You are on page 1of 18

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

Colandi Carvalho de Oliveira*

Resumo: A crescente demanda por Educao Infantil em nosso pas e o convite para orientar um projeto de creche na rede pblica de ensino so motivaes suficientes para informar-se sobre o tema e obter diagnstico que possa servir de paradigma para iniciar tal labor. Assim, este artigo no pretende avaliar as polticas pblicas em si, mas mostrar o panorama quando se trata de Educao Infantil. Neste artigo, analisa-se a transio das polticas liberais para as sociais, a fim de, depois, enfocar a educao escolar infantil e pblica no Brasil. Toma-se como referencial histrico para a construo deste artigo o ano de 1990, para chegar-se at o presente momento com as perspectivas motivadoras que a legislao oferece. Palavras-chave: Papel do Estado. Polticas Pblicas. Educao Infantil.

Introduo Com o crescimento do capitalismo, vivemos todos inquietos frente expanso da globalizao e do iderio econmico liberal; com isto, torna-se imperativo conhecer o que de novo existe no cenrio mundial, em decorrncia de sua violenta expanso, como a revoluo das comunicaes, a mundializao do conhecimento, do mercado de capitais, das finanas, suas conseqncias sociais e sobretudo, o nvel de intensidade do impacto da globalizao nas polticas pblicas voltadas para a educao.

Doutoranda em Educao pela Universidad de la Empresa/UDE, Uruguay, em um programa do Mercosul; mestre em Cincias Sociais pela Fundao Escola de Sociologia e Poltica/FESP-SP; professora da Faculdade de Cincias da Educao/ FACE, UniCEUB. didibsb@terra.com.br Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007 83

Colandi Carvalho de Oliveira

Os seres humanos tm um movimento automtico para conseguir recursos de sobrevivncia; nem sempre, entretanto, o conseguem por distintas razes: temos presenciado, analisando a histria e seus ciclos, grandes potncias mundiais subjugarem os pobres em benefcio de elites poderosas. O aumento da pobreza observa-se a cada instante. No Brasil, dados do IPEA, o Instituto de Pesquisas Econmicas e Aplicadas, vinculado ao Ministrio do Planejamento, indicou que, no ano de 2004, 33,57% da populao vivia abaixo da linha de pobreza. O critrio adotado foi: pobres so os que vivem com menos de meio salrio mnimo por ms. Com a falncia dos modelos impostos pelos subgrupos dominantes, haja vista o caos provocado pelo modelo keynesiano e, mais prximo de ns, o modelo neoliberal, o Estado tem de garantir populao direitos sociais bsicos, como sade, educao, moradia, segurana etc. Assim, quais Polticas Pblicas so a resposta que o Estado deve oferecer s demandas e s presses da sociedade civil para a vida mais igualitria ou mais proporcional, no pensamento de De Gregori (2002). O foco neste artigo, no a avaliao de Polticas Pblicas, pois isto constitui desafio para a rea educacional que, por seu grau de complexidade e por seu desdobramento, transcende os limites dessa rea. A Educao Infantil, 1 etapa da Educao Bsica, o momento inicial do processo educativo e um direito inalienvel da pessoa. Se antes, a Educao Infantil era privilgio do setor privado, das classes abastadas, hoje, por princpio democrtico, cresce a demanda por educao para todas as faixas da populao, exigindo, portanto, Polticas Pblicas que assegurem sua qualidade. Neste artigo, busca-se ampliar o debate sobre como se construram, no pas, os caminhos das Polticas Pblicas voltadas para a educao, focalizando questes panormicas sobre seu desenvolvimento, entre as quais esto a interferncia das polticas liberais no Cone Sul, a entrada das polticas neoliberais no Brasil e as Polticas Pblicas em Educao Infantil aps 1990. Trataremos tambm das perspectivas, que, neste momento, animam-nos.

