You are on page 1of 1

OS HOSPITAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E A MP 520 O Conselho Pleno da Andifes, entidade que representa as 59 Universidades Federais, reunido no dia

24 de fevereiro de 2011, ao analisar os graves problemas dos 46 hospitais universitrios, vinculados a 32 universidades, avaliou e apresenta aos governos federal, estaduais e municipais, bem como ao Congresso Nacional e sociedade brasileira as posies que se seguem. Os hospitais das Universidades Federais so unidades acadmicas que tm como funes precpuas e finalsticas o ensino a pesquisa e a extenso na rea de sade, so componentes estruturantes do Sistema nico de Sade SUS, responsveis pelo atendimento a uma parcela significativa da populao brasileira, notadamente a mais carente. Nas ultimas dcadas, por suas caractersticas de gratuidade, elevada tecnologia e complexidade, estas unidades tm tido sua dimenso e finalidade progressivamente aumentadas para atender a assistncia sade, sobretudo os casos de alta complexidade. Esta legtima demanda da sociedade brasileira foi sempre atendida com compromisso na qualidade e no respeito ao usurio, no sendo possvel e tico, por sua natureza pblica, escolher ou selecionar, por origem ou doena, aqueles que procuram estas unidades pblicas de sade. O crescimento dessa oferta de servios no foi acompanhado pelo correspondente aumento de recursos para o financiamento do sistema, tampouco pela reposio e ampliao de pessoal. Isso obrigou a solues heterodoxas, contestadas pelos rgos de controle, e tambm gerou dficits oramentrios que se acumularam nos ltimos anos. O Ministrio da Educao atravs da sua Coordenadoria de Hospitais Universitrios estudou, analisou e levantou criteriosamente a situao de cada HU, sabendo-se agora, exatamente, o que falta de recursos humanos, financeiros e infraestrutura. Esta situao foi reiterada inmeras vezes e apresentada ao governo federal conjuntamente com a proposta de soluo natural, qual seja, a reposio de pessoal e ampliao do financiamento. No final de 2010, o governo federal, buscando resolver essa situao, editou a MP 520 que autoriza a criao da Empresa Brasileira de Servios Hospitalares, EBSERH. Neste contexto, a Andifes afirma que, preliminarmente, deve-se saldar os dficits oramentrios e resolver os problemas acumulados ao longo dos anos, quais sejam: o o o o o o Reposio de pessoal atravs de concurso pblico e remunerado pelo tesouro da unio; Financiamento apropriado para infraestrutura, custeio e equipamentos; Aumento da eficincia de gesto com apoio administrativo; Dimensionamento e quitao do passivo trabalhista dos empregados atualmente contratados pelas fundaes de apoio; Viabilizao de hospitais universitrios para todas as IFES que tm cursos na rea da sade; Aplicao e continuidade dos princpios estabelecidos no REHUF.

A soluo adotada dever salvaguardar a autonomia universitria, preservar os vnculos dos hospitais com as Universidades Federais, o carter primordial de ensino e pesquisa dos HU e as peculiaridades institucionais e jurdicas de cada unidade.

You might also like