You are on page 1of 5

http://online.wsj.com/article/SB10001424053111904265504576568770117066288.html?

m od=WSJ_Tech_Below_Video

Malware-vrus, worms, cavalos de tria e similares tem sido em torno de quase to longo quanto os primeiros computadores em rede. Na verdade, 2011 o 40 aniversrio do primeiro vrus de computador conhecido, um experimento de laboratrio que no causou danos, mas provou ser um prenncio dos riscos de vir. Aqui est uma breve cronologia mostrando alguns dos marcos na histria da maldade computador.

Richard Borge

1971: Creeper O vrus conhecido como o primeiro-programa foi escrito por um empregado de uma empresa de Cambridge, Massachusetts, que construiu parte da Arpanet, a precursora da Internet. O programa foi um teste de laboratrio para ver se era possvel criar um pouco de auto-replicao de software.

1982: Elk Cloner Um estudante jnior de alta veio com o programa de auto-propagao lanado pela primeira vez fora do laboratrio. O programa se espalham atravs de disquetes no velho Apple II de computadores-exibindo um poema curto nas mquinas infectadas. 1983: Virus O termo "vrus" cunhado pelo pesquisador Fred Cohen, na poca um Ph.D.estudante da Universidade do Sul da Califrnia, para descrever programas autoreprodutores. 1987: Jerusalm Nomeado para o lugar que foi detectado pela primeira vez, este foi o primeiro vrus destrutivo que se espalham ao redor do globo. Isso afetou computadores rodando o sistema operacional DOS, da supresso de alguns programas em uma mquina infectada na sexta-feira dia 13. 1992: Michelangelo Este vrus foi projetado para ativar em 06 de maro, aniversrio do pintor. Sua descoberta causou um frenesi entre os menores especialistas em segurana que alertou que milhes de computadores podia falhar naquela data, O medo provou exagerado.

Richard Borge

Meados da dcada de 1990: Phishing Phishing, usada por hackers para coletar informaes confidenciais por fingir ser uma fonte confivel, aparece pela primeira vez. A ttica foi inovadora, pois no depende de malware; em vez disso, tira proveito da ingenuidade dos usurios de computadores para coletar informaes como nmeros de cartes de crdito e senhas. 1999-2001: Melissa / Eu te amo / Anna Kournikova Esses vrus se espalhar para milhes de computadores ao redor do globo, enganando os destinatrios a abrir um arquivo, um documento do Microsoft Word por e-mail, um link ou uma foto que continha um programa que enviou mensagens para

as pessoas em lista os computadores infectados contato. 2001: Code Red O vrus servidores Web infectados; sites hospedados pelos servidores encontraram suas home pages substitudo pela mensagem "Hacked pelos chineses." O vrus tambm foi projetado para sobrecarregar o site da Casa Branca com uma enxurrada de mensagens dos servidores infectados, um ataque que foi facilmente frustrado. 2004: Sasser Este foi o worm de Internet primeiro, ou de autoreplicao do vrus, cujos efeitos foram sentidos fora sistemas conectados Internet. Viajando atravs da Internet em vez de por e-mail, afetou mais de um milho de sistemas informticos e foi responsabilizado por cancelamentos de vo de avio e interrupes nas comunicaes por satlite.Empresas em todo o mundo abandonaram temporariamente seus computadores infectados. 2005: MyTob Este worm marca uma viragem na histria do malware, diz Guillaume Lovet, gerente snior da equipe de resposta a ameaas da Fortinet Inc., uma empresa de segurana Internet. Distribudos atravs de e-mails em massa, MyTob criou um "botnet" rede de computadores controlados que poderiam ser usados para distribuir spam, instalam spyware ou lanar ataques de phishing. Apesar de botnets no eram novos, MyTob foi um dos primeiros a combinar uma botnet e um mailer de massa, e preparou o

terreno para os hackers usando malware para ganho monetrio, e no apenas para causar confuso.

Richard Borge

2010: Stuxnet Este worm de computador sofisticado um exemplo de malware como um cyberweapon. Spread atravs de dispositivos USB e outros mtodos, o vrus foi projetado para afetar a operao industrial especializado sistemas de controlo. Embora no conclusivos, as evidncias coletadas por pesquisadores de segurana sugere fortemente que o ataque do Stuxnet visava centrfugas usadas para enriquecer urnio para o programa nuclear iraniano.

You might also like