You are on page 1of 15

FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE

Mayara Karoline BERTUOL1

RESUMO: A funo social, e tambm ambiental, vinculados a propriedade so de extrema importncia, pois, uma vez que a terra no um bem de que se pode gozar absolutamente, preservare-se o meio ambiente e tambm melhorare-se a condio de vida de todas as pessoas. Esta uma garantia que est prevista em nossa constituio, no artigo 5, inciso XXIII, e um direito-dever de todos. um direito do proprietrio da terra usufruir dela, porm seu dever preservar a natureza e ajudar, de alguma forma, toda a sociedade. Esse dever garante tambm o direito do resto da populao de gozar de um ambiente bom para se viver, como est previsto no artigo 225 da constituio federal. Palavras-chave: Funo social. Meio ambiente. Propriedade. Sociedade. Garantia constitucional.

1 INTRODUO

Neste presente trabalho, venho explicitar o que a funo social da propriedade e o porqu desta garantia constitucional ser to importante para o desenvolvimento sustentvel para o qual o Brasil e o resto do mundo deveriam caminhar, principalmente nos dias atuais em que a humanidade possui necessidades ilimitadas enquanto os recursos naturais so limitados. A princpio, discorro sobre o histrico mundial, e depois

especificamente do Brasil, da propriedade, q evoluo da sua definio, o uso, os direitos e obrigaes relacionados a ela.

Discente do 1 ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. mayara_karoline@unitoledo.br

primordial entender-se a estruturao das sociedades antigas para entender como cada uma delas tratava da propriedade. Entendendo a evoluo das mesmas, compreendere-se porque o vis sobre a sociedade se modificou e o quanto isso foi importante para o nosso modelo atual de sociedade. Nosso modelo capitalista de viver faz com que sejamos egocntricos e, em relao propriedade no seria diferente. Se a funo social e ambiental da propriedade no existisse, os donos de terras us-las-iam exclusivamente para os seus interesses. Assim, no se importariam com o resto da sociedade da qual eles prprios fazem parte. Menos ainda seria a preocupao com a situao do meio ambiente, que mesmo com vrios empecilhos colocados aos proprietrios para a preservao deste, est sendo intensamente prejudicado. Nesse sentido, que apresento o trabalho sobre a funo social da propriedade.

2 HISTRICO SOBRE A PROPRIEDADE E A SUA FUNO SOCIAL

2.1 Breve histrico mundial

A propriedade desde os primrdios da civilizao j era assunto pertinente nas antigas legislaes. Em todos os povos do oriente, pode-se observar questes relativas propriedade e esta sempre recebia influncia da religio. Observamos que para os hebreus, o direito de propriedade era divino. Na China vigorava o principio religioso segundo o qual o imperador senhor de todas as terras, porque ele filho do cu. A sociedade dos povos hindus era dividida por castas e esta diviso estava relacionada com a religio. Os brmanes, como eram chamados os indivduos pertencentes ao mais alto patamar destas castas, eram os nicos que tinham direito a propriedade. Porm, foi no Egito onde a propriedade teve seu maior destaque. Inicialmente os egpcios viviam em uma

