You are on page 1of 39

A VANGUARDA RUSSA

Durante muitos sculos, a Rssia se viu imersa em um ambiente retrgrado e essencialmente medieval, que s evoluiria no sculo 17 com o inovador czar Pedro I. Este processo de modernizao, ou Ocidentalizao seguiria at meados do sculo vinte. Nesse perodo, os artistas se rebelaram e passaram a criar movimentos de defesa da cultura russa, que antes era descartada como brbara e rude. Os artistas passaram a buscar uma cultura nacional nova que fosse baseada no campons e nas tradies artsticas nacionais, de h muito esquecidas. Voltaram-se para a busca das razes culturais do povo. Era uma poca de experimentaes, de busca de novos contedos, de novas formas, de novas cores e de um novo mundo. O esprito da poca zeitgeist, como se diz em alemo atravessava o clima intelectual e cultural desse perodo: esprito de rebeldia, de contestao, de revoluo social, poltica e cultural.

A VANGUARDA RUSSA
Alm do sentimento de nacionalizao artstica e poltica, outro fator foi fundamental para o surgimento dos movimentos vanguardistas russos: A poltica. Com o fim da primeira guerra mundial, o Rssia via se em frangalhos, incapaz de conter a insatisfao popular, o ento governante supremo do pas, o czar Nicolau II, tomou uma srie de medidas desastrosas, que estimulariam movimentos revolucionrios e idealistas e que levariam a revoluo russa. De todas as correntes de vanguarda, animadas por propsitos revolucionrios, a que se desenvolve na Rssia nos primeiros trinta anos do sculo vinte com o Rasmo, o Suprematismo e o Construtivismo, a vanguarda russa a nica a se inserir numa tenso e , a seguir numa realidade revolucionria.

RASMO
Rasmo ou Raionismo,, termo que faz meno a um estilo pictrico desenvolvido na Rssia entre 1912 e 1914, tem como seus maiores representantes Mikhail Larionov (1881 - 1964) e Natalia Gontcharova (1881 1962). Remete diretamente noo de raios de luz entrecruzados a partir dos quais a composio - geralmente orientada na diagonal - construda. Luz e cor so os componentes fundamentais das obras raionistas. Se a luz no impressionismo usada para realar as coisas, aqui ela se torna o objeto do quadro, organizado em funo de uma espcie de orquestrao entre raios luminosos e cores. A ideia menos representar a luz e o movimento, mas construir um espao sem objetos - absoluto formado por puro movimento e luz. Do ritmo dinmico dos raios, que correm paralelos ou em sentidos contrrios na superfcie, se decompem as cores do prisma. No Manifesto escrito em 1912 e publicado no ano seguinte na exposio Alvo organizada em Moscou por Larionov, Gontcharova e Malevich (1878 - 1935) -, os artistas afirmam ser o raionismo uma "sntese do cubismo, do futurismo e do orfismo".

RASMO - EXEMPLOS

Floresta, composio Rasta Natalia Gontcharova

Floresta amarela e verde, 1912 Natalia Gontcharova

CONSTRUTIVISMO
O Construtivismo Russo foi um movimento esttico-poltico iniciado na Rssia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda do pas, de forte influncia na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte um elemento especial da criao humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado operrio, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela mquina e pela industrializao servindo a objetivos sociais e a construo de um mundo socialista. Caracterizou-se, de forma bastante genrica, pela utilizao constante de elementos geomtricos, cores primrias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O Construtivismo teve influncia profunda na arte moderna e no design moderno e est inserido no contexto das vanguardas estticas europeias do incio do Sculo XX. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.

CONSTRUTIVISMO - EXEMPLOS

Cartaz para o departamento estatal da imprensa De Leningrado, 1926 Rodchenko

Bata as claras com a cunha vermelha, 1920 El Lissitzky

SUPREMATISMO
Movimento russo de arte abstrata, o suprematismo surge por volta de 1913, mas sua sistematizao terica data de 1925, do manifesto Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: o Novo Realismo na Pintura, escrito por Kazimir Malevich em colaborao com o poeta Vladimir Maiakvski. O suprematismo est diretamente ligado ao seu criador, Malevich, e s pesquisas formais levadas a cabo pelas vanguardas russas do comeo do sculo XX. Nesse contexto, o suprematismo defende uma arte livre de finalidades prticas e comprometida com a pura visualidade plstica. Trata-se de romper com a idia de imitao da natureza, com as formas ilusionistas, com a luz e cor naturalistas - experimentadas pelo impressionismo - e com qualquer referncia ao mundo objetivo que o cubismo de certa forma ainda alimenta. O suprematismo representaria o "mundo no objetivo", referido a uma ordem superior de relao entre os fenmenos - espcie de "energia espiritual abstrata" -, que invisvel, mas nem por isso menos real.

