You are on page 1of 3

O dIscurso, estrutura ou acontecimento.

Helena Cristina Belda

INTRODUO

Michel Pcheux, filsofo considerado o criador da anlise do discurso em seu livro O discurso, estrutura ou acontecimento traz um novo olhar para o estudo da linguagem, por meio dos entremeios, nas entrelinhas, buscando a desconstruo e construo objetivando a compreenso de seu objeto o discurso. O autor analisa a relao entre as cincias tidas como estabilizadas e aquelas que do possibilidades a formulaes equvocas , analisando assim a relao entre descrio e interpretao. Seu trabalho focado em trs aspectos : a anlise da linguagem diante da estrutura, o acontecimento e a relao existente entre a descrio e a interpretao. A anlise do discurso trabalha em contato com o lingstico e com o histrico. Pcheux ao abordar a histria trabalha a interpretao dos fatos em determinado momento com o real. O autor ao iniciar seu estudo parte de um enunciado On a gagn grito do povo francs aps a eleio presidencial de Franois Mitterand , partindo de um fato histrico, o acontecimento, que dar origem a um acontecimento discursivo. A partir da o autor trabalhar seguindo a tradio da AD , a relao entre anlise como descrio e como interpretao observando como esses dois procedimentos se constituem no trabalho cientfico. O enunciado on a gagn usado em comparao com outros acontecimentos aqui no caso, os esportivos . Esta analogia ao esporte pode acontecer devido opacidade da lngua que produz outros sentidos, ou seja, um mesmo enunciado pode ter vrios

significados em acontecimentos diferentes. O pronome indefinido on produz diversas interpretaes , quem ganhou? Ganhou o qu? . O verbo ganhar precisa de um sujeito que pratique uma ao , sujeito esse provido de vontade, sentimento e inteno, ou um sujeito desprovido desses atributos , que deixa que o enunciado produza significados diante do momento. Neste caso a memria construda se encarrega de trazer tona as crenas da populao, uma parte que acreditava nas possibilidades e outra que no. Diante disto , surge a necessidade de se estabelecer um discurso determinado que deixa claro que a Frana encontra-se sob o poder da esquerda ou um discurso avesso ao acontecimento tornando-o inexistente como se a vitria da esquerda no fosse importante para o povo francs.

CINCIA, ESTRUTURA E ESCOLSTICA. Neste captulo Pcheux trata da relao existente entre a cincia , a escolstica e a estrutura. Segundo o autor as cincias ditas naturais utilizavam tcnicas em busca de resultados obtidos por meio de instrumentalizao dirigida a resultados pretendidos. O autor afirma que dentro destas cincias estabilizadas no cabe o enunciado fulano muito militar no civil, pois, acontecem a outras interpretaes, j que todo falante sabe o que fala e este espao discursivo atravessado por uma srie de equvocos. Segundo o autor os enunciados estabilizados no aceitam mltiplas interpretaes, afirmando a necessidade de estruturas semanticamente corretas tratando da dependncia dos objetos no mundo e dos conhecimentos acumulados., Pcheux baseia-se no mtodo aristotlico de fazer cincia, a escolstica que englobava todos os ramos de estudos e buscava desenvolver categorias que estruturavam a linguagem e o pensamento para fazer delas modelo de toda sistematizao. Bem como a questo do estruturalismo, havia a necessidade do estudo da cincia , as relaes davam-se em espaos logicamente determinados e por meio da transparncia . Com o aparecimento do positivismo, pensou-se em estudar as cincias humanas igualmente se estudava as cincias exatas, homogeneizando o real. J com o aparecimento do marxismo, que de acordo com Pcheux sofre um acmulo com as questes sociais e humanas. Para Pcheux as cincias da natureza e as cincias exatas so logicamente estabilizadas, porm, as humanas fogem a esta estabilidade, embora as estruturas se mantenham. Pcheux afirma que um mesmo objeto no pode estar ao mesmo tempo em dois lugares diferentes, no podem ser relacionados a propriedades diferentes e tampouco um acontecimento pode ser e no ser ao mesmo tempo.Para o autor j que os enunciados s podem ter um significado, surge ento a necessidade de se criar um mundo semanticamente normatizado, onde os objetos do mundo sejam distintamente separados.

LER, DESCREVER, INTERPRETAR. O estruturalismo foi uma corrente de pensadores que surgiu na dcada de 60 apesar da resistncia do existencialismo e do marxismo. Nesta poca os estudos lingsticos seguiam as

teorias de Saussure, que passaram a ser questionadas. Neste captulo Pcheux fala de um real prprio de cada disciplina de interpretao, lgico e estabilizado que transformava os discursos no-estveis como os da cincias humanas. Tais discursos abriam possibilidades de interpretao na tentativa de anlise da estrutura e do acontecimento, produzindo assim novas prticas de leitura entendendo que todo fato j uma interpretao. A trplice aliana Mars- Freud Saussure trouxe um novo olhar com a promessa de uma revoluo cultural, colocando em xeque o bio-social. O autor afirma que no se pode separar a descrio da interpretao, diferente dos estruturalistas que descreviam as formas deixando de lado a interpretao, abordando a materialidade e ignorando a histria. Pcheux afirma que descrever inseparvel de interpretar, ao descrever corremos o risco do equvoco j que todo enunciado passvel de deslizes de sentido de acordo com a formao discursiva e efeito ideolgico, portanto, um enunciado pode querer dizer o que real ou no. importante dizer que Pcheux considera discurso o efeito de sentido que este pode causar entre os interlocutores. Toda descrio acarreta uma interpretao de fatos que feita por sujeitos que se incluem em grupos sociais e utilizam a memria que produzir novas significaes. H sempre a possibilidade de se interpretar o discurso outro, como espao virtual de leitura de tal enunciado ou de uma sequncia deles. No h como analisar um discurso sem que se considere sua estrutura e acontecimento ao qual ele se origina sem que haja separao entre descrio e interpretao j que todo discurso se d na opacidade da lngua.

Referncia Bibliogrfica: PCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 2 edio. Campinas, SP: Pontes Editores, 1997, 68 pginas.

You might also like