You are on page 1of 7

O PROCESSO DE ENSINO NUMA PERSPECTIVA HISTRICO-CRTICA Allan Andrei Steimbach1 RESUMO: Este artigo fruto de uma pesquisa bibliogrfica

a que objetivava entender o processo de ensino numa perspectiva histrico-crtica da educao. Expem-se para isso, os postulados de Joo Luiz Gasparin, que evidencia cinco etapas para o trabalho docente nessa perspectiva: Patica social inicial, problematizao, instrumentalizao, catarse e prtica social final. Evidencia-se, com auxlio deste e de outros autores, tambm que o processo de ensino nessa perspectiva baseia-se, fundamentalmente na dialtica (prtica teoria prtica). Palavras-chave: Pedagogia histrico-crtica, dialtica, ensino, aprendizagem. RESUMEN: Este artculo es resultado de una investigacin bibliogrfica que objectivaba para entender el proceso de la educacin en una perspectiva descripcincrtica de la educacin. Se expone para esto, los postulados de Joo Luiz Gasparin, que evidencia cinco etapas para el trabajo de la enseanza en esta perspectiva: Pratica social inicial, problematizacin, instrumentalizacin prctico, catarse y extremo social. Se prueba, con el asistente de esto y otros autores, tambin que el proceso de la educacin en esta perspectiva est basado, bsicamente en la dialctica (prctico - teora prctico). Palabras-llave: Pedagoga descripcin-crtico, dialctica, educacin, aprendizaje.

1. ESCLARECIMENTOS GUIA DE INTRODUO No quadro de tendncias pedaggicas progressistas, a Pedagogia Histricocrtica tem merecido destaque especial tanto no meio acadmico, quanto na sua assuno como proposta pedaggica oficial por parte de polticas governamentais recentes como a do atual governo Roberto Requio no estado do Paran e nos ltimos anos da gesto Vilmar Cordasso em Francisco Beltro PR. Tal tendncia nascida nos meios acadmicos justamente no momento da redemocratizao brasileira e tem, como seu fundador Dermeval Saviani que escreveu livro homnimo a essa tendncia. Em linhas gerais a Pedagogia Histrico-crtica, buscava se por como uma tendncia que revisitasse o papel da escola, de modo a transform-la numa escola contextualizada com a realidade local, atingindo assim as camadas populares.
1 Professor das disciplinas de Poltica Educacional, Legislao Educacional e Planejamento Educacional da Faculdade de Ampre FAMPER.

Nas palavras de Saviani (2008, p. 31),


[...] trata-se de retomar vigorosamente a luta contra a seletividade, a discriminao e o rebaixamento do ensino das camadas populares. Lutar contra a marginalidade por meio da escola significa engajar-se no esforo para garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possvel nas condies histricas atuais.

J a sua popularizao como prtica pedaggica, se deu fundamentalmente aps a publicao do livro Uma didtica para a pedagogia histrico-crtica de Joo Luiz Gasparin (2007). Na referida obra, Gasparin (2007, p.5) mostra que possvel delinear tambm uma concepo metetodolgica dialtica do processo educativo. Para isso, tenta elencar cinco passos pedaggicos necessrios para uma prtica docente e discente a partir de uma perspectiva histrico-crtica de educao Prtica Social Inicial, Problematizao, Instrumentalizao, Catarse e Prtica Social Final. Essa seqncia de passos tem muitas vezes sido entendida como regra geral a se seguir (sublinhe-se: de modo, muitas vezes, equivocado), para se efetivar um trabalho pedaggico histrico-crtico. A inteno deste trabalho a de tentar limpar um pouco essa cristalizao do processo pedaggico na perspectiva histrico-crtica, buscando evidenciar o que, de fato, lhe peculiar e substancial a dialtica prtica teoria prtica. Para isso, primeiramente, explana-se sobre a proposta de trabalho pedaggico contida no livro de Gasparin, mostrando, inclusive, a sua total pertinncia com a Pedagogia Histricocrtica, para, depois, mostrar que outras prticas pedaggicas alm dessa seqncia de passos so possveis, sem, por isso, estar ferindo essa tendncia. 2. OS CINCO PASSOS PEDAGGICOS NA OBRA DE GASPARIN No livro de Joo Luiz Gasparin so expostos cinco passos a se seguir no planejamento docente para se efetivar uma prtica docente na perspectiva histricocrtica: 'Prtica social inicial do contedo', 'problematizao', 'instrumentalizao', 'catarse' e 'Prtica social final do contedo' nos quais se tentou explicitar o novo processo dialtico da aprendizagem escolar (GASPARIN, 2007, p.9). Tais passos sero brevemente explicados a seguir.

