You are on page 1of 28

UFRB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

QUMICA ORGNICA II EXPERIMENTAL


Professora Caline Gomes Ferraz

Amargosa, 2011.1

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

OCORRNCIA Introduo/ Normas da disciplina/ Seg. / Literat. Qumica/ Referncias Preparao e Purificao da acetanilida Preparao e Purificao da acetanilida Preparao e purificao da p-nitroacetanilida Preparao e purificao da p-nitroacetanilida Preparao e purificao da p-nitroanilina Preparao e purificao da p-nitroanilina Preparao e purificao da dibenzalciclo-hexanona Preparao e purificao do benzoato de metila Preparao e purificao do benzoato de metila Reao de transesterificao Reao de transesterificao Extrao/ Princpios de anlise orgnica 1 Avaliao parcial de aprendizagem Resultado Final

1. OBJETIVO DA DISCIPLINA

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

As disciplinas Qumica orgnica II experimental formam um conjunto de disciplinas bsicas do curso de licenciatura em Qumica. Nesta disciplina o aluno dever aprender as tcnicas bsicas de preparao, purificao e caracterizao de diversas substncias, aprender a manipular substncias txicas e inflamveis e a montar as aparelhagens necessrias para diversas finalidades das outras reas em qumica, como bioqumica, Inorgnica, fsico-qumica e analtica. Alm desses aspectos, a disciplina oferece condies para o aluno aprimorar e ampliar seus conhecimentos bsicos de qumica.

2. CADERNO DE LABORATRIO Visando um melhor aproveitamento da disciplina, cada aluno dever ter um Caderno de Laboratrio exclusivo para a disciplina, onde devero constar todas as informaes necessrias para a execuo e compreenso do experimento a ser realizado. Antes do dia do experimento, a seqncia de atividades a serem desenvolvidas dever ser elaborada e registrada pelo aluno no Caderno de Laboratrio contendo: 1. ttulo do experimento e data; 2. esquema do procedimento (diagrama de blocos) e da aparelhagem, se houver; 3. propriedades fsicas dos principais reagentes (P.E., e P.F.,densidade, toxicidade, etc.); 4. equaes das reaes qumicas; 5. clculos envolvidos no experimento (concentrao, estequiometria, etc); 7. observaes e comentrios; 8. bibliografia consultada. O caderno uma exigncia do curso. Ser cobrado semanalmente por amostragem. Os alunos que no apresentarem o caderno organizado em qualquer uma das experincias, perder 1,0 (um) ponto na nota de relatrio! 3. RELATRIOS Um relatrio o relato detalhado de um experimento cientfico, geralmente realizado em laboratrio. Aprender a elaborar um relatrio significa, antes de tudo, aprender a organizar dados, informaes e resultados obtidos e transmiti-los de maneira correta, segundo os critrios cientficos aceitos no mundo todo. Assim, o relatrio faz parte do experimento. Um relatrio tem como objetivo principal, informar com exatido e clareza como um experimento foi realizado. Caso queiram repetir o experimento, que sejam capazes de faz-lo seguindo a descrio do seu relatrio. Devido importncia de se saber escrever bem dados cientficos, o que tambm de extrema importncia para professores, aps a realizao de alguns experimentos deste curso, cada equipe de alunos elaborar um Relatrio Cientfico. Este dever ser entregue, impreterivelmente, uma semana aps a execuo do trabalho experimental. Nesse relatrio devero constar obrigatoriamente, e na seqncia indicada abaixo, os seguintes itens: 1. 2. 3. 4. 5. Uma pgina de capa Introduo Objetivos Parte Experimental Resultados e discusso

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

6. Bibliografia A seguir so apresentados alguns esclarecimentos para a preparao de cada item. Capa A capa do relatrio dever conter: o nome da instituio, nomes dos autores, ttulo do experimento e local/data de realizao do experimento. A Figura 1 apresenta um modelo de capa em papel A4. Resumo Consiste na descrio resumida do experimento e dos resultados obtidos, com a finalidade de dar uma idia global do que foi feito sem a necessidade da leitura de todo o relatrio. O resumo corresponde ao abstract de um artigo cientifico e no deve ultrapassar 5 linhas.

Universidade Federal do Recncavo da Bahia Centro de Formao de Professores

Nomes completos dos Alunos Nomes completos dos Alunos

Ttulo do Experimento

Amargosa - Bahia Ms/2010

Figura 1: Modelo de capa para relatrios cientficos em papel A4. Introduo: Corresponde a uma breve descrio do assunto central do experimento, de modo a apresent-lo ao leitor, ou seja, inteir-lo do que ser feito e o porqu da realizao do experimento. Uma introduo pode conter tambm uma descrio terica sobre o fenmeno em estudo extrada de livros textos relacionados ao assunto. Entretanto, no pode ser uma cpia de um texto ou de qualquer outra referncia pesquisada, mas sim uma redao que oriente o leitor para o problema estudado e sua importncia. Objetivos: Parte do relatrio onde so apresentados os objetivos especficos do experimento, ou seja, o que realmente se quer observar. Este item pode ser o ltimo pargrafo da Introduo. Parte Experimental: Deve conter uma descrio precisa e detalhada dos procedimentos utilizados, inclusive modificaes que tenham sido feitas no roteiro, informando todos os dados importantes como quantidades de reagentes, solventes, tempo, temperatura das reaes, mtodos de anlises, etc. Deve conter uma lista dos materiais, instrumentos, reagentes e solues utilizadas.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Resultados e discusso: Esta seo uma das mais importantes de um relatrio. Primeiramente os resultados obtidos devem ser apresentados da forma mais clara e completa possvel, na forma de tabelas, grficos, equaes qumicas, clculos, etc. Os dados devem estar inseridos dentro de um texto, seguindo uma seqncia lgica e de fcil entendimento. Em seguida, os resultados obtidos devem ser discutidos, ou seja, comentados pelos autores. Deve-se discutir possveis fontes de erro, correlaciona-las com os dados obtidos, e, sempre que possvel, comparar os resultados obtidos com os da literatura. Estes itens podem, opcionalmente, ser apresentados separadamente. Concluso: Constitui numa anlise crtica e resumida do trabalho todo tendo relao estreita com os objetivos propostos. Neste item deve ser verificado se os objetivos especficos foram atingidos, podendo-se ainda fazer proposies que levem a melhores resultados. Bibliografia: a lista de livros ou obras de referncia e artigos de revistas utilizados na confeco do relatrio. No texto, deve haver citao da referncia usando-se nmeros entre colchetes para as referncias (Exemplo: [1]). As referncias bibliogrficas devem ser apresentadas segundo as normas da ABNT, como exemplificado abaixo. a) para citar livros: 1 - KOTZ, J. C., TREICHEL Jr., P. Qumica e Reaes Qumicas, 4 ed., Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2002. p. 250-71. v. I. b) para citar pginas da internet: 1 - http://www.ufsj.edu.br. Acesso em: 21 jan. 2005. c) para citar artigos cientficos: 1 TEIXEIRA, L.S.G. et al.; Multivariate calibration in Fourier transform infrared spectrometry as a tool to detect adulterations in Brazilian gasoline; Fuel, 2008, 87, 346352. (> trs autores) 2 ALVES, C.; PIO, C.; Determinao de hidrocarbonetos volteis e semi-volteis na atmosfera, Qumica Nova, 2006, 29, 477-488. (< 3 autores)

NO ENCADERNE O RELATRIO. SIGA A SEQNCIA DOS ITENS CITADOS ACIMA, SEM DEIXAR FOLHAS OU ESPAOS EM BRANCO! Barema na correo do relatrio ser seguida a seguinte pontuao:

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Introduo e Objetivos Experimental Resultados e Discusso Concluso Bibliografia 4. AVALIAES

2,0 pontos 1,0 pontos 4,0 pontos 2,0 pontos 1,0 ponto

Na avaliao de desempenho do aluno na disciplina sero consideradas as notas dos relatrios e das provas escritas. As provas constaro de questes relacionadas com o contedo dos experimentos que as antecederam e com pontuao de 0 a 10 pontos. A composio da mdia final (MF) ser feita pela mdia das notas dos relatrios (MR), que tero peso 6 e a mdia das duas provas escritas (MP), que tero peso 4. A mdia final (MF) ser calculada da seguinte forma:

MF =

( MRx 6) + ( MPx 4) 10

Para os alunos que comparecerem em todas as aulas, e, portanto, tiverem todas as notas de relatrios, a menor nota ser excluda. Caso o aluno falte em uma das aulas prticas na qual um relatrio foi solicitado, a nota ser zero. 5. NORMAS DE SEGURANA NO LABORATRIO A ocorrncia de acidentes em laboratrios, infelizmente, no to rara como possa parecer. Visando diminuir a ocorrncia e a gravidade destes eventos, absolutamente imprescindvel que sejam observadas as normas de segurana, descritas abaixo, durante os trabalhos em laboratrio: 1) 2) 3) 4) 5) Siga rigorosamente as instrues especficas do professor. Localize os instrumentos antiincndio e se familiarize com o seu uso. Certifique-se do funcionamento dos chuveiros de emergncia. Nunca fume no laboratrio. Use sempre avental apropriado sob pena de no poder assistir a aula prtica e sofrer as punies previstas pela ausncia em cada disciplina. 6) Nunca deixe frascos abertos ou prximos chama. 7) Evite contato de qualquer substncia com a pele. Seja extremamente cuidadoso ao manusear quaisquer substncias. 8) Todas as experincias que envolvem liberao de gases ou vapores txicos devem ser realizadas na capela (cmara de exausto).

9) Sempre que proceder diluio de um cido ou hidrxido concentrado, adicione-o lentamente, sob agitao, sobre a gua, e no o inverso. 10) Ao aquecer um tubo de ensaio contendo qualquer substncia, no volte a extremidade aberta do tubo para si ou para outra pessoa prxima. 11) No jogue nenhum material slido dentro da pia ou nos ralos. 12) Sempre que possvel trabalhe com culos de proteo.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

13) Ao introduzir rolhas em vidrarias, umedea-a convenientemente e enrole a pea de vidro numa toalha para proteger as mos. 14) Quando for testar produto qumico pelo odor no coloque o frasco sob o nariz. Desloque, com a mo, os vapores que se desprendem do frasco para a sua direo. 15) Dedique especial ateno a qualquer operao que necessite aquecimento prolongado ou que envolva grande quantidade de energia. 16) Ao se retirar do laboratrio verifique se no h torneiras (gua ou gs) abertas. Desligue todos os aparelhos, deixe todo o equipamento limpo e lave as mos. Em um laboratrio qumico, devemos observar alguns smbolos de advertncia para o manuseio de reagentes e a execuo de procedimentos. Alguns destes smbolos so comuns em rtulos de reagentes e nas entradas de laboratrios. Assim, importante saber o significado destes smbolos para que sejam tomados os cuidados necessrios. Os principais smbolos so:

Substncia Txica

Substncia Irritante

Substncia corrosiva

Substncia inflamvel

Radiao ou Raio-X

Risco Biolgico

Entrada restrita

Equipe de Limpeza

ACIDENTES MAIS COMUNS EM LABORATRIOS E PRIMEIROS SOCORROS 1) Queimaduras: a) Queimaduras causadas por calor seco (chamas e objetos aquecidos): - No caso de queimaduras leves, aplicar vaselina lquida;

No caso de queimaduras graves, cobr-las com gaze esterilizada umedecida com soluo aquosa de bicarbonato de sdio a 5%. - Procurar um mdico imediatamente. b) Queimaduras por cidos: -

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Lave o local imediatamente com gua em abundncia, durante cerca de cinco minutos. A seguir, lave com soluo saturada de bicarbonato de sdio e novamente com gua. - Queimaduras por lcalis (bases): - Lave, imediatamente, o local atingindo com bastante gua durante cinco minutos. Trate com soluo de cido actico a 1% e lave novamente com gua . - cido nos olhos: - Nos laboratrios existem lavadores de olhos acoplados aos chuveiros de emergncia. A lavagem deve ser feita por quinze minutos, aps a qual se aplica soluo de bicarbonato de sdio a 1%. 2) lcali nos olhos: - Proceder como no item anterior, substituindo a soluo de bicarbonato de sdio por uma de cido brico a 1%. 3) Intoxicaes por gases: - Remova a vtima para um ambiente arejado deixando-o descansar. 4) Ingesto de substncias txicas: - Deve-se administrar uma colher de sopa de antdoto universal, que constitudo de: duas partes de carvo ativo, uma de xido de magnsio e uma de cido tnico (vitamina do complexo B). Bibliografia de Segurana no laboratrio:

a) PAVIA, D. L., LAMPMAN, G. M., KRIS, G. S. Organic Laboratory Techniques, 2nd ed.,
Phyladelphia: Saunders C. Publishing, 1982. p. 4-13.

b) NUIR, G. D., ed., Hazards in the Chemical Laboratory, 3rd ed., London: The Royal
Chemical Society, 1988.

c) N. BACCAN, L. E. S. BARATA Manual de segurana para o Laboratrio Qumico IQ UNICAMP, 1982.

d) F. CIENFUEGOS Segurana no laboratrio, Rio de Janeiro: Editora Intercincia, 2001.


6. NORMAS E PROCEDIMENTOS NO LABORATRIO 1. O aluno dever possuir a apostila contendo todos os roteiros das aulas prticas ministradas no corrente perodo letivo. 2. O aluno no poder fazer a prtica sem a apostila (roteiro) da mesma. 3. obrigatrio o uso do avental, cala comprida e sapato fechado em todas as aulas prticas,. 4. proibido fumar e comer nos laboratrios. 5. proibido usar qualquer material do laboratrio sem autorizao do tcnico responsvel. 6. O laboratrio no dever ser usado como sala de estudo. 7. O aluno responsvel pelo material que ser usado nas aulas prticas, portanto, dever ter o cuidado de no quebr-lo ou estrag-lo. 8. Usar culos de segurana quando indicado pelo professor. 9. Secar em estufa apenas o material de vidro necessrio. 10. Identificar sempre o material que for colocado em estufa. 11. O material especfico recebido para determinado experimento deve ser devolvido limpo e em condies de uso.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

12. Providenciar a limpeza do piso ou balco no caso de queda de material (chamar o tcnico, se for necessrio). 13. Avisar imediatamente os professores ou tcnicos em caso de acidente. 14. Colocar todos os resduos de reao em frascos apropriados. 15. Usar balana analtica somente quando for estritamente necessrio (existem balanas semianalticas disposio). 16. Manter o local de trabalho limpo e organizado. 17. proibida a entrada no laboratrio em aulas prticas de outros professores. 18. O aluno no dever deixar sobre as bancadas, em hora de aulas, materiais como bolsas, palets, cadernos, livros e outros. S devem ficar sobre a bancada a apostila da prtica, o caderno e a caneta.

