You are on page 1of 4

Associao Cultural Nova Acrpole do Brasil

MARCO MORETTO NETO

O QUE TICA?

So Caetano do Sul 2007

O Que tica?
Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto. a parte da filosofia que trata das obrigaes do homem. Atualmente bem comum confundir os termos tica e moral. As explicaes para isso podem ser encontradas na etmologia uma vez que tica vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente tica e moral so palavras sinnimas. Para os Gregos tica / moral estavam intrinsecamente relacionadas uma vez que era inconcebvel que as idias no fossem aplicadas no cotidiano do cidado. Atualmente o homem tornou-se um ser multifacetado e aquilo que pensa no se reflete necessariamente no que fala e em como age. Da tambm tambm podemos aferir a distncia entre os significados de tica e moral. Esta falta de alinhamento tico, a distncia entre o que se pensa e as aes praticadas, a causa de muitos conflitos existenciais. Encontramos em textos sobre o tema vrios modos de diferenciar a tica da moral: 1. tica princpio, moral so aspectos de condutas especficas; 2. tica permanente, moral temporal; 3. tica universal, moral cultural; 4. tica regra, moral conduta da regra; 5. tica teoria, moral prtica. Portanto, a tica, mais prxima do campo filosfico, est ligada as idias, princpios, enquanto que a moral reflete os costumes.

O conceito de tica em Scrates, Plato e Aristteles


interessante observar que a filosofia grega atinge seu esplendor terico justamente no momento de sua maior decadncia material. Scrates, Plato e Aristteles vivem justamente no momento que a sociedade grega em geral, e a ateniense em particular, vive seu ponto mais baixo cuja culminao ser a unificao e dominao dos helenos pelos macednios de Filipe e Alexandre. nesse contexto de decadncia e crise moral que os esforos intelectuais de Scrates, Plato e Aristteles devem ser entendidos. Quando se enxerga a questo por este prisma, o fato de Scrates ter "inventado" a tica revela no o surgimento de uma nova ordem, mas antes a necessidade de se refletir, sistematizar e defender conceitos que antes eram dados como automticos, em especial quanto essncia da tica, ou seja, as relaes entre o bem comum e a felicidade individual. O pressuposto bsico da tica de Scrates que basta saber o que bondade para que se seja bom - pode parecer ingnuo no mundo de hoje, no qual j est profundamente gravado na nossa mente que s algum grau de coero capaz de evitar que o homem seja mau. Na sua poca era uma noo perfeitamente coerente com o pensamento ainda que no com a prtica da sociedade grega.

Antes dele no teria havido uma reflexo organizada sobre a tica e o "homem moral" a no ser o relativismo dos sofistas, neste sentido inegvel que ele o "Pai da tica. Contudo preciso ponderar que desde perodos mais antigos havia uma identidade perfeita entre o bem comum e o bem individual to arraigada na mente grega que talvez tal reflexo no fosse necessria ou sequer capaz de ser concebida. S a dissociao de ambas na decadncia grega que teriam, pela primeira vez, postulado a necessidade de alguma teoria que explicasse esta dualidade. Como chegar a estes valores absolutos que guiariam o homem? Scrates no d uma resposta absoluta, antes prope um mtodo para se chegar a resposta, demolindo as vises correntes, mostrando quo ilusrias eram as certezas, abalando as convices arraigadas atravs de questionamentos implacveis. Scrates um perguntador, disposto a arrancar as pessoas da v certeza vaidosa na qual se encontram para faz-las mergulhar mais profundamente em suas conscincias em busca de respostas. A elas ele no oferece nenhuma resposta, apenas a esperana que ao fim haver respostas definitivas, mas que estas no podem ser compreendidas sem provocar uma mudana do prprio homem. A mais profunda garantia da sua tica justamente este potencial auto-reconstrutivo da verdade quando vista sem os vus das aparncias e vaidades, um conhecimento capaz de por si s, tornar o homem mais sbio e melhor.

