You are on page 1of 6

A INFLUNCIA DA TEXTURA DO SOLO SOBRE A ESTRUTURA DA VEGETAO DA ILHA DO ARAPUJ, ALTAMIRA-PA

Paulo Ricardo R. Piovesan; Sandra Andra S. Silva.


Graduando do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Par UFPA/Altamira; paulo.piovesan@altamira.ufpa.br 2 Prof da Universidade Federal do Par UFPA/Altamira. Discente do Curso de Doutorado em Cincias Agrrias da Universidade Federal Rural da Amaznia UFRA, sandrasilva@ufpa.br

RESUMO A textura do solo, que se refere proporo de argila, silte e areia, influencia na infiltrao/reteno de gua e consequentemente no fornecimento de nutrientes s plantas, portanto, pode influenciar na estrutura da vegetao. Neste trabalho procurou-se relacionar as texturas do solo com a estrutura da vegetao na Ilha do Arapuj, localizada no Rio Xingu, em frente sede do municpio de Altamira-PA. As amostras de solo foram coletadas em 20 plots de 20 x 20 m. A classificao textural procedeu pela sensibilidade ao tato, segundo o fluxograma proposto por Nortcliff. As texturas observadas foram agrupadas em trs tipos de solo: arenoso, mdio e mdio argiloso. O tipo de solo que predomina na ilha o mdio argiloso, correspondendo a mais de 70 % das amostras. Aps as analises do solo e comparaes com a vegetao, foi verificado relao entre a o tipo de solo e a estrutura da vegetao na ilha, na qual reas com solos arenosos predominaram vegetao de campo limpo e/ou pastagem e reas com solos siltosos e argilosos nas reas de vegetao de floresta e campo sujo. PALAVRAS-CHAVE: Classe textural; propriedade fsica; relao solo/vegetao. ABSTRACT The soil texture, which refers to the proportion of clay, silt and sand, influences in the infiltration / water retention and consequently the supply of nutrients to plants, therefore, may influence the vegetation structure. In this work we tried to relate the texture of the soil with the vegetation structure in Arapujas Island, on the Xingu River, in front of headquarters of the town in Altamira, Para. The samples of soil were collected in 20 plots of 20 x 20 m. The textural classification was held by the sensitivity to tact, according to the flowchart proposed by Nortcliff. The textures observed were grouped into three types of soil: sandy, medium to medium clayey. The soil type that dominates in the island is the medium clayey, representing over 70% of samples. After the soil analysis and comparisons with the vegetation, checked relation between the kind of soil and the structure of vegetation on the island, in which areas with sandy soils predominate the vegetation of clean field or pasture and in areas with silty and clayey soils the areas vegetation of forest and dirty field. KEY-WORDS: Textural class; physical property; relation soil/vegetation.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

Os solos so formados por um processo contnuo sobre a superfcie da Terra (VIEIRA; VIEIRA, 1983). A textura a propriedade fsica do solo que menos sofre alterao ao longo do tempo (MEDEIROS et al., 2003), constituindo uma caracterstica de grande importncia na descrio do solo (SCARAMUZZA, 2007). Os solos de textura argilosa so caracterizados por sua grande capacidade de reter gua, resistncia a eroso e forte tendncia a compactao, sendo identificado atravs de seu aspecto pegajoso. Os solos de textura arenosa possuem baixa capacidade de reteno de gua (so muito permeveis), e altamente frgeis a eroso. A classe textural mdia (equilbrio entre areia, argila e silte), apresenta uma boa capacidade de reteno de gua, sendo pouco susceptvel a eroso (MEDEIROS et al., 2003). Essas diferenas nas caractersticas das classes texturais influenciam na estrutura da vegetao. Isso porque, segundo Chagas (1996), as argilas possuem a capacidade de realizar reaes qumicas, que facilitam a transferncia de nutrientes s plantas. J a areia no possui essa caracterstica e, portanto no capaz de alimentar as plantas. Rossi et al. (2005) e Moreno e Shiavini (2001) realizaram trabalhos buscando verificar ou no a relao entre tipo de solo e estrutura vegetao. Esses estudos foram desenvolvidos em reas de cerrado ou transio cerrado-floresta. Analogicamente, a ilha em estudo apresenta caractersticas de campo limpo (rea de predominncia de gramneas), campo sujo (capoeira) e cobertura florestal mais densa. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo estudar as relaes entre as texturas do solo e a tipo de vegetao presente na Ilha do Arapuj, uma vez que esta apresenta um contraste entre rea de cobertura florestal e rea de campo limpo.

