You are on page 1of 36

Mulheres na sociedade e no mercado de trabalho brasileiro: avanos e entraves

Simone Wajnman*

1) Introduo

A mudana radical no papel social da mulher foi provavelmente a transformao de maior impacto dos ltimos 50 anos, tanto no Brasil como na maior parte do mundo. De um modo geral, esse processo deu-se simultaneamente em trs nveis altamente correlacionados: o primeiro e mais visvel foi o crescimento da participao feminina no mercado de trabalho. No caso do Brasil, se no incio dos anos cinqenta, menos de 10% das mulheres participavam do mercado de trabalho, e elas representavam 12% do total da populao economicamente ativa (PEA), no ano de 2003 elas passaram a constituir 43% da fora de trabalho. Ou seja, h cinqenta anos atrs, o mercado de trabalho brasileiro era praticamente masculino. Atualmente j est quase equilibrado entre homens e mulheres. Alm do maior equilbrio numrico, mudou tambm a qualidade da insero feminina. Se antes as mulheres ocupadas estavam fortemente segregadas quelas ocupaes identificadas com o trabalho domstico, cada vez mais misturam-se homens e mulheres nas diversas atividades e mais mulheres ocupam cargos tidos como tipicamente masculinos. Alm disso, e como decorrncia, os diferenciais salariais vo se estreitando e os rendimentos do trabalho feminino passam a ter importncia crescente nas economias domsticas.

A segunda mudana fundamental, intrinsecamente ligada primeira, foi o crescimento da escolaridade feminina: o nmero mdio de anos de estudo da mulher brasileira passou de uma mdia de 4,0 anos (equivalente ao antigo primrio) entre as geraes nascidas nos anos 50, para os 7,5 anos mdios (quase o atual ensino fundamental completo) das geraes atualmente chegando idade adulta. Evidentemente, esse ganho em escolaridade relativamente
*

Professora Adjunto do Depto. de Demografia do Cedeplar/UFMG

modesto est longe de colocar o Brasil numa posio invejvel do ponto de vista do nvel educacional de sua populao. Mas indiscutivelmente houve grande melhoria. E no foram apenas as mulheres que desfrutaram da maior cobertura do sistema escolar no Brasil, embora, sem duvida, elas tenham sido as mais beneficiadas, de tal forma que hoje a escolaridade mdia das mulheres tornou-se superior a dos homens.

A terceira mudana, tambm intimamente ligada e em grande parte decorrente das outras duas, foi a drstica reduo no numero de filhos tidos pela mulher brasileira, que passou de uma mdia de 6,2 filhos em 1950 para 2,4 em 2000. difcil determinar se foi a reduo do nmero de filhos que aumentou a disponibilidade das mulheres para o exerccio da atividade econmica ou se, ao contrrio, foi o aumento da atividade econmica das mulheres que causou a reduo da fecundidade. As estatsticas brasileiras, assim como toda a experincia internacional, mostram que maiores nveis de renda per-capita tendem a estar sempre associados com menores nveis de fecundidade e maiores taxa de participao feminina no mercado de trabalho. Portanto, o incremento do trabalho feminino motivado pela necessidade de complementao das rendas familiares no explicaria a queda da fecundidade. Na realidade os dois processos, queda da fecundidade e crescimento da participao econmica, alinhavados pelo aumento da escolaridade feminina, se retro-alimentam e fazem parte de um contexto mais geral de mudanas comportamentais, sociais e culturais que cada vez mais inserem a mulher num contexto muito mais amplo do que o da economia domstica.

Focando especificamente a questo da evoluo do trabalho feminino, esse texto procura detalhar e avaliar as especificidades do caso brasileiro e mostrar quais foram os principais ganhos e quais so ainda as limitaes dessas conquistas e as barreiras a serem superadas. O intenso crescimento da participao feminina nas ltimas dcadas no Brasil guarda especificidades que so analisadas na prxima sesso. Porm, a despeito das mulheres estarem hoje no mercado de trabalho em

situao

de

quase

igualdade

numrica

comparativamente

aos

homens,

qualitativamente ainda h muito mais espao para conquistas. Nesse sentido, as mudanas na estrutura ocupacional feminina e os indcios de segregao ocupacional por sexo so os temas da quarta sesso. A outra face do tratamento desigual de homens e mulheres so as disparidades salariais, que o tema tratado na quinta sesso. Apesar dessas disparidades, contudo, preciso evidenciar o papel crescente das mulheres na composio das rendas familiares e disso que trata a sexta sesso. Na stima sesso finalmente, abordamos as disparidades existentes entre as prprias mulheres trabalhadoras, j que num pas como o Brasil, marcado pela profunda desigualdade social, no podemos nos ater apenas s diferenas de gnero, que, embora importantes, explicam apenas uma pequena parte da nossa enorme e vergonhosa desigualdade.

2) Crescimento histrico da participao feminina

Estudar o comportamento histrico da participao feminina no mercado de trabalho sempre mais instigante do que analisar o correspondente masculino. O padro de participao econmica dos homens sempre foi em grande medida constante, inelstico e portanto mais previsvel. A participao das mulheres, ao contrrio, varia brutalmente em termos temporais, na comparao entre diferentes sociedades e entre os diferentes segmentos populacionais. Mais do que isso, responde a um amplo conjunto de fatores econmicos, culturais, institucionais e familiares, enquanto a participao masculina pode ser determinada quase que totalmente por variveis econmicas.

Desse modo, enquanto o comportamento das taxas de participao dos homens brasileiros sofreu discreta alterao nos ltimos 50 anos, as mudanas no comportamento feminino foram desafiadoras para nosso registro e entendimento. A Figura 1 mostra a evoluo das taxas de atividade femininas e masculinas desde 1950, descrevendo a reduo de 10 pontos percentuais em 50 anos na taxa

masculina, enquanto a feminina, no mesmo perodo, elevou-se 35 pontos percentuais.1 Como conseqncia, tem-se, descrita na Figura 2, grande alterao na composio por sexo da fora de trabalho brasileira, que de

predominantemente masculina em 1950, torna-se 40% feminina, 60% masculina em 2000.


Figura 1 Evoluo das taxas refinadas de atividade femininas e masculinas Brasil - 1950 a 2000
90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 1950 1960 1970 masculinas 1980 femininas 1991 2000

Figura 2 Proporo de homens e mulheres na PEA brasileira 1950 a 2000


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 1950 1960 1970 1980 1991 2000

homens

mulheres

As taxas de atividade (ou de participao) so definidas como a razo entre Populao Economicamente Ativa (PEA) e Populao em Idade Ativa (PIA)- no Brasil definida como sendo a populao acima de 10 anos de idade. Taxas especficas por grupos etrios referem-se razo entre PEA e populao especfica do grupo.

De fato, essa tendncia de crescimento histrico da participao feminina e concomitante declnio da participao masculina tm ocorrido na maior parte dos paises do mundo e tende a acompanhar o processo de desenvolvimento socioeconmico e modernizao das sociedades.2 Quanto aos homens, as principais variveis determinantes dessa tendncia de declnio so aquelas que afetam os dois extremos da distribuio etria. Do lado dos muito jovens, aspectos como a perda de importncia relativa da produo agrcola baseada na mo-deobra familiar, a expanso dos sistemas educacionais, os maiores requerimentos dos mercados urbanos de trabalho em termos de qualificao e a estruturao de modelos de legislao trabalhista que cobem o trabalho infantil deprimem, ao longo do tempo, as taxas de participao daqueles muito jovens. Do lado dos mais velhos, tambm a urbanizao e conseqente reduo da ocupao em sistemas agrcolas de mo-de-obra familiar e a consolidao e ampliao de cobertura dos sistemas previdencirios modernos so os principais fatores que explicam a queda das taxas de participao dos idosos.

