimento a legislao, normas vigentes e/ou especificaes previamente aprovadas pelas autoridades legalmente constitudas, imbudo os seus executantes de poderes para notificar, autuar ou interditar o objeto fiscalizado.

lauDo
Pea na qual o perito, profissional habilitado de nvel superior, com fundamentao tcnica relata o que observou e apresenta as suas concluses, ou avalia o valor de bens, direitos ou empreendimentos.

maNuTENo
Atividade destinada a garantir a conservao e disponibilidade de funo dos equipamentos e instalaes, de modo a atender ao processo de produo ou servio com confiabilidade, segurana e a preservao do meio ambiente.

pRofISSIonal HaBIlItaDo
aquele que est no legtimo exerccio da sua profisso, ou seja, est com o seu registro ou visto regular e em plena vigncia junto ao(s) CREAs, em dia com sua anuidade, alm de ter as atribuies apropriadas e condizentes para o desenvolvimento das atividades e servios que se propem junto ao seu contratante.

ProJETo
Representao grfica ou escrita necessria materializao de uma obra ou instalao, realizada atravs de princpios tcnicos e cientficos, visando a consecuo de um objetivo, adequando-se aos recursos disponveis e s alternativas que conduzem viabilidade da deciso.
SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS 11

rESPoNSabIlIDaDE TCNICa
Compromisso legal de profissional vinculado ao Sistema CONFEA/CREA, com ou sem vnculo empregatcio com o contratante, cujo objetivo assegurar a aplicao das prticas profissionais em obedincia s normas tcnicas aplicveis e legislao vigente, dentro dos limites de suas atribuies.

rESPoNSVEl TCNICo
Profissional legalmente habilitado que, dentro dos limites de suas atribuies, responsvel pela elaborao de projetos, laudos e/ou pela execuo de obras e servios.

4. fUnDamEntao lEgal
Lei 5.194, de 2.412.1966, que regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrnomo, e d outras providncias; em especial seus artigos 55, 59 e 60; Lei 5.524, de 05.11.1968, que dispe sobre o exerccio da profisso de Tcnico Industrial de nvel mdio; A Lei 6.496, de 07.12.1977, instrumento legal de regulamentao profissional complementar, que instituiu a Anotao de Responsabilidade Tcnica na prestao de servios de Engenharia, estabelecida nos artigos 1, 2 e 3; A Lei 6.839, de 31.10.1980, instrumento legal de mbito geral, que dispe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exerccio profissional; A Lei 8078, de 11.09.1990, instrumento legal de mbito geral, que instituiu o Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor, em seus artigos 2, 3, 12, 39, 50, 55, e 66; Decreto Federal 23.569, de 11.12.1933, que regula o exerccio das profisses de Engenheiro, de Arquiteto e de Agrimensor; Decreto Federal 90.922, de 06.02.1985, que regulamenta a Lei 5.524 de 05.11.1968, que dispe sobre o exerccio da profisso de Tcnico Industrial de nvel mdio.

12

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

5. ESTraTGIa DE ImPlEmENTao Para oS muNICPIoS


Considerando que a Norma Brasileira NBR IEC 60335-2-76, de 03.12.2007, trata especificamente sobre os equipamentos eletrificadores de cercas, isto , versa sobre as caractersticas dos mesmos, no apresentando critrios e parmetros para uma instalao segura, de fundamental importncia que o Poder Pblico Municipal elabore um Projeto de Lei que regulamente a instalao de cercas eltricas para proteo de permetros urbanos no municpio. A seguir apresentado um modelo de Projeto de Lei:

ProJETo DE lEI
Dispe sobre a instalao de cercas energizadas para a proteo de permetros de imveis urbanos no Municpio e d outras providncias. A CMARA MUNICIPAL DE __________, ESTADO DO PARAN, aprovou e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte, LEI: Art. 1. Fica permitida a instalao de cercas energizadas para a proteo de permetros de imveis urbanos no Municpio de __________, mediante Licena para Instalao expedida pela Secretaria Municipal de Habitao e Urbanismo. Art. 2. Para os efeitos desta Lei, define-se como cerca energizada todas as que sejam dotadas de corrente eltrica ou utilizem as denominaes eltricas, eletrnicas, eletrificadas ou similares. Pargrafo nico: Aplica-se esta lei para as referidas cercas mesmo que estejam apenas sinalizadas ou identificadas, estando elas desligadas, desenergizadas ou com possibilidades para energizao. Art. 3. A solicitao da Licena para Instalao prevista no artigo 1. dever ser efetuada mediante requerimento padro, instrudo com a seguinte documentao: I - Projeto Tcnico, com a respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART), firmado por profissional devidamente habilitado pelo CREA-PR, informando o comprimento total do permetro a ser protegido, diferena de potencial mxima aplicada (V) e corrente eltrica mxima utilizada (mA); II - Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) de execuo, firmado por profissional devidamente habilitado pelo CREA-PR, informando o comprimento total do permetro a ser protegido, diferena de potencial mxima aplicada (V) e corrente eltrica mxima utilizada (mA); III Laudo de ensaio do equipamento, certificado por instituio certificadora reconhecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - INMETRO, trazendo e garantinSRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS 13

