You are on page 1of 3

A re-harmonizao de uma melodia

Como pode ser re-harmonizada uma melodia dada? Quais so os elementos que podem ser variados, quais as tcnicas usadas? A re-harmonizao um aspecto muito interessante e s vezes pouco estudado. Existem vrias tcnicas, algumas delas muito sofisticadas, mas brevemente podemos oferecer algumas idias para aprender como abordar o assunto. A primeira coisa a dizer a seguinte: trs so os elementos fundamentais da msica: melodia, harmonia e ritmo. A combinao desses trs elementos gera a msica, e todas as possveis variaes dela. Mudando as caractersticas de alguns desses elementos podemos gerar novas combinaes, novas cores para vestir de novo a nossa melodia. E como se a melodia representasse um corpo, uma figura que, atravs das tcnicas, ns vestimos, arranjando-a de formas diferentes. Entre as possibilidades de re-harmonizao, podemos escolher um tipo de harmonia a ser usada (tonal, atonal, politonal, modal); escolher o tipo de sonoridade (por exemplo harmonia construda principalmente por quintas, por quartas, por tcnicas mistas, etc...); podemos trabalhar o ritmo, a levada, transformar um tempo de 4/4 em 5/4 ou em 6/4. Vale a pena notar, aqui, como o aspecto rtmico importante para identificar uma melodia; podemos fazer um experimento: escolhemos uma melodia e mudamos a durao das notas; o que acontece que a melodia fica irreconhecvel. Ao contrrio, se mudarmos a altura de algumas notas da melodia mantendo a durao certa das notas, a melodia ser reconhecvel, mesmo com algumas notas mudadas. Agora vamos analisar algumas melodias conhecidas e, atravs delas, mostraremos algumas possibilidades de re-harmonizao: 1) Jingle Bells. O primeiro exemplo mostra a re-harmonizao de uma melodia cuja extenso de apenas uma quinta justa (de Do a Sol). A tonalidade a de Do maior, mas se trata de uma tonalidade estendida conforme o pensamento de Schenker, que admite o uso de dominantes secundrias e emprstimos modais. A harmonia abaixo resulta mais rica do que a original, mas as principais funes harmnicas ficam mantidas: (*)

(*) Nota o ltimo acorde: DbMa7. Este deve ser considerado como acorde de subdominante da tonalidade estendida de Do maior.
w w w. t u r i c o l l u r a . c o m Turi Collura - pg.1

Outra hiptese para vestir esta melodia de uma maneira diferente pode ser a de mudar o ritmo. Nesse caso um ritmo em 6/4 rende a msica mais rpida e alegre. Nesse exemplo temos a sobreposio do tempo ternrio com uma parte da melodia que anda em tempo binrio. Isso provoca um efeito interessante:

O nosso arranjo pode mudar conforme a orquestra ou o conjunto para o qual escrevemos. O prximo exemplo mostra uma harmonizao modal que usa a tcnica dos blockchords. Essa uma tcnica homo-rtmica muito usada pelos arranjadores norte-americanos desde os anos vinte, nas orquestras de jazz. Podemos pensar, por exemplo, a um quarteto com dois trombones, dois trumpetes tocando a melodia e dois saxes tocando a segunda voz -na verdade se esta fosse a formao para a qual eu escrevesse esta passagem, eu faria uma transposio de uma tera ou uma quarta para cima, devido altura da melodia. A transposio, na minha opinio, daria mais brilho. Mas o exemplo, que pode muito bem ser tocado no piano, serve para mostrar uma re-harmonizao bem diferente da primeira:

A seqncia harmnica usada tem um carter modal, e mantm o mesmo tipo de acordes. Deixamos de ter uma rea tonal, para ter cores, acordes em movimento sem uma funo tonal (pelo menos, at chegar a uma determinao tonal). Notem a direo ascendente dos acordes e das notas em geral: todas as notas andam em direo ascendente (a no ser a melodia) e vo de encontro melodia. Podemos pensar em inverter a seqncia harmnica e tratar os acordes com um andamento descendente, o que, por exemplo, teria menos tenso:

Por ltimo, faremos uma re-harmonizao usando s acordes maiores. O afastamento da tonalidade enorme e o efeito incrvel para terminar uma msica. Por isso usaremos os dois ltimos compassos da nossa melodia inicial:
w w w. t u r i c o l l u r a . c o m Turi Collura - pg.2

2) Parabns para voc. Como voc sobreviveu e chegou at esse ponto, quero parabeniz-lo com uma re-harmonizao de uma msica que todo o mundo conhece... mas no dessa forma:

Desta vez se trata de um trabalho mais complexo; no tem uma tonalidade bem definida; se do algumas reas tonais sem nenhuma referncia entre elas; tm cores que se misturam e o tema quase no se reconhece; isto porque estamos acostumados a reconhec-lo em circunstncias tonais. Notem, tambm que, normalmente, estamos acostumados a pensar nessa melodia como se fosse uma valsa (6/8); o que no acontece aqui, onde est escrita em 4/4.

w w w. t u r i c o l l u r a . c o m

Turi Collura - pg.3

You might also like