84

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

Os delineamentos da poltica neoliberal no Cone Sul Graas sua multidimensionalidade, o processo de globalizao traz conseqncias no somente econmicas, mas tambm polticas e sociais. Na Amrica Latina, segundo organismos internacionais, depois de vinte anos de experimentos neoliberais, os pases do Cone Sul e de outras partes da regio acumularam grande dvida social e mostraram-se negligentes frente ao desenvolvimento com cara de humano (FILGUEIRA, 1999, p. 1955). Entre as conseqncias da globalizao, diagnosticamos prejuzos como: conflitos distributivos provocando grande concentrao de riquezas; a privatizao das empresas estatais; o decrscimo das oportunidades de trabalho e, conseqentemente, a ampliao das injustias sociais com o incremento da violncia etc. Torna-se desnecessrio recordar que todos que trabalham com polticas pblicas, professores, pesquisadores sociais e diretores de escolas na rede pblica, defrontam-se com distintas questes que decorrem do processo expansionista do neoliberalismo. No podemos ficar alheios ao assunto que produz profundas mudanas na sociedade. A pergunta que no quer se calar: como o Estado no consegue atender s demandas sociais, embora este seja, historicamente, seu papel? Tadeu Tomaz da Silva (1994, p. 11) denuncia que o neoliberalismo enfraquece o Estado e erige um monumento livre iniciativa, como sendo portadora de todas as virtudes que podem conduzir regenerao e recuperao da democracia, da economia e da sociedade. Valeria a pena buscar a contribuio de Claus Offe (1984, p. 17) quando defende que o Estado deve ser o responsvel pelas Polticas Pblicas. O autor apresenta dois argumentos: o primeiro refere-se ao fato de que subsistemas, como a famlia e a igreja, que, na era industrial, responsabilizavamse por funes assistencialistas, perderam tais funes; o segundo argumento consiste em que somente a estatizao dos sistemas perifricos permite o acesso s formas de vida e subsistncia s pessoas situadas fora do mercado de trabalho. Que fazer, ento, com os presumveis perdedores da globalizao? Ignor-los? Deix-los prpria sorte? Aceitar a selvagem lgica social que
Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007 85

Colandi Carvalho de Oliveira

configura o cenrio de minorias ganhadoras e de maiorias perdedoras? Criar polticas compensatrias ou medidas que atenuem o impacto social? Como garantir, num sistema democrtico, os insumos bsicos para a sobrevivncia da populao que se encontra margem do sistema? O fracasso das polticas de bem-estar, implementadas pela Europa e pelos Estados Unidos, levou criao de polticas pblicas, nascidas sob a orientao neoliberal e a ortodoxia do Consenso de Washington (1990), que se propunha impor limites ao caos provocado pelo modelo keynesiano (BAYCE, 2005, p. 31). O entendimento das polticas pblicas, assim delineadas, apontanos o papel do Estado como guardio dos interesses pblicos e responsvel por servios fundamentais para a reproduo social. Mas, qual o papel das polticas pblicas? Segundo Dourado (2006, p. 27):
[...] o papel das Polticas Pblicas se situa entre as aes orientadas por eleies nem sempre manifestadas, que refletem o interesse e funes objeto de articulao entre o sistema escolar, o Estado, as demandas sociais e o setor produtivo eleies estas permeadas por um conjunto de variveis intervenientes e, portanto, como resultantes histricos do embate entre sociedade civil e poltica.

Como resultado da necessidade de oferecer alternativas aos excludos ou aos excedentes do mercado de trabalho, denominados descamisados, sem teto, sem escola, sem empregos, sem sade, sem terra, os governos, sob a orientao neoliberal, comearam a desenhar as polticas pblicas, tambm para responder s presses e s demandas da sociedade civil. Tais polticas, entretanto, que tiveram seus anos dourados de democratizao nos governos ps-autoritrios, voltaram-se democracia da derrota ou, como afirma Pablo Gentili (1994, p. 118), democracia nodemocrtica, caminhando por veredas claramente conservadoras, neoliberais e mercantilistas. Nesse contexto, as demandas democrticas foram quase esquecidas no campo das polticas pblicas. Um exemplo ilustrador foi quando se substituiu o discurso da democratizao em favor do discurso da qualidade.

86

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

No campo da educao, esse fato foi marcante e aponta-nos para o segundo enfoque deste artigo que so as Polticas Pblicas em Educao. Embora se alardeie a neutralidade das polticas pblicas, a anlise atual aponta para a tendncia claramente neoliberal (FONSECA, 1995). Em nome da neutralidade, fala-se em novas ortodoxias da poltica educacional (BALL, 1999, p. 133). O que hoje se v como a imposio de novo cnone poltico educativo, uma espcie de economicismo educacional, ou seja, a influncia decisiva da economia capitalista globalizada nas polticas pblicas em educao. Para Marcondes (2006, p. 98) o modelo neoliberal defende a existncia do Estado mnimo e a adoo de critrios empresariais na organizao e gesto escolar. Para o autor, a nfase do discurso neoliberal gira em torno da mercantilizao da educao e, desta forma, a educao passa a ser um servio que se compra, se vende e se consome. A educao est-se transformando em um captulo da gesto de recursos humanos, orientada, preferencialmente, para a produo de vantagens competitivas no mercado global. A propsito, McLaren (1999, p. 90) sustenta que: Vagarosa, mas seguramente, a educao tem-se reduzido a um setor da economia. A economia, e no a pedagogia, est se constituindo a principal base de legitimao de decises nas polticas educativas. A viso da educao transformou-se e deu lugar educao como varivel econmica e como pura adaptao aos imperativos da economia global imposta pelo modelo neoliberal. Como exemplo, cita-se o Banco Mundial voltado consecuo de reajustes econmicos facilitadores da globalizao e que, antes, formulava um discurso social e uma retrica humanista. Propunha, como meta prioritria, o combate situao de pobreza mediante a busca da equidade na distribuio de renda e nos benefcios sociais, entre os quais se destacam sade e educao. Tais objetivos seriam alcanados por meio das Polticas Pblicas. Fonseca (2001, p. 85) alerta para o fato de que:
[...] o Banco desenvolve uma considervel produo de investigaes e estudos em reas sociais, os quais tendem a influir no somente no desenho dos projetos que financiam como na prpria agenda poltica dos pases tomadores.

