You are on page 1of 9

1

1. INTRODUO

A informtica uma das ferramentas mais poderosas dos tempos modernos, pois ela capaz de dar agilidade e fluncia de comunicao jamais vista na historia da humanidade. Sem contar que vivendo em uma economia baseada na informao como a atual, o poder de concorrncia de uma empresa especfica depende de sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informao de forma eficaz. O mundo hoje vive uma era da informao, onde tudo est atrelado ao conhecimento, dessa forma, uma organizao, independente do seu porte, precisa estar atenta, ligada as novidades que surgem diariamente. Sabe-se que atualmente so os consumidores que ditam as regras de mercado, isso ocorre porque h opo, no somos obrigados o que nos empurrado, desse modo a organizao que no trabalhar manipulando essas informaes a seu favor, estar fadada ao fracasso. As empresas de pequeno porte representam hoje um dos mais vigorosos sustentculos da economia brasileira, funcionando como um grande amortecedor de crises. As micros e pequenas empresas, todavia, enfrentam contnuas mudanas, entre estas podem-se citar: a vida til dos produtos diminui, as preferncias e os nveis de exigncia dos clientes mudam rapidamente. Assim, tem-se uma necessidade por inovao tecnolgica por parte destas, bem como h uma presso por melhores resultados financeiros. Com todas essas nuances do mercado atual, cria-se um ambiente em que no permitido errar. 1.1.Objetivos O presente artigo trs como objetivo principal: analisar a importncia da informtica para as pequenas empresas. J como objetivo especifico tem-se: verificar de que forma um sistema de TI adequado favorece o crescimento das pequenas organizaes, bem como, saber o que se necessrio para atingir os seus objetivos.

1.2.Problema A problemtica desse artigo : Somente o uso da informtica garante o sucesso de uma pequena empresa no mercado? 1.3.Metodologia Para a realizao deste, ser utilizada pesquisa bibliogrfica, utilizando-se de artigos cientficos, livros, e outras fontes literrias disponveis que abordem o tema do presente trabalho.

2. FUNDAMENTAO TERICA

2.1.Importncia da TI nas organizaes

Sem sombra de dvidas para que as funes da administrao, tais como: planejamento, organizao, liderana e controle, sejam exercidas de forma eficaz necessrio a existncia dos sistemas que forneam informaes aos administradores. Isso se faz pertinente, pois, segundo Stoner (1999), somente com informaes precisas e na hora certa, os administradores podem monitorar o progresso na direo de seus objetivos e transformar os planos em realidade. Dessa forma, ainda segundo Stoner (1999), as informaes devem ser avaliadas segundo quatro fatores, quais sejam: 1. Qualidade da informao quanto mais precisa a informao, maior sua qualidade e com mais segurana os administradores podem contar com ela no momento de tomar decises; 2. Oportunidade da informao para um controle eficaz, ao corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do padro, portanto, as informaes devem estar disponveis pessoa certa no momento certo;

3. Quantidade da informao dificilmente os administradores podem tomar decises precisas e oportunas sem informaes suficientes; contudo importante que no haja uma inundao de informaes, de modo a esconder as coisas importantes; 4. Relevncia da informao de modo semelhante, a informao que os administradores recebem deve ter relevncia para suas responsabilidades e tarefas. Mas o que vem a ser TI? Segundo Valle (1996), a tecnologia de informao (TI) consiste na soma dos recursos computacionais e de telecomunicaes para o tratamento de informaes. E esta apenas tem algum sentido quando vista como uma ferramenta para que as empresas melhorem sua produtividade e competitividade atravs de um adequado tratamento das informaes. Nesse mesmo sentido, Oliveira (1998) afirma que esta ferramenta possui como propsito bsico habilitar a empresa a alcanar seus objetivos atravs do uso eficiente dos recursos como, por exemplo, pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, alm da prpria informao. Dessa forma, o TI consideraria os problemas existentes bem como as devidas adequaes para alcanar o fim almejado pelos tomadores de deciso. Importante salientar que a Tecnologia de Informao deve ser olhada apenas como um elemento que capacita e fornece as oportunidades a serem exploradas pelas organizaes que buscam uma posio competitiva e sustentvel. Ainda, conforme Oliveira (1998), a eficincia na utilizao da informao medida em relao ao custo para obt-la e o valor do benefcio derivado de seu uso. Associam-se produo da informao, os custos envolvidos na coleta, processamento e distribuio. E o quanto o processo de informatizao importante para as pequenas empresas? A informatizao deste tipo de organizao melhora significativamente a coleta e o tratamento das informaes, possibilitando, assim, que essas companhias ganhem eficincia e competitividade, o que, consequentemente, aumenta sua lucratividade.

