You are on page 1of 14

GINCANA - Arrecadao Veja em sua comunidade ou cidade que tipo de material pode ser doado para orfanatos, ancionatos

ou escolas. Faa uma lista com o tipo de material a ser arrecadado pelos grupos (ex.: papel e latas para reciclagem; livros e roupas; alimentos no perecveis; brinquedos, remdios). Distribua entre os grupos as listas, para que saibam o que serve e o que no serve para esta tarefa. Voc pode distribuir esta lista uns dias antes da data da gincana para que os participantes possam arrecadar o material. No dia do encontro, cada grupo deve ter uma caixa ou sala para juntar o seu material. Os pontos podem ser dados por peso ou quantidade. Marque uma outra data, consiga um carro, e junto com os grupos leve o material a instituio escolhida para receber a doao. Vocs podem aproveitar e apresentar teatro e/ou msicas preparadas nas tarefas da gincana (veja Teatro e Msica). No esquea de combinar os detalhes com a direo da instituio que ir receber a doao: se h espao para as apresentaes? as pessoas atendidas pela instituio estaro l no dia marcado para ver a apresentao? que tal se ainda fazemos um lanchinho de integrao? etc.. GINCANA - Batata na Colher Uma colher e uma batata para cada grupo. Um espao amplo e plano onde possa ser marcada uma linha de chegada. Forme uma fila com cada grupo; determine o trajeto da corrida - ir at a parede e voltar, por exemplo. O primeiro da fila coloca o cabo da colher na boca (ou segura com ambas as mos) e equilibra a batata na colher (as mos no podem tocar a batata depois que ela estiver na colher); anda at a parede e volta. Deve ento, com as mos, entregar a colher e a batata para o prximo da fila e sentar-se; assim sucessivamente. O grupo que terminar primeiro ganha. Preste ateno a que os grupos tenham nmero igual de participantes. Aquele que deixar a batata cair pode coloc-la de novo na colher e recomear. GINCANA 01 - Caa Objetos

Material: Bblia, chave bblica, apito, placar para anotar pontos Selecione objetos fceis de encontrar no local onde ser realizada a gincana e usando uma chave bblica, escolha um versculo onde aquele objeto aparece: Gnesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provrbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / J 6. 6 (OVO) / I Timteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (GUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gnesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gnesis 14. 23 (SANDLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO) Divida a turma em times. Faa uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila ir procurar o objeto, at que todos tenham chance de participar. Leia o versculo dando nfase palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; voc pode dar pontos tambm para os demais que conseguirem o objeto at um determinado tempo. Use um apito para avisar que o objeto j foi achado ou que o tempo terminou. GINCANA - Carta aos Missionrios Faa um levantamento de missionrios de sua comunidade ou igreja, que esto no exterior. Determine um tempo e d pontos para cada carta escrita pelo grupo (assim o grupo que escrever mais cartas, ganha mais pontos) Determine um contedo mnimo para a carta, como notcias da comunidade, oraes em favor da misso, etc... e verifique se as cartas esto coerentes antes de dar os pontos. Envelope e enderece corretamente. V com o grupo ao correio para despachar (pode ser num outro dia, desde que seja logo a seguir a gincana, para que eles no esqueam que escreveram). Compartilhe com todos os grupos as respostas que os missionrios enviarem, ou coloque-as num mural onde todos possam ver. GINCANA - Colhendo Sementes Introduo: "Se a palavra de Deus a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rpida de sementes."

Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expresso. A corrida para ver quantos versculos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versculo precisa ser todo escrito, com a respectiva referncia. Estabelea o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?) Voc pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versculos ou dar 1 ponto por versculo encontrado, para cada um dos grupos. GINCANA - Corrida do Saco Um saco de estopa (ou de lixo, de plstico grosso) para cada time. Um espao amplo e plano onde possa ser marcada uma linha de chegada. Um representante de cada grupo se coloca na linha de sada, "vestindo" o saco (enfie os ps dentro do saco e o segure com ambas as mos na altura da cintura). Ao sinal de largada, os jogadores devem pular com os 2 ps juntos, dentro do saco at a linha de chegada. Aquele que chegar primeiro a linha de chegada ganha os pontos. (quem cair pode recomear do ponto onde est).

