You are on page 1of 17

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO DO CENTRO OESTE -ITCO CNPJ.: 06.030.675/0001-60 Rua Dr.

Olinto Manso Pereira (Antiga Rua 94) n 34 Setor Sul Goinia-GO CEP 74080-130

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO


CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL N 011/2009 IFTO

CARGO: PROFESSOR DO ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO

REA: LETRAS PORTUGUS E INGLS


INSTRUES
Caro Candidato, CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NVEL SUPERIOR E INTERMEDIRIO DA ESCOLA TCNICA FEDERAL DE Voc tem em UNIDADE DE de Prova. A Prova Objetiva possui PARASO DO PALMAS TO Emos o CadernoENSINO DESCENTRALIZADA DE50 questes, sendo 10 de TOCANTINS Lngua Portuguesa, 05 de Legislao da Educao Profissional, 05 de Informtica bsica e 30 de
Conhecimentos Especficos da rea. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 EDITAL N 01 /2007 (cinco) opes, identificadas com as letras A, B, C, D, e E. Apenas uma responde adequadamente questo. Voc deve, portanto assinalar apenas uma opo em cada questo. A marcao em mais de uma opo anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. Voc receber tambm um Carto Respostas da Prova Objetiva. Este carto no poder ter rasuras, emendas ou dobraduras, pois isto impossibilitar a sua leitura. Lembre-se: o Carto Respostas nominal e insubstituvel e, em hiptese alguma, ser fornecida outra cpia deste carto. Recomendamos que: 1. Leia com ateno todas as questes PROVIMENTO DE EMPREGOS de Prova a CONCURSO PBLICO PARA e, inicialmente, marque no seu Caderno alternativa que julgar correta; 2. Ao passar a alternativa escolhida N 01 Carto CREA , observe bem o nmero da questo EDITAL para o /2007 Respostas e a letra escolhida. A marcao de mais de uma alternativa por questo anula esta questo.

No ser permitido, sob nenhum argumento, o uso de aparelho eletrnico ou de comunicao Porteiro e Telefonista) telefone celular, por exemplo durante a realizao das provas.
Observaes: 1. A prova ter durao de quatro horas; 2. No Carto Respostas, preencha todo o espao correspondente alternativa escolhida, no ultrapassando seus limites e evitando borres.

CARGOS: GRUPO III (Auxiliar de Limpeza, Contnuo,

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO

LNGUA PORTUGUESA

Texto 1 sombra da Constituio Ao defender o senador Jos Sarney de denncias de irregularidade, o presidente Lula cria no Brasil duas categorias de cidado: os "comuns", ns, e os "incomuns", a quem tudo se permite.
Otvio Cabral e Diego Escosteguy

b) O texto deixa implcita a opinio de que os polticos sempre foram corruptos, mesmo que em menor grau. c) A expresso ilha da fantasia quer informar ao leitor que Braslia no corresponde realidade vivida pelos demais estados brasileiros. d) H cinqenta anos, desde a poca do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, sabe-se de uma profecia sobre Braslia, que vem se confirmando atualmente. e) A localizao de Braslia, distante dos grandes centros urbanos brasileiros, permitiu que senadores e deputados usassem seus cargos em benefcio prprio com mais facilidade.

H meio sculo, quando o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurou Braslia, um coro de descontentes fez-se ouvir. Nada contra a arquitetura de gosto duvidoso da nova capital federal. O que se temia era a possibilidade de que, uma vez isolados no interior do pas, longe da vigilncia prxima e permanente dos cidados de uma metrpole como o Rio de Janeiro, antiga sede do governo, os polticos perdessem de uma vez a compostura e passassem a comportar-se como senhores feudais, acima das leis. Infelizmente, os descontentes revelaram-se profticos. Braslia tornou-se uma ilha da fantasia para deputados e senadores, que usam seus cargos de representantes do povo para locupletar-se e obter vantagens para seus apaniguados. O corolrio evidente que a capital se transformou numa imagem de pesadelo para os que pagam a conta: ns, os milhes de contribuintes; ns, as dezenas de milhes de pessoas comuns. tal o resumo da pera brasiliense eles, os poderosos, os "incomuns", se lixam cada vez mais para a opinio pblica, para os bons modos, para a Constituio. Minam, assim, a crena na democracia e os alicerces de uma nao que almeja a civilizao.
(Revista Veja, 24/06/2009, p.59)

QUESTO 02 Sobre aspectos gramaticais do texto 1, analise as afirmativas a seguir em verdadeiras ou falsas. I- No perodo Ao defender o senador Jos Sarney de denncias de irregularidade, o presidente Lula cria no Brasil duas categorias de cidado: os comuns, ns, e os incomuns (...), os doispontos (:) iniciam uma enumerao. II- A oposio entre comuns e incomuns utilizada como recurso retrico, no qual incomuns um eufemismo para se referir a polticos. III- Em (...) um coro de descontentes fez-se ouvir tem-se sujeito indeterminado, expresso pela partcula -se. IV- J no perodo Braslia tornou-se uma ilha da fantasia (...), a partcula -se indica uma ao reflexiva, significando a si mesma. So corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, II e III Apenas as alternativas I, II e IV Apenas as afirmativas II e IV Apenas as afirmativas III e IV Todas as afirmativas

QUESTO 01 Analise as afirmativas a seguir sobre o texto 1 e assinale a alternativa incorreta. a) Logo no incio do texto, os autores deixam registrada sua opinio sobre a arquitetura de Braslia. QUESTO 03 Sobre algumas palavras utilizadas no texto 1, e relacionadas na coluna 1, relacione-as a seu correto significado, descrito na coluna 2.
1