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

87

Colandi Carvalho de Oliveira

Feitas tais consideraes, chegamos s Polticas Pblicas em Educao, no Brasil.

A entrada das polticas neoliberais no Brasil Sabe-se que somente a anlise profunda e ampla das condies econmicas, sociais e polticas da sociedade brasileira, integrada ao capitalismo internacional, pode explicar as contradies entre a avaliao terica da educao e, na prtica, a indiferena profunda e a negligncia com a escola pblica em nosso pas. As causas histricas que constituram os problemas estruturais da sociedade brasileira e que produziram as contradies da ordem social em que vivemos, atuam no sentido de fazer da educao e da escola um mecanismo de sustentao de interesses das classes dominantes. Estas limitaes reaparecem nas lutas dos movimentos sociais dos anos 90, reivindicando mais participao, o que foi ignorado pelas polticas governamentais. As polticas definidas pelo Estado brasileiro incluam, entre outras aes, a reforma do Estado, segundo a ideologia do Estado mnimo, a privatizao das empresas pblicas, a abertura da economia ao mercado externo e a desregulao do trabalho. Tais mudanas vincularam o pas dinmica da mundializao do capital. Isso ocorreu por meio do Banco Mundial, que passou a orientar a definio das polticas pblicas, particularmente na rea da educao, gerando profunda excluso social. Pode-se afirmar que no governo Fernando Collor de Mello, denominado por alguns historiadores de retorno ao Estado democrtico, instalou-se, no Brasil, a viso neoliberal. Entretanto, para fins deste artigo, vamos focalizar os dez ltimos anos, pois nosso olhar para a Educao Infantil. A curta permanncia de Fernando Collor de Mello no poder foi suficiente para promover grandes mudanas na vida econmica do pas, desde o congelamento de salrios e do confisco monetrio at a abertura aos grandes capitais internacionais. A convulso econmica deste governo foi to grande

88

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

que se esqueceu da poltica educacional, continuando a indefinio de rumos, j presente no governo de Jos Sarney. A nica iniciativa que se desenhou foi o Programa Nacional de Alfabetizao e Cidadania, ainda em 1990, que era o documento orientador da poltica educacional do novo governo. As idias do PNAC foram retomadas com o Programa Setorial de Ao (1991-1995) contemplando os princpios educacionais da universalizao do ensino fundamental e da erradicao do analfabetismo. No diagnstico de Mello e Silva (apud VIEIRA, 2000, p. 112) foi um perodo marcado por aes tpicas, errticas, e muitas delas s se efetivaram parcialmente ou nunca saram do papel. Alm disso, acrescenta o citado autor: foi um governo marcado por ausncia de centralidade da educao na agenda governamental, inteiramente voltada para a economia a curto prazo. Com agenda continusta em relao aos organismos internacionais, Itamar Franco inicia seu governo em 30/12/1992. Em suas diretrizes, traz, explicitamente, o iderio neoliberal quando trata da capacitao de recursos humanos:
[...] um pr-requisito para o desenvolvimento tecnolgico e a modernizao da economia, representando tambm uma condio essencial para a melhora dos nveis de renda e condies sociais, de amplos segmentos da populao. A universalizao do ensino fundamental , assim, um elemento central da estratgia do desenvolvimento econmico e social [].

