You are on page 1of 10

A formao da opinio pblica e as inter-relaes com a mdia e o sistema poltico

Lidiane Malagone Pimenta Relaes Pblicas e Mestre em Comunicao Miditica pela Unesp Bauru/SP

Introduo

Este trabalho pretende discutir alguns pontos fundamentais das relaes entre a mdia, o sistema poltico e a formao da opinio pblica. Para tanto, iniciamos as colocaes tratando de aspectos da dinmica e interao entre sistema poltico e os cidados para os quais o primeiro trabalha, com o propsito de auxiliar a desenhar o cenrio dessa discusso. A partir da, levamos em conta que os cidados se integram sociedade civil, onde tambm compem uma esfera pblica. Faz-se necessrio, ento, tecer comentrios sobre o processo de construo da esfera pblica poltica. Anteriormente a ela, nos deparamos com o processo de formao da opinio pblica, processo este possvel por meio da linguagem, em conversaes cotidianas e manifestaes particulares. Formada a opinio pblica, esta se impe e compe a esfera pblica. Para ajudar a alcanar o objetivo desta discusso, discorremos sobre o papel da mdia na formao da opinio e como se coloca diante do mundo privado dos cidados. Por outro lado, a mdia tambm se alimenta do mundo privado para que possa alcanar seus objetivos, atingindo pblicos de maneira eficaz. Alm disso, consideramos tambm como a mdia se comporta diante do sistema poltico e como o sistema poltico pode se aproveitar da visibilidade miditica para conseguir se comunicar com seu pblico-alvo, os cidados. Diante de relaes to complexas, levamos a discusso at o ponto onde se forma a opinio pblica, em nosso cotidiano. At l, j conheceremos as possibilidades e caminhos percorridos pela a mdia e pelo campo poltico para que influenciem a formao da opinio pblica. Assim, tambm saberemos como cidados podem interferir no sistema poltico, at mesmo sem ter conscincia disso.

O sistema poltico e os cidados: relaes por meio da esfera pblica poltica

Tratando, ento, das relaes entre o Estado e os cidados, trazemos as idias de Habermas (2003). Para o autor, as elites acabam por comandar o Estado, e este, por sua vez, no se baseia em interesses sociais das grandes massas. Apesar disso, pode desenvolver uma sensibilidade em relao a eles, desde que o sistema poltico articule as necessidades pblicas relevantes com os trabalhos do sistema administrativo e legislativo. E como pode ocorrer tal articulao? Aqui entra a comunicao. Habermas (2003) defende que a integrao de uma sociedade se d por meio do poder comunicativo dos cidados que a compem. Para que haja percepo e articulao de medidas importantes para todos, os sistemas se valem de uma linguagem comum, utilizada na esfera pblica poltica e no sistema poltico. Tal linguagem comum funciona como um meio pelo qual os indivduos se entendem e agem. O mundo da vida se reproduz, seus componentes se relacionam e os sistemas de ao altamente especializados em reproduo cultural, em socializao ou em integrao social atuam, entrando em contato com o sistema poltico de alguma forma.
Atravs do cdigo comum da linguagem ordinria, eles desempenham tambm as outras funes, mantendo assim uma relao com a totalidade do mundo da vida. Os ncleos privados do mundo da vida, caracterizados pela intimidade, portanto protegidos da publicidade, estruturam encontros entre parentes, amigos, conhecidos, etc., e entrelaam as biografias das pessoas conhecidas. A esfera pblica mantm uma relao complementar com essa esfera privada, a partir da qual recrutado o pblico titular da esfera pblica. (2003: 86)

Ainda de acordo com o autor, esfera ou espao pblico um fenmeno social elementar, que no pode ser compreendida como uma instituio ou organizao. A esfera pblica no tem estrutura normativa que trate de competncias e papis e nem se configura como um sistema, j que no tem limites, mas sim, horizontes abertos, permeveis e deslocveis, dinmicos.
A esfera pblica pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicao de contedos, tomadas de posio e opinies; nela os fluxos comunicacionais so filtrados e sintetizados, a ponto de se condensarem em opinies pblicas enfeixadas em temas especficos. Do mesmo modo que o mundo da vida tomado globalmente, a esfera pblica se reproduz atravs do agir comunicativo, implicando apenas o domnio de uma linguagem natural; ela est em sintonia com a compreensibilidade geral da prtica comunicativa cotidiana. (HABERMAS, 2003: 92)

