You are on page 1of 51

Gesto de Projetos Mtodos e Tcnicas

A diferena entre a genialidade e a estupidez que a genialidade tem limites. . Annimo

Aula 10 - RISCOS

Definio de Risco - Geral


Risco a possibilidade de sofrer perdas (impacto na qualidade do produto final, no atraso do cronograma, no aumento de custos ou mesmo na falha do projeto).
(SEI - Software Engineering Institute)

Um evento ou condio incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou negativo sobre ao menos um dos objetivos do projeto.
(PMI - Project Management Institute, 2004)

Definio de Risco - Geral


Risco a combinao da probabilidade ou frequncia de ocorrncia de uma ameaa ou oportunidade definida e a magnitude das consequncias de sua ocorrncia.
(APM - Association for Project Management, 2006)

A palavra riscos deriva do italiano antigo resicare que significa ousar. Neste sentido, risco uma opo e no um destino. Correr riscos faz parte da histria antiga (Bernstein, 1997). "The problem with the future is that more things might happen than will happen."
Plato
2

Risco x Problema - Geral


Risco diferente de problema. Este um
risco que j se materializou! Risco: Possibilidade de uma pessoa importante da equipe adoecer ou mudar de emprego. Problema: Essa pessoa mudar de emprego na parte mais crtica do projeto! (Fato=100%) Risco: Perda de informaes sem a possibilidade de recuperao. Problema: No realizado backup das informaes (Fato=100%).

Palavra-chave, portanto, : INCERTEZA!!!


3

Risco x Problema - Geral


A diferena crucial, pois aes para gerenciar o risco sero muito diferentes das aes para gerenciar o problema. Gerenciamento de riscos pensar em aes corretivas antes do problema ocorrer. Seu oposto o gerenciamento de crises. Descobrir o que fazer quando j existe um problema.

Risco x Problema - Geral

Fator Agravante : M postura Risco : Sofrer alteraes na curvatura da coluna (Hipercifose, Hiperlordose, Escoliose) Problema : De Coluna

Declarao e Mensurao do Risco


Um formato padro para declarao de riscos fornece : Clareza, consistncia e uma base para o futuro processamento do Risco.

Declarao e Mensurao do Risco


Os riscos devem ser identificados e documentados em uma linguagem concisa, que inclua o contexto, as condies e as conseqncias de sua ocorrncia, para que possam ser analisados e controlados corretamente. A exposio referente a cada risco definida como o produto da probabilidade de ocorrncia do risco pelo respectivo impacto. Utilizada na priorizao dos riscos.
Risk (severity/importance) = Probability X Impact
7

Probabilidade X Impacto - Geral


Risk (severity/importance) = Probability
(of adverse event)

Impact
(if the event occurs)

Se h 75 % de chances de um evento ocorrer, atrasando o projeto, e o custo de atraso deste projeto de R$ 10.000,00 ento o risco pode ser quantificado em R$ 7.500,00

Matriz: Probabilidade X Impacto - Geral

Porque Gerenciar Riscos ?


D visibilidade acerca das incertezas inerentes a um projeto de software. Diminui a tendncia de otimismo extremo, de no querer enxergar os riscos ou simplesmente desejar (ou rezar!) para que no se materializem. A gesto de riscos gera proteo contra as principais incertezas, usualmente por um custo menor do que seria gasto se os riscos se materializassem ( o gerenciamento tradicional sofre presses de entrega que desfavorecem a ateno a aspectos no imediatos ou concretos, expondo o negcio a vulnerabilidades diversas). Desastres e retrabalho esto associados a riscos no identificados que poderiam ter sido evitados se fossem identificados, avaliados e monitorados corretamente.
(BOEHM, 1989, apud SCHNEIDER, 2004)

Definio de Gerenciamento de Risco


Gerenciamento de Risco (Risk Management ) uma prtica com processos, mtodos, e ferramentas para gerenciar riscos em um projeto. Ele fornece um ambiente disciplinado para a tomada de deciso a fim de : Avaliar:continuamente o que poderia dar errado (riscos). Determinar: quais riscos so importantes de tratar. Implementar: estratgias para tratar aqueles riscos.