MATERIAIS E MTODOS

O presente trabalho foi realizado no perodo de setembro a novembro de 2009 na Ilha do Arapuj, localizada na regio media do Rio Xingu, frente sede do Municpio de Altamira-PA (Figura 1).

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Figura 1 - Localizao de Altamira - PA e Ilha do Arapuj, e coordenadas geogrficas.

A Ilha do Arapuj uma das inmeras ilhas espalhadas no Rio Xingu. Praticamente plana, possuindo pequenas elevaes, essa ilha considerada como rea de vrzea devido influncia do Rio Xingu. Outro aspecto importante a variao de paisagens dentro deste espao: o contraste entre rea de cobertura florestal, com grande variedade de vegetao de grande porte, opondo-se as reas de campo e de ao humana, na qual esto presentes vegetao rasteira, gramneas e arbustos. Seus lagos apresentam grande diversidade de espcies de peixes e outros animais aquticos, sendo considerados berrios ecolgicos (TREVISAN, dados no publicados). Foram sorteados ao acaso 20 pontos de coletas, nos quais as amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm, de acordo com as coordenadas geogrficas, as quais foram localizadas com o auxilio de GPS (Global Position System). A classificao textural foi seguida atravs da metodologia proposta por Nortcliff (1994), na qual consiste no umedecimento de uma pequena poro de terra, e a utilizao do tato, segundo o fluxograma, chegando classe textural. Essas classes texturais foram sistematizadas em quatro tipos de solo, sendo o solo Tipo 1 para texturas arenosas (areia, areia franca e franco arenosa), Tipo 2 para texturas mdia (franco siltoso, silte e franca), Tipo 3 para texturas mdia argilosas (franco argilo-arenoso, franco argilo-siltosa e franco argilosa) e Tipo 4 para texturas argilosas (argilo-arenosa, argilo-siltosa e argila).

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

A vegetao foi caracterizada por observaes em campo e registros fotogrficos, sendo considerados porte, densidade e condio de preservao.

RESULTADOS E DISCUSSO

Foram identificados trs dos quatro tipos de solo, sendo eles arenoso (Tipo 1), mdio (Tipo 2) e mdio argiloso (Tipo 3), no sendo encontrado solo de textura argilosa (Tipo 4) nas amostras coletadas. Nas reas em que predominam a vegetao de campo ou pastagem (pontos 1, 2, 10, e 19) e em reas ao redor do grande lago (ponto 14), foi observada a presena do solo arenoso (Tipo 1), variando a textura de areia a franco arenosa. Nas reas de floresta e campo sujo (capoeira), foram encontrados dois tipo de solos. Ao sul da ilha (pontos 6, 9 e 13), a textura presente classificada como solo de textura mdia (Tipo 2). Essa classe caracterizada por no ser to spera quanto textura arenosa e nem modelvel quanto o silte. Nas reas de floresta ao norte (pontos 15 e 16), a oeste (pontos 3 e 20) e ao centro (pontos 4, 5, 12 e 18), foi constatada a presena do solo de textura mdia argilosa (Tipo 3). Essa classe composta por silte e mais argila do a citada anteriormente, sendo moderadamente sedoso e escorregadio. Pode-se atribuir a diferena dos componentes do solo nestas reas ao fluxo de gua proporcionado pelo Rio Xingu, que corre no sentido sulnorte, uma vez que em poca de cheia, as guas do rio avanam sobre a ilha, carregando as partculas de argila. Como a rea sul a rea mais exposta a esse fenmeno, que apresenta mais aparente essa lixiviao. A representao pode ser visualizada na Figura 2.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Figura 2 (A) Distribuio da vegetao na Ilha do Arapuj e, (B) classificao textural do solo nos pontos de amostragem. Tipo 1 textura arenosa; Tipo 2 textura mdia; Tipo 3 Textura mdia argilosa.