propriedade coletiva e indivisa e eram cedidos pedaos de terra para que cada cidado pudesse exercer a sua funo dentro daquela sociedade. Com o passar de algumas dcadas a terra comeou a ser individualizada, especialmente depois que a propriedade tambm passou a ser adquirida por prescrio. Entende-se por prescrio a extino de um direito ou de uma obrigao cujo cumprimento se no exigiu dentro do prazo legal. Na Grcia, ocorreu de forma diferente, como j explicava o filsofo Plato (429-347 a.C.), em sua obra A Repblica, imposta classe governante (governo e exrcito) uma renncia natural propriedade, pois, de acordo com ele, estas pessoas no podiam sofrer interferncias de aspecto econmico para melhor realizarem seu trabalho. Este direito de acumular riquezas era conferida aos artesos, que tinham a liberdade do acmulo de propriedades, e cabia a eles o sustento do Estado (cidade-Estado). Nesta fase republicana da Grcia, a propriedade individual levantou-se como um fenmeno jurdico de extraordinria importncia e que acabou por gerar uma profunda desigualdade social. Na mesma poca, em Roma, as lutas pela posse da propriedade eram intensas. Isso ocorria porque a famlia de patrcios (cidados romanos) ganhava um pequeno lote de terra da propriedade que era coletiva. Os indivduos que no eram patrcios, chamados de plebeus, no tinham direito a este lote de terra para cultivar e sobreviver. A noo de propriedade na Roma antiga estava vinculada fortemente aos direitos personalssimos (espcie de direitos que no tem valor monetrio), e qualquer tentativa de reforma agrria era considerada algo impensvel. Posteriormente, no perodo medieval, ocorreram vrios conflitos entre nobreza e campesinos. Era o momento em que as manufaturas se desenvolviam e os campos eram convertidos em pastagens, criando assim uma grande massa de excludos sem nenhuma chance de progresso. Nesta poca, surgiram vrias obras que abordaram os temas dos problemas sociais e a questo da terra, como por exemplo, a obra Utopia de Thomas More na qual ele dizia que qualquer noo de propriedade deveria ser destruda para a garantia da justia e paz social, pois, para ele, o que realmente importa o valor moral de cada indivduo, e no as posses acumuladas.

O filsofo jus naturalista John Locke, em sua teoria, diz que o Estado fundado atravs de um contrato social e considera que a finalidade mais significativa para os homens se unirem em sociedade polticas e se submeterem a um governo, a conservao da propriedade. Locke defende que a propriedade um direito natural e por isso anterior e superior a qualquer autoridade. Ressalta tambm que um direito individual e est diretamente ligado ao trabalho. De acordo com ele a extenso de terra que um homem lavra, planta, melhora, cultiva e de cujos produtos desfruta, constitui a sua propriedade". Evidenciando suas teorias diz ainda que a propriedade decorre diretamente da liberdade e da racionalidade do individuo. Com a Revoluo Francesa, ocorrida em 1789, a propriedade se tornou um direito inviolvel, com artigo previsto na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, documento resultante desta revoluo. Sobre a Revoluo Francesa, leciona Paulo Torminn Borges:
Aparentemente movimento popular contra privilgios, em verdade substituio dos privilgios da realeza, da nobreza e do clero, pelo privilgio dos burgueses, comerciantes e industriais, os novos ricos, a Revoluo Francesa deu vigor novo ao direito de propriedade, tornando-o qui mais slido que entre os prprios romanos.

O cdigo napolenico que entrou em vigor em 1804 na Frana sedimentou ainda mais as conquistas da Revoluo Francesa. Este cdigo dita que a propriedade o direito de gozar e de dispor das coisas de maneira mais absoluta, desde que seu uso no viole leis ou regulamentos. Trata-se de um retorno a idia tida na propriedade individual romana, na qual predomina o direito de usar, fruir e dispor da coisa. A partir deste cdigo, passamos inclusive a vislumbrar um mecanismo de desapropriao que, por um lado protege a propriedade privada, mas por outro submete a mesma ao interesse pblico. Importante salientar que Karl Marx, economista, filsofo e socialista alemo, critica a ideologia liberal que nasceu com a Revoluo da Frana. Ele defende a idia de que a terra no constitui capital, mas somente mercadoria. Sobre as idias de Marx, Rafael Egdio Leal Silva discorre:

O capital o trabalho acumulado pelo capitalista, sob a forma e meios de produo, produzidos pelo trabalho. A terra no produto do trabalho humano, pois tem sua origem no envelhecimento da crosta terrestre. um bem finito que no pode ser reproduzido.