Em 1993 comeam os debates em torno do Plano Decenal de Educao para Todos, que desembocam na Conferncia Nacional de Educao para Todos (1994). Tal processo desencadeou amplas discusses, com a sociedade civil fazendo-se ouvir e apontando horizontes futuros para a educao nacional (VIEIRA, 2002, p. 165). De sua contribuio para nosso tema, o que mais prximo encontramos foi a criao do Programa de Ateno Integral Criana e ao Adolescente PRONAICA, considerado o filho preferido da administrao
Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007 89

Colandi Carvalho de Oliveira

de Itamar Franco. A situao quanto ao atendimento de crianas com at 6 anos de idade era inquietante e as estatsticas assim o comprovavam. Talvez por isso, havia a predileo por este programa que foi executado nas estruturas fsicas especiais dos Centros de Ateno Integral a Crianas e Adolescentes CAICS, herdados do governo Collor. Enraizado na esteira neoliberal, inicia-se, em 1995 o governo de Fernando Henrique Cardoso, socilogo, advindo da militncia de esquerda e deu continuidade poltica econmica iniciada por Collor de Mello. Seus programas de privatizaes e outras iniciativas similares, visavam insero do pas no contexto da economia globalizada (VIEIRA, 2000, p. 171). Somente em 1996 aparecem suas diretrizes para a Poltica Educacional, quando se aprova a Emenda Constitucional n 14, que modifica os artigos da educao na Constituio Federal. Alm das alteraes, foi proposta a criao do Fundo para Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorizao do Magistrio, o FUNDEF, legalizado em 24/12/1996, pouco depois de aprovada a lei n 9.394, que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em 20/12/1996. A referncia educao infantil aparece nos artigos de 21 a 60, quando se explicitam os nveis e as modalidades de ensino: Educao Bsica (Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio). Assim se explicita na lei:
A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at os seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. A educao infantil ser ofertada em: creches ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade; pr-escolas, para crianas de quatro a seis anos de idade (BRASIL. LDB. Arts. 29 e 30).

Polticas Pblicas e Educao Infantil O governo assume a definio da poltica educacional, adotando porm, para sua execuo, a estratgia de descentralizao para os estados

90

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

e os municpios. Como contribuio poltica de descentralizao, alm do FUNDEF, pode-se citar o Programa de Desenvolvimento da Educao Infantil, destinando recursos (6,5 milhes j em 2006) para os projetos educacionais apresentados por estados e municpios, montante que ainda nfimo para atender demanda de 5.565 municpios identificados em 2005. Para oferecer ao sistema suporte tcnico e pedaggico, foi elaborado, em 1998, o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil RCNEI, propondo enfoque mais educacional que assistencial para a educao infantil. Alm do suporte financeiro, a preocupao com a educao de qualidade levou o Conselho Nacional de Educao, atravs de sua Cmara

de Educao Bsica (CEB), a definir e aprovar as Diretrizes Curriculares


Nacionais para a Educao Infantil. Este documento de carter mandatrio para que todos os sistemas municipais e ou estaduais elaborem seus planos para execuo das polticas educacionais para a educao infantil, assim como os projetos pedaggicos. Este Referencial foi publicado em 2001, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos INEP. Cabe tambm apontar a elaborao do Plano Nacional de Educao, PNE, no marco da nova Lei de Diretrizes e Bases que, apesar de muitas lutas internas das entidades ligadas aos educadores e ao Ministrio de Educao (ANPEd, UNDIME), logrou ser aprovado em janeiro de 2001, fruto do debate da sociedade civil e da poltica, sendo que aquela saiu perdedora, pois suas bandeiras tiveram pouco espao na aprovao da Lei de Diretrizes e Bases. Entretanto, tais bandeiras continuaram em cena e foram retomadas, como fruto da presso social produzida pelo Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica, e lograram xito pois o governo comeou a mover-se e a colocar em discusso o PNE. O grupo representante da sociedade civil props um projeto, que se denominou PNE da Sociedade Brasileira, e o governo anexou o seu ao anterior. O Plano Nacional de Educao, aprovado em 9 de janeiro de 2001, foi sancionado e recebeu o n 10.172. Manteve o trao conservador, com questes e limites estruturais significativos, pois no logrou ser debatido suficientemente e sucumbiu lgica poltica reducionista da viso e das

