You are on page 1of 2

A anamnese pode revelar situaes que induzem a perda de urina, como: Idade,obesidade,paridade,tipos de parto,cirurgias ginecolgicas,doenas pregressa e uso de medicamentos.

A idade considerado como principal fator de risco para IU feminina, sua prevalncia aumenta com a idade e afeta mais as idosas em geral a partir do climatrio/menopausa. Pode estar relacionado diminuio da capacidade da bexiga que passa de 500 a 600 ml para 250 a 300 ml contribuindo para aumento da freqncia urinaria e da nocturia.Alm do aumento das doenas crnicas e baixo estrognio aps a menopausa (HIGA R,et al,2008). A Obesidade verificado atravs do ndice de Massa Corporal (IMC) o excesso de peso aumenta a presso abdominal durante as atividades dirias o que provocaria elevao na presso vesical e maior mobilidade da uretra e colo vesical e, conseqentemente, a incontinncia urinria (OLIVEIRA et al,2010). Em relao a paridade durante a gravidez pode ocorrer aumento da tenso sobre a musculatura da pelve feminina. Comumente a IU aparece durante a gravidez e sua prevalncia se eleva com o aumento da paridade (HIGA R et al,2008).Durante o parto pode ocorrer ruptura e estiramento das fibras da musculatura do pernio com deslocamento de bexiga e uretra. Vrios estudos tm demonstrado maior incidncia de IUE em mulheres com partos vaginais em relao quelas com parto cesreo, e maior incidncia ainda em relao s nulparas. No entanto, em todos esses estudos, no se avaliou a ocorrncia ou no de contraes de trabalho de parto precedendo a cesrea, o que, sem dvida, pode justificar as diferenas encontradas. sabido que o trabalho de parto por si s pode provocar alteraes na esttica do assoalho plvico, independentemente do tipo de parto, o que visto como um dos principais fatores etiopatognicos da IUE (BORGES JBR et al ,2010).

Cirrgias Ginecolgicas: Cirurgias abdominais ou plvicas com destaque para a histerectomia, falhas das cirurgias para correo da IU e as cirurgias para tratamento de tumores plvicos tambm constituem fatores de risco. AUTOR E ANO

Doenas Pregressas: Doenas pr-existente como a diabetes com aumento da frequncia urinria causado pela hiperglicemia que

provoca aumento do volume urinario e neuropatias como doena vascular cerebral ou medular, doenas neurodegenerativas como Parkinson, doenas que afetam o movimento so fatores de risco para IU. AUTOR E ANO Uso de medicamentos: diurticos que podem causam incontinncia de urgncia, benzodiazepnicos, sedativos, hipnticos causam incontinncia funcional, bloqueadores -adrenergico podem causar incontinncia de esforo, anticolinrgico, analgsico narctico, agonista -adrenrgicos, bloqueadores do canal de clcio, agonista adrenrgicos podem causar incontinncia urinaria de sobrefluxo (MORAIS EM et al,2010).

You might also like