O caso das mulheres mais complexo. De um modo geral, o processo histrico de elevao de sua participao pode ser explicado a partir de uma combinao de fatores culturais, econmicos, demogrficos e institucionais.3 Estratgias de complementao de renda familiar em conjunturas econmicas recessivas certamente fazem parte das motivaes das mulheres ao ingressar no mercado de trabalho, mas no conseguem explicar uma tendncia de mais longo prazo. A redefinio da identidade feminina, moldada pelas profundas transformaes nos padres de comportamento e influenciada pelos movimentos feministas dos anos setenta so fatores estruturais mais consistentes com as transformaes histricas que viriam a marcar a definitiva entrada das mulheres no mundo do trabalho de mercado. Fatores como o aumento da escolaridade das mulheres, que elevaram o custo de oportunidade da dedicao exclusiva s atividades domsticas, foram sem dvida decisivos. Da mesma forma, a reduo da
2 3

Ver, por exemplo, Duran (1970) ou Blau, Ferber, Winkler (1998). A literatura nacional sobre o tema abundante. Ver Paiva (1980), Costa (1990), Bruschini,, Lombardi (1996), Wajnman, Perptuo, (1997), Lavinas, Barted, (1996).

fecundidade, a diminuio do tamanho das famlias, assim como a industrializao dos bens de consumo domstico e a crescente possibilidade de terceirizao dos servios do lar, contriburam liberando tempo das mulheres para o exerccio da atividade economicamente produtiva. Do ponto de vista do mercado de trabalho brasileiro, a urbanizao e o ritmo acelerado da industrializao at o final dos anos setenta favoreceram a demanda crescente por novos trabalhadores, inclusive do sexo feminino. A partir dos anos oitenta, a contnua expanso do setor de servios e o crescimento da informalidade no mercado de trabalho representaram a ampliao do espao para a atividade feminina, dada a notria associao entre o trabalho das mulheres e as formas de insero menos convencionais, com o que as mudanas no perfil do trabalhador requisitado pelo mercado poderiam, eventualmente, estar favorecendo a demanda por mulheres (Wajnman, Perptuo, 1997, Wajnman, Queiroz e Liberato, 1998).

A anlise da evoluo do perfil etrio das taxas de participao ajudam a entender melhor esse processo. A Figura 3, referente ao comportamento das taxas

masculinas, corrobora as tendncias verificadas no cenrio internacional e atesta a existncia de um padro de participao relativamente estvel ao longo do tempo, com as principais mudanas afetando apenas os extremos da distribuio etria. O comportamento das taxas femininas, descrito na Figura 4, sugere uma estria bem diferente.

Figura 3 Taxas especficas de atividade por grupos etrios - Mulheres


100

90

80

70

1950 1960 1970

60

50

1980
40

1991
30

2000
20

10

0 10-19 20-29 30-39 40-49 50-59 60-69

Figura 4 Taxas especficas de atividade por grupos etrios - Mulheres Brasil (1950-2000)
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 10-19 20-29 30-39 40-49 50-59 60-69 1950 1960 1970 1980 1991 2000

Alm da impressionante elevao do nvel da atividade feminina, o perfil etrio de participao modificou-se substancialmente. At aos anos oitenta, esse perfil era marcado por um pico de taxas de participao das mulheres entre 20 e 29 anos de idade e declnio nas idades posteriores. Desde os anos noventa, o perfil etrio da atividade passa a guardar semelhana com o padro masculino, ainda que com nveis mais baixos de participao. Essa mudana no perfil etrio da participao feminina tem sido, muitas vezes, erroneamente interpretada como um resultado de uma mudana de atitude das mulheres no sentido de que elas, mais recentemente, deixaram de abandonar o mercado de trabalho ao iniciar suas carreiras reprodutivas. Esta uma interpretao equivocada no porque no tenha havido uma mudana de atitude das mulheres, mas porque a mudana no foi esta. De fato, as evidncias mostram que as mulheres que trabalhavam quando poucas delas o fazia, nos anos 40, 50 e 60, no abandonavam suas carreiras produtivas ao terem filhos. No Brasil, diferente de outros pases, sempre foi assim a assim continua sendo. Apesar da maior rotatividade das mulheres, comparativamente aos homens, para dentro e para fora do mercado de trabalho, as taxas de participao femininas, quando analisadas para as diversas geraes que entraram no mercado de trabalho em diferentes perodos, nunca diminuram seu nvel nas idades em que, para as mulheres, conflitam os papeis produtivo e reprodutivo. As razes para isso parecem estar fortemente ligadas a dois fatores: Em primeiro lugar, a relativa abundncia e o baixo preo da oferta de servios domsticos, que sempre permitiram s mulheres de melhor condio

socioeconmica, terceirizar o cuidado com as crianas. Em segundo lugar, a existncia no Brasil, sobretudo para mulheres de baixa renda, de uma rede social de apoio mtuo entre as mulheres ligadas por laos de parentesco ou vizinhana, que viabiliza o cuidado (ainda que muitas vezes extremamente precrio) com as crianas, mesmo na ausncia de um sistema pblico de apoio ao trabalho feminino atravs de creches, escolas de tempo integral, etc.4

Note-se que nos pases onde nenhum desses fatores est presente, o perfil etrio da participao feminina caracterizado por uma curva de duplo pico: h um pico de taxas de participao at os 25 anos de idade e outro aps os 40 anos. No interregno entre os dois picos, que coincide com a fase do ciclo de vida associada

Assim, o que acontecia at os anos 80, e que explica o pico das taxas de atividade das mulheres jovens nas linhas da Figura 3 referentes aos anos de 1950, 60, 70 e 80, era que a cada ano mais mulheres jovens entravam no mercado de trabalho e, portanto, a participao das mulheres de 20-24 era maior do que daquelas de geraes anteriores mulheres mais velhas - cujo comportamento era mais restritivo ao trabalho feminino. Essas mulheres ativas foram envelhecendo sem deixar o mercado de trabalho, enquanto o mpeto de crescimento da participao de jovens foi diminuindo paulatinamente a partir dos anos noventa em decorrncia da maior restrio ao trabalho de pessoas inexperientes e ainda em fase de escolarizao. Este o fenmeno que melhor explica a mudana do perfil etrio de participao por idade: o envelhecimento demogrfico das geraes de mulheres que, ainda quando jovens, adentraram o mercado de trabalho em propores excepcionalmente elevadas se comparadas s geraes anteriores.5 Nos anos noventa e 2000, a participao feminina continuou a aumentar, mas agora muito menos em decorrncia da entrada de jovens e mais devido maior atividade das mulheres mais maduras.

Evidentemente, o forte declnio da fecundidade contribuiu para promover a maior compatibilidade entre o trabalho domstico e o trabalho de mercado, facilitando o crescimento da participao econmica das mulheres casadas, a ponto de se identificar o crescimento da atividade feminina no Brasil como a revoluo das cnjuges. (Soares, Izaki, 2002, p.14-15). O aumento da participao das mulheres casadas, que, isoladamente, correspondeu a 70% do aumento do nvel da atividade econmica feminina no Brasil de 1977 a 2001 (Soares, Izaki, 2002, apud Melo, 2005) sobrepujou o efeito da elevao do crescimento dos domiclios chefiados por mulheres, de tal forma que, mesmo que as maiores taxas de atividade se verifiquem entre as chefes de famlia, no foi o aumento do nmero de domiclios chefiados por mulheres, mas a maior participao de mulheres casadas, a principal causa do aumento da atividade feminina (Melo, 2005).
maternidade e maternagem, as taxas de participao so bastante baixas. Ver Goldin (1990) para o caso americano e Joshi e Paci ( 1998) para o caso ingls. 5 Esse ponto est exaustivamente discutido em Wajnman, Rios-Neto (2000).