Segundo Zimmerer (1994), vrias vantagens ocorrem numa empresa de pequeno porte informatizada, a saber: melhora as informaes para tomada de deciso, automatiza tarefas rotineiras, melhora o controle interno das operaes, melhora o atendimento ao cliente, aumenta a capacidade de reconhecer problemas mais cedo, ajuda o gerente a testar algumas decises antes de coloc-las em prtica, melhora o processo produtivo, aumenta a produtividade etc Cabe ressaltar que para uma empresa de pequeno porte utilizar a TI de forma abrangente, esta deve analisar tanto os benefcios quanto os riscos e custos envolvidos nessa etapa. Isto significa que, a mesma, deva planejar sua implantao, uma vez que, cada pequena empresa apresenta um conjunto nico de problemas a serem resolvidos e resultados esperados.

2.2. Os Problemas De Gesto Na Empresa De Pequeno Porte

Em relao aos possveis problemas apresentados numa organizao de pequeno porte em relao a implementao de um sistema de TI, Thong (2001) diz que enquanto a literatura de Sistemas de Informao tem identificado fatores potenciais par o sucesso da implementao de TI , nenhuma pesquisa tem investigado a importncia relativa destes fatores no contexto das pequenas empresas. Para Thong (2001), no se pode comparar a dinmica e estrutura das organizaes de mdio e grande porte com as de uma pequena empresa, isto porque estas apresentam recursos reduzidos em comparao s outras. Dessa forma, o autor salienta que sem conhecer a importncia de fatores chaves, as pequenas empresas podem estar gastando recursos limitados e energia em fatores de pouca importncia para a contribuio limitada no sucesso da implementao da TI. Para Thong (2001), alm de outras caractersticas como, por exemplo, adequado investimento, alto conhecimento dos usurios, alto grau de envolvimento do usurio e alto suporte do gerente geral, a alta participao de especialistas externos a chave principal do sucesso da implantao da TI em pequenas empresas.

Para Palvia & Palvia (1999) que realizaram um estudo focalizando em empresas pequenas, as quais possuam um numero muito reduzido de funcionrios e no possuam um departamento de Gesto de Sistema de Informao formal. Desse modo, a pesquisa revelou que as reas com maior ndice de insatisfao em TI foram: treinamento e educao, manuteno dos softwares, documentao, e suporte pelo fabricante.

2.3. Tecnologia De Informao Nas Pequenas Empresas Nacionais

Para El-Manaki (1990), uma empresa de pequeno porte apresenta como caracterstica o fato de absorver novas tecnologias de informao de forma lenta e limitada nos seus processos administrativos ou de produo. E isso ocorre devido ao fato de que h falta de tecnologia especfica para a pequena empresa. O uso de ferramentas de apoio de deciso para a pequena empresa um fator diferencial. Estes sistemas, de acordo com Machado (1996) so itens de primeira necessidade para profissionais cujas decises definem os destinos de produtos e servios e, em conseqncia, o xito ou o fracasso das organizaes. Em 1997 a Microsoft no Brasil realizou uma pesquisa, citada por Silva (1997), que indicava que 58% das pequenas empresas que no possuam computadores e acreditavam que a informtica era desnecessria; 5% nem sabiam os motivos pelos quais no se automatizam e 11% afirmavam estar providenciando a compra de computadores. J segundo estatsticas da Sondagem Sebrae realizada em 2000, mostravam que 30% das micro e pequenas empresas estavam totalmente informatizadas. Destas, 50% no possuam acesso Internet e 55% no tinham computadores ligados em rede. Por meio destes dados pode-se verificar que existe informatizao apenas de processos operacionais isolados da empresa. Destes sistemas de informao no se extraem informaes relevantes para a tomada de deciso, nem do ambiente interno da empresa e muito menos do seu ambiente externo.

