You are on page 1of 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

SETOR DE CINCIAS DA SADE HOSPITAL DE CLNICAS DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Edital n 001/2012 HC - Edital n 001/2012 HT
Anos

Prova Geral 06/11/2011

001 Residncia Mdica


INSTRUES
1. Aguarde autorizao para abrir o caderno da prova. 2. Confira, abaixo, seu nmero de protocolo e nome. Assine no local indicado. 3. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 4. Nesta prova, as questes so de mltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 6. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendose o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 7. No carto-resposta, a marcao de mais de uma alternativa em uma mesma questo, rasuras e o preenchimento alm dos limites do crculo destinado para cada marcao podero anular a questo. 8. No haver substituio do carto-resposta por erro de preenchimento. 9. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a excluso do candidato deste concurso. 10. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para devolver o caderno da prova e o cartoresposta, devidamente assinados, e a ficha de identificao. 12. O tempo para o preenchimento do carto-resposta est contido na durao desta prova. 13. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo. DURAO DESTA PROVA: 4 HORAS
INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

Pediatria

Ginecologia e Obstetrcia

Cirurgia Geral

Clnica Mdica

Medicina Preventiva e Social

ASSINATURA DO CANDIDATO

..................................................................................................................................................................................................................................

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 -

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 -

RESPOSTAS 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 -

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 -

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 -

81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 -

91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 -

PEDIATRIA
01 - Um lactente de 8 meses, com histria de diarreia, vmitos e poliria h 3 dias, d entrada no pronto-atendimento com mucosas secas, olhos encovados, turgor frouxo de subcutneo, distenso abdominal e hipotonia generalizada. O eletrocardiograma evidencia depresso de segmento ST e onda T invertida. Alm da reposio de volume para correo da desidratao, qual on devera ser reposto, alm das necessidades bsicas dirias? a) b) c) d) e) Potssio. Sdio. Clcio. Fsforo. Magnsio.

02 - Em relao laringotraqueobronquite (crupe), considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. a principal causa de insuficincia respiratria aguda alta em crianas. Frequentemente, os quadros so acompanhados de hipoxemia grave, desde o incio. Existe reao inflamatria nas regies glticas e subglticas. So indicaes de nebulizao com adrenalina a presena de estridor moderado, de hipoxemia e de retrao esternal. A nebulizao com heliox tem efeito inferior nebulizao com adrenalina quanto melhora dos escores clnicos de gravidade.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1, 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

03 - Em relao ao desenvolvimento neuropsicomotor do lactente, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. O permetro craniano aumenta 1,5 a 2 cm ao ms nos primeiros 12 meses de vida. O reflexo de Magnus-Kleijn pode persistir at os 3 a 4 meses de idade. O reflexo cutneo plantar em extenso pode estar presente nas crianas normais de 12 meses de idade. A fontanela anterior pode persistir aberta at o perodo de 18 a 24 meses de idade. O tnus muscular diminudo com arreflexia pode ser normal nos primeiros 3 dias de vida.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras.

04 - Um lactente de 14 meses apresentando irritabilidade atendido no pronto-atendimento. O desenvolvimento psicomotor normal. Ao exame apresenta macrocrania, com fronte saliente. A curva de crescimento do permetro o ceflico mostra que este se encontra no 2 desvio padro positivo desde o nascimento. A fontanela anterior ampla, pulstil com palpao normal. Pais referem queda do colo da irm h 3 dias, sem necessidade de atendimento hospitalar. Pai apresenta macrocrania. Assinale a alternativa que corresponde etiologia mais provvel para o caso. a) b) c) d) e) Hidrocefalia por provvel estenose de aqueduto de Sylvius. Hematoma subdural. Macrocrania no progressiva, provavelmente familiar. Tumor cerebral supratentorial com comprometimento da circulao liqurica. Malformao vascular aneurisma de veia de Galeno.

05 - A.M.B., 6 anos, foi internado na emergncia peditrica por estado de mal asmtico. Qual, entre os dados abaixo, o mais importante preditor de desenvolvimento de estafa respiratria e de necessidade de ventilao mecnica? a) b) c) d) e) Hipoxemia. Hipercapnia. Hipocapnia. Tiragem intercostal. Taquipneia.

06 - Criana de 3 anos e 6 meses atendida em coma, aps quadro de meningite meningoccica. Ao exame, apresenta apneia, atonia generalizada, pupilas midriticas e sem resposta ao estmulo luminoso, ausncia de reflexos oculares, corneano, de tosse e sem resposta s provas calricas. Associam-se ao quadro hipotermia e hipotenso arterial. Com relao a esse caso, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Os procedimento para definio de morte enceflica s devem ser iniciados aps realizao de tomografia computadorizada de crnio. ( ) O exame do BERA Potencial Evocado Auditivo do Tronco Cerebral essencial para o diagnstico de morte enceflica. ( ) Para o diagnstico de morte enceflica, h necessidade da realizao de dois eletroencefalogramas. ( ) O teste de apneia deve ser realizado de imediato e, se os nveis de pCO2 mantiverem-se acima de 40 mmHg, possvel confirmar a presena de disfuno do tronco cerebral. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V V. V V V V. V F F F. F V F F. F F V F.

07 - Adolescente de 13 anos encaminhado por tosse produtiva, febre e perda de peso h 2 meses. Me com tuberculose bacilfera em tratamento h 10 dias. Ao exame, encontra-se emagrecido e apresenta estertorao grossa esparsa em campos pleuro-pulmonares. Prova tuberculnica no reatora; radiografia de trax com infiltrado peri-hilar; bacterioscopia de escarro com BAAR+. De acordo com as diretrizes para tratamento da tuberculose no Brasil, o esquema teraputico e o tempo de tratamento preconizado para o caso : a) b) c) d) e) rifampicina (6 meses), isoniazida (6 meses) e pirazinamida (2 meses). rifampicina (6 meses), isoniazida (6 meses), pirazinamida (2 meses) e etambutol (2 meses). rifampicina (4 meses), estreptomicina (2 meses), isoniazida (6 meses) e pirazinamida (2 meses). rifampicina (4 meses), isoniazida (6 meses), pirimetamina (6 meses) e etambutol (2 meses). rifampicina (6 meses), estreptomicina (2 meses) e etionamida (2 meses).

08 - A meningite bacteriana uma infeco aguda grave, potencialmente fatal, que acomete as leptomeninges. Em relao etiopatogenia dessa enfermidade, correto afirmar: a) b) c) d) e) A maior parte dos casos ocorre por disseminao hematognica a partir da colonizao de nasofaringe. A invaso do sistema nervoso central ocorre principalmente por contaminao direta das leptomeninges. O mecanismo de contiguidade o mais frequente nas crianas, tendo como foco primrio sinusite ou otite mdia aguda. Os principais agentes responsveis pelas meningites em crianas so: Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae no tipvel e Streptococcus pneumoniae. A principal forma de contaminao das leptomeninges a translocao bacteriana a partir de focos cutneos e genitourinrios.

09 - Um menino de 30 dias de vida apresenta, h 15 dias, descamao amarelada na regio frontal e parietal do couro cabeludo; h 10 dias, leses eritematosas que iniciaram na regio retroauricular, pescoo, axila e prega inguinal; h 3 dias, eritema difuso no tronco. A criana alimenta-se e dorme bem e apresenta ganho ponderal satisfatrio. Baseado nesses dados, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) A localizao das leses e a idade sugerem a possibilidade de dermatite de contato. A localizao das leses e a sintomatologia associada sugerem diagnstico de dermatite atpica. A presena de leso difusa e a localizao inicial so sugestivas de farmacodermia. A localizao inicial das leses e a idade sugerem o diagnstico de dermatite seborreica. A extenso das leses e evoluo clnica sugerem a possibilidade de imunodeficincia.

10 - As dermatoses infecciosas so frequentes na prtica diria do pediatra. Com relao s infeces cutneas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A tinea pedis infrequente nas crianas pequenas, mais comum nos adolescentes e adultos e facilitada pela umidade e macerao. ( ) A candidase oral se caracteriza por leses branco-acinzentadas da lngua, palato e mucosa bucal e gengival, mais comum em neonatos e lactentes. ( ) O molusco contagioso caracterizado por vesculas localizadas nas mos e ps e seu agente causal o Coxsackie vrus. ( ) O impetigo uma infeco superficial da pele causada por estreptococo, estafilococo ou ambos, contagiosa e comum em lactentes e crianas. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V F V. V F F F. F F V V. V V V F. F F F V.

11 - A escabiose uma doena frequente em nosso meio, cujo diagnstico baseado na histria de prurido associado a leses de pele caractersticas. Sobre a escabiose em lactentes, correto afirmar: a) b) c) d) e) A localizao mais frequente das leses nessa faixa etria so a prega cubital e popltea. A presena de leses palmoplantares pode ser observada nessa faixa etria. O tratamento da me poder ser dispensado em decorrncia da amamentao. A epidemiologia no um dado importante para o diagnstico nessa faixa etria. As condies imunolgicas nessa faixa etria impedem a infeco pelo Sarcoptes scabiei.

12 - Uma criana do sexo feminino, com 11 meses de idade, levada ao pediatra por falta de apetite e palidez. Histria de prematuridade e aleitamento materno exclusivo at os 2 meses de idade, sendo ento introduzido leite de vaca. Sem ictercia neonatal. Hemograma: hemoglobina = 7,1 g/dL, hematcrito = 21%, VCM = 55 fl, reticulcitos = 0,5%, 3 3 leuccitos = 6000/mm e plaquetas = 700.000/mm . Assinale a alternativa que apresenta a hiptese diagnstica mais provvel e os exames necessrios para confirmao. a) b) c) d) e) Esferocitose e fragilidade osmtica. Anemia ferropriva e eletroforese de hemoglobina. Talassemia e dosagem de hemoglobina fetal. Deficincia de G6PD e dosagem de G6PD. Anemia ferropriva e dosagem de ferro srico e ferritina.