A sociedade perfeita
Plato e a necessidade de construir a "Cidade Perfeita" guiada pela tica A resposta de Plato necessidade de se resgatar o velho sentido da tica, da Justia e da Moral, perdidos durante o perodo de crescimento e enriquecimento de Atenas, contaminados pela hipocrisia, a "volta a uma sociedade mais simples". Mas no uma volta ao passado real, antes a um passado imaginrio situado em algum lugar no futuro no qual os velhos valores renovados a partir das indagaes e crticas de Scrates possam orientar uma sociedade estvel que tende perfeio. O eixo da ampla reforma sugerida por Plato para construir a sociedade perfeita a substituio da plutocracia que reinava na Atenas Imperial dos mercadores por uma "timocracia do esprito" na qual os governantes seriam os melhores dentre os homens de seu tempo em termos de conhecimento e sabedoria. Mas as implicaes da utopia platnica no param por a. necessrio limitar ao mnimo a propriedade, tornar-se vegetariano como proposto por Pitgoras e at extinguir as unidades familiares de forma a garantir que todos se sintam irmos de fato porque criados pelo Estado, no por famlias. Ele no se prope a eliminar os mercadores e agricultores, mas limitar-lhes a ao e, sobretudo, privar-lhes por completo do poder poltico. A eles no seria imposta a dura disciplina da posse em comum das mulheres, das dietas e exerccios rigorosos, mas exige-se obedincia lei dura e s ordens dos Guardies, a elite dirigente concebida por Plato Sobre estes Guardies pesa tal grau de regras e responsabilidades que a escolha deixa de ser um privilgio para tornar-se um sacrifcio, s concebvel para aqueles que conseguem realmente compreender que a eudaimonia exige perfeita identidade entre o bem comum e a satisfao pessoal. Insatisfeito com os rumos da democracia, Plato concebe um sistema de governo no qual a educao universal rgida e valorizada serve tanto como elemento

selecionador de quais elementos entraro na classe dos Guardies, como elemento da formao destes guardies. No pensamento de Plato, portanto, o reencontro da tica e da realidade se d atravs de uma grande reforma social, poltica e econmica que torne a cidade mais simples, mais desligada dos valores materiais, mais igualitria. A preservao desta nova cidade s poderia ser feita se o poder fosse centralizado neste estrato dominante dos guardies para os quais a simplicidade e a privao bem como a educao deveriam ser ainda mais rgidos.

O caminho do meio
Aristteles e a moderao das paixes como caminho da felicidade Enquanto Plato sonha com uma sociedade ideal na qual no praticar o bem torna-se uma impossibilidade tal a extenso das instituies que eliminam a vida privada, Aristteles prope o que, de certa forma, pode ser compreendido como um caminho contrrio. Para ele a Lei deve ser capaz de compreender as limitaes do ser humano, aproveitar-se das suas paixes e instintos, e produzir instituies que promovam o bem e reprimam o mal. Assim se para Plato a Lei deve moldar o real, para Aristteles o real deve moldar a Lei, nica forma de seu cumprimento ser possvel a todos. A exposio destes conceitos na tica de Aristteles parece estar diretamente dirigida contra a Utopia platnica que, na viso de Aristteles, est condenada ao fracasso porque no respeita os impulsos do homem, seus apetites e paixes. A essncia da virtude seria, ento, a moderao entre os extremos. Aristteles est preocupado em termos de tica como no restante da sua filosofia em encontrar regras claras que possam ser conhecidas, rotuladas, catalogadas. Ele tambm no est preocupado em uma utopia mirabolante, mas em construir uma sociedade com os homens que esto disponveis, no com super-homens idealizados, assim tenta construir uma viso de tica que seja capaz de atender maioria.

Concluso
Continuidades e rupturas nas trs ticas H elos que ligam os conceitos de tica defendidos por Scrates a noo que basta saber o que o Bem para pratic-lo por Plato segundo o qual essencial conhecer a Idia Geral do Bem e por Aristteles para quem o Bem equivale moderao das paixes. Todos os trs estabelecem como fonte da tica a noo que a Felicidade entendida no sentido mais amplo da eudaimonia era a recompensa dos virtuosos. Em outras palavras, enquanto Scrates formula o problema, Plato tenta criar uma tica Ideal que molde os homens a viver na virtude, enquanto Aristteles busca uma tica do Possvel, que no desrespeite a paixes humanas ignoradas por Plato para quem o homem uma tabula rasa na qual qualquer coisa pode ser escrita mas antes as oriente pelo caminho da ponderao at a maturidade racional do equilbrio.

You might also like