7. ROTEIRO DAS AULAS PRTICAS EXPERIMENTO 01: REAO DE ACILAO INTRODUO O termo "acilao" cobre todas as reaes que resultam na introduo de um grupo acila em um composto orgnico. As reaes de acilao de aminas e fenis apresentam grande interesse preparativo e analtico. Muitas amidas e steres preparados por esta reao tem aplicaes prticas. Alm disto, muitas reaes que no podem ou no devem ser feitas com aminas ou fenis livres, podem ser praticadas com acil-derivados. O grupo acila introduzido na molcula como "protetor" pode ser removido posteriormente atravs de reao de hidrlise. As reaes de acilao mais comuns so a acetilao e benzoilao. Em anlise orgnica, tem grande importncia no preparo de derivados usados na caracterizao de substncias. A acetilao pode ser feita com cloreto de acetila ou anidrido actico produzindo derivados mono-acetilados. Aquecimento prolongado com anidrido em excesso, pode resultar na formao de certa quantidade do derivado diacetilado. Cloretos de acetila so muito pouco utilizados devido ao seu alto custo, apesar da reao ser rpida e de grande valor preparativo. Com o cido actico, a reao ocorre sob aquecimento prolongado e tem utilidade limitada. OBJETIVOS Discutir o mecanismo de uma reao de acilao Conhecer as condies experimentais para uma reao de acilao Utilizar o grupo acila como protetor do grupo amino Utilizar mtodos de separao, purificao e caracterizao de um produto orgnico slido Discutir os espectros de absoro da anilina e da acetanilida Discutir e comparar mtodos alternativos de preparao da acetanilida

DISCUSSO TERICA 1 2 Definio. Tipo. Classificao Mecanstica. Caractersticas Substratos. Reatividade. Agentes acilantes

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

3 4

Grupo protetor. Definio. Importncia. Exemplos Exemplos de reaes de acilao

PREPARAO DA ACETANILIDA Reao principal. Mecanismo. Diagrama de energia. Reaes secundrias Caractersticas de reagentes e produtos. Constantes fsicas. Toxidez. Aplicaes Cuidados especiais com reagentes, produtos e com a reao Rendimento terico e indicado 6. Discusso do procedimento: formao, separao, purificao, identificao (constantes fsicas, testes qumicos, anlise cromatogrfica ). PARTE EXPERIMENTAL .1. Preparao da acetanilida (Reao de N-acilao) 1. 2. 3. 4. 5.

Em erlenmeyer de 250 ml, fazer uma suspenso de 2 g de acetato de sdio em 8 ml de cido actico glacial. Adicionar a seguir, com agitao constante, 7,5 ml de anilina e 8,5 ml de anidrido actico, em pequenas pores. A reao rpida. Aps a reao, adicionar mistura, com agitao, 125 ml de gua gelada. Resfriar, separar o slido formado por filtrao vcuo, lavando-o com gua gelada, para remoo de reagentes residuais. Recristalizar a acetanilida em gua, secar, determinar o rendimento obtido e o percentual. O rendimento indicado de 89 - 90 %. Teste de confirmao Ponto de fuso Anlise cromatogrfica (CCD)

2.

Exerccio sobre acilao

1- Proponha um mecanismo para a reao. 2- Dizer a funo do cido actico e do acetato de sdio ? 3- Citar outros mtodos de obteno da acetanilida. 4- Por que anilina solvel em soluo aquosa de cido clordrico a acetanilida no ? 5- Explicar a finalidade da utilizao de grupo protetor em sntese orgnica. 6- Considerando a possibilidade da acetanilida se encontrar contaminada com anilina, explicar como esta pode ser removida. 3. Referncias bibliogrficas: Mano, E.B. e Seabra, A.P., Prticas de Qumica Orgnica, Edart, So Paulo, 1980. Shriner, R. L. e col., Identificao Sistemtica dos Compostos Orgnicos, 6a ed., Guanabara Dois, R.J, 1983.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Soares, B. G. e col., Qumica Orgnica Terica e Tcnicas de Preparao, Purificao e Identificao de Compostos Orgnicos, Guanabara, R. J., 1988. Vogel, A.I., Qumica Orgnica, 3a ed., Ao Livro Tcnico, R. J. 1985. EXPERIMENTO 02: REAO DE NITRAO INTRODUO Uma das reaes mais caractersticas e importantes dos compostos aromticos a nitrao. Envolve a substituio de um ou mais hidrognios do anel aromtico por nitro grupos sendo bastante influenciada pelos efeitos ativadores e retardadores de grupos ligados ao anel. As condies do processo dependem da reatividade do composto que est sendo nitrado, podendo-se usar cido ntrico diludo para aqueles mais reativos. Compostos menos ativos so tratados com uma mistura de cido actico e cido ntrico concentrado. Quando a reao mais difcil usa-se uma mistura de cido ntrico e cido sulfrico concentrados. A funo principal do cido sulfrico formar um meio fortemente cido, favorecendo assim a formao do "ion nitrnio", muito reativo, que o verdadeiro agente nitrante. Empregando-se cido ntrico ou cido sulfrico fumegantes consegue-se nitrar at compostos pouco ativos. A temperatura tambm deve ser escolhida em funo da reatividade do composto. A reao de nitrao acompanhada de duas reaes secundrias comuns: a poli-nitrao e a oxidao. O cido ntrico alm de funcionar como agente nitrante poder agir como um enrgico agente oxidante do anel aromtico muito ativado. Hidrocarbonetos acclicos saturados tambm podem ser nitrados, porm com mais dificuldade.
OBJETIVOS

Discutir o mecanismo de uma reao de nitrao Conhecer as condies experimentais para uma reao de nitrao Utilizar mtodos de separao, purificao e caracterizao de um produto orgnico slido Discutir os espectros de absoro da acetanilida e da p-nitroacetanilida Discutir e comparar mtodos alternativos de preparao da p-nitroacetanilida.

DISCUSSO TERICA

1 2 3

Definio. Tipo. Classificao Mecanstica. Caractersticas Reagentes. Substratos. Reatividade. Exemplos de reaes de acilao

PREPARAO DA P-NITROACETANILIDA 4 5 6 7 8 Reao principal. Mecanismo. Diagrama de energia. Reaes secundrias Caractersticas de reagentes e produtos. Constantes fsicas. Toxidez. Aplicaes do produto Cuidados especiais com reagentes, produtos e com a reao Rendimento terico e indicado

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES 9

Discusso do procedimento: formao, separao, purificao, identificao (constantes fsicas, testes qumicos, anlise cromatogrfica ).

PARTE EXPERIMENTAL 1. Preparao da p-nitroacetanilida

Em erlenmeyer de 250 ml colocar 5 g de acetanilida e 10 ml de cido actico glacial e agitar de modo a obter uma suspenso. Adicionar ento com agitao constante 12 ml de cido sulfrico concentrado (96%; d:1,84), mantendo a temperatura abaixo de 30C. A mistura reacional torna-se quente e lmpida. Resfriar externamente com gelo e sal, de modo a baixar a temperatura a 0-5C e adicionar, vagarosamente, com agitao constante, 4 ml de cido ntrico concentrado (65%; d:1,40), com o auxlio de um funil de separao seco. Durante a adio manter a temperatura reacional entre 1520C. Terminada a adio, remover o erlenmeyer do banho refrigerante, e deixar em repouso, temperatura ambiente por 30 minutos para completar a nitrao. Derramar ento a mistura reacional sobre 70 ml de gua com gelo picado, com agitao vigorosa, de modo a precipitar, como finas partculas, a p-nitroacetanilida formada. Separar o produto formado por filtrao vcuo e lavar repetidas vezes com gua gelada, para remover os cidos residuais. Comprimir o slido com tampa de vidro para eliminar a gua. Secar, determinar o rendimento obtido e o percentual. Testes de confirmao Ponto de fuso Anlise cromatogrfica (CCD) 2. Exerccio sobre nitrao 1- Explicar qual a funo do cido actico. 2- Explicar qual a funo do cido sulfrico ? 3- Por que a temperatura do meio reacional durante a adio da mistura sulfontrica no pode ficar acima de 10 C 4- Explicar porque a vidraria deve estar totalmente seca para fazer a reao. 5- Por que a reao da nitrao da acetanilida produz preferencialmente formao do ismero para ? 3. Referncias bibliogrficas: Soares, B. G. e col., Qumica Orgnica Terica e Tcnicas de Preparao, Purificao e Identificao de Compostos Orgnicos, Guanabara, R. J., 1988. Vogel, A.I., Qumica Orgnica, 3a ed., Ao Livro Tcnico, R. J. 1985.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

