You are on page 1of 3

CONSIDERAES SOBRE A BASE DE CLCULO DO ICMS Prof. Dermeval Frossard www.editoraferreira.com.

br CONSIDERAES SOBRE A BASE DE CLCULO DO ICMS A base de clculo (BC) do ICMS o aspecto quantitativo do fato gerador. Em poucas palavras, podemos defini-la como o valor da operao ou da prestao do servio para fins de clculo do imposto. No se confunde com o valor da mercadoria, embora o seja em alguns casos. Na composio da base de clculo, entram, alm do valor da mercadoria, o valor do frete, do seguro, dos descontos condicionais etc. Isto quer dizer tudo que for cobrado ao destinatrio. Entra tambm o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI), quando a destinao da mercadoria for o uso a consumo ou o ativo fixo. Com relao ao desconto condicional, ressalta-se que o desconto financeiro, dependente de uma condio futura, como a seguir se explica: se pagar at o dia 10, ter desconto de 5%. Ocorrendo ou no este pagamento condicionado, na data, a base de clculo permanece inalterada. Assim, mesmo que haja o desconto, este compor o valor de incidncia, enquanto que os descontos incondicionais, incidentes nos pagamentos vista, diminuem a base de clculo. Com relao ao frete, entra na BC inclusive o transporte intramunicipal, afirmao que causa espanto aos nefitos no estudo deste imposto, pois entendem que no h incidncia do ICMS no frete intramunicipal. Embora seja correta a afirmativa da no incidncia, a composio da BC pouco tem a ver com o fato de haver ou no a incidncia do ICMS sobre os valores que a integram. a lei que determina quais valores devero integrar a BC e, assim, estabelece que compe a base de clculo o preo da mercadoria, que a base do valor da operao. A lei incluiu o valor do ICMS em sua prpria base de clculo, considerando o destaque na nota fiscal de finalidade apenas controlstica, resultando, assim, uma tributao de imposto sobre o imposto. H, ainda, situaes em que a base de clculo, por determinao legal, pode se diferenciar do valor da operao, como acontece na legislao paulista, no art. 45, do RICMS-SP, aqui transcrito: Artigo 45 - Tendo o contribuinte utilizado base de clculo inferior prevista na legislao, sobre a diferena ser devido o imposto. Este artigo trata da base de clculo das operaes sujeitas substituio tributria para frente, que, no caso de So Paulo, diferentemente das outras legislaes, no definitiva, ou seja, a legislao estabelece um valor para a BC e, se o contribuinte realizar est operao com valor a maior, dever complementar o imposto; se a menor, ter direito ao ressarcimento. Tratamento antagnico aos tribunais superiores, que consideram definitivo a BC para as substituies tributrias, podendo o contribuinte vender a menor ou a maior, sem a necessidade de valores complementares ou devolues pelo Estado. Outra situao a do Art. 50 do RICMS-SP que estabelece a BC na venda de programas de informtica:

www.editoraferreira.com.br

Prof. Dermeval Frossard

CONSIDERAES SOBRE A BASE DE CLCULO DO ICMS Artigo 50 - Em operao realizada com programa para computador ("software"), personalizado ou no, o imposto ser calculado sobre uma base de clculo que corresponder ao dobro do valor de mercado do seu suporte informtico. Questionamos est base de clculo por dois motivos: 1- A lei complementar n 87/96, que a matriz do ICMS, em todo territrio nacional, e tem a competncia para determinar a base de clculo deste imposto, no faz nenhuma referncia a esta operao. 2- Em razo dos termos do 2, do Art. 1, da Lei Complementar n 116, que disciplina o Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN), que veda a incidncia do ICMS de maneira geral sobre os servios previstos na lista. LC N 116 Art. 1o O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, de competncia dos Municpios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestao de servios constantes da lista anexa, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador. 1o O imposto incide tambm sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas. 2o Ressalvadas as excees expressas na lista anexa, os servios nela mencionados no ficam sujeitos ao Imposto Sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias. Exemplificando: item 25 da lista do ISSQN 25- Servios funerrios. 25.01 Funerais, inclusive fornecimento de caixo, urna ou esquifes; aluguel de capela; transporte do corpo cadavrico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos; desembarao de certido de bito; fornecimento de vu, essa e outros adornos; embalsamento, embelezamento, conservao ou restaurao de cadveres. Neste item, h mercadorias envolvidas e servios de transportes, mas a lei no o sujeitou incidncia do ICMS, logo, s incide o ISSQN. Em contrapartida, o item 14.03. 14.03 Recondicionamento de motores (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). Neste item, h a expressa incidncia do ICMS, logo, temos a incidncia do ISSQN, sobre os servios, e do ICMS, sobre as peas. Voltando ao Art. 50, do RICMS-SP, que estabelece o dobro do valor do suporte fsico, para programas de informtica, e o item 1, e seus subitens, da lista do ISSQN:

www.editoraferreira.com.br

Prof. Dermeval Frossard

CONSIDERAES SOBRE A BASE DE CLCULO DO ICMS 1 Servios de informtica e congneres. 1.01 Anlise e desenvolvimento de sistemas. 1.02 Programao. 1.03 Processamento de dados e congneres. 1.04 Elaborao de programas de computadores, inclusive de jogos eletrnicos. 1.05 Licenciamento ou cesso de direito de uso de programas de computao. 1.06 Assessoria e consultoria em informtica. 1.07 Suporte tcnico em informtica, inclusive instalao, configurao e manuteno de programas de computao e bancos de dados. 1.08 Planejamento, confeco, manuteno e atualizao de pginas eletrnicas. Verifica-se que no h nenhuma determinao da incidncia do ICMS sobre os servios de programao. Pode-se argumentar que a incidncia do artigo 50 se refere venda do programa e no prestao do servio, porm, quando se fala em personalizado, refere-se quele programa encomendado pelo usurio, para atender suas necessidades particulares. O no-personalizado seria o programa de prateleira. Neste, admite-se a incidncia do ICMS, pois foi feito em srie e colocado no mercado, virando mercadoria. Neste caso, poderia haver a incidncia sobre o valor integral e no somente sobre duas vezes o valor do suporte fsico.

www.editoraferreira.com.br

Prof. Dermeval Frossard

You might also like