You are on page 1of 4

Radioterapia (Cristian Hirsch): A radioterapia baseada na irradiao com radiao ionizante, que aquela que durante sua absoro

ro tem a capacidade de ejetar um ou mais eltrons orbitais do tomo ou molcula, devido a sua alta energia e com isso formar um on. Essa radiao pode danificar diretamente o DNA modificando sua estrutura ou atuar indiretamente, danificando a clula atravs da interao com radicais livres formados. A RT pode ser utilizada como tratamento curativo ou paliativo. Geralmente utilizada em associao com outras terapias, como cirurgia, quimioterapia e/ou hormnio terapia. Associada cirurgia, a RT pode ser utilizada antes da mesma, para reduzir a massa tumoral e facilitar a resseco, ou aps, com o objetivo de eliminar as clulas tumorais residuais diminuindo assim a taxa de recidiva local e regional. A RT paliativa tambm pode ser combinada com outras tcnicas e utilizada sobretudo em cnceres de mama recidivados e com metstases. Radioterapia no Carcinoma in situ: Carcinoma ductal in situ: Cerca de 50% das pacientes com CDIS sem tratamento aps o diagnstico evoluiro para uma forma invasora dentro de 10 anos. Ensaios clnicos cooperativos, como entre a NSABRP e a EORTC, demonstraram que em pacientes que realizaram resseco com e sem radioterapia tiveram recidivas em, respectivamente, 12,1 e 26,8% (p=0,01), segundo Fischer, 1991. Outros dois estudos, um realizado por Fisher, 1998, e outro por Julien, 2000, demonstraram que o ndice de recidivas em mulheres com CDIS com e sem radioterapia so, respectivamente, 13 e 27% no 1 estudo e nove e 16% no segundo. A concluso de ambos os estudos de que a radioterapia ps-operatria aumenta significativamente o controle local nas pacientes com CDIS. A radioterapia adjuvante pode ser indicada nas pacientes com CDIS ressecado conservadoramente e com margens negativas. Carcinoma lobular in situ: Aconselha-se a retirada completa da leso e um seguimento rigoroso, uma vez que tambm considerada uma leso precursora e um marcador de alto risco para o desenvolvimento de cncer de mama. Nesse caso, a radioterapia no possui evidncias suficientes para ser recomendada. Radioterapia nos estgios iniciais: O benefcio da radioterapia no tratamento conservador ficou definido a partir do estudo NSABP-06, onde foram comparados a nodulectomia com esvaziamento axilar e radioterapia versus nodulectomia com esvaziamento axilar. O resultado foi que ocorreu recidiva, respectivamente, em 1,1 e 8,8% das pacientes. Porm, metanlise realizada pelo EBCTCG

avaliou sete estudos onde a taxa de sobrevida dos pacientes foi de 71% em 10 anos, em ambos os grupos, a saber, tratamento conservador versus MRM. Todos os ensaios clnicos realizados at hoje, tem indicado que a radioterapia reduz o ndice de recidivas locais no cncer de mama estdios I e II tratado com cirurgia conservadora. Portanto, a radioterapia deve ser considerada componente formal do tratamento em todas as pacientes com tumores iniciais que realizam cirurgias conservadoras. As contra-indicaes so em mulheres grvidas e portadoras de colagenoses. Radioterapia aps mastectomia radical em tumores localmente avanados: Segundo a classificao TNM, tumores localmente avanados compreendem os estdios IIIA e IIIB, ou seja, tumores com dimetro maior que 5 cm acompanhados de metstases ganglionares, carcinoma inflamatrio e N2 ou N3. Estudos com muitos vieses, porem costuma ser iniciada aps seis semanas do termino da quimioterapia. Radioterapia do carcinoma inflamatrio: A RT pode ainda ser utilizada no tratamento do carcinoma inflamatrio juntamente com cirurgia, ainda que os resultados se mostrem modestos. Neste tipo de carcinoma a adio de QT mostrou ser favorvel. Ento, primeiro de faz uma induo com QT e aps a mastectomia, seguida por QT adicional e, por fim, por RT. Radioterapia no carcinoma oculto (T0N1-2MO): A rara apresentao de metastases axilares de adenocarcinoma sem um tumor primrio evidente , usualmente, relacionada a um tumor oculto de mama. Atualmente, essas pacientes so tratadas como qualquer tumor no estdio III, o que envolve 6-8 ciclos de QT, resseco cirrgica e RT da mama e circuito linftico. Radioterapia na recidiva locorregional aps mastectomia: Resseco completa da leso e a radioterapia constituem hoje o padro de tratamento. Nas pacientes com leses inicialmente irressecveis, o uso de QT seguida de cirurgia e RT a seqncia mais comum, visando aumentar a ressecabilidade. Caso a doena possa ser ressecada com margens livres, QT e RT podem ser empregadas no ps-operatrio. Radioterapia paliativa: Pacientes inoperveis recebem RT da mama, fossa supraclavicular e complementao axilar posterior. A RT paliativa de mama est indicada em pacientes sintomticas, principalmente no alivio da dor ou de maus odores provocados por um tumor ulcerado ou necrtico. Nas pacientes com longa expectativa de vida, so usadas doses pequenas por um longo perodo de tempo. Se h metstases sseas, a RT por 2 semanas costuma proporcionar um alivio duradouro da dor.