3) Diferenciais de insero ocupacional

Apesar do extraordinrio aumento da participao feminina, no Brasil, como em outras partes do mundo, as mulheres continuam enfrentando srias dificuldades para se inserir em condies semelhantes s dos homens. Alm das diferenas salariais, das quais cuida a prxima seo, as taxas de desemprego femininas tendem a ser, sistematicamente, superiores s dos homens, como mostra a Figura 5. Atravs dela verificamos que, no s as taxas femininas de desemprego so mais elevadas como, ao longo dos ltimos anos, os diferenciais esto aumentando: a diferena de 2,3 pontos percentuais em 1992 se abriu para 6,6 em 2002, ou seja, no momento em que as taxas de desemprego no Brasil experimentaram uma elevao sem precedentes, foram as mulheres que sentiram as maiores dificuldades em encontrar um posto de trabalho.
Figura 5 Evolucao das taxas de desemprego no Brasil Homens e Mulheres 1992 a 2002
18,0

16,0

14,0

12,0

10,0 homens mulheres 8,0

6,0

4,0

2,0

0,0 1992 1993 1995 1996 1997 1998 1999 2001 2002

Mas o aspecto mais evidente dos diferenciais em condies de insero no mercado de trabalho a questo da segregao ocupacional que concentra homens e mulheres em diferentes tipos de ocupao, emprego e local de trabalho. Isso no seria exatamente um problema no fosse pelo fato de que os tipos de ocupao nos quais esto concentradas as mulheres tendem a ser de pior qualidade, o que pode significar piores salrios, menor proteo da legislao

trabalhista e previdenciria e menos perspectivas de mobilidade ascendente nas carreiras. A Figura 6 apresenta um retrato genrico da segregao segundo setores de atividade, apontando quais so os ramos de atividade nos quais as mulheres esto sobre-representadas. Note-se que a sobre-representao dada por aqueles percentuais em que a proporo feminina no ramo de atividade ultrapassa essa proporo na populao ocupada total (43%). Isso quer dizer que, se homens e mulheres se distribussem igualmente entre as diversas atividades econmicas, haveria, em todos os ramos de atividade, os mesmos 43% de mulheres que se observa na populao ocupada total. Mas, ao contrrio disso, o que se verifica que nos ramos de Alojamento e Alimentao (51%), Educao, Sade e Servios Sociais (78%), Outros Servios Pessoais Coletivos, Sociais e Pessoais (57%) e, muito especialmente, Servios Domsticos (94%) h uma particular concentrao de mulheres. Nos demais ramos, os homens esto sobrerepresentados, mas apenas nas atividades de Construo (2,4% de participao feminina) e nos Transporte, Armazenagem e Comunicao (12%) podemos dizer que h de fato uma concentrao masculina, enquanto na Indstria de Transformao (38%), no Comrcio e Reparao (38%), Administrao Pblica (37%)6 e Outras Atividades (37%) h relativo equilbrio na participao de homens e mulheres.7

Entretanto, como mostra Lavinas (1997), a Administrao Pblica pode ser desagregada em atividades de ensino e sade, nas quais as mulheres predominam largamente, e as demais atividades do setor pblico nas quais os homens tendem a predominar. 7 Mensurando o grau de segregao ocupacional do mercado de trabalho brasileiro, Oliveira (2003) mostra que, entre 1981 e 1999, o ndice de segregao ocupacional por sexo, que pode ser interpretado como o percentual de mulheres trabalhadoras que deveriam ser realocadas para tornar a razo de sexo de cada ocupao igual razo de sexo da fora de trabalho como um todo, variou de 36,8 a 39,5, apresentando flutuaes sem indicao de tendncia no perodo.

Figura 6 Proporo de mulheres na populao ocupada segundo ramos de atividade


1

0,8

0,6

0,4

0,2

A gr c ol a

p bl ic a

al im en ta o

C on st ru o

re pa ra o

so ci ai s

m s tic os

at iv id ad es

a o

tra ns fo rm

co m un ic a

os

do

A dm in is tr a

se rv i

C om r ci o

Se rv i os

en to

az en ag em

so ci ai

de

In d st ria

lo ja m

a de

Ed uc a o ,s

ar m

Tr an sp or te ,

ramos de atividade

Esse quadro confirma a idia de que a segregao ocupacional a expresso da diviso sexual do trabalho, segundo a qual as atividades tipicamente femininas seriam um prolongamento do universo domstico da mulher no mundo do trabalho. Portanto, nas atividades domsticas, de servios sociais, servios pessoais, educao, sade, alojamento e alimentao, as mulheres replicariam suas atividades cotidianas como cuidadoras. Essa identidade feminina com o mundo dos servios acabou por significar uma vantagem comparativa para as mulheres no perodo mais recente em que os rumos da economia restringiram drasticamente o emprego formal, sobretudo nas atividades industriais, e impulsionaram o setor dos servios. As evidncias do crescimento da participao feminina nos anos noventa, perodo extremamente desfavorvel criao de novos empregos, sugerem que o espao da informalidade, sobretudo no comrcio de mercadorias e no emprego domstico, foram as principais vias de acesso das mulheres ao mercado de trabalho. Por outro lado, Lavinas (1997) observa que o caso brasileiro parece se diferenciar da situao detectada no cenrio internacional em que as mulheres estariam

O ut ro s

se

rv i os

co le tiv os ,

ut ra s

pe ss oa is

To ta l

prejudicando os homens na disputa por espao no mercado de trabalho, j que elas, alm de se beneficiarem da maior criao de empregos nas atividades tipicamente femininas, estariam tambm penetrando nas atividades antes tipicamente masculinas. No caso brasileiro, segundo Lavinas (1997), as informaes relativas aos anos oitenta e noventa sugerem um movimento na contra-mo desse processo, uma vez que observa-se uma interrupo na tendncia anterior de abertura de novas oportunidades de emprego para mulheres em espaos de produo tradicionalmente masculinos e, ao mesmo tempo, h vrios indicadores de crescimento da participao masculina nas atividades em que as mulheres estiveram sempre confinadas. Confirmando essa hiptese,

Wajnman, Queiroz e Liberato (1998) mostram como as ocupaes autnomas na prestao de servios tiveram significativo crescimento da participao de homens nos anos noventa, indicando que ocupaes consideradas tpico reduto feminino vm abrindo espao para os homens que, possivelmente expulsos dos empregos formais na indstria, cada vez mais procuram esse setor.

Adicionalmente, as Figuras 7 e 8 mostram que tambm h diferenas importantes na posio em que homens e mulheres ocupam do ponto de vista de suas relaes com o trabalho. Como se percebe, enquanto os homens se concentram nos empregos assalariados (com e sem carteira de trabalho) e de trabalhadores por conta prpria, as mulheres, tendo menor participao nessas posies, se ocupam expressivamente como trabalhadoras domsticas com e sem carteira de trabalho (respectivamente, 14% e 5% delas), e como funcionrias pblicas (10%) e tambm no trabalho sem remunerao (outros 10%), este ltimo muito comum nas atividades agrcolas. A partir de evidncias como essas, alguns estudos no Brasil tendem a identificar um maior grau de precariedade das ocupaes femininas. bem verdade que o conceito de precariedade no trabalho pode ser bastante complexo e existem inmeras alternativas metodolgicas para

operacionalizar o conceito mais adequado a cada contexto. Mas definindo de forma bastante simples os postos de trabalho precrios como sendo aquelas formas em que h uma relao assalariada, porm sem o registro formal atravs

da carteira de trabalho, e aquelas em que no h remunerao, temos, para o ano de 2003, que 38% do total da ocupao feminina e 28% da ocupao masculina ocupavam-se em postos precrios.8
Figura 7 Homens ocupados segundo posio na ocupao - Brasil 2003

Empregado com carteira Funcionrio pblico estatutrio Empregados sem carteira Trabalhador domstico com carteira Trabalhador domstico sem carteira Conta- prpria Empregador No remunerado

Figura 8 Mulheres ocupadas segundo posio na ocupao - Brasil 2003

Empregado com carteira Funcionrio pblico estatutrio Empregados sem carteira Trabalhador domstico com carteira Trabalhador domstico sem carteira Conta- prpria Empregador No remunerado

Muitos autores consideram que todo o emprego domstico deve ser considerado precrio, uma vez que a sua remunerao muito baixa e as suas jornadas muito longas. Outros consideram tambm que o emprego por conta prpria, quase sempre informal, deve ser considerado precrio quando mal remunerado, porque no conta com os mecanismos de proteo trabalhista e cobertura previdenciria. Mas esta categoria mais difcil de ser includa no conceito de trabalho precrio, a no ser atravs do cruzamento de vrias informaes, j que parte considervel dos trabalhadores autnomos est perfeitamente satisfeita com sua situao, mantida por opo e no por deficincias do mercado de trabalho. Para uma discusso acerca da identificao do emprego feminino com o trabalho precrio, ver Montali (2005).

Entretanto, segundo Barros, Courseil, Santos e Firpo (2001), conquanto seja inequvoco o elevado grau de segregao da estrutura ocupacional brasileira, no h evidencias contundentes de que as ocupaes tipicamente femininas remunerem muito pior em mdia do que as masculinas. Isso quer dizer que as categorias ocupacionais tipicamente femininas so diferentes mas no

necessariamente piores do que as masculinas, exceto pelo emprego domstico, onde h, disparadamente, o maior grau de sobre-representao feminina e os rendimentos so os mais baixos da escala salarial. Desse modo, os diferenciais de rendimentos entre homens e mulheres se explicariam muito mais pelas diferenas de salrios pagos no interior de cada um dos grupos ocupacionais do que pelas barreiras entrada de mulheres nos postos de trabalho de melhor qualidade e remunerao. justamente da questo dos diferenciais de rendimentos e as suas possveis causas que trata a prxima seo.