SUPREMATISMO - EXEMPLOS

Suprematismo Dinmico,1916 Kazimir malevich

Sem titulo, 1916 Kazimir Malevich

BIOGRAFIA
Kazimir Malevich nasceu perto de Kiev, Ucrnia. Seus pais, Seweryn e Ludwika Malewicz, eram poloneses tnicos e ele foi batizado na Igreja Catlica Romana. O pai foi supervisor nas refinarias de acar, pelo que era obrigado a viajar constantemente. Em Parjmovka, Kazimir completa os cinco anos de Escola de Agricultura; gosta do campo e aprende por si mesmo a pintar as paisagens e os camponeses que o rodeiam. Em meados dos anos noventa consegue ser admitido na Academia de Kiev. Em 1904, aps a morte de seu pai, Malevich mudou-se para Moscou, onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura de 1904 a 1910 e no estdio de Fedor Rerberg, em Moscovo (1904-1910. Em Moscou, graas a colees importantes de quadros franceses de S.I. Chtchukine e de I.A. Morozov, Malevich conheceu o impressionismo, o cubismo e o fovismo. Como fundador do Suprematismo, levou o abstracionismo geomtrico sua forma mais simples, sendo o primeiro artista a usar elementos geomtricos abstratos.

ESTILO: O SURGIMENTO DO SUPREMATISMO


K.Malevich ( 1878 1935) empreende uma pesquisa metdica sobre a estrutura funcional da imagem. Estuda Czanne, Picasso ( perodo negro e analtico) na essncia dos fatos formais; com o mesmo rigor, procura nos antigos cones russos no mais o filo genuno de um ethos popular, mas a raiz semntica, o significado primrio dos smbolos e signos expressivos. Do perodo cubo futurista (1911), que traz as primeiras experincias parisienses ( Lger) e no qual o quadro resulta na combinao entre mdulos formais geomtricos, chega em 1913 formulao da potica do Suprematismo: identidade entre ideia e percepo, fenomenizao do espao num smbolo geomtrico, abstrao absoluta. Malevich prope, tambm de acordo com a revoluo social e politica em andamento, uma transformao radical, sem duvida, porem no ideologicamente finalizada. A verdadeira revoluo, no a substituio de uma concepo de mundo decadente por uma nova concepo: um mundo destitudo de objetos, noes passado e futuro, uma transformao radical em que o objeto e o sujeito, so igualmente reduzidos ao grau zero.

Eu me transformei no zero da forma e me puxei para fora do lodaal sem valor da arte acadmica. Eu destru o circulo do horizonte e fugi do circulo dos objetos, do anel do horizonte que aprisionou o artista e as formas da natureza. O quadrado no uma forma subconsciente. a criao da razo intuitiva. O rosto da nova arte. O quadrado o infante real, vivo. o primeiro passo da criao pura em arte.

Garota com flores, 1903

Banhistas, 1908

Inverno, 1909

Colhendo centeio no campo, 1911

O amolador de tesouras, 1912

Quadro negro, 1913

Cabea de jovem camponesa, 1912-1913

Mesa e quarto, 1913

Retrato de Matiushin, 1913

Vaca e violino, 1913

Homem ingls em Moscou, 1914

Composio com Mona Lisa, 1914

Crculo negro, 1915

Suprematismo, 1915

Suprematismo, 1916

Suprematismo, 1916

Suprematismo, 1921-1927

Garoto, 1928-1932

Cavalaria vermelha, 1928-1932

Paisagem de vero, 1929

Campons, 1930

Homem correndo, 1932

Auto retrato, 1933

Douglas Ramos 8700060

Luiz Paulo 8700106


Eric 8700102 Ueslei 8700113

You might also like