do as caractersticas tcnicas e parmetros do aparelho eletrificador da cerca; IV Declarao de concordncia do proprietrio do imvel lindeiro acompanhada de ttulo de propriedade, se a cerca for instalada junto divisa de imvel edificado ou na posio vertical; V - Certido negativa do ISSQN da empresa e ou do profissional autnomo responsvel; VI - Termo de Responsabilidade Tcnica que acompanha o requerimento padro assinado pelo proprietrio ou sndico (acompanhado da cpia da ata da eleio) e pelo Engenheiro Eletricista ou profissional habilitado e registrado pelo CREA-PR; VII - Termo de Responsabilidade pela manuteno e conservao, com periodicidade de vinte e quatro (24) meses, que acompanha o requerimento padro assinado pelo proprietrio ou sndico (acompanhado da cpia da ata da eleio); VIII Quando a cerca eletrificada for instalada em permetro englobando vrios lotes pertencentes a um ou mais proprietrios, que no constituam condomnio, dever ser apresentada a documentao de todos os lotes e a licena ser emitida em nome de todos os proprietrios. Pargrafo nico. O projeto eltrico e a instalao das cercas energizadas, no que no contrariarem as disposies desta Lei, devem obedecer as Normas Tcnicas Brasileiras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, ABNT e, na ausncia destas, as Normas Tcnicas Internacionais editadas pela International Eletrotechnical Commission, IEC, que regem a matria, deve ser objeto de declarao expressa do tcnico responsvel pela instalao, que responder por eventuais informaes inverdicas. Art. 4. A instalao de cercas energizadas, dentre outras previses desta Lei, dever obedecer aos seguintes padres: I estar devidamente conectado a um sistema de aterramento conforme recomendao do fabricante e de acordo com a Norma Tcnica Brasileira NBR 5410 da ABNT, que esteja em vigor; II - ter os cabos eltricos destinados s conexes da cerca energizada com a unidade de controle e com sistema de aterramento, comprovadamente, com caractersticas tcnicas para isolamento mnimo de 10 kV; III - utilizar no sistema isoladores fabricados em material de alta durabilidade, no higroscpico e com capacidade de isolamento mnima de 10 kV, mesmo na hiptese de uso de estruturas de apoio ou suporte de arames feitas em material isolante; IV - possuir unidade de energizao da cerca constituda de, no mnimo, um aparelho energizador de cerca fabricando de acordo com as Normas Tcnicas Brasileiras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, ABNT e, na ausncia destas, as Normas Tcnicas Internacionais editadas pela International Eletrotechnical Commission, IEC; V - os arames utilizados para conduo da corrente eltrica da cerca energizada devem ser do tipo liso;
14 SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

VI - a cerca energizada dever ser instalada na parte superior de muros, grades, telas ou outras estruturas similares e o primeiro fio de arame energizado dever estar a uma altura mnima de 2,20m (dois metros e vinte centmetros) em relao ao nvel do solo. VII - a altura mxima da cerca energizada, a partir do primeiro fio, no poder ultrapassar 1,0m (um metro); VIII - o espaamento horizontal entre os arames energizados e/ou entre o primeiro arame energizado e a estrutura de apoio deve situar-se na faixa entre 10cm (dez centmetros) e 20cm (vinte centmetros); IX - ter inclinao, na parte frontal do imvel, lindeira ao passeio pblico, idntica prevista no artigo 8., 2., desta Lei. Pargrafo nico: Ser considerado para calculo da altura mnima de muros, grades telas e outros (incs. VI e IX), o nvel do solo mais alto entre os imveis lindeiros ou (e) pblico. Art. 5. As cercas energizadas devero utilizar corrente eltrica com as seguintes caractersticas tcnicas: I - tipo de corrente: intermitente ou pulsante; II - energia mxima: 5 (cinco) joules; III - intervalo dos impulsos eltricos (mdia): 50 (cinquenta) impulsos/minuto; IV - durao dos impulsos eltricos: menor que 0,001 segundos (10 milissegundos); V corrente mxima permitida ser de 0,005 Ampres (5,0 miliampres). Art. 6. Probe-se expressamente: I - a utilizao de aparelhos energizadores fabricados a partir de bobinas automotivas ou flybacks de aparelhos de televiso; II - o emprego de arame farpado ou similar para a conduo da corrente eltrica da cerca energizada; Art. 7. A cada 05 (cinco) metros de cerca energizada, nos portes e/ou portas de acesso existentes ao longo da cerca e em cada mudana de direo da mesma, devem ser instaladas placas de advertncia, voltadas para a parte interna e externa do imvel. 1. As placas de advertncia a que se refere o caput deste artigo devem ter dimenses mnimas de 10cm X 20cm (dez centmetros por vinte centmetros) e contar com texto e smbolos de acordo com as seguintes caractersticas: I - cor de fundo amarela; II - caracteres grafados em cor preta, com dimenses mnimas de 2,0cm (dois centmetros) de
SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS 15