4) Diferenciais de rendimentos evidncias sobre discriminao de gnero

Os diferenciais de rendimentos entre homens e mulheres no Brasil explicam muito pouco da enorme desigualdade salarial entre os indivduos no pas apenas algo em torno de 5%.9 Isso no diminui, porm, a importncia dessa questo. Em primeiro lugar, porque, apesar de declinante ao longo do tempo, a diferena entre os rendimentos a favor dos homens muito grande em mdia, os homens recebem 60% a mais do que as mulheres -, e isso desmotiva a participao de mulheres no mercado de trabalho e compromete o papel delas como provedoras de renda complementar ou principal das famlias. Em segundo lugar, porque a maior parte desse diferencial, conforme diversos estudos tem mostrado, devida discriminao pura e simples, ou seja, o tratamento desigual de pessoas iguais do ponto de vista produtivo. Isso equivale dizer que os menores rendimentos femininos no decorrem das mulheres possurem menores credenciais produtivas do que os homens. Ao contrrio, se usamos a escolaridade formal como varivel
9

Barros, Mendona (1996:454).

indicadora da qualificao, as mulheres devem ser consideradas mais produtivas. Como mostra a Figura 9, nos ltimos anos a escolaridade mdia feminina tem sido sistematicamente superior masculina e o diferencial entre os sexos tem aumentado. As evidncias mais antigas nos mostram que, de fato, a sobre-

escolaridade feminina resultado da reverso recente de uma tendncia histrica. Desde quando os dados permitem comprovar, a populao masculina sempre teve escolaridade superior feminina, mas a partir da gerao de mulheres nascidas ao final dos anos cinqenta e que se tornaram adultas ao final dos setenta, inverteu-se o quadro e a escolaridade mdia feminina foi tornando-se crescentemente superior masculina.10
Figura 9 Anos medios de estudo das populaes feminina e masculina no Brasil 1992 a 2002
8,0 7,5 7,0 6,5 6,0 5,5 5,0 4,5 4,0 3,5 3,0 1992 1993 1995 1996 1997 1998 1999 2001 2002 Homens Mulheres

Assim, se a produtividade feminina, quando medida pela escolaridade, como usualmente se faz, superior masculina, o que explicaria o persistente diferencial de rendimentos em favor dos homens?

10

H vrias possveis explicaes para essa reverso, mas a mais evidente delas, no caso brasileiro, a alta probabilidade dos meninos abandonarem a escola em funo da busca de trabalho como estratgia de complementao de renda familiar, o que ocorre com muito menos freqncia entre as meninas. Ver em Leme e Wajnman (2000), a evoluo temporal dos diferenciais de escolaridade por sexo.

Um dos importantes fatores que preciso considerar nessa questo a diferena em horas semanais que trabalhadores de um e outro sexo dedicam atividade econmica. Conforme dados ilustrados na Figura 10, enquanto 80% dos homens ocupados dedicam-se ao mercado de trabalho durante jornadas de no mnimo 40 horas semanais (mdia de 8 horas dirias), apenas 55% das mulheres tem o mesmo comportamento, com os 45% restantes ocupadas por menos de 40 horas semanais. Essa diferena, que certamente explica-se tanto pelas preferncias femininas por tipos de trabalho que permitem maior compatibilizao com outras atividades, quanto pela prpria dinmica do setor de servios onde as mulheres predominam, devem de todo modo ser contempladas em qualquer medida comparativa de rendimentos femininos e masculinos. Dessa maneira, ao padronizarmos os rendimentos de homens e mulheres pelas horas trabalhadas, o diferencial de 60% favorvel aos homens observado em 2003 cai para 33%, o que ainda uma diferena considervel.
Figura 10 Proporo de homens e mulheres segundo tamanho de jornada semanal de trabalho Brasil 2003
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% homens grupos de horas trabalhadas mulheres >=40 horas <40 horas

Para esses 33% de diferencial de rendimento favorecendo homens, j controlados pelas diferenas em horas trabalhadas, e que definitivamente no podem ser explicados pela componente educacional, s restam como explicao a alocao

diferencial de homens e mulheres em postos de trabalho de qualidade diferenciada ou a discriminao puramente salarial. Como j mencionado anteriormente, nos diversos estudos sobre o tema,11 no h evidncias que atestem que a discriminao alocativa, ou seja, a alocao de mulheres em postos de pior qualidade seja a causa dos diferenciais. Ainda que vrias das ocupaes tipicamente femininas sejam inequivocamente de pior qualidade, na mdia, as ocupaes mais femininas no tendem a remunerar menos do que as masculinas. O que sobra ento como explicao para os diferenciais a componente discriminatria, que quer dizer que homens e mulheres com idnticos atributos produtivos e em idnticos postos de trabalho so, em mdia, remunerados diferenciadamente, com claro privilgio masculino.

Na realidade, conforme j est amplamente documentado na literatura recente, como as mulheres no esto sub-representadas nas ocupaes de melhor remunerao e as caractersticas produtivas femininas favorecem as mulheres, conclui-se que o diferencial salarial entre homens e mulheres no Brasil seria ainda maior do que o que efetivamente se observa, caso no existisse a sobreescolaridade feminina. Isso indica que a maior escolaridade feminina, como bem argumenta Lavinas (1997), no discrimina positivamente as mulheres. Em outras palavras, as mulheres precisam de muito mais credenciais produtivas para disputar com seus colegas do sexo masculino o espao no mercado de trabalho e ainda assim se sarem pior em termos salariais. Decompondo o diferencial

observado na PNAD de 2003, verificamos que, na ausncia da componente discriminatria, as mulheres ganhariam 20% a mais do que os homens, devido suas caractersticas produtivas e sua insero ocupacional. Entretanto, os fatores no explicados, os quais chamamos de componente discriminatria do diferencial, faz elevar em 48% os salrios masculinos.12
11 12

Ver Barros, Courseil, Santos e Firpo (2001), Leme, Wajnman (2000) ou Guimares, Biderman (2004). A magnitude da componente discriminatria encontrada nos diversos trabalhos pode variar bastante conforme a metodologia de mensurao utilizada, a base de dados e o universo de trabalhadores focado. Silva e Kassouf (2000), por exemplo, encontram que, no setor formal da economia, se no houvesse discriminao, as mulheres deveriam receber 15% a mais do que os homens, dadas as suas caractersticas produtivas. Leme e Wajnman (2000), que decompem o diferencial salarial para dois grupos de trabalhadores, um da gerao dos

Sempre vale lembrar, todavia, que, ao identificarmos a chamada componente discriminatria,13 na realidade, estamos lidando com a parte dos diferenciais salariais que no somos capazes de explicar atravs das variveis usualmente disponveis nas bases de dados utilizadas para esses estudos que indicam as diferentes caractersticas de homens e mulheres e de suas ocupaes. Como bem argumentam Guimares e Biderman (2004), faltam-nos informaes mais detalhadas e qualitativas sobre os indivduos, atravs das quais pudssemos analisar tanto a construo das escolhas como a tomada de decises, entrevendo se o que chamamos aqui fator discriminao resulta do puro e simples sexismo (...) dos que comandam as instituies do trabalho, e/ou reflete a construo fortemente sexuada das escolhas individuais, que preterem carreiras e ganhos extraordinrios sob a presso (...) das exigncias do exerccio de outros tipos de papis (Guimares e Biderman, 2004: 196).

