You are on page 1of 2

Agrupamento Vertical de Escolas de Grndola E. B. D.

Jorge de Lencastre

Aluno: ____________________________________________________________
Turma: _____ N.:_____ Data: _____/_____/_____

Apreciao: _______________________ Professor(a): ______________________ Encarregado de Educao: __________________________________________

Alguns dos Problemas Ambientais na Terra

Com a ajuda do teu manual de Cincias Naturais responde s seguintes questes. 1. Efeito de Estufa e Aquecimento Global. 1.1. Por que razo o efeito de estufa, at certa medida, benfico para a vida na Terra? 1.2. O que preocupa a comunidade cientfica? Que problem a global pode resultar doas alteraes climticas? 1.3. Indica um dos gases responsveis pelo aquecimento global. Qual a actividade humana responsvel pelo aumento da concentrao deste gs na atmosfera? 1.4.Quais so as zonas do planeta com maiores e menores emisses de CO2. Sugere uma explicao para este facto. 2. Buraco na Camada de Ozono 2.1. Refere a importncia da camada de ozono. Indica a que altitude se localiza. 2.2. Como se denominam as radiaes que so absorvidas pelo ozono? 2.3. Quando se detectou este problema? 2.4. Quais so os produtos qumicos responsveis pela destruio da camada de ozono? 2.5. Em que zona do planeta existe um buraco na camada de ozono de grandes dimenses? 3. Reduo da biodiversidade 3.1. O que se entende por biodiversidade? Qual a sua importncia? 3.2. Refere a principal causa que leva reduo da biodiversidade. Justifica. 3.3. Em que ecossistemas que este problema mais grave? Porqu? 3.4. Indica os continentes mais afectados pela desflorestao. Sugere uma explicao para este facto. 3.5. Indica 3 dos grupos de seres vivos mais ameaados. 3.6. O que se entende por desertificao? 3.7. Qual a percentagem de rea agrcola perdida durante o sculo XX? 3.8. Refere as causas da degradao dos solos. 3.9. Indica duas causas de degradao dos solos que podem estar includas na categoria outras causas.

Correco da ficha de Cincias Naturais Alguns problemas ambientais na Terra

1.1. O efeito de estufa moderado impede que ocorram grandes variaes dirias de temperatura e serve para manter a gua no estado lquido (indispensvel sobrevivncia dos seres vivos). 1.2. A comunidade cientfica est preocupada com o aquecimento global da Terra que provoca alteraes climticas, as quais podem levar ao derretimento dos gelos polares e subida do nvel do mar submergindo muitas regies litorais. 1.3. O gs o dixido de carbono (CO2), resulta da queima de combustveis fsseis. 1.4. As zonas com maiores emisses de CO2 localizam-se na Amrica do Norte e Europa porque correspondem a pases mais industrializados. As zonas com menores emisses de CO2 localizamse na Amrica Latina, sia e frica, onde existem pases menos industrializados. 2.1. O ozono absorve grande parte das radiaes ultravioleta (95%) que letal para muitas espcies. Localiza-se entre os 20-50 km de altitude. 2.2. Este problema foi detectado em meados da dcada de 80 do sc. XX. 2.3. Os produtos qumicos responsveis pela destruio do ozono so os clorofluorcarbonetos (CFC). 2.4. Existe um buraco na camada de ozono de grandes dimenses na Antrtida. 3.1. A Biodiversidade consiste na riqueza de espcies que povoam um dado local. importante para o funcionamento e equilbrio dos ecossistemas. 3.2. A desflorestao leva destruio dos habitats dos quais dependem as espcies para sobreviver. 3.3. O problema da desflorestao mais grave nas florestas tropicais. Estes so os ecossistemas com maior biodiversidade e quantidade de seres vivos e tambm pela desertificao que ocorre depois do abate de rvores. 3.4. Os continentes mais afectados pela desflorestao so a frica e a Amrica do Sul, onde se localizam as principais florestas tropicais, por outro lado correspondem aos pases menos desenvolvidos que vendem madeira aos pases mais industrializados. 3.5. Os grupos de seres vivos mais afectados so: os mamferos, peixes e anfbios. 3.6. A desertificao consiste na perda de capacidade produtiva dos solos e reduo da variedade de vegetao. 3.7. Durante o sculo XX perdeu-se 15% da rea agrcola da Terra. 3.8. Causas da degradao dos solos: excesso de pastoreio, desflorestao, m gesto agrcola, indstria e urbanizao. 3.9. Por exemplo: chuvas cidas e substncias radioactivas.

You might also like