sempre importante salientar que as empresas de pequeno porte possuem vrios obstculos a enfrentar, os quais tem preocupado, tais como: descapitalizao; carncia de tecnologia no parque industrial e escassez de recursos para readaptao; despreparo gerencial de boa parte dos empresrios para enfrentar a concorrncia internacional; falta de conhecimento, em muitos segmentos, dos custos reais de seus produtos industrializados; aspectos macroeconmicos desfavorveis; alta taxa de mortandade. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, em 1993, em micro e pequenas empresas, constatou-se vrios problemas de ordem gerencial que so apresentados no Quadro 1.

Quadro 1 Problemas de gerncia na micro e pequena empresa

Percentual 40% 45% 47% 50% 62% 68% 80% 85% 90%

Problemas No utilizam planejamento de produo No utilizam sistema de apurao de custos No utilizam sistema de controle de estoque No utilizam planejamento de vendas No utilizam sistema de avaliao de produtividade No utilizam mecanismo de controle de qualidade No utilizam treinamento de recursos humanos No utilizam tcnicas de marketing No utilizam recursos de tecnologia de informao
Fonte: SEBRAE, 1993.

Todavia, em outro estudo realizado pelo Sebrae em 2003 com o intuito de identificar o grau de informatizao e de acesso internet de pequenas e micros empresas, e tambm suas perspectivas de investimentos em tecnologia, alguns dados chamavam a ateno, como, por exemplo, o fato de que entre as organizaes

informatizadas, 50% tinham apenas um computador, sendo este usado, geralmente, para o cadastro de clientes (81%), elaborao de documentos (72%) e acesso na web a bancos, provedores e servios online oferecidos pelo governo (66%).

Nas micro e pequenas empresas o Sebrae tambm chegou ao dado de que o computador tambm era utilizado objetivando o controle de estoques (56%), da folha de pagamento (51%) e para a automao de processos (48%). Outro dado curioso levantado pelo Sebrae em 2003, foi que as pequenas indstrias apareciam com nvel de informatizao acima da mdia (61%), enquanto 47% das empresas da rea de servios e 43% dos comerciantes possuam pelo menos um computador em seus estabelecimentos. Por setor, saem na frente empresas que trabalham com transformao da borracha e plsticos (95% esto informatizadas) e de mquinas e equipamentos (80%); farmcias e perfumarias (80%); empresas de aluguel de veculos, mquinas e objetos pessoais (chega a 100%, ao lado das empresas de informtica); imobilirias (90%) e agncias de viagens (75%). As lanchonetes esto entre as menos informatizadas: apenas 12% possuem computador. No geral, 95% das empresas usam PCs com o sistema Windows instalado; 53% das mquinas so Pentium 1, 2 ou 3. Editores de texto (81%) e planilhas eletrnicas (70%) so os programas mais utilizados. Ainda segundo a "Informatizao nas Micro e Pequenas Empresas" 54% dos micro e pequenos empresrios estavam conectados web, seja na empresa (38%), fora do escritrio em computador prprio (4%) ou fora da empresa em locais de acesso pblico ou em equipamentos de outras pessoas (12%). O acesso se dava por: e-mail (83% acessam); servios bancrios, de notcias e sites pblicos (83%) e para a pesquisa de preos e fornecedores (57%). Apenas 16% vendiam seus produtos ou servios e 23% compravam mercadorias e matria-prima pela grande rede. Entretanto, segundo os dados da poca, estruturar ou aperfeioar o parque de informtica no fazia parte dos planos das micro e pequenas, uma vez que 49% no pretendiam fazer nenhum investimento por diversos fatores tais quais: falta de necessidade (35%), de recursos (31%) ou satisfao com os equipamentos atuais (25%). Apenas 19% dos entrevistados pretendiam investir, sendo que 73% destes quereriam adquirir novos (ou mais) computadores; 26% iriam adquirir novos programas; 22% queriam adquirir impressoras; e 17% possuam vontade de comprar outros perifricos.