11

Evoluo da Gerncia de Risco


Sc XX: utilizada em reas onde a gerncia de riscos o negcio da empresa: sade, finanas, seguro de vida, gerncia de portiflio etc (lucros dependem de oportunidades que dependem de riscos calculados.) Barry Boehm (1989) : pioneiro na incluso da gerncia de riscos no ciclo de vida de desenvolvimento de software. Robert Charette (1990); Fairley (1994) SEI Software Engineering Institute (1996) Klein e Lundin (1997); Chapman e Ward (1997) PMBOK Project Management Body of Knowledge (2000) CMMI Capability Maturity Model Integrated (2001)

12

Evoluo da Gerncia de Risco


80's: desenvolviment o de software no modelo espiral, dirigido a riscos (a anlise de riscos feita a cada interao)

Evoluo da Gerncia de Risco


90's: metodologias de gerncia de projetos deixavam a gerncia de riscos em segundo plano, dentro de alguma outra rea de conhecimento. Hoje: maior destaque. Exemplos: PMBOK 2004: rea de conhecimento especfica para o assunto. CMMI (SEI, 2002): reuniu as prticas de gerncia de riscos, at ento inclusas dentro de outras reas chave de processo, em uma rea de processo especfica. (Schneider, 2004).

Preparar-se para a Gerncia de Riscos PrepararDeterminar Fontes e Categorias de risco Categorias de Riscos Estabelecer categorias para os riscos prov um mecanismo para coletar e organizar os riscos e assegurar um exame minucioso apropriado e gerenciar as atenes para aqueles riscos que podem ter conseqncias mais srias que impeam que os objetivos do projeto sejam atingidos. Colaborar para uma futura consolidao das atividades no plano de mitigao de riscos.

Uma taxonomia de riscos pode ser usada para prover uma forma de determinar fontes de riscos e categorias.

Preparar-se para a Gerncia de Riscos PrepararDefinir Parmetros de Riscos Parmetros usados para analisar e categorizar os riscos e para controlar a tarefa de gerncia de riscos. Parmetros de risco so usados para prover critrios simples e consistentes para comparar os vrios tipos de riscos a serem gerenciados. Servem para avaliar e quantificar a probabilidade de riscos e os nveis de severidade dos mesmos.

Preparar-se para a Gerncia de Riscos PrepararDefinir Parmetros de Riscos Sem estes parmetros, seria difcil medir a severidade das mudanas inesperadas causadas pelo risco e priorizar as aes necessrias requeridas pelo plano de mitigao dos riscos. Os parmetros so: Probabilidade de ocorrncia do risco, Conseqncia do risco ( impacto e severidade da ocorrncia do risco) e Limites para iniciar as atividades de gerncia. Definir limites para cada categoria de risco, para determinar a aceitabilidade ou no dos riscos, priorizao dos riscos, ou provocar uma ao da gerncia.

Preparar-se para a Gerncia de Riscos PrepararEstabelecer uma estratgia para a Gerncia de Risco Uma estratgia de gerncia de riscos ampla inclui: O escopo da tarefa de gerncia de riscos Mtodos e ferramentas para serem usados na identificao de riscos, na anlise de riscos, na mitigao de riscos, na monitorao de riscos e na comunicao. Fontes de riscos especficas do projeto. Como esses riscos sero organizados, categorizados, comparados e consolidados. Parmetros, incluindo probabilidade, resultado e limites, para agir na identificao de riscos. Tcnicas de mitigao de riscos a serem usadas. Definies para mensurar os riscos e monitorar status. Intervalos de tempo para reavaliao e monitoramento de riscos.

Identificar e Analisar Riscos


Identificar Riscos O risco deve ser identificado e descrito de uma forma compreensvel antes de ser analisado e gerenciado corretamente. Os riscos so documentados incluindo o contexto, condies e conseqncias de sua ocorrncia. Identificar os riscos relacionados a custos, cronogramas e performance. Reviso dos elementos ambientais que podem impactar no projeto. Identificar os stakeholders relevantes relacionados a cada risco.