EXPERIMENTO 03: REAO DE HIDRLISE

INTRODUO

A expresso "hidrlise" um caso particular da expresso geral "solvlise" que significa a reao de um composto orgnico com um solvente, para produzir uma nova substncia. De acordo com o solvente que reage, a designao poder ser hidrlise (com gua), alcolise (com lcoois), amonlise (com amnia), aminlise (com aminas). Estas reaes podero ser catalisadas por cidos ou bases. A reao de hidrlise muito utilizada nos trabalhos de preparaes orgnicas. De modo geral so susceptveis a este tipo de reao compostos que apresentam em sua estrutura ligaes do tipo C-heterotomo, como amidas, steres, haletos de alquila, haletos de acila e nitrilas. A hidrlise de produtos naturais como amido, glicosdeos, proteinas etc., um processo muito importante em qumica industrial. No caso de alcolise de steres, principalmente com metanol (metanlise), usa-se o termo "trans-esterificao". A "hidrlise" uma reao particularmente importante na preparao de cidos e lcoois partindo de steres, na preparao de lcoois partindo de derivados halogenados e na regenerao de funes protegidas por acilao (aminas, fenis, lcoois, etc.).
OBJETIVOS

Discutir o mecanismo de uma reao de hidrlise Conhecer as condies experimentais para uma reao de hidrlise Utilizar mtodos de separao, purificao e caracterizao de um produto orgnico slido Discutir os espectros de absoro da p-nitroacetanilida e da p-nitroanilina Discutir e comparar mtodos alternativos de preparao da p-nitroanilina

DISCUSSO TERICA 1 2 Definio. Tipo de reao. Classificao Mecanstica. Exemplos Caractersticas. Substratos

PREPARAO DA P-NITROANILINA 3 4 5 6 7 Reao principal. Mecanismo. Diagrama de energia. Reaes secundrias Caractersticas de reagentes e produtos. Constantes fsicas. Toxidez. Aplicaes do produto Cuidados especiais com reagentes, produtos e com a reao Rendimento terico e indicado

Discusso do procedimento: formao, separao, purificao, identificao (constantes fsicas, testes qumicos, anlise cromatogrfica).

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

PARTE EXPERIMENTAL

1.

Preparao da p-nitroanilina

Aquecer ebulio, por 20 minutos, em balo provido de condensador de refluxo, a mistura de 2 g de p-nitroacetanilida com 20 ml de soluo de cido sulfrico a 70%, preparada adicionando cautelosamente 11 ml de cido sulfrico concentrado (96%; d:1,84) sobre 9 ml de gua contida em um bequer. Derramar a mistura reacional, ainda quente, sobre 100 ml de gua fria. A p-nitroanilina precipitada pela adio de excesso de soluo aquosa a 20% de hidrxido de sdio, com agitao. Testar com papel de pH para garantir o excesso necessrio. Deixar resfriar e separar o precipitado cristalino amarelo por filtrao vcuo, lavando-o com gua fria para completa remoo dos componentes minerais. Recristalizar a p-nitroanilina em gua utilizando cerca de 1% de carvo ativo. Secar ao ar ou em estufa a 50C e determinar os rendimentos obtido e percentual. Testes de confirmao Ponto de fuso Anlise cromatogrfica (CCD) 2. Exerccio sobre hidrlise

1- Explicar porque a p-nitroanilina no sintetizada diretamente a partir da anilina. 2- Qual a funo do cido sulfrico na reao de hidrlise da p-nitroacetanilida? 3- Comparar a basicidade da anilina com a acetanilida. 4- Como podem ser preparadas o-nitroanilina e m-nitroanilina? 5- Dar exemplos da utilizao de grupos protetores em sntese orgnica. 6- Que teste de confirmao pode ser feito para diferenciar p-nitrocetanilida da p-nitroanilina? Citar um teste qumico que pode ser feito para identificao de aminas. Indicar as reaes envolvidas. 7- A saponificao um exemplo de reao de hidrlise alcalina de steres. Exemplificar uma reao de saponificao e apresentar e apresentar o mecanismo correspondente. Referncias bibliogrficas: Mano, E.B. e Seabra, A.P., Prticas de Qumica Orgnica, Edart, So Paulo, 1980. Vogel, A.I., Qumica Orgnica, 3a ed., Ao Livro Tcnico, R. J. 1985.

3.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

EXPERIMENTO 04: REAO DE CONDENSAO


INTRODUO

Uma das reaes mais importantes de compostos carbonlicos a condensao bimolecular envolvendo o grupo carbonila de uma molcula e o carbono alfa-carbonila de outra molcula. Como exemplos importantes podem ser tomadas diversas reaes: Condensaes aldlica, de Claisen, de Perkin, de Dieckmann etc. De modo geral, a reao resulta do ataque de um "carbanion" sobre uma carbonila, seguida de eliminao de gua. Na condensao aldlica, a carbonila atacada por um carbanion derivado de um aldeido ou uma cetona, formando compostos alfa-hidroxicarbonlicos. Estes so facilmente desidratados originando substncias carbonlicas alfa, beta-insaturadas. Esta reao quando realizada com dois compostos carbonlicos diferentes recebe o nome de condensao mista ou cruzada. Apresentam no entanto pouca importncia prtica se ambos os reagentes possuem hidrognio "alfa" devido formao de uma mistura de produtos. Fazendose uma reao com acetaldeido e propanal, por exemplo, obtm-se pelo menos quatro produtos. Bons resultados, no entanto, so conseguidos quando apenas um dos reagentes possui hidrognio "alfa. Reaes laterais podem ser evitadas colocando um dos reagentes em meio bsico e adicionando-se, lentamente, o outro reagente possuidor de hidrognio "alfa", mistura. Nestas condies, a concentrao do composto com hidrognio "alfa", estar sempre baixa e a maior parte se encontrar sob a forma de ion enolizado. O produto principal se formar da reao entre este carbnion e o componente que no possui hidrognio "alfa". As cetonas que possuem dois tipos de hidrognios, em carbono "alfa", podem reagir em duas etapas, condensando primeiro um lado da molcula e, em seguida, o outro. OBJETIVOS Discutir o mecanismo de uma reao de condensao aldlica Conhecer as condies experimentais para uma reao de condensao aldlica Utilizar mtodos de separao, purificao e caracterizao de um produto orgnico slido Discutir os espectros de absoro do benzaldedo, acetona, dibenzalciclohexanona. Discutir e comparar mtodos alternativos de preparao da dibenzalciclohexanona.

