You are on page 1of 3

Domiclio da pessoa fsica A definio do domiclio da pessoa fsica dotada de grande relevncia prticojurdica.

. Ora, necessrio indicar um lugar onde as obrigaes contradas devero ser cumpridas, bem assim o foro da comarca onde eventual ao correspondente dever ter seu curso. Ex: o art. 94 do Cdigo de Processo Civil indica o domiclio do ru como foro padro para o julgamento de aes civis propostas. O estudo doutrinrio do domiclio da pessoa fsica costuma ser pautado pela seguinte distino conceitual: - moradia/habitao/estada/estadia/paradeiro: local em que a pessoa est fisicamente presente de forma meramente transitria/acidental/episdica/eventual, sem qualquer estabilidade ou inteno de permanncia. Ex: hotel. Ex 2: aluguel de casa de praia para passar as frias. No admite-se, obviamente, mais de uma moradia simultnea, j que o conceito pressupe presena fsica. - residncia: lugar em que a pessoa se situa com estabilidade/habitualidade estar, mesmo que se ausente eventualmente. Diferencia-se da moradia pelo elemento de estabilidade e corresponde ao elemento objetivo da noo de domiclio. - domiclio: Diferentemente das noes de moradia e residncia, atinentes ao mundo dos fatos, o domiclio noo dotada de juridicidade. No tocante pessoa fsica, podemos defini-lo como "local onde a pessoa natural estabelece a sua residncia, com inteno de permanncia, presumindo-se presente e adotando-lhe como sede onde responder pelas relaes jurdicas que titulariza". A configurao do domiclio exige, pois, a identificao de dois elementos: x objetivo: residncia. x subjetivo: inteno de permanecer naquele local e adot-lo como sede de suas relaes jurdicas. * O dispositivo que fixa o critrio para a identificao do domiclio da pessoa fsica tem a seguinte redao: "Art. 70. O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia (elemento objetivo) com nimo definitivo (elemento subjetivo)." ! O estabelecimento do domiclio pode ser exercido voluntariamente ou ser determinado por prescrio legal. Diante disso, a doutrina criou a seguinte classificao: x domiclio necessrio: advm de determinao de lei, fundada na situao jurdica de certas pessoas, nos moldes do art. 76: "Art. 76. Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. Pargrafo nico. O domiclio do incapaz o do seu representante ou assistente; o do servidor pblico, o lugar em que exercer permanentemente suas funes; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronutica, a sede do comando a que se

encontrar imediatamente subordinado; o do martimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentena." x domiclio voluntrio: estabelecido de acordo com a ampla liberdade de escolha da pessoa. Subdivide-se em: -> geral: originado por ato jurdico stricto sensu. * O domiclio conjugal, antigamente, era fixado unilateralmente pelo marido. Atualmente, em respeito igualdade substancial entre homem e mulher (art. 226, par. 5), cabe ao casal determinar o seu domiclio, sendo eventuais conflitos resolvidos pelo Judicirio (art. 156, par.nico). A ausncia eventual do domiclio para atender a encargos pblicos, interesses particulares relevantes e exerccio de profisso no configura quebra do dever conjugal de coabitao (art. 1566, II) -> especial (domiclio de eleio/foro do contrato): previsto no art. 78, consiste na indicao, em contrato, de um local para facilitar sua execuo e/ou discutir eventuais conflitos dele oriundos, atendendo aos interesses das partes e tendo efeitos restritos a elas e quele negcio especfico, no precisando corresponder, necessariamente, ao domiclio comum ou profissional de uma das partes envolvidas, nem o alterando. * A eleio de domiclio pode objetivar alterar regras gerais de competncia relativa do Judicirio referentes aos critrios territorial e do valor da causa (arts. 94 e 95 do CPC). * Pablo e Pamplona ressaltam a inadmissibilidade de utilizao de domiclio de eleio nos contratos de trabalho, com fundamento na hipossuficincia do empregado perante o empregador. * O art. 51 do Cdigo de Defesa do Consumidor, restringindo a autonomia da vontade para proteger o consumidor, qualifica como nula de pleno direito clusula institutiva de domiclio de eleio que a ele prejudique. Nessa hiptese, a competncia do domiclio do consumidor deve ser considerada como absoluta. * permitida a configurao de domiclio de eleio em contrato de locao (art. 58, II, da Lei 8245/91), desde que no configure abuso de direito(art. 187 do CC/02). Mudana de domiclio: a ampla liberdade de escolha da pessoa quanto determinao do domiclio geral fundamenta o art. 74 do CC/02, o qual prescreve que a transferncia de residncia (elemento objetivo), qualificada pelo desgnio de mudana de domiclio (elemento subjetivo), suficiente para alter-lo: * Art. 74, par. nico: "A prova da inteno resultar do que declarar a pessoa s municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declaraes no fizer, da prpria mudana, com as circunstncias que a acompanharem". A imposio de comunicao s autoridades competentes, segundo Fbio Ulhoa, burocraticamente irreal e incua, sendo suficiente, pois, provar a ocorrncia ftica da mudana.

Domiclio mltiplo: Art. 71. "Se, porm, a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer delas." Domiclio ocasional/aparente: Art. 73. "Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada." *Observemos que, se levarmos em conta as definies doutrinrias, o legislador incorreu em atecnia, visto que a habitualidade seria elemento intrnseco a qualquer residncia. Devemos, pois, compreender a expresso "residncia habitual" como "residncia com nimo definitivo". Domiclio profissional: o direito positivo reconhece o estabelecimento de domiclios especficos para fins da titularizao de relaes jurdicas concernentes ao exerccio de atividades profissionais. x regra bsica: o domiclio ser o lugar onde a profisso for exercida (art. 72). x regra especfica: se a pessoa exercitar profisso em lugares diversos, cada um deles constituir domiclio para as relaes jurdicas que lhe corresponderem (art. 72, par. nico).

You might also like