GINCANA - Desvende o Enigma! Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo mximo prestabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa. A Bblia usada ao compor as pistas foi a Traduo de Ferreira Almeida Revista e Corrigida. A frase a ser encontrada : "A luz deve resplandecer, o sal no pode ser insosso, no devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos". Apresente a frase assim: "_____ _____ _____ _____ , o _____ no pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . " Pistas: (esto na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, voc pode ainda mudar a ordem). 1. Artigo definido feminino. 2. Que tinham os filhos de Israel em suas habitaes (xodo 10). 3. Se algum manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui o mesmo que cabe na frase...) 4. Em II Corntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo. 5. Hipertensos no podem comer o composto qumico que resulta da ao entre um cido sobre uma base. 6. Sinnimo de inspido. 7. Monosslabo encontrado depois do ponto e vrgula do versculo de Naum 3.1 8. Smbolo matemtico que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo. 9. O que de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50. 10. No salmo 15, qual a 59 palavra? (palavras com hfen contam como uma s). 11. I Corntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum.

Coloque-o no infinitivo. 12. Deus amou algo de tal maneira... Mas em Tiago 4.4 ele pede para no ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus no pertence ao que ele amou, como est no livro de Joo 18.36. 13. Em Josu 18.21-28 citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a slaba tnica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim. 14. As aes que Deus fez em comum nos versculos Deuteronmio 34.1 e Apoclipse 22.1 no modo infinitivo. 15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a f de uma mulher. Que adjetivo esse? 16. Segundo I Joo 4.16, Deus ___? 17. Quem este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo... nosso Pai..

GINCANA - Documentos Deixe numa sala de fcil acesso documentos histricos de sua comunidade, como livros de registros de batismos, casamentos, bitos, etc.. Cada grupo deve nomear 1 ou 2 representantes, e por sorteio determine quem ir pesquisar o que. Por exemplo, um grupo deve pegar o primeiro batismo registrado; outro o primeiro casamento, etc.. instrua os grupos a terem cuidado com estes papis. Todos os grupos que copiarem corretamente os dados ganham pontos. GINCANA - Entrevista Determine quantos pontos esta tarefa ir valer.

D um tempo para cada grupo preparar 5 perguntas para a sua entrevista (ou traga pronta uma entrevista igual para todos os grupos). Sorteie entre os grupos os nomes de quem devero entrevistar, ou o departamento, por exemplo, entrevistar algum do grupo de jovens, algum orientador da Escola Dominical, algum do grupo de mulheres, etc.. Para que o grupo no precise fazer a entrevista por telefone ou ir a casa dos membros, marque esta tarefa para um almoo ou festa na comunidade ou como a primeira tarefa a ser realizada logo aps o culto/missa, ao incio da gincana. GINCANA - Mmica Determine quantos pontos esta tarefa ir valer. Cada grupo escolhe um dramatizador e um versculo, sem deixar que os grupos adversrios escutem. O dramatizador atravs de mmicas e gestos (ou o grupo todo, atravs de cenas mudas) apresenta o versculo escolhido. Ganha ponto o grupo que adivinhar primeiro o versculo que o outro grupo apresentar. Determine antes o tempo disponvel para cada grupo apresentar seu versculo. Os dramatizadores devem ser mudados a cada rodada para que mais crianas possam participar. Outra sugesto utilizar msicas e corinhos conhecidos do grupo, e colocar seus ttulos num papel. Vocs podem determinar antecipadamente se o grupo tentar dramatizar uma parte da msica, s com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentaro cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a msica para que os demais adivinhem.

GINCANA - Perguntas Antigo Testamento Determine as regras previamente. Pode ou no consultar Bblias e livros? Opo 1: D a cada grupo uma folha numerada, com espao para cada pergunta. Leia cada pergunta em voz alta e d um pequeno tempo para responderem; passe para a pergunta seguinte. Ao final cada grupo escreve o seu nome na folha e passa para outro grupo, que far a correo. Leia novamente cada pergunta e d as respostas para que eles corrijam. Opo 2: Pea a cada grupo para eleger um representante. D a cada representante um papel com uma pergunta. Deixe-os voltar ao grupo para responder. S sero contabilizadas respostas escritas no papel. Convide os representantes a dizerem a resposta, marque pontos para todos que acertarem. D um novo papel com a pergunta seguinte. Opo 3: Providencie uma campainha (ou bales de gs para estourarem) para cada grupo. Leia a pergunta em voz alta, o grupo que primeiro tocar a campainha pode responder e ganha os pontos se acertar. Se errar a pergunta passa para o outro grupo valendo menos pontos. Opo 4: Atravs de sorteio determine o grupo que comea primeiro. As perguntas so feitas alternadamente entre os grupos. Se acertar ganha os pontos, se errar, passa-se para o grupo seguinte com outra pergunta. Procure ordenar as perguntas com mesmo grau de dificuldade. 1. Que dia Deus criou os animais? (quinto - Gnesis 1: 21-23) 2. Na Bblia no diz que Ado e Eva comeram uma maa. Que fruta eles comeram? (Do conhecimento do Bem e do Mal - Gnesis. 2: 16-17) 3. Nome do homem mais velho da Bblia? (Matusalm - Gnesis 5:27) 4. Quem construiu uma arca? (No - Gnesis 7: 13-16) 5. Qual o primeiro pssaro solto aps o dilvio? (Corvo - Gnesis 8: 7-8) 6. Quem libertou o povo hebreu da escravido no Egito? (Moiss - xodo 3: 10-13) 7. Quem foi o sucessor de Moiss escolhido por Deus? (Josu - Josu 1: 12) 8. Um homem famoso por sua grande fora? (Sanso - Juizes, 15: 14-15) 9. Qual era a atividade de Davi antes de ser ungido rei de Israel? (Pastor de ovelhas - I Sm. 16:11) 10. O pequeno Davi que matou o gigante Golias se tornou um grande rei. Qual