2.1 Prtica Social Inicial A prtica Social Inicial vem a ser o ponto de partida de todo o processo pedaggico. Nela, devem ser trazidos para a sala de aula todas as vivncias e experincia que o educando j tem sobre o contedo a ser trabalhado. Isso se faz necessrio para que o contedo a ser trabalhado mostre, de fato, vinculao com a realidade, sendo assim socialmente necessrio. Na viso de Gasparin:
O primeiro passo do mtodo caracteriza-se por uma preparao, uma mobilizao do aluno para a construo do conhecimento escolar. uma primeira leitura da realidade, um contato inicial com o tema a ser estudado.[...] Uma das formas para motivar os alunos conhecer sua prtica social imediata a respeito do contedo curricular proposto (2007, p.15)

Cabe ao professor nesse momento, instigar os alunos para que os mesmos possam viver este contedo, mostrando-lhes que o mesmo, de uma forma ou de outra, est presente no seu cotidiano, tirando-lhes da tradicional posio de meros receptores de um contedo j pronto. 2.2 Problematizao Nesta etapa de problematizao, ocorre a discusso de questes inerentes ao contedo proposto. aqui inclusive, que ocorre o ato de vislumbrar o contedo em diferentes dimenses sociais. Um contedo problematizado dever mostrar-se atravs de dimenses vrias: conceitual, histrica, social, poltica, esttica, religiosa, etc. Nos termos de Gasparin (2007, p. 35), o processo de busca, de investigao para solucionar as questes em estudo, o caminho que predispe o esprito do educando para a aprendizagem significativa. Tal procedimento de problematizao, na obra de Gasparin faz-se como elo fundamental de transio entre prtica social inicial e teoria. o momento de ligar aquela vivncia do contedo percebida no momento da prtica social inicial ao contedo em sua teoria, quando se aproximam conhecimentos espontneos dos conhecimentos cientficos.

2.3 Instrumentalizao Instrumentalizao no seno o momento em que o educando vai se apropriar de instrumentos culturais e cientficos necessrios para transformar, melhorar, enfim, modificar aqueles conhecimentos espontneos mostrados na prtica social inicial e realiza-se nos atos docentes e discentes necessrios para a construo do conhecimento cientfico GASPARIN (2007, p.51) Para isso, o professor deve se colocar como mediador entre o aluno e o conhecimento cientfico que muitas vezes estar nele prprio, professor. Para explicar melhor esse processo, Gasparin (2007, p,52) faz referncia a Vasconcellos. Nos seus termos,
neste processo, parte-se do conhecimento que se tem (sincrtico) e aos poucos (pela mediao da anlise) este conhecimento anterior vai se ampliando, negando, superando, chegando a um conhecimento mais complexo e abrangente (sinttico = 'concreto').

Nesta etapa, o professor deve trabalhar o contedo de modo sistematizado, buscando equacionar, conceitualmente, os problemas levantados na etapa anterior. Isso s ocorrer, havendo aprendizagem desses contedos pelos educandos. Na obra de Gasparin (2007, p.80-1), o conceito de Zona de desenvolvimento proximal usado para elucidar como se d essa aprendizagem:
a zona de desenvolvimento imediato nome do segundo nvel de desenvolvimento da criana tambm se refere a aes que a criana capaz de realizar no sozinha, mas com ajuda de outra pessoa.[...] Dessa maneira, o nvel de desenvolvimento de uma criana resulta daquilo que ela consegue realizar sozinha e daquilo que ela desempenha com a ajuda dos outros.

Somente entendendo em cada um de seus alunos esses nveis, o professor ser capaz de otimizar o seu processo de ensino. 2.4 Catarse A catarse o momento em que ocorre a sntese mental por parte do educando dos contedos trabalhados. Essa sntese expressa quando o educando compreende e disserta sobre aquele contedo, mostrando que o mesmo foi assimilado e auxiliou na transformao de seus conceitos prvios.

Nas palavras de Gasparin (2007, p.130), neste momento, o aluno


traduz oralmente ou por escrito a compreenso que teve de todo o processo de trabalho. Expressa a sua nova maneira de ver o contedo e prtica social. capaz de entend-los em um novo patamar, mais elevado, mais consistente e mais bem estruturado. Compreende, da mesma forma, com mais clareza, tanto a Problematizao quanto a Instrumentalizao.