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

91

Colandi Carvalho de Oliveira

polticas governamentais. (DOURADO, 2006, p. 31). O autor explicita dois dos erros do PNE: a) Ausncia de mecanismos de financiamento para o efetivo cumprimento das medidas; b) Distanciamento da universalizao da educao bsica para todos. Como se convencionou que, no primeiro erro, ou seja, na ausncia de mecanismos de financiamento, repousam grande parte de nossas maiores aflies, vamo-nos debruar sobre ele. Encontram-se alguns informes sobre fontes de recursos no governo Fernando Collor de Mello no Programa Setorial, assim como no Planejamento Poltico Estratgico do governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, ao final do primeiro mandato de Fernando Henrique, foi aprovado o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, o FUNDEF, com vigncia para 10 anos, objetivando consolidar, entre tantos, um mecanismo de sustentao que garantisse continuidade das aes propostas. Fixava seu eixo exclusivamente no ensino fundamental, deixando, pois, margem, o processo de incluso de crianas em idade escolar na educao infantil, ficando tambm sem sustentao a modalidade de jovens e adultos. O atual governo de Lus Incio Lula da Silva, tem-se orientado para a poltica de incluso social e teve, como desafio, ampliar o alcance do FUNDEF, o mais importante mecanismo de redistribuio de recursos vinculados educao, nas palavras de Chagas Fernandes (2006). Para ele, secretrio de Educao Bsica do MEC, a ampliao do FUNDEF constitui a principal medida a ser implementada no conjunto de prioridades educacionais presentes, e promover a imediata distribuio dos recursos da educao. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) do IBGE, realizada em 2003, apenas 37,7% da populao infantil de 0 a 6 anos freqentam uma instituio de Educao Infantil ou de Ensino Fundamental. Quando consideramos, separadamente, as crianas de 0 a 3 anos, tal percentual cai para 11,7% (MEC. SEB, 2005, p. 6).

92

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

Analisando os dados do MEC, apenas 18,5% da populao de zero a seis anos so atendidos nas escolas pblicas estaduais e municipais. Com base nisso, pode-se questionar: onde esto os 19,2% das crianas (percentual relativo diferena entre as duas estatsticas): na rua, em casa ou em instituies? Como garantir a estas crianas seu direito constitucional? Como possibilitar a elas o acesso ao sistema pblico de educao? Na Constituio Federal de 1988, a Educao Infantil de 0 a 3 anos figura como direito do cidado e dever do Estado. A LDB, em seu 2 pargrafo, assegura que a Educao Infantil direito de todos; afirma tambm que dever do Estado, mas no assegura que o Estado tenha a obrigao de ofert-la, e sim de assegur-la. Desse modo, o processo de descentralizao da Educao Bsica, da qual faz parte a Educao Infantil, ficou sob a responsabilidade dos estados e dos municpios, cabendo Unio assegurar a assistncia tcnica e financeira s entidades federadas. Acreditava-se que, com a municipalizao e quanto mais prxima estivesse a gesto da comunidade atendida, mais democrtica a Educao Bsica seria. Entretanto, foi uma falcia pois, os municpios Entretanto, foi uma falcia, pois, os municpios so muito pobres e dependem de recursos do poder central. Aumentou a presso da sociedade civil pela expanso e qualificao do atendimento s crianas na idade de 0 a 6 anos. Esta demanda aumenta quanto mais a mulher se insere no mercado de trabalho; cresce, tambm, a conscientizao sobre as necessidades de a educao das crianas terem ganho novas bases cientficas e serem mais estruturadas. O PNE, Plano Nacional de Educao, definiu, em 2001, a ampliao da oferta, com a meta de, em 5 anos, fazer a cobertura de 30% da populao de at trs anos de idade (creches) e, at o final da dcada, alcanar a cobertura de 50% das crianas de 3 anos de idade. O pas tem 14 milhes de crianas at trs anos de idade, e as matrculas na rede pblica e privada no atingiram 2 milhes em 2005; apenas 15% da demanda foi matriculada (MONLEVADE, 2005). Uma das causas pode ser o fato de que, a insero da Educao Infantil no sistema educacional no foi companhada, em nvel nacional, da correspondente dotao oramentria.

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

93

Colandi Carvalho de Oliveira

Com a ausncia de recursos do Estado para este nvel de ensino, consoante a poltica neoliberal de expanso do capital, a responsabilidade foi transferida para a sociedade civil, em forma de parcerias pblico-privadas, o que gerou instabilidade no sistema (MARRAFO, 2006). Cresceu a iniciativa privada, que, estimulada por tais polticas, ganha espao. Alm disso, o nmero de escolas privadas de Educao Infantil aumentou. O Estado no pode negar-se como responsvel pela conduo das Polticas Pblicas para a Educao. Entretanto, a histria tem mostrado que, ao deixar a oferta e a qualidade da Educao Infantil dependendo da contingncia ou instabilidade das parcerias, constata-se a negao da universalidade ao direito de educao de qualidade para todos. por meio do Estado e de seu papel supervisor que a qualidade pode ser garantida de modo sistemtico e universal. Vejamos o que se passa no atual governo. Durante a campanha para o segundo mandato de Lula, principalmente no segundo turno eleitoral, explicitou-se a divergncia entre dois projetos de pas: o Brasil conservador, neoliberal e o Brasil social, solidrio e comprometido com os desprivilegiados. Venceu o projeto que defende reformas estruturais profundas do Estado brasileiro e, no que concerne ao tema abordado, a valorizao da educao pblica. Em busca de fazer acontecer as mudanas de que o pas necessita, em termos educacionais, o atual governo, por meio do MEC e da Secretaria da Educao Bsica, props o FUNDEB11, uma proposta redefinidora do financiamento da Educao Bsica que assegura o acesso educao, ao maior contingente de crianas. Ao propor o FUNDEB, o MEC traa uma Poltica
1