DISCUSSO TERICA 1 2 Definio. Tipo de reao. Classificao Mecanstica. Exemplos Caractersticas. Substratos Reatividade

PREPARAO DA DIBENZALCICLOHEXANONA. 3 4 5 6 7 Reao principal. Mecanismo. Diagrama de energia. Reaes secundrias Caractersticas de reagentes e produtos. Constantes fsicas. Toxidez. Aplicaes do produto Cuidados especiais com reagentes, produtos e com a reao Rendimento terico e indicado

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

8 Discusso do procedimento: formao, separao, purificao, identificao (constantes fsicas, testes qumicos, anlise cromatogrfica ).
PARTE EXPERIMENTAL

Preparao da dibenzalciclohexanona

Em erlenmeyer de 250 ml colocar 2,5 g de hidrxido de sdio, 25 ml de gua e agitar at completa dissoluo. Acrescentar 20 ml de lcool etlico e resfriar em banho de gua. Adicionar 2,7 g de benzaldeido, 1,2 g de ciclohexanona e manter temperatura ambiente, com agitao ocasional, pelo perodo de 15 minutos. Aquecer em banho-maria-fervente por 5 minutos e resfriar em banho de gelo e gua. Separar o precipitado por filtrao vcuo e em seguida, lavar sucessivamente com 50 ml de gua, 10 ml de cido actico a 10% e 50 ml de gua. Recristalizar com lcool etlico. Secar, determinar o rendimento obtido e o percentual. Testes de confirmao Ponto de fuso Teste qumico (reao com a 2,4-dinitro-fenil-hidrazina) Anlise cromatogrfica (CCD)

2.

Exerccio sobre condensao aldlica

1-Que diferenas podem ser destacadas entre mecanismo de condensao aldlica catalisada por cido e por base ? 2- Dar o mecanismo da reao catalisada por cido entre benzaldeido e acetona. 3- Qual a utilidade sinttica da reao de condensao aldlica ? 4- Um subproduto que poderia ser esperado na reao de condensao aldlica envolvendo benzaldeido e acetona seria resultante auto condensao da acetona. Faa comentrios enfatizando reatividade e condies para obteno do produto da auto condensao. 5-Qual dos dois intermedirios se desidratam mais facilmente o intermedirio para a formao de dibenzalcetona ou do 2- metil-2-pentanal. Porque? 6-Qual a finalidade do lcool etlico na preparao de dibenzalcetona?
3 Referncias bibiogrficas:

A. Hathaway, J. Chem. Ed. 1987, 64, 367. Mano, E.B. e Seabra, A.P., Prticas de Qumica Orgnica, Edart, So Paulo, 1980.

EXPERIMENTO 05: REAO DE ESTERIFICAO

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

INTRODUO

A preparao de um ster pode ser conduzida por caminhos bem distintos. O mtodo mais simples a esterificao de Fischer, na qual o cido carboxlico aquecido com um lcool em presena de um catalisador. A reao reversvel e muito lenta. Para atingir o estado de equilbrio necessrio aquecer a mistura, sob refluxo, durante longo perodo de tempo. Entretanto, quando se usa 3% de cido sulfrico ou de cido clordrico, o tempo necessrio fica reduzido a poucas horas. O uso de cido mineral como catalisador foi introduzido por Fischer. O rendimento pode ser aumentado usandose excesso de um dos reagentes (o mais barato) ou removendo-se um dos produtos formados na reao. Este mtodo d bons resultados com lcoois primrios, regulares com lcoois secundrios e baixos com lcoois tercirios. Um outro mtodo usado na preparao de steres a reao de cloretos de acila com lcoois. A reao rpida e no exige aquecimento. Este mtodo recomendado para cidos orgnicos que no podem sofrer aquecimento e para reaes muito lentas, em consequncia de impedimento espacial. Outros mtodos de preparao de steres esto descritos na literatura qumica. OBJETIVOS Discutir o mecanismo de uma reao de esterificao Conhecer as condies experimentais para uma reao de esterificao Utilizar mtodos de separao, purificao e caracterizao de um produto orgnico lquido Discutir os espectros de absoro do cido benzico, metanol, benzoato de metila. Discutir e comparar mtodos alternativos de preparao do benzoato de metila.

DISCUSSO TERICA 1 2 Definio. Tipo de reao. Classificao Mecanstica. Exemplos Caractersticas. Substratos Reatividade

PREPARAO DO BENZOATO DE METILA Reao principal. Mecanismo. Diagrama de energia. Reaes secundrias Caractersticas de reagentes e produtos. Constantes fsicas. Toxidez. Aplicaes do produto 6 Cuidados especiais com reagentes, produtos e com a reao 7 Rendimento terico e indicado Discusso do procedimento: formao, separao, purificao, identificao (constantes fsicas, testes qumicos, anlise cromatogrfica). 3 4 5

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

PARTE EXPERIMENTAL 1 Preparao do benzoato de metila

Em balo de 125 ml, colocar 12 g de cido benzico, 25 ml de metanol, 2 ml de cido sulfrico concentrado e alguns fragmentos de porcelana porosa. Adaptar condensador para refluxo e aquecer, at a ebulio, por 60 minutos. Ao final deste perodo interromper o aquecimento, deixar esfriar e transferir o contedo do balo para um funil de separao de 125 ml contendo 25 ml de soluo aquosa de carbonato de sdio a 10 %. Extrair o produto com duas pores de 15 ml de clorofrmio, recolher a camada orgnica e desprezar a camada aquosa. Juntar os extratos clorofrmicos e lavar com duas pores de 10 ml de gua destilada. Secar o extrato com sulfato de magnsio anidro, filtrar para um balo e destilar o solvente. Prosseguir a destilao coletando a frao que destilar entre 193-198C. Determinar o rendimento obtido e percentual. Testes de confirmao Ponto de ebulio (Destilao) Anlise cromatogrfica (CCD)

EXERCCIOS SOBRE ESTERIFICAO 1. Na preparao do benzoato de metila, findo o tempo para que a reao acontea, que substncias esto presentes no meio reacional? De que maneira elas podem ser separadas? 2. Comparar a velocidade da reao de formao do acetato de n-butila, quando se utiliza anidrido actico em vez do cido actico para a preparao do acetato de n-butila. 3. Sendo a reao de esterificao um processo reversvel, vrios artifcios podem ser utilizados com o objetivo de deslocar o equilbrio no sentido de formao dos produtos. Indicar esses artifcios. 4. Indicar o produto da reao de hidrlise de um ster catalisada por base. Falar sobre a importncia desta reao e propor um mecanismo para a mesma. 5. Escrever as reaes ocorridas entre os seguintes compostos: Benzoato de metila + gua em presena de cido sulfrico. cido saliclico + anidrido actico em presena de cido sulfrico. P-Nitrofenol + anidrido actico.
Referncias bibiogrficas:

Cason, J., Rapoport, H., Laboratory Test in Organic Chemistry, 3rd ed., Englewood Cliffs, Prentice Hall, New Jersey, 1970. Mano, E.B. e Seabra, A.P., Prticas de Qumica Orgnica, Edart, So Paulo, 1980. Soares, B. G. e col., Qumica Orgnica Terica e Tcnicas de Preparao, Purificao e Identificao de Compostos Orgnicos, Guanabara, R. J., 1988. Vogel, A.I., Qumica Orgnica, 3a ed., Ao Livro Tcnico, R. J. 1985.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

EXPERIMENTO 06: BIODIESEL DE SOJA REAO DE TRANSESTERIFICAO INTRODUO O biodiesel um termo empregado para descrever steres de cidos graxos (mono-alquil steres) derivados de leos e gorduras naturais obtidos atravs de um processo de transesterificao, no qual ocorre a transformao de triglicerdeos em molculas de steres metlicos ou etlicos de cidos graxos (Figura 1), com propriedades similares as do leo diesel3,4.