A boa notcia, nesse contexto, que o hiato de rendimentos entre os sexos tem se estreitado sistematicamente nas dcadas recentes, como mostra a Figura 11. Isso no est ocorrendo s no Brasil: evidncias para outros pases mostram que esta uma tendncia relativamente universal. A literatura internacional tem mostrado, tambm, que a reduo particularmente relevante para as coortes (ou geraes) mais jovens e que a tendncia de menor diferencial quando da entrada dos indivduos no mercado de trabalho tende a ser mantida medida que as coortes envelhecem (Blau, Ferber e Winkler, 1998). Com efeito, a observao dos diferenciais por faixas etrias, na Figura 12, permite verificar que o estreitamento tem sido particularmente evidente para os mais jovens, com o que possvel inferir que a tendncia prospectiva seja de continuidade de reduo de diferenciais, medida que mulheres mais velhas, de menor escolaridade, mais
nascidos nos anos 50 e outro dos nascidos nos anos 60, mostram que para o primeiro grupo, o quadro bastante mais desfavorvel. Dos 38,8% de diferencial observado a favor dos homens, a parte no justificada e que pode ser associada discriminao, daria uma vantagem de 76% aos homens, enquanto que a parte do diferencial justificada pelos atributos produtivos daria uma vantagem de 21% para as mulheres. Para a gerao mais jovem, as autoras demonstram que a componente associada discriminao se reduz levando a uma vantagem de 48% para os homens. 13 Tambm denominada na literatura efeito de gnero, limite superior da discriminao ou discriminao injustificada (Psacharopoulos e Tzannatos, 1992:151-2)

segregadas em ocupaes de pior qualidade e com os salrios mais baixos, estejam sendo substitudas pelas mais jovens. Leme e Wajnman (2000) apresentam evidencias de que a grande reduo do diferencial observada entre trabalhadores de entrada mais recente no mercado de trabalho se deve basicamente reduo da discriminao contra a mulher, o que faz com que, paulatinamente, a maior qualificao feminina esteja sendo devidamente valorizada.
Figura 11 Diferenciais de rendimento por sexo ao longo do tempo
2,2000

2,0000

1,8000

1,6000

diferenciais

1,4000

1,2000

1,0000 1992 1993 1995 1996 1997 1998 1999 2001 2002

Figura 12 Diferenciais de rendimentos por sexo segundo grupos etrios


4

3,5

sal. masc./sal. fem.

2,5

Seqncia1

1,5

0,5

0 10a14 15-19 20-24 25-29 30-34 35-39 40-44 idade 45-49 50-54 55-59 60-64 65-69 70 e +

5) Importncia dos rendimentos femininos nas famlias e nos casais

Os diferenciais de rendimentos entre homens e mulheres tem recebido grande ateno dos especialistas em mercado de trabalho porque indicam o indesejvel tratamento diferenciado por gnero e implicam em perda de bem-estar para as mulheres. No entanto, muito menos ateno tem sido dada ao papel dos salrios femininos na renda familiar e na gerao de bem-estar das famlias nas quais as mulheres constituem o papel de provedoras complementares ou at mesmo principais de renda. Sabemos que, se estamos interessados em medir o bemestar de uma sociedade, a famlia a unidade receptora de renda mais adequada anlise, por causa das transferncias realizadas entre os membros da famlia, os ganhos de escala no consumo familiar e as decises conjuntas de consumo e oferta de trabalho, tomadas no mbito domstico. Assim, as desigualdades salariais entre trabalhadores do sexo feminino e masculino, embora indiquem o tratamento desigual de homens e mulheres, no caracterizam adequadamente a importncia das mulheres na gerao da renda familiar e no dizem nada sobre os efeitos do papel da mulher nos arranjos familiares, que podem resultar em diferentes nveis de bem-estar, que , em ltima anlise, o que se quer medir.

Como decorrncia da maior participao das mulheres na atividade econmica, sobretudo das casadas e com filhos, e a reduo dos diferenciais salariais por sexo, a importncia relativa da renda feminina nas famlias, naturalmente, cresce. Com efeito, decompondo o rendimento domiciliar per capita segundo as fontes de renda alternativas, Hoffmann e Leone (2004) mostram que, nos ltimos vinte anos, o peso relativo dos rendimentos do trabalho dos homens nos domiclios decresceu de 69,6 para 53,6%. Enquanto isso, a participao da renda do trabalho das mulheres aumentou de 15,7 para 23,8%. Nessa mesma linha, mas analisando dados para as regies metropolitanas de So Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife, Leone (2000) j havia demonstrado a contribuio dos salrios femininos na renda familiar, favorecendo sobretudo as famlias de baixa renda. Essa contribuio tem ajudado, segundo a autora, a retirar famlias de situao de

extrema pobreza e a afastar as que j no eram to pobres para mais longe da linha de pobreza (Leone, 2000:108).

Nesse tipo de anlise, contudo, preciso ter em mente que a composio dos arranjos domiciliares no pas vem sofrendo profunda modificao nas ltimas dcadas, em grande medida como decorrncia da prpria modificao do papel das mulheres na sociedade. Medeiros e Ozrio (2001) apontam as principais mudanas detectadas desde o final da dcada de setenta e estas podem ser sintetizadas pelo (i) aumento da proporo de arranjos unipessoais (pessoas morando sozinhas), (ii) diminuio da proporo de arranjos familiares nucleares compostos14 (com casais), que passaram de 83% para 75,5% do total de arranjos familiares no pas, entre 1977 e 1998; e (iii) forte aumento da proporo de arranjos nucleares simples femininos, ou seja, de famlias chefiadas por mulheres sem a presena de cnjuge, que tiveram sua importncia relativa incrementada de 13,6% , em 1977, para 20,9%, em 1998. Sendo assim, o prprio crescimento do nmero relativo de domiclios e arranjos familiares com mulheres sem cnjuges (sozinhas ou com filhos e outros parentes) pode explicar, em parte, o aumento da importncia da renda feminina no total da renda das famlias brasileiras.

Para evitar esse possvel efeito de confundimento, importante conhecermos a participao relativa da renda do trabalho das mulheres nas famlias segundo o tipo de arranjo no qual elas esto inseridas, ou seja, famlias nas quais elas so as chefes e no h presena de cnjuge e famlias nas quais h chefe e cnjuge, ou seja, h um casal.

14

Segundo a definio adotada pelos autores, um arranjo domiciliar pode ser no-familiar (contendo apenas uma pessoa ou um grupo convivente), ou pode ser familiar, sendo composto por uma ou mais famlias. Em cada famlia h um arranjo nuclear formado pelo chefe da famlia, seu eventual cnjuge e filhos. Caso o ncleo seja formado por chefe e cnjuge, o arranjo nuclear definido como nuclear composto e havendo apenas o chefe, o arranjo definido como nuclear simples.

Em 2003, segundo os dados da PNAD, as famlias de ncleo composto (com chefe e cnjuge) perfaziam 65,9% do total das famlias brasileiras (ver Tabela 2).15 Os demais arranjos familiares (34,3% restantes) eram constitudos pelas situaes em que h a presena do responsvel (ou chefe) da famlia, sem haver presena de cnjuge. Dentre as famlias com ncleo formado por um casal, 11,8% delas tinham a mulher trabalhadora como a principal provedora financeira do casal, adotando como conceito de principal provedor financeiro aquele cnjuge que obtm os rendimentos do trabalho mais elevados.16 Dessa forma, para quase 12% dos casais vivendo em co-habitao no Brasil mais que 4 milhes de famlias-, os rendimentos do trabalho da mulher significavam mais de 50% de suas rendas conjuntas. 17

interessante notar, que embora as mulheres cresam em importncia relativa como principais provedoras financeiras das famlias, as pesquisas domiciliares continuam apontando, na maioria esmagadora dos casos, os homens como os chefes ou responsveis pelas famlias constitudas por casais com ou sem filhos (vide tabela 1). A posio de chefe (ou de pessoa de referncia, como passa a se chamar essa posio a partir da PNAD de 1992) definida pelos prprios entrevistados com base em sua percepo e no necessariamente por um critrio econmico-financeiro. Com base nessa percepo, na PNAD-2003, 95% das
15

Note que este nmero bastante inferior ao encontrado por Medeiros e Ozrio (2002), citado anteriormente como a proporo de arranjos familiares nucleares compostos em 1998, porque a estatstica utilizada pelos autores considera, como denominador, o total de arranjos familiares dos quais se exclui os arranjos unipessoais. Neste trabalho estamos considerando o conceito mais amplo de famlia, utilizado pelo IBGE, que inclui, tambm os arranjos unipessoais. 16 A renda total de uma famlia pode vir de diversas fontes. Alm da renda do casal, podem haver rendimentos dos filhos, de outros parentes ou agregados co-habitantes. Ademais, os rendimentos podem vir de fontes outras que no o trabalho, como aposentadorias, penses, aluguis, etc. Podem ainda ser obtidas atravs de transferncias de outros membros da famlia que vive em outros domiclios. Tendo em vista as dificuldades em captar adequadamente a renda oriunda dessas fontes e tambm os objetivos especficos deste trabalho, optou-se por considerar apenas o rendimento gerado atravs do trabalho dos casais que constituem o ncleo familiar e, mais adiante, quando estivermos tratando dos rendimentos das famlias chefiadas por mulheres sem a presena de cnjuge, os rendimentos dos filhos sero tambm considerados. Supostamente, essa escolha no deve causar grande vis anlise, j que essa a maior frao da renda das famlias consideradas de modo geral. preciso lembrar, porm, que rendimentos de aposentadoria tem significado cada vez maior na composio da renda das famlias nas quais vivem idosos, mas esse tema ultrapassa o escopo deste trabalho. 17 Para uma outra interessante abordagem da importncia da posio na famlia na anlise dos rendimentos femininos, ver Montali (2004).