Analisando os resultados foi verificada uma relao significativa entre a textura do solo e a estrutura da vegetao na Ilha do Arapuj. Resultados semelhantes foram encontrados em estudo feito por Rossi et. al. (2005), no Parque Estadual de Porto Ferreira (SP), local em que predomina vegetao de cerrado e floresta estacional. Nesta rea constataram que o tipo de vegetao se mostra estreitamente relacionado com os solos e seus atributos, especialmente com o teor de argila, reteno de gua e disponibilidade de nutrientes. Neste estudo, foi verificado que a vegetao de cerrado est relacionada com solo de textura mdia e de baixa reteno hdrica, enquanto a vegetao de floresta a teores elevados de matria orgnica e nutrientes, assim como de argilas em todo perfil e de argilominerais.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

O mesmo foi obtido por Moreno e Shiavini (2001), em estudo realizado em gradiente florestal formado por mata de galeria, mata mesfila semidecdua de encosta e cerrado, na Estao Ecolgica de Uberlndia MG, no qual foi relacionado composio fsica (granulometria) e qumica do solo com a variao de vegetao. Eles observaram que o solo se comporta como um fator determinante na distribuio da vegetao do gradiente estudado, juntamente com a disponibilidade de gua e interferncia de luz.

CONCLUSO Os resultados confirmaram a proposta encontrada na literatura e as hipteses levantadas no inicio do trabalho, verificando que a estrutura da vegetao foi alterada de acordo com as mudanas na textura do solo na rea estudada. A rea com a estrutura da vegetao de floresta e campo sujo predomina o solo Tipo 2 e 3, que so solos com maiores teores de silte e argila. Nas reas de campo limpo e/ou pastagem o solo predominante o solo Tipo 1, com maiores teores de areia.

LITERATURA CITADA CHAGAS, A. P. Argilas: as essncias da terra. 1 ed. So Paulo: Moderna. 1996. 117 p. MEDEIROS, J. C.; CARVALHO, M. C. S.; FERREIRA, G. B. Solos. Revista Embrapa Algodo verso eletrnica: 2003. Disponvel em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoIrrigado_2ed/s olos.html> Acesso em: 30 de set. de 2009.
MORENO, M. I. C.; SHIAVINI, I. Relao entre vegetao e solo em um gradiente florestal na Estao Ecolgica do Panga, Uberlndia (MG). Revista Brasileira de Botnica. Vol. 24, n 4, So Paulo, Dez. 2001.

NORTCLLIF, S. Soils in the Field. In: ROWELL; D. L. Soil Science. Methods and applications. Reino Unido: Longman Group IK. p 1 -15. 1994.
ROSSI, M.; MATOS, I. F. A.; COELHO, R. M.; MENK, J. R. F.; ROCHA, F. T.; PFEIFER, R. M.; DeMARIA, I. C. Relao solo/vegetao em rea natural no Parque Estadual de Porto Ferreira, So Paulo. Revista Instituto Florestal, So Paulo. Vol. 17, n. 1, p 45-61. 2005.

SCARAMUZZA, J. F. Textura do solo. Universidade Federal do Mato Grosso. Departamento de Solos e Engenharia Rural. 2007. Disponvel em: < http://solos.ufmt.br/docs/solos1/textsolo.pdf>. Acesso em 02 de setembro de 2009. VIEIRA, L. S.; VIEIRA, M. N. F. Manual de morfologia e classificao de solos. 2 ed. So Paulo: Editora Agronmica Ceres Ltda.. 1983. 320 p.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like