You are on page 1of 169

VERSINHOS ORTOGRFICOS

Atividades de Treino Ortogrfico, Expresso Oral, Expresso Artstica e Redao, com Auto-avaliao. Desenvolvimento de habilidades. Para a 6 e 7 sries do Ensino Fundamental

LUIZ GONZAGA

-1-

ORIENTAO:
Versinhos Ortogrficos Atividades: Treino Ortogrfico - Expresso Oral, Expresso Artstica e Redao, com autoavaliao. Desenvolvimento de habilidades.

O trabalho que estamos entregando considerao dos professores de 6 srie do Ensino Fundamental visa a levar aos colegas um material alternativo, para auxili-los sobre muitos aspectos da lngua portuguesa: expresso oral, redao orientada, com ficha de autoavaliao, e treino ortogrfico. Ao mesmo tempo, visamos, atravs das atividades propostas, levar os alunos a incorporar uma srie de habilidades, entre as quais: interpretar textos; identificar dificuldades ortogrficas e super-las por meio de exerccios; desenvolver a criatividade artstica por meio da concretizao dos poemas em forma de dramatizao; inter-relacionar pensamentos, idias e conceitos, por meio de redao e autoavaliao, a partir da compreenso dos textos poticos; ordenar palavras em ordem alfabtica; utilizar-se das linguagens como meio de expresso, comunicao e informao.

Optamos por uma linha de trabalho baseado em textos potico-humorsticos, muito a gosto das crianas e jovens dessa s faixas etrias. Os textos so todos originais, e oferecem mltiplas aplicaes. ATIVIDADE 1 - Expresso Oral, Redao e Auto- avaliao. A - Expresso Oral De incio, o texto ser utilizado para que os alunos desenv olvam habilidades relativas expresso oral, seja pela leitura pura e simples do poema para a classe, seja pela sua memorizao e posterior declamao. Nessa etapa, o colega professor poder levar os alunos identificar a pronncia correta das palavras, entre outras dificuldades, vinculadas expresso oral. Ainda, nessa fase, os alunos discriminaro as palavras-chave, ligadas s dificuldades ortogrficas, e sero levados a aprender a manusear o dicionrio, para descobrir o significado das palavras desconhecidas.

-2-

B - Expresso Artstica Nessa fase, o professor desenvolver a habilidade ligada criatividade artstica dos discentes. Propomos que os alunos tentem expressar, atravs da dramatizao do contedo das historietas dos textos. Representar do gosto de crianas e jovens. Essa atividade no deixa ser, tambm, uma forma vinculada compreenso do texto Aqui, a colaborao do professor de Educao Artstica ser de grande importncia, concretizando-se, facilmente, a integrao entre essa disciplina e a Lngua Portuguesa. C - Expresso Escrita Nessa terceira fase, ser desenvolvida a seguinte habilidade: inter-relacionar pensamentos, idias e conceitos. Propomos a reproduo do texto, estimulando a redao baseada no poema. Outra atividade redacional poder ser desenvolvida com base nas palavras-chave, cujo tema ser escolhido pelos prprios alunos. Para a redao, colocamos uma orientao bsica a ser seguida pelo aluno. Nessa etapa, por meio da auto-avaliao, os alunos sero levados a identificar alguns erros que so muito comuns nas suas primeiras redaes, s vezes, por falta de ateno. Terminada a atividade de redao, o colega professor poder iniciar um trabalho de auto-avaliao com os discentes, a partir de uma ficha para a qual sugerimos alguns itens. Uma outra atividade de auto-avaliao, tambm, poder ser desenvolvida. O colega escolher, ao acaso, uma das redaes, transcrevendo-a na lousa, com seus erro s e acertos: acentuao, pontuao, concordncia, ortografia, etc. Em seguida, poder fazer com que a classe participe da correo, identificando os erros. Algumas noes de gramtica podero ser abordadas nessa fase. Assim, os alunos desenvolvero a habilidade de visualizar os problemas que envolvem sua redao, caminho para o aperfeioamento da norma culta. ATIVIDADE 2 - Montagem da Ficha Ortogrfica Nessa etapa, os alunos comeam a discriminar as palavras-chave que assinalaram no texto, completando as lacunas. Ao mesmo tempo em que eles comeam a trabalhar as dificuldades ortogrficas, trabalham tambm a compreenso do texto.

-3-

ATIVIDADE 3 - Ficha Ortogrfica Nessa etapa, entramos no treino ortogrfico. Os alunos transportaro as palavras da atividade anterior para o quadro. As demais palavras-chave, colocadas no livro do mestre, devero ser ditadas aos alunos, a fim de que eles identifiquem um mnimo de 30 palavras, apresentando a dificuldade em estudo. ATIVIDADE 4 - Pesquisa no Dicionrio Nessa fase, o aluno dever incorporar a habilidade de pesquisar no dicionrio o significado de palavras desconhecidas, ao mesmo tempo em que as organizar em ordem alfabtica. Ainda desenvolvendo a habilidade de pesquisar, os alunos observaro que palavras foram alteradas pela reforma ortogrfica. ATIVIDADE 5 - Fixao das Dificuldades da Ficha Ortogrfica Nessa etapa, procuramos desenvolver um exerccio em que o aluno trabalhar uma dificuldade especfica, pela complementao das letras. Depois das etapas anteriores, no ser difcil ao aluno fixar a ortografia.

OBS.: A critrio do professor, algumas etapas do trabalho ortogrfico podero ser dispensadas.

-4-

NDICE - FICHAS ORTOGRFICAS


Dificuldade Tipo 1 M (antes de P e B) N (antes das demais consoantes) Textos: Gente teimosa Forr

Dificuldade

Tipo 2

Palavras com G ( antes de E e I) Textos: Medicina moderna Carretas e carroas

Dificuldade

Tipo 3

Palavras com J Textos: O sofrimento de Jeca Um banquete

Dificuldade

Tipo 4

Palavras com RR , NR e LR Texto: O passeio de um terrvel terrqueo pelo mato

Dificuldade

Tipo 5

Palavras com X, som de Z Textos: A ltima flor do Lcio A festa dos bichos

Dificuldade

Tipo 6

Palavras com X, som de CH Texto: A raposinha Finria e a boa galinha Glria

Dificuldade

Tipo 7

Palavras com X, som de S Texto: Amor arte

Dificuldade

Tipo 8

Palavras com X, som de CS Textos: Joo Bebum

Dificuldade

Tipo 9

Palavras com S, som de X Textos: O tempo A duquesa Chanchalona

Dificuldade

Tipo 10

Palavras oxtonas acentuadas Textos: Churrasquinho de Bolo Um terno casal Palavras paroxtonas acentuadas Textos: O palhacinho Plim Plim Mente s em corpo so Consumismo

Dificuldade

Tipo 11

-5-

Dificuldade

Tipo 12

Palavras proparoxtonas acentuadas Textos: Nem tudo possvel Momento Cvico

Dificuldade

Tipo 13

Palavras com S, som de S Palavras com SS, som de S Palavras com S, som de Z Textos: Amor a natureza Vernissage

Dificuldade

Tipo 14

Palavras com SC Textos: O papagaio Perseu A doena do Leozinho

Dificuldade

Tipo 15

Palavras com Z Texto: A colonizao da terra - 1534

Dificuldade

Tipo 16

Palavras com CH Texto: Duelo de gigantes

Dificuldade

Tipo 17

Palavras com prefixos IM e IN Textos: O significado das palavras O velho era filhote do novo

Dificuldade

Tipo 18

Palavras com U Texto: Tringulo desamoroso

Dificuldade

Tipo 19

Palavras com consoantes mudas Texto: O aventureiro sonhador

Dificuldade

Tipo 20

Palavras com E que as vezes se pronuncia ou se escreve erradamente com I Texto: Noite de terror

Dificuldade

Tipo 21

Palavras com QUE e QUI Textos: Um assado diferente Um conjunto desarmonioso

-6-

Dificuldade Tipo I M (antes de "P" e "B") N (antes das demais consoantes)

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA.

Habilidades: identificar dificuldades ortogrficas, discriminando-as; interpretar o texto, relacionando as idias principais; desenvolver a criatividade por meio da dramatizao do poema; inter-relacionar pensamentos, idias e conceitos.

A) Expresso oral

1. Ler as poesias Gente teimosa e Forr, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas.

GENTE TEIMOSA Um dia, eu vi o Saci lambendo o lombo de um burro, disse que gosto era bom para curar um caturro.

-7-

FORR O macaco Laranjeira dana o samba no compasso com a macaca Janota, at que surge Brejeira, outra macaca assanhada, querendo danar lambada. Janota d cambalhota para cima de Brejeira, e se forma a confuso. De um lado puxa Brejeira, de outro puxa a Janota o pobre do Laranjeira. De tanto puxar-lhe os plos, macaquinho bailador ficou todo horrorizado ao ver diante da gente que estava quase pelado. B) Expresso escrita Faa em seu caderno. Reproduza um dos poemas com suas palavras. Gente teimosa ou Forr Lembretes para uma boa redao

* Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!


-8-

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: A turma foi a escola. As turmas foram escola. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

-9-

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA Habilidades: Identificar as palavras dos poemas que se referem dificuldade ortogrfica em estudo, discriminando-as nas lacunas das frases. a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Gente teimosa Lambendo lombo

1) Um dia, eu vi o Saci __________________ o ________________ de um burro, dizia que o gosto era bom para curar um caturro. Forr Laranjeira dana samba compasso querendo danar Lambada cambalhota confuso tanto diante - gente

1) O macaco __________________

__________________ o __________________

no __________________ com a macaquinha Janota at que surge Brejeira, __________________ __________________. Janota da __________________ e se

forma __________________. 2) A Janota puxa Laranjeira de um lado, Brejeira puxa do outro. De __________________ puxarem-lhe os pelos, laranjeira ficou horrorizado ao se ver __________________ da __________________ que estava quase pelado.

- 10 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Habilidade: Identificar palavras novas que apresentam as dificuldades em estudo.

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditadas pelo(a) professor(a), para completar essa e as demais atividades: tempo companheiro sempre impossvel campo campestre lmpido competio compreensvel importncia relmpago imperador deslumbrado embrulho lembrana chumbinho.