Trata-se de um fundo de manuteno que fornece os recursos ordinrios de custeio da educao escolar, o principal dos quais o do pagamento das remuneraes dos professores e dos demais profissionais da educao, tanto das escolas como dos rgos dos sistemas. Manuteno tambm significa custeio de materiais didticos, conservao de prdios e equipamentos, despesas com servios, tais como, gua, energia, telefone tudo que est previsto no art. 70 da LDB. Tambm um fundo de desenvolvimento, o que significa custear as despesas de ampliao de prdios, de aquisio de novos equipamentos, de formao inicial e continuada de profissionais da educao, de pesquisas ligadas educao. Excluem-se do fundo, entretanto, as despesas com programas de assistncia (tais como, alimentao escolar, sade escolar, bolsa-escola e outras); destina-se, exclusivamente, a escolas pblicas estatais administradas pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios. Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

94

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

Pblica para reduzir as acentuadas desigualdades existentes no pas e caminhar em busca da universalizao do ensino. Pode-se acrescentar outra proposta fortalecedora da poltica do FUNDEB: a ampla distribuio de recursos financeiros a ele vinculados, que adotar como critrio o nmero de alunos matriculados por nvel de ensino no mbito de cada rede (estadual e municipal). Outro critrio proposto o pagamento mnimo por aluno ao ano, que assegure alcanar adequado padro de qualidade do ensino. Outra proposta fortalecedora da poltica do FUNDEB: a ampla distribuio de recursos financeiros a ele vinculados, que adotar como critrio o nmero de alunos matriculados por nvel de ensino no mbito de cada rede (estadual e municipal). Outro critrio o pagamento mnimo por aluno ao ano, que assegure alcanar adequado padro de qualidade do ensino. H que se admitir que o MEC tem-se preocupado com a melhoria e a qualidade do ensino e a democratizao da gesto. Entre as aes que fortalecem tal disposio, aparece, em 2006 , o lanamento dos Parmetros Curriculares Nacionais, inclusive para a Educao Infantil. O FUNDEB outra destas medidas. Entretanto, sabe-se que a Educao no acontece no MEC, mas se operacionaliza nos Estados, nos municpios e no Distrito Federal. para tais instncias que devemos voltar nossos olhos, procurando identificar os resultados da descentralizao e da municipalizao da Educao Infantil. Com relao a tal caracterstica, Monlevade (2005) nos alerta para o fato de que, se a Educao Infantil responsabilidade dos municpios, onde est a ao dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educao? Onde esto os Projetos Polticos Pedaggicos? E a melhoria da qualidade? No se faz educao de qualidade sem projetos polticos pedaggicos discutidos e definidos por toda a comunidade. No existe ensino de qualidade sem comprometimento dos professores. No existe qualidade com professor mal pago. responsabilidade do governo federal estabelecer diretrizes com relao remunerao dos profissionais de educao e criar condies e referenciais mnimos que devem ser observados pelos estados e pelos municpios, para a concretizao de medidas que assegurem a valorizao do magistrio,

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

95

Colandi Carvalho de Oliveira

garantindo aos profissionais remunerao condigna e condies mnimas de infra-estrutura para o alcance da qualidade esperada.