Vale ressaltar que os usurios dessa linguagem comum, cuja dinmica possibilita a troca de informaes e a formao de opinio, so pessoas atingidas pelas aes polticas. Ao

se depararem com as necessidades de servios prestados pelo Estado, os cidados interpretam a situao e, em suas interaes cotidianas, comeam a constituir contextos comunicacionais e, assim, a dar forma esfera pblica poltica.
O pblico que lhe serve de suporte recrutado entre a totalidade das pessoas privadas. E, em suas vozes dspares e variadas, ecoam experincias biogrficas causadas pelos custos externalizados (e pelas disfunes internas) dos sistemas de ao funcionalmente especializados causadas tambm pelo aparelho do Estado (...) Os problemas tematizados na esfera pblica poltica transparecem inicialmente na presso social exercida pelo sofrimento que se reflete no espelho de experincias pessoais de vida. (HABERMAS, 2003: 97)

Situaes que vm do mundo privado, acabam se encontrando em contextos comuns, onde interpretaes particulares de cada experincia se entrelaam. a, como trataremos adiante, que a mdia ancora suas aes, ampliando as interaes simples e provocando sua abstrao para desenvolver a discusso em esferas pblicas complexas e ramificadas, apesar de muitas vezes envolver indivduos e grupos distantes fisicamente. Neste sentido, Habermas (2003) coloca que h diferenciao entre esfera privada e pblica, mas no um limite que as separe. Enquanto a primeira assegura a intimidade, a outra implica em publicidade, demonstrando, inclusive, que h um fluxo de comunicao entre elas. O autor ainda define trs tipos de esfera pblica, uma espcie de classificao que d conta de apontar especificidades importantes. H esferas episdicas, que dependem de encontros ocasionais em bares ou at mesmo na rua, h esferas que contam com a presena organizada, como encontros de pais ou pblicos que freqentam entidades e associaes, e h ainda esferas pblicas abstratas, produzidas pela mdia que une virtualmente consumidores de informao localizados globalmente. Tal diferenciao apresenta-se til didaticamente, mas como todas elas so parciais e constitudas pela mesma linguagem, so interligadas funcionalmente. Vale lembrar que associaes da sociedade civil1 assumem importante papel, j que os cidados procuram nelas interpretaes pblicas para suas experincias e interesses sociais e, assim, influenciam a formao da opinio e da vontade. nas organizaes da sociedade civil que se institucionalizam os discursos da esfera privada, transformando-os em questes de interesse pblico, transmitindo-os para a esfera pblica poltica. Para Habermas (2003), essa

Segundo Habermas (2003), o ncleo da sociedade civil formado por associaes e organizaes livres, no estatais e no econmicas, as quais ancoram as estruturas de comunicao da esfera pblica nos componentes sociais do mundo da vida (2003: 99).

liberdade de opinio e de reunio, aliadas liberdade da imprensa e publicidade, formam e garantem a infra-estrutura da comunicao pblica. Associaes que representam grupos de interesses e instituies que defendem causas pblicas so formadoras de opinio e exercem influncia pblica. Porm, tais grupos fazem parte de uma esfera pblica dominada pelos meios de comunicao de massa, a qual, atravs de seus fluxos comunicacionais diferenciados e interligados, forma o verdadeiro contexto perifrico (HABERMAS, 2003: 88).