Identificar e Analisar Riscos


Identificar Riscos Mtodos tpicos de identificao de riscos: Examinar cada elemento da WBS para descobrir riscos. Conduzir uma avaliao dos riscos usando uma taxonomia de riscos. Entrevistar especialistas no assunto. Revisar tarefas de gerncia de riscos de produtos similares. Examinar documentos com lies/ensinamentos ou banco de dados. Examinar especificaes de projetos e requisitos acordados.

Identificar e Analisar Riscos


Avaliar, Categorizar e Priorizar Riscos A importncia relativa do risco usada para determinar quando uma ao gerencial necessria. Freqentemente til agrupar os riscos relacionados ou equivalentes, e desenvolver opes em nveis agregados. Cada risco avaliado e recebe valores de acordo com os parmetros de risco, que incluem probabilidade, severidade ou impacto, e limites.
Probabilidade, por exemplo, pode ser categorizada como remota, improvvel, provvel, altamente provvel, ou certamente. Exemplos de severidade: baixa, mdia, alta, desprezvel, marginal, significante, crtica, catastrfica. normalmente relacionada com custo, cronograma, impacto ambiental e questes relacionadas a pessoas (ex: horas de trabalho perdidas). As prioridades podem necessitar reavaliao com o passar do tempo.

Mitigar os Riscos
Desenvolver Planos de Mitigao de Riscos Para os riscos mais importantes do projeto. Inclui tcnicas e mtodos usados para evitar, reduzir e controlar a probabilidade de ocorrncia do risco, a extenso do dano incorrida caso o risco ocorra (s vezes chamado de plano de contingncia), ou ambos. Riscos so monitorados periodicamente e quando excedem os limites estabelecidos o plano de mitigao de riscos ativado para retornar os limites aos nveis aceitveis.

Mitigar os Riscos
Desenvolver Planos de Mitigao de Riscos Opes para lidar com os riscos:

Evitar o risco: mudar ou reduzir os requisitos


enquanto ainda atendem as necessidades dos usurios. Controlar o risco: escolher passos que minimizem os riscos. Transferir o risco: realocar os requisitos para diminuir os riscos. Monitorar o risco: observar e periodicamente reavaliar o risco para adequar aos parmetros de risco definidos. Aceitar o risco: conhecimento do risco, porm sem tomar nenhuma atitude em relao a ele.

Normalmente, especialmente para riscos altos, mais de uma forma de lidar com o risco considerada.

Mitigar os Riscos
Desenvolver Planos de Mitigao de Riscos A aceitao do risco normalmente ocorre quando o risco considerado muito baixo para mitigao ou quando parece no haver um caminho vivel para reduzir o risco. Se um risco aceito, a razo para esta deciso deve ser documentada. Determinar a relao custo-benefcio em implementar o plano de mitigao de risco para cada risco. Planos alternativos devem ser desenvolvidos e os custos e benefcios para cada alternativa acessados. O plano mais apropriado selecionado para implementao. s vezes o risco pode ser insignificante e os benefcios pequenos, mas o risco deve ser mitigado para reduzir a probabilidade de ocorrncia de conseqncias inaceitveis.

Mitigar os Riscos
Implementar Planos de Mitigao de Riscos Planos de mitigao de riscos so desenvolvidos e implementados quando necessrios para proativamente reduzir os riscos antes que eles se tornem problemas. Apesar disso, alguns riscos so inevitveis e se tornaro problemas com impactos no projeto. Planos de contingncia podem ser desenvolvidos para riscos crticos para descrever as aes que o projeto deve tomar para lidar com a ocorrncia do impacto. A inteno definir um plano proativo para lidar com o risco, ou reduzindo o risco (mitigao) ou respondendo ao risco (contingncia), mas em ambos os casos gerenciar o risco.

25

Mitigar os Riscos
Normalmente, o tratamento do risco feito apenas para aqueles riscos considerados altos ou mdios. Depois que um plano de mitigao do risco iniciado, o risco ainda deve ser monitorado. Limites so checados para verificar a potencial execuo de um plano de contingncia.