famlias com casais declaravam seu responsvel como sendo um indivduo de sexo masculino. E mesmo entre os 4.117 mil casais nos quais os salrios femininos eram superiores aos masculinos, em apenas 10% deles a

responsabilidade foi reportada como sendo feminina. Considerando que a noo de responsabilidade dificilmente est associada aos encargos do trabalho domstico, porque se assim fosse as mulheres no estariam to subrepresentadas nessa categoria, e que, pelo menos neste caso a responsabilidade no tampouco financeira, resta apenas a justificativa cultural que relega mulher o papel secundrio na hierarquia familiar, mesmo quando a ela cabem, no s os cuidados com os familiares e com a estrutura fsica da residncia, mas tambm com a proviso financeira da famlia.

Os dados da Figura 13 mostram a distribuio da participao dos rendimentos do trabalho feminino segundo dcimos da distribuio da renda dos casais. Segundo esses dados, as mulheres que no contam com qualquer rendimento proveniente do trabalho, seja porque no trabalham ou porque exercem trabalho no remunerado, concentram-se nos grupos de menor renda. Evidentemente, a prpria ausncia de renda feminina contribui para que esses casais situem-se nos dcimos mais pobres da distribuio. Por outro lado, tambm entre os casais de menor renda que se concentram os maiores percentuais de participao do rendimento feminino na renda do casal. Como se verifica, dentre os casais nos quais a mulher prov entre 75 e 100% da renda (2.241 milhes deles!), a maior parte est entre os estratos de mais baixa renda da populao. Em quase 20% das famlias constitudas pelos casais dos 10% mais pobres da populao, as mulheres contribuem com entre 75 e 100% da renda do casal. No segundo

dcimo da distribuio, essa parcela de mulheres cai, mas atinge ainda o patamar nada desprezvel de quase 15% do total de casais. E medida em que deslocamos-nos para os dcimos mais ricos, a parcela de mulheres cujos rendimentos tem forte impacto na renda familiar vai diminuindo.

Figura 13 Distribuio do percentual de participao feminina na renda dos casais segundo decis de renda do casal - Brasil - 2003
100%

90%

80%

70%

75 a 100% 50 a 75% 25 a 50% at 25% no participa

60%

50%

40%

30%

20%

10%

0% 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 dcimos da distribuio de rendimentos do casal

Caberia ento perguntar, quem so essas mulheres, ainda atpicas, que comandam rendimentos do trabalho superiores aos de seus maridos. Que no so mulheres de alta qualificao e portanto elevados salrios, a figura anterior j parece indicar. A figura 14 ajuda a esclarecer melhor a questo, indicando o tipo de insero ocupacional desse grupo especfico. Verifica-se que a grande maioria delas (43%) so trabalhadoras dos servios, que so as prestadoras de servio que trabalham quase sempre por conta prpria, nos servios de cuidados pessoais, embelezamento, higiene, enfermagem, cuidados de sade, cuidados com idosos e crianas, e servios domsticos em geral. Estas trabalhadoras certamente no so aquelas de melhor remunerao, mas, exercendo trabalhos que se acostumaram a realizar em suas prprias vidas domsticas, tm desempenhado exercido papel crucial no sustento de suas famlias.

Figura 14 Mulheres que participam com 75 a 100% da renda do casal por grupos ocupacionais
Dirigentes em geral Profissionais das cincias e das artes Tcnicos de nvel mdio Trabalhadores dos servios administrativos Trabalhadores dos servios Vendedores e prestadores de servio do comrcio Trabalhadores agrcolas Trabalhadores da produo de bens e servios e da reparao e manuteno Membros das foras armadas e auxiliares Ocupaes mal definidas ou no declaradas

Finalmente, considerando as famlias constitudas por chefe sem cnjuge (arranjo familiar nuclear simples), em 75% dos casos da PNAD de 2003, a chefia da famlia era feminina. Dentre essas famlias nucleares simples, chefiadas por mulheres, 70% tinham a presena de filhos e os outros 30% eram de mulheres vivendo sozinhas. Considerando que, dentre as mulheres chefes com filhos, 41% delas respondiam por mais de 50% de suas rendas familiares, computamos que, em 2003, em nada menos que 26% do conjunto das famlias brasileiras, os rendimentos do trabalho feminino eram a parcela majoritria da renda do ncleo familiar (tabela 1). Conquanto essa proporo ainda seja muito inferior quela esperada numa situao de perfeita igualdade de condies entre homens e mulheres no mercado de trabalho, preciso reconhecer que tal cifra era impensvel h apenas poucos anos atrs e representa um tremendo avano nas condies de insero econmico-social da mulher.

TABELA 1 Distribuio percentual das famlias brasileiras segundo composio do ncleo chefia homens mulheres total c/ predominio de rend. c/ predominio de rend.
feminino no total de familias familias com casal(c/ ou s/ filhos) familias s com chefes e filhos familias s com chefe sem filhos total de familias feminino no total da linha

62,7 2,2 6,3 71,2

3,1 18,1 7,6 28,8

65,9 20,3 13,9 100,0

7,7 10,5 7,6 25,8

11,8 51,8 54,6 25,8

Fonte: FIBGE, PNAD 2003

6) Heterogeneidades femininas

As desigualdades que marcam a participao feminina no mercado de trabalho brasileiro no esto restritas aos diferenciais salariais e ocupacionais entre homens e mulheres. Entre as prprias mulheres, as disparidades so enormes e merecem ser bem analisadas. Diversos autores tem se ocupado de mostrar os diferenciais segundo atributos pessoais tais como idade, cor, escolaridade, regies do pas, assim como as disparidades nas condies dos postos de trabalho nos quais as trabalhadoras se inserem. Freqentemente tem sido tambm descritas as ambigidades que marcam o processo de evoluo da participao feminina na fora de trabalho, que caracterizado tanto pela ascenso de mulheres aos cargos de comando, prestgio e remunerao elevada, quanto pelo confinamento de grande parcela da populao trabalhadora feminina aos postos de maior precariedade. 18

Uma forma interessante de analisar tais disparidades descrever quem so as mulheres posicionadas nos extremos da distribuio dos rendimentos do trabalho. Tomando-se as mulheres ocupadas, com salrios positivos, segundo a PNAD2003, a tabela 2 resume o perfil das trabalhadoras do primeiro e do ltimo dcimo da distribuio salarial (as 10% mais bem remuneradas e as 10% pior remuneradas), assim como do ultimo centsimo (as 1% mais bem remuneradas). Como se constata sem nenhuma surpresa, no extremo mais pobre da distribuio esto aquelas ocupadas majoritariamente como empregadas domsticas (34%) e

18

Ver, por exemplo, Lavinas (1997) ou Bruschini (2000) .

no trabalho por conta prpria (50%), o qual agrega as trabalhadoras dos servios em geral, dos servios do comrcio e as trabalhadoras agrcolas. Com um valor mdio de rendimentos mensais de apenas R$51, essas trabalhadoras tm em mdia 35 anos de idade e uma baixssima escolaridade - em mdia 4,6 anos de estudo, ou seja, apenas o antigo primrio completo (1o ciclo do ensino bsico). Lamentavelmente tambm sem surpresa, constatamos que a maior parte delas so pardas ou negras (67,4%) e vivem fora das regies metropolitanas do pas. importante notar tambm que o nmero de horas trabalhadas por essas mulheres 25 horas, em mdia - bastante inferior ao das mulheres mais bem posicionadas no mercado. A julgar pelos seus rendimentos, esse baixo nmero de horas explica-se muito mais pela dificuldade dessas mulheres em encontrar mais trabalho (maior nmero de clientes, no caso das prestadoras de servios) do que por uma eventual preferncia por jornadas mais curtas.