Ao professor cabe, nesse momento, criar mecanismos avaliativos para perceber se, de fato, essa sntese mental ocorreu e como ocorreu, para, com isso, propiciar a realizao do ltimo passo prtica social final. 2.5 Prtica Social Final Prtica social final o momento em que o aluno demonstra atravs de aes ou intenes que aquele contedo vivido, problematizado, teorizado e sintetizado mentalmente, agora capaz de transformar a sua existncia. Novamente, Gasparin (2007, p.146) vai explicar que:
desenvolver aes reais e efetivas no significa somente realizar atividades que envolvam um fazer predominantemente material, como plantar uma rvore, fechar uma torneira, assistir a um filme etc. Uma ao concreta, a partir do momento em que o educando atingiu o nvel do concreto pensado, tambm todo o processo mental que possibilita anlise e compreenso mais amplas e crticas da realidade, determinando uma nova maneira de pensar, de entender e julgar os fatos, as idias. uma nova ao mental.

De nada serve portanto, uma proposta histrico-crtica sem esse momento de chegada, no qual o educando, atravs de sua transformao individual auxilia na transformao de sua realidade social. 3. A ESSNCIA DA PEDAGOGIA HISTRICO-CRTICA A DIALTICA Propor etapas, passos a se seguir no processo pedaggico facilita, sem dvida o trabalho docente. Entretanto, pe-se como fundamental, tambm, que haja uma teorizao mais aprofundada daquilo que realmente fundamenta tal tendncia. No caso da Pedagogia histrico-crtica, os pressupostos de Marx sobre a educao e a dialtica prtica teoria prtica. Segundo Marx e Engels (2004, p.48),
a universalidade do indivduo no se realiza j no pensamento nem na imaginao; est viva nas relaes tericas e prticas. Encontra-se, pois, em condies de apreender sua prpria histria como uma processo e de conceber a natureza, com a qual forma realmente corpo, de maneira cientfica (o que lhe permite domin-la na prtica).

Assim, no possvel a emancipao do sujeito, sem a apropriao pelo mesmo dos conhecimentos historicamente construdos e socialmente necessrios e sistematizados, tendo como partida e de chegada a prtica social vivida pelo educando, respeitando as trs fases do mtodo dialtico de construo do conhecimento prtica, teoria, prtica (Gasparin, 2007, p.8). Entende-se desse modo, a Pedagogia histricocrtica, como a pedagogia dialtica. Segundo SAVIANI (1992, p.74),
A denominao 'tendncia histrico-crtica' eu iria introduzir depois, porque a denominao dialtica tambm gerava algumas dificuldades: h um entendimento idealista da dialtica [...]. Cunhei ento, a expresso 'concepo histrico-crtica, onde eu procurava reter o carter crtico de articulao com as condicionantes sociais que a viso reprodutivista possui, vinculado porm dimenso histrica que o reprodutivismo perde de vista.

Assim, a Pedagogia Histrico-crtica e seu processo de ensino tem, indubitavelmente, como seu elemento fundante a dialtica prtica teoria prtica. E nesse ponto que o trabalho docente, que pretende ser histrico-crtico deve se focar. ALGUMAS CONSIDERAES FINAIS Encerramos este trabalho, constatando que o processo de ensino na Pedagogia histrico-crtica deve ser todo ele pautado na concepo dialtica de construo do conhecimento prtica teoria prtica. Para isso, o professor tem auxlio terico importante nas obras de Dermeval Saviani e, tambm, a obra Uma didtica para a pedagogia histrico-crtica de Joo Luiz Gasparin (2007). O texto de Gasparin (2007) elenca cinco etapas a se seguir numa proposta histrico-crtica, j expostos neste trabalho e se pe como uma proposta de didatizao da Pedagogia histrico-crtica. Os passos da didtica de Gasparin (2007) so uma sugesto de trabalho que, apesar de ser a melhor construo, at hoje, de uma proposta de trabalho docente nesta perspectiva, tm sido, erroneamente e, at incoerentemente com a prpria dialtica, mecanizados por imposies governamentais recentes, que cobram de professores um trabalho histrico-crtico preso totalmente a passos que muitas vezes nem sequer so compreendidos pelos educadores.

Assim, preocupamo-nos e dizemos que, uma proposta de trabalho realmente histrico-crtica vai saber entender o trabalho de Gasparin (2007), mas vai perceb-lo como uma forma, de muitas outras possveis, de se trabalhar numa perspectiva dialtica. REFERNCIAS ENGELS, F. MARX, K. Textos sobre educao e ensino. [traduo de Rubens Eduardo Frias] 4.ed. So Paulo: Centauro, 2004. GASPARIN, J. L. Uma didrica para a Pedagogia Histrico-crtica. 4.ed. rev. e ampl. Campinas SP: Autores Associados, 2007. (Coleo educao contempornea). SAVIANI, D. Escola e democracia. 40.ed. Campinas SP: Autores Associados, 2008. (Coleo Polmicas do nosso tempo, vol. 5). ___________. Pedagogia Histrico-crtica: primeiras aproximaes. 3.ed. Campinas SP: Cortez; Autores Associados, 1992. (Coleo Polmicas do nosso tempo, vol. 40).

You might also like