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO Coluna 1 I Locupletar II Apaniguado III Corolrio IV Minar V Compostura Coluna 2 A Sectrio, partidrio. B Corroer pouco a pouco; consumir, solapar. C Tornar rico; enriquecer. D comedimento, circunspeo, modstia E Decorrncia, deduo, consequncia, resultado. QUESTO 06 No trecho a seguir, retirado da obra Os Donos do Poder, de Raymundo Faoro, a pontuao foi alterada. Identifique a alternativa em que a pontuao est correta. a) Sobre a sociedade acima das classes, o aparelhamento poltico - uma camada social, comunitria embora nem sempre articulada; impera, rege e governa, em nome prprio, num crculo impermevel de comando. Esta camada, que no representa a nao, quando forada pela lei do tempo, renova-se e substitui velhos por moos, inaptos por aptos, imprimindo-lhes os seus valores. b) Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento poltico: uma camada social, comunitria embora nem sempre articulada impera, rege e governa, em nome prprio, num crculo impermevel, de comando. Esta camada, que no representa a nao, quando forada pela lei do tempo, renova-se e, substitui velhos por moos, inaptos por aptos, imprimindo-lhes, os seus valores. c) Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento poltico - uma camada social, comunitria embora nem sempre articulada impera, rege e governa, em nome prprio, num crculo impermevel de comando. Esta camada, que no representa a nao, quando forada pela lei do tempo, renova-se e substitui velhos por moos, inaptos por aptos, imprimindo-lhes os seus valores. d) Sobre a sociedade acima das classes, o aparelhamento poltico; uma camada social, comunitria embora nem sempre articulada; impera, rege e governa em nome prprio, num crculo impermevel, de comando. Esta camada, que no representa a nao, quando forada pela lei do tempo, renova-se e substitui, velhos, por moos, inaptos por aptos imprimindo-lhes os seus valores. e) Sobre a sociedade acima das classes o aparelhamento poltico. Uma camada social, comunitria embora nem sempre articulada impera rege e governa, em nome prprio, num crculo impermevel de comando. Esta camada, que no representa, a nao quando forada pela lei do tempo renova-se e substitui velhos por moos, inaptos por aptos imprimindo-lhes os seus valores.
2

Assinale a alternativa que contm a sequncia correta. a) b) c) d) e) I C, I E, I D, I B, I C, II A, II C, II B, II A, II D, III E, III A, III A, III D, III E, IV B, IV B, IV E, IV C, IV E, VD VD VC VE VA

QUESTO 04 Analise as afirmaes a seguir, retiradas do texto 1, e assinale a alternativa incorreta. a) A palavra pas monossilbica. b) A expresso de uma vez significa, no contexto, totalmente, efetivamente. c) Para o substantivo vigilncia, temos os adjetivos prxima e permanente. d) As palavras prxima, metrpole e polticos so todas proparoxtonas. e) No trecho ... que os polticos perdessem de uma vez a compostura e passassem a comportar-se como senhores feudais, os verbos esto no modo subjuntivo, que indica uma possibilidade.

QUESTO 05 Entre as palavras retiradas do texto 1, assinale a alternativa que s apresenta palavras oxtonas. a) b) c) d) e) Cidados ns milhes Ouvir revelaram capital Interior seus transformou Constituio comuns Rio Inaugurou defender senador

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO QUESTO 07 Todas as palavras grifadas admitem as duas concordncias indicadas, exceto: a) Anexo vai o recibo e a fatura. (ou anexos vo). b) Dei-lhe um vestido e uma blusa vermelhos. (ou vermelha). c) Tratava-se de um ladro e assassino perigoso. (ou perigosos). d) Explicados a teoria e os mtodos, passemos ao trabalho. (explicada). e) Conservo um nome e um amor guardado. (ou guardados). QUESTO 08 Leia os conceitos dados a seguir. I- So palavras de sentido semelhante ou aproximado. II- a linguagem que tem sentido figurado, representativo, sugerindo a idia de forma indireta. III- So palavras de significao oposta. Os conceitos dados referem-se, respectivamente, a: a) b) c) d) e) Denotao, sinonmia e antonmia Sinonmia, conotao e antonmia Antonmia, denotao e sinonmia Sinonmia, conotao e denotao Conotao, denotao e antonmia QUESTO 09 Considere a concordncia das frases a seguir. I- Qual de ns seremos aprovados? II- O bem e o mal, a tristeza e a alegria, tudo passa. III- Eduardo ou Guilherme recebero o prmio. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas a alternativa I Apenas a alternativa II As alternativas I e III As alternativas II e III Todas as alternativas
CONCURSO PBLICO 2009 3

QUESTO 10 Contestar o gabarito da prova um direito que _____ assiste e _______ o candidato no abre mo. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase dada. a) b) c) d) e) lhe a que lhe do qual lhe no qual o do qual o em que

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO

LEGISLAO DA EDUCAO PROFISSIONAL


QUESTO 11 Com a edio da Lei no 11892/2008 que Institui a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica e cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia (IFG) que antes eram Centros Federais de Educao Tecnolgica (CEFETs), em que todos os CEFETs passam a Institutos, exceto dois, sendo eles: (Art. 18): a) Os Centros Federais de Educao Tecnolgica do Tocantins CEFET-TO e de Gois CEFET-GO. b) Os Centros Federais de Educao Tecnolgica CEFET-BA e de Minas Gerais CEFET-MG. c) Os Centros Federais de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ e de Minas Gerais CEFET-MG. d) Os Centros Federais de Educao Tecnolgica de Urutai CEFET-Urutai e o de Rio Verde CEFET-RV. e) Os Centros Federais de Educao Tecnolgica do Par CEFET-PA e do Maranho CEFET-MA. QUESTO 12 A edio da Lei no 11892/2008 garante o mnimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mnimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alnea b do inciso VI do caput do citado art. 7o. Sendo estes respectivamente: a) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vistas a formao de professores para a educao, sobretudo nas reas de cincias humanas e cdigos e linguagens e suas tecnologia; e ministrar educao profissional tcnica de nvel mdio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o pblico da educao de jovens e adultos. b) cursos de graduao, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vistas na formao de professores para a educao