3. CONSIDERAO FINAL

Mas, afinal, quais seriam as vantagens no uso de tecnologia da informao em pequenas empresas? De acordo com o Sebrae (2000), as vantagens que a TI traz para a pequena empresa podem ser dividias em trs grupos, quais sejam: 1. Menores custos: a informtica, quando bem utilizada, reduz os custos da empresa porque agiliza os procedimentos, possibilitando maior segurana e confiabilidade aos processos, rotinas e controles administrativos; simplifica as tarefas burocrticas; reduz os erros; e, praticamente elimina o retrabalho. 2. Maior produtividade: possibilita que as pessoas produzam mais, em menos tempo, com menor dispndio de recursos; permite aproveitar melhor a capacidade produtiva da empresa, com o planejamento e o controle da produo; armazena e localiza imediatamente informaes fundamentais para os negcios; agiliza os processos de tomada de decises em relao a preos, estoques, compras e vendas, entre outros. 3. Maior qualidade: a qualidade dos produtos e servios melhorada pois as tecnologias de informao ajudam a manter o padro dos produtos dentro das especificaes estabelecidas; proporciona melhores condies de trabalho para os empregados, reduz esforos com a burocracia para concentr-los nas atividades fins da empresa. O certo que num mundo globalizado como o de hoje, informatizar as pequenas organizaes mais que mero luxo, item de primeira necessidade. Uma vez que, atravs dessa situao estas se tornaro mais competitivas no mercado, gerando dessa forma mais empregos e renda. Todavia, importante que alm de comprarem o maquinrio necessrio as pequenas empresas invistam no material humano para que este saiba o que fazer e no desperdice recursos to preciosos.

4. REFERNCIA BIBLIOGRFICA

EL-NAMAKI, M. S. S. Small business: the myths and the reality. Long Range Planning, Oxford, v. 23, n. 4, p. 78-87, 1990. MACHADO, C. Como dar o tiro certo na hora de decidir. Informtica Exame, So Paulo, ano 11, n. 120, p. 49-55, mar. 1996. OLIVEIRA, M. M. A vitalidade das pequenas. Pequenas Empresas Grandes Negcios, n.110, ano X, maro de 1998, p.40-44. PALVIA, P. C.; PALVIA, S. C. An examination of the IT satisfaction of small business users. Information & Management, Amsterdam, n.35, p. 127-137, 1999. SEBRAE Estatsticas sobre as micro e pequenas empresas. ESTUDOS E PESQUISAS. http://www.sebraesp.com.br, (07/Janeiro/2000). SEBRAE. 2 Pesquisa sobre informatizao e impacto do Bug do Milnio. Sondagem Sebrae, Braslia, DF, v. 8, n. 44, p. 45-68, out. 1999. SEBRAE. Informatizao nas Micro e Pequenas Empresas. So Paulo, SP, 2003. SILVA, A. Globalizao, tecnologia e informao: a trade que desafia a administrao. Revista Brasileira de Administrao, Braslia, DF, ano 8, n. 22, p. 10-19, 1998. STONER, J. A. F. Administrao. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. THONG, J. Y. L. Resource constraints and information systems implementation in singaporean small businesses. Omega, Elmsford, v. 29, p. 143-156, 2001. VALLE, B. M. Tecnologia da informao no contexto organizacional. Cincia da Informao, n.1, v.25, no1, jan./abr. 1996, p.7-11. ZIMMERER, T. W.; SCARBOROUGH, N. M. Essentials of small business management.Macmillan College Publishing Company, 1994.

You might also like