altura e espessura de 0,5cm (meio centmetro), contento o texto: CERCA ENERGIZADA ou CERCA ELETRIFICADA; III - caracteres grafados em cor vermelha, com dimenses mnimas de 2,0cm (dois centmetros) de altura e espessura de 0,5cm(meio centmetro), contento o texto: PERIGO; IV - possuir smbolo, em cor preta, que possibilite, sem margem a dvida, a interpretao de que se trata de um sistema dotado de energia eltrica e que pode transmitir choque eltrico. Art. 8. O proprietrio dever obter concordncia expressa do vizinho ou vizinhos de imveis confrontantes para a instalao de cerca energizada em linhas divisrias. 1. No caso do caput do artigo, a autorizao dos confrontantes dever integrar o pedido de licena para a instalao da cerca energizada. 2. Havendo recusa por parte do confrontante, a cerca somente poder ser instalada com um ngulo mximo de 45 (quarenta e cinco graus) de inclinao para dentro do imvel beneficiado. 3. Fica isento da apresentao da concordncia do vizinho, os imveis lindeiros no edificados, devendo o ngulo da cerca energizada seguir obrigatoriamente o disposto no art. 8, 2 desta lei. Art. 9. A empresa ou tcnico responsvel pela instalao, sempre que solicitado pelo Poder Pblico, deve apresentar ao rgo competente da Municipalidade atestado comprobatrio das caractersticas tcnicas da corrente eltrica na cerca energizada instalada. Pargrafo nico. Para efeitos de fiscalizao, as caractersticas tcnicas da instalao da cerca energizada devem atender aos parmetros fixados nesta Lei e na legislao que a regulamentar. Art. 10. A Secretaria Municipal de Habitao e Urbanismo, fica responsvel pela expedio da autorizao e fiscalizao do cumprimento do disposto nesta Lei. Fica a Secretaria de Finanas responsvel pela expedio das multas e aplicao das penalidades cabveis. Art. 11. A penalidade aplicvel ao proprietrio do imvel e empresa e ou profissional que instalar cercas energizadas no Municpio de __________ sem o devido licenciamento ou em inobservncia das exigncias desta Lei e seu regulamento, ter como advertncia a multa classificada como GRAVSSIMA (conforme Cdigo de Posturas do Municpio) na primeira autuao. Na reincidncia, a multa ser cobrada em dobro. Pargrafo nico. A aplicao da multa ser indistinta, tanto para o proprietrio como para a empresa e ou profissional infrator. Art. 12. O proprietrio e o profissional e/ou empresa sero responsabilizados penal e civilmente por todos os danos ou ocorrncia que possam advir da incorreta instalao da cerca energizada. 1.: Em todos os casos o proprietrio da cerca responsvel pelos danos causados a terceiros. 2. : A perfeita aplicao das normas de projeto e execuo da instalao das cercas energiza16 SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

das de responsabilidade do profissional e/ou empresa instaladora. 3. : Aps a instalao da cerca energizada, caber ao proprietrio mant-la com a suas caractersticas e componentes originalmente especificados em projeto e instalados, alm da manuteno adequada e reviso peridica a cada vinte e quatro (24) meses, utilizando mo-de-obra especializada e habilitada. 4. : Para qualquer alterao nas caractersticas tcnicas, localizao ou posicionamento dos equipamentos, alterao de divisas com vizinhos, cercas e/ou muros e similares, ser motivo para solicitao de nova licena e fiscalizao da Secretaria Municipal de Habitao e Urbanismo. 5. : Se no houver projeto e ou licena da Municipalidade para a instalao da cerca, a responsabilidade prevista no caput ser do proprietrio e ou do sndico do imvel. Art. 13. Os proprietrios de imveis urbanos que possuem cercas energizadas devero se adequar aos termos desta Lei no prazo mximo de 120 (cento e vinte) dias, contado da sua publicao. Art. 14. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicao. Art. 15. Revogam-se as disposies em contrrio.