profissional tcnica de nvel mdio, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao como um todo; e ministrar o nvel mdio, prioritariamente na forma de cursos articulados, para os concluintes do ensino fundamental. c) cursos de licenciatura ou graduao, com vistas na formao de professores para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao profissional; e ministrar educao de nvel mdio, prioritariamente na forma de cursos sequenciais, para os concluintes do ensino fundamental e para o pblico da educao de jovens e adultos. d) cursos de graduao, bem como programas especiais de formao pedaggica, para a educao bsica, sobretudo nas reas de cdigos e linguagens e suas tecnologias, e para a educao profissional; e ministrar educao profissional tcnica de nvel mdio, prioritariamente na forma de cursos modulares, para os concluintes do ensino fundamental. e) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vistas a formao de professores para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao profissional; e ministrar educao profissional tcnica de nvel mdio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o pblico da educao de jovens e adultos. QUESTO 13 A Lei no 8112/1990 no Art. 11 faz referncia a concurso pblico e a hiptese de iseno nele expressamente prevista. Podemos afirmar que esse artigo foi regulamentado pelo: a) b) c) d) e) Decreto no 6.593, de 2 de outubro de 2008 Decreto no 6.101, de 2 de setembro de 2008 Decreto no 5.480, de 2 de outubro de 2006 Decreto no 4.023, de 2 de novembro de 2008 Decreto no 6.024, de 2 de outubro de 2006 QUESTO 14 O Art. 3 do Decreto no 5.154/2004 faz referncia aos cursos e programas de formao inicial e continuada de trabalhadores:
4

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO a) objetivando o desenvolvimento para a vida em sociedade, ser somente includa a especializao para prosseguimento de estudos. b) objetivando o desenvolvimento para a vida social, sero includos somente a especializao em todos os nveis de escolaridade. c) objetivando o desenvolvimento para a vida, sero includas a especializao e a atualizao, em todos os nveis de escolaridade. d) objetivando o desenvolvimento de aptides para a vida produtiva e social, sero includos a capacitao, o aperfeioamento, a especializao e a atualizao, em todos os nveis de escolaridade. e) objetivando o desenvolvimento para a vida, sero includos somente a capacitao e especializao, em todos os nveis de escolaridade. QUESTO 15 Em se tratando da preparao para o exerccio do magistrio superior conforme fixado no Art.66 e seu pargrafo nico da Lei no 9.394/1996, podemos afirmar que: a) O notrio saber, quando reconhecido por faculdade, poder suprir a exigncia de ttulo acadmico. b) O notrio saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em rea afim, poder suprir a exigncia de ttulo acadmico. c) A formao docente, para a educao profissional e tecnolgica, nas Escolas Tcnicas Federais far-se- somente se includa prtica de ensino de no mnimo, cento e cinquenta horas. d) A formao docente, para a educao profissional e tecnolgica, nas Escolas Tcnicas Federais, no incluir prtica de ensino. e) A formao docente para a educao superior far-se- somente se includa prtica de ensino de, no mnimo, trezentas horas.

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO

INFORMTICA BSICA
QUESTO 16 Sobre os conceitos relativos proteo e segurana: I- A criptografia a cincia e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em cdigo. II- Vrus so dispositivos constitudos pela combinao de software e hardware, utilizados para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores. III- O Certificado digital um arquivo eletrnico que contm dados de uma pessoa ou instituio, utilizados para comprovar sua identidade. IV- Cavalo de Tria um programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usurio no teclado de um computador. Esto corretos os itens: a) b) c) d) e) I e III I e IV II e III II e IV III e IV QUESTO 17 Os computadores so compostos por uma parte lgica e por outra denominada fsica. Selecione a alternativa que apresente uma parte lgica e outra fsica de um computador, respectivamente: a) b) c) d) e) Linux e Word Slot e Memria RAM Mozilla Firefox e Pen Drive Memria Rom e Windows Explorer Memria ROM e Excel QUESTO 18 Sobre as buscas e pesquisas na web utilizando o stio Google: I- as palavras internet e INTERNET retornam resultados diferentes na pesquisa, pois o Google case sensitive.

II- para excluir uma palavra do resultado da pesquisa, devemos colocar o sinal de menos - antecedendo esta palavra. III- no possvel restringir a pesquisa somente a pginas em um dado idioma. IV- para limitar a pesquisa a um nico stio ou domnio, utiliza-se a palavra site: Ex: site:uol.com. Esto corretos os itens: a) b) c) d) e) I e III I e IV II e III II e IV III e IV QUESTO 19 Considerando o BrOffice.org Calc, selecione a alternativa que retorne a mdia de uma amostra localizada nas clulas A1, A3 e de B1 a B3: a) b) c) d) e) =MDIA(A1:A3;B1:B3) =MDIA(A1,A3,B1-B3) =MDIA(A1;A3;B1/B3) =MDIA(A1;A3;B1;B3) =MDIA(A1;A3;B1:B3) QUESTO 20 Assinale a alternativa que apresente o software do Windows XP responsvel por restringir as informaes que chegam ao seu computador vindas de outros computadores pela internet, evitando que pessoas ou programas no autorizados realizem uma conexo e acessem o seu computador: a) b) c) d) e) Windows Control Windows Firewall Windows Explorer Windows Media Player Windows Messeger

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS DE LETRAS: PORTUGUS E INGLS

Texto 1 Lngua falada e lngua escrita: existe prioridade?

