You are on page 1of 21

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Cmaras Frigorficas

Atualizado em 09/10/2008 Fonte BITZER Compressores Ltda Aplicao, tipos, clculo da carga trmica e boas prticas de utilizao visando a racionalizao da energia eltrica 1- Introduo As cmaras frigorcas so compar mentos refrigerados, fechados, isolados termicamente, no interior dos quais so man das as condies termohigromtricas, isto , de temperatura e de umidade, mais adequados para a conservao dos gneros alimen cios. A manuteno das condies termohigromtricas requeridas provida por uma unidade de refrigerao, eventualmente integrada por sistemas de aquecimento e umidicao. Cada cmara frigorca deve ser projetada para um determinado m, cuja carga trmica a ser re rada pelo equipamento frigorco e o perodo de tempo necessrio do processo so calculados criteriosamente. 2 - Aplicao As cmaras frigorcas de temperatura ao redor de 0C e umidade rela va elevada, so u lizadas para a conservao de gneros alimen cios frescos por breves perodos de tempo. As cmaras de baixa temperatura, caracterizadas por um elevado isolamento trmico, mantm no seu interior as baixas temperaturas necessrias para a conservao a longo prazo dos produtos congelados. As cmaras de atmosfera controlada, a temperatura mdia - alta, so caracterizadas pela absoluta estanqueidade e tm equipamentos aptos a produzir no seu interior atmosferas ar ciais tais para prolongar a durao da conservao de alguns produtos hor fru granjeiros. As cmaras para o controle do amadurecimento dos produtos hor fru granjeiros so cmaras de refrigerao a temperatura alta mdia, de estrutura parecida quela das cmaras de atmosfera controlada, no interior das quais tenham as condies termohigromtricas que variam na atmosfera em funo de ciclos preestabelecidos.

3 Tipos 3.1 Cmaras em alvenaria As cmaras em alvenaria apiam-se em fundaes perimetrais convencionais, no interior das quais se realiza uma camada de pedras com sucessivo lanamento de concreto para a formao de um primeiro lastro. Nas cmaras de mdia e alta temperatura, as paredes perimetrais so construdas diretamente sobre a fundao e o material isolante colocado entre a primeira e a segunda laje em concreto feita para evitar as solicitaes localizadas produzidas por empilhadeiras. Nas cmaras de baixa temperatura, paredes perimetrais e camada isolante que esto por baixo do piso apiam sobre um lastro suspenso, construdos sobre uma camada de pedras que tem a funo de uma cmara de ar. Este lastro minimiza o risco de resfriamento do solo que est por baixo da cmara, que pode provocar deformaes e rupturas do piso. As paredes em alvenaria tradicional, aps reboco, aplicada a barreira de vapor, que consiste numa camada impermeabilizadora realizada por espalhamento de material betuminoso, eventualmente armado com um vu de brade vidro. Na barreira de vapor, que se estende no teto, so colocadas duas ou trs camadas de material isolante de forma que a espessura

1 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

total seja adequada temperatura interna da cmara e temperatura externa. Para melhorar a qualidade de isolamento bom que as junes da camada inferior sejam recobertas com placas decamada sucessiva (construo de placas defasadas). Em geral, os isolantes certos so aqueles que garantem impermeabilidade ao vapor, baixo coeciente de dilatao trmica, ausncia de odores desagradveis, apodrecimento, autoex nguibilidade, resistente a compresso, baixo peso especco.

3.2 Cmaras pr-moldadas: As cmaras pr-moldadas, feitas em qualquer dimenso com o uso de painis isolante modulares, permitem tempo breves de construes economia nas fundaes, na ampliao e na remoo. Os longos tempos de construo e o alto custo das obras em alvenaria contriburam para a difuso das cmaras pr-moldadas, construdas por painis isolantes pr-moldados, com caracters ca de rigidez estrutural ob da com acoplamento do isolante propriamente dito e camadas de reves mentos. Estes painis so conectados entre eles por

2 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

meio de junes metlicas. As vantagens desta soluo constru va so a rapidez da colocao e a possibilidade de sucessivas ampliaes. Com estes pos de painis possvel tambm construir cmaras frigorcas de grande porte. As caracters cas auto-portante dos painis isolantes mudam segundo o po da construo. Ultrapassando determinadas dimenses de painis nascem problemas de envergadura do teto que so solucionados com estruturas metlicas externas ou internas. A ampla disponibilidade de materiais de reves mento do painel (existem painis reves dos nos dois lados com chapa de ao inox), permite a construo de cmaras frigorcas que resistem s intempries com mas caracters cas de isolamento e impermeabilidade.