2
CH3OH + KOH H 2O + CH3O-K+

H2C OCOR1 HC OCOR2 H2C OCOR3 Triglicerdeo + 3 CH3O-K+

R1COOCH3 * R2COOCH3 * R3COOCH3 * steres metlicos +

H2C O-K+ HC O-K+ H2C O-K+

H 2C O - K + HC O-K+ H 2C O - K + + H 2O

H2C OH HC OH H2C OH Glicerol + 3 KOH

Figura 1: Estrutura geral de um triglicerdeo (R1, R2 e R3: cadeias carbnicas dos cidos graxos, sendo R1=R2=R3 ou R1 R2 R3) e o princpio da reao de transesterificao. PARTE EXPERIMENTAL Reagentes e equipamentos Reagentes: leo de soja comercial; leo de soja usado na fritura de salgadinhos; metxido de potssio recentemente preparado; iodo ressublimado (Merck); ter de petrleo (Quimex); ter dietlico (Quimex); cido actico glacial (Mallinckrodt); cido olico (Merck); oleato de metila (sintetizado no laboratrio); clorofrmio deuterado (Cambridge Isotope Laboratories, Inc).

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Metxido de Potssio A soluo de metxido de potssio foi preparada dissolvendo-se 1,5 g de hidrxido de potssio (KOH, Synth) em 35 mL de metanol com o auxlio de agitao e controle de temperatura (45oC) at a completa dissoluo de KOH. O volume de metanol e a massa de KOH para a reao de transesterificao tm por finalidade alcanar um melhor rendimento da produo do ster11. Segundo Rabelo11 o melhor rendimento ocorreu com 1,5 g de KOH e 35% de metanol em relao a 100 mL de leo. Observao: Essa soluo deve ser manipulada cuidadosamente utilizando a capela e os alunos portando seus EPIs (equipamentos de proteo individual), devido ao carter corrosivo da base e a toxicidade do metanol. A reao de transesterificao Em um balo de fundo chato (500 mL) foram adicionados 100 mL do leo de soja (in natura ou usado, sendo este ltimo previamente filtrado atravs de algodo para remoo de resduos slidos). Esse material foi aquecido em banho-maria, sob agitao com o auxlio de uma barra magntica, at atingir a temperatura de 45oC. Em seguida, foi adicionada a soluo de metxido de potssio recentemente preparada, e a reao ocorreu por 10 minutos a 45oC sob agitao. Elaborao do biodiesel Posteriormente, a mistura reacional foi transferida para um funil de separao para permitir a decantao e a separao das fases: superior contendo biodiesel e a inferior composta de glicerol, sabes, excesso de base e lcool (tempo de espera para separao das fases: 15 minutos). A fase inferior foi recolhida em uma proveta de 50 mL e o volume obtido foi anotado. Esse material foi submetido a destilao a 80oC para recuperar o lcool que no reagiu. O volume de biodiesel (fase superior) foi medido utilizando uma proveta de 250 mL e ento retornado ao funil de separao para os procedimentos de lavagem: inicialmente com 50 mL da soluo aquosa de cido clordrico a 0,5 % (v/v) e, em seguida, duas lavagens com 50 mL de soluo saturada de NaCl. A ausncia do catalisador bsico no biodiesel pode ser confirmada atravs da medida do pH da ltima gua de lavagem, a qual deve estar neutra. Nos casos em que houve a formao de emulso, a mesma foi desfeita com o auxlio de um basto de vidro. O tempo gasto para os procedimentos de lavagem foi de 01h30min.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Para remoo dos traos de umidade o biodiesel foi filtrado utilizando sulfato de sdio anidro (Quimex) e transferido para uma proveta de 250 mL para medio do volume. O biodiesel aparece como um lquido lmpido de colorao amarela. Monte um fluxograma. Anlise do Biodiesel Questes a) Apresente o mecanismo da reao de transesterificao utilizada nesse experimento. b) Por que foi necessrio realizar a reao em meio bsico? Essa reao poderia ser realizada em meio cido? Justifique. c) Explique a utilizao de HCl no procedimento de lavagem. d) Conceitue resduo, rejeito e insumo.Como visto no texto, o metanol deve ser adicionado em excesso. Pede-se: Por que se deve adicionar metanol em excesso? Calcule a quantidade necessria de metanol para a reao de transesterificao utilizando 100 mL de leo de soja. Calcule a porcentagem do metanol que no reagiu. Dados: 1 mol de triglicerdeos no leo de soja: ~ 882 g; densidade do leo de soja: 0,925; densidade do metanol: 0,79. REFERNCIAS 1. Vogel, A. I.; Qumica Orgnica Anlise Orgnica Qualitativa, 3th ed., Ao Livro Tcnico: Rio de Janeiro, 1985. 2. Soares, B. G.; Souza, N. A.; Pires, D. X.; Qumica Orgnica: Teoria e Tcnicas de Preparao, Purificao e Identificao de Compostos Orgnicos, Guanabara: Rio de Janeiro, 1988. 3. Knothe, G.; Dunn, R. O.; Bagby, M. O.; ACS Symposium Series 1997, 666, 172. 4. http://www.biodiesel.org/resources/fuelfactsheets/, acessada em Fevereiro de 2006. 5. http://www.biodiesel.org.br/, acessada em Fevereiro de 2006. 6. Rede Baiana de Biocombustveis, Informativo n. 101 em 10/01/06. 7. Ferrari, R. A.; Oliveira, V. S.; Scabio, A.; Quim. Nova 2005, 1, 19. 8. Freddman, B.; Butterfield, R. O.; Pryde, E.H.; J. Am. Oil Chem. Soc. 1986, 63, 1598. In Ferrari, R. A.; Oliveira, V. S.; Scabio, A.; Quim. Nova 2005, 1, 19. 9. http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html, acessada em julho de 2005.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

10. Costa Neto, P. R.; Rossi, L. F. S.; Zagonel, G. F.; Ramos, L. P.; Quim. Nova 2000, 23, 531. 11. Rabelo, I. D.; Dissertao de Mestrado, Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran, Brasil, 2001. EXPERIMENTO 07: EXTRAO
INTRODUO:

A tcnica da extrao com solvente utilizada para separar e isolar compostos orgnicos, seja a partir de misturas naturais ou resultantes de reaes de sntese. A tcnica e o tipo de solvente variam de acordo com o tipo de mistura. O tipo mais comum de extrao aquele em que uma soluo aquosa tratada com um solvente orgnico inerte com o objetivo de extrair um composto orgnico, entretanto pode tambm ser utilizada a extrao com solventes quimicamente ativos para separar compostos de natureza cida ou bsica. Solues diludas de carbonato de sdio, bicarbonato de sdio, hidrxido de sdio etc. so utilizadas para extrair compostos cidos dissolvidos em solventes orgnicos, ou extrair impurezas de carter cido, enquanto solues diludas de cido clordrico ou cido sulfrico so utilizadas para extrair compostos bsicos de suas solues em solventes orgnicos, ou para retirar impurezas bsicas. Em qualquer dos casos formam-se sais que passam para a fase aquosa, onde so solveis. A substncia cida ou bsica aps a separao da fase aquosa recuperada por deslocamento. OBJETIVOS Estudar os princpios bsicos da teoria da extrao Conhecer a aparelhagem necessria a aplicao da tcnica Utilizar a tcnica da extrao como mtodo de separar e purificar compostos orgnicos Reconhecer a tcnica da extrao adequada separao de diferentes misturas.