A lngua natural seja ela falada ou escrita um sistema simblico complexo. Na verdade, fala e escrita representam duas modalidades do mesmo sistema lingustico. Em outras palavras, existe um sistema de escrita e um sistema de fala que so reconhecidos como a mesma lngua (Robins, 1995: 179). No entanto, a gramtica da lngua escrita difere consideravelmente da gramtica da lngua falada. De qualquer modo, no h oposio entre lngua falada e uma mesma lngua escrita porque no existem duas estruturas completamente diferentes para uma mesma lngua, o que pressuporia uma situao de bilinguismo. Alm disso, seria muito raro que uma lngua escrita se tornasse completamente independente da lngua falada da qual ela se origina. Por outro lado, existe oposio entre lngua falada e cdigo escrito no nvel da realizao, a saber: a) a lngua falada usa como meio de transmisso a substncia sonora ou fnica, enquanto o cdigo escrito usa como meio de transmisso a substncia grfica; e b) ambos ocorrem em situaes de comunicao distintas. O estudo sistemtico da linguagem desde suas origens na Grcia clssica focalizou a lngua principalmente na sua forma escrita. Pode-se dizer que a escrita uma forma de expresso muito recente na histria da humanidade e tem uma

histria independente da lngua falada. Veremos a seguir que duas concepes opostas sobre a relao entre fala e escrita convivem na atualidade. Na concepo mais antiga, a da gramtica tradicional, h uma tendncia para considerar a lngua falada como inferior lngua escrita, uma vez que se acredita que a lngua falada no tem organizao ou regras prprias. Nesta tradio prescritiva, as regras da gramtica so ilustradas exclusivamente a partir de textos escritos. De fato, a gramtica tradicional defende a prioridade da lngua escrita sobre a lngua falada tendo como modelo a lngua da literatura. Do mesmo modo, na viso diacrnica da lingustica histrica, que predominou durante o sculo XIX, a lngua foi vista essencialmente como uma coleo esttica de palavras escritas. Essa concepo comeou a mudar no incio do sculo XX com o surgimento da lingustica sincrnica que deu prioridade ao discurso oral. Linguistas como F. de Saussure, L. Bloomfield e E. Sapir enfatizaram a primazia da lngua falada sobre a lngua escrita. Na lingustica moderna, portanto, a lngua falada passou a ser vista como mais fundamental ou mais bsica do que a lngua escrita. Segundo Crystal (1997: 180), a abordagem contempornea argumenta que se a lngua falada o meio primrio de comunicao entre as pessoas ela deve ser o objeto primrio de investigao da lingustica. Entre os argumentos em geral apresentados para justificar que a lngua falada seja mais bsica do que a lngua escrita, destacam-se os seguintes: a fala milhares de anos mais antiga do que a escrita; a fala desenvolve-se naturalmente nas crianas (enquanto a escrita deve ser ensinada artificialmente); e sistemas de escrita so derivativos (em sua maioria baseados nos sons da fala). Assim, por ser considerada como mero reflexo da lngua falada, a escrita passou a ser de secundria importncia para a lingustica contempornea. Uma terceira possibilidade ou meio caminho entre os dois extremos discutidos acima seria reconhecer que nenhum meio de comunicao pode ser considerado como intrinsecamente superior ao outro. Devido s semelhanas lingusticas entre lngua falada e lngua escrita no se pode dizer que uma seja mais complexa ou elaborada que outra. Na realidade, o confronto entre aquelas duas perspectivas tem falseado a discusso e prejudicado o ensino da lngua materna na escola.
(http://marcobomfoco.blogspot.com/2008/10/1-lnguafalada-e-lngua-escrita. captado em 15/06/2009) 7

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO QUESTO 21 Sobre lngua falada/lngua escrita, assinale a alternativa incorreta: a) Toda lngua, seja falada ou escrita, um sistema complexo. b) A lngua escrita uma forma recente de comunicao na histria da humanidade. c) O registro/realizao da lngua escrita independe da lngua falada. d) Modernamente, a lngua falada entendida como mais bsica do que a lngua escrita. e) Uma lngua escrita pode tornar-se completamente independente da sua correspondente falada. QUESTO 22 Analise as afirmativas a seguir em falsas ou verdadeiras: I- Segundo o texto 1, a lngua falada no tem organizao ou regras prprias. II- Para a lingustica moderna, por preceder a lngua escrita, a lngua falada deve ser o objeto primrio de investigao da lingustica. III- Mesmo sendo mais antiga do que a lngua escrita e desenvolver-se naturalmente nas crianas, para a gramtica tradicional, a lngua falada inferior lngua escrita. IV- O texto permite concluir que o confronto entre as duas modalidades (escrita e falada) prejudica o ensino de lngua na escola. V- Desde os primeiros estudos sobre a linguagem, sabe-se que no se pode separar a histria da lngua escrita da histria da lngua falada, pois ambas se complementam. So verdadeiras: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I e V Apenas as afirmativas II e III Apenas as afirmativas II, III e IV No h afirmativas verdadeiras Todas as afirmativas QUESTO 23 Leia os fragmentos a seguir. Texto 2 A influncia dos estrangeirismos na lngua portuguesa: um processo de globalizao, ideologia e comunicao
(Miguel Ventura Santos Gois)

A fala uma atividade muito mais central do que a escrita, no dia-a-dia da maioria das pessoas. Contudo, as instituies escolares do fala ateno quase inversa sua centralidade na relao com a escrita. (Marcuschi) Para ele [o falante], a realidade lingustica no se apresenta primordialmente como um sistema gramatical abstrato, mas como um mundo de vozes e suas relaes de aceitao e recusa, suas convergncias e divergncias, suas harmonias e seus conflitos, suas interseces e hibridizaes. (Faraco) Quanto ao ensino de lngua materna na escola, analise as ideias expostas no texto 1 e as citaes de Marcuschi e Faraco dadas sobre a fala e assinale a alternativa correta. a) Sendo a fala o sistema privilegiado para a violao das regras gramaticais, seu uso independe no somente das prescries impostas pela gramtica normativa, mas tambm do contexto de interlocuo. b) A finalidade do ensino de lngua materna na escola no opor a fala escrita, mas elucidar em que elas diferem uma da outra, em que contextos cada uma das modalidades deve ser utilizada e quais so as suas potencialidades e diferenas. c) O professor deve deixar claro que os usos orais da lngua esto to ligados vida de cada um, no precisando ser objeto de estudo em sala de aula. d) Tanto para Marcuschi quanto para Faraco, a oralidade no preocupao para estudos sistemticos. e) A preocupao da escola em relao oralidade deve ser a de ensinar as normas prescritivas da lngua oral.