A esfera pblica poltica e a mdia: como a opinio pblica atinge o sistema poltico

Sobre o contexto perifrico citado por Habermas (2003), possvel afirmar que ele se forma tanto com as interaes particulares e cotidianas quanto com a recepo e interpretao de informao miditica.
Alm disso, as esferas pblicas ainda esto muito ligadas aos espaos concretos de um pblico presente. Quanto mais elas se desligam de sua presena fsica, integrando tambm, por exemplo, a presena virtual de leitores situados em lugares distantes, de ouvintes ou espectadores, o que possvel atravs da mdia, tanto mais clara se torna a abstrao que acompanha a passagem da estrutura espacial das interaes simples para a generalizao da esfera pblica. (2003: 94)

O autor admite ainda que a sociedade civil pode, em certas circunstncias ter opinies pblicas prprias, capazes de influenciar o complexo parlamentar, obrigando o sistema poltico a modificar o rumo do poder oficial (HABERMAS, 2003: 94). Para exemplificar, possvel citar os sinais emitidos pela sociedade civil, que abastecem a esfera pblica e que, por meio da mdia, acabam pautando o cotidiano parlamentar e estatal. Dessa forma, a sociedade civil desperta, sim, a curto prazo, processos de mudana no sistema poltico e nos processos de deciso. O sistema poltico acompanha a formao da opinio pblica e, muitas vezes, atua de acordo com ela. A transmisso da opinio pblica, que se configura como um resultado provisrio da competio de discursos, pode se dar atravs de diversos meios. As pesquisas de opinio so exemplos de um poder comunicativo que influencia decises no sistema poltico.
... convm saber at que ponto as tomadas de posio em termos de sim/no do pblico so autnomas (...) A grande quantidade de pesquisas empricas no permite uma resposta conclusiva a essa questo cardinal. No entanto, possvel, ao menos, precisar a questo quando se parte da idia de que os processos pblicos de comunicao so tanto mais isentos de

distores quanto mais estiverem entregues a uma sociedade civil oriunda do mundo da vida. (HABERMAS, 2003: 108)

O que o autor questiona a autonomia das posies tomadas pelo pblico a partir da formao da opinio pblica. At que ponto estariam sendo sujeitos de sua prpria deciso? No h como separar os contedos que circulam em manifestaes particulares daqueles que so provenientes dos meios de comunicao de massa ou ainda mesmo daqueles oriundos dos complexos parlamentar e estatal. A formao da opinio pblica sobre o sistema poltico sofre influncias do mundo privado, da esfera pblica e da mdia que tambm palco de manifestaes do prprio sistema poltico. As manifestaes particulares que abastecem a comunicao e formao da opinio pblica na esfera pblica poltica so importantes e devem ser levadas em considerao em estudos de comunicao poltica. Porm, as variveis mdia e sistema poltico, bem como suas interfaces e parcerias, no podem ser deixadas de lado, j que, como colocamos anteriormente, elas tambm influenciam a formao da opinio pblica. Ento, da mesma maneira, a dinmica entre as foras miditicas e o sistema poltico devem ser colocadas.

Visibilidade: como o sistema poltico usa a mdia e o que o cidado ganha com isso

As complexas relaes das corporaes de mdia com o campo poltico tem peculiaridades que, segundo Maia (2003), propiciam certa administrao da visibilidade que os meios de comunicao de massa possibilitam aos atores polticos. Sabendo disso, planejam discursos e usam de estratgias para que o espao da visibilidade miditica e seu contedo sejam favorveis a eles.
a tentativa de polticos e elites de administrar a visibilidade e fazer repercutir discursos e verses do prprio interesse no espao de visibilidade miditica constitui-se num campo de estratgias e contra-estratgias, como em qualquer jogo poltico. (2003: 19)

Percebe-se, ento, que o sistema poltico e o comportamento de seus atores so influenciados pela mdia. Isso porque, alm de fatores extras, sejam econmicos ou sociais, o campo poltico atingido por questes ligadas ao pblico, para quem os meios de comunicao de massa fornecem informao poltica, ou seja, a quem a visibilidade miditica do sistema poltico interessa. No toa que o sistema poltico leva em considerao a soberania popular. Seus atores so representantes do povo, sofrem certa presso das massas e da opinio pblica.