DISCUSSO TERICA 1.Definio 2.Aplicao 3.Teoria da Extrao: Lei da Distribuio ou Partio 4.Classificao 4.1. Quanto ao processo de extrao Extrao contnua de lquidos ou slidos Extrao descontnua de lquidos ou slidos 4.2. Quanto a natureza do solvente extrator Extrao com solventes quimicamente inertes Extrao com solventes quimicamente ativos Extrao descontnua com solventes inertes 5.1. Descrio da tcnica. Solventes. Critrios para a escolha. Os mais utilizados. Secagem e agentes dessecantes. Mtodos de eliminao 5.2. Dificuldades na separao de fases. Emulses 5.3 Efeito "salting out" Extrao descontnua com solventes quimicamente ativos

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

6.1. Descrio da tcnica. Fundamento do mtodo. Aplicao. Solventes utilizados. Isolamento e recuperao dos componentes 7 Extrao descontnua slido / lquido. Aparelhagem 8 Extrao contnua lquido / lquido. Aparelhagem 9 Extrao contnua slido / lquido. Aparelhagem PARTE EXPERIMENTAL 1 2 Extrao com solventes inertes e efeito salting-out

Tomar trs tubos de ensaio e colocar em cada um deles um volume de gua destilada correspondente a menos da metade da sua capacidade. Adicionar ao primeiro tubo 3 ml de ter sulfrico, ao segundo tubo 3 ml de clorofrmio e ao terceiro 3 ml de lcool n-amlico. Em seguida, adicionar 5 gotas de soluo aquosa de cristal de violeta 0,1% em etanol a cada tubo. Agitar vigorosamente, observar o aspecto das camadas e anotar. Adicionar ao primeiro e ao segundo tubo, pores de cloreto de sdio at que a soluo esteja saturada. Comparar a intensidade da cor da fase aquosa nos dois tubos com a do terceiro tubo e apresentar suas concluses. 2 Extrao com solventes quimicamente ativos

Em uma ampola de decantao de 100 ml, adaptada a um suporte universal por meio de uma argola, adicionar com auxlio de um funil de colo longo, 10 ml de uma mistura lquida, contendo um componente cido (cido benzico), um bsico (p-nitroanilina) e um neutro (naftaleno) dissolvidos em tolueno. Adicionar 10 ml de soluo aquosa de cido clordrico a 10%, agitar e em seguida deixar em repouso. Recolher a camada aquosa (inferior) em recipiente marcado com o n 1 e reservar. Lavar a camada orgnica com cerca de 10 ml de gua, deixar separar as duas camadas e recolher a camada aquosa (inferior) e desprezar. fase orgnica remanescente na ampola, adicionar 10 ml de soluo aquosa de hidrxido de sdio a 10% e proceder como anteriormente, recolhendo a camada aquosa (inferior) em recipiente marcado com o n 2. Lavar novamente a camada orgnica com 10 ml de gua, desprezar a camada aquosa (inferior) e transferir a camada orgnica para um vidro de relgio deixando evaporar o solvente. Para isolar os produtos dissolvidos adicionar lentamente ao contedo do recipiente n 1, uma soluo de hidrxido de sdio a 20%, at que haja precipitao total e ao contedo do frasco n 2, uma soluo de cido clordrico 1:1 procedendo da mesma forma. Resfriar os recipientes em banho de gelo e se tiver dificuldade para precipitar os slidos, atritar as paredes internas dos recipientes com um basto de vidro. Separar os slidos por filtrao a vcuo, lavando-os com pequenas pores de gua gelada. Secar m papel de filtro e estocar em recipiente rotulado. Explicar o que se passou neste experimento, identificar os componentes isolados e apresentar as reaes envolvidas nesse processo.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Extrao contnua de slidos

Armar uma aparelhagem para extrao contnua de uma mistura slida usando o extrator de Soxhlet. Proceder a extrao dos componentes da semente de urucum utilizando como solvente uma mistura de etanol e gua a 20%. Acompanhar o processo de separao, observando e comparando a colorao do solvente extrator antes e aps a extrao. Apresentar concluses sobre o procedimento utilizado.
4. Referncias bibliogrficas:

Rocha, N. e Nascimento, S., Experimentos de Qumica Orgnica, Salvador, 1969. Soares, B. G. e col., Qumica Orgnica Terica e Tcnicas de Preparao, Purificao e Identificao de Compostos Orgnicos, Guanabara, R. J., 1988. Vogel, A.I., Qumica Orgnica, 3a ed., Ao Livro Tcnico, R. J. 1985.

EXPERIMENTO 08: PRINCPIOS DE ANLISE ORGNICA A anlise orgnica a rea da qumica orgnica que envolve a identificao de substncias por meio de processos fsicos e qumicos. Um trabalho de laboratrio em qumica orgnica no consiste apenas de preparaes sintticas. Aps a sntese de uma espcie qumica deve-se identificar o produto obtido atravs de suas caractersticas fsicas e qumicas. A identificao completa de uma substncia inclui pelo menos as seguintes etapas: a) Anlise imediata Caracteriza a amostra como uma substncia ou mistura de substncias. Separar e purificar se for o caso. b) Identificao das propriedades fsicas: estado fsico, cor, odor, ndice de refrao, densidade, rotao ptica, ponto de fuso, ponto de ebulio. c) Anlise elementar Determina qualitativa ou quantitativamente a presena dos elementos que compem uma substncia orgnica. d) Determinao da solubilidade Identifica o grupo de solubilidade ao qual pertence a amostra desconhecida. e) Testes para grupos funcionais Identificao dos grupos funcionais presentes em determinada substncia orgnica. f) Preparo de derivados Pelo preparo de um ou mais derivados conhecidos da substncia que se est analisando, pode-se chegar concluso sobre a identidade do composto em questo.

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

g) Anlise instrumental Mtodos cromatogrficos: cromatografia em fase gasosa (CG) e cromatografia lquida (CL). Mtodos espectromtricos: ultravioleta (UV), infravermelho (IV), ressonncia magntica nuclear (RMN), espectrometria de massas (EM). PARTE EXPERIMENTAL .1 Determinao das propriedades fsicas Observar e anotar as principais caractersticas da amostra que ser analisada (estado fsico, cor e odor). Determinar o ponto de fuso (slido) ou ebulio (lquido). Determinar o ndice de refrao da amostra lquida. .2 Determinao da solubilidade Um composto ser considerado solvel se 0,2 ml de um lquido ou 0,1 g de um slido dissolve-se completamente em 3 ml de um determinado solvente que deve ser adicionado em pores, com agitao e temperatura ambiente. Em tubo de ensaio, adicionar 0,2 ml (5 gotas) da amostra lquida ou 0,1 g do slido. Testar e observar a solubilidade nos diversos solventes ou solues de acordo com o esquema sumrio de classificao pela solubilidade. Anotar se a amostra solvel ou insolvel. A partir dos resultados obtidos identificar o grupo de solubilidade ao qual pertence a sua amostra e prosseguir os testes qumicos para identificao do grupo funcional. Para cada teste qumico, observar atentamente e registrar qualquer mudana de colorao, desprendimento de gs, elevao ou abaixamento de temperatura, turvao, formao de precipitado, separao de fases, etc. Anotar se positivo ou negativo. Fazer uma anlise conclusiva dos resultados, indicar o grupo funcional presente na sua amostra e apresentar as reaes correspondentes aos testes executados. ESQUEMA SUMRIO DO TESTE DE CLASSIFICAO POR SOLUBILIDADE Tabela 1: Compostos orgnicos relacionados s classes de solubilidade. Sol. em gua, Insol. em ter. Sais de cidos orgnicos, hidrocloretos de aminas, aminocidos, compostos polifuncionais (carboidratos, polilcoois, cidos, etc.). Substncias polares e inicas ou facilmente ionizveis, hidroxicidos policidos, poliis, acares, amidas, poliaminas, lcoois, cidos sulfnicos, sais. cidos monocarboxlicos, com cinco tomos de carbono ou menos, cidos arenossulfnicos. Aminas monofuncionais com seis tomos de carbono ou menos. Sol. em gua, Sol. em ter. Membros inferiores da srie homloga de compostos contendo oxignio e nitrognio: cidos e derivados, fenis, aldedos, cetonas, lcoois, aminas, nitrilas, substncias de baixo peso molecular, steres, nitrilas e amidas monofuncionais com cinco tomos de carbono ou menos. cidos orgnicos fortes: cidos carboxlicos com menos de seis tomos de carbono, fenis com grupos eletroflicos em posies orto e para, -dicetonas. cidos orgnicos fracos: fenis, enis, oximas, imidas, sulfonamidas,