Compreender a adoo do estrangeirismo como resultado da insero de elementos culturais por meio das ferramentas do contexto lingustico considerar que lngua e sociedade esto
CONCURSO PBLICO 2009 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO intrinsecamente relacionadas e que no se pode sustentar uma sem a presena da outra. Na verdade, o estrangeirismo no constitui uma realidade isolada. Ele surge inserido nas estruturas frasais da lngua portuguesa, muitas vezes hibridamente flexionados. O estrangeirismo participa, pois, dos prprios processos culturais e da convergncia de interesses cerceada pela imposio da mdia. Nesse sentido, quando uma sociedade privilegia a insero de valores de outra sociedade em seu contexto sciocultural, a adoo desses valores representa a vontade de tornar tal contexto o mais semelhante possvel da ambincia vislumbrada. A evoluo histrica do Brasil bem demonstra como essa valorizao de elementos pertencentes a outras sociedades est arraigada: o perodo de colonizao supervalorizou o estilo de vida portugus, indubitavelmente; em seguida, a Frana passou a ser o modelo a ser seguido. Mais a frente, os Estados Unidos passaram a ser o alvo dessas aspiraes. (...) Um dos elementos mais constantes nessa adoo de outros valores culturais a aquisio de emprstimos lingusticos que, se inicialmente representava a necessidade de se utilizar um vocbulo estrangeiro pela falta de equivalente na lngua portuguesa, passou a ser empregada como recurso de afirmao de identidade cultural. Usar o emprstimo lingustico seria, ento, uma opo mais por imposio de uma estrutura que por conscincia. Se, por um lado, isso representa modificao da linguagem, por outro representa um enriquecimento cultural. De qualquer forma, interessante ressaltar que no se pode, num mundo cujo funcionamento tem se globalizado e cujas relaes se fazem por meios como a televiso e a Internet, isolar completamente uma cultura ou uma lngua. Mais importante seria tornar os usurios dessa lngua cientes do fenmeno para que essa adoo de estrangeirismos seja uma opo meramente. preciso ter essa conscincia para que se faa melhor uso de to rica troca.
(http://www.filologia.org.br. Captado em 22/06/2009)

b) Modernamente, os estrangeirismos ligam-se intrinsecamente relao estabelecida entre lngua e sociedade, participando dos processos culturais convergentes entre diferentes sociedades, advindos da globalizao e de ferramentas tecnolgicas como a mdia e a internet. c) A preocupao dos professores de lngua portuguesa fazer com que seus alunos, os usurios da lngua, tenham conscincia do uso de estrangeirismos, para que esse uso no represente a imposio de uma cultura sobre outra e sim uma opo para os usurios dessa lngua. d) No perodo anterior ao advento da tecnologia e principalmente da informtica, os estrangeirismos eram vistos pelos estudiosos da lngua mais ligados s tradies (tambm chamados de puristas), como barbarismo, peregrinismo, idiotismo, uma vez que, para os latinos, qualquer estrangeiro era brbaro. e) Por ser o uso de palavra, expresso ou construo estrangeira no lugar de equivalente verncula, o estrangeirismo deve ser evitado no ambiente escolar. QUESTO 25 Releia o terceiro pargrafo do texto 2 e, sobre as informaes nele contidas, assinale a alternativa incorreta: a) O processo de aquisio via emprstimo lingustico pode ser benfico para uma sociedade, mas pode tambm ser utilizado como instrumento de discriminao social, dando prestgio queles que dominam os novos termos incorporados lngua, em detrimento do restante dos falantes. b) Para determinados grupos sociais, como o de pessoas ligadas ao mudo da informtica, por exemplo, o uso de emprstimos lingusticos estabelece uma identidade de grupo que exclui os chamados leigos. c) A incorporao de termos das lnguas indgenas lngua portuguesa pode ser considerado como exemplo de estrangeirismo, uma vez que essas lnguas j eram faladas no Brasil anteriormente colonizao portuguesa. d) A incorporao de termos das lnguas indgenas lngua portuguesa pode ser considerado como exemplo de emprstimo lingustico. e) Pode-se afirmar que, juntamente com emprstimos lingusticos, absorvem-se tambm valores culturais da lngua de emprstimo.
9

QUESTO 24 Sobre as ideias contidas no texto 2 e o acrscimo de novas palavras lngua portuguesa, assinale a alternativa incorreta: a) Sobre os emprstimos lingusticos, podemos dizer que so mais imposio do que escolha consciente do falante.

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO QUESTO 26 Segundo Bakhtin, A orao, assim como a palavra, uma unidade significante da lngua, por isso, considerada isoladamente, como, por exemplo, em saiu o sol, totalmente inteligvel, ou seja, compreendemos sua significao lingustica, a eventual funo num enunciado.
(BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 306.)

A coeso de um texto, isto , a conexo entre os vrios enunciados obviamente no feito do acaso, mas surge das relaes de sentido existente entre eles, manifestadas sobretudo por categorias de palavras chamadas de conectivos ou elementos de coeso e elementos anafricos (de retomada ou antecipao de termos) Leia o texto 3 a seguir observando a anlise dos conectivos e anafricos.