13 - Em consulta de rotina, pediatra palpa massa de consistncia endurecida, bordos regulares, indolor palpao, ocupando fossa lombar esquerda, sem ultrapassar linha mdia, em uma menina de 2 anos, sem outras queixas. Solicitado hemograma, com resultado normal, e parcial de urina, demonstrando hematria microscpica. O diagnstico mais provvel : a) b) c) d) e) neuroblastoma. tumor de Wilms. carcinoma de suprarrenal. tumor de clulas germinativas. linfoma de Burkitt.

14 - Lactente de 6 meses apresenta quadro de febre, coriza e tosse. No terceiro dia de evoluo, apresenta piora do quadro, com dificuldade respiratria, sibilncia, tiragem intercostal e subcostal. Histria familiar: me com asma, sem relatos de outras doenas na famlia. No h histria de outros episdios de sibilncia ou outras intercorrncias. Nasceu de parto normal com 34 semanas de idade gestacional e recebeu oxignio por cateter nasal durante 3 dias. Tem teste do pezinho com tripsina imunorreativa positiva no primeiro teste, porm negativa no segundo. O diagnstico mais provvel nesse caso : a) b) c) d) e) bronquiolite viral aguda. asma. fibrose cstica. bronquiolite obliterante. doena pulmonar crnica da prematuridade.

15 - A hemorragia peri-intraventricular (HPIV) uma das leses cerebrais mais comuns em recm-nascidos prematuros. Em relao a essa complicao, assinale a alternativa correta. A HPIV uma hemorragia intracraniana que se origina na matriz germinativa subependimria e que afeta principalmente recm-nascidos prematuros tardios (com idade gestacional entre 34 e 36 semanas), que so mais sujeitos asfixia perinatal. b) Entre os fatores de risco para HPIV, podem ser citados a hiperxia, a hipocapnia e o aumento da presso venosa cerebral. c) A dilatao ventricular ps-hemorrgica pode ocorrer dias ou semanas aps incio da HPIV, porm nem toda dilatao ventricular evolui com hidrocefalia que exija teraputica especfica. d) A tomografia computadorizada de crnio o exame de escolha para triagem e diagnstico da HPIV, pois permite estabelecer o seu grau e estabelecer com preciso a presena de dilatao ventricular. e) O fenobarbital pode ser utilizado na primeira semana de vida para preveno da HPIV. 16 - Chega Unidade Bsica de Sade um recm-nascido que nasceu de parto domiciliar h cerca de 3 horas, pesando 3200 gramas. A me refere que a gestao era a termo (39 semanas) e transcorreu sem intercorrncias durante o prnatal. A acompanhante relata que o recm-nascido apresentou choro forte ao nascimento. A laqueadura do cordo umbilical ocorreu somente no momento do atendimento mdico na Unidade Bsica de Sade. Ao exame, o recmnascido apresentava-se pletrico, hipoativo e com cianose de extremidades. Qual dos exames abaixo fundamental para esclarecimento diagnstico nesse caso? a) b) c) d) e) Ultrassonografia cerebral. Gasometria arterial. Dosagem de meta-hemoglobina. Dosagem de clcio srico. Hematcrito. a)

17 - Em relao ao exame fsico do recm-nascido a termo, nas primeiras 24 horas de vida, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. Ao avaliar a frequncia respiratria, a ocorrncia de perodos de apneia no deve preocupar o pediatra, j que esse fenmeno decorre da respirao peridica, tpica dos recm-nascidos. A ausculta de sopros cardacos tem menor importncia no perodo neoanatal do que em qualquer outra poca, j que recm-nascidos podem ter anomalias cardacas graves sem apresentar sopro ausculta e que fenmenos funcionais, como o fechamento do canal arterial, podem gerar sopros cardacos transitrios. A ictercia extremamente comum no recm-nascido, devendo-se imaturidade na conjugao heptica da bilirrubina, e no requer, nesse momento, a realizao de nenhum exame complementar para esclarecimento diagnstico. Manchas monglicas consistem em leses pigmentadas azul-acinzentadas, geralmente com localizao lombossacral, que, quando presentes, requerem a realizao de exames complementares para excluso de espinha bfida oculta. O corrimento vaginal, em geral esbranquiado e mucoso, comumente encontrado em meninas e no tem significado patolgico.

3.

4.

5.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras.

18 - Recm-nascido a termo, peso de nascimento 2980 gramas, escore de Apgar de 9 e 10, respectivamente, no 1 e 5 minutos, exame fsico normal na sala de parto, encaminhado ao alojamento conjunto. A me realizou 10 consultas de pr-natal e relata que no houve intercorrncias durante a gestao. O parto foi vaginal, com ruptura de membranas no momento do parto. Com 36 horas de vida, o recm-nascido iniciou com gemncia e dificuldade para mamar. Ao exame: FC = 160 bpm, FR = 68 ipm, bulhas normofonticas, sem sopros, murmrio vesicular audvel bilateralmente, sem rudos adventcios, fgado a 2 cm do rebordo costal direito. Transferido para UTI Neonatal, evoluiu 6 horas aps com piora do esforo respiratrio, FR= 80 ipm, FC = 180 bpm, fgado a 4,5 cm do rebordo costal direito e pulsos perifricos impalpveis. Qual a medida teraputica especfica que deve ser instituda de imediato? a) b) c) d) e) Vancomicina + cefotaxima. Surfactante exgeno. xido ntrico inalatrio. Prostaglandina E2 endovenosa. Indometacina endovenosa.

19 - Uma menina de 10 anos trazida pelos pais para avaliao de ganho excessivo de peso h dois anos, aps realizao de amigdalectomia. Nos ltimos seis meses, me referiu aumento de 3 kg e 3 cm. Pratica esporte nas aulas de educao fsica; em casa pouco ativa. Faz uso de fluticasona spray nasal, uma aplicao noite, h vrios anos, para tratamento de rinite alrgica. Pais saudveis, pai com 172 cm (25 percentil) 70 kg (50 percentil) e me com 155 cm (10 percentil) e 58 kg (50 percentil). Ao exame, a paciente apresentou estatura de 143 cm (75 percentil), 49 kg (95 percentil), IMC de 24 (> 95percentil), circunferncia abdominal de 70 cm (> 95 percentil), circunferncia de quadril de 75 cm e escurecimento de pele na regio de pescoo, com espessamento da pele. Considerando esses dados, qual o diagnstico mais provvel? a) b) c) d) e) Obesidade endgena. Sndrome de Cushing iatrognica. Obesidade exgena. Hiperinsulinismo primrio. Paciente no obesa, pois o peso est na faixa de normalidade para a idade.

20 - Sobre as causas da baixa estatura na infncia, identifique os agrupamentos de fatores a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F): ( ( ( ( ) ) ) ) Doena celaca, anemia crnica e hipertireoidismo. Puberdade precoce, hiperplasia adrenal congnita e hipertireoidismo. Hipotireoidismo, doena celaca e insuficincia renal crnica. Uso crnico de glicocorticoides, craniofaringeoma e deficincia de hormnio de crescimento.

Em seguida assinale a alternativa que corresponde sequncia correta, de cima para baixo: a) d) b) c) e) V F V F. F F V F. F V F V. V V F F. F F V V.

GINECOLOGIA E OBSTETRCIA
21 - A anticoncepo de emergncia deve ser usada em todas as situaes em que a mulher manteve relaes sexuais sem a proteo contraceptiva e no h desejo de gravidez, nas primeiras 72 horas aps o coito, inclusive para as mulheres vtimas de violncia sexual. Sobre o mtodo anticoncepcional a ser usado, assinale a alternativa correta. O mtodo preferido deve ser o de Yuspe, por via oral, porque mais eficaz e ocasiona menos efeitos colaterais. Deve-se preferir sempre o uso de um injetvel mensal, porque a eficcia maior e os efeitos colaterais raramente ocorrem. c) A preferncia deve ser pelo uso do levonorgestrel, por via oral, por ter maior eficcia e menos efeitos colaterais. d) A eficcia de qualquer mtodo baixa, em torno de 30%, e os efeitos colaterais acontecem no mesmo percentual em todas as situaes. e) O mtodo mais eficaz o sistema intrauterino, contendo levonorgestrel, sendo que a ocorrncia de efeitos colaterais com esse mtodo rara. 22 - Tem sido bastante estudada a fisiologia sexual de homens e mulheres, desde os trabalhos pioneiros de Masters & Johnson vrias dcadas atrs. Durante as fases da resposta sexual da mulher, um fenmeno que acontece descrito como plataforma orgsmica. Assinale a alternativa que explica o que essa ocorrncia. a) b) c) d) e) Acontece durante a excitao sexual o tero inferior da vagina fica mais intumescido e espesso. Acontece somente na fase de orgasmo a dilatao do 1/3 da vagina mais prximo ao tero. um fenmeno observado durante a fase de resoluo o relaxamento muscular perivaginal prximo ao tero. Ocorre apenas durante o desejo sexual a transudao vaginal. Ocorre durante a fase final do orgasmo so contraes involuntrias musculares. a) b)

23 - Os estudos de prevalncia de uso de contraceptivos por mulheres brasileiras em idade reprodutiva tm mostrado que os contraceptivos hormonais orais esto entre os mtodos contraceptivos mais usados. Com relao a esses mtodos, assinale a alternativa correta. Os contraceptivos hormonais orais contendo apenas progestagnio geralmente ocasionam ciclos menstruais regulares nas usurias. b) Os contraceptivos hormonais orais combinados tm na sua composio o mestranol e o acetato de medroxiprogesterona. c) Todos os contraceptivos hormonais orais tm na sua composio um estrognio sinttico. d) O progestagnio existente nesses contraceptivos combinados serve apenas para regularizar os ciclos: o que funciona como contraceptivo o estrognio. e) Mulheres jovens com diabetes sem leso vascular podem usar contraceptivos hormonais orais combinados de baixa dose. 24 - Com relao ao DIU (dispositivo intra-uterino), usado como anticonceptivo pela mulher, correto afirmar: Somente podem usar esse mtodo as mulheres que j tm filhos. O DIU T Cu 380 A tem uma durao aprovada de 5 anos, aps ser inserido no tero da mulher. obrigatria a avaliao peridica semestral das usurias de DIU com ultrassonografia, para ver a exata localizao do dispositivo. d) Segundo a OMS (Organizao Mundial da Sade), usurias de DIUs com cobre tm maior risco de DIP (doena inflamatria plvica) apenas nos primeiros 20 dias aps a insero. e) Existe um risco aumentado de tromboembolismo em usurias de DIU com cobre. 25 - Com relao sndrome dos ovrios policsticos e a associao com infertilidade feminina, correto afirmar: a) b) c) d) e) O mtodo de escolha para induo da ovulao so as gonadotrofinas hipofisrias FSH+LH. a causa mais comum de oligo-ovulao e anovulao em mulheres que apresentam infertilidade. No existe relao com anovulao em mulheres infrteis. Essas mulheres s tm alguma chance de engravidar quando submetidas s tcnicas de reproduo assistida. S pode existir infertilidade em mulheres com amenorreia h mais de um ano. a) b) c) a)