Gomes (2004) corrobora as idias expostas at aqui afirmando que, o campo poltico trabalha em funo da opinio pblica. Isto porque, atualmente, h um fluxo maior e mais rpido de informao poltica, o que exige maior controle. Os trabalhos miditicos fazem com que a vida poltica esteja sempre acessvel aos cidados. Enquanto isso, os atores do sistema poltico se preocupam com o que pensam esses cidados. Como a esfera civil composta por eleitores que podem reconfigurar sua opinio diariamente sobre a esfera poltica, esta tambm busca informaes sobre a esfera civil. A mdia e a pesquisa de opinio as abastecem. O poder de autorizao da esfera civil, conforme coloca Gomes (2004), se estende para alm da eleio e a esfera poltica busca satisfazer suas necessidades. Passam a se assessorar... para descobrir o que pensa e sente o pblico e para produzir discursos e fatos conforme a opinio que se quer que o pblico tenha. (...) A campanha agora permanente, a eleio interminvel (2004: 114). Isso nos d idia das complexas relaes entre a mdia e o sistema poltico2. Mas como fica esse cenrio quando acrescentamos um novo elemento sem o qual nenhum dos anteriores faz sentido? Os cidados, componentes da sociedade civil que, com suas manifestaes promovem a comunicao na esfera pblica, so o piv da discusso proposta aqui. Influenciados pela mdia (ao tratar do sistema poltico), interpretaes particulares formaro contextos maiores e provocaro o debate do tema na esfera pblica que, por sua vez, pode atingir o sistema poltico e pautar a mdia, formando ciclo de influncias mtuo e contnuo. Vale considerar tambm algumas tarefas que Gurevitch e Blumler (apud HABERMAS, 2003) atribuem mdia no tocante a seu papel diante dos sistemas polticos constitucionais. Alm de vigi-los e informar os cidados para que possam intervir em favor do seu prprio bem-estar, a mdia pode definir a agenda poltica, permitir o dilogo entre representantes e representados, criar mecanismos para prestao de contas dos eleitos e incentivar os cidados a se envolver no processo poltico, deixando para trs sua posio de mero espectador. A mdia deve comportar-se de tal maneira a servir esfera pblica que aprende, critica, sugere e assim, juntas, podem obrigar o processo poltico a se legitimar por meio do atendimento aos temas levantados. A mdia coleta informaes, escolhe o tom da divulgao e o que divulgar. Dessa forma, controla o que ir realimentar a esfera pblica e influenciar o sistema poltico. Isso d mdia um poder do qual no dispem atores que atuam individualmente na esfera pblica,
No cabe aqui discutir as desigualdades de acesso mdia por parte de atores do sistema poltico ou de atores da sociedade civil, mas apenas constatar uma caracterstica importantes para a discusso deste ensaio.
2

fora das organizaes sociais e associaes. Esses atores normalmente tm chances significativamente menores de influenciar contedos e tomadas de posio do sistema poltico. Quem teria maior poder de persuaso e influncia sobre a deciso de um indivduo: um lder comunitrio, um familiar ou a mdia com a qual o indivduo tem contato? Tal escala de poder no nos parece mensurvel:
(...) mesmo que conhecssemos o peso e o modo de operar dos meios de comunicao de massa e a distribuio de papis entre pblico e atores, e mesmo que pudssemos opinar sobre quem dispe do poder dos meios, no teramos clareza sobre o modo como os meios de massa afetam os fluxos intransparentes da comunicao da esfera pblica poltica. (HABERMAS, 2003: 111)

Sabemos que os indivduos so impelidos pela mdia e provocados para que tomem uma posio diante do que ela veicula. Levando em considerao que isso depende da ao autnoma dos indivduos, Maia (2003) defende que a mdia apenas fomenta a esfera pblica poltica. Enquanto constelao de discursos, a esfera pblica poltica ser palco de encontros formais ou informais, onde haver troca de informaes e formao da opinio.