Assinale a alternativa correta, de acordo com as teorizaes do Crculo de Bakhtin. a) essencial estudar a significao lingustica e as funes que cada orao ou palavra pode exercer no perodo. Cada perodo encerra em si uma unidade suficiente de significado na comunicao, no dependendo em momento algum do contexto em que est inserido. b) preciso descrever essa expresso em termos metalingusticos, de modo que o cdigo empregado torne-se comum aos interlocutores e a mensagem seja compreendida. c) preciso, e isso constitui condio para o entendimento, que se proceda a devida anlise morfolgica, classificando as palavras (verbo + artigo + substantivo) para que se compreenda o significado da mensagem. No basta apenas a sua compreenso no plano semntico. d) possvel demonstrar a compreenso da mensagem e adotar uma atitude de resposta ativa a quem nos fala, mesmo que no saibamos se o locutor, com essa orao, disse tudo o que queria dizer e que essa orao no precedida nem seguida de outra, proveniente do mesmo locutor. e) Para Bakhtin, cada enunciado uma mensagem que carece de contextualizao.

Texto 3 Um arriscado esporte nacional Os leigos sempre se medicaram por conta prpria, j que de mdico e de louco todos temos um pouco, mas esse problema jamais adquiriu contornos to preocupantes no Brasil como atualmente. Qualquer farmcia conta hoje com um arsenal de armas de guerra para combater doenas de fazer inveja prpria indstria de material blico nacional. Cerca de 40% das vendas realizadas pelas farmcias nas metrpoles brasileiras destinam-se a pessoas que se automedicam. A indstria farmacutica de menor porte retira 80% de seu faturamento da venda livre de seus produtos isto , das vendas sem receita mdica. Diante desse quadro, o mdico tem o dever de alertar a populao para os perigos ocultos em cada remdio, sem que, necessariamente, faa junto com essas advertncias uma sugesto para que os entusiastas da automedicao passem a gastar mais em consultas mdicas. Acredito que a maioria das pessoas se automedicam por sugesto de amigos, leitura, fascinao pelo mundo maravilhoso das drogas novas ou simplesmente para tentar manter a juventude. Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos. comum, por exemplo, que um simples resfriado ou uma gripe banal leve um brasileiro a ingerir doses insuficientes ou inadequadas de antibiticos fortssimos, reservados para infeces graves e com indicao precisas. Quem age assim est ensinando bactrias a se tornarem resistentes a antibiticos. Um dia, quando realmente precisar do remdio, este no funcionar. E quem no conhece aquele tipo de gripado que chega farmcia e pede ao rapaz do balco que lhe indique uma bomba para cortar
10

05

10

15

20

25

Quando lemos com ateno um texto bem construdo, no nos perdemos por entre os enunciados que o constituem, nem perdemos a noo de conjunto. Com efeito, possvel compreender a conexo existente entre os vrios segmentos do texto e compreender que esto todos interligados entre si. (...) Diz-se, pois, que um texto tem coeso quando seus vrios enunciados esto organicamente articulados entre si, quando h concatenizao entre eles.

30

35

40

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO a gripe pela raiz? Com isso poder receber analgsicos, antitrmicos, glicose, clcio, vitamina C, produtos aromticos tudo isso sem 45 saber dos riscos que corre pela entrada simultnea destes e outros produtos em seu organismo.
(In: PLATO; FIORIN. Para entender o texto: leitura e redao)

QUESTO 27 Analise as afirmativas a seguir sobre os elementos coesivos sublinhados no texto 3 em falsas ou verdadeiras. J que (linha 2) introduz uma consequncia do que foi dito na orao anterior. II- O conectivo e (linha 2) liga dois atributos que ocorrem simultaneamente. III- Um pouco (linha 3) orienta no sentido da afirmao da propriedade. Ope-se a pouco. Se se dissesse de mdico e de louco todos temos pouco, a orientao seria no sentido de restrio da propriedade. IV- Que (linha 10) um anafrico cujo antecedente pessoas. V- Isto (linha 13) introduz outra ideia a respeito da venda de remdios. VI- Ou (linha 23) marca uma relao de simultaneidade: todos os elementos podem ocorrer simultaneamente. VII- E (linha 37) introduz uma interrogao retrica que retoma a argumentao desenvolvida anteriormente. VIII- Tudo isso (linha 44) um anafrico e um afirmador de totalidade universal. Retoma os elementos citados no contexto imediatamente anterior: todos os elementos da bomba para cortar a gripe so perigosos. So verdadeiras: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, II, VI e VIII Apenas as afirmativas I, V, VI e VII Apenas as afirmativas II, III e IV Apenas as afirmativas II, III, IV, VII e VIII Todas as afirmativas QUESTO 28 Considere os segmentos de textos a seguir em relao coerncia. I-

I- Em um elegante e caro edifcio comercial de um bairro nobre de Goinia, executivos brasileiros e estrangeiros ali reunidos tiveram de interromper suas negociaes devido algazarra da crianada na sala ao lado, que comemorava um aniversrio com bexigas, sanduches, catchup, refrigerantes e msica infantil. II- Naquele dia, Eliana ligou para sua melhor amiga, cumprimentou-a, leu no jornal que sua amiga havia sido aprovada no vestibular para medicina e acordou bem cedo. III- Adolescentes no tm maturidade para avaliar os malefcios que o lcool e outras drogas lhes podero causar. Alm disso, nessa fase da vida, gostam de novidades e, como muitas vezes so tmidos, valem-se desses produtos para se desinibir, sem pensar nas consequncias de seu comportamento. Por isso, os pais devem confiar na responsabilidade dos adolescentes, apostando na capacidade de eles administrarem com cautela esse problema. Assinale a alternativa que enumera, na ordem, o tipo de coerncia que eles violam: a) b) c) d) e) Espacial, temporal e argumentativa Narrativa, figurativa e espacial Figurativa, temporal e argumentativa Espacial, figurativa e temporal Figurativa, narrativa e temporal

O texto 4 a seguir de autoria de um aluno e foi adaptado para a elaborao das questes 29 e 30. Texto 4 Diversidade cultural: uma realidade Diante das diversidades culturais existente em nossa sociedade, em vrios aspectos como: raa, biodiversidade entre outros. De acordo com essa realidade, percebe-se ento, necessidade de persuadir s pessoas, fomentando discusses para adquirir conhecimentos sobre a importncia das diversidades. Todavia, devemos amenizar os preconceitos e disseminar esperana, pois todos somos iguais, temos os mesmos direitos e deveres segundo a Constituio, ou seja, vida, liberdade, educao, sade entre outros. Portanto, as diversidades culturais, pluralidades de identidades e a biodiversidade predominam
11

