You are on page 1of 3

Teorias do conhecimento Racionalista e Empirista Estas duas correntes do pensamento determinaram a filosofia especialmente desde o incio da modernidade.

A partir da modernidade, especialmente com o incio da era da teoria do conhecimento, a distino aparece de forma mais clara. O pai da modernidade, Descartes, tambm o primeiro grande representante do racionalismo, seguido ento por Leibniz. O empirismo nasceu com Aristteles, seguido ento por Hume e Locke. Enquanto os racionalistas se desenvolveram mais na Europa continental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra. A polmica racionalismo-empirismo tem sido uma das mais persistentes ao longo da histria da filosofia, e encontra eco ainda hoje em diversas posies de epistemlogos ou filsofos da cincia. As escolas filosficas Racionalista e Empirista possuem contedos diferenciados. Diferenas: Conhecimento Cientfico O Racionalismo argumenta que a obteno do conhecimento cientfico se d pelas idias inatas, que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de intuir (deduzir) as demais coisas do mundo. Tais idias inatas seriam o fundamento da Cincia. Para o Empirismo, a Experincia a base do conhecimento cientfico, ou seja, adquire-se a Sabedoria atravs da percepo do Mundo externo, ou ento do exame da atividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos exterior e as modifica internamente. Da ser o Empirismo de carter individualista, pois tal conhecimento varia da percepo, que diferente de um indivduo para o outro. Origem das Idias Para o Racionalismo podem existir trs tipos de Idias: a) As do mundo exterior formadas atravs da captao da Realidade externa por ns mesmos internamente; b) As inventadas pela Imaginao, fruto do processo criativo da nossa mente; c) As idias inatas, aquelas que j nascem com o sujeito, concedidas por Deus como uma ddiva, e que so a base da Razo. Com estas idias podemos conhecer as leis da Natureza, que tambm foram criadas por Deus. Tal princpio parte da certeza do pensamento para afirmar qualquer outra realidade.

O Empirismo diz que a origem das Idias o processo de abstrao que se inicia com a percepo que temos das coisas atravs dos nossos sentidos. Da diferencia-se o Empirismo: no preocupado com a coisa em si, estritamente objetivista; nem tampouco com a idia que fazemos da coisa atribuda pela Razo, com ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor dizendo, como esta coisa chega at ns atravs dos sentidos. Relao de causa e efeito As relaes de causa e efeito so vistas pelo Racionalismo como obedientes ao Mecanicismo. Por este, entender-se-ia que a Razo rege as leis da Extenso (materialidade das coisas) e do movimento. Tal rigor seria matemtico e completamente objetivo, ou seja uma propriedade do Real. Em outras palavras, as relaes que o homem observa so inerentes aos objetos em si e Mecnica da Natureza, espcie de engrenagens que obedecem a uma ordem preestabelecida. Para o Empirismo a relao de causa e efeito nada mais do que resultado de nossa forma habitual de perceber fenmenos e relacion-los como causa e conseqncia atravs de uma repetio constante. Ou seja, as leis da Natureza s seriam leis porque observaram-se repetidamente pelos homens. Autonomia do sujeito Para o Racionalismo a liberdade de conscincia do indivduo tem um fim: uma justa apreciao dos bens, dizendo ainda que haveria uma identidade permanente da conscincia individual. J o Empirismo nega tal identidade permanente, pois o contedo de nossa conscincia varia de um momento para outro de tal forma que ao longo do tempo essa conscincia teria, em momentos diferentes, um contedo diferente. A explicao est no fato de que a conscincia, como sendo um conjunto de representaes, dependeria das impresses que temos das coisas, mas sendo impresses estariam sujeitas a variaes. Concepo de Razo O Racionalismo v a Razo como a capacidade de bem julgar e de discernir o verdadeiro do falso. Entende que a Razo independente da experincia sensvel, e que pertence ao Esprito que diverso da Extenso. O Empirismo apesar de no possuir pensamento contraditrio entende de forma bem diferente: diz que a Razo dependente da experincia sensvel, logo no v dualidade entre esprito e extenso(como no Racionalismo) , de tal forma que ambos so extremidades de um mesmo objeto. Outras teorias que demonstram como se efetiva o conhecimento so o Intelectualismo e o Apriorismo.

Intelectualismo A direo epistemolgica que vai mediar o encontro entre os dois extremos supracitados o intelectualismo. Este afirma que tanto a experincia quanto o pensamento fazem parte da produo do conhecimento. Ele difere do racionalismo porque diz que os conceitos no so a priori mas sim abstrados da experincia e esses conceitos so decodificados pela razo humana que organiza e julga as percepes e impresses cedidas pela experincia. Logo, fica claro que o intelectualismo tambm difere do empirismo na medida em que a razo humana atua de sobremaneira no conhecimento. Aristteles e Tomas de Aquino eram representantes de tal posio Apriorismo Esta segunda tentativa de mediao entre o racionalismo e o empirismo. Razo e experincia so os constituintes de nosso conhecimento e nos temos elementos a priori que nos ajudam a formular o saber ( aproximao com o racionalismo). Esses elementos so formais, ou seja, recipientes que recebem o contedo, que a experincia. A diferena do apriorismo para o intelectualismo que os conceitos para este derivam da experincia enquanto para aqueles so a priori. Kant foi o fundador do apriorismo afirmando que a matria do conhecimento a experincia mas a forma o pensamento que responsvel por organizar o mesmo.

You might also like