Formao da opinio: como tudo comea

Diante dessas consideraes, possvel afirmar que a formao da opinio de cada indivduo, que culminar na formao da opinio pblica e posio da esfera pblica poltica, acontece num momento de fuso de informaes. Cada indivduo, de posse de seu repertrio e subjetividade, toma conhecimento de um fato por meio da mdia e ir discuti-lo com sua famlia, onde cada membro tambm de posse de seu repertrio e subjetividade, recebe informaes da mdia e discute o assunto com outras pessoas. Eis a rede de influncias discursivas que viabiliza e enriquece a formao da opinio. Parece possvel mapear e medir tal rede? No. Por outro lado, vale buscar outro meio para uma melhor compreenso. Voltamos a um elemento destacado no incio de nossas colocaes: a linguagem. Trazendo as idias de Dryzek (2004), consideramos a esfera pblica, nessa discusso, uma constelao de discursos3. As manifestaes particulares assumem um carter fundamental, formando essa constelao de discursos e,

conseqentemente, a opinio e a esfera pblica.


3

Consideremos discurso como um modo compartilhado de se compreender o mundo. Isso possvel por meio da linguagem, que traz consigo avaliaes, ideologias, discordncias, predisposies. A linguagem, carregada da subjetividade do indivduo, viabiliza seu discurso.

Neste sentido, at as simples conversas corriqueiras, fofocas e piadas comuns ao mundo privado, se configuram componentes da formao da opinio. Obviamente, para que sejam atuantes na formao da opinio, tais manifestaes precisam provocar interpretaes, reflexes sobre um determinado assunto. Alm disso, vale considerar que, para formar opinio pblica4, at mesmo essas conversaes do cotidiano devem possibilitar a conexo da experincia particular do indivduo ou grupo com algum princpio mais geral (caso contrrio, no se trata de algo pblico). J est claro, portanto, que manifestaes particulares podero culminar na formao da esfera pblica poltica e como esta influenciar a mdia e o sistema poltico. Entretanto, formao da opinio pblica tem papel fundamental tambm para o agir poltico, j que o antecede. Utilizaremos das palavras de Dryzek (2004):
embora discursos no possuam agncia, eles possuem sim a capacidade de subscrever ou desestabilizar resultados coletivos a qual, do ponto de vista da legitimidade, o aspecto mais importante da agncia com o qual comear (2004: 53).

E como os discursos podem subscrever e desestabilizar resultados coletivos? O prprio autor responde:
avanos discursivos no podem ser medidos apenas em termos de legislao ou decises sobre polticas, mas tambm na prtica do cotidiano, em contestaes feitas e resistidas no mbito dos lares, em locais de trabalho, em salas de aula e alhures (2004: 54-55)

Mesmo que as conversas cotidianas no consigam promover processos mais elaborados tomadas de deciso e deliberao sempre que ocorrem, sem elas, as decises e deliberaes para os resultados coletivos tornam-se inviveis. Os indivduos, em contato com outras interpretaes e experincias particulares, passam a ter um entendimento melhor sobre suas necessidades individuais e, conseqentemente, sobre as necessidades coletivas. Vale destacar que este princpio coloca o homem no centro da discusso sobre a democracia e, apesar desse tipo de conversao no levar diretamente ao, o movimento dessa constelao de discursos colabora para que as pessoas comecem a discutir assuntos de seu interesse, formem opinio e se posicionem sobre eles. Alguns autores como Schudson (apud SCHEUFELE, 2000), por exemplo, no acreditam que as manifestaes particulares e conversas cotidianas possam ser consideradas como um certo tipo de agir poltico. O autor coloca que as conversas cotidianas que no
Para Dryzek (2004), opinio pblica o resultado provisrio da competio de discursos na esfera pblica conforme transmitido ao Estado (2004: 52) e, quando ela gera uma deciso coletiva, consistente com a constelao de discursos, pode-se dizer que possui legitimidade discursiva.
4