O cdigo civil alemo j no trata mais a propriedade como modo absoluto, pois, Marx e Engels levantaram vrios questionamentos a respeito do carter absoluto da terra. Defendiam a idia da nocividade se ela no fosse utilizada de modo produtivo. A Igreja tambm participou da discusso sobre o uso da terra. Alm de So Toms de Aquino (1227-1274), filsofo do catolicismo, que v na propriedade um direito natural que deve ser exercido com a inteno de um bem comum, foi de suma importncia as encclicas papais. Como est inserido na encclica Mater it Magistras (Joo XXIII 1962): "Ao direito de propriedade privada sobre os bens estar intrinsecamente inerente uma funo social". Segundo Telga de Arajo:

Para a Igreja, a propriedade no uma funo social a servio do Estado, pois assenta sobre um direito pessoal que o prprio Estado deve respeitar e proteger. Mas tem uma funo social subordinada ao bem comum. um direito que comporta obrigaes sociais.

A propriedade, tanto coletiva como individual, sempre esteve relacionada razes ligadas religio, cultura, sociedade, poltica e economia, como ocorre at os dias atuais. Porm percebe-se que nas sociedades primitivas o modelo da propriedade era comum ou social para somente posteriormente chegar a sociedade privada. A ideologia capitalista levou ao reconhecimento da propriedade individual e a socialista a da propriedade coletiva. Contudo, no se atingiu uma diviso igualitria das riquezas. Essa m distribuio de renda e das terras a todos levou a constituio de normas que disciplinasse o uso da propriedade.

2. 2 Breve histrico no Brasil

Desde o descobrimento do Brasil, em 1500, at a criao do cdigo civil de 1916, vigorou no pas as ordenaes do reino. Dessa forma, muitos costumes e leis adotados em Portugal foram trazidos para o nosso pas, mas, em relao a algumas matrias, essas normas tiveram que ser adaptadas realidade da colnia. Ento, a ordem jurdica portuguesa encontrava-se nas ordenaes de reino, que eram compreendidas nas ordenaes Afonsinas, Manuelinas e Filipinas. As ordenaes Afonsinas, que vigoraram enquanto D. Joo I era o rei de Portugal, era composta por cinco livros. O direito de propriedade estava regulado no quarto livro, que tratava do Direito Civil. Logo no comeo do sculo XVI, o reinado passou para D. Manuel e assim surgiram as ordenaes Manuelinas. Esta manteve a mesma estrutura das ordenaes Afonsinas, com cinco livros e, em relao propriedade, no teve nenhuma mudana significativa. Enfim, as ordenaes Filipinas surgiram com o domnio espanhol em Portugal e sua grande inovao a respeito da propriedade foi a punio daqueles que causavam grandes prejuzos propriedade de outrem. A primeira constituio brasileira, de 1824, feita no Brasil Imprio, trazia no seu artigo 179, no inciso XXII que garantido o Direito de propriedade em toda a sua plenitude. J na repblica, em 1891 quando foi promulgada a nova constituio, o artigo 72, pargrafo 17 seguia a idia da constituio anterior ditando que O direito de propriedade mantm-se em toda a sua plenitude... As minas pertencem aos proprietrios do solo, salvas as limitaes que forem estabelecidas por lei a bem da explorao deste ramo de indstria. Sobre estas duas constituies, disserta Fabola Santos Albuquerque:

As constituies brasileiras de 1824 e 1891, a primeira sob a gide imperial e a segunda da era republicana, asseguravam o direito de propriedade em toda sua plenitude, predominando o carter absoluto e exclusivo da propriedade, nos moldes do Estado Liberal.