- 11 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Habilidades: Aprender a manusear o dicionrio, identificando palavras desconhecidas e seus sinnimos

Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas pela Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 12 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Habilidade: Fixar a forma ortogrfica e a pronncia correta das palavras.

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida ta___pa te___po co___panheiro se___pre i___possvel

ca___po

ca___pestre

l___pido

co___petio

co___peensvel

i___portncia

rel___pago

i___perador

la___bada

co___passo

deslu___brado

sa___ba

la___

lo___bo

quere___do

ca___balhota

le___brana

chu___binho

dia___te

da___a

ta___to

lara___jeira

Da___ar

con___fuso

ge___te

Descubra as palavras alteradas pela Reforma Ortogrfica

- 13 -

Dificuldade - Tipo 2 Palavras com "G" (antes de "E" e "I")

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA

Caro professor, nas prximas dificuldades tipo 2, 3, etc. as habilidades sero as mesmas, no havendo necessidade de discrimin-las, novamente.

A) Expresso oral

1. Ler os poemas Medicina moderna e Carretas e carroas, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas.

MEDICINA MODERNA A pana do Z Bigorna pulava que nem gelia, quando o Bigorna corria.

E dizia o Z Bigorna que corria todo dia para ver se conseguia, com muito suor, muita dana, perder ao menos um pouquinho daquela redonda pana.

- 14 -

Mas ficava rabugento ao ver que, apesar do esforo, a barriga s crescia.

No adiantava massagem, Nem a dieta de vagem, que lhe dava indigesto.

Anglico Dr. Gaspar foi quem deu a soluo:

Se no pra de crescer e continua a pular, o remdio congelar a barriga do Bigorna. Pelo menos quando corre ela pra de agitar. CARRETAS E CARROAS O automvel do Hilrio era bela geringona, a lataria do bruto j estava na ferragem.

No era gil no trnsito: De cada em cada momento, soltando as molas, parava, e era congestionamento de alongar quarteiro.

E quem passava xingava a santa me do Hilrio,


- 15 -

que nunca tivera culpa de ter posto neste mundo, sem ter tido congesto, um trapalho deste porte, que provocava querela, nos pontos que transitava, nos motoristas raivosos, que muito, muito nervosos, gritavam-lhe a pleno pulmo: "Tire da frente este traste! Por que no carrega nas costas esse intil calhambeque, que no passa de uma joa???

Que palavras dos poeminhas sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada num dos poemas: Medicina moderna ou Carretas e carroas

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas. PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

- 16 -

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Pedro e Paulo foram ao cinema. Paulo foi ao cinema. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

- 17 -

Medicina moderna

gelia rabugento massagem vagem indigesto anglico congelar agitar

1) A pana do Z Bigorna tremia como _________________ e isso o deixava _________________ . 2) No adiantava _________________, nem a dieta de _________________ que lhe dava _________________ . 3) O _________________ Dr. Gaspar quis _________________ a barriga do Z Bigorna pois s assim, pensava o mdico, pararia de _________________ . Carreta e carroas

geringona ferragem gil congestionamento - congesto

1) O automvel do Hilrio era pura _________________, a lataria j estava na _________________ . 2) Como no era _________________ no trnsito, sempre provocava

_________________ por onde passava. 3) Hilrio ao nascer quase provocara em sua me uma tremenda _________________ .

- 18 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditadas pelo(a) professor(a), para completar essa e as demais atividades: afugentar agncia algema aragem aterragem auge agir contagem coragem girassol vegetal vertigem gernio gengibre garagem constrangimento rabugice.

- 19 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo foram modificadas pela Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 20 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: afu___entar a___ncia ___il al___emar an___lico

aterra___em

au___e

A___ir

con___elar

con___esto

cora___em

___irassol

ve___etal

verti___em

___elia

ferra___em

___en___ibre

Gara___em

___eringona

con___estionamento rabu___ento

rabu___ice

va___em

massa___em

indi___esto

ara___em

conta___em

___ermico

constran___imento

a___itar

- 21 -

Dificuldade - Tipo 3 Palavras com "J"

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas O sofrimento do Jeca e Um banquete, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas.

O SOFRIMENTO DO JECA O Jeca foi farmcia, resfriado como qu, e pediu uma injeo para curar a molstia.

O farmacutico safado queria judiar do Jeca e, seguindo seu projeto perguntou ao caipiro

- Quer que te aplique no brao ou serve no macio?

E foi preparando brejeiro uma agulha deste porte.


- 22 -

Sem esperar a resposta do matuto apalermado, gritou com seu vozeiro:

- Preparemos o traseiro, que vai chumbo no leito.

O Jeca ficou pasmado e mudou de trajetria, deixou a farmcia voando, espirrando, envergonhado.

E foi o Jeca pensando nesta vida, nesta histria: "Aqui no volto jamais, no perco a honra de homem em troca de menos ais"

UM BANQUETE Vou te fazer a receita de uma salada incomum para quebrar teu jejum:

Ajeitar a berinjela, num pouquinho de canjica: depois cortar em rodelas, o corpinho da jibia, que vive na clarabia, de uma casa majestosa.

- 23 -

Convida o velho paj, para benzer o acepipe, mas sejas muito jeitoso com feiticeiro Felipe.

No mostres muita ojeriza, na hora de mastigar, um pouco dessa comida. Engula com muito jeito, esse malandro pitu, que mandou um jesuta, pouco amigo do prefeito, direitinho para o cu.

Que palavras dos poeminhos sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada num dos poemas: O sofrimento do Jeca ou Um banquete

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

- 24 -

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: A gente vai casa do Pedro. Ns vamos casa do Pedro. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

- 25 -

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. O sofrimento do Jeca

Jeca injeo judiar projeto brejeiro trajetria - jamais

1) O _________________ foi farmcia muito resfriado e pediu uma _________________ . 2) O farmacutico safado tinha o _________________ de _________________ do coitado. 3) Ele foi preparando _________________ uma _________________ no traseiro do Jeca. 4) Jeca mudou de _________________ e saiu voando da farmcia. 5) E pensou o Jeca: Aqui no volto _________________. Um banquete

jejum ajeitar manjerico canjica jibia majestosa paj jeitoso ojeriza jeito - jesuta

1) Receita para quebrar o _________________ : _________________ o _________________ num pouquinho de _____________ . Depois cortr em rodelas o corpinho da _____________ que vive na clarabia de uma casa ____________ . 2) Convida o velho _________________ e sejas muito _________________ com o feiticeiro Felipe. 3) No mostres muita esta _________________ comidinha gostosa e engula que com mandou muito um

_________________

_________________ direto para cu.

- 26 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditadas pelo professor(a) para completar esta e as demais atividades: ajeitar, manjerico, brejeira, cafajeste, canjica, cerejeira, gorjeio, injeo, injetvel, jeitoso, jejum, jeito, jeca, judiar, jesuta, jibia, jil, laje, lisonjear, majestoso, manjedoura, majestade, ojeriza, peje, projeto, sarjeta, trajeto, jamais, jamais, trejetria.

- 27 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 28 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: cere___eira ___e___um ___il O___eriza tra___etria

a___eitar

berein___ela

Bre___eira

Cafa___este

can___ica

gor___eio

gor___eta

in___eo

In___etvel

___eitoso

___eito

___eca

___udiar

___esuta

___ibia

la___e

lison___ear

ma___estoso

man___edoura

ma___estade

pa___

pro___eto

Sar___eta

Tra___eto

tra___etria

- 29 -

Dificuldade - Tipo 4 Palavras com "RR", "NR", "LR".

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema O passeio de um terrvel terrqueo pelo mato, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a histria do poema.

O PASSEIO DE UM TERRVEL TERRQUIO PELO MATO Quando fui passear no mato, ouvi pssaro chilrear. Peguei na guelra do peixe, no rio onde fui pescar. Na fazenda logo adiante, vi Panudo abocanhar uma arroba de churrasco de carne vermelha e tenra que eu pretendia provar. Depois fiquei irritado, ao enroscar os fundilhos da cala, feita de linho, ao percorrer um caminho horrvel, cheio de espinhos. Meti-me numa enrascada,

- 30 -

fiquei com a cala rasgada, num lugar que no lhe conto, pois enrubescer no quero, e chega de lero, lero. Que palavras do poeminho sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada no poema: O passeio de um terrvel terrqueo pelo mato

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ?
- 31 -

5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Os alunos comearam a bagunar a sala. O aluno comeou a bagunar a classe. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. O passeio de um terrvel terrqueo pelo mato

terrvel terrqueo chilrear guelra arroba churrasco tenra irritado enroscar percorrer horrvel enrascada - enrubescer

1) Um _________________

_________________ fez um passeio pelo mato e

ouviu o _________________ dos pssaros; pegou na _________________ do peixe; abocanhou uma _________________ de _________________ de carne _________________ . 2) Ficou muito _________________ ao _________________ os fundilhos da cala, ao _________________ um caminho _________________ . 3) Meteu-se numa _________________ com sua cala rasgada, num lugar que no lhe conto, se no vou _________________ .
- 32 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: guerreiro irresponsvel correspondncia enrugar enriquecer enredo enraivecer honra honrada genro guerra carroa errado enrijecer irresistvel corrimo enrolar enrosco.

- 33 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 34 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: chi__ __ear gue__ __a co__ __imo perco__ __er chu__ __asco

gue__ __eiro

i__ __esponsvel

co__ __espondncia

ho__ __vel

e__ __ugar

e__ __edo

e__ __aivescer

te__ __o

ho__ __a

e__ __ascada

ge__ __o

e__ __ubescer

Gue__ __a

ca__ __ado

e__ __ado

e__ __ijecer

a__ __oba

i__ __esistvel

e__ __Oscar

e__ __olar

te__ __queo

e__ __iquecer

ho__ __ada

i__ __itado

te__ __vel

- 35 -

Dificuldade - Tipo 5 Palavras com "X", som de Z

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas ltima flor do Lcio e A festa dos bichos, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas. A LTIMA FLOR DO LCIO O Pimpinelo Escrachado, em portugus era pssimo, no passava num exame, em ortografia, coitado! S ficava reprovado.

Escrevia execuo, exrcito, exaustor, existncia e existir com z, ao invs de x, e a prova, como sempre, era como seu nariz.

