You are on page 1of 6

Estudo Dirigido

Sistema Cardiovascular

1) A hemostasia a sequncia de respostas que interrompe o sangramento, por isso qu ando os vasos sanguneos so lesados ou rompidos, a resposta hemosttica tem que ser rpida, res trita regio da leso e cuidadosamente controlada. Explique os mecanismos envolvidos na re duo da perda sangunea. 2) A coagulao do sangue uma cascata complexa de reaes e depende de vrias substncias, conhecidas como fatores de coagulao. Cada um desses fatores ativa muita s molculas do seguinte, e assim por diante, de modo que, ao trmino do processo, form a-se grande quantidade de fibrina. A cascata de coagulao pode ocorrer por duas vias: a via extrnseca e a via intrnseca. Em que essas duas vias diferem? 3) Identifique as estrutura numeradas na figura abaixo:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

4) Uma mulher de 20 anos procura o pronto socorro com diarria grave. Em decbito do rsal, a presso arterial (PA) de 90/60 mmHg (diminuda) e a frequncia cardaca (FC) de 100 bpm (aumentada). Quando ela fica de p, a FC aumenta para 120 bpm. Quais mecanismos so responsveis pelo aumento da FC na posio ortosttica?

5) O edema o acmulo anormal de fluido em qualquer parte do organismo. Em geral, q uando esse termo utilizado sem qualquer qualificativo, refere-se acumulao de um ultrafil trado de plasma no espao intersticial. Isso ocorre devido a uma alterao patolgica de quais foras?

6) A tendncia ocorrncia de edema aumentada por: a. ( ) Constrio arteriolar b. ( ) Aumento da presso venosa c. ( ) Aumento da concentrao plasmtica de protenas d. ( ) Atividade muscular e. ( ) Aumento da presso coloidosmtica no sangue

7) Por que a velocidade do fluxo sanguneo maior nas artrias e veias que nos capila res?

8) Quando uma pessoa est se exercitando, a contrao dos msculos esquelticos promove o retorno mais rpido do sangue para o corao. Esse efeito tenderia a aumentar, ou a di minuir o dbito sistlico? Justifique.

9) O corao est revestido por trs camadas de tecidos: o epicrdio, o miocrdio e o endocrdio. Diferencie essas trs camadas.

10) Numa pessoa em repouso a acetilcolina, liberada pelo nervo vago (diviso paras simptica do SNA), lentifica o ritmo cardaco pelo nodo sino atrial (SA). Alm disso, ela resp onsvel pelo efeito cronotrpico negativo. Explique o que esse efeito e porque a intensa estimu lao vagal causa parada cardaca.

11) O eletrocardiograma o registro composto dos potenciais de ao produzidos pelas fibras musculares cardacas, durante cada batimento. Identifique as ondas P e T, e o comp lexo QRS; e indique o que cada um desses perodos representa.

12) O perodo de tempo durante o qual o volume de sangue ventricular no se altera p orque as valvas artica, pulmonar e atrioventricular esto fechadas chamado perodo: a. ( ) de ejeo ventricular b. ( ) isovolumtrico

c. ( ) de enchimento rpido d. ( ) de ejeo atrial

13) Marque a alternativa que indique a via correta de conduo dos impulsos pelo cor ao. a. ( ) nodo AV b. ( ) nodo AV c. ( ) nodo SA d. ( ) nodo SA e. ( ) nodo SA nodo SA miofibras de conduo nodo SA ramos do feixe

ramos do feixe nodo AV

miofibras de conduo miofibras de conduo miofibras de conduo ramos do feixe

ramos do feixe nodo AV

ramos do feixe nodo AV

miofibras de conduo

14) Diferencie os mecanismos responsveis pela regulao do bombeamento cardaco (regulao intrnseca e regulao extrnseca).

15) A histologia das artrias e das veias possui algumas distines quanto a espessura de algumas tnicas. Explique a importncia dessa diferena levando em considerao a funo desempenhada por esses vasos sanguneos.

You might also like