Todavia, foi na constituio brasileira de 1934, inspirada na constituio de Weimar de 1919, que ocorreu a insero da restrio do direito de propriedade pelo interesse social da coletividade. Isso ocorreu, pois esta constituio foi influenciada pelas idias socialistas. A interveno estatal volta-se aos reclamos da sociedade e no mais, do individuo. Garante-se o direito de propriedade, mas no podendo ser exercido contra o interesse social e coletivo, e sim na forma que a lei determinar. Em seus artigos 113, n.17 e 118, passou a considerar as minas e demais riquezas do solo, bem como as quedas-dgua, como propriedade distinta da do solo para efeito de explorao ou aproveitamento industrial, e que o direito propriedade no poderia ser exercido contra o interesse social ou coletivo. Tais princpios foram mantidos nas Constituies de 1937 e de 1942. A constituio de 1937, inspirada na carta ditatorial Polonesa de 1935, foi outorgada e reduziu muito os direitos individuais. Ela traz expressamente que o contedo do direito de propriedade e os seus limites sero regulados por leis. Depois, sobreveio a constituio de 1946, impondo que o uso da propriedade estivesse condicionado ao bem-estar social. Em seus artigos 141, pargrafo 16, e 147, preconizou que se promovesse a justa distribuio da propriedade, com igual oportunidade para todos. Dezesseis anos aps a promulgao desta constituio, foi editada a Lei n 4132, de 10 de setembro de 1962, que passou a regular a desapropriao por interesse social, embora de forma insuficiente no que diz respeito aos imveis rurais para fins agrrios. Foi tambm durante a vigncia da mesma que foi construdo o Estatuto da Terra (Lei 4.504, de 30.11.64), que regulamentou a redistribuio das terras rurais no Brasil. A constituio de 1967, feita pelos militares na poca do golpe militar no Brasil, elevou a funo social categoria de princpio. Foi a primeira vez que uma constituio falou expressamente sobre a funo social da propriedade privada. Porm, o artigo servia somente como um incentivo para o proprietrio usar sua propriedade da maneira mais proveitosa possvel a ele e a sociedade.

E em 1969, com mais uma constituio ditatorial, foi introduzido na parte de ordem econmica e social, um princpio programtico (normas que traam diretrizes e fins colimados pelo Estado na consecuo dos fins sociais):

Const. 69, art. 170 (...). A propriedade atender sua funo social.

Por fim, a constituio de 1988, vigente at hoje, contm vrios dispositivos sobre a propriedade, a qual se encontra inserida como direito e garantia fundamental, no caput do artigo 5, juntamente com os direitos vida, liberdade, igualdade e segurana. Em seguida, nos incisos do mesmo artigo, garante-se o direito de propriedade (inciso XXII), que deve atender sua funo social (inciso XXIII), assegurada a justa e prvia indenizao na hiptese de desapropriao no caso de necessidade ou utilidade pblica. A Lei Maior conceitua minuciosamente a funo social da propriedade em seus artigos 186 (propriedade rural) e 182, pargrafo 2, (propriedade urbana). Sobre a desapropriao dos imveis que no cumprirem sua funo social, a lei discorre no artigo 184, prevendo ainda punies tributrias para esse fato, demonstradas no artigo 153, pargrafo 4 e artigo 156, pargrafo 1. Inclui ainda a funo social como um princpio geral da atividade econmica, como nos mostra o artigo 170. De acordo com Guilherme J. Purvin Figueiredo:

Se o art. 170 da Constituio da Repblica estabelece o princpio Constitucional da funo social dos bens de produo, o art. 186 busca coibir a improdutividade (e, tambm, a produo obtida por meios ilcitos) na propriedade rural e o art. 182 visa reprimir a especulao imobiliria na propriedade urbana, sem descuidar da proteo ambiental.

3 A PROPRIEDADE NO NOVO CDIGO CIVIL

O novo cdigo civil brasileiro, com vigncia desde 2002, evidencia no seu artigo 1.228, pargrafo 1, que o direito de propriedade pode ser exercido de acordo com a sua funo social. Levando em considerao o artigo 187 do referido cdigo, no qual diz que tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico e social, pela boa-f ou pelos bons costumes, constata-se que h uma consonncia entre esses dois artigos. Pois o citado em primeiro legitima que a propriedade deve cumprir a sua funo social e o segundo evidencia ainda mais que se a funo social no for cumprida, o proprietrio pode perder o direito de ter sua propriedade.

