You are on page 1of 3

Legalizao do aborto: a favor ou contra?

Publicado em 10/02/2009 por Alane Virgnia

A legalizao do aborto um tema que rende debates interminveis. Os argumentos favorveis e os contrrios se multiplicam, mas no sinto que estejamos perto de chegar a um consenso sobre o assunto. A proposta aqui no defender uma corrente, mas promover mais ferramentas ao debate, discutindo os freqentes argumentos que so defendidos por aqueles que levantam a bandeira e por aqueles que repudiam a prtica. H quem se posicione do lado da legalizao alegando que a sade da mulher ser preservada caso ela tenha meios legais de impedir a gravidez. Hoje, sem o apoio da sociedade, os abortos so realizados de forma clandestina, colocando em risco a vida de milhares de mulheres. Mas ser que a legalizao vai interromper as prticas clandestinas em uma sociedade em que a balana que divide o moral do legal pode sempre pender para um lado em detrimento do outro? Dignidade da pessoa humana Para impedir a legalizao, nasceu a justificativa do atentado dignidade da pessoa humana. Aqui precisamos rememorar toda a discusso legal sobre o momento em que h vida. Juridicamente, a Constituio Federal do Brasil determina que o direito vida inviolvel. O texto do Cdigo Civil assegura os direitos do nascituro desde a concepo. E no artigo 4 do Pacto de So Jos est dito que a vida do ser humano deve ser preservada desde o zigoto. Assim, seria imoral tirar a vida do feto. Incio da vida Mas, a eu pergunto, a partir de que momento h vida? Com base em que crenas devemos nos apoiar para definir este tempo exato? Se eu seguir os dogmas religiosos, a resposta seria que h vida desde o encontro entre o espermatozide e o vulo. Posso eu, no entanto, questionar este prazo com o argumento de que a fertilizao um processo que leva horas e que difcil compreender em que momento atribuda alma ao feto. Quem tem razo? E qual seria mesmo o conceito de razo que estamos adotando para encontrar a resposta certa? E h resposta certa?

Dona do prprio corpo O prximo argumento que vou levantar um dos mais comuns. Ns mulheres somos favorveis ao aborto, porque somos donas do nosso prprio corpo, porque precisamos ter o direito de decidir se queremos e quando queremos ter filhos. Mas aqui deixamos de lado qualquer discusso moral. Simplesmente ignoramos toda e qualquer discusso a respeito para nos limitarmos nossa vontade, ao nosso querer. E se adotamos esta teoria estaramos, ento, nos mostrando favorveis ao aborto no ltimo ms de gravidez, por exemplo. E a? Questo social Como disse, as defesas e ataques so variados e no paramos por a. Precisamos mencionar a questo social. Se no for legalizado, as pessoas que no possuem condio financeira continuaro se submetendo a condies precrias para interromper uma gestao. Mas, sejamos bem honestos, quem que est ligando para este lado da questo? Ser que esto mesmo preocupados com as mulheres de baixa renda? Honestamente, no consigo visualizar esta preocupao. No mesmo. Vtimas de abuso Podemos, ainda, conceder este direito a apenas algumas mulheres, quelas vtimas de abuso sexual. Se o ato criminoso gerasse uma criana, teria ento a mulher o direito de interromper a gestao. Afinal, seria a criana fruto de um ato violento, o que poderia provocar uma verdadeira repulsa por parte da me, dentre tantos outros problemas que a psicologia e a psiquiatria devem explicar. Porm, se defendemos que h alma e que a vida um direito indisponvel, no seria este um crime, tambm? Um homicdio?

Se eu seguir com as linhas de argumentao, com certeza no vou parar por aqui. Creio que este j seja um contedo substancial para nos fazer analisar a questo. O que podemos perceber que so muitas variveis em jogo. Podemos at seguir um pensamento, mas no podemos ignorar outras formas de pensar o mesmo assunto. Tampouco podemos nos achar donos da razo, palavra to relativa. O aborto um assunto delicado, assim como tambm delicada a discusso sobre a manuteno de uma gravidez indesejada. O que eu acho importante sobre a discusso em torno da legalizao do aborto que essa discusso seja imposta com o propsito de esclarecer, de munir a sociedade de

informaes relevantes, para que a deciso sobre a descriminalizao seja consciente. Os embates entre os argumentos religiosos, feministas, moralistas ou legalistas, por exemplo, no podem, a meu ver, ignorar fatores mais concretos, como os relacionados sade da mulher e educao. Algum a tem ouvido falar se abortos contnuos podem fazer mal mulher? Os debates mais frequentes tm mencionado os riscos que uma mulher pode correr ao se submeter a um procedimento como esse? E as polticas pblicas direcionadas ao esclarecimento, por onde andam? Eu no ouvi muito sobre isso. O que tenho visto so defesas de opinies, muitas parciais, baseadas em crenas especficas. E o que venho defender aqui no a legalizao ou a no legalizao da prtica. Este texto aqui apenas para defender o acesso informao, para que a construo de nossas opinies seja baseada em fundamentos e no no que pensamos ser o melhor. isso, meninas, a melhor forma de nos proteger adquirindo conhecimento.

You might also like