26 - O atendimento s mulheres vtimas de violncia sexual feito na Maternidade do Hospital de Clnicas da UFPR, conforme o programa nacional do Ministrio da Sade. Com relao s mulheres que procuram o servio nas primeiras 72 horas aps a violncia, correto afirmar: a) Deve ser oferecida profilaxia medicamentosa para doenas sexualmente transmissveis para todas as mulheres que sofreram violncia sexual. b) A profilaxia medicamentosa deve ser feita apenas quando o exame ginecolgico evidenciar a presena de uma doena sexualmente transmissvel. c) No se justifica a utilizao de medicao com vistas profilaxia das doenas sexualmente transmissveis para todas as mulheres vtimas dessas relaes sexuais. d) A taxa de retorno para seguimento dessas vtimas bastante alta, portanto, no precisa fazer profilaxia na primeira consulta, aguardando-se at o primeiro retorno para avaliao. e) S est indicada a profilaxia medicamentosa nos casos de relaes sexuais anais foradas.

27 - Uma paciente de 18 anos vem consultar por amenorreia primria. Sobre esse caso, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) Se for um caso de hipogonadismo, a dosagem de FSH pode indicar se o problema em nvel central ou ovariano. Pacientes com hipogonadismo hipergonadotrfico devem ser avaliadas com caritipo, pois a etiologia pode ser disgenesia gonadal. c) Se a paciente apresentar desenvolvimento de mamas e ausncia de tero e vagina, o caritipo pode diferenciar agenesia mulleriana de insensibilidade andrognica. d) Pacientes com deficincia de GnRH apresentam amenorreia primria com hipogonadismo hipergonadotrfico. e) Hmen imperfurado pode ser a causa da amenorreia primaria se a paciente no tem hipogonadismo.

28 - Uma paciente de 30 anos, portadora de dor plvica crnica, de carter cclico, acompanhada de dispareunia, tem suspeita clnica de endometriose. Assinale a alternativa correta em relao ao diagnstico. a) b) c) d) O exame especular visualiza com frequncia as leses endometriticas vaginais nas pacientes com dispareunia. Nveis de Ca 125 elevados se constituem no padro ouro para o diagnstico da endometriose inicial. Dor mobilizao do tero ao toque bimanual confirma o diagnstico de endometriose plvica. A ultrassonografia plvica til para identificar os cistos endometriticos e as leses reto-vaginais, dispensando a laparoscopia. e) A laparoscopia o melhor mtodo para o diagnstico da endometriose, pois os achados podem incluir as leses endometriticas discretas.

29 - Uma mulher vai Unidade de Sade com queixa de corrimento genital. Sobre a avaliao clnico-laboratorial, assinale a alternativa INCORRETA. a) A visualizao de um colo frivel e sangrante, com muco-pus leva suspeita clnica de uma infeco por clamdia e/ou gonorreia. b) Na dvida entre vaginose e trichomonase, o pH vaginal deve ser utilizado para o diagnstico diferencial. c) A presena de hifas ao exame a fresco pode ser melhor observada com a adio de KOH 10% na lmina. d) Uma paciente com corrimento cujo parceiro tenha secreo uretral deve ser tratada para cervicite mesmo sem achados clnicos sugestivos, segundo o fluxograma do programa nacional de DST/AIDS do Ministrio da Sade. e) O exame a fresco confirma o diagnstico de tricomonase e de candidase, mas no de infeco por clamdia.

30 - Uma paciente 30 anos recebeu o laudo do exame de Papanicolaou cujo resultado foi: NIC 2 (neoplasia intraepitelial cervical grau 2), candidase e componente inflamatrio moderado. Qual a orientao correta nessa situao? Tratar a candidase e orientar a paciente a repetir o preventivo anualmente, pois a infeco por fungo causa comum de NIC 2. b) Convocar o marido para exame de peniscopia, e caso no seja detectada leso por HPV (papiloma vrus humano), a paciente pode ser acompanhada com preventivo anual. c) Tratar a candidase, indicar a colposcopia e bipsia para identificar e confirmar leses de alto grau. d) Indicar de imediato uma conizao, pois NIC 2 uma leso de alto grau e, portanto, no necessria bipsia. e) Solicitar sorologia para HPV (IgM e IgG) para confirmar o diagnstico de NIC 2 e depois discutir a conduta. 31 - Uma paciente de 18 anos, menarca aos 11 anos, h 1 ano apresenta ciclos menstruais oligomenorreicos com perodos de amenorreia e hirsutismo ao exame. Para caracterizar a sndrome dos ovrios policsticos (SOP) nessa paciente, necessrio: a) b) c) d) e) confirmar a presena de Acantosis nigricans. confirmar a presena de obesidade e hiperinsulinemia. excluir outras causas de oligomenorreia e hiperandrogenismo. confirmar a presena de ovrios policsticos ao ultrassom, pois ovrios morfologicamente normais excluem o diagnstico de SOP. confirmar os nveis de testosterona no sangue elevados (acima de 80 ng/dL). a)

32 - Paciente de 56 anos, menopausada, procura unidade de sade por apresentar sensao de peso em baixo ventre. Ao exame, constata-se prolapso genital total com cistocele e retocele acentuada. A paciente no tem fatores de risco cardiovascular e no faz uso de nenhum medicamento. Qual a conduta correta nesse caso? a) A histerectomia vaginal com correo do assoalho plvico a alternativa mais indicada nessa situao. b) Mudanas nos hbitos de vida e fisioterapia uroginecolgica para reforar o assoalho plvico so suficientes para reverter o prolapso. c) O uso de pessrios vaginais por 1 ano associados fisioterapia uroginecolgica se constituem na primeira indicao de tratamento do prolapso genital total. d) Estrogenioterapia tpica, pois, nas pacientes menopausadas, melhorando-se o trofismo genital, o prolapso revertido sem necessidade de cirurgia ou pessrios. e) A correo da cistocele e da retocele (colpoperienoplastia) so suficientes para promover a regresso do prolapso uterino e deve ser a primeira indicao cirrgica.

33 - Uma adolescente admitida no servio de emergncia por hemorragia genital. Refere menarca h 4 meses, ciclos hipermenorrgicos e atualmente est sangrando h 20 dias. Ao exame, palidez de pele e mucosas, pulso filiforme, PA = 80/50 mmHg. Assinale a alternativa que apresenta a orientao correta. a) Pelo fato de a menarca ter ocorrido h 4 meses, trata-se de um sangramento disfuncional. Nesse caso, a paciente deve ser acompanhada ambulatorialmente e orientada a manter um registro menstrual. b) Internar, estabilizar hemodinamicamente, iniciar hormonioterapia e pesquisar coagulopatia que pode ser a causa da menorragia. c) Internar a adolescente para histeroscopia ou curetagem uterina, para afastar leses orgnicas, e manter contraceptivos hormonais combinados por 1 ano. d) Afastar gravidez e abortamento e acompanhar ambulatorialmente com calendrio menstrual, para confirmar o sangramento disfuncional. e) Por se tratar de um sangramento disfuncional, iniciar com contraceptivos hormonais combinados orais, em doses baixas, e manter o esquema cclico por 3 meses.

34 - Mulher de 25 anos de idade, primigesta, comparece ao pr-natal em consulta de rotina de 30 semanas de gestao, sem queixas. Na sua evoluo, os exames laboratoriais de rotina do incio da gravidez encontravam-se normais. Traz consigo os exames de rotina de terceiro trimestre com um VDRL positivo 1:2. Qual a conduta mais apropriada? a) b) c) d) e) Solicitar novo VDRL, para confirmar resultado do exame anterior. Nada a fazer, pois um resultado falso positivo. Devido idade gestacional, tratar com penicilina procana. Iniciar imediatamente tratamento com penicilina benzatina. Solicitar prova treponmica para definir o diagnstico.

35 - MS, de 17 anos, est grvida. primigesta, usuria de crack e inicia o pr-natal com 12 semanas de gestao. portadora de HIV h 3 anos, com acompanhamento clnico irregular. Tem carga viral e linfcitos CD4+ realizados h 3 3 um ms, com resultado de carga viral = 600 cpias/mm e CD4+ de 650 clulas/mm . Com base nesses dados, segundo o protocolo do Ministrio da Sade 2010, qual a conduta adequada? a) b) c) d) e) Iniciar imediatamente a teraputica antirretroviral. Solicitar imediatamente nova carga viral e linfcitos CD4+. Pode-se iniciar a teraputica apenas com zidovudina (AZT), devido carga viral baixa. Aguardar e iniciar esquema de TARV (terapia antirretroviral) tripla com 14 semanas de gestao. O uso de nevirapina em esquema trplice est indicado, devido ao baixo nmero de CD4+.

36 - Mulher de 22 anos procura o pronto-atendimento (PA) da Maternidade com queixas de disria, dor, polaciria, nictria e hematria. primigesta, moradora de rua, drogadita, com 29 semanas de gestao, gemelar e revela atividade uterina compatvel com trabalho de parto prematuro (TPP). Apresenta uma altura uterina de 38 cm. Das alternativas abaixo, qual a MENOS PROVVEL? a) b) c) d) e) A gemelidade pode ser um fator para o trabalho de parto prematuro. O quadro de polidrmnia pode estar contribuindo para o trabalho de parto prematuro. O fato de ser primigesta fator determinante para o TPP. H uma relao importante entre o uso de drogas ilcitas e prematuridade. Apresenta quadro sugestivo de ITU, que importante causa de TPP.