o nome do seu filho, tambm um rei? (Salomo - I Reis 1:13) 11. Em que livro da Bblia narra que um ferro saiu de um rio flutuando? (II Reis 6:6) 12. Qual a mulher na Bblia que criou asa e no voou? (Maaca, me de ASA, rei de - I Reis 15:9 e 10) 13. Onde encontrada na Bblia a palavra "bairro"? (II Reis 22) 14. Onde foi escrita a maior parte do Antigo e tambm do Novo Testamento? (Palestina) 15. Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bblia? (Pentateuco ou Livros de Moiss) 16. Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias) 17. Livros da Bblia com nome de mulher (Rute e Ester).

GINCANA - Perguntas Novo Testamento 1. Nomes dos pais de Jesus. (Jos e Maria - Mateus 1: 18-19) 2. Nome dos 12 apstolos - d 1 ponto por nome correto e mais 5 pontos para cada grupo que acertar todos os nomes. (Simo Pedro, Andr, Tiago, Joo, Filipe, Bartolomeu, Tom, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simo, Judas Iscariotes - Mateus 10: 2-4) 3. Quem batizou Cristo e onde? (Joo Batista e o Espirto Santo na forma de uma pomba / Rio Jordo - Mateus 3: 13) 4. Cidade onde Jesus morreu? (Jerusalm - Mateus 21) 5. Quantos discpulos de Jesus eram pescadores? (quatro - Marcos 1: 1620) 6. Quem traiu a Jesus? (Judas - Marcos 14: 43-44) 7. Quem negou a Jesus 3 vezes? (Pedro - Marcos 14: 66-72) 8. Qual a "Cidade de Davi"? (Belm - Lucas 2:4) 9. Nome do Jardim onde Jesus fez sua ltima orao? (Getsmani - Lucas 22: 39-46) 10. Quem enviou os sacerdotes e levitas a Jerusalm para saber de Joo Batista? (Judeus - Joo 1.9) 11. Que Joo Batista respondeu? (Eu sou a voz que chama no deserto - Joo 1.23) 12. Qual o primeiro milagre de Jesus? (Joo 2: 1-12) 13. Complete a frase de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, ...." (.. e a vida, ningum vem ao Pai seno por mim" - Joo 14: 6) 14. Discpulo que duvidou da ressurreio de Jesus (Tom - Joo 21 24-25) 15. Quem primeiro viu Jesus depois da sua ressurreio? (Maria Madalena Joo 20:18) 16. Qual o discpulo que andou sobre as guas com Jesus? (Pedro) 17. Qual o livro histrico do Novo Testamento? (Atos) 18. Em que livro fala de um homem que foi arrebatado ao terceiro cu? (II Corntios 12:2) 19. Qual o apstolo escreveu o maior nmero de cartas / epstolas? (Paulo 13 no total) 20.Livro da Bblia com o menor nmero de versculos. (II Joo) 21. Qual o ltimo livro da Bblia? (Apocalipse) 22.Em que parte da Bblia encontramos histrias de Jesus e acontecimentos aps a sua morte e ressurreio? (Novo Testamento)

