You are on page 1of 4

As questes de nmeros 1 e 2 baseiam-se no texto a seguir.

Tanto que tenho falado, tanto que tenho escrito como no imaginar que, sem querer, feri algum? s vezes sinto, numa pessoa que acabo de conhecer, uma hostilidade surda, ou uma reticncia de mgoas. Imprudente ofcio este, de viver em voz alta. s vezes, tambm a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou algum a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia; a sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer alguma coisa boa. Agora sei que outro dia eu disse uma palavra que fez bem a algum. Nunca saberei que palavra foi; deve ter sido alguma frase espontnea e distrada que eu disse com naturalidade porque senti no momento e depois esqueci. Tenho uma amiga que certa vez ganhou um canrio, e o canrio no cantava. Deram-lhe receitas para fazer o canrio cantar; que falasse com ele, cantarolasse, batesse alguma coisa ao piano; que pusesse a gaiola perto quando trabalhasse em sua mquina de costura; que arranjasse para lhe fazer companhia, algum tempo, outro canrio cantador; at mesmo que ligasse o rdio um pouco alto durante uma transmisso de jogo de futebol... Mas o canrio no cantava. Um dia a minha amiga estava sozinha em casa, distrada, e assobiou uma pequena frase meldica de Beethoven o canrio comeou a cantar alegremente. Haveria alguma secreta ligao entre a alma do velho artista morto e o pequeno pssaro de ouro? Alguma coisa que eu disse distrado talvez palavras de algum poeta antigo foi despertar melodias esquecidas dentro da alma de algum. Foi como se a gente soubesse que de repente, num reino muito distante, uma princesa muito triste tivesse sorrido. E isso fizesse bem ao corao do povo; iluminasse um pouco as suas pobres choupanas e as suas remotas esperanas. (Rubem Braga) 1) De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta a) O personagem-narrador diz que preciso ter imprudncia ao se viver em voz alta, pois s vezes sente-se uma hostilidade surda ou uma reticncia de mgoas nas pessoas que encontramos por acaso. b) O personagem-narrador afirma: quem no tem um canrio e no sabe assobiar uma melodia de Beethoven, dificilmente dir palavras espontneas e distradas como se faz em um jogo de futebol. c) O personagem-narrador sente-se consolado ao saber que, por ter dito algo ao acaso, isso acabou ajudando algum a reconciliar-se com a sua vida cotidiana.

d) O personagem-narrador ajudou a amiga a sonhar um pouco, a sentir vontade de fazer parte de uma instituio de caridade, local onde se faz coisas boas 2) (FEPESE - TRT12R) Assinale a alternativa correta que indica inferncia em relao ao texto. a) Somente pessoas tristes que despertam com melodias esquecidas dentro da alma de algum. b) As palavras tm, s vezes, o poder de nos irritar em qualquer etapa da vida. c) As nossas remotas esperanas precisam de um sorriso de princesa que vive num reino muito distante. d) semelhana da narrativa do autor, determinada palavra pode nos remeter ao passado e trazer momentos de alegria na vida. 3) Analisando-se a ironia presente no ltimo quadro, a palavra progresso significa:

a) Desenvolvimento. b) Avano. c) Evoluo. d) Desmembramento. e) Destruio 4) O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda.

a) Revelou desinteresse na leitura do dicionrio. b) Tentava ler um dicionrio, que uma obra muito extensa. c) Causou surpresa em sua filha, ao se dedicar leitura de um livro to grande. d) Queria consultar o dicionrio para tirar uma dvida, e no ler o livro, como sua filha pensava.

5) A noite vinha carregada de nuvens, precedidas do vento frio do crepsculo. Neste texto, o autor diz que: a) A noite chegou antes do vento. b) A noite e o vento chegaram ao mesmo tempo. c) O vento chegou antes da noite d) O vento trazia as nuvens 6) E a mulher comeou a tremer, no de frio da chuva, mas de um frio que lhe vinha do corao. Aqui o autor diz que: a) Fazia muito frio e, por isso, a mulher tremia b) A chuva fazia a mulher tremer. c) A mulher tremia, mas no era de frio. d) A mulher estava doente do corao. 7) Teus olhos so negros, negros como as noites sem luar. Nos versos, o autor compara: a) Olhos negros e noite clara b) Noite escura e noite clara. c) Olhos negros e noite sem luar. d) Teus olhos e a noite escura. 8) Leia o texto abaixo e responda as perguntas seguintes:

Escolha a alternativa correta: a) Esse apartamento deve ser bastante barato, pois no se encontra em uma rea privilegiada. b) Esse apartamento deve ser alugado somente a um empresrio. c) Trata-se da parte de um jornal chamada de classificados. d) O texto bastante especfico quanto localizao do imvel, tipo: rua, nmero etc. 9) Esse prdio fica localizado: a) Num bairro perifrico b) Em um bairro que tem praia. c) Em uma rea da cidade muito distante do mar. d) Perto do mar, ou seja, mais de um quilmetro de distncia 10) Sobre o texto correto afirmar: a) O prdio tem um apartamento por andar. b) O ltimo andar tambm tem dois apartamentos. c) Ningum sabe ao certo quantos apartamentos so por andar. d) O prdio possui dois apartamentos por andar.

11) Sobre os cmodos do apartamento correto afirmar: a) H trs quartos com sutes. b) Existem duas salas. c) Ao todo existem dois banheiros no apartamento. d) Os cmodos no foram mobiliados com ajuda de profissional. 12) Com referncia ao Barroco, todas as alternativas so corretas, exceto: a) O Barroco estabelece contradies entre esprito e carne, alma e corpo, morte e vida. b) O homem centra suas preocupaes em seu prprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina. c) O Barroco apresenta, como caracterstica marcante, o esprito de tenso, conflito entre tendncias opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista. d) A arte barroca vinculada Contra-Reforma. 13) (UFRS) Considere as seguintes afirmaes sobre o Barroco brasileiro: I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra. II. O conceptismo e o cultismo, expresses da poesia barroca, apresentam um imaginrio buclico, sempre povoado de pastoras e ninfas. III. A oposio entre Reforma e Contra--Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa. Quais esto corretas? A. Apenas I. C. Apenas III. D. Apenas l e III E. I, II e III. 14) (UFRS) Com relao ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta a) Os Sermes, do padre Antnio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupaes do autor com problemas brasileiros da poca, por exemplo, a escravido. b) Os conflitos ticos vividos pelo homem .do Barroco corresponderam, na forma literria ao uso exagerado de paradoxos e inverses sinttica. c) A poesia barroca foi a confirmao, no plano esttico, dos preceitos renascentistas de harmonia e equilbrio, vigentes na Europa no sculo XVI, que chegaram ao Brasil no sculo XVII, adaptados, ento, realidade nacional. d) Um dos temas principais do Barroco a efemeridade da vida, questo que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida eterna.

You might also like