No outro extremo da distribuio salarial, o das 10% mais bem remuneradas, encontram-se mulheres mais velhas (40 anos em mdia), de maior escolaridade (13,23 anos completos, que significam ensino mdio completo e superior incompleto) e obviamente, com os maiores ganhos salariais: R$ 2196 mensais, em mdia. Em termos de insero ocupacional, tratam-se das assalariadas com carteira de trabalho assinada (35%), funcionrias pblicas (53%!) e empregadoras (13%). A maior parte delas so brancas (80%) e vivem nas regies Se

metropolitanas (53%), principalmente nas do Sudeste e Sul do pas.

destacamos o ltimo centsimo da distribuio, ou seja, as 1% de melhor remunerao, temos esse quadro ainda mais acentuado. Com rendimentos mdios de R$5726, elas so majoritariamente funcionrias pblicas de alta qualificao (27%) e empregadoras (27%). Esto ainda mais concentradas entre as brancas (86%), e 62% vivem nas regies metropolitanas do pas. Trabalham em mdia 43 horas semanais, o que representa pouco mais que uma jornada padro de 8 horas, 5 dias na semana. Ou seja, trabalham o padro mdio da jornada tpica masculina.

Esse quadro muito sinttico ilustra como as disparidades entre as profissionais brasileiras vo muito alm da questo salarial, que por si s j estabeleceria grandes diferenas em termos de bem-estar econmico. Os indicadores aqui apontados revelam tambm as disparidades na qualidade da insero ocupacional: enquanto as mulheres de melhor remunerao so aquelas inseridas em atividades protegidas e tambm mais estveis (assalariadas com carteira de trabalho e funcionrias pblicas), o dcimo mais mal remunerado da distribuio concentra mulheres cujos postos de trabalhos esto entre aqueles mais vulnerveis, instveis e desprovidos de garantias e direitos associados ao trabalho. 19
TABELA 2 Indicadores selecionados para mulheres trabalhadoras dos primeiro e ultimo dcimos e ultimo centesimo da distribuio de salrios femininos no Brasil - PNAD - 20003 primeiro dcimo 10% mais mal remuneradas nmero de mulheres salrio mdio idade mdia n. mdio de anos de estudo cor branca no-branca 2650885 50,97 35,14 4,6 ltimo dcimo 10% mais bem remuneradas 2650885 2196,44 39,9 13,23 ltimo centsimo 1% mais bem remuneradas 273524 5726,4 42,84 14,07

32,3 67,7 16,6 24,94

80,3 19,7 53,0 40,78

85,9 14,1 62,5 42,52

% nas regioes metropolitanas horas trabalhadas principais formas de insero empregadas domsticas conta propria sem carteira com carteira funcionarias publicas empregadoras
19

33,9 50,0 15,3 35,0 29,3 13,1 24,0 27,0 27,0

Note-se que 34% destas profissionais so empregadas domsticas, dentre as quais praticamente 100% no possuem carteira de trabalho assinada pelo empregador. As demais mulheres deste grupo trabalham por contaprpria ou so assalariadas sem carteira de trabalho, portanto, por definio, sem qualquer vnculo empregatcio formal.

Indicadores selecionados para mulheres trabalhadoras dos primeiro e ultimo dcimos e ultimo centesimo da distribuio de salrios femininos no Brasil - PNAD - 20003 primeiro dcimo 10% mais mal remuneradas condio na familia Pessoa de referncia Cnjuge Outros 25,3 47,1 27,6 31,4 53,5 15,0 33,2 60,6 6,2 ltimo dcimo 10% mais bem remuneradas ltimo centsimo 1% mais bem remuneradas

grupo de ocupao trabalhadoras dos servios vendedoras atv. Agricolas trab. Producao de bens e servicos Dirigentes em geral Profissionais das cincias e das artes tecnicas de nivel medio Fonte: FIBGE, PNAD-2003. 46,7 16,6 14,7 16,2 22,1 39,1 14,9 34,6 47,2 8,0

7) Notas conclusivas

A extensa literatura sobre o mercado de trabalho no Brasil tem, nas ltimas dcadas, se debruado sobre as questes relativas ao trabalho feminino, no que se refere ao intenso crescimento da participao das mulheres, s condies diferenciadas de insero que muitas vezes replicam as atividades desenvolvidas no mbito domstico e s conseqncias do trabalho feminino sobre o bem-estar da sociedade.

Apesar de recentemente prolficos, esses estudos no datam de perodos muito distantes. Quando a tradio da literatura internacional de estudos sobre mercado de trabalho comeou a fazer escola no Brasil, em meados dos anos 70, estudos sobre o trabalho das mulheres eram escassos, muitas vezes sob a alegao de que o reduzido nmero de mulheres ocupadas comprometia a significncia estatstica das anlises mais desagregadas. De l pra c, tudo mudou. A

participao das mulheres s fez aumentar, a despeito das conjunturas econmicas desfavorveis, das mudanas estruturais associadas ao processo de

reestruturao produtiva que afetaram intensa e traumaticamente as relaes de trabalho, e tambm a despeito do desencentivo resultante do tratamento desfavorvel dispensado s mulheres comparativamente aos homens.

Esse trabalho procurou sintetizar algumas das linhas gerais que, ao longo dos ltimos anos, tm marcado os contornos do trabalho feminino no Brasil. O primeiro aspecto marcante , sem dvida, a radical transformao na composio por sexo da fora de trabalho brasileira que, em cinqenta anos, evoluiu de uma quase insignificante participao feminina da ordem de 12% para os 43% atuais. Esse vigoroso crescimento, reconhece-se, fez-se acompanhar de condies nem sempre favorveis s condies de insero feminina. Do ponto de vista salarial, embora decrescente, h um hiato de rendimentos que privilegia os homens e no pode ser explicado pela heterogeneidade das caractersticas produtivas da populao. As mulheres tm, desde os anos setenta, um nvel mdio de escolaridade que lhes daria uma remunerao do trabalho maior que a dos homens, na ausncia de discriminao. Mas de fato no isso que ocorre. Alm das diferenas salariais, as mulheres experimentam maiores taxas de desemprego e quando ocupadas, continuam fortemente sobre-representadas nas ocupaes que tendem a reproduzir, em alguma medida, o tipo de atividade desenvolvida no ambiente domstico. Isso no significa que as mulheres no estejam, nas ltimas dcadas, entrando em ocupaes antes tipicamente masculinas. Lentamente, vrias ocupaes vo se abrindo para as mulheres, que cada vez mais se qualificam para ocup-las, mas o que diversos trabalhos tem mostrado que a estrutura ocupacional brasileira continua fortemente segregada e d sinais muito fracos e lentos de mudana. H muitos indcios de que a retrao da economia e mudanas no mercado de trabalho que caracterizaram os anos noventa, ao empurrarem homens e mulheres para as atividades informais, tenha dificultado o acesso das mulheres aos postos de trabalho mais masculinos, enquanto trouxeram homens expulsos do mercado formal para competir por ocupaes tipicamente femininas.

No contexto da estrutura ocupacional ainda altamente segregada, vale enfatizar, mais uma vez a importncia do emprego domstico no qual se ocupavam, em 2003, quase 20% do total das mulheres trabalhadoras. Apesar de ser necessrio reconhecer que esse tipo de trabalho viabilizou parte expressiva do intenso crescimento da atividade feminina nos anos de retrao econmica, ele tambm a forma em que a precariedade do trabalho expressa-se mais contundentemente. Alm de serem os piores salrios na escala dos rendimentos femininos, tambm tende a ser o tipo mais desprotegido de ocupao, por constituir-se, na ampla maioria das vezes, sem qualquer vnculo formal atravs de carteira de trabalho ou contribuio previdenciria. Ademais, por sua baixa qualificao demandada, a ocupao que concentra a maior parte das mulheres de baixissima escolaridade.