Mestre Eulino Saboca, exagerado demais, queria que fosse exato o escrito do Escrachado.
- 36 -

Para isso se esforava e mais que exemplicava pra Pimpinelo aprender a maneira de escrever essas palavras com x, e que tem o som de z.

Mas Pimpinelo Escrachado achava uma exorbitncia as exigncias do mestre e se desculpava assim:

"O que interessa Saboca so as pessoa' 'entend essas palavra que eu falo, pois acho que no embalo nessas com x, som de z, isso fica pra voc. E fique sabendo, mestre, que eu vi muito figuro das letra deste pas dizer num tom muito terno que 'escrev' e 'fala' errado hoje mais do que moderno".

- 37 -

A FESTA DOS BICHOS Houve uma festa exemplar na casa do Man Leo. Um macaquinho exibido quis escalar a girafa e levou um bofeto.

O elefante danado mostrou a exorbitncia de sua tromba e poder, mas perdeu pra formiguinha que lhe deu uma mordidinha fazendo-o pular e arder.

Veio a raposa Finria, que executou com bom xito sua esperteza de bicha e levou do Mane Leo vinte quilos de salsicha.

E chegou dona Coruja com ar de examinadora, toda prosa e contente, mas coitada, quase cega com a claridade do dia, acabou se alojando na boquinha da serpente. Chegou tambm a senhora Hiena da Silva e Tal, que pensava existir graa em todas as coisas. Mesmo exausta de levar muitas patadas do tigre
- 38 -

no parava de sorrir. A festa acabou inglria, pois a Finria levara o comestvel da festa. Ento seu Man Leo escalou para execuo o coelho, o pato e o leito. Mas quando se perceberam uns exuberantes pratos, esconderam-se na saia da mame Ursa Ursulina, que os jogou na latrina. E foi o que os salvou, pois convivas e anfitrio sabiam ser inexato para os bichos escolhidos aquele tempero ingrato. Que palavras dos poeminhos sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

- 39 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada nos poemas: ltima flor do Lcio e A festa dos bichos

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 40 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Os alunos permaneceram na classe. O aluno permaneceu na classe. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. ltima flor do Lcio

exame execuo exrcito exaustor existncia existir exagerado exato exemplificava exorbitncia - exigncias

1) Pimpinelo Escrachado era pssimo em ortografia, assim sempre ficava reprovado no _________________ de portugus.

2) Palavras como: _________________, _________________, _________________, _________________ e _________________ sempre escrevia com Z, no compreendia que o X tinha som de Z. Para Escrachado aprender, mestre Saboca _________________ a maneira de escrever as palavras com X som de Z.

3) Mestre Eulino Saboca era muito _________________, gostava de tudo muito _________________ .

4) Pimpinelo Escrachado achava uma _________________ as _________________ do mestre.

- 41 -

A festa dos bichos

exemplar exibido exorbitncia executou xito examinadora existir exausta execuo exuberantes - inexatos

1) Houve uma festa _________________ na casa do Mane Leo: um macaquinho _________________ quis escalar a girafa; o elefante mostrou a

_________________ de sua tromba; a raposa Finria _________________ com _________________ sua esperteza, roubando vinte quilos de salsicha; dona Coruja ceguinha pela luz, apesar do ar de _________________ acabou na boquinha da serpente; a senhora Hiena da Silva e Tal, que pensava _________________ graa em todas as coisas, mesmo _________________ com as patadas, no parava de sorrir.

2) Percebendo o furto da raposa, seu Man Leo escalou para a _________________ o coelho, o pato e o leito.

3) Mas quando se perceberam _________________ pratos, esconderam-se na saia da mame Ursa, que os jogou na latrina.

4) Isto foi a salvao dos bichos, pois todos sabiam que os temperos eram _________________ para preparar coelho, pato e leito.

- 42 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: exalar exaltao examinar exatamente exaustivo executivo exemplificar exemplo exercer exerccio exmio.

- 43 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICION Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras Sinnimos

- 44 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: e___agerado e___alar e___uberantes e___altao e___ame

e___atamente

e___austa

e___austivo

e___ato

e___aminadora

e___ecutou

e___ecutivo

e___emplar

e___emplificar

e___emplo

e___erccio

e___austor

e___ercitar

E___rcito

e___mio

e___ibido

e___istir

___ito

e___orbitncia

ine___ato

e___aminador

e___ecuo

e___ecer

e___istncia

e___igncias

- 45 -

Dificuldade - Tipo 6 Palavras com "X", som de CH".

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema A raposinha Finria e a boa galinha Glria, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema.

A RAPOSINHA FINRIA E A BOA GALINHA GLRIA A Raposinha Finria vivia, como de praxe, a roubar ovos da Glria, uma galinha simplria.

Um dia a galinha Glria, remexendo o seu bestunto, preparou uma armadilha para surpreender Finria.

colocou numa baixela um meio cento de ovos e pendurado no teto deixou um tremendo enxu. E passou nas penas brancas uma preta graxa cru.
- 46 -

Parecendo um urubu, ficou num canto escondida, com a enxada na mo, que era para bater no enxu e provocar um enxame.

Correndo pela enxurrada, Finria subiu o morro, de modo muito matreiro, para chegar despistada, na porta do galinheiro.

Abriu a porta de leve, mas a Glria descuidada fez barulho com a enxada ao cutucar o enxu. Ento Finria assustada saiu em grande volada, deixando a porta fechada.

E l ficou dona Glria, debatendo as suas penas, que ficaram bem vermelhas, gritando c-c-ri-c, picada por mil abelhas.

As vezes, meu companheiro, o mau, ou o bom feitio, vira contra o feiticeiro. Que palavras do poeminha sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

- 47 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada no poema: A raposinha Finria e a boa galinha Glria Lembretes para uma boa redao * Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao.

Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito:
- 48 -

Exemplo:

Joo vestia capa e casaco importados. Joo vestia capa importada.

De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. A raposinha Finria e a boa galinha Glria

praxe remexendo baixela deixando enxu graxa enxada enxame enxurrada - deixou

1) Como de _________________, a raposinha Finria vivia roubando ovos da galinha Glria. 2) Um dia, a galinha Glria, _________________ seu bestunto daqui e dali, preparou uma armadilha para Finria. 3) Colocou numa _________________ meio cento de ovos, _________________ pendurado no teto um tremendo _________________. 4) Para ficar parecida com urubu, passou _________________ preta em suas penas brancas. 5) Escondida em um canto, segurou uma _________________ na mo, para bater no _________________ e provocar um _________________. 6) Finria subiu o morro, correndo pela _________________, para chegar despistada. 7) Glria, muito descuidada, bateu sem querer no _________________ e, _________________ a porta fechada, ficou no meio das abelhas, gritando como uma danada.

- 49 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: ameixa bexiga coxa enxaqueca enxerto enxergar enxoval faxina laxante luxao mexerica oxal vexame xereta rixa xarope xadrez faxineira xcara maxixe.

- 50 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras no quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 51 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: en___ada en___urrada o___al ___arope dei___ou

dei___ando

amei___a

bai___ela

be___iga

co___a

en___ame

en___aqueca

en___erto

en___ergar

en___oval

fa___ina

gra___a

la___ante

lu___ao

me___erica

pra___e

reme___er

ve___ame

___ereta

ri___a

___adrez

fa___ina

___cara

ma___i___e

en___u

- 52 -

Dificuldade - Tipo 7 Palavras com "X", som de S".

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema Amor arte, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras do poema cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema. AMOR A ARTE O sapo Justo Ortolino vivia cantando alegre, em sua extensa lagoa e achava que abafava usando esse expediente.

Era um coaxar horrvel de causar exclamao, exceto em sua patroa a boa sapa Corina, que agentava calada a vaidade desbragada de sua excelncia o cantor, que era o atormentador de todos quantos passavam.

- 53 -

Um dia um pescador, usando sua experincia e cansado de ouvir aquele som estridente, que o levava demncia, resolveu expelir do brejo aquele falso tenor.

Postado na extremidade daquela grande lagoa, observou o Ortolino em xtase quase total, no seu feio madrigal, com sua boca bem aberta.

Ento o tal pescador da lanou seu anzol, pescando o pobre Ortolino, puxando-o s suas mos.

E foi extraordinrio o que ento ocorreu. O pescador prometeu Libertar o Ortolino se renunciasse ao seu canto, a quem este respondeu: - Um artista de meu porte nunca jamais se reparte e prefere sempre a morte a abandonar sua arte. Que palavras do poeminha sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

- 54 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada no poema: Amor arte

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 55 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Seu sapato e seu casaco eram importados. Seu sapato era importado. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

- 56 -

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Amor arte

extensa expediente exclamao exceto excelncia experincia expelir extremidade xtase - extraordinrio

1) O sapo Justo Ortolino vivia cantando em sua _________________ lagoa.

2) Achava que abafava com esse _________________, mas seu coaxar era horrvel, de causar _________________.

3) Todos detestavam seu canto, _________________ a sapa Corina, que aguentava calada sua _________________, o cantor!

4)

Um

dia,

um

pescador,

usando

sua

_________________,

resolveu

_________________ do brejo o insuportvel cantor.

5) Ortolino estava na _________________ da lagoa, em _________________, em seu feio madrigal.

6) Foi _________________ o que ocorreu: Ortolino preferiu morte a deixar de cantar.

- 57 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: exceo excelente excepcional excesso exceto exclusivo excurso expanso expectorante expedio explicao exportao exposio expresso expulsar sxtuplo extrair inexperiente inexplicvel - inexplorvel.

- 58 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 59 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: e__ceto e__pedio e__posio E__traordinri o e__cepcional __tase

e__ceo

e__celncia

e__celente

e__cesso

e__clamao

e__clusivo

e__curso

e__panso

e__pectorante

e__pediente

e__pelir

e__perincia

e__plicao

e__portao

e__presso

e__pulsar

e__tensa

e__tino

e__trair

e__tremidade

ine__periente

ine__plicvel

ine__plorvel

s__tuplo

- 60 -

Dificuldade - Tipo 8 Palavras com "X", som de CS".

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema Joo Bebum, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema. JOO BEBUM O Joo Bebum desgraado bebia qual condenado!

