You are on page 1of 13

COMO FALAR EM PBLICO

Prof. Jos Francisco DellOsso Cordeiro


jose.cordeiro@prof.uniso.br

Fone (15) 3212-8080

Quatro dicas antes de iniciar:


Seja sempre natural; Nunca perca a oportunidade de falar em pblico; Seja persistente e no pare nunca de estudar e de praticar o hbito de falar em pblico; Consiga uma filmadora ou uma mquina digital e grave seus treinamentos.

INTRODUO
Quem tem medo de falar em pblico?
Maiores medos (Pesquisa do Jornal Sunday Times EUA):
1. Falar em pblico; 2. Altura; 3. Insetos; 4. Finanas; 5. Doenas; 6. Morte.

ENTENDENDO O MECANISMO DO MEDO


Como o medo se manifesta = mudana do mecanismo ao longo dos tempos. Causas do medo = O imaginrio e o desconhecido. Importante tentar entender de onde surgem nossos temores.

ENTENDENDO MELHOR O MEDO DE FALAR EM PBLICO


Causas do medo de falar em pblico:
Falta de conhecimento sobre o assunto; Falta de prtica ou experincia para falar em pblico; Falta de autoconhecimento; O medo do medo.

"O nico homem que nunca comete erros aquele que nunca faz coisa alguma. No tenha

medo de errar, pois voc aprender a no cometer duas vezes o mesmo erro." (Roosevelt) O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas no sabem como enfrent-lo, outras acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram no como uma coisa negativa,mas como um sentimento de auto-preservao. (Ayrton Senna) DICAS PARA FALAR EM PBLICO
Adaptao do livro: SUPERDICAS PARA FALAR BEM EM CONVERSAS E APRESENTAES de REINALDO POLITO Editora Saraiva

1 - APRENDA A CONVERSAR
Perguntas fechadas = respostas rpidas e curtas = quem?, h quanto tempo?, onde?, quando? Perguntas abertas = respostas mais longas = o qu?, por qu?, como?

2 SEJA BEM-HUMORADO
No significa bancar o palhao e nem sinnimo de vulgaridade. Mantenha-se longe da linha que separa o humor da vulgaridade. O humor deve ser sempre sutil.

3 DEMONSTRE QUE EST BRINCANDO


Se voc precisar explicar ao final da frase que se tratava de uma brincadeira, porque sua atitude ao brincar no foi adequada.

A forma de fazer humor deve ficar bem evidente para os ouvintes.

4 NO SE LEVE MUITO A SRIO


Aprenda a rir dos prprios tombos. Ponha na conta, passe a rgua e siga em frente. Saiba brincar com suas prprias caractersticas. Entretanto, no fique valorizando suas imperfeies.

5 SAIBA CONTAR HISTRIAS


Bem curtinhas e de vez em quando. Evite contar histrias que as pessoas j esto cansadas de ouvir. Prefira histrias originais e decorrentes de suas experincias.

6 ACABE COM O N?
Tambm o t?, percebe?, ok?, entende?, certo?. Primeiro passo tomar conscincia. Grave sua fala se necessrio. Evite falar como se estivesse perguntando. Use sempre a afirmao.

7 ACABE COM O
Tambm o primeiro passo tomar conscincia de que isso acontece. Normalmente vem da necessidade de preencher todas as pausas com sons. Esforce-se para aprender a pensar em silncio.

8 DEU BRANCO
Tente apenas uma vez se lembrar da informao. Se no der certo, repita a ltima frase dita. Se tambm no funcionar, use a expresso: na verdade o que quero dizer .... Funciona!

9 NO ARME BARRACO
Evite debates verbais desnecessrios, que podem causar ressentimentos e criar hostilidades e antipatias. Se perceber que esse rumo tomado, deixe a vaidade de lado, concorde e tire o time de campo.

10 SEJA GENTIL
Atitude mais eficiente para conquistar a simpatia e boa-vontade dos ouvintes. Reflita sempre sobre suas atitudes e verifique, sem preconceitos, se tem sido uma pessoa gentil nos relacionamentos.

11 FAA DO NS UMA EXPRESSO MGICA


O ns soa falso e parece artificial quando usado como plural de modstia (ou majesttico). Mas cai bem quando fazemos sugestes ou damos conselhos aos ouvintes estarmos includos no grupo.

12 SEJA VOC MESMO


Seja sempre natural. Nenhuma tcnica faz sentido se no for incorporada ao nosso comportamento natural. Isso no significa continuar a cometer erros, pois eles precisam ser corrigidos.

13 FALE COM ENVOLVIMENTO


Nunca fale s por falar como se estivesse cumprindo uma obrigao. Fale com energia, disposio, entusiasmo, emoo. Trabalhe pelo uso da colaborao entre a naturalidade e a emoo.

14 DEMONSTRE CONHECIMENTO
No basta apenas conhecer o tema que estiver apresentando. O que voc diz deve ser fruto da sua experincia. Voc deve transpirar aquela matria. Prepare-se muito e saiba sempre mais que o necessrio

15 SEJA COERENTE
As pessoas percebem quando falamos de uma maneira, mas agimos de forma diferente. Assim devemos notar se no estamos apenas falando por falar, sem identidade com o que sentimos ou acreditamos.

16 CONSIDERE O NVEL INTELECTUAL DOS OUVINