You are on page 1of 4

Sistemas de armazenagem So conjuntos de equipamentos que servem para acondicionar, as matrias-primas ou produtos acabados, por meio manual ou por

equipamentos de movimentao como, por exemplo, empilhadeiras, porta-paletes, transelevadores, etc. O uso de Sistemas de Armazenagem sejam elas para qualquer equipamento de movimentao, tais como, cargas manuais, paletizadas operadas por empilhadeiras e etc., tornou-se item ideal para a organizao e em muitos casos otimizao de espao de um armazm. A relao Custo versus Benefcio no deve ser vista somente pelo lado do ganho quantitativo dos produtos armazenados num armazm, mas principalmente em termos de diminuio de tempo de localizao de produtos, diminuio de itens avariados pelo mau armazenamento, otimizao de espaos, possibilidade de endereamento dos produtos com softwares de gerenciamento de depsitos, entre outros fatores. Tipo de aplicao e Equipamentos Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que so utilizados de acordo com alguns critrios a serem analisados tais como: tipo de produto a ser armazenado, rea disponvel, rotatividade, quantidade e seletividade dos produtos, variveis de dimenses e de capacidade de carga. Uma forma de se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atenderse s caractersticas do produto, isto , o seu peso, dimenses e a possibilidade ou impossibilidade de juno em paletes, logo aps, deve observar-se as condies do espao, como por exemplo, as condies do piso e o p direito, e por fim, deve-se focar a ateno nas condies operacionais, como por exemplo, a quantidade de itens a armazenar e a seletividade do produto. Os equipamentos mais comuns no mercado so: Porta-paletes convencional - Sistema utilizado principalmente para a armazenagem de cargas paletizadas. uma estrutura pesada, que permite uma elevada seletividade, visto que as paletes so colocadas e retiradas individualmente pelas empilhadeiras. Este sistema tem uma srie de vantagens, como por exemplo. Porta-paletes Drive-in / Drive-thru - Consiste num bloco de estruturas contnuas com corredores, utilizado quando a carga pode ser paletizada, pouco variada e no necessita de alta seletividade ou velocidade.

Vantagens: Consegue-se um bom aproveitamento do espao e no necessidade de uma alta seletividade ou velocidade. Desvantagens: Estrutura possui uma maior fragilidade, pois bastante instvel, necessitando algumas exigncias extras para estabiliz-la.

Porta-paletes Dinmico - A operao deste sistema ocorre colocando-se uma palete numa extremidade da pista, e devido inclinao da pista, esta vai deslizando at extremidade oposta da estrutura. Aqui, o primeiro palete a entrar ser obrigatoriamente o primeiro a sair. Vantagens: A velocidade neste sistema mais elevada (em relao drive-in e o push-back) Desvantagens: Necessita de paletes especficos para o perfeito funcionamento do sistema Porta-paletes Push-back Estantes manuais - Tipo de estrutura que se utiliza para o armazenamento de produtos com pequeno volume e peso, no paletizados e com armazenamento manual. Cantillever - uma estrutura que se utiliza quando necessrio armazenar de maneira rpida produtos no paletizados e com um grande e varivel comprimento como, por exemplo, tubos e chapas de ao. Vantagens: Maior rapidez em armazenar produtos no paletizados

Tecnologia aplicada WARE MANEGEMENT SYSTEM Com o avano da tecnologia, da informtica, a exploso da internet, novos sistemas surgiram e deles veio o WMS para o alvio das empresas. O WMS basicamente um sistema de gesto por software que melhora as operaes do armazm atravs do eficiente gerenciamento de informaes e concluso de tarefas. Ele torna mais eficiente as operaes de gerenciamento de armazns em forma de planejamento de mo-de-obra, planejamento de nvel de estoques, utilizao de espaos e rotina de expedio.

Atividades do WMS: Recebimento


Agenda recebimento de caminhes. Prioriza desembarque. Captura notas fiscais dos fornecedores. Controla a qualidade dos produtos sendo recebidos. Emite etiquetas de cdigos de barras para pallets, volumes ou peas. Recebe mercadorias na modalidade cross-docking;

Armazenamento

Define os endereos dos produtos a serem armazenados, tais como: zona, rotatividade ou famlia de produtos. Controla diferentes estruturas de armazenagem como: porta pallets, prateleiras, blocos. Controla automaticamente o abastecimento das reas de picking.

Picking

Captura os pedidos de clientes atravs de interfaces com sistemas comerciais e roteirizadores. Gerencia ativamente as tarefas de separao pendentes. Integra-se com diferentes tipos de equipamentos como esteiras, balanas, sensores e equipamentos automticos de movimentao.

Linha de Produo

Define linhas e postos de trabalho na linha de produo. Rastreia os produtos utilizados no processo de fabricao. Controla o ressuprimento automtico da linha de produo. Controla a impresso e a aplicao de etiquetas de cdigos de barras na linha de produo.

Expedio

Controla a expedio de pallets, volumes ou caixas. Emite uma lista de contedo de pallets, volumes ou caixas. Emite Notas Fiscais (opcional). Gerencia o cancelamento de pedidos e o retorno de mercadorias para o estoque.

You might also like