Um dia, com vista turva, confundiu sua caninha com gua oxigenada e emborcou uns dois litros.

Bebum ficou sem reflexo, seus olhos ficaram fixos, tremeu seu maxilar.

- 61 -

Sentindo a morte chegar, suplicou um crucifixo, pra suas mos segurar e evitar sofrimento no trem que ia embarcar.

Mas logo chegou o mdico e lhe deu oxignio, para o desintoxicar. Depois, levou-o ao anexo para melhor o tratar.

Ao acordar, Joo Bebum viu todo mundo de branco, a enfermeira atenciosa deu-lhe uma colher de mel.

Ainda muito mamado, pensara ao cu ter chegado e fez tal reflexo: - Pelo visto o Paraso no dar a este interno nenhum eterno licor. Por isso meu camarada prefiro uma temporada nas profundezas do inferno.

- 62 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada no poema: Joo Bebum

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 63 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Conheo meninas lindas e inteligentes. Conheo menina linda e inteligente. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Joo Bebum

oxigenada reflexo fixo maxilar crucifixo oxignio - desintoxicar anexo - reflexo

1) Joo Bebum bebia em demasia. Um dia, com a vista turva, confundiu caninha com gua _________________.

2) Joo ficou sem _________________, seus olhos ficaram _________________ e seu _________________ ficou trmulo.

3) Como sentisse a morte chegar, suplicou um _________________ para segurar nas mos na hora de embarcar.

4)

Logo

chegou

mdico

lhe

deu

_________________

para

_________________ e, depois levou-o ao _________________ para trat-lo melhor.

- 64 -

5) Como estava muito zonzo, pensara ter chegado ao cu e fez esta _________________: prefiro o inferno ao paraso, pois l tenho certeza de que encontrarei o que mais gosto, o meu saboroso licor! ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: amplexo anexar asfixiar axila circunflexo fixador fixar intoxicao oxtona proparoxtona sufixo sexagenrio txi taxmetro intoxicar nexo prefixo complexo anexado perplexo fixado.

- 65 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 66 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: ample__o ane__ar ane__o asfi__iar a__ila

fi__ador

fi__ar

crucifi__o

into__icao

ma__ilar

o__ignio

o__tona

refle__o

proparo__tona

sufi__o

refle__o

t__i

ta__metro

into__ica

fi__o

desinto__icar

prefi__o

comple__o

ane__ado

perple__o

circunfle__o

o__igenada

se__agenrio

ne__o

fi__ado

- 67 -

Dificuldade - Tipo 9 Palavras com "S", som de Z".

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas O tempo e A duquesa Chanchalona, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas. O TEMPO Estvamos eu e mezinha, sob um cu azul turquesa, mas vieram nuvens espessas que se mancharam de sol e o azul ficou groselha, nas cores desse arrebol.

Depois chegou a noitinha, e a brisa trouxe o sereno aos seus cabelos grisalhos, formando em sua cabea, diadema de princesa.

Eu sei, que sentia frio, pelo brilho de seus olhos, e, com carinho de filho,
- 68 -

coloquei-lhe um agasalho para aquec-la um pouco.

Veio luminosa lua, e nos pusemos a falar sobre a vida, sobre o tempo implacvel, preciso que no pra um segundo e nunca chega atrasado. Sempre nos belos momentos, ele um intruso, o malvado.

A DUQUESA CHANCHALONA A duquesa Chanchalona era bela comilona e to glutona, a duquesa, que no braso da famlia, ostentava orgulhosa um bom bife milanesa.

Adorava porco-espinho ensopado, ou mesmo assado, e se no a segurassem o comia inteirinho. E isso era s de entrada, porque depois vinha empada, coelhos, marrecos, pintados e de sobremesa comia umas cinco melancias.

Tinha hbitos estranhos essa tal de Chanchalona.


- 69 -

Bebida forte exigia em seus banquetes dirios. No lhe bastavam os vinhos que tinha em sua reserva, mas somente os consumia, segundo a aia Marlene, misturados com querosene.

Um dia essa duquesa desceu de sua nobreza e visitou o casebre da Maria portuguesa. Confusa com tal visita, a tal Maria escondeu as comidinhas que tinha.

Chanchalona teve fome e perguntou a Maria: "- mulher, quando se come? Faa o obsquio, traga-me um pouquinho de gua raz, que bom aperitivo. Se no tens comida certa, dessas comuns de cozinha, ou mesmo cachorro, ou gato, no se preocupe, querida, como a sola do sapato." Que palavras do poeminho sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

- 70 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada num dos poemas: O tempo ou A duquesa Chanchalona

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 71 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Completei os cursos de ingls e portugus. Completei o curso de matemtica. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa. "Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. O tempo

turquesa groselha brisa grisalhos princesa agasalho luminosa pusemos preciso atrasado - intruso

1) Mezinha e eu estvamos sob um cu azul _________________, mas, de repente, o sol manchou as nuvens, que ficaram cor de _________________.

2) Chegou a noitinha, e a _________________ trouxe o sereno, que cobriu seus cabelos _________________ formando um diadema de _________________.

3) Mais tarde, esfriou e eu carinhosamente lhe coloquei sobre os ombros um _________________ para aquec-la.

4) Mais tarde, surgiu a lua _________________ e ns _________________ falar sobre o tempo, implacvel e nos e _________________, mais felizes que nunca como chega um

_________________

momentos

chega

_________________, o malvado.

- 72 -

A duquesa Chanchalona

duquesa braso orgulhosa milanesa sobremesa reserva querosene casebre portuguesa confusa - obsquio

1)

_________________

Chanchalona

era

to

comilona

que

no

_________________ da famlia, ostentava _________________ um bife _________________.

2) Durante as refeies, depois de comer empadas, coelhos, marrecos, peixes e at porco-espinho, como _________________ saboreava cinco melancias.

3)

Chanchalona

tinha

hbitos estranhos,

alem,

dos vinhos de

sua

_________________ gostava de mistur-los com _________________.

4)

Um

dia,

essa

duquesa

visitou

_________________

de

Maria

_________________.

5) A coitadinha da portuguesa ficou _________________ e escondeu nuas comidinhas. Chanchalona morta de fome pediu-lhe que servisse por _________________ qualquer coisa: gua raz para beber e sola de sapato para comer.

- 73 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: paralisar fusvel gs gasolina anestesia tesoura represa depsito.

- 74 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 75 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: sobreme__a gro__elha parali__ar fu__vel g__

ga__olina

milane__a

duque__a

prince__a

ca__ebre

aga__alho

quero__ene

aneste__ia

turque__a

pu__emos

te__oura

portugue__a

repre__a

ob__quio

bra__o

confu__o

atra__ado

re__erva

orgulho__o

lumino__o

intru__o

bri__a

preci__o

dep__Ito

gri__alhos

- 76 -

Dificuldade - Tipo 10 Palavras oxtonas acentuadas.

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas, Churrasquinho de Bolo e Um terno casal sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade estudada . 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas. CHURRASQUINHO DE BOLO O guloso do Bolo era gordo e comilo e, para encontrar comida, arriscava a prpria vida.

Imagine que um dia arranjou alguns cips para subir em surdina na chamin do fogo e entrar pela cozinha da casa de sua av e roubar da geladeira uma sopa de jil.

- 77 -

Como era muito gordo, entalou-se no buraco.

Foi quando a senhora av, abandonando o croch, que fazia no sof, sentiu fome e esquentou, a tal sopa de jil Mal sabia a velhinha que ao esquentar a sopinha churrasqueava o bom traseiro do Bolo apavorado, que gritava escandaloso, armando um grande berreiro.

UM TERNO CASAL O bisav do Pancrcio, mais a viva, av do Horcio, formavam um par bem bizarro. Um chegava nos noventa, a outra tinha uns oitenta.

Seu Nicanor das Candongas e Deodorina Pitomba resolveram se casar e o fizeram depressa, na capital Macei.

Fumando qual chamin, Seu Nicanor nem ligava aos resmungos dos convivas, sobre o excesso de Jil,
- 78 -

na ceia do casamento. Pensava no cabar. Na Serafina Piteira, uma velha fogueteira, que vivia no seu p.

Depois de encerrada a festa, recebido os parabns, Seu Nicanor das Candongas deixou mulher Deodorina a tricotear seu croch, e foi temperar noite, ao lado da Serafina, que se fez muito menina, perguntando ao Nicanor:

"Mas tu no te casas hoje?" Ao que respondeu o senhor: "Casar, casei de verdade, aconteceu que meu sogro, o velho Matusalm, o cinto de castidade, aplicou na Deodorina, s me restou Serafina. Que palavras dos poeminhos sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada num dos poemas: Churrasquinho de Bolo ou Um terno casal

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria.


- 79 -

* Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Altos muros fechavam o quintal. Alto muro fechava o quintal. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

- 80 -

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

Churrasquinho de Bolo

cips chamin av jil croch - sof

1) O guloso Bolo procurava comida. Ele pretendia atingir o telhado subindo por uns _________________ para chegar cozinha, descendo pela

_________________.

2) O bolo queria roubar da geladeira de sua _________________ uma sopa de _________________.

3) A _________________ do Bolo estava fazendo _________________, sentada no _________________.

- 81 -

Um terno casal

bisav av Macei chamin jil cabar p parabns croch - Matusalm

1) Formavam um par bizarro o _________________ de Pancrcio e a viva _________________ do Horcio.

2) Deodorina Pitomba e Nicanor das Cadongas casaram em _________________.

3) Seu Nicanor no ligava aos resmungos dos convivas, pois fumava qual _________________.

4) Os convivas reclamavam que havia excesso de _________________ na ceia do casamento.

5) Seu Nicanor, durante a festa de casamento, pensava no _________________, e na Serafina que no largava do seu _________________.

6)

Seu Nicanor,

deixou a

noiva

Deodorina,

depois de

receber os

_________________.

7) Seu Nicanor saiu atrs da Serafina, deixando sua mulher Deodorina, fazendo _________________. Tudo porque o velho _________________ colocara o cinto da castidade na Deodorina.

- 82 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditadas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: armazm candombl Cear francs ingls glac Itanham jud mangans orixs palet algum rodap tambm Tatuap vatap porm.

- 83 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras Sinnimos

- 84 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: armaz__m av__ bisav__ candombl__ Macei__

cabar__

Cear__

chamin__

cip__s

croch__

ingl__s

glac__

Itanha__m

jil__

jud__

orix__s

palet__

parab__ns

algu__m

rodap__

tamb__em

chamin__

vatap__

tric__

Matusal__m

mangan__s

franc__s

ningu__m

sof__

por__m

- 85 -

Dificuldade - Tipo 11 Palavras paroxtonas acentuadas.

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas O palhacinho Plim Plim, Mente s em corpo so e Consumismo, sublinhando as palavras que apresentarem as

dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Trs alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as estrias dos poemas.

O PALHACINHO PLIM PLIM O Palhacinho Plim Plim tinha um rostinho saudvel, feito de pintura rosa. Um batom muito vermelho se fazia necessrio para deix-lo gozado. Vestia roupa rasgada colorida e amassada. Era de prosa agradvel, muito bonzinho e amvel para com a crianada. E elas riam contentes, quando ele imitava o mico e trazia na cabea o seu fedido penico.
- 86 -

MENTE S EM CORPO SO Eustquio Joo Brutamontes nasceu criana robusta de sade incomparvel. Esse parto foi difcil, Eustquio saiu a frceps.

Era forte como um touro, seus bceps e seu trax causavam forte impresso, nos moleques da regio, que invejavam seu fsico.

S no invejavam no seus modos e falao e diziam preconceituosos, mais por dor de cotovelo. "Onde que j se viu esse bruto homenzarro, com uma vozinha to fina, requebrando desse jeito, depois de quebrar a esquina.

- 87 -

CONSUMISMO Belinha gua com Acar era menina difcil, quando queria comprar aquilo que exigia, quando ia ao Shopping-Center. Entre as roupas que escolhia, queria sempre a mais cara, no se importando se era porcaria ou coisa cara. Experincia no fazia, levava o que pretendia. Mas a exigncia maior nas roupas que adquiria ao Sr. Ramon Afif no era nada seno a vaidade de uma grife.

- 88 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada num dos poemas: O palhacinho Plim Plim, Mente s em corpo so e Consumismo.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 89 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Dormia quieta a rua e as casas. Dormiam quietas a rua e as casas. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

O palhacinho Plim Plim

saudvel necessrio agradvel - amvel

1) O palhacinho Plim Plim tinha um rostinho _________________ para deix-lo gozado se fazia _________________ um batom muito vermelho.

2) O palhacinho Plim Plim era de prosa _________________, muito bonzinho e _________________.

Mente s em corpo so

incomparvel difcil frceps bceps trax - fsico

1) Brutamontes nasceu criana robusta, de sade _________________.

- 90 -

2) O parto de Brutamontes foi _________________, pois ele saiu a _________________.

3) Eustquio era forte como um touro, pois seus _________________ e seu _________________ causavam forte impresso nos moleques. O Brutamontes era invejado pelo seu _________________.

Consumismo

gua acar difcil exigia - experincia exigncia -

1)

Belinha

_________________

com

_________________

era

menina

____________, quando queria comprar aquilo que ______________

2) Entre as roupas que escolhia, Belinha queria sempre a mais cara e no fazia _________________ com a roupa que comprava.

3) A principal _________________ de Belinha quando as roupas que comprava que elas tivessem grife.

- 91 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: lbuns beno fcil fnix txi hfem histria horrvel idia irm lavvel nix plen possvel srio.

- 92 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras Sinnimos

- 93 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: a__car __gua __lbuns b__no b__ceps

dif__cil

experi__ncia

f__cil

f__nix

f__rceps

h__fen

hist__ria

horr__vel

id__ia

incompar__vel

lav__vel

necess__rio

__nix

p__len

exig__ncia

saud__vel

s__rie

t__rax

am__vel

f__sico

t__xi

im__

poss__vel

agrad__vel

- 94 -

Dificuldade - Tipo 12 Palavras proparoxtonas acentuadas.

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas Nem tudo possvel e Momento cvico, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas. NEM TUDO POSSVEL O mgico mestre Banz fazia coisas incrveis com seu basto e cartola, que pareciam impossveis aos assistentes calados, que ficavam atordoados, com o danado do homem. Lquidos ficavam slidos, pssaros viravam flores. Mas quem sentava na frente para apreciar a magia, logo sentia um cheirinho, fedidinho, pouco higinico, nos ps do Mestre Banz, e gritavam desbocados: "Amigo, mestre Banz,
- 95 -

se podes transformar tudo, porque no encontras a frmula pra curar o teu chul!" MOMENTO CVICO Quando chega a eleio no pas de Zilbraniz, umas caras, feias, raras, no rdio e televiso, resolvem quase por mgica os problemas da Nao, atravs de muitas ddivas.

O candidato travesso, ventrloquo dos poderosos, grita, berra, faz promessa, diz discursos horrorosos e por cima mente bea. Bate na costa do pobre, se revolta contra o nobre, "explorador da repblica" (acusa em tom pouco trgico). Abraa velho na rua, beija criana de colo e, s vezes, at faz solo com cantores que contrata para animar o comcio. O bicho liso qual quiabo e pra se eleger estropcio muito capaz, no duvido, de vender a alma ao diabo. Que palavras do poeminho sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?
- 96 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma estria inspirada num dos poemas: Nem tudo possvel e Momento cvico.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ?
- 97 -

9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Joo e Pedro estavam dormindo. A turma estava dormindo. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

Nem tudo possvel

mgico lquido slidos pssaros higinico - frmula

1) Mestre Banz era um _________________ que fazia coisas incrveis.

2)

O danado

do

Mestre Banz

transformava _________________ em

_________________ e _________________ em flores.

3) Quem assistia aos nmeros de mgica do Mestre Banz, sentia um cheirinho fedidinho e pouco _________________ nos ps do mgico.

4) Alguns assistentes gritavam desbocados ao mestre Banz que ele deveria encontrar a _________________ para curar o seu chul.

- 98 -

Momento cvico

mgicas ddivas ventrloquo repblica - trgico

1) Quando chega a eleio em Zilbraniz os candidatos resolvem quase por _________________ _________________. os problemas da Nao, por meio de muitas

2) O poema diz que muitos candidatos no passam de _________________ dos poderosos.

3) Para parecerem defensores dos pobres, muitos polticos criticam os poderosos, dizendo que eles so exploradores da _________________.

4) Essa acusao feita em tom pouco _________________, o que significa que eles no esto sendo pouco sinceros com seus eleitores.

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27.

- 99 -

8. 9. 10.

18. 19. 20.

28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: prtico dcimo stimo fantstico mnimo metalrgica fsica qumica artstica legtimo econmico rvore prola pedaggica mxima dvida currculo domstica ltimo. ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas.
- 100 -

Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30

Palavras

sinnimos

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: pr__tico d__cimo s__timo fant__stico m__nimo

f__sica

qu__mica

art__stica

leg__timo

econ__mico

p__rola

Rep__blica

f__rmula

pedag__gico

m__xima

d__diva

m__gico

curr__culo

tr__gico

higi__nico

__ltimo

l__quido

ventr__loquo

m__gico

p__ssaros

metal__rgico

__vore

d__vida

dom__stica

m__gica

- 101 -

Dificuldade - Tipo 13 Palavras com S som de S Palavras com SS com som de S Palavras com S com som de Z

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas Amor natureza e Vernissage, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades estudadas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas.

AMOR NATUREZA Passarinhos, passarinhos vo pra longe deste stio, quem avisa amigo .

Gosto muito dos teus cantos, so belos, puros e santos, as tuas cores, nem falo, eu ainda as acho um encanto.

Mas que sempre tardinha, quando revoas ao lu, me cobres terno e sapatos de uma fedida chuvinha que me atiras do cu.

- 102 -

VERNI SAGE Era um desenho agressivo, aquela estranha pintura do Otrio Pilantro, que fugia compreenso da mais sbia criatura.

Alguns quiseram dizer que moderna era a pintura, outros, com menos cultura, pensaram ser moldura a obra que iam ver naquela tela futura.

Mas qual no foi a surpresa, quando Otrio Pilantro gritou do fundo do adro.

"Ningum pode entender as belezas do meu quadro. Chico Po, corra l, vai buscar, faa que desa. No que a bela pintura est de ponta cabea!"

- 103 -

B) Expresso escrita Escreva no seu caderno, uma estria inspirada num dos poemas: Amor natureza e Vernissage.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 104 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

Amor natureza

passarinho stio avisa so santos sempre - sapatos

1) _________________ vo para longe deste _________________, pois quem _________________ amigo . Teus cantos ________ puros e _________________.

2) Gosto muito dos teus cantos e de tuas cores, mas que _________________ tardinha, me cobres o terno e os _________________ de uma chuvinha fedida, que me atiras do cu.

- 105 -

Vernissage

desenho agressivo estranha compreenso sbia quiseram pensaram - surpresa

1) O _________________ do Otrio Pilantro era muito _________________.

2) Sua _________________ pintura fugia _________________ at da mais _________________ criatura.

3) Alguns _________________ dizer que a pintura era moderna, outros, menos cultos, _________________ que fosse a moldura de uma tela futurista.

4) Mas qual no foi a _________________ quando Otrio Pilantro disse que seu quadro estava de ponta cabea.

- 106 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: atraso seguida pessoas frase apressados casas desenho missionrio discusso presso pesquisa francesa impresso desejo empresa.

- 107 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 108 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: __eguida __tio atra__o pe__ __oas fran__e

__urpresa

de__enho

__empre

aprendi__ados

cau__as

pre__ __o

mi__ __ionrio

discu__ __o

pesqui__a

qui__eram

impre__ __o

compreen__o

france__a

de__ejo

empre__a

__apatos

__antos

__o

pa__ __arinhos

e__tranha

avi__a

de__erto

agre__ __ivo

__bia

pen__aram

- 109 -

Dificuldade - Tipo 14 Palavras com SC

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas O papagaio Perseu e A doena do leozinho, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as histrias dos poemas.

O PAPAGAIO PERSEU O papagaio Perseu aprendeu desde nascena com seu dono Zebedeu, um safado ascensorista, a falar muitas bobagens.

De manh de seu poleiro, logo aps o sol nascer, gritava mil sacanagens, para todo mundo ouvir, a rir se punha uma parte, a outra envergonhada s fazia enrubescer.

- 110 -

claro que o Perseu nada, nada, discernia de tudo o que repetia.

Um dia um policial, passando pelo local, ouviu o que no queria: que ele tinha na cabea o que sobrava nas vsceras.

Foi o bastante, compadre, para botar o Perseu e mais o seu Zebedeu a ver o sol ascender, juntinhos atrs das grades. A DOENA DO LEOZINHO O leozinho Saburo estava a convalescer de uma molstia danada, que pegara ao crescer, que decrescer no queria e de andar o impedia.

Mas a mezinha leoa no se conformava no, e procurou soluo num fascculo que ensinava a cura de muitos males. Ela seguiu a lio.

E com muita disciplina, fez descer devagarinho


- 111 -

a mozinha do bichinho na palma de sua pata e cavoucou num dedinho com agulha bem afiada a parte infeccionada.

O leozinho fez banz e acrescentou belos urros nos rumores da floresta, quando sua me retirou uns vermezinhos travessos, que se mexiam at... Sabe o que tinha o leozinho? O tal do bicho do p. Que palavras dos poeminhos sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

B) Expresso escrita Escreva no seu caderno, uma estria inspirada num dos poemas: O papagaio Perseu e A doena do Leozinho.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!


- 112 -

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Alexandre e Pedro vo chegar. Pedro vai chegar. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

- 113 -

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

O papagaio Perseu

nascena ascensorista nascer enrubescer discernia vsceras - ascender

1) O papagaio Perseu aprendeu a falar bobagens desde _________________ com seu dono, um safado _________________ chamado Zebedeu.

2) Perseu logo aps o sol _________________ gritava mil sacanagens.

3) Uma parte das pessoas que ouviam as bobagens ditas pelo Perseu ria, outra s fazia _________________.

4) claro que o Perseu nada, nada _________________ de tudo que repetia.

5) O Perseu disse ao policial que ele tinha na cabea o que sobrava nas _________________.

6) Presos pelo policial, Zebedeu e Perseu viram o sol _________________ atrs das grades.

- 114 -

A doena do leozinho

convalescer crescer decrescer fascculo disciplina descer - acresceu

1) O leozinho estava a _________________ de uma molstia que pegara ao _________________ e no queria _________________.

2) A mezinha do Saburo procurou uma soluo para a doena lendo um _________________ que ensinava a cura de muitos males.

3) A mezinha do Saburo com muita _________________ fez _________________ as patinhas do seu filho em suas patas.

4) A dor que o Saburo sentiu com as agulhadas no dedo fez com que berrasse. Com isso _________________ belos urros nos rumores da floresta.

- 115 -

ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: acrscimo arborescer ascenso oscilar conscincia piscina rejuvenescer reminiscncia renascena ressuscitar miscelnea seiscentos crescimento adolescentes descendncia acrescer.

- 116 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 117 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: acr__cimo arbore__cer a__cender A__censo flore__cer

na__cena

o__cilar

a__censorista

con__cincia

cre__cer

di__plina

enrube__cer

fa__cculo

pi__cina

acre__cer

remini__cncia

rena__cena

ressu__citar

Mi__celnea

sei__centos

cre__cimento

adole__cncia

convale__cer

de__cendncia

decre__cer

na__cer

di__cernir

rejuvene__cer

v__ceras

de__cer

- 118 -

Dificuldade - Tipo 15 Palavras com Z

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema A colonizao da Terra - 1534, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema.

A COLONIZAO DA TERRA - 1534 No tempo das capitanias foram chegando colnia padres, senhores, degredados. Padres para uniformizar o comportamento dos ndios ou seja, catequizar.

Donatrios para mandar. Degredados para plantar em terras horizontais uma riqueza rara, a tal da cana-de-acar.

- 119 -

Mas trabalhar no queria essa nobreza fajuta, pois o ofcio manual, com toda delicadeza, era coisa muito indigna para gente portuguesa. O jeito era escravizar a mo-de-obra que havia. Desde logo essa cambada, que nada queria com nada, se empanturrava de vinho, tomava grandes copzios e para amenizar o tdio, o remdio era amancebar-se com as ndias do pedao e tocar sua buzina para ver se aparecia algum curioso nativo, que pudesse pegar vivo para tocar sua roa. Bbados e lambuzados de suor no corpanzil, no tinham sequer coragem de aplicar azulejos, que trouxeram do "Alm Tejo", para embelezar a capela do jesuta gentil. E a indiada foi chegando, zangada com os colonos, e com flecha e muito fogo a tudo foi incendiando e para regozijo das tribos quase sumiram da terra portugueses, sesmarias canaviais, capitanias. Que palavras do poeminha sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

- 120 -

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada no poema: A colonizao da Terra - 1534.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 121 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: A gente vai chegar tarde, papai. Ns vamos chegar tarde, papai. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases.

A colonizao da Terra - 1534

uniformizar catequizar horizontais delicadeza nobreza escravizar copzios amenizar buzina lambuzados corpanzil azulejos embelezar zangada - regozijo

1) No tempo das capitanias foram chagando colnia padres para _________________ _________________. 2) Alm dos donatrios, vieram tambm degredados para plantar em terras _________________. 3) Em Portugal nesse tempo com toda a _________________ o ofcio manual era coisa indigna para a _________________ portuguesa. O jeito foi o comportamento dos ndios, ou seja, para

_________________ os ndios. 4) Os colonos se empanturravam de vinho tomando grandes

_________________ e para _________________ o tdio, o remdio era amancebar-se com as ndias do pedao e tocar sua _________________ para atrair os ndios.
- 122 -

5) Bbados e _________________ suando no _________________ no tinham sequer coragem de aplicar _________________ para _________________ a capela do jesuta gentil. 6) A indiana muito _________________, depois de tocarem fogo em tudo o que encontraram, venceu os portugueses e para o _________________ das tribos quase sumiram da terra portugueses, sesmarias, canaviais, capitanias. ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: agonizar aprazvel avareza desmoralizar finalizar destreza azeite franqueza ligeireza profetizar esperteza magreza legalizar suavizar revezamento.

- 123 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 124 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: agoni__ar alga__arra apra__vel bu__ina ameni__ar

embele__ar

catequi__ar

corpan__il

desmorali__ar

delicade__a

finali__ar

destre__a

a__ulejo

hori__ontal

a__eite

fraque__a

ligeire__a

profeti__ar

esperte__a

escravi__ar

singele__a

suavi__ar

uniformi__ar

lambu__ar

legali__ar

avare__a

rego__ijo

cop__io

reve__amento

__angado

- 125 -

Dificuldade - Tipo 16 Palavras com CH

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema Duelo de gigantes, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras do poema cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema.

DUELO DE GIGANTES O ndio Tari-Tar deixou a sua choupana para caar o chimpanz, que tinha por nome Bru-Bru. Preparou a sua flecha, pondo na ponta o curare, levou tambm o trabuco, carregado de cartucho, pois se ficasse maluco enchia o bicho de bala. Mas o chimpanz Bru-Bru era esperto pra chuchu, e o pobre Tar-Tare com ele no tinha chance. Quando haviam se encontrado,
- 126 -

no fim do ano passado, o caado fora o ndio, pois levara na gordura a pesada fechadura que lhe atirava o Bru-Bru, causando-lhe um inchao, medicado com chumao, de ervas da feiticeira. E o pobre Tar-Tar, para ficar todo so, teve que ficar de cama, bebendo um bom chimarro. Agora Tar-Tare tinha uma raiva de co. O Bru-Bru no lhe escapava nem que preciso fosse subir pela chamin, at a copa mais alta, onde estava o chimpanz. E foi o Tar-Tare, subindo p-ant-p, para pegar distrado nosso Bru-Bru chimpanz. Mas o traiu o chul, que o Bru-Bru conhecia. Bru-Bru foi serrando galhos, por onde o ndio subia, o quando Tar-Tare quase alcanava o Bru-Bru de l despencou o ndio, com flecha, trabuco e arco, rebentando sua cara no lodo de um grande charco. Que palavras do poeminho sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?
- 127 -

B) Expresso escrita Escreva no seu caderno, uma estria inspirada no poema: Duelo de gigantes.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 128 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Todos chegaram tarde. Joo chegou tarde. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou no poema. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Duelo de gigantes

choupana chimpanz flecha cartucho enchia bicho chimpanz chuchu chance fechadura inchao chumao chimarro chamin chul charco.

1) O ndio Tari-Tar deixou a sua _________________ para caar o _________________. 2) Tari-Tar preparou a sua _________________ pondo na ponta curare. Levou tambm o trabuco carregado de _________________ e se ficasse maluco, _________________ o _________________ de bala. 3) Bru-Bru era o nome do _________________. 4) Bru-Bru era esperto pra _________________ e com ele Tari-Tar no tinha _________________. 5) Quando Tar-Tar e Bru-Bru se encontraram no ano passado, o caado fora o ndio, pois Bru-Bru recebera na gordura uma pesada _________________ que lhe causou um _________________.

- 129 -

6) O ferimento de Tari-Tar foi medicado com um _________________ de ervas da feiticeira. Tari-Tar foi obrigado a ficar de cama tomando um bom _________________. 7) Para alcanar o topo da rvore, onde estava Bru-Bru, Tari-Tar subiu pela _________________. 8) Bru-Bru percebeu a chegada de Tari-tar em razo do _________________ que saa dos ps do ndio. 9) Tari-Tar acabou despencando do alto da rvore, caindo no lodo de um grande _________________. ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditadas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: acolchoado chal charada chique chilique chiqueiro chourio cochilar ficha guincho murchar ponche recheado relinchar.

- 130 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 131 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: acol__ __oado cartu__ __o __ __al __ __amin __ __arada

__ __ique

__ __ ilique

__ __imarro

__ __impanz

__ __iqueiro

__ __ourio

__ __u__ __u

__ __ul

__ __umao

co__ __i__ __ar

fle__ __a

guin__ __o

mur__ __ar

pon__ __e

re__ __eado

en__ __ia

fi__ __a

bi__ __o

__ __ance

fe__ __adura

__ __arco

__ __oupana

en__ __arcar

relin__ __ar

in__ __ao

- 132 -

Dificuldade - Tipo 17 Prefixos com IM e IN

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas O significado das palavras e O velho era filho do novo, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as estrias dos poemas.

O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS Impagvel, meu amigo, algum muito engraado, ou uma dvida grande, impossvel de ser paga? H gente que incapaz de distinguir o par do mpar e perceber bem depressa que, s vezes, umas palavras que se escrevem nos ditados, tm muitos significados. o caso de "Impagvel", que pode ser as duas coisas, explicadas l em cima, escritas na quadra prima, bem debaixo do nariz
- 133 -

do insatisfeito infeliz. O VELHO ERA FILHO DO NOVO

Vamos ver se voc adivinha qual dos dois imperadores do nosso Brasil Imprio era o filho e era o pai.

O primeiro vemos sempre em gravuras e retratos: jovem, esbelto, inquieto, proclamando a independncia, num setembro primavera, do ano de 22, s margens do Ipiranga.

O outro voc conhece, aquele de barba branca, com um jeito inflexvel de velho bom professor.

Pois no que o bom velhinho, o segundo imperador, que caiu com a Repblica, no final de 89, do sculo XIX, era filho do mocinho! Que palavras dos poeminhos sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

- 134 -

B) Expresso escrita Escreva no seu caderno, estrias inspiradas nos poemas: O significado das palavras e O velho era filho do novo.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 135 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Usava gravata e cala amarelas. Usava gravata amarela. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. O significado das palavras

impagvel impagvel - impossvel incapaz mpar insatisfeito - infeliz

1) A palavra _________________ pode ter muitos significados. 2) _________________ algum muito engraado ou uma dvida

_________________ de ser paga. 3) H gente que _________________ de distinguir o par do _________________. 4) A explicao da palavra _________________ est debaixo do nariz do _________________.

O velho era filho do novo

imperador independncia - inquieto imperador inflexvel - imperador

1) O primeiro _________________ do Brasil, aquele que proclamou nossa _________________ era jovem, esbelto e _________________.

- 136 -

2) O segundo _________________ que aparece nos livros, com barbas brancas, parece um velho professor _________________. 3) O segundo _________________ era filho do mocinho. ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: impaciente imparcial imperfeito implacvel impiedoso imprensa impotente imperial imprestvel impossibilitado inveja incompreenso inexato informal indeterminado invisvel insuportvel inadmissvel ingrato - imprevisto.

- 137 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificaes com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 138 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: __ __paciente __ __parcial __ __perfeito __ __possvel __ __placvel

__ __perador

__ __pagvel

__ __piedoso

__ __pureza

__ __potente

__ __prestvel

__ __formal

__ __veja

__ __satisfeito

__ __quieto

__ __feliz

__ __flexvel

__ __capaz

__ __grato

__ __visvel

__ __admissvel

__ __possibilitado

__ __compreenso

__ __determinado

__ __dependncia

__ __previsto

__ __par

__ __exato

__ __suportvel

__ __verso

- 139 -

Dificuldade - Tipo 18 Prefixos com U

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema Tringulo desamoroso, sublinhando as palavras que apresentarem as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema. TRINGULO DESAMOROSO "Camundongo bulioso, deixe de ser ardiloso, e desa do tabuleiro, ou lhe bato com a rgua e lhe dou um cutuco, no rabinho e no traseiro!" "Corra j para o bueiro, seno atio esta cobra, minha negra muurana, que vive de comer rato, ou lhe jogo a taturana, que peguei no juazeiro para queimar-lhe os plos"!

Apertando o amuleto, assim gritava Cidoca,


- 140 -

pulando que nem pipoca de medo do camundongo, que ameaava um rebulio, nas pernas daquela velha, que subira ao tabuleiro, para fugir da mutuca, que perseguia sua nuca, querendo belisc-la.

Essa briga desregrada de mutuca, mulher e rato no terminou em um ato: Mutuca buliu no rato, que subiu pela Cidoca e no pitote da velha, o dito fez sua toca, para fugir da mutuca, alojada nessa nuca, que pretendia picar. Cidoca desesperada, danando quase lambada, sem msica pra acompanhar, gritava e dizia assim: "camundongo na cabea, mutuca na minha nuca, fico virada da cuca, se no tem ningum por mim. Que palavras do poeminha sofreram modificaes com a Reforma Ortogrfica?

- 141 -

B) Expresso escrita Escreva no seu caderno, uma estria inspirada no poema: Tringulo desamoroso.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 142 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: O batalho estava marchando. Os soldados estavam marchando. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou no poema. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Tringulo desamoroso

camundongo bulioso tabuleiro - rgua cutuco bueiro muurana taturana juazeiro amuleto rebulio tabuleiro - mutuca nuca buliu - cuca

1) A Cidoca gritava _________________ ardiloso e desa do

_________________ deixa de ser ou lhe bato com uma

_________________

_________________ e lhe dou um _________________.

2) Cidoca diz que o _________________ deve correr para o _________________.

3) Cidoca ameaa o ratinho com sua negra _________________ e com uma _________________ que ela havia pegado no _________________.

4) Cidoca gritava apertando o _________________.

5) O ratinho ameaava um _________________ nas pernas da Cidoca.

- 143 -

6) Cidoca subira no _________________ fugindo de uma _________________ que perseguia sua _________________ querendo lhe beliscar.

7) Cidoca desesperada danando quase lambada sem gaita para acompanhar gritava assim: _________________ na cabea, _________________ na minha _________________ fico virada da _________________ se no tem ningum por mim. ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditadas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: suplemento cumprimento cutia entupir futebol jabuti jabuticaba ju lgua lugarejo pirulito supeto tbua tabuada culinria.

- 144 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 145 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: c__linria b__eiro am__leto b__lioso cam__ndongo

c__tia

c__tuco

ent__pir

f__tebol

jab__ti

j__

j__azeiro

lg__a

l__garejo

m__urana

pir__lito

reb__lio

rg__a

n__ca

s__peto

tab__ada

tab__leiro

tat__rana

c__linria

s__plemento

c__mprimento

jab__ticaba

m__tuca

tb__a

c__ca

- 146 -

Dificuldade - Tipo 19 Consoantes mudas

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema O aventureiro sonhador, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras do poema cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema.

O AVENTUREIRO SONHADOR A caracterstica do Chiquinho era ser imaginoso. Sentadinho na carteira, nas aulas de aritmtica, em vez de aprender dormia. E o Chiquinho sonhava com estrias abstratas: que caava o Z Bandido, um terror de criminoso, l embaixo, numa cripta, de onde esse tal fugia, para um subterrneo, que terminava no mar, onde embarcava o cretino, num longo submarino.
- 147 -

E o Chiquinho o seguia de forma excepcional, disfarado de mendigo, usando perna-de-pau. Com sua arma brilhante, que tinha magnetismo. Chiquinho friccionava a porta da embarcao e por ela penetrava para pegar o ladro. De repente, frente e frente, os dois estavam ento. Admirvel Chiquinho usava psicologia, abruptamente agarrava o marginal pela gola e encostava a pistola nas costas do meliante. Mas o ladro reagia e tomava do Chiquinho sua pistola brilhante e encostava o faco na garganta do menino e, quando ia cort-la, a professora dizia, puxando com toda a fora as orelhas do Chiquinho: - Ta na hora de acordar" - Ai, ui, ui, ai! Mas que castigo medonho, absolutamente fessora, prefiro voltar ao sonho. Que palavras do poeminha sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

- 148 -

B) Expresso escrita Escreva no seu caderno, uma estria inspirada no poema: O aventureiro sonhador.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 149 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: A turma gostava de farra. Os meninos gostavam de farra. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou no poema. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. O aventureiro sonhador

caracterstica aritmtica abstratas cripta subterrneo submarino excepcional magnetismo friccionava admirvel psicologia abruptamente - absolutamente

1) A _________________ do Chiquinho era ser imaginoso.

2) Em vez de aprender _________________ Chiquinho dormia.

3) Chiquinho sonhava com histrias _________________. Nessas histrias um bandido perigoso se escondia numa _________________ de onde ele fugia para um _________________. A Chiquinho embarcava num _________________.

4) Chiquinho seguia o bandido de forma _________________ disfarando-se de mendigo.

5) A arma de Chiquinho possua _________________ e quando o menino _________________ a porta de embarcao ela abria.

- 150 -

6)

_________________ Chiquinho

usava

_________________ e agarrava

_________________ o marginal pela gola.

7) Depois de acordar, a custa de uns puxes de orelha Chiquinho, diz: _________________ fessora, prefiro voltar ao sonho! ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30.

Consoantes mudas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: abdicar abdominal bactrias cactos expectorante fico helicptero frico nupcial magnfico objetivo obturao obsesso oftalmologia pacto pneumtico pneumonia.

- 151 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece.

Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30

Palavras

sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Escreva no seu caderno um poema com as palavras aprendidas.

- 152 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: a__dicar a__dominal a__strato a__mirvel ari__mtica

ca__tos

cara__tersticas

cri__ta

exce__cional

expe__torante

helic__tero

fri__o

a__solutamente

ma__netismo

nu__cial

o__jetivo

o__turao

o__sesso

o__talmologista

pa__to

__neumonia

__sicologia

su__marino

su__terrneo

__siclogo

ba__trias

fi__o

ma__nfico

__neumtico

abru__tamente

- 153 -

Dificuldade - Tipo 20 Palavras com E que as vezes se pronuncia ou se escreve erradamente com I

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler o poema Noite de terror, sublinhando as palavras que apresentam a dificuldade ortogrfica. 2. Procurar no dicionrio as palavras do poema cujo significado voc desconhece. 3. Um aluno far a leitura do poema. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, a estria do poema.

NOITE DE TERROR Certa vez gato Saruio em casa ficou trancado, pois sua dona, Corina, ao sair muito ocupada passou porta o cadeado, esquecendo-se de por fora, o co bege e endiabrado, chamado Brinco Cobreado Deitado na almofada, Saruio se espreguiava, pensando na gata Teca e nunca que imaginava ao pensar no seu amor bem depressa o esperava uma noite de terror.