GINCANA - Perguntas Gerais Religio Veja as instrues em Perguntas - Antigo Testamento. 1. Qual o mistrio da Santssima Trindade? (3 pessoas em uma) 2. Que so sacramentos? (So sinais eficazes da graa institudos por Cristo e confiados a Igreja atravs dos quais dispensada a vida divina). 3. Quais so os sacramentos? (Catlicos: Batismo, Eucaristia, Confirmao, Penitencia, Uno dos enfermos, Ordem e Matrimonio. Luteranos: Batismo e Santa Ceia) 4. Em quais sacramentos recebemos o Espirito Santo? (Batismo e Crisma) 5. Quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia? (Na quinta feira santa na ceia antes de sua morte). 6. Qual o efeito do batismo? ( ficarmos livres do pecado tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados a igreja e feitos participantes da sua misso). 7. Qual o significado da palavra Catlica Apostlica Romana (CatlicaUniversal / Apostlica - tendo base os apstolos / Romana - sede em Roma). 8. Quem so os sucessores dos apstolos? (Os Bispos) 9. Qual a forma que temos para nos comunicar com Deus? (orao) 10. Dia, ms e ano da Reforma Luterana? (31 de outubro de 1517) 11. Nome do homem que fez a Reforma Luterana? (Martin Luther ou Martinho Lutero) GINCANA 02 - Preparar, Apontar, Fogo! Material: 1 Bblia para cada grupo, placar para anotar pontos Faa uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bblia na mo. O dirigente diz "Preparar!", estes devem ento bater a Bblia no peito e levant-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versculo e depois "Fogo!". Quem achar o versculo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bblia para o segundo da fila e vai para o final desta GINCANA - Teatro e Msica

Msica Cada grupo deve escolher, ensaiar e apresentar uma msica. D 5 minutos para que o grupo se prepare. Pea aos demais grupos para darem nota de 1 a 10, levando em conta harmonia, ritmo, se todos cantavam, etc.. some as notas dos grupos e tire a mdia e d o resultado como pontos para o grupo que se apresentou. Para aumentar a dificuldade, voc pode sugerir que os grupos criem uma coreografia de dana ou gestos para a msica selecionada. Teatro Escolha passagens bblicas uma para cada grupo e sorteie entre eles. D cerca de 15 minutos para cada grupo procurar a sua passagem, ler e preparar um teatro. Pode ser mmica, teatro encenando o texto ou uma cena atual que tenha a mesma mensagem que o texto bblico lido. Utilize o mesmo sistema de pontuao da msica, considerando se a histria ou mensagem foi compreensvel, se os atores falaram alto e pausadamente, a criatividade dos figurinos e cenrios, etc..

GINCANA - Traga um... Uma forma de fazer vrias tarefas divertidas pedir que as crianas tragam objetos e pessoas com determinadas caractersticas. O grupo que chegar primeiro ganha os pontos que voc determinar. Voc ainda pode usar Tempo Mximo - ou seja, todos os grupos que chegarem at o tempo que voc marcou, com o objeto pedido, ganham pontos. Os grupos que no trouxerem o objeto no ganham pontos. Para as categorias de "o menor", "o mais alto" etc.. voc deve dar um prazo para que os grupos retornem; depois que todos estiverem juntos, feita a comparao e apenas o grupo com "o menor" ganha os pontos. Sugestes de objetos e pessoas que voc pode pedir. Use a criatividade e os recursos locais para incrementar as tarefas: 1. uma pessoa que esteja vestida com uma blusa que tenha um furo debaixo do brao. 2. uma pessoa que saiba falar uma frase em lngua estrangeira. 3. a pessoa mais alta 4. uma pessoa negra, ndia, de ascendncia oriental, etc.. 5. uma pessoa de sapato azul, vermelho, roxo, etc.. 6. uma pessoa de chapu 7. o objeto mais estranho que encontrar no local onde est sendo realizada a gincana. 8. a menor Bblia que puder encontrar. (o menor sino, crucifixo, pedra, folha, flor, etc...) Tambm funciona para "o maior", mas cuidado para no pedir pedras e coisas pesadas ou perigosas nesta categoria. 9. um inseto (formiga, mosquito) 10. qualquer objeto de cor vermelha, verde, azul, etc.. Mais algumas sugestes da Nica: 11. Criar e apresentar o "grito de guerra" da equipe 12. Uma pessoa (da equipe ou no) com o cabelo mais comprido. 13. Uma pessoa (da equipe ou no) com o maior p. 14. A pessoa (da equipe ou no) mais velha. 15. O jornal mais antigo. (Mostrar data).

16. A moeda mais antiga. 17. O maior po

GINCANA - Versculo Embaralhado Escolha um versculo da Bblia, quanto mais "desconhecido" mais difcil a tarefa. Escreva este versculo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para que o desenho) Coloque as palavras misturadas num envelope e d um a cada grupo para que montem o versculo. Decida se ir permitir aos grupos consultar a Bblia. O grupo que acabar primeiro ganhar (10 pontos).

Ex.: "alegra-te, mancebo, na tua mocidade e recreie-se o teu corao nos dias da tua mocidade e anda pelos caminhos do teu corao... sabe, porm, que por todas estas coisas te trar Deus a juzo." (Eclesiastes 11:9)

You might also like