Exemplos de Risco
Risco : Possibilidade de no atingir os requisitos no funcionais de performance. (Product Engineering/Design/Performance) Fatores contribuintes : Aplicao pesada, Real-time Response Mitigao :
Definir critrios no-funcionais com clareza. Ter um arquiteto experiente na tecnologia. Preparar e estudar a arquitetura para garantir os requisitos nofuncionais. Criar um prottipo arquitetural para exercer a performance. Utilizar ferramentas de testes de performance, carga e stress durante todo o projeto.

Exemplos de Risco
Risco : Possibilidade de Pessoal abandonar o projeto . (Development Enviroment/Management Methods) Fatores contribuintes : Falta Esprito de Equipe, Chefe Opressor, Baixa Moral. Mitigao : Redundar recursos em reas crticas. Usar tcnicas de programao em pares. Manter documentao sobre aspectos importantes do projeto. Realizar um gerenciamento de configurao eficaz.

Obstculos a Ultrapassar
Se gerir riscos to bom e efetivo, por que quase ningum faz uso?

Dificuldade de mensurar o sucesso Risco abstrato Processos caticos Ferramenta nova, desconhecimento das possibilidades Organizaes tm cultura interna, mas no implementam uma abordagem analtica da gerncia de riscos

Com Relao ao PMBOK 2004...


Identificao, anlise e resposta a riscos internos e externos do projeto. Planejamento do gerenciamento de riscos; Identificao de riscos; Anlise quantitativa de riscos; Anlise qualitativa de riscos; Planejamento de respostas a riscos; Monitoramento e controle de riscos.

30

Gerncia dos riscos do Projeto


EAR Estrutura Analtica de Riscos

31

Gerncia dos riscos do Projeto


Processos de Planejamento (essenciais e facilitadores) E
5.2 Planejamento do escopo

T T
6.1 Definio das atividades

6.2 Seqenciamento das atividades

E Processos de Iniciao E
5.1 Iniciao

5.3 Detalhamento do escopo

7.1 Planejamento dos recursos

6.3 Estimativa da durao das atividades

6.4 Desenvolvimento do cronograma

7.2 Estimativa dos custos

11.1 Planejamento de gerncia de riscos

4.1 I Desenvolviment o Project Charter

7.3 Oramentao dos custos

Processos de Encerramento A
12.6 Encerramento dos contratos

8.1 Planejamento da qualidade

9.1 Planejamento organizacional 9.2 Montagem da equipe

11.2 Identificao dos riscos

11.3 Anlise qualitativa de riscos

11.4 Anlise quantitativa de riscos 11.5 Planejamento de resposta aos riscos

10.1 Planejamento das comunicaes

12.1 Planejamento das contrataes

12.2 Preparao das aquisies

10.4 Encerramento administrativo

Processos de Execuo I E T $ Q H C R A 4-Integrao 5-Escopo 6-Tempo 7-Custo 8-Qualidade 9-RH 10-Comunicaes 11-Riscos 12-Suprimentos
4.2 Execuo do Project Charter

Processos de Controle C
10.3 Relatrio de performance

4.3 Controle geral de mudanas

8.2 Garantia da qualidade

9.3 Desenvolvimento da equipe

10.2 Distribuio das informaes

6.5 Controle do cronograma

5.4 Verificao do escopo

5.5 Controle de mudanas do escopo 7.4 Controle dos custos

12.3 Obteno das propostas

12.4 Seleo de fornecedores

12.5 Administrao de contratos

8.3 Controle da qualidade

11.6 Controle e monitoramento de riscos

32

Gerncia de Riscos - PMBOK


Planejamento da Gesto de Riscos (Fase de Planejamento)
Componentes do Processo Elementos do Processo
Entradas Plano do Projeto (Project Charter) Habilidades e experincia em gesto dos riscos Atribuies e responsabilidades predefinidas Modelos e padres para o planejamento Tolerncias (das partes interessadas) a riscos Reunies de planejamento

Ferramentas e Tcnicas

Sadas

Plano da gesto dos riscos, incluindo: Metodologia, atribuies e responsabilidades, cronograma, parmetros e interpretaes, limiares, modelos de relatrios, e rastreamento
33