37 - Na conduo de uma gestante isoimunizada, a propedutica complementar tem importncia fundamental, alm da histria clnico-obsttrica. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. a) Em fetos comprometidos, o padro sinusoidal em cardiotocografia no encontrado. b) O Doppler da artria cerebral mdia mtodo confivel para avaliar o grau de comprometimento fetal. c) A histria obsttrica anterior no fornece subsdios importantes para a orientao de solicitao de exames complementares. d) Ttulos ascendentes de Coombs indireto no indicam provvel agravamento do feto. e) O risco inerente de agravos referente cordocentese bastante elevado. 38 - Na conduo de uma gestante apresentando doena hipertensiva especfica da gestao (DHEG), podemos encontrar vrias alteraes na gestante. Entre as alteraes listadas abaixo, assinale a INCORRETA. a) b) c) d) e) Ausncia de reatividade vascular em relao ao hormnio vasopressor. Necrose focal da periferia de lobo heptico. Reduo da volemia. Hemorragia e edema cerebral. Disfuno celular endotelial.

39 - Na avaliao de uma parturiente, deve-se observar dados importantes que sero determinantes para definir a resoluo do trabalho de parto. Acerca disso, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) No toque vaginal, a percepo de raiz de nariz ou maxilar superior do feto nos conduz a um parto eutcico. No toque vaginal, a presena do occipcio fetal indica uma deflexo de terceiro grau, dificultando o parto vaginal. A sutura metpica e raiz do nariz do feto so pontos de referncia para uma deflexo de segundo grau. Encontrando, no toque vaginal, o acrmio fetal, determinamos uma apresentao plvica. A percepo da fontanela lambdoide ou do occipcio nos indica uma apresentao ceflica fletida.

10

40 - Nas orientaes gerais para uma gestante durante seu pr-natal, podemos definir um programa de vacinao. Das vacinas abaixo citadas, quais devem ser evitadas durante a gravidez? a) b) c) d) e) Ttano e difteria. Hepatites A e B. Influenza A e B. Sarampo e varicela. Raiva e pneumococo.

CIRURGIA GERAL
41 - Os mamilos correspondem ao dermtomo: a) b) c) d) e) C6. T10. T4. T6. T1.

42 - Um edema de glote que reduza sua luz em 50% causar aumento da resistncia passagem do ar correspondente a: a) b) c) d) e) 2 vezes. 4 vezes. 8 vezes. 12 vezes. 16 vezes.

43 - Paciente de 58 anos, sexo feminino, submetida a colecistectomia laparoscpica eletiva, sem intercorrncias. Apresenta febre de 38,3 C 24 horas aps a operao. Qual a causa mais comum de febre nesse paciente? a) b) c) d) e) Fstula biliar. Infeco profunda do stio cirrgico. Infeco superficial do stio cirrgico. Infeco urinria. Atelectasia pulmonar.

44 - Durante seu estgio em cirurgia, voc foi acompanhar, no centro cirrgico, a tireoidectomia total por carcinoma 2 papilfero de uma mulher, 27 anos, sem comorbidades, ASA I e IMC 21 kg/m . Durante a induo anestsica, o cirurgio pede ao anestesista a administrao endovenosa de 1 g de cefazolina como antibioticoprofilaxia. Qual a interpretao correta a ser feita referente medida tomada? a) Indicao inadequada que eleva custos e aumenta riscos de efeitos colaterais e aparecimento de bactrias resistentes. b) Indicao precisa, pois, apesar da inexistncia de fatores de risco para infeco de stio cirrgico, caso de cncer e haver manipulao do esfago e traqueia. c) Indicao precisa, mas escolha errnea do antibitico, por no cobrir anaerbios presentes no esfago. d) Indicao precisa, mas escolha errnea do incio do antibitico, que deveria ter sido iniciado 24 horas antes da operao. e) Indicao precisa, pois haver a necessidade de colocao de dreno tubular para aspirao ps-operatria. 45 - A trade de Whipple compe-se de: a) b) c) d) e) Sintomas de hipoglicemia desencadeados por exerccio fsico, glicemia inferior a 40 mg/dL e ganho de peso. Sintomas de hipoglicemia que melhoram com administrao de glicose e glicemia inferior a 50 mg/dL. Insulina srica superior a 05 mU/mL, glicemia inferior a 40 mg/dL e sintomas de hipoglicemia. Ganho de peso, glicemia inferior a 50 mg/dL e sintomas de hipoglicemia. Sintomas de hipoglicemia, peptdeo C elevado e glicemia inferior a 40 mg/dL.

46 - A polipose juvenil difere da polipose adenomatosa familiar por: a) b) c) d) e) suas manifestaes extraintestinais serem predominantemente neurolgicas. no ocorrer em adultos. o reto geralmente estar preservado. o gene responsvel pela doena ainda no ter sido identificado. a doena ter um padro autossmico dominante.

47 - Os problemas proctolgicos mais frequentemente encontrados no puerprio (at 2 meses aps o parto) so: a) b) c) d) e) proctite e trombose hemorroidria. trombose hemorroidria e fissura anal. fstula reto-vaginal e incontinncia anal. fstula reto-vaginal e procidncia retal. abscesso anal e trombose hemorroidria.

11

48 - O mtodo mais apropriado para a identificao de um paciente com potencial de desenvolver uma ditese hemorrgica : a) b) c) d) e) obter exames de sangue baseados em incidncias internacionais. verificar o seu tempo de sangramento. fazer uma histria e exame fsico completo. fazer um hemograma. verificar o tempo de retrao do cogulo.

49 - A respeito da hrnia inguinal na criana, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) e) A prevalncia em prematuros abaixo de 1000 g pode chegar a 25%. Costuma ser muito mais frequente nos meninos. Em ambos os sexos, mais frequente no lado direito. A pesquisa do sinal da seda de Gross no evidencia a presena de saco hernirio. No ocorre desaparecimento espontneo da hrnia.

50 - So achados ultrassonogrficos preditivos de m evoluo da hidronefrose antenal todos os abaixo, EXCETO: a) b) c) d) e) relao pelve/rim < 0,5. dimetro ntero-posterior da pelve > 20 mm. hidronefrose de alto grau (III e IV). ureter, ureterocele ou uretra visualizados. ecogenicidade renal anormal, cistos corticais.

51 - So benefcios mdicos em potencial da circunciso a reduo da incidncia de todos os riscos abaixo, EXCETO: a) b) c) d) e) infeco do trato urinrio. cncer peniano. doenas sexualmente transmissveis. cncer cervical. hidronefrose.

52 - Em relao aos fatores de crescimento no processo de cicatrizao, assinale a alternativa correta. a) Os principais fatores relacionados epitelizao so o EGF (fator de crescimento epitelial) e o TGF (fator de crescimento transformador beta). b) O KGF (fator de crescimento do queratincito) pertence famlia dos fatores transformadores. c) O PDGF (fator de crescimento derivado da plaqueta) importante na fase inicial, estimulando a quimiotaxia para fibroblastos e a produo de protenas. d) Os fatores de crescimento diferem das citocinas por terem peso molecular menor. e) O IGF (fator de crescimento Insulina-Like) leva hipoglicemia, essencial ao processo de cicatrizao.

53 - Sobre as deformidades congnitas da face, correto afirmar: a) A face formada pela fuso dos processos nasofrontal, maxilar e mandibular e tem correlao com os diferentes tipos de malformaes faciais. b) A fissura labial tem maior correlao com sndromes que as fissuras palatinas. c) A falha de fuso entre o processo nasolateral e maxilar o local de ocorrncia das fissuras labiais. d) Denomina-se palato primrio, na embriologia, a regio de unio entre os processos palatinos, que formaro os palatos mole e duro. e) A malformao de orelha est correlacionada ao mau desenvolvimento do terceiro e quarto arcos branquiais. 54 - A maior incidncia de vasoespasmo cerebral sintomtico, aps a rotura de um aneurisma cerebral, evoluindo com hemorragia subaracnoide, est entre: a) b) c) d) e) primeiro e terceiro dia. terceiro e quinto dia. vigsimo primeiro e trigsimo dia. quarto e dcimo dia. dcimo quinto e vigsimo terceiro dia.

55 - Em relao aos hematomas secundrios ao TCE do adulto, correto afirmar: No hematoma epidural, a apresentao clssica de perda de conscincia seguida de intervalo lcido ocorre em aproximadamente 90% dos casos. b) Classicamente, a tomografia computadorizada de crnio do hematoma subdural agudo uma coleo hiperdensa de forma biconvexa adjacente ao crnio. c) No hematoma subdural agudo, a fonte de sangramento , na maioria das vezes, a artria menngea mdia. d) Os hematomas extradurais so mais frequentes em crianas menores de dois anos de idade e em idosos. e) O hematoma subdural agudo tende a ser mais grave que o hematoma epidural, pois a magnitude da leso por impacto e o mecanismo de injria cerebral associado so mais severos nesse tipo de hematoma. a)

12

56 - Paciente do sexo masculino, com 40 anos de idade, vtima de atropelamento por nibus, tem sinais evidentes de perda sangunea e faz as medidas de suporte de vida (reposio de sangue e outros lquidos), mas a resposta inicial transitria. Exames radiogrficos e tomogrficos do trax e abdome e pelve demonstram fratura da bacia, com grande hematoma retroperitonial. Qual o procedimento inicial mais recomendado? a) b) c) d) e) Laparotomia, pois o sangramento abdominal. Aguardar mais tempo e continuar fazendo as reposies necessrias, pois a resposta hemodinmica inicial demorada. Fixao externa da pelve para reduzir o sangramento e estabilizao hemodinmica. Solicitar uma ressonncia magntica do fgado (foco importante de sangramento). Realizar a fixao interna das fraturas da pelve.

57 - Que estruturas tendinosas fazem parte do manguito rotador? a) b) c) d) e) Subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. Supraespinhal, infraespinhal, peitoral maior e deltoide. Redondo maior, romboide, supraespinhal e infraespinhal. Subescapular, supraespinhal, infraespinhal e romboide. Supraespinhal, infraespinhal, redondo maior e redondo menor.