Sonhos e perspectivas Nos ltimos tempos, a mdia literatura especializada trazem informes complementares que assinalem novos rumos e apontam para a concretizao dos sonhos pela educao cidad. O que encontrei faz renascer nossas esperanas. Em 19/03/2007, quando da apresentao do Plano de Desenvolvimento da Educao, o presidente Lus Incio Lula da Silva declarou desejar que o programa no seja do Ministrio da Educao, mas que seja um programa da sociedade brasileira, demonstrando respeito pela participao da comunidade escolar em seus destinos. O presidente considerou a questo da valorizao e da formao dos professores. Para tal, prope-se a fixao do piso nacional do magistrio. Concretizando tal discurso, foi encaminhada, na primeira semana de abril de 2007, a medida provisria a ser apreciada e votada pelo Congresso Nacional, propondo o piso salarial inicial para todos os professores de R$ 850,00 (oitocentos e cinqenta reais). uma medida necessria, pois este piso, ainda mnimo, importante componente para a valorizao do magistrio. Em 11/04/2007, durante a Marcha em Defesa dos Municpios, em Braslia, o ministro da Educao disse aos prefeitos que eles recebero cerca de 30% a mais dos recursos, com o FUNDEB. Destacou, tambm, que a transferncia das verbas da Unio e dos estados aos municpios aumentar de R$ 8,4 bilhes, em 2006, para R$ 10,7 bilhes, em 2007, no total de R$ 2,3 bilhes a mais para investir na Educao Bsica. Em 20/06/2007, foi sancionada a lei n 11494/2007, que regulamenta o Fundo Nacional de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais de Educao (FUNDEB). Em vigor desde o dia 1 de janeiro por medida provisria, o novo fundo substitui o FUNDEF. O reconhecimento de tais apoios importante. No devemos, entretanto, crer que com isto, soluciona-se toda a problemtica da Educao

96

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

Infantil: a questo da qualidade continua pendente; grande parte de nossas concepes de educao so conservadoras como h anos temos denunciado. Fomos formados no modelo conservador, cartesiano e tradicional de educao infantil, enfocando, preferencialmente o cuidar da criana. Todavia continuamos, muitos de ns, conformados com tal viso. Para a melhoria da qualidade, h que se investir mais na formao dos educadores. Mestra que sou nos cursos de Pedagogia e consultora para projetos de creches e pr-escolas, questiono a viso dominante; s vezes, assumo um discurso mais contestatrio, como o de Joo Monlevade que, em 2005, perguntava-se: ser que os milhares de diplomas em cursos de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas no servem mais para encher os bolsos dos empresrios do que para melhorar a capacidade do professor em seu labor educativo? Meu questionamento pessoal caminha na seguinte direo: como propor Polticas Pblicas s cpulas, nos gabinetes em Braslia, sem escutar as bases? Como os sistemas municipais ainda desenham sua Proposta Pedaggica, sem consultar a comunidade, apesar de a legislao vigente assim o determinar? Ou no a fazem? Penso que as Polticas Pblicas nascem nas bases por meio das necessidades da populao. Para isto h que se reforar o poder local, pois no municpio que as aes se desenvolvem, que a vida ocorre. A fala acima, explicitada pelo presidente Lus Incio Lula da Silva, durante o lanamento do Plano de Desenvolvimento da Educao, refora tal ponto de vista. Mas, como fazer para fortalecer o poder local? Como fazer para democratizar o processo decisrio e garantir que os servios oferecidos s populaes sejam efetivamente pblicos? possvel a interao entre a escola e o desenvolvimento local? Para Aguiar (2006, p. 150) esta proposta anterior contempla um paradigma de baixo para cima, valorizando a identidade sociocultural

de cada regio ou municpio e apia-se em associaes comunitrias e


nas instituies locais. A escola constitui-se em um espao estratgico para o desenvolvimento de aes coletivas, portanto, um espao favorvel ao desenvolvimento da cidadania.

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

97

Colandi Carvalho de Oliveira

No estou supondo que formulaes simplistas se mostraro adequadas para investirmos tanto no desenvolvimento do poder local como em metodologias para a escola cidad. O que conhecemos at hoje se transforma durante a caminhada. Por isto, tomei este tema como desafio e o estou desenhando como um projeto experimental para o qual tenho uma concepo e uma proposta metodolgica j testada, aprovada e retomada com grande apoio da comunidade escolar, que j se encontra envolvida no projeto.22 Como o poeta creio que caminhantes, no h caminhos; o caminho se faz ao caminhar. Sonhos so para ser realizados. A isto vamos: caminhar e acreditar que as Polticas Pblicas devem nascer das necessidades locais, em instituies e prticas concretas.

Polticas Pblicas y educacin infantil: potencialidades y vulnerabilidades

Resumen: La creciente demanda por Educacin Infantil en nuestro pas y la invitacin para orientar un proyecto de guardera en la red pblica de enseanza, fueran motivaciones suficientes para buscar informaciones a respecto del tema y obtener algun diagnostico que me diera el paradigma para iniciar la labor. As que, en este artculo, no pretendo evaluar las Polticas Pblicas mas describir el panorama en lo cual navegamos, cuando se trata de Educacin