cERca EnERgIZaDa
tERmo DE RESponSaBIlIDaDE paRa InStalao DE cERca ElEtRIfIcaDa
O proprietrio, o autor do projeto e o responsvel tcnico pela execuo da instalao do sistema de cerca eletrificada, objeto da presente solicitao, declaram que a mesma atende s disposies da Lei ________, assumindo total responsabilidade pela instalao e pela correta aplicao das normas e legislao em vigncia. Declaram ainda, cincia de que qualquer alterao a ser promovida na instalao, estar sujeita a obteno de nova licena. __________, ____ de ______________________ de 2010. Proprietrio/Sndico:_______________________________________
SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS 17

Responsvel Tcnico pelo projeto:_______________________________________ Responsvel Tcnico pela execuo:_______________________________________

cERca EnERgIZaDa
TErmo DE CoNSErVao E maNuTENo
O proprietrio/sndico, objeto da presente solicitao, declara que: 1. Responsabiliza-se pela conservao da citada cerca, bem como pelos acidentes e danos que a mesma causar. 2. Compromete-se a manter as revises tcnicas a cada vinte e quatro (24) meses e os consertos necessrios, no fazendo ou permitindo alteraes sem a devida licena pela Prefeitura Municipal de __________, bem como utilizar mo de obra especializada e habilitada junto ao CREA-PR. 3. Compromete-se a atender com presteza as observaes que a Prefeitura Municipal de __________ venha a fazer com respeito ao estado da cerca eletrificada, alm de permitir o acesso aos tcnicos e fiscais s instalaes. 4. Compromete-se a fazer valer o presente documento perante seus herdeiros e/ou sucessores. __________, ____ de ______________________ de 2010. Proprietrio/Sndico:_______________________________________ Testemunha:_______________________________________ Testemunha:_______________________________________

18

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

6. lEIS DE mbITo ESTaDual E muNICIPal


A seguir so apresentados alguns Estados e municpios que j disciplinaram a instalao de cercas eletrificadas atravs de Lei.

ESTaDual
Paraba, Lei Estadual 7.613, de 30.06.2004; Gois, Lei Estadual 14.077, de 04.01.2002; Acre, Lei Estadual 1.623, de 10.01.2005.

muNICIPal
Curitiba, Lei Municipal 11.035, de 13.06.2004; Porto Alegre, Lei Municipal 8.553, de 12.07.2000; Juiz de Fora, Lei Municipal 10.925, de 24.05.2005; Foz do Iguau, Lei Municipal 3.072, de 05.07.2005; Campinas, Lei Municipal 11.674, de 02.10.2003; Guapor, Lei Municipal 2603, de 01.06.2005; Teresina, Lei Municipal 3.010, de 27.06.2001; Jacare, Lei Municipal 4.798, de 21.07.2004; Cruz Alta, Lei Municipal 1.231, de 23.03.2004; Santa Maria, Lei Municipal 0012, de 29.11.2002; Distrito Federal, Lei Municipal 3.297, de 21.01.2004; Cambori, Lei Municipal 2.573, de 08.04.2006; Apucarana, Lei Municipal 160, de 19.12.2005.

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

19

7. CoNCluSo
A cerca eletrificada quando bem projetada e instalada propicia um incremento na segurana patrimonial, inibindo a atuao de intrusos. Para consecuo desse objetivo torna-se essencial que os municpios disponham de Lei que normatize as instalaes e as manutenes peridicas das cercas eletrificadas, com critrios e parmetros bem definidos para uma instalao segura e eficaz.

8. REfERncIaS
1. AEAG - Associao dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava. Proposio de Projeto de lei de Cercas Eltricas para o municpio de Guarapuava. Apresentado em 2006. 2. ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR IEC 60335-2-76. Aparelhos eletrodomsticos e aparelhos eltricos similares - Segurana Parte 2-76: Requisitos especficos para eletrificadores de cerca, edio 2007 3. NBR 5410. Instalaes eltricas de baixa tenso, edio 2004.

20

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

9. auTor
Cosme Damio Xavier, engenheiro eletricista, formado em 1986 pela Faculdade de Engenharia de Joinville FEJ Atuou como engenheiro em diversas empresas nos Estados de Santa Catarina e Paran, e atualmente exerce a funo de Engenheiro de Manuteno na Eletrosul Centrais Eltricas S.A.. Foi Inspetor da Cmara Especializada de Engenharia Eltrica por trs vezes, sendo a primeira em Jaragu do Sul/SC pelo CREA-SC, e as demais em Guarapuava/PR pelo CREA-PR. Ex-conselheiro Suplente na Cmara Especializada de Engenharia Eltrica no CREA-PR no perodo de 2003 a 2005, e Conselheiro Titular no perodo de 2006 a 2008.

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

21

22

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

24

SRIE DE caDERnoS tcnIcoS Da agEnDa paRlamEntaR cERcaS ElEtRIfIcaDaS

You might also like