58 - Qual a porcentagem de sucesso do tratamento dos clculos renais por ondas de choque (litotripsia extracorprea por ondas de choque)? a) b) c) d) e) 90 a 95%. 80 a 85%. 70 a 75%. 60 a 65%. 50 a 55%.

59 - Nos fumantes inveterados, o risco de desenvolver cncer de bexiga mesmo ao parar de fumar continua por cerca de: a) b) c) d) e) 1 ano. 2 a 4 anos. 5 a 9 anos. 10 a 20 anos. 21 a 30 anos.

60 - Nos pacientes com diagnstico de cncer de prstata, qual o risco de seus parentes em 1 grau tambm serem portadores da doena? a) b) c) d) e) Pouca chance de desenvolver cncer de prstata. Duas vezes o risco de desenvolver cncer de prstata. Cerca de 11 vezes o risco de desenvolver cncer de prstata. O mesmo risco da populao geral de desenvolver cncer de prstata. Cinco vezes o risco de desenvolver cncer de prstata.

CLNICA MDICA
61 - A partir do conhecimento das vitaminas e suas funes em nosso organismo, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Tiamina. Vitamina B6. Vitamina E. Vitamina D. Folato. ( ) Seborreia, convulses, glossite atrfica e neuropatia so possveis manifestaes clnicas de sua deficincia. ( ) Neuropatia perifrica, ataxia espinocerebelar e atrofia muscular so possveis manifestaes clnicas de sua deficincia. ( ) Glossite atrfica, depresso e aumento da homocistena so possveis manifestaes de sua deficincia. ( ) Envelhecimento, falta de exposio solar e pele pigmentada so fatores que contribuem para sua deficincia. ( ) Alcoolismo, uso crnico de diurtico e hipermese so fatores que contribuem para sua deficincia.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 1 3 4 2 5. 4 2 5 3 1. 2 3 5 4 1. 2 3 1 5 4. 3 5 2 4 1.

13

62 - Um paciente masculino, 89 anos, admitido por rebaixamento da conscincia, apresenta piora h trs dias. Em seguimento ambulatorial no HC por: 1) insuficincia cardaca grave de causa isqumica e hipertensiva; 2) diabete melito, j com complicaes micro e macrovasculares; 3) hipertrigliceridemia familiar; 4) fibrilao atrial permanente; 5) osteoporose senil; 6) hipotireoidismo. Em uso regular de: espironolactona, furosemida, enalapril, metoprolol, warfarina, metformina, glimepirida, ciprofibrato, clcio + vitamina D, alendronato e levotiroxina. Trazido por familiares ao pronto-atendimento, foi internado na enfermaria. Histria de estar bem at h cerca de uma semana, quando iniciou com tosse, sem febre, evoluindo progressivamente com adinamia e confuso mental. Ao exame, voc observa mucosas ressecadas, taquicardia (FC de 118 bpm, irregular), taquipneia (FR de 24 ipm), hipotenso (PA de 90 x 60 mmHg), normoxemia em ar ambiente (SpO2 de 96%). Ao exame de trax, voc nota crepitaes em base direita, sem esforo respiratrio e bulhas irregulares, com sopro sistlico em topografia de valva mitral. Abdome levemente globoso, que o deixa em dvida sobre a presena de ascite, e massa pulstil em posio mediana. Ao chegarem os exames solicitados no pronto-atendimento, o mdico residente fica preocupado ao observar: sdio de 162 mEq por litro; leucocitose de 18.000; creatinina de 2,0, com ureia de 120 mg%; potssio de 5,4 mEq por litro; glicemia de 30 mg%; RNI de 2,8; albumina de 3,4. Demais exames sem alteraes (fsforo, magnsio e eritrograma). Frente hipernatremia apresentada pelo paciente, o mdico residente faz algumas consideraes, dentre as quais uma INCORRETA. Assinale-a dentre as sentenas enunciadas abaixo. a) Diferentemente do que ocorre na hiponatremia, na hipernatremia a gravidade dos sintomas ou manifestaes clnicas no depende da rapidez ou da magnitude da elevao do sdio. b) A hipernatremia apresentada pelo paciente se deve mais provavelmente depleo hdrica que reteno de sdio. c) A perda renal de gua a causa mais comum de hipernatremia, sendo causada pela diurese induzida por frmacos, pela diurese osmtica ou pelo diabetes melito. d) A causa mais comum de diurese osmtica a hiperglicemia com glicosria associadas ao diabete melito mal controlado, causa esta que pode estar contribuindo para a hipernatremia do paciente. e) Os principais sintomas de hipernatremia so neurolgicos e incluem alterao do estado mental, fraqueza e at convulso. 63 - Uma paciente feminina, 62 anos, casada, aposentada, apresenta histria prvia de gastrectomia parcial aos 30 anos por doena ulcerosa pptica complicada. Est em tratamento atual de hepatite por vrus C, adquirida provavelmente na poca da cirurgia, e hipertenso arterial. Faz uso das seguintes medicaes: ribavirina, interferon, omeprazol, captopril e hidroclorotiazida. encaminhada ao Ambulatrio de Clnica Mdica do HC por queixa de astenia e ictercia e para avaliao de exames alterados. Ao exame da paciente, voc observa palidez cutneo-mucosa leve, pele xertica, sopro de ejeo artico e cicatriz mediana em abdome. Exames trazidos pela paciente: VG de 32%; Hb de 9,8; bilirrubina indireta de 3,2 mg/dL e direta de 0,5 mg/dL. Alm disso, a paciente traz da unidade uma relao dos diagnsticos que sugeriram a ela, solicitando a voc que os avalie. Entre as hipteses diagnsticas propostas pela paciente, assinale a que NO est correta. a) b) c) d) e) Anemia por deficincia de cobalamina. Sndrome de Dubin-Johnson. Anemia e ictercia associadas ao uso de ribavirina. Anemia ligada acantocitose. Anemia por deficincia de folato.

64 - A proliferao de micro-organismos no endotlio do corao caracteriza a endocardite infecciosa. Em relao a esse assunto, correto afirmar: a) b) c) A pele, as articulaes e intestino grosso so as portas de entrada principais do Streptococcus viridans. Ocorre em vlvulas nativas ou protticas, porm cardiopatias congnitas so poupadas dessa doena. A sua apresentao na forma aguda faz com que o paciente esteja em caquexia, com queixas vagas e com febre episdica diurna. d) Usurios de drogas injetveis apresentam maior acometimento na vlvula mitral. e) So constituintes da vegetao plaquetas, fibrina, colnias de micro-organismos e clulas de defesa inflamatria.

65 - As doenas cardiovasculares so muito comuns e consideradas a principal causa de morte no nosso meio. Em relao semiologia mdica sobre esse assunto, correto afirmar: Tosse produtiva com secreo amarelo-esverdeada e achados de sibilos na ausculta pulmonar sugerem congesto pulmonar. b) O exame de fundo de olho torna-se irrelevante e pouco acrescenta para o diagnstico de doenas cardiovasculares. c) O pulso paradoxal corresponde irregularidade de onda de propagao observada nas artrias cartidas durante a inspeo tangencial. d) Alteraes referentes ao ventrculo esquerdo, como hipertrofia ou dilatao, podem ser suspeitadas pela avaliao do ctus cardaco. e) Sopros cardacos originados do lado esquerdo do corao ficam mais evidentes e melhor audveis durante a inspirao. 66 - Durante o exame fsico de um paciente, voc percebe a presena de frmito durante a palpao do precrdio que aparece logo aps a primeira bulha cardaca. Levando em considerao os dados apresentados, correto afirmar: a) b) c) d) e) Trata-se do estalido de abertura das vlvulas trio-ventriculares. O achado corresponde ao turbilhonamento de sangue, encontrado em sopros funcionais ou inocentes. Decorre da percepo ttil de um sopro diastlico. Pelo fato de ser palpvel, no h garantia de que ele ser ouvido via estetoscpio. um sopro sistlico de alta intensidade. a)

14

67 - Em relao etiologia das pneumonias adquiridas na comunidade, INCORRETO afirmar: a) A lista numerosa de agentes etiolgicos potenciais inclui bactrias, fungos, vrus e protozorios. b) A maioria dos casos causada por um nmero relativamente pequeno de patgenos. c) Outros micro-organismos devem ser considerados em vista dos fatores de risco e da gravidade da doena do paciente, visto que o Streptococcus pneumoniae deixou de ser o mais comum. d) Os patgenos bacterianos tpicos incluem Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae e, em determinados casos, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. e) Os patgenos bacterianos atpicos incluem o Mycoplasma pneumoniae, a Chlamydophila pneumoniae, espcies de Legionella e alguns vrus respiratrios. 68 - A insuficincia cardaca cursa com a diminuio do dbito cardaco, que leva ativao dos sistemas neurohormonais. NO se relaciona com a fisiopatologia da insuficincia cardaca: a) a liberao de renina, aumento de angiotensina II e reduo de aldosterona em decorrncia da estimulao simptica dos rins. b) a descarga dos barorreceptores de alta presso localizados no ventrculo esquerdo, seio carotdeo e arco artico. c) a liberao de arginina-vasopressina ou hormnio antidiurtico pela hipfise posterior. d) a ativao das vias eferentes do sistema nervoso simptico. e) a reteno de sdio, reteno de gua e vasoconstrio perifrica. 69 - Sobre a fibrilao atrial, INCORRETO afirmar: Os sintomas podem variar significativamente desde assintomticos a palpitaes graves com importante repercusso hemodinmica. b) A sua importncia clnica est relacionada perda da contratilidade atrial, resposta ventricular acelerada e inapropriada e ao esvaziamento deficiente do apndice atrial, com risco de formao de aneurismas e trombos. c) A sua investigao deve incluir a investigao de possveis causas reversveis de arritmia, como hipertireoidismo ou anemia. d) Os pacientes que apresentam cardiopatia estrutural podem experimentar sintomas mais acentuados, especialmente quando a frequncia ventricular impedir um enchimento ventricular adequado. e) O tratamento deve levar em considerao a situao clnica, a cronicidade, a anticoagulao, os fatores de risco para acidente vascular enceflico e a sua repercusso hemodinmica. 70 - Em relao neuropatia perifrica, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (V): ( ) Sndrome paraneoplsica, principalmente a pulmonar, deve ser lembrada como uma potencial etiologia. ( ) Neuropatias axonais seguem padro bota e luva, sendo que o envolvimento dos membros inferiores sempre anterior aos membros superiores, com reflexos distais ausentes. ( ) Sinais de neurnio motor superior e envolvimento de esfncter so sugestivos de neuropatia mltipla, acometendo territrios diferentes de inervao. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) F F V. V F F. F V V. V V F. F V F. a)

71 - Sobre a Sndrome de Guillain-Barr, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (V): ( ) Embora a apresentao clssica seja a diminuio de fora muscular dos membros inferiores, ascendente, com arreflexia, existe em 50% das vezes o comprometimento de pares cranianos. ( ) A etiologia autoimune e, na grande maioria das vezes, associada a alguma forma de colagenose. ( ) O diagnstico suportado por exame liqurico, que inicialmente se apresenta com proteinorraquia e aps 2 semanas h aumento da celularidade (dissociao proteno-citolgica). Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F. V F V. V V F. F F V. F V F.