As metstases sseas dolorosas e/ou com risco de fratura e as metstases cerebrais so as principais indicaes da radioterapia paliativa. Contra-indicaes RT: Absoluta: Doena multicntrica (dois ou mais tumores primrios em quadrantes separados), microcalcificaes aparentemente malignas difusas, histria de radioterapia prvia incluindo uma poro da mama afetada, gravidez e margem de exciso persistentemente positiva aps uma re-exciso razovel. Relativa: algumas doenas reumticas (baixa tolerncia irradiao, devendo-se, ento, considerar o risco-benefcio; exemplos: LES, esclerodermia) e tambm o tamanho do tumor em relao ao tamanho da mama (como por exemplo, um tumor pequeno em uma mama grande ou pendente).

Complicaes: Raras, porm esses possveis efeitos incluem toxicidade aguda (por exemplo, eritema e aumento da sensibilidade na pele da parede torcica), edema membros superiores, plexopatia braquial, diminuio da mobilidade do brao, necrose dos tecidos moles, fraturas de costelas, pneumonite por radiaes, carcinognese (por exemplo, cncer de mama contralateral e sarcoma) e doenas cardacas relacionadas radiao. Prejuzo para o corao uma complicao possvel aps a RT, porm depende da tcnica. Outra possvel complicao da RT para cncer de mama a induo de outro cncer de mama. O tecido mamrio conhecido por ser sensvel radiao, podendo potencialmente iniciar a carcinognese. O perodo de latncia entre a exposio e a deteco de cncer induzido pelo menos cinco anos, mas este risco persiste por muitas dcadas e de acordo com estudos o risco maior em pacientes do sexo feminino expostos com menos de 45 anos. J os sarcomas e tumores sseos tm uma latncia mdia de 11 anos e apresentam uma baixa sobrevida. Bibliografia: INCA: WWW.inca.gov.br Rotinas em ginecologia, 5 edio. Artmed, 2006. Porto Alegre. 584p.

Questes Radioterapia: 1) Qual a maior indicao para o uso de radioterapia paliativa? a) Carcinoma inflamatrio. b) Metstases sseas com presena ou ausncia de dor. c) Metstases cerebrais. d) Carcinoma lubular in situ. e) Pacientes assintomticos com leso >2,5cm. 2) Em relao s contra-indicaes RT: a) A gravidez uma contra-indicao relativa para o seu uso.

b) Doenas reumticas, como artrite reumatide, so consideradas contraindicaes relativas. c) Microcalcificaes malignas difusas so consideradas contraindicaes absolutas.

d) A associao entre quimioterapia e radioterapia contra-indicada. e) Mais de dois tumores primrios em quadrantes separados considerado
contra-indicao relativa. 3) Sobre as complicaes da radioterapia no cncer de mama correto afirmar que: a) Plexopatia braquial e edema no membro superior podem ser algumas das complicaes da irradiao de linfonodos axilares. b) O aparecimento de doenas cardacas em pacientes com cncer de mama prvio e que usaram RT no podem estar relacionadas radiao. c) A RT no pode ser associada ao aparecimento de cncer mamrio na outra mama que no a irradiada previamente. d) O aparecimento de cncer de mama induzido pela RT prvia mais comum em pacientes acima dos 45 anos. e) O sistema respiratrio nunca acometido pela radioterapia aplicada na regio da mama e da axila.

You might also like