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO gradativamente no pas e com isso, podemos conhecer novas formas de conhecimento, cultura, linguagem. No entanto, devemos fomentar discusses para conscientizar a importncia das diferenas, assim, a sociedade ser mais humana e eficaz. QUESTO 29 Assinale a alternativa em que todos os tpicos mencionados correspondem a problemas de escrita que podem ser identificados no primeiro pargrafo do texto. a) Regncia verbal, incompletude de orao, concordncia nominal e ortografia. b) Concordncia verbal, pontuao, acentuao e regncia verbal. c) Regncia nominal, pontuao, ortografia e concordncia verbal. d) Pontuao, regncia nominal, regncia verbal e ortografia. e) Conjugao verbal, acentuao, incompletude de orao e pontuao. QUESTO 30 Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas a seguir. I- O texto revela que o aluno tem noes de um formato predefinido para textos dissertativos, procura redigir segundo esse formato, mas no domina suficientemente os recursos argumentativos e formais que tenta empregar. II- No caso de se recomendar ao aluno que reescreva o texto, recomendvel a interveno de um professor na explicitao de aspectos discursivos do texto. III- O aluno, apesar de outros problemas, utiliza de maneira satisfatria e coerente as conjunes no incio do segundo, terceiro e quarto pargrafos. IV- Os argumentos selecionados pelo aluno so consistentes em si mesmos; encontram-se apenas em uma sequncia inadequada. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas a afirmativa I Apenas as afirmativas I e II Apenas as afirmativas I, II e IV Apenas as afirmativas II e III Todas as afirmativas QUESTO 31 Quanto ao aproveitamento de recursos gramaticais utilizados pelos alunos em suas produes textuais, devem ser consideradas com menor rigor incorrees que no interfiram na compreenso das ideias, tais como: a) b) c) d) e) Uso do hfen Pontuao Grafia (inclusive acentuao grfica) Uso dos tempos e modos verbais Concordncia verbal e nominal QUESTO 32 Noo introduzida para o estudo da literatura, e que hoje designa mais amplamente a forma como a produo e recepo de um texto dependem do conhecimento que se tenha de outros textos com os quais, de alguma forma, se relaciona. Assinale a alternativa correta para indicar o conceito definido acima: a) b) c) d) e) Discurso Enunciao Polifonia Intertextualidade Sinonmia QUESTO 33 Considerando que os gneros textuais so objetos empricos que se constituem em um contnuo tipolgico da relao fala e escrita, analise as afirmativas a seguir. I- Elementos que dizem respeito, ao mesmo tempo, composio, estrutura do texto e a sua organizao enunciativa constituem a diferena entre os gneros. II- As diferenas entre fala e escrita se do ao longo da diversidade das prticas sociais de produo textual, com correlao em vrios planos. III- As especificidades de cada gnero textual produzido pelas modalidades oral e escrita da lngua so propriedades de realidades sociais diversas. IV- Os diferentes gneros orais e escritos so responsveis por domnios estanques e dicotmicos num conjunto de variaes lineares.
12

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO So corretas: a) b) c) d) e) Somente as afirmativas I e II Somente as afirmativas I, II e III Somente as afirmativas I, II e IV Somente as afirmativas III e IV Todas as afirmativas QUESTO 34 Sobre a noo de texto literrio e texto noliterrio, analise as afirmativas a seguir. I- Uma das caractersticas que permitem distinguir um texto literrio de um no-literrio o assunto do texto. II- O texto literrio de carter ficcional, podendo recriar o real num plano imaginrio. III- Modernamente, afirma-se que o que diferencia um texto literrio de um no-literrio o fato de o primeiro ter funo esttica enquanto o segundo tem funo utilitria. IV- O texto literrio denotativo e, assim, vale-se de mecanismos como a metfora e a metonmia. So corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I e II Apenas as afirmativas I, II e IV Apenas as afirmativas II e III Todas as afirmativas Nenhuma das afirmativas QUESTO 35 A soluo para o vcuo imposto formao do leitor adolescente tem sido tangenciada pela pedagogia do gostoso. Vale o adolescente se sentir satisfeito, que o livro tenha sido gostoso, bom de ler. O conceito de prazer fica vinculado s diferentes formas de facilitao. (Mafra, 2003) Sobre a formao/consolidao do hbito de ler em adolescentes, considere as afirmativas a seguir. I- Na formao do leitor adolescente, essencial facilitar, propor leituras fceis, pois disso depende o prazer ao ler. II- O trabalho que o professor realiza com a literatura em sala de aula pode contribuir para que o prazer experimentado pelo adolescente possa ser transformado em fruio. a) b) c) d) e) III- A pedagogia do gostoso investe na padronizao de obras que no levem a grandes surpresas nem a grandes sobressaltos estticos. IV- Ao invs da facilitao da leitura, a escola deve propor a literatura como possibilidade de ampliao e reconstruo dos horizontes de expectativas dos alunos. So verdadeiras: Somente as afirmativas I, II e IV Somente as afirmativas I, III e III Somente as afirmativas I e IV Somente as afirmativas II e III Somente as afirmativas II, III e IV

TEXT 5 Read the text below to answer questions 36 to 41.

Childhood friend recalls tragic diarist Anne Frank


By Sarah Harvey - for CNN She told stories, flirted outrageously with boys and was constantly changing her hairstyle.

Anne Frank hid with her family in a secret room at her father Otto Frank's office in Amsterdam.