15

O relato de caso a seguir referncia para as questes 72 e 73. Uma mulher negra de 58 anos chega ao hospital trazida pelo marido, que informa que, ao acordar, ela no conseguia se comunicar verbalmente e no mexia o lado direito do corpo. Teve dificuldades para traz-la. Ele relata que h dois dias teve episdio parecido, em que no conseguia mexer o lado E do corpo, porm melhorou em aproximadamente 1 h. Foi ao posto de sade, que solicitou exames, porm no houve tempo para realiz-los. No apresentava presso alta na consulta mdica. Recebeu AAS infantil para tomar diariamente. Ao exame, apresentava PA 150 X 100 mmHg, FC irregular e dissociada do pulso, no estava febril nem dispneica. Exame fsico segmentar sem alteraes significativas. Exame neurolgico com sopro carotdeo a E, afasia global, hemiparesia (fora grau III proporcionada em dimdio D), hiporreflexia (grau I) em dimdio D. Sem alteraes aparentes na sensibilidade. Marcha com dificuldade (apoio). 72 - Acerca desse caso, assinale a alternativa correta. a) b) c) O diagnstico de AIT recorrente. O diagnstico isquemia cerebral secundria a fibrilao atrial. Ao aplicarmos a classificao de CHADS2 para fibrilao atrial, teremos apenas 1 ponto para o evento, pois a paciente jovem, sem histria de hipertenso, comprometimento cardaco ou diabetes. d) Se o eletrocardiograma confirmar fibrilao atrial, devemos anticoagular e no trombolisar. e) Se o ecoDoppler de cartidas revelar aterosclerose de grandes vasos (estenose > 50% da artria cartida interna esquerda), no possvel ter certeza se o evento foi cardioemblico ou aterosclertico (critrios de TOAST).

73 - Em relao a esse caso clnico, correto afirmar: a) b) c) d) e) Por ter recebido AAS, no possvel trombolisar ou anticoagular nas primeiras 24 h. Mesmo com episdio de AIT anterior, a tromblise poder ser realizada se a imagem no demonstrar sangramento. Deve-se indicar o clopidogrel na fase aguda, pois a paciente j est tomando AAS. A anticoagulao a opo certa como preveno secundria se a fibrilao atrial for confirmada. A tromblise na fase aguda indicada, independentemente da etiologia e do fato de a paciente estar tomando o AAS.

74 - Sobre a cefaleia, correto afirmar: a) Acima de 90% das vezes o diagnstico pode ser realizado sem exames complementares. b) As cefaleias secundrias ocorrem preferencialmente na terceira idade, quando os fatores hormonais no apresentam interferncia. c) Hemorragia subaracnidea deve ser sempre lembrada, e liquor solicitado independentemente da imagem. d) A associao de tonturas, vertigens e escurecimento visual deve ser diferenciado de sncope vasovagal. e) As cefaleias primrias necessitam de tratamento profiltico alm da indicao de medicao abortiva. 75 - Um homem de 20 anos, previamente saudvel, apresenta-se para avaliao queixando-se de aumento indolor de volume na bolsa escrotal direita. Ao exame fsico, uma massa firme e indolor encontrada na regio. Em relao a esse caso, INCORRETO afirmar: a) Fatores de risco para essa doena incluem criptorquidia, sndrome de Kleinefelter e sndrome de testculo feminizante. b) Outros sintomas em casos semelhantes a esse incluem dor lombar, hemoptise e ginecomastia. c) A bipsia com agulha fina do testculo, raios-x de trax e uma tomografia computadorizada de pelve e abdome so necessrios para o diagnstico e estadiamento dessa doena. d) Exames laboratoriais teis nessa doena so a alfa-feto-protena, a beta-gonadotrofina corinica e a desidrogenase ltica (LDH). e) Essa doena quatro vezes mais comum em pacientes caucasianos do que em pacientes negros. 76 - Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em regio de virilha direita h 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertenso arterial com um controle razovel. A dor pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. No h dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manh ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difceis. No exame fsico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas so positivas direita. Com relao a esse caso, INCORRETO afirmar: a) Os achados da radiografia simples da articulao acometida incluem diminuio assimtrica do espao articular, esclerose ssea e formao de ostefitos. b) No manejo no farmacolgico dessa condio, diminuir a sobrecarga da estrutura acometida com uma bengala, fortalecer a musculatura ao redor dessa estrutura e evitar impacto so medidas importantes. c) A medicao de escolha no manejo analgsico desse paciente o paracetamol. d) Exames importantes na avaliao desse paciente incluem provas de atividade inflamatria e o HLA-B27. e) O resultado do tratamento cirrgico de eleio para esse problema muito eficaz, com grande melhora da dor e da funo.

16

77 - Uma paciente de 50 anos apresenta-se com quadro de oito meses de evoluo de dor e inchao das articulaes de mos e ps. Refere intensa rigidez matinal, de mais de uma hora de durao. Nega fenmeno de Raynaud, leses cutneas ou aftas orais. Nega outras comorbidades, com exceo de tabagismo pesado. Ao exame fsico, o exame segmentar est normal. No exame articular, apresenta sinovite em segunda e terceira metacarpofalangeanas bilateralmente, punhos bilateralmente e algumas interfalangeanas bilateralmente. No consegue fazer um punho cerrado. Apresenta derrame articular em ambos os joelhos e dor palpao de metatarsofalangeanas. Exames mostram fator reumatoide em altos ttulos e radiografias de mos mostram osteopenia justa-articular. Com relao a esse caso, correto afirmar: a) b) c) d) e) Esse um problema incomum, afetando 0,1% da populao, com mulheres trs vezes mais acometidas do que homens. Medicaes agonistas do receptor da citocina TNF (fator de necrose tumoral) tm sido utilizadas nessa condio. A medicao de ao lenta de eleio nessa paciente a hidroxicloroquina, seguida pela sulfasalazina. Combinaes de agentes de ao lenta so mais txicas e no so utilizadas em pacientes com essa condio. A presena de anticorpos anti-CCP (peptdeo P citrulinado) nessa doena est associada com um pior prognstico articular e com o tabagismo.

78 - Um homem de 68 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo 2, chega ao pronto-socorro com dor torcica e submetido a uma cineangiocoronariografia de emergncia. Vinte e quatro horas aps o procedimento, a creatinina (que era de 1 mg/dl na admisso) sobe para 1,8 mg/dl. Em relao ao caso clnico descrito, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) A urina de 24 horas demonstra proteinria acima de 3,0 g/dia. A frao excretora de sdio (FeNa) urinrio menor que 1%. Existe hematria dismrfica e cilindros hemticos detectados no parcial de urina. O achado de eosinofilia indicativo de terapia com corticoesteroides. Ocorre elevao da desidrogenase ltica (LDH) e esquistcitos no sangue perifrico.

79 - Na nefropatia diabtica, todas as medidas abaixo so capazes de retardar a progresso do estgio de microalbuminria para o de macroalbuminria, EXCETO: a) b) c) d) e) normalizao da glicemia. controle rigoroso da presso arterial. tratamento da dislipidemia. uso de inibidores da enzima de converso da angiotensina (IECA). uso de bloqueadores do receptor AT1 da angiotensina (BRA).

80 - Em relao aos mtodos de avaliao quantitativa de funo renal, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (V): ( ) A equao do MDRD (Modification Diet in Renal Disease) tem pior acurcia quando a taxa de filtrao glomerular 2 maior que 60 ml/min/1,73 m . ( ) A cistatina C produzida de forma constante por todas as clulas nucleadas. ( ) A creatinina srica secretada e subestima a taxa de filtrao glomerular. ( ) Desnutrio ou uso crnico de corticoesteroides podem mascarar alteraes na taxa de filtrao glomerular quando se utiliza a creatinina srica para sua determinao. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) F F V F. V V F V. F V V V. V V F F. F F V V.

MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL


81 - As sociedades de socorro mtuo (Mtuas) foram criadas em meados do sculo XIX, no contexto do processo de urbanizao e industrializao, e tiveram grande importncia na origem dos sistemas de sade. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta. As mtuas surgiram por iniciativas de organizaes de trabalhadores e do Estado, para ajuda financeira em caso de morte, doena ou desemprego. b) Implicavam a contribuio compulsria dos trabalhadores, com garantia de benefcios em dinheiro em caso de perda de salrio por doena e para auxlio funeral, alm de assistncia mdica por mdicos contratados pela entidade mtua. c) A instituio das mtuas fortalecia a luta poltica dos trabalhadores, dando-lhes maior coeso e condies de enfrentamento diante dos interesses da classe dominante. d) Os subsdios governamentais s sociedades mtuas voluntrias no final do sculo XIX permitiram ampliar a cobertura da assistncia, fortalecendo a luta poltica dos trabalhadores. e) O reconhecimento governamental das sociedades de ajuda mtua tinha maior interesse em garantir proteo sade do que controlar a organizao dos trabalhadores. a)

17

82 - A respeito das influncias do neoliberalismo sobre a Sade, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Tm gerado um processo de competio ilimitada, que promove uma espcie de guerra de todos contra todos custa da sade dos trabalhadores. Constituem um modelo de competio que cego para suas consequncias sociais, ao promover competio ilimitada, a aceitao da injustia, da violncia e do sofrimento no trabalho. Impondo como premissa das reformas que preconiza a reduo dos gastos pblicos, conduz os governos a economizar custa do sofrimento da Nao, deixando de investir em prticas sociais como Educao e Sade. Preconiza a parceria pblico-privada, na qual a relao do pblico com o privado acentua a dvida do Estado com a maioria da populao e ao mesmo tempo favorece a esfera privada e a acumulao do capital. As reformas institudas na formao dos profissionais de sade procuram adapt-la s necessidades atuais do capital, tendendo a reduzir os contedos e priorizar o alcance de determinadas habilidades e atitudes.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente a afirmativa 5 verdadeira. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

83 - Na organizao do Sistema nico de Sade (SUS), houve a criao do programa do agente comunitrio de sade (PACS), com o objetivo de ser uma estratgia de mobilizao de foras sociais da populao para a conquista de sade e acesso aos servios e estratgias de cuidado. Desse modo, o agente comunitrio de sade (ACS) representaria duas vozes: a do usurio, agente da comunidade, e a do servio, agente institucional. Ocorre que a expanso desse programa para grandes centros urbanos vem expondo novas demandas e necessidades, agregando uma complexidade crescente s aes realizadas pelos ACS. Em relao ao tema, assinale a alternativa correta. A partir da dcada de 80, o trabalho do ACS vem se reduzindo a simplesmente identificar e encaminhar problemas, limitando seu potencial de trabalho. b) Nas aes do ACS, prioritria a preveno e a cura das doenas infectocontagiosas. c) Com a expanso do PACS em todo o territrio nacional, atualmente 45% da populao brasileira tm a cobertura do programa, o que corresponde a quase 4000 municpios. d) O ACS, ao ser contratado pelo Ministrio da Sade, tem como requisitos bsicos residir na rea em que vai atuar e ter concludo o ensino fundamental e o curso de qualificao bsica para a formao de agente comunitrio de sade. e) O ACS tem tarefas definidas, institucionalizadas, como cadastramento das famlias, visita domiciliar relacionada vigilncia e busca ativa de usurios. 84 - Recentemente, o decreto presidencial n 7.508, de 28/06/2011, regulamentou a Lei Orgnica da Sade, 21 anos aps a sua publicao. O documento traz importantes novidades quanto gesto, ao controle social e s relaes entre os gestores do sistema, mas tambm reafirma antigos conceitos que at hoje ainda no esto adequadamente operacionalizados. Dentre eles, retoma-se um conceito de regio de sade, j muito conhecido, presente em normas e pactos anteriores, que vem a ser: a) o conjunto de unidades de sade em um municpio. b) o agrupamento de municpios geograficamente vizinhos, portadores de identidade cultural, econmica e social e que compartilham redes de comunicao e de transportes. c) as redes estaduais de sade de uma das regies brasileiras, como, por exemplo, a rede sul de sade. d) o agrupamento de municpios, no necessariamente contguos, mas cujos partidos polticos so aliados, o que facilitaria os fluxos assistenciais. e) a rea de abrangncia de Unidade Bsica de Sade. 85 - O Pacto pela Vida, componente do Pacto pela Sade 2006, estabelece, como um compromisso nacional, um conjunto de objetivos e metas prioritrios no campo da sade. Assinale a alternativa que contm apenas exemplos desses objetivos e metas, de acordo com a ltima reviso de 2008 do Pacto pela Vida. Atendimento a doenas emergentes e endemias, sade do adolescente, internaes psiquitricas e fortalecimento da ateno bsica. b) Controle do cncer de colo de tero e de mama, cirurgias de alta complexidade, ateno sade do idoso e sade mental. c) Medicamentos de ltima gerao, reduo da mortalidade infantil e materna, sade do trabalhador e ateno s pessoas em situao ou risco de violncia. d) Ateno sade do idoso, reduo da mortalidade infantil e materna, doenas emergentes e endemias e fortalecimento da ateno bsica. e) Vigilncia epidemiolgica das doenas transmissveis. a) a)

18

86 - A Ateno Bsica no Sistema nico de Sade caracteriza-se por um conjunto de aes que abrange: 1. 2. 3. 4. a promoo e a proteo da sade, a preveno de agravos, o diagnstico, o tratamento, a reabilitao e a manuteno da sade. o desenvolvimento de prticas gerenciais e sanitrias democrticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe. a utilizao de tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de sade de maior frequncia e relevncia. a participao complementar dos hospitais filantrpicos no internamento dos pacientes.

Esto corretos os itens: a) b) c) d) e) 2 e 3 apenas. 1 e 4 apenas. 1, 2 e 3 apenas. 2, 3 e 4 apenas. 1, 2, 3 e 4.

87 - Mulher de 45 anos procurou, nos ltimos dez meses, cinco especialistas diferentes, queixando-se de cefaleia, bolo na garganta, tremores, palpitao, secura na boca e precordialgia, descrita como dor sufocante, na altura do corao. Realizou uma srie de exames complementares, dentre os quais um eletrocardiograma que evidenciou taquicardia. Seu pai faleceu de infarto agudo do miocrdio aos 60 anos, h um ano. Sua me obesa e tem gonartrose. A paciente no se sentiu satisfeita com nenhum dos profissionais procurados. Na sua ltima tentativa, procurou um mdico de famlia e comunidade, que verificou que, no ltimo ano, a paciente havia trocado de emprego duas vezes por causa dos sintomas. O exame clnico no evidenciou alteraes significativas, exceto pela frequncia cardaca aumentada. Considerando essas informaes, qual deve ser a conduta clnica inicial do mdico? a) A mudana de emprego e o conhecimento do seu contexto de vida podem explicar os sintomas; a abordagem desses aspectos obrigatria antes de definir a conduta clnica. b) O quadro de depresso e a prescrio de fluoxetina 20 mg ao dia indicada at que se tenha chegado a um diagnstico definitivo. c) O eletrocardiograma normal em 25% dos casos de doena isqumica coronria; a conduta deve ser a solicitao de teste ergomtrico. d) Nesse caso, est indicada a prescrio de betabloqueador e acompanhamento domiciliar pelo mdico e psiclogo. e) A paciente poliqueixosa e deve ser orientada e encaminhada ao psiclogo ou psiquiatra para correto diagnstico e conduta. 88 - Um menino de 12 anos encaminhado para consulta mdica pela escola por apresentar indisciplina e agressividade. A escola indica que deve passar por avaliao de neurologista, psiclogo, fonoaudilogo e oftalmologista. Durante a consulta, a me descreve situaes em que ele foi indisciplinado e agressivo tambm em casa e todo seu esforo de educ-lo utilizando castigos fsicos. O paciente ficou quieto durante a entrevista, respondendo s perguntas com monosslabos. Diante dessa situao, qual deve ser a conduta do mdico? a) b) c) d) e) Encaminh-lo aos especialistas por imposio legal. Prescrever Ritalina 10 mg ao dia. Notificar o conselho tutelar acerca de violncia domstica. Elaborar o genograma e investigar a dinmica familiar do paciente. Solicitar dosagem do TSH, hemograma e eletroencefalograma.

89 - Sobre antibiticos usados em importantes infeces relacionadas assistncia sade, incluindo infeces hospitalares, assinale a alternativa correta. Vancomicina deve ser pouco utilizada nos hospitais brasileiros, por estar relacionada alta incidncia de nefrotoxicidade e pela significativa presena de cepas intermediariamente resistentes, chamadas de VISA (Staphylococcus aureus intermediariamente resistentes vancomicina). b) As bactrias do grupo BLEE ou ESBL (produtoras de -lactamase de espectro expandido) geralmente so resistentes a diversas classes de antibiticos, como cefalosporinas, penicilinas, quinolonas e aminoglicosdeos, tendo os carbapenmicos como principal classe teraputica. c) Infeces por Pseudomonas aeruginosa resistentes a carbapenmicos tm como principais opes teraputicas as polimixinas e a tigeciclina. d) Infeces por Enterococcus faecium resistentes vancomicina (VRE) tm como principais opes teraputicas a ampicilina (antibitico de escolha para enterococos), a teicoplanina e a linezolida. e) Acinetobacter spp. importante enterobactria em vrias UTIs (unidades de terapia intensiva) brasileiras, por serem frequentes causadoras principalmente de pneumonia associada ventilao mecnica (PAV) e bacteriemia. Ampicilinasulbactam ou polimixinas costumam ser as principais opes teraputicas. a)

19

90 - A reduo da biodiversidade afeta a transmisso das doenas infecciosas em humanos, animais e plantas. Em princpio, isso poderia aumentar ou diminuir a transmisso de doenas. H estudos que indicam que a perda da biodiversidade frequentemente aumenta a transmisso de doenas, enquanto outros mostram que reas de alta biodiversidade podem servir como uma fonte de novos patgenos. No entanto, evidncias atuais indicam que preservar ecossistemas intactos e sua biodiversidade poderia reduzir a prevalncia de doenas infecciosas. Sobre doenas infecciosas emergentes, considere as seguintes afirmativas: 1. Os patgenos associados com as febres hemorrgicas virais so geralmente zoonticos, ou seja, vivem naturalmente em um animal reservatrio ou em um vetor artrpode. Eles dependem totalmente de seus hospedeiros para replicao e sobrevida. Para a maioria dessas doenas, os roedores e artrpodes so os principais reservatrios. Contudo, para algumas doenas, como o ebola e o marburg, esses se mantm desconhecidos. Hantavirose uma doena causada por um grupo de vrus DNA fita simples, polaridade negativa, que esto associados com roedores. Apresenta altas taxas de fatalidade (em torno de 40%) e transmitida ao homem por meio da inalao de aerossis contaminados com vrus provenientes de excretas de roedores silvestres ou pela mordida desses animais. A hantavirose considerada uma doena associada ao trabalho, pois ocorre principalmente entre trabalhadores rurais, que so expostos aos vrus em regies de alta densidade de roedores-reservatrios infectados. Arenaviroses so zoonoses de roedores. As febres por arenavrus levam a extravasamento capilar e alteraes hemorrgicas por mecanismo imunopatolgico pouco conhecido. Dengue uma infeco transmitida por artrpodes que causa uma doena flu-like grave, algumas vezes associada com complicao potencialmente letal, denominada de febre hemorrgica da dengue. encontrada nas regies tropicais e subtropicais em todo o mundo, principalmente em regies urbanas e semiurbanas.