De acordo com a proposta da metodologia da Ciberntica Social e do Proporcionalismo (DE GREGORI, 2002) uma teoria que se constitui de fios multicolores, muito bem tramados e que pode oferecer alternativa ao postulado sistmico-mondico, em vigncia h 400 mil anos. A Ciberntica Social e Proporcionalismo tm fundamentos tridicos (pensar, sentir e agir) que, aplicados noo de subgrupos, mostra-nos o jogo do poder entre pessoas, grupos e pases, o que permite, se aplicado a redes sociais e comunitrias, entender seu tecido competitivo e manejar os conflitos gerados. Prope a reeducao para a coexistncia e a convivncia ideolgica, poltica e econmica dos trs subgrupos, sob os parmetros do proporcionalismo que busca a justa regulao ou a proporcionalidade tridica, a qual gira em torno de um atractor, domnio ou rbita, representados pelos ns 62% a 38,5%, denominados ponto de ouro ou lei urea. Quanto mais distante do ponto de ouro um subgrupo logra empurrar a desproporcionalidade (injustia, ditadura, imperialismo, neoliberalismo) mais forte e violenta ser a reao dos outros subgrupos, para restabelecer os limites dados pelo ponto de ouro. Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

98

Polticas pblicas e educao infantil: potencialidades e vulnerabilidades

Infantil. En este artculo empezar por una lectura sobre el panorama general de transicin entre las polticas liberales para las sociales; despus, adentrar en la Ensennza de los Nios en las Escuelas Pblicas en Brasil. Tomar como referencial histrico para la construccin de este artculo el ao de 1990, para llegar hasta el presente momento, con las perspectivas motivadoras que la legislacin nos ofrece. Palabras-llave: Rol del Estado. Polticas Pblicas. Educacin de Nios.

Referncias
AGUIAR, Mrcia ngela. Desenvolvimento com igualdade social. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org.). Polticas pblicas e gesto da educao. Braslia: Lber Livro, 2006. BALL, Stephen. Cidadania global, consumo e poltica educacional. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidad no contexto da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1999. BAYCE, Rafael. 5 tareas de Hrcules. Montevideo: Trilce, 2005. BRASIL. MEC. SEB. DPE. COEDI. Poltica Nacional de Educao Infantil. Braslia, 2005. BRASIL. MEC. SEB. DPE. COEDI. Parmetros Nacionais de Qualidade para a Educao Infantil. Braslia, 2006. CHAGAS, Francisco Fernandes. FUNDEB: democratizao e garantia de acesso Educao Bsica. In: BRASIL. MEC. [Site]. Braslia, 2006. Disponvel em: <www.mec.gov.br/seb.index>. Acesso em: 20 out. 2007. DE GREGORI, Waldemar. Capital intelectual y administracin sistmica. Bogot: Mac Graw Hill, 2002. DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educao: avaliaes e retomada do protagonismo da sociedade civil organizada na luta pela educao. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org). Polticas pblicas e gesto da educao. Braslia: Lber Livro, 2006. FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org.). Polticas pblicas e gesto da educao.

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

99

Colandi Carvalho de Oliveira

Braslia: Lber Livro, 2006. FILGUEIRA, Carlos H. Bienestar y ciudadana: viejas y nuevas vulnerabilidades. In: TOKMAN, V., ODonell. (Org). Pobreza y desigualdad en Amrica Latina. Buenos Aires: Paids, 1999. FONSECA, Marlia. Financiamento externo e poltica educacional: 20 anos de cooperao tcnica do BIRD. In: PORTELLA, Romualdo (Org.). Poltica educacional: impasses e perspectivas. So Paulo: Cortez, 1995. GENTILLI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu. Neoliberalismo, qualidade e educao. 11. ed. Petrpolis: Vozes, 1994. HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1991). So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MARRAFO, Tereza. Polticas pblicas e a educao: a municipalizao e o terceiro setor na gesto da educao infantil em Curitiba. Disponvel em: <www.utp.br/prope/edcient/Biblioteca Virtual/ME/Tereza>. Acesso em: 28 out. 2007. MCLAREN, P. Traumas do capital: pedagogia, poltica e prxis no mercado global. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.) A escola cidad no contexto da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1999. p. 81-98. MARCONDES, Marta Santana. Educao em contexto de globalizao. Educao globalizao, So Paulo, ano 9, n. 13. 2006. MONLEVADE, Joo Antnio. Transio do FUNDEF para o FUNDEB. [S.l.], 2005. Disponvel em: <http://www.controlesocial. org.br/boletim/ebul05/ fai_05.2.5.PDF>. Acesso em: 25 out. 2007. OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. VIEIRA, Sofia; FARIAS, Isabel Maria. Poltica educacional no Brasil. Introduo histrica. Braslia: Plano, 2003. VIEIRA, Sofia Lerche. Poltica educacional em tempos de transio. Braslia: Plano, 2000.

100

Univ. FACE, Braslia, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, jan./dez. 2007

You might also like