4 A FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE

O conceito da funo social da propriedade recebeu relevantes contribuies da Igreja medieval e sua doutrina. Desde Santo Ambrsio, que condenava o abuso do homem no uso dos bens dados por Deus, Santo Agostinho, que via a propriedade como um direito com vistas ao bem comum, at os pontfices, mais especificamente o Papa Leo XIII, que com sua encclica papal passou a se discutir sobre a contribuio da propriedade ao bem comum. O evolucionar histrico dos institutos da propriedade e de sua funo social acabaram por desaguar nas constituies de vrios pases. Tal fenmeno pode ser observado na Constituio do Mxico de 1917, que inseria em seu artigo 27 que A Nao ter, a todo tempo, o direito de impor propriedade privada as determinaes ditadas pelo interesse pblico [...]". Tambm na Constituio da Alemanha de 1919 Constituio de Weimar, no seu artigo 153 dizia que "A

propriedade obriga e seu uso e exerccio devem ao mesmo tempo representar uma funo no interesse social". No Brasil, somente na constituio de 1967 que a funo social da propriedade apareceu textualmente, como princpio de ordem econmica. Anos mais tarde, com a Constituio de 1988, novamente a funo social colocada como princpio de ordem econmica, com uma subdiviso nos seus efeitos conforme seja a propriedade urbana ou rural e, alm disso, inserida no captulo concernente a direitos e garantias individuais. necessria a analise do artigo 5 em seu caput, e incisos XXII e XXIII, da constituio vigente no Brasil.
Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos ter-se seguintes: [...] XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII a propriedade atender sua funo social;

Observa-se que a todos garantido o direito de propriedade. Porm, este direito s ser legtimo se a propriedade estiver cumprindo a sua funo social. Pode parecer que este princpio visa diminuio dos diretos do proprietrio sobre o seu bem, mas o verdadeiro significado da funo social da propriedade no de diminuir o direito sobre a propriedade, mas de poder-dever do proprietrio, devendo este dar destino determinado sua propriedade. Assim, a propriedade no deve atender somente o interesse do indivduo, mas deve atender tambm ao interesse de toda a sociedade. Com relao ordem econmica, cita-se o artigo 170 da Constituio Federal:

Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: [...] II propriedade privada; III funo social da propriedade; [..] VI defesa do meio ambiente;

Nesse artigo, a propriedade e a sua funo social so interrelacionadas com a esfera econmica. Por estarem no captulo dirigido a atividade econmica, ve-se que tanto a propriedade quanto a sua funo social so consideradas como princpios gerais, constituindo uma base para o sistema. Ainda neste mesmo artigo, a funo ambiental da sociedade tambm trazida como um princpio, com o inciso VI. com esta constituio que a proteo ambiental tornase mais direta e eficiente. Pensando no crescimento econmico do pas, no pode-se justificar a degradao ambiental alm dos limites necessrios ao funcionamento de certa atividade ou empreendimento, pois as modernas e tcnicas e os equipamentos sofisticados disponveis ajudam a integrar a ascenso econmica com o uso racional dos recursos naturais. Assim, o desenvolvimento sustentvel condicionado funo scio-ambiental da propriedade de suma importncia no desenvolvimento econmico e financeiro do pas. Com o vis ainda na proteo ambiental, a legislao brasileira tem um conjunto de instrumentos de controle de explorao da flora nacional, sendo estes: Unidade de conservao, reas de preservao permanente, reserva legal, reas de inclinao mdia e proibio de corte de rvore ou de espcie florstica. Com foco na funo social da propriedade urbana, a constituio de 1988 traz no artigo 182, em seu pargrafo segundo que a propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de