2.

3. 4. 5.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 4 e 5 so verdadeiras.

91 - Os estudos em sade mental tm encontrado na organizao do trabalho as determinaes preponderantes dos agravos psquicos relacionados ao trabalho. Em relao ao tema, correto afirmar: a) Sndrome da fadiga crnica, sndrome do esgotamento profissional, ou burn out, e distrbio bipolar so os quadros clnicos de distrbios psquicos que tm sido vinculados s situaes de trabalho. b) A sndrome da fadiga crnica ocorre no perodo da vida prximo aposentadoria, pois uma sndrome caracterizada pelo acmulo da fadiga ao longo dos anos trabalhados. c) As sndromes ps-traumticas esto relacionadas a uma contuso que ocorreu no trabalho. d) A sndrome do esgotamento profissional, ou burn out, caracterizada por exausto emocional, despersonalizao e diminuio do envolvimento pessoal no trabalho, afeta, principalmente, profissionais da rea de servios, como trabalhadores da rea de educao, da rea da sade, policiais, assistentes sociais e agentes penitencirios, entre outros. e) Todo o trabalhador que atua em turnos alternados de trabalho apresenta, em algum grau, distrbio psquico.

92 - Em relao ao tratamento da infeco crnica pelo vrus C (HCV) em pacientes HIV+, considere as seguintes afirmativas: 1. Os achados de resposta virolgica rpida (RVR) em 4 semanas e de resposta virolgica precoce (RVP) em 12 semanas de tratamento com interferon peguilado (INF PEG) mais ribavirina so os fatores preditivos positivos mais importantes para obteno da resposta virolgica sustentada (RVS). A diminuio do RNA do HCV inferior a 1 log10 na semana 4 de tratamento em relao ao perodo basal pode ser um fator preditivo negativo para o alcance da RVS. Os pacientes com RNA do HCV superior a 600 UI/ml aps 24 semanas de tratamento combinado demonstram um baixo risco de recidiva. Os pacientes portadores de gentipo 1 e 4 com resposta virolgica precoce (RVP) na 12 semana, mas sem RVR, podem obter melhores resultados com tratamentos mais longos, entre 60 e 72 semanas.

2. 3. 4.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

93 - Entre os operadores de equipamentos mdico-hospitalares de raios X, os efeitos da exposio a radiaes ionizantes devem ser acompanhados pelos servios de sade ocupacional: a) b) c) d) e) atravs de hemograma semestral com contagem de plaquetas. atravs de dosimetria semestral com filme de lapela. atravs de dosimetria mensal com filme de lapela. atravs de hemograma semestral com contagem de reticulcitos. periodicamente e nas emergncias com contadores Geiger ou similares.

20

94 - A comunicao de acidente de trabalho (CAT) um formulrio que deve ser preenchido com qual finalidade? 1. 2. 3. 4. Para que o acidente seja legalmente reconhecido pelo INSS. Para que o trabalhador receba o auxlio-acidente, se for o caso, bem como os benefcios que gerarem esse acidente. Para que os servios de sade tenham informaes sobre os acidentes e doenas e possam direcionar aes para a reduo de acidentes de trabalho e doenas profissionais ou do trabalho. Para conhecimento dos servios de fiscalizao que vo desencadear uma ao de investigao, evitando assim que acidentes semelhantes, ou nas mesmas condies, venham a ocorrer.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente os itens 1 e 4 so verdadeiros. Somente os itens 2 e 3 so verdadeiros. Somente os itens 1, 3 e 4 so verdadeiros. Somente os itens 2, 3 e 4 so verdadeiros. Os itens 1, 2, 3 e 4 so verdadeiros.

95 - Paciente masculino, 14 anos, apresenta histria de febre, cefaleia, dor abdominal, nuseas e mialgia h quatro dias, aps um almoo de domingo. Histria de banho em cava h 4 semanas. Exame fsico: prostrado, T 38 C, dor palpao do abdmen e dor muscular generalizada. Considerando os critrios da notificao e investigao de agravos de notificao compulsria do Ministrio da Sade, assinale a alternativa correta quanto aos procedimentos de notificao e investigao do caso acima descrito. a) Enquadra-se na definio de caso suspeito de leptospirose, devendo ser feita notificao imediata por telefone e coleta de material para confirmao laboratorial, alm de iniciar antibioticoterapia. b) Considerando os sinais e sintomas apresentados, no se enquadra nos critrios de notificao de leptospirose. c) Enquadra-se na definio de caso suspeito de leptospirose, devendo ser feita notificao em at 7 dias e coleta de material para confirmao laboratorial, alm de iniciar antibioticoterapia. d) Pode tratar-se de caso suspeito de leptospirose, devendo ser solicitados exames laboratoriais com notificao vigilncia epidemiolgica aps a confirmao laboratorial. e) Descarta-se a suspeita de leptospirose, tendo em vista que o perodo de incubao da doena foi superior a 15 dias.

96 - Os rastreamentos (screenings) so utilizados em Sade Pblica para o diagnstico precoce de doenas e, consequentemente, o tratamento oportuno de doenas. Em relao a esses procedimentos e suas aplicaes em Sade Pblica, assinale a alternativa INCORRETA. O rastreamento deve ser de baixo custo e com o menor risco possvel populao rastreada, pois podem ser prejudiciais no mbito populacional ao levar a investigaes invasivas nem sempre incuas. b) O rastreamento mais conhecido como check up visa o diagnstico precoce de doenas e deve incluir as doenas para as quais se dispe de mtodos diagnsticos. c) O valor preditivo positivo baixo e a baixa frequncia das doenas dificultam a utilizao de rastreamentos para muitas doenas. d) O tratamento precoce da doena rastreada deve ser capaz de reduzir seus desfechos desfavorveis. e) O rastreamento deve contemplar doenas de alta prevalncia e elevada morbidade e mortalidade. 97 - Quanto vigilncia epidemiolgica de eventos adversos ps-vacinais (EAPV), identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( Todos os eventos adversos temporalmente associados vacina devem ser notificados. A notificao de EAPV deve ser feita aos CRIES (Centros de Referncia de Imunobiolgicos Especiais). A notificao deve ser feita aps a confirmao de que se trata de evento causado por vacina. Os EAPV so eventos que devem ser notificados ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria), pois no fazem parte da lista de agravos de notificao obrigatria, definida na portaria 104 de 25 de janeiro de 2011. ( ) A importncia dos EAPV vem crescendo com o controle das doenas imunoprevenveis. ) ) ) ) a)

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) F F V V F. V V F F V. V F F V F. V F F F V. F F F F V.

21

98 - A ingesto regular de vitamina C est associada a um menor risco de desenvolver gota, a forma mais comum de artrite inflamatria em homens com mais de 40 anos, de acordo com uma pesquisa publicada na revista "Archives of Internal Medicine". A chance de apresentar o problema foi 45% menor entre os participantes que ingeriram a maior dose diria de vitamina no perodo 1.500 mg ou mais. O estudo acompanhou 47 mil homens saudveis entre 1986 e 2006. No perodo, 1.317 tiveram diagnstico de gota. Na opinio do reumatologista Ari Halpern, do Hospital Israelita Albert Einstein, o estudo " muito interessante, porque aponta uma queda de 17% no nmero de casos novos de gota para cada 500 mg dirios de vitamina C ingeridos".
(Fonte: Ingesto de vitamina C diminui risco de ter gota. Folha de S. Paulo 08/04/2009.)

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que melhor contemple a metodologia utilizada. a) b) c) d) e) Estudo de interveno preventivo. Estudo de caso-controle etiolgico. Estudo de coorte prognstico. Estudo ecolgico analtico. Ensaio clnico teraputico.

99 - A.D.J, 35 anos, casada, grvida de gemelares na 24 semana de gestao, residente no municpio de Curitiba, sofreu um acidente de trnsito na Rodovia Rgis Bittencourt, em um municpio distante 50 km da capital, e foi socorrida pelo SIATE. A equipe de socorristas removeu-a para atendimento hospitalar no municpio de Curitiba e, 2 horas aps sua internao, ela veio a falecer por hemorragia interna. Realizada cesariana de emergncia, um dos fetos foi retirado com vida e constatou-se a morte intratero do 2 gemelar. Considerando a necessidade de emisso das Declaraes de bito da Sra. A.D.J. e de seu filho, assinale a alternativa correta quanto ao procedimento a ser adotado. No h necessidade de preenchimento da Declarao de bito do bito fetal, pois a gestao teve durao inferior a 28 semanas. b) A Declarao de bito da me, Sra. A.D.J., dever ser preenchida pelo mdico assistente que realizou a cesariana de emergncia, post mortem. c) A causa bsica da morte, registrada na primeira linha (a) da parte I da Declarao de bito da Sra. A.D.J., dever ser hemorragia interna. d) A causa bsica da morte fetal dever ser o acidente de trnsito. e) O cdigo da Classificao Internacional de Doenas relativo ao diagnstico da morte do feto dever ser preenchido pelo mdico legista. 100- Considere os seguintes dados: Exposio a fatores de risco e doena cardaco-coronria (DCC). Segmento de 16 anos em homens de 35-44 anos de idade. (Framingham, EUA. RAP%) Fator de risco inicial A B C hipertenso sistlica cardiomegalia tabagismo Risco relativo (RR) 2,9 2,1 1,9 Prevalncia da exposio (PE%) 2,0 10,0 71,9 Frao etiolgica (RAP%) 3,6 9,8 39,5 a)

(Adaptado de Kahn e Sempos)

Assinale a alternativa correta. a) Para a adoo de medidas na comunidade, o RR mais alto define a prioridade. b) O contraste entre risco individual e risco populacional devido s diferenas na prevalncia da exposio na populao. c) Pode-se dizer que tabagismo tem maior fora de associao com a DCC. d) O impacto na populao da DCC 2,9 vezes maior entre os hipertensos. e) A cardiomegalia o fator prioritrio, com maior equilbrio entre as medidas de efeito individual e coletiva.

You might also like