Entretanto, em que pesem todas as dificuldades que permanecem no longo percurso das mulheres rumo a condies de igualdade com seus pares do sexo masculino no mercado de trabalho, as muitas conquistas devem ser tambm reconhecidas e destacadas. Embora as geraes mais novas estejam

experimentando grandes dificuldades de insero em um mercado cada vez mais competitivo, so para essas geraes que se verificam os sinais de reduo das prticas discriminatrias, tanto do ponto de vista salarial quanto de segregao ocupacional. Essas evidncias relativas aos trabalhadores mais jovens podem ser tomadas como indicativos de uma tendncia futura de maior equilbrio no mercado de trabalho. Alm disso, do ponto de vista das estratgias familiares de gerao de renda, o crescimento da participao dos salrios femininos inequvoco. O impacto da renda do trabalho das mulheres na reduo da pobreza e da desigualdade entre as famlias ainda precisa ser bem estudado, mas, sem dvida, ao se tornarem as principais responsveis financeiras de parte considervel das famlias brasileiras, as mulheres ganham um capital poltico e social indiscutvel tanto no mbito das famlias quanto do mercado de trabalho.

Como comentrio final, interessante tambm notar que, mesmo quanto atividade domstica, que tende a ser a mais precria das formas de insero

feminina, evidencias mais recentes apontam para alguma luz nesse cenrio. Considerando o emprego domstico nas modalidades de trabalhadoras que trabalham em apenas um domiclio e a daquelas que fazem servios em vrios domiclios, observa-se que o nmero das que atendem em mais de um domiclio (tipicamente as diaristas) ainda pequeno, mas tem crescido fortemente nos ltimos anos. Essa forma de trabalho domstico, embora freqentemente desprotegida pela legislao, de um modo geral, se estabelece mais na forma de uma prestao de servios, afastando-se das condies assemelhadas ao trabalho escravo que sempre caracterizaram as relaes entre domsticas e famlias no Brasil. Uma vez que os salrios pagos s diaristas so em mdia superiores ao das empregadas domsticas de apenas um domiclio e as jornadas tendem a ser tambm mais curtas, esse dado pode ser um indcio de melhores perspectivas mesmo na mais precria das formas de ocupao feminina.

8) Bibliografia

BARROS, Ricardo P., MENDONA, R. 1996. Os determinantes da desigualdade no Brasil. A economia brasileira em perspectiva. Rio de Janeiro, IPEA, vol.2, pp. 251-270. BARROS, Ricardo P., CORSEUIL, Carlos H., SANTOS, Daniel D., FIRPO, Sergio. 2001. Diferenas por sexo e conseqncias sobre o bem-estar. IPEA, Texto para discusso n. 796. Rio de Janeiro, IPEA, junho, 27pgs. BRUSCHINI, Cristina. 2000. Gnero e trabalho no Brasil: novas conquistas ou persistncia da discriminao? (Brasil, 1985/95). In: ROCHA, Maria Izabel B. (org.), Trabalho e gnero : mudanas , permanncias e desafios , ABEP, NEPO/UNICAMP, CEDEPLAR/UFMG, editora 34, (p13-57). BRUSCHINI, Cristina, LOMBARDI, M. R. 1996. O trabalho da mulher brasileira nos primeiros anos da dcada de noventa. Anais do X Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, v. 1, p. 483-516. BLAU, F., FERBER, M., WINKLER, A. 1998. The economics of women, men and work, cap.8. Prentice Hall. COSTA, Letcia. 1990. Aumento da participao feminina: uma tentativa de explicao. Anais do VII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, v. 2, p. 231-243. DURAND, John, D. 1975. The labor force in economic development: an international comparison of census statistics. Princeton, N.J., Princeton University Press. GOLDIN, Claudia. 1990. Understanding the gender gap: na economic history of american women.Oxford, Oxford University Press. GUIMARES, Nadya, BIDERMAN, Ciro. 2004. Na ante-sala da discriminao: o preo dos atributos de sexo e cor no Brasil (1989 a 1999). Estudos Feministas, Florianpolis, 12(2): 264, maio-agosto, pp. 177-200. HOFFMANN, Rodolfo, LEONE, Eugenia T. 2004. Participao da mulher no mercado de trabalho e desigualdade da renda domiciliar per-capita no Brasil. Nova Economia,Belo Horizonte, v.14,n.2. JOSHI, Heather, PACI, Pierrella. 1998. Unequal pay for women and men: evidence from the British birth cohort studies. Cambridge, The MIT Press.

LAVINAS, Lena. 1997. Emprego Feminino: O que H de Novo e o que se Repete. Dados. [online], vol.40, no. Disponvel na web: ttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011LAVINAS, Lena, BARTED, L. 1996. Mudanas na sociedade salarial, regulamentao e emprego feminino. Anais do X Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, v. 1, p. 547-558. LEME, Maria Carolina, WAJNMAN, Simone. 2000. Tendncias de coorte nos diferenciais de rendimentos por sexo. In: HENRIQUES, Ricardo (org.), Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro, IPEA, dezembro, pp.251270. LEONE, Eugenia T. 2000. Renda familiar e trabalho da mulher na regio metropolitana de So Paulo nos anos 80 e 90. In: ROCHA, Maria Izabel B. (org.), Trabalho e gnero : mudanas , permanncias e desafios , ABEP, NEPO/UNICAMP, CEDEPLAR/UFMG, editora 34, (p.85-110). MEDEIROS, Marcelo, OZRIO, Rafael. 2001. Arranjos Domiciliares e arranjos nucleares no Brasil: classificao e evoluo de 1977 a 1998. Texto para discusso n. 788, Braslia, IPEA. MELO, Frederico. 2005. Trajetrias no mercado de trabalho: perfis socioocupacionais de indivduos e casais da Grande So Paulo. Belo Horizonte, CEDEPLAR/UFMG,Tese de Doutorado em andamento. MONTALI, Lilia, LOPES, Giovana. 2002. Relaes familiares e trabalho feminino na Regio Metropolitana de So Paulo na dcada de 90. Anais do XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais , Ouro Preto, ABEP. Disponvel na web: http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2002/GT_TRB_ST2_montali_ texto.pdf. MONTALI, Lilia, 2004. Rearranjos familiares de insero, precarizao do trabalho e empobrecimento. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, vol. 21, n.2, Campinas, REBEP, jul/dez. (p.195-216). OLIVEIRA, Ana Maria.H.C. 2003. A segregao ocupacional por gnero e seus efeitos sobre os salrios no Brasil. In: WAJNMAN,Simone e Machado, Ana Flavia. (org.). Mercado de Trablho: uma anlise da partir das pesquisas domiciliares no Brasil. Belo Horizonte, Editora UFMG, p.121-150. PAIVA, P. T. A. A mulher no mercado de trabalho urbano. Belo Horizonte: CEDEPLAR/UFMG, set. 1980.

PSACHAROPOULOS, G. TZANNATOS, Z. 1992. Womens employment and pay in Latin Amrica: overview and methodology. Washington D. C.: The world Bank. SCORZAFAVE, Luiz G., MENEZES-FILHO, Naercio A. 2001. A participao feminina no mercado de trabalho brasieiro: evoluo e determinantes. Pesquisa e Planejamento Econmico, Rio de Janeiro, v.31, n.3, p. 441-178. SILVA, N.D., KASSOUF, Ana L. 2000. Mercados de trabalho formal e informal: uma anlise da descriminao e da segmentao. Nova Economia, vol.10, p. 41-78. SOARES, Serguei, IZAKI, Rejane.S. A participao feminina no mercado de trabalho. Rio de Janeiro, IPEA, dez, Texto para discusso n. 923, 23pgs. TRANCOSO, Eugenia T. 2000. Renda familiar e trabalho da mulher na regio metropolitana de So Paulo nos anos 80 e 90. In: ROCHA, Maria Izabel B. (org.), Trabalho e gnero: mudanas , permanncias e desafios , ABEP, NEPO/UNICAMP, CEDEPLAR/UFMG, editora 34, (p.85-110). WAJNMAN, Simone, QUEIROZ, Bernardo L., LIBERATO, Vnia c. 1998. O crescimento da atividade feminina nos anos noventa no Brasil. Anais do XI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Caxambu, ABEP, p. 2429-54. WAJNMAN, S. PERPTUO, I. H. 1997. A reduo do emprego formal e a participao feminina no mercado de trabalho brasileiro. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 7, n. 1. WAJNMAN, Simone, RIOS-NETO, 2000. Quantas sero as mulheres:cenrios para a atividade feminina. In: ROCHA, Maria Izabel B. (org.), Trabalho e gnero : mudanas , permanncias e desafios , ABEP, NEPO/UNICAMP, CEDEPLAR/UFMG, editora 34, (p.59-84).

You might also like