ordenao da cidade expressa no plano diretor.. So passveis de punio as propriedades urbanas que estejam inclusas no plano diretor e que trate de solo no edificado, subtilizado ou no utilizado. A propriedade urbana no pode ser alvo de especulao imobiliria, se isto for feito, o proprietrio poder perder o direito sobre seu patrimnio. Sobre a funo social da propriedade rural, a Constituio disserta no artigo 186:
Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I aproveitamento racional e adequado; II utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III observncia das disposies que regulam as relaes do trabalho; IV explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Nota-se que o artigo diz que todos os critrios devem ser cumpridos simultaneamente. Subentende-se ento, que sem um dos critrios estabelecidos, a funo social da propriedade no exercida de forma plena. O primeiro requisito de aspecto econmico, enquanto o segundo diz respeito ao meio ambiente. J o terceiro e o quarto requisito esto relacionados ao aspecto social da funo da terra. Todos eles tm fundamentos em reas diferentes do direito, mas so necessrios para que a funo scio-ambiental da propriedade alcance seu objetivo de proteger o interesse pblico. J no artigo 225 da Carta Magna, o qual diz que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impe que o Poder Pblico e a coletividade protejam o meio ambiente, pois este no um interesse particular, e deve ser preservado tambm para as geraes futuras. Este artigo mostra o quanto a funo social e ambiental so importantes e garante, mais uma vez, o seu cumprimento pelos proprietrios.

5 CONCLUSO

A conceituao do direito de propriedade vem evoluindo atravs dos tempos, e com isso, novos princpios e regras ligadas propriedade foram surgindo. No sculo XIX, a funo social da propriedade entrou na constituio de vrios pases e comeou a revolucionar o modo como a propriedade era tratada. O direito propriedade, que antigamente era individualista e egostico, e que visava apenas o uso da propriedade em funo do seu proprietrio se modificou e, atualmente, a propriedade deve atender principalmente os interesses da coletividade, proporcionando um uso mais justo da terra, tanto rural como urbana, e a proteo do meio ambiente. A funo social no simplesmente um atributo da propriedade. um limite positivo imposto, e que implica uma srie de nus para o seu titular, desde restries do uso da propriedade at a proibio do seu uso exclusivo, tendo que aproveitar racionalmente da propriedade, utilizar adequadamente os recursos naturais disponveis, preservar o meio ambiente, entre alguns outros requisitos. Todos os dispositivos da funo social devem ser cumpridos para que ela ocorra efetivamente. importante ressaltar que o no cumprimento dos requisitos legais para que a propriedade cumpra sua funo scio-ambiental, pode acarretar at na perda da propriedade, vista como a mais agressiva restrio ao direito de propriedade, pois o Estado soberano tem o poder de desapropriao nos casos previstos na lei, como explorado no artigo 1228, pargrafo terceiro do Cdigo Civil e artigo 184 da Carta Magna. Conclui-se, portanto, que apesar da propriedade ser uma garantia individual prevista no artigo 5, inciso XXII da Constituio Federal, se ela no desempenhar na ntegra a sua funo social e ambiental, o proprietrio no ter a proteo legislativa no que tange aos seus direitos de possuidor daquela propriedade. A lei s protege o proprietrio que cumpre com a sua obrigao de ter

uma propriedade que se volte para o interesse comum e que no degrade o meio ambiente, que um direito de todas as pessoas e tambm garantido para as geraes futuras, como nos mostra o artigo 225 da Carta Maior.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALBUQUERQUE, Fabola Santos. Direito de propriedade e o meio ambiente. ARAJO, Telga. A propriedade e a sua funo social. Biblioteca de Direito ambiental: Dano ambiental, preveno, reparao e represso. (vrios autores). BORGES, Paulo Tormim. Institutos bsicos de Direito agrrio. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. FIGUEIREDO, Guilherme Jos Purvin. A propriedade no Direito ambiental. Monografia: Limites ao Direito de propriedade frente sua funo social Jonathan da Silva Castro. Monografia: O cdigo florestal e as limitaes ao Direito de propriedade Priscila Coelho de Souza. Revista jurdica online SILVA, Rafael Egdio Leal. Funo social da propriedade rural: aspectos constitucionais e sociolgicos. www.jusnavigandi.com.br

You might also like