sugerem ligao com a democracia so diferentes de uma conversa poltica, que troca informaes para a participao no processo poltico. Por outro lado, Scheufele (2000) considera ambas importantes para a democracia, pois a conversao cotidiana torna a conversa poltica mais provvel, enquanto a mdia alimenta a conversa poltica entre cidados mais informados e estimula a discusso sobre assuntos polticos. Ela fundamental para levar outras informaes (alm daquelas veiculadas pela mdia) s pessoas que comeam a compreender o sentido dos eventos polticos, a elaborar seu discurso e a tomar decises. Porm, sem a conversao cotidiana, que liga os cidados entre eles e com a vida de sua comunidade, a conversa poltica no seria possvel. Corroborando a idia de que manifestaes particulares tambm influenciam o sistema poltico, Mansbridge (1999), defende que a conversao cotidiana j poltica, pois todo assunto passvel de discusso pelo cidado poltica, no necessariamente algo que se converter em ao. Para a autora, a poltica a esfera na qual as pessoas, ao receberem informao, atribuem sentido situao. Aqui se d mais uma vez a relao com a mdia, j que o cidado recebe informao de outras experincias particulares e tambm dos meios de comunicao de massa. A conversao cotidiana, que poltica, influenciada pela mdia e, quando toma a forma de comunicao pblica (obtm espao na esfera pblica e no s na mdia), tambm influencia os trabalhos miditicos. Conseqentemente, acabam por influenciar o sistema poltico, que sabe no poder esquecer-se de ouvir os cidados, conhecer sua opinio e saber lidar com a esfera pblica poltica.

Consideraes finais

Depois de discorrer sobre as relaes do Estado e sistema poltico com os cidados, foi possvel entender como cada indivduo pode formar a esfera pblica poltica. O cidado j no est mais sozinho. Tambm compreendemos que a formao da opinio pblica depende de manifestaes particulares e conversaes do mundo privado, sendo influenciada tambm pela mdia. Por outro lado, a mdia no desconsidera a opinio pblica e a esfera pblica poltica, e tambm tm relaes com o sistema poltico, trazendo informaes da esfera pblica poltica e dando aos atores polticos visibilidade, levando-os at a casa do cidado. Os discursos que

10

circulam na esfera pblica poltica influenciam e so influenciados pela mdia. Esses mesmos discursos influenciam e so influenciados pelo sistema poltico, por meio da mdia. possvel concluir, portanto, que a mdia se comporta como uma ferramenta importante para que os cidados possam influenciar o sistema poltico, por meio da opinio pblica. Esse no o nico caminho que pode se abrir aos cidados que encontram em outras formas de representao, por exemplo, meios de atingir o sistema poltico. Porm, a mdia se apresenta como poderoso instrumento de influncia. Resta avaliar, sempre, como e com que finalidade esse instrumento usado.

REFERNCIAS DRYZEK, John S. Legitimidade e Economia na Democracia Deliberativa. In: COELHO, Vera Schattan P. e NOBRE, Marcos (org). Participao e Deliberao. Teoria democrtica e experincias institucionais no Brasil contemporneo. So Paulo, Editora 34: 2004. GOMES, Wilson. Negociao poltica e comunicao de massa. In: Transformaes polticas na era da comunicao de massas. So Paulo: Paulus, 2004. HABERMAS, Jrgen. O papel da sociedade civil e da esfera pblica poltica. In: ___________. Direito e democracia. Entre factilidade e validade. Trad. Flvio B. Siebeneichler. 2 ed. Rio de Janeiro, Tempo brasileiro: 2003. MAIA, Rousiley Celi M. Dos dilemas da visibilidade miditica para a deliberao pblica. In: LEMOS, Andr (org). Mdia.br. Livro da XII Comps 2004. Porto Alegre, Sulina: 2004. MANSBRIDGE, Jane. Everyday talk in the deliberative system. In: MACEDO, Sthepen. Deliberative politics. Essays on Democracy and disagreement. New York, Oxford University Press: 1999. SCHEUFELE, Dietram A. Talk or conversation? Dimensions of interpersonal discussion and their implications for participatory democracy. In: Journalism and mass communication quarterly. Winter, ABI/INFORM Global, 2000.

You might also like