You are on page 1of 2

Vou falar sobre o livro que li, o livro chama-se a lua de joana e foi escrito pela autora portuguesa

Maria Teresa Maia Gonzalez. O livro relata a histria de duas amigas, marta e joana. Marta morre devido a problemas relacionados com a droga o que deixa joana devastada. Joana uma rapariga estudante cujo pai era mdico e s lhe oferecia relgios. poucas vezes estava com ela e com o seu irmo (um pouco mais desleixado que joana).e a sua me era dona de uma loja pronto a vestir. Como os seus pais achavam que joana era uma menina responsvel, no se preocupavam muito com ela e perdiam mais tempo com o seu irmo. Mais tarde veio-se juntar familia um co abandonado que joana encontrara na rua, chamado Lucas. Joana no entendia porque que marta fora to negligente e tola ao ponto de se drogar. Ela achava que se escrevesse um dirio seria demasiado pessoal, ento comeou a escrever cartas dirias a sua amiga. Joana sentava se no seu baloio em forma de lua que tinha pendurado no seu quarta a escrever as cartas, partilhava as suas angustias, as suas tristezas e alegrias. Depois da morte da sua melhor amiga, a confidente mais proxima de joana era a sua av que passado uns tempos acaba por morrer. Marta tinha um irmo chamado Diogo. Joana curiosa com a morte da amiga aproximase dele e estes desenvolvem um caso amoroso. A Joana, como era muito amiga dele, sempre tentou ajudar, mas a certa altura ela descobriu que o Diogo, tal como a irm andava metido nas drogas. Com curiosidade, tambm quis experimentar Ela sabia que estava a cometer um grande erro, mas Joana queria saber o que que a Marta tinha sentido. Joana entrou no mundo das drogas devido a amizade que tinha com rita (a fornecedora de droga de marta), os 3 amigos passavam muito tempo juntos e rita acaba por mostrar um mundo que joana nunca vira, o mundo das bebidas alcoolicas e da droga. Joana teve de ajuda-lo a pagar dvidas por causa da droga que ele andava a dever e por isso ia vender os seus pretences.Para pagar os custos da droga, depois de experimentar e continuar, vendeu quase tudo o que tinha at os relogios que o pai lhe tinha dado. A Joana agora compreendia como era fcil entrar na vida das drogas e sentiu-se mal ao ter condenado tanto a Marta. Joana no resistira e acaba por ter o mesmo destino que a sua amiga marta. Depois da sua morte, o seu pai encontra as cartas dirigidas a marta. Comentrio: Gostei de ler este livro visto que retrata um problema comum da actualidade, as drogas, a negligencia dos pais, as ms companhias. interessante, podemos reparar que ao longo do tempo, conforme Joana ia perdendo a sua inocncia, ia enchendo as paredes do seu quarto, inicialmente brancas (que simboliza a inocncia, a pureza) de posters de cores variadas.

Agora, tinha todo o tempo do mundo. Para Qu? Quantas Joanas andaro pelo mundo a quem os pais tentam dar em bens materiais o que no conseguem dar em carinho e ateno.tenho a certeza que joana no queria coisas novas, s queria a ateno do pai. joana vivenciou o que marta passou por causa das dorgas e mesmo assim no consegue resistir. Isto mostra como perigoso a utilizao de drogas, infelizmente nem todos conseguem livrar-se deste mal, e os que conseguem quase sempre tem descaidas e voltam a consumir outra vez. Este livro um aviso tambm para a escolha dos amigos. Visto que os amigos tem um papel importante na nossa vida, joana s comeou a consumir porque os seus amigos e pessoas que a rodeavam tambm consumiam.

"Querida Marta, Fui ter com um amigo da Rita e mandei fazer uma tatuagem no pulso: um relgio... Agora tenho um relgio eternamente parado nas zero horas. Pelo menos este no poderei vender... a minha me teve uma crise de nervos quando me viu o brao e deu-me uma estalada. No senti a dor, porque j tudo me doa. Quando o meu pai chegou a casa, depois do jantar, deu-me uma fria, e, por momentos, senti uma enorme vontade de levantar o brao, pr-lhe em frente da cara e berrar com toda a fora "Agora sei sempre a que horas vais chegar, Pai! Este relgio o nico que tem as tuas horas! Ests contente?!"

You might also like