Exemplo de cmaras pr-modulares com painis de poliuretano (cortesia Dnica) 3.4 Isolante Trmico para a construo da cmara Na escolha do material empregado como isolante trmico para a construo da cmara frigorca, devem-se considerar vrios fatores, alm do econmico, tais como sua resistncia a insetos e microorganismos, riscos de propagar fogo, poeira ou vapores indesejveis, par culas que possam irritar a pele, reteno de odores, resistncia decomposio e resistncia absoro de gua. Os isolamentos mais empregados so os de xao de placas de isolamento em alvenaria com posterior acabamento da super cie, ou a u lizao de painis construdos de uma placa interna do isolante na espessura desejada e prensada entre placas metlicas tratadas contra corroso, como descrito em Neves Filho (1994). A propriedade de um material em diminuir o uxo de calor indicada por sua condu vidade trmica ou, de forma inversa, sua resistncia trmica. A tabela abaixo relaciona algumas dessas propriedades, entre as quais est a densidade, que quanto maior, maior ser a resistncia mecnica compresso e maior resistncia trmica.

Isolante Densidade (Kg/m3)

Cortia 100-150

Fibra de Vidro Poliestureno expandido Poliuretano expandido 20-80 0,030 Nenhuma 1,5 Boa Nenhuma 10-30 0,030 Boa 70 Pobre 2.000 Relativamente alto 40 0,020 Boa 100 Pobre 3.000 Alto

Condu bilidade trmica (Kcal/mhC) 0,032 Resistncia passagem de gua Resistncia difuso de vapor, em relao ao ar parado Segurana ao fogo Resistncia compresso (Kgf/m2) Custo Regular 20 Pobre 5.000

Relativamente alto Baixo

3 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Fonte: Neves Filho (1994) A cor a e a bra de vidro constam apenas como referncia histrica, visto que a aplicao destes isolantes est pra camente abandonada na refrigerao. A tecnologia moderna oferece uma ampla escolha de materiais isolantes, o mais conhecido dos quais para isolamento em obras de alvenaria, o poliuretano. Sua condu vidade trmica est entre as mais baixas, enquanto sua resistncia compresso elevada, mesmo com um peso especco reduzido. Sua impermeabilidade ma e a resistncia propagao de chama boa, alm de ser inodor e inaltervel. 3.5 Espessuras de poliuretano expandido recomendadas Abaixo segue como sugesto a espessura de poliuretano expandido com densidade de 25 30 Kg/m3 aconselhado para isolamento de cmaras frigorcas em climas tropicais.
Temperatura da Cmara (o) 8 a 20 3a8 -5 a 3 -15 a -5 -20 a 15 -30 a -20 -40 a -30 Espessura do poliuretano expandido (mm) 60 80 100 - 120 150 180 200 240

4 - Clculo de carga trmica Quando o produto resfriado ou congelado resultar-se- uma carga trmica formada, basicamente, pela re rada decalor, de forma a reduzir sua temperatura at o nvel desejado. J na estocagem do produto, a carga trmica funo do isolamento trmico, abertura de porta, iluminao, pessoas e motores. No caso de frutas e hortalias frescas deve-se tambm levar em considerao o calor de respirao. No entanto, a parcela de calor re rada durante o resfriamento ou congelamento bem maior quando comparada com a de estocagem, exigindo um estudo mais cuidadoso da soluo a adotar. Assim, o clculo de sua capacidade ou carga trmica envolve basicamente quatro fontes de calor: 1. 2. 3. 4. Transmisso de calor atravs das paredes, piso e teto; Inltrao de calor do ar no interior da cmara pelas aberturas de portas; Carga representada pelo produto; Outras fontes de calor como motores, pessoas, iluminao, empilhadeiras, etc.

4 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Fig. 1 Principais fontes de calor que se deve levar em considerao no clculo de carga trmica de uma cmara frigorca. 4.1 - Dados iniciais para o Projeto de uma cmara frigorca O primeiro passo para o dimensionamento de uma instalao vem a ser o desenvolvimento do processamento com as respec vas implicaes tcnicas. A carga potencial da cmara determina-se conhecendo seu volume total, expresso em m3 e as densidades emKg/m3 dos produtos. As densidades de estocagem bruta, fornecidas pelas tabelas experimentais, so pr-calculadas de forma a deixar livres os espaos para a movimentao do produto e aqueles necessrios distribuio e circulao do ar. Para maiores informaes consultar atabela 7. Para a cmara frigorca ou respec vo equipamento frigorco so apresentados os itens abaixo, que devero ser preenchidos da forma mais correta possvel: Dimensionamento da cmara (m) Tubulao (distncia e desnvel) Tipo de isolamento trmico Espessura do isolamento Temperatura interna da cmara Temperatura ambiente do local de instalao Fator de u lizao (abertura de portas - normal, intenso) Nmero de pessoas (operao) - tempo de permanncia (horas) Iluminao - tempo de u lizao Motores (potncia em cv) - tempo de u lizao (horas) Dados sobre o produto: po de produto temperatura de entrada carga do produto (kg) rota vidade

5 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

tempo de processo (horas) 4.2- Calculando as fontes de calor Transmisso de calor (Q1): O calor atravessa as paredes, o teto e o piso dos ambientes refrigerados, ocasionando diferena entre a temperatura da cmara e o arexterno mais quente. A quan dade de calor depende da diferena de temperatura, do po de isolamento, da super cie externa dasparedes e do efeito de irradiao solar. O clculo sempre dever ser feito levando-se emconsiderao todas as paredes, teto e piso, conforme abaixo: Paredes = 2x(AxB) Paredes = 2 x ( C x B) Piso + Teto = 2 x ( A x C ) Equao da Transmisso de Calor nas paredes, teto e piso: Q= A x Fator Tabela 11 Onde: CQ= Quan dade de calor transferido A = rea da super cie externa da parede (m) Fator Tabela 1 = Coeciente total de transmisso de calor (kcal/m24h) Determinando o Fator Tabela 1 D.T. = Diferena de temperatura atravs da parede Tipo de isolamento (Isopor, poliuretano...) Espessura do isolamento (mm) Exemplo de clculo: parede (largura) x (altura) x fator tabela 1 (isopor 100mm/D.T. 35C) = 8 x 3 x 251 = 6024 kcal/24h importante considerar a possvel proteo do local onde ser instalada a cmara frigorca contra a incidncia dos raios solares. Por exemplo, se for instalada no interior de um estabelecimento, sem receber raios solares diretamente, a temperatura ser a de bulbo secoda regio. Caso contrrio, dever ser adicionado um valor, indicado na tabela 6, para compensar o efeito. Tal valor depende do po, cor e orientao da parede. Inltrao de Calor (Q2): Cada vez que a porta da cmara frigorca aberta, o ar externo mais quente se inltra na cmara e deve ser resfriado nas condies internas, aumentando por conseqncia a carga trmica total. Equao da Carga de inltrao (abertura de portas) Q2 = V x N(Fator Tabela 2) x Fator Tabela 3 Onde: Q2 = Quan dade de calor inltrado V = Volume da cmara (m) N = nmero de abertura de portas (Fator Tabela 2) Fator Tabela 3 = ganho de energia por m de cmara, em funo de temperaturas e umidade rela va interna e externa (kcal/m) Exemplo de clculo: volume x Fator Tabela 2 x Fator Tabela 3 120 x 8 x 25,2 = 24192 kcal/24h

6 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

fundamental a importncia de uma an -cmara ou emprego de uma cor na de ar apropriada ou de portas po impacto que possam reduzir a carga de inltrao. Essa proteo seria da ordem de 80% para o po impacto e de 60% a 80% para cor nas de ar ver cais. (Neves Filho Resfriamento de frutas e Hortalias - 2002) Calor dos Produtos (Q3): Produto subme do temperatura maior do que aquela interna (temp. do mesmo), numa cmara frigorca cede calor at sua temperatura baixar ao calor de conservao. A carga trmica total, conforme o produto, varivel por uma ou mais das seguintes causas: Equao para Carga do produto Q3 = m x c x D.T. Onde: Q3 = Quan dade de calor do produto m = massa do produto (kg) c = calor especco D.T. = temperatura de entrada - temperatura interna Quando o produto ver que ser congelado a alguma temperatura abaixo do ponto de congelamento, a carga calculada em trs partes: calor cedido antes do congelamento(Calor Sensvel) calor cedido pelo produto em congelamento(Calor Latente) calor cedido pelo produto aps congelamento(Calor Sensvel) a)Calor sensvel do produto: a carga trmica sensvel funo do peso do produto ao qual se submete o tratamento, da variao de temperatura do produto e do seu calor especco (que a quan dade de calor rela va ao resfriamento de 1C de 1Kg doproduto), equao: Qs = m . C (T2 - T1) b)Calor latente do produto: a carga trmica latente a quan dade de calor rela va ao congelamento do produto, e funo do peso do produto a congelar e

7 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

do seu calor latente de congelamento, equao: QL = m.L c)Calor de respirao do produto: alguns produtos, como a fruta fresca e as verduras, permanecem vivos durante a conservao na cmara, e esto sujeitos a con nuarem com reaes qumicas que produzem calor de respirao. Exemplo de clculo do calor de respirao Resfriar a verdura a par r de sua temperatura natural Produto = alface Quan dade (q) = 1000 kg Temperatura inicial (t0) = 25CO Temperatura nal (tf)= 4CF)=0,96 kcal/kg C Calor especco da alface antes do ponto de congelamento (cAC)=0,96 kcal/kg 0C Calor de respirao da alface (cResp.)= 0,65 kcal/kg Clculo: Reduo da Temperatura de 25C para 4C (Calor Sensvel) Calor Sensvel= q X (totf) x cAC= 1000 x (25 4) x 0,96 = 20.160 k cal Calor de Respirao Calor Respirao= q X cResp.= 1000 x 0,65= 650 kcal Total real = 20.160 + 650 = 20.810 kcal Outras Fontes de Calor que devem ser levadas em considerao no projeto da cmara frigorca: A energia dissipada no espao refrigerado, como a proveniente das pessoas (ocupao), da iluminao, das embalagens, dos motores dos ven ladores ou empilhadeiras dever ser criteriosamente calculada. Tais valores exigem um cuidado especial em funo da forma de u lizao ou avanos tecnolgicos alcanados.

Carga de ocupao (Q4) As pessoas, em especial os camaristas, tambm dissipam calor para o ambiente, dependendo do po de movimentao, temperatura, roupa, etc. A tabela 5 apresenta alguns valores do calor equivalente por pessoa em funo da temperatura da cmara. Equao da carga de ocupao Q4 = N de pessoas x Fator Tabela 5 x Tempo de permanncia Exemplo de clculo: N de pessoas x Fator Tabela 5 x Tempo de permanncia 3 x 233 x 2 = 1398 kcal/24h

8 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Carga de iluminao (Q5) O po de lmpada e o po de luz podem resultar em cargas trmicas apreciveis. De acordo com o po a ser empregada, a cargatrmica no interior da cmara ser menor para os de sdio, pouco menor quando se trata de vapor de mercrio ou uorescente, sendopra camente o dobro no caso de incandescente. Equao para a carga de Iluminao: Q5 = P x 860 (kcal/h) x Tempo de u lizao Onde: Q5 = Quan dade de calor devido a iluminao P = Potncia (KW) 860 kcal/h = Fator de converso KW/kcal Exemplo de clculo: P x 860 x Tempo de u lizao 0,1 x 860 x 2 = 172 kcal/24h

Carga devido aos Motores (Q6) Esta a carga produzida pelos ven ladores dos evaporadores com conveco forada, somente no levada em considerao quando setrata de um evaporador est co.

Equao para a carga devido aos motores: Q6 = N x 632,41 (kcal/h) x Tempo de u lizao Onde: N = potncia dos motores (CV) 632,41 kcal/h = Fator de converso CV/kcal Carga de embalagem (Q7) Pela experincia, esta carga aplicada apenas quando a quan dade de material u lizado na embalagem representar um valor maior que 10% do peso bruto que entra na cmara. Abaixo temos os calores especcos de alguns materiais de embalagens:
9 de 21 22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Tipo de Embalagem Calor Especfico (Kcal / kg C) Alumnio 0,2

Vidro

0,2

Ferro ou Ao

0,1

Madeira

0,6

Papel Carto

0,35

Caixa de Plstico

0,4 (peixe ou cerveja)

Equao para a carga de embalagem: Q7 = m x c x D.T. Onde; m = massa do produto c = calor especco da embalagem D.T. = Temperatura de entrada - interna Carga Trmica Total Somando-se o calor calculado em cada item, ser ob da a carga total requerida, ou seja, o calor que dever ser removido diariamente da cmara frigorca para manter nela a temperatura de projeto. Qt= Q1+ Q2+ Q3+ Q4+ Q5+ Q6+Q7 Exemplo: Qt= 150.000 kcal/24ht Fator de Segurana (10%) Qt= 150.000 kcal/24h x 1,10 Qt= 165.000 kcal/24ht Clculo da carga trmica horria: Tendo em vista o tempo usado pelas indispensveis operaes de degelo e para consen r ao compressor as oportunas pausas de funcionamento, a unidade de refrigerao dever ter condies de absorver o Qt num nmero de horas no superior s 20h. Capacidade de equipamento requerido (supondo 20 horas de funcionamento do sistema em funo de paradas para degelo por exemplo...) Qr= Qt (Kcal/24) / 20 (h/24h) = (Kcal/h) Ento do exemplo acima termos: Qr= 165.000 kcal/20hr Qr= 8.250 kcal/hr Lembrando sempre que a carga trmica para resfriamento e congelamento dos gneros alimen cios

10 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

muito elevada quando comparada carga trmica para conservao de produtos pr- resfriados ou pr-congelados. Lamentavelmente em muitas instalaes frigorcas de supermercados, muitos produtos so colocados ainda quentes em cmaras de conservao de produtos resfriados ou congelados, neste caso o produto quente aumentar a temperatura da cmara, resultando-se em dois efeitos indesejveis: o produto j estocado ser afetado pela maior temperatura, sendo que o resfriamento ou congelamento do produto que entra ser muito lento. 4.3 - Exemplo de clculo de carga trmica para uma cmara de conservao de produtos resfriados: Dados Preliminares Temperatura externa: 35C Temperatura interna: -1C Umidade rela va: 60% Dimenses internas: larg. 3m; comp. 2m; alt. 2m Tenso disponvel: 220V, 1 fase Material da cmara: painel pr-fabricado, Isolamento: poliuretano painel 100mmou seja: Produto: carne bovina magra fresca Embalagem: sim (papelo, pls co, etc) Movimentao diria: 600 kg/24h Ocupao Total: 3.000 kg Presena de motor ou fonte de calor: sim (motor do evaporador) Temperatura de entrada do produto: 10C Nmero de pessoas: 1 permanecendo 3 horas Transmisso de Calor Delta T = 360C Piso: (larg.) x (comp.) x (fator tabela 1) 3x2x150 = 900 kcal/24h Parede: (larg.) x (alt.) x (fator tabela 1) x 2 3x2x150x2 = 1.800 kcal/24h Parede: (comp.) x (alt.) x (fator tabela 1) x 2 2x2x150x2 = 1.200 kcal/24h Teto: (larg.) x (comp.) x (fator tabela 1) 3x2x150 = 900 kcal/24h Inltrao de Calor Volume: (larg.) x (comp.) x (alt.) x (fator tabela 2b) x (fator tabela 3) 3x2x2x22x25,6 = 6758,4 kcal/24h Carga trmica do produto(temperatura conservao = -1C) (Moviment. Diria) x (Reduo de temp.) x (calor esp. ACtab.4, col.3) 600 kg/24h x 4C x 0,77 kcal/kgC = 1.848 kcal/24h Pessoas (Calor de ocupao) (n de pessoas) x (fator tabela 5) x (horas reais) 1 x 233 kcal x 3 = 699 kcal/24h Iluminao ( 10 Wa s por m) (larg.) x (comp.) x (10) x (horas reais) x (fator de converso) 3 x 2 x 10 x 3 x 0,86 = 154,8 kcal/24h

11 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Dimensionamento Total dirio= carga trmica diria + carga trmica do produto + pessoas + iluminao Total dirio = 1 4.260 kcal/24h Total dirio : 20h = 713 kcal/h Fator de segurana (10%) = 71 kcal/h Total Final = 784 kcal/h 4.4- Exemplo de clculo de carga trmica para uma cmara de conservao de produtos congelados: Dados Preliminares Temperatura externa: 35C Temperatura interna: -18C Umidade rela va: 60% Dimenses internas: larg. 3m; comp. 4m; alt. 2,5m Tenso disponvel: 220V, 3 fases Material da cmara: painel pr-fabricado Isolamento: painis de EPS (isopor) 200mm Produto: peixe j congelado Embalagem: sim Movimentao Diria: 3.000 kg/24h Ocupao Total: 7.500 kg Presena de motor ou fonte de calor: sim Temperatura de entrada do produto: -8C Nmero de pessoas: 2 permanecendo 3 horas Transmisso de Calor Delta T = 53C Piso: (larg.) x (comp.) x (fator tabela 1) 4x3x190 = 2.280 kcal/24h Parede: (larg.) x (alt.) x (fator tabela 1) x 2 4x2,5x190x2 = 3.800 kcal/24h Parede: (comp.) x (alt.) x (fator tabela 1) x 2 3x2,5x190x2 = 2.850 kcal/24h Teto: (larg.) x (comp.) x (fator tabela 1) 4x3x190 = 2.280 kcal/24h Inltrao de Calor Volume: (larg.) x (comp.) x (alt.) x (fator tabela 2b) x (fator tabela 3) 4x3x2,5x13x35,3 = 13.767 kcal/24h Carga trmica do produto (temperatura conservao = -1C) (Moviment. Diria) x (Reduo de temp.) x (calor esp. AB tab.4, col.4) 3.000 kg/24h x 8C x 0,45 kcal/kgC = 10.800 kcal/24h Pessoas (Calor de ocupao) (n de pessoas) x (fator tabela 5) x (horas reais) 2 x 338 kcal x 3 = 2.028 kcal/24h Iluminao (10 Wa s por m) (larg.) x (comp.) x (10) x (horas reais) x (fator de converso)

12 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

3 x 4 x 10 x 3 x 0,86 = 309,6 kcal/24h Dimensionamento Total dirio = 3 8.114,6 kcal/24h Total dirio : 20h = 1.905 kcal/h Fator de segurana (10%) = 190 kcal/h Total Final = 2.095 kcal/h 5 - Boas pr cas para u lizao das cmaras frigorcas visando a racionalizao de energia eltrica

1.

2. 3. 4. 5.

6.

Assim como nos balces frigorcos, deve-se evitar a entrada de produtos quentes nas cmaras frigorcas, a grande maioria dos projetos de cmaras frigorcas para supermercados para produtos pr resfriados e pr congelados, sendo assim, as cmaras tero apenas que conservar os produtos que necessariamente tero que entrar com a temperatura prxima quela que deve ser man da; Evitar ultrapassar a capacidade mxima de armazenagem dos produtos ao qual a cmara foi dimensionada; Evitar misturar os produtos a serem conservados no interior das cmaras; cada produto possui uma temperatura de conservao diferente do outro; Luzes internas devero ser apagadas quando as cmaras no es varem sendo u lizadas; As portas das cmaras devem estar fechadas o mximo possvel, uma pr ca errada a de deixar a porta de uma cmara frigorca aberta por perodos longos. Esta pr ca no s cria problemas para o contedo da cmara pela entrada de ar quente e mido, mas tambm provoca o acmulo de gelo no evaporador. Por outro lado, esse gelo excessivo impede o sistema de refrigerao de funcionar com 100% de ecincia at o prximo perodo de degelo. Em situaes onde as portas das cmaras no podem car fechadas, uma boa sada a instalao de cor nas de PVC que excluir a necessidade constante da reposio do frio, reduzindo o consumo de energia j que a perda mnima; Evitar obstruir a circulao do ar na sada dos evaporadores, alm de no garan r a uniformidade da temperatura no interior da cmara, provocar tambm um maior acmulo de gelo no evaporador;

13 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

7. 8.

9.

Ajustar corretamente a durao e os intervalos de degelo; Sempre observar se no h acmulo de gelo no evaporador, havendo resistncia eltrica queimada, a mesma dever ser subs tuda com urgncia, caso contrrio poder haver retorno de lquido na suco do compressor; Evitar que a gua do degelo que no interior da cmara, pois alm de ocupar rea l no interior da cmara com o acmulo do gelo no piso, o mesmo ca escorregadio podendo provocar acidentes e tambm o sucessivo bloqueio de gelo no evaporador ocorrer facilmente, etc.

5.1 Abaixo aparecem algumas situaes de pouco caso na u lizao das cmaras frigorcas, situaes adversas que vo desde afalta de arrumao dos produtos, a falta de limpeza dos evaporadores, resistncia de degelo queimada, dreno de bandeja entupido, borracha da porta danicada, falta de ven lador no evaporador:

14 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

15 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

16 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

17 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

18 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

19 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

20 de 21

22-09-2011 15:28

Ambiente Gelado - Cmaras Frigorficas

http://www.ambientegelado.com.br/v20/index2.php?option=com_conte... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Tabela 7

Fechar Janela

21 de 21

22-09-2011 15:28

You might also like