S2

SA SB S1

A1

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

tiofenis com mais de cinco tomos de carbono, -dicetonas, compostos nitro com hidrognio em , sulfonamidas. Bsicos Insol. em gua ou NaOH a 5% Sol. HCl a 10%. Aminas aromticas com oito B ou mais carbonos, anilinas e alguns oxiteres. Substncias bsicas: aminas, hidrazinas. Diversos compostos neutros de nitrognio ou enxofre MN contendo mais de cinco tomos de carbono. lcoois, aldedos, metil cetonas, cetonas cclicas e steres contendo N1 somente um grupo funcional e nmero de tomos de carbono entre cinco e nove; teres com menos de oito tomos de carbono; epxidos. Alcenos, alcinos, teres, alguns compostos aromticos N2 (com grupos ativantes) e cetonas (alm das citadas em N1). Hidrocarbonetos saturados, alcanos halogenados, haletos de arila, I teres diarlicos, compostos aromticos desativados. Obs.: Os haletos e anidridos de cido no foram includos devido a alta reatividade. A2

SUBSTNCIA DESCONHECIDA

GUA INSOLVEL SOLVEL

NaOH 5%

TER INSOLVEL S2

INSOLVEL

SOLVEL

SOLVEL

HCl 5%

NaHCO3 5%

VERMELHO AO TORNASSOL

SA

AZUL AO TORNASSOL

NO ALTERA O TORNASSOL

SB

S1

INSOLVEL

SOLVEL B

SOLVEL A1

INSOLVEL A2

H2SO4 96%

INSOLVEL I

H3PO4 85%

SOLVEL N1

INSOLVEL N2

Esquema 1: Classificao dos compostos orgnicos pela solubilidade.

.3

TESTES PARA GRUPOS FUNCIONAIS

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

1.

Teste com bromo em tetracloreto de carbono Dissolver cerca de 0,1g de amostra se for slida ou 0.2 ml (4 gotas) se for lquida, em 2 ml de tetracloreto de carbono e adicionar 3 gotas de uma soluo a 5% de bromo em tetracloreto de carbono. O descoramento da soluo de bromo, sem desprendimento de vapores de cido bromdrico, prova positiva para insaturao, indicando reao de adio. O desaparecimento da colorao do bromo, acompanhado do desprendimento de cido bromdrico, indica uma reao de substituio e caracterstica de compostos portadores de hidrognio ativo como: fenis, enis e cetonas. Aminas aromticas tambm do este tipo de reao, mas logo em seguida reagem com o cido bromdrico produzido, transformando-se em sais. 2. Teste com permanganato de potssio (Teste de Bayer) Dissolver 0,1 g da amostra se for slida ou 0.2 ml (4 gotas) se for lquida em 2 ml de gua ou acetona e adicionar 4 gotas de soluo aquosa de permanganato de potssio a 2%. A mudana de colorao do reativo indicativo da reao com compostos insaturados ou portadores de grupos oxidveis. Caso no haja mudana imediata de colorao, deixar o tubo em repouso durante 5 minutos, com agitao ocasional. Uma leve mudana na colorao do reativo pode ser atribuda presena de impurezas. 3. Teste com anidrido crmico (Teste de Jones) Dissolver 0.1g da amostra slida ou 1 gota se for lquida em 1 ml de acetona e juntar 1 gota da soluo aquosa de anidrido crmico (CrO3 ) em cido sulfrico. lcoois primrios e secundrios do reao imediata com formao de uma suspenso opaca de colorao azul-esverdeada. Os lcoois tercirios no do reao neste tempo, permanecendo ento a colorao alaranjada do reativo. Desprezar qualquer mudana de colorao aps 10 segundos. 4. Teste com cloreto de zinco em presena de cido clordrico - ZnCl2/HCl (Teste de Lucas) Em tubo de ensaio seco dissolver 0.2 ml (4 gotas) da amostra lquida em 2 ml do reativo de Lucas. Arrolhar o tubo e agitar vigorosamente. Em seguida deixar o tubo em repouso e observar. lcoois tercirios reagem de imediato com aparecimento de emulso, seguida de separao de camadas devido formao do cloreto de alquila correspondente. lcoois secundrios tm reatividade intermediria. Apresentam turvao da mistura reacional aps 5 minutos e separao de fases aps 10 minutos. lcoois primrios no reagem nestas condies. 5. Teste com cloreto frrico (FeCl3) Diluir 0.1 g ou 1 gota da amostra em 10 ml de gua ou etanol e adicionar 1-3 gotas da soluo de cloreto frrico a 1%. Comparar a colorao do tubo teste com a do tubo de referncia, contendo gua destilada e 1-3 gotas da soluo de cloreto frrico. O aparecimento imediato de cor tpico de fenis e enis. 6. Teste para haletos de alquila

UFRB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA UFRB CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES

Colocar em tubo de ensaio, 2 ml de uma soluo de nitrato de prata a 2% em etanol e uma gota da substncia em anlise. Se temperatura ambiente no houver reao em cinco minutos, aquecer a soluo ebulio em banho maria. A formao de precipitado indica teste positivo para halognio. 7. Teste com bicarbonato de sdio cidos carboxlicos podem ser detectados pela liberao de dixido de carbono quando reagem com bicarbonato de sdio, em soluo aquosa a 10%. Tomar 0.1 g ou 0,2 ml (4 gotas) da amostra e adicionar cerca de 1 ml da soluo de bicarbonato de sdio. A solubilizao da amostra associada liberao de dixido de carbono indicativo de compostos cidos. 8. Teste com a 2,4-dinitrofenilhidrazina (2,4-DNFH) Aldedos e cetonas reagem com as hidrazinas formando hidrazonas correspondentes que so slidos insolveis. Em tubo de ensaio dissolver 0,1 g ou 4 gotas da amostra em 1 ml de etanol e adicionar 1,5 ml da soluo de 2,4-DNFH, recentemente preparada. Deixar em repouso por alguns minutos. O aparecimento de precipitado indica que houve reao. 9. Distino entre aldedos e cetonas (Teste de Tollens) Podem ser diferenciados pelo teste com o reativo de Tollens, que se baseia na formao de um precipitado escuro e espelho de prata, aps reao do aldedo com nitrato de prata em meio amoniacal. Em tubo de ensaio colocar 1 ml do reativo de Tollens (recentemente preparado) e duas gotas da substncia (lquida) em anlise, ou 0,1 g do slido. No agitar. Se no ocorrer a formao do espelho de prata, ajustar o pH do meio, por adio de uma gota da soluo de hidrxido de sdio a 10%. Se ainda assim a reao no ocorrer, aquecer levemente sob a chama de um bico de Bunsen. A formao do espelho de prata indica teste positivo. Preparo do reativo: Em tubo de ensaio colocar 2 ml de uma soluo de nitrato de prata a 5% e adicionar 1 gota de soluo diluda de hidrxido de sdio (aprox. 10%). Juntar gota a gota, uma soluo de hidrxido de amnio a 2%, agitando constantemente at dissoluo do precipitado de xido de prata. 4. Referncias bibliogrficas:

Shriner, R. L. e col., Identificao Sistemtica dos Compostos Orgnicos, 6a ed., Guanabara Dois, R.J, 1983. Soares, B. G. e col., Qumica Orgnica Terica e Tcnicas de Preparao, Purificao e Identificao de Compostos Orgnicos, Guanabara, R. J., 1988.

You might also like