- 154 -

L fora fazia frio, era noite de geada, escura, um quase breu, e o vento num assovio, at causava arrepio. De repente, ouviu Saruio o conhecido rosnado, desse co Brinco Cobreado, que h muito prometera pegar o gato safado, que muitas vezes o fizera levar de dona Corina umas boas bordoadas. E na penumbra da sala, Saruio sentiu no ouvido o focinho do Cobreado, que lhe disse descarado: - Com esta tesoura afiada vou lhe cortar a barriga, para retirar sua bexiga e, depois, com a seringa vou sugar todo o seu sangue. Saruio estremeceu e voou para o outro canto, subindo na cristaleira, fugindo desse Cobreado, que lhe queria morder com seus dentes de gilete. Mas, seno por pouco tempo, Saruio ficou sumido, pois o Brinco pde ver, onde o bichano estava, em transe e mal escondido.
- 155 -

Desa da, seu Saruio! Latia o Brinco Cobreado, para o gato apavorado. E o Cobreado foi serrando as pernas da cristaleira, para fazer despencar o Saruio em sua boca. De um lado do Cobreado estava aquela tesoura, de outro havia a seringa, para a certa operao. E a testa do Saruio estava quente a ferver e muito mais que depressa comeava a umedecer. O mvel j balanava, era uma queda na certa, e l se ia o Saruio, para os dentes do Cobreado, que cortava sua barriga, e lhe aplicava a seringa. Saruio sacolejava para ver se escapava das garras daquele monstro. Ento Saruio sentiu, Corina junto de si, acariciando seu plo e pde ento perceber, que tivera um pesadelo. Que palavras do poeminha foram modificadas pela Reforma Ortogrfica?

- 156 -

B) Expresso escrita Escreva no seu caderno, uma estria inspirada no poema: Noite de terror.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ?
- 157 -

10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: Maricota e Carlota passeavam pela rua. Carlota passeava pela rua. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ? ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou no poema. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Noite de terror

cadeado bege geada quase arrepio descarado gilete - tesoura bexiga seringa despencar - umedecer

1) Ao sair muito ocupada, dona Corina passou porta o _________________.

2) O Brinco Cobreado era um co de cor _________________.

3) L fora fazia frio, era uma noite de _________________ e escura, um _________________ breu e o vento num assovio at causava _________________.

4) Cobreado encostou o focinho no ouvido do Saruio e disse-lhe que o iria morder com seus dentes de _________________ e cortar sua garganta com uma _________________. Disse tambm que iria cortar a barriga do Saruio e retirar sua _____________ com uma ______________

5) Saruio foi descoberto em cima da cristaleira. Para alcanar o Saruio e faz-lo _________________ o co serrou as pernas da cristaleira.
- 158 -

6) Saruio estava to amedrontado que j sentia sua testa _________________. No fim tudo no passou de um pesadelo. ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: areo aldeola antediluviano anteprojeto deferimento mexerica futebol sequer seno desistir demisso broche pajear tese transe hastear besouro vescula - vestido.

- 159 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece.

Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30

Palavras

sinnimos

Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas.

- 160 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRAS

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: ar__o ald__ola ant__dilvio ant__projeto d__ferimento

d__spencar

m__x__rica

quas__

s__quer

s__ringa

s__no

d__sistir

cad__ado

arr__pio

d__misso

d__scarado

broch__

um__decer

g__Ada

b__g__

v__tido

paj__ar

t__soura

tes__

b__xiga

trans__

hast__ar

b__souro

V__scula

fut__bol

- 161 -

Dificuldade - Tipo 21 Palavras com Que e Qui

ATIVIDADE 1 - EXPRESSO ORAL, ARTSTICA E ESCRITA A) Expresso oral

1. Ler os poemas Um assado diferente e Conjunto desarmonioso, sublinhando as palavras que apresentam as dificuldades ortogrficas. 2. Procurar no dicionrio as palavras dos poemas cujo significado voc desconhece. 3. Dois alunos faro a leitura alternada dos dois poemas. 4. A classe discutir o seu contedo. 5. Os alunos contaro, com suas prprias palavras, as estrias dos poemas.

UM ASSADO DIFERENTE Botei um queijo fresquinho no meu liquidificador, ficou lquido, branquinho, liso que nem quiabo, que derramei na panela e, depois, joguei no forno pra ver o que acontecia.

Fiquei quieto num canto, esperando o resultado daquele esquisito assado, que pulava na panela.

Depois andei esquerda do fundo de meu quintal,


- 162 -

para colher no coqueiro, uns coquinhos redondinhos, para enfeitar o pitu.

A chegou o Chiquinho, abanando com um leque, a sua reta queixada de bonito peixe-espada.

Trazia-me um questionrio, que eu deveria responder, sem falta naquele horrio.

Ento Chiquinho sentiu um cheirinho de queimado e muita fumaa no ar.

Corri para abrir o forno, um quinto do que pusera no ficara na panela, mas nela, para surpresa do Chiquinho e muito minha havia um estranho assado.

Com o queijo derramado, fora tambm enfornado um quinteto de esfaimados ratinhos muito safados.

- 163 -

UM CONJUNTO DESARMONIOSO Eu quis formar um quinteto de quatro vozes diversas. S consegui cinco gordos era um quinteto pesado, a que estava a questo, nenhum deles era afinado, e no consegui vozes finas. Quando cantavam em conjunto, s se ouvia um vozeiro, que assustava a crianada, que pensava estar bem prxima do tal do bicho papo. Que palavras dos poeminhas sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica?

B) Expresso escrita Faa no seu caderno, uma histria inspirada nos poemas: Um assado diferente e Conjunto desarmonioso.

Lembretes para uma boa redao

* Pensar no ttulo e na estria. * Observar a concordncia do verbo com o sujeito. * Pontuar as frases. * Colocar maisculas no incio de frases e nos nomes prprios. * Usar travesso nos dilogos. * Consultar o(a) professor(a) ou o dicionrio quanto s dvidas ortogrficas.

PENSAR - ESCREVER - RELER Bom trabalho!

- 164 -

Auto-avaliao da Redao

Voc vai corrigir sua redao. Para isso, leia com ateno o que voc escreveu, e responda: SIM NO 1) Sua redao tem comeo, meio e fim ? 2) Voc fez pargrafo para comear a redao ? 3) Voc fez pargrafo quando comeou a desenvolver uma nova idia ? 4) Voc usou letra maiscula no incio das frases e em nomes prprios ? 5) Voc empregou, corretamente, o ponto final, a vrgula, o ponto de interrogao e o ponto de exclamao ? 6) Voc usou travesso nos dilogos ? 7) Voc acentuou, corretamente, as palavras usadas na redao ? 8) Voc observou a ortografia das palavras ? 9) Sua letra est legvel ? 10) Voc observou a concordncia do verbo com o sujeito: Exemplo: A Gabi gosta de fruta. Ns gostamos de fruta. De acordo com as respostas, releia sua redao. Tente corrigir o que no est certo. Seu(a) professor(a) ir ajud-lo nessa tarefa.

"Aprendemos a escrever bem, escrevendo e lendo bons livros." Voc costuma ler ?

- 165 -

ATIVIDADE 2 - MONTAGEM DA FICHA ORTOGRFICA a) Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc sublinhou nos poemas. b) Usando as palavras do quadro, preencha as lacunas com aquelas que, de acordo com seu significado, fazem sentido na frase. c) Ler com ateno as frases. Um assado diferente

queijo fresquinho liquidificador lquido branquinho quiabo fiquei - quieto daquele esquisito esquerda quintal coqueiro coquinhos - Chiquinho leque queixada questionrio naquele queimado quinto - quinteto

1) Botei um _________________ _________________ no meu _________________, ficou _________________ _________________, liso que nem _________________.

2) _________________

_________________ num canto esperando o resultado

_________________ assado.

3) Depois andei _________________ do fundo do meu _________________para colher no _________________ alguns _________________.

4) A chegou ______________ se abanando com um _________________ a sua reta _________________. Trazia-me um _________________ _________________ horrio.

5) Ento Chiquinho sentiu um cheiro de _________________.

6) Corri para abrir o forno, um _________________ do que pusera no ficara na panela.

7) Na panela, onde coloquei o queijo, fora tambm enfornado um _________________ de esfaimados ratinhos muitos safados.

Um conjunto desarmonioso
- 166 -

quis quinteto questo - quando

1) Eu _________________ formar um _________________ de quatro vozes diversas.

2) Era um _________________ pesado. A que estava a _________________. _________________ cantavam em conjunto, s se ouvia um vozeiro parecendo o do bicho papo. ATIVIDADE 3 - FICHA ORTOGRFICA

Coloque, no quadro abaixo, as palavras que voc utilizou para preencher as lacunas. Seu(sua) professor(a) ditar outras at a de nmero 30. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Palavras a serem ditas pelo(a) professor(a) para completar esta e as demais atividades: vaqueiro quilo aquilo quiser - quente.

- 167 -

ATIVIDADE 4 - PESQUISA NO DICIONRIO Coloque as palavras do quadro anterior em ordem alfabtica, procurando no dicionrio o significado daquelas que voc no conhece. Que palavras do quadro abaixo sofreram modificao com a Reforma Ortogrfica? Palavras 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Proposta: Agora a sua vez. Faa no seu caderno um poema com as palavras aprendidas. Sinnimos 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30 Palavras sinnimos

- 168 -

ATIVIDADE 5 -

FIXAO DAS DIFICULDADES E PRONNCIA CORRETA DAS PALAVRA

Complete as palavras abaixo, lendo-as em seguida: fi__ __ __i __ __ __imado da__ __ __le va__ __ __iro __ __ __abo

__ __ __lo

a__ __ __lo

__ __ __ndo

fes__ __ __nho

__ __ __ntal

na__ __ __le

__ __ __nteto

es__ __ __sito

__ __ __nte

__ __ __eto

__ __ __sto

__ __ __stionrio

es__ __ __rda

__ __ __ijo

co__ __ __iro

co__ __ __nhos

le__ __ __

__ __ __nto

bran__ __ __nho

__ __ __ixada

__ __ __s

__ __ __ser

__ __ __nteto

li__ __ __dificador

l__ __ __do

- 169 -

You might also like