Gerncia de Riscos - PMBOK


Identificao dos Riscos (Fase de Planejamento)

Componentes do Processo
Entradas

Elementos do Processo
Plano da gesto dos riscos Dados histricos Sadas de outros planos Categorias de riscos
Revises da documentao Tcnicas de obteno de informaes Listas de verificao Anlises das hipteses e restries Anlises de foras/fraquezas e oportunidades/ ameaas Tcnicas de diagramao

Ferramentas e Tcnicas

Sadas

Riscos e/ou condies de riscos Gatilhos e sintomas de riscos Entradas para outros Processos
34

Gerncia de Riscos - PMBOK


Avaliao dos Riscos (Fase de Planejamento)

Componentes do Processo
Entradas

Elementos do Processo
Plano da gesto dos riscos Riscos identificados Status do Projeto, tipo de Projeto Confiabilidade da preciso e dos dados Escala de probabilidade e impacto Matriz probabilidade/riscos Tendncias dos riscos Avaliao das hipteses e restries do Projeto Graduao da preciso dos riscos Graduao geral dos riscos Relao dos riscos priorizados Relao de outros riscos
35

Ferramentas e Tcnicas

Sadas

Gerncia de Riscos - PMBOK


Quantificao dos Riscos (Fase de Planejamento)

Componentes do Processo
Entradas

Elementos do Processo
Plano da gesto dos riscos Relao dos riscos priorizados Dados histricos Anlise de especialistas e sadas de outros planos Entrevistas Anlise de sensibilidade Processo decisrio Simulao

Ferramentas e Tcnicas

Sadas

Relao dos riscos quantificados e priorizados Anlise probabilstica do Projeto Probabilidade de variaes de custos e prazo Reserva de contingncia
36

Gerncia de Riscos - PMBOK


Controle de Riscos (Fase de Controle)
Componentes do Processo
Entradas

Elementos do Processo
Plano da gesto dos riscos Plano de respostas aos riscos Comunicaes Identificaes e anlises adicionais de riscos Auditorias Listas de verificao Revises peridicas de riscos Anlise do valor agregado Planejamento adicional de respostas aos riscos Anlise independente de riscos Planos de emergncia Pedidos de mudana Atualizaes do plano da gesto dos riscos Aes corretivas Relatrios de riscos
37

Ferramentas e Tcnicas

Sadas

Gerncia de Riscos - PMBOK


Quantificao dos Riscos (Fase de Planejamento)

Componentes do Processo
Entradas

Elementos do Processo
Plano da gesto dos riscos Relao dos riscos priorizados Dados histricos Anlise de especialistas e sadas de outros planos Entrevistas Anlise de sensibilidade Processo decisrio Simulao

Ferramentas e Tcnicas

Sadas

Relao dos riscos quantificados e priorizados Anlise probabilstica do Projeto Probabilidade de variaes de custos e prazo Reserva de contingncia
38

Gerncia de Riscos - PMBOK


Quantificao dos Riscos (Fase de Planejamento)

Componentes do Processo
Entradas

Elementos do Processo
Plano da gesto dos riscos Relao dos riscos priorizados Dados histricos Anlise de especialistas e sadas de outros planos Entrevistas Anlise de sensibilidade Processo decisrio Simulao

Ferramentas e Tcnicas

Sadas

Relao dos riscos quantificados e priorizados Anlise probabilstica do Projeto Probabilidade de variaes de custos e prazo Reserva de contingncia
39

Grupos de Processos x reas de Conhecimento


Process Groups Knowledge Areas 4. Gesto da Integrao em Projetos 5. Gesto do Escopo em Projetos 6. Gesto do Tempo em Projetos
5.1 Iniciao

Iniciao

Planejamento

Execuo

Controle

Finalizao

4.1 Desenvolvimento do Plano do Projeto

4.2 Execuo do Plano do Projeto

4.3 Controle de Mudanas Integrado

5.2 Planejamento do Escopo 5.3 Definio do Escopo

5.4 Verificao do Escopo 5.5 Controle de Mudanas no Escopo 6.5 Controle de Agendamento

6.1 Definio das Atividades 6.2 Sequenciamento das Atividades 6.3 Estimativa de Durao das Atividades 6.4 Desenvolvimento do Cronograma 7.1 Planejamento dos Recursos 7.2 Estimativa de Custos 7.3 Oramentao 8.1 Planejamento da Qualidade 8.2 Certificao da Qualidade

7. Gesto de Custos em Projetos 8. Gesto da Qualidade em Projetos 9. Gesto de RH em Projetos 10. Gesto da Comunicao em Projetos 11. Gesto de Riscos em Projetos

7.4 Controle de Custos

8.3 Controle de Qualidade

9.1 Planejamento da Organizao 9.2 Aquisio do Pessoal

9.3 Time de Desenvolvimento

10.1 Planejamento da Comunicao

10.2 Distribuio da Informao

10.3 Relatrio de Performance

10.4 Fechamento Administrativo

11.1 11.2 11.3 11.4 11.5

Plano de Gesto do Risco Identificao dos Riscos Analise Qualitativa Analise Quantitativa Plano de Resposta aos Riscos 12.3 Solicitao 12.4 Seleo de Fornecedores 12.5 Contratos

11.6 Controle de Monitoramento de Riscos

12. Gesto de Aquisies em Projetos

12.1 Planejamento das Aquisies 12.2 Solicitao de Planejamento

12.6 Encerramento de Contrato

40

Gerenciamento de Riscos - PMBOK


Plano de Gerncia do Risco: decide como abordar e planejar as atividades de gerncia de risco para um projeto. Identificao do Risco: determina quais riscos podem afetar o projeto e documenta suas caractersticas. Anlise Qualitativa de Risco: realiza uma anlise qualitativa dos riscos e as condies para priorizar seus efeitos nos objeticos do projeto. Anlise Quantitativa do Risco: mede a probabilidade e as conseqncias dos riscos e estima suas implicaes para os objetivos do projeto. Plano de Respostas ao Risco: desenvolve procedimentos e tcnicas para melhorar as oportunidades e reduzir as ameaas para os objetivos do projeto. Monitorando e Controlando Risco: monitora riscos residuais, identifica novos riscos, executa planos de reduo de risco e evalia sua eficcia durante toda o ciclo de vida do projeto.

Conceito - PMBOK
Plano de Gerncia de Risco o processo de decidir como abordar e planejar as atividades de gerncia de risco para um projeto. Ele um plano importante para os processos de gerenciamento do risco para garantir que o nvel, tipo, e a visibilidade da gerncia de risco so compatveis com o risco e a importncia do projeto para a organizao.

Conceito - PMBOK
A identificao dos riscos envolve em determinar quais os riscos podem afetar o projeto e documentar suas caractersticas. Os participantes na identificao do risco geralmente quando possvel, so os seguintes: equipe de projeto, equipe de gerncia de risco, especialistas no tema de outras partes da companhia, clientes, usurios, outros gerentes de projetos, partes envolvidas e especialistas de fora. A identificao do risco um processo interativo.

Anlise Qualitativa
Realiza anlise qualitativa dos riscos e as condies para priorizar seus efeitos nos objetivos do projeto.

44

Anlise Qualitativa
Matriz de Probabilidade de Impacto

45

Anlise Quantitativa
Mede a probabilidade e as conseqncias dos riscos e estima suas implicaes para os objetivos do projeto.

46

Anlise Quantitativa
O qu significa? Para qu serve? Analisa numericamente a probabilidade de cada risco e suas consequencias nos objetivos do projeto, assim como a extenso do risco geral. Tanto a anlise qualitativa quanto a quantitativa podem ser utilizadas em conjunto ou separado. Geralmente a analise de riscos quantitativa segue a anlise qualitativa.

47

Plano de Respostas - Conceito

o processo de desenvolvimento de opes e determinao das aes para melhorar oportunidades e reduzir ameaas para os objetivos do projeto.

Plano de Respostas Arvore de Deciso

Plano de Respostas Simulao do Custo do Risco

You might also like