It could be the description of almost any young girl growing up in Europe. But this is how Eva Schloss remembers her childhood friend Anne Frank, who had she not died in a Nazi concentration camp, would have celebrated her 80th birthday this week.
13

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO Schloss described Frank, whose account of hiding from Jewish persecution in Nazi-occupied Amsterdam is one of the world's mostly widely-read books, as a spunky young schoolgirl with a passion for storytelling that often got her into trouble. "She got her diary in 1942, so obviously her father knew she was interested in writing and I know she told stories," said Schloss. "She talked a lot and she was called Mrs Quack Quack. Very often she used to write hundreds of lines [at school] of 'I'm not going to talk so much,' and so on -- but obviously she had a lot to tell." In some ways the two friends lived parallel lives -- but tragically they had very different outcomes. QUESTO 36 According to the text, which of these phrases does not refer to Anne Frank: a) b) c) d) e) She got her diary in 1942. She is celebrating her 80th birthday. She lived in a Nazi concentration camp. Her father knew shed gotten a diary. She talked a lot and was called Mrs. Quack Quack. QUESTO 37 Some biography says that Eva Schloss is Anne Franks step-sister, but this text only makes one kind of reference about their relationship. Which is? a) b) c) d) I know she told stories. not died in a Nazi Concentration Camp. Very often she used to write hundreds of lines. Obviously her father knew she was interested in writing. e) In some ways the two friends lived parallel lives. QUESTO 38 In the forth paragraph the linking word so can be replaced by ____________ without any changes in meaning. a) b) c) d) e) then besides nevertheless although furthermore QUESTO 39 In the text the expression it could be can be replaced by______ without any changes in meaning. a) b) c) d) e) it must be it has to be it would be it is going to be it has been QUESTO 40 Considering the context, spunky means: a) b) c) d) e) nave squalid poor, uncared full of courage person who keeps a secret QUESTO 41 Which of these words is a false cognate: a) b) c) d) e) diarist introvert attention tragically obviously

TEXT 6 - The following text refers to questions 42 to 45. CHARLESTON, South Carolina (CNN) Magoline Hazelton is used to people driving by her home just to take a look. She's also known as the "house lady" by her fellow residents in North Charleston, South Carolina From the outside, Hazelton's home doesn't seem much different from the rest of the neighborhood. But there's one big difference. Her house is made from cargo shipping containers. Using containers to build homes has increasingly become a trend in the past several years because it
14

CONCURSO PBLICO 2009

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO can be cheaper and faster than using traditional construction methods. There are also plenty of containers at most major ports. About 18 million containers are used worldwide to transport a variety of everyday products, such as cars, toys and food. Because the United States imports more than it exports, many containers end up stacked at ports. QUESTO 42 The most possible title for this text could be: a) b) c) d) e) North Charleston Recyclable home Visiting the ports Containers and transportantion The United States Imports QUESTO 43 One of the sentences below has the same meaning of Magoline Hazelton is used to people driving by her home just to take a look. Which is it? a) Magoline Hazelton used to drive people home in her car. b) Magoline Hazelton used to be driven home by people. c) Magoline Hazelton used to take a look at people from her home. d) Magoline Hazelton drove to her home just to take a look. e) Magoline Hazelton has people taken a look over her home. QUESTO 44 In Using containers to build homes has increasingly become a trend in the past several years because it can be cheaper and faster than using traditional construction methods. The pronoun it refers to: a) b) c) d) e) Containers to build homes increasingly become a trend Using containers to build homes A trend in the past several years Traditional construction methods QUESTO 45 Identify from the sentences below the ones that do not express comparison idea. I- It can be cheaper and faster than using traditional construction methods. II- Hazelton's home doesn't seem much different from the rest of the neighborhood. III- Because the United States imports more than it exports, many containers end up stacked at ports. IV- There are also plenty of containers at most major ports. a) b) c) d) e) All of them Just I and III I, II and IV I, II and III I, III and IV QUESTO 46 Considering that the sentence A few weeks before Christmas begins a story whose sequence is composed by the sentences below, identify among them the one that has a cohesive problem: a) The old milionaire has just told his Young girlfriend that... b) He was going to give her a little present. c) She believed him. d) It is Christmas morning now e) He has just given her a big diamond. QUESTO 47

What is the humor in this cartoon?


CONCURSO PBLICO 2009 15

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO a) The news breaks peoples expectation. b) The man doesnt know exactly what he is telling. c) In fact people are not worried about the swine flu. d) The camera man is not paying attention to the news. e) The words told contrasts with the non-verbal language. QUESTO 48 a) The lampstands of pure gold (five on the right and five on the left, in front of the inner sanctuary) the gold floral work and lamps and tongs. (1 Kings 7:49) description. b) Then Solomon said, The lord has said that he would dwell in a dark cloud. (1 Kings 8:12) direct speech. c) So from now on we regard no one from a worldly point of view. Though we once regarded Christ in this way, we do so no longer. (Corinthians 5:16) indirect speech. d) Some time later the son of the woman who owned the house became ill. He grew worse and worse, and finally stopped breathing. (1 Kings 17:17) narrative. e) What shall we conclude then? Are we any better? Not at all! We have already made the charge that Jews and Gentiles alike are all under sin.(Romans 3:9) dissertative. QUESTO 50 In all periods get is used to form passives, except: a) The man got stuck in the traffic jam. b) The sun shone and I got very brown. c) My husband got fined in Germany for crossing a road. d) Every time I send a horse to France it gets beaten. e) Our car gets cleaned about once every two months.

About the graphic, it is correct to say that: a) Not every death has a known cause. b) Maybe 10% is equivalent to 90 thousand people. c) Most causes of death have an unidentified reason. d) Three hundred thousand people die of Vascular Brain Accident in Brazil. e) Among all deaths in 2005, 10% was due to Vascular Brain Accident. QUESTO 49 The Bible is composed of a collection of books. These books contain different texts structures. Match from the items below the one that is incorrectly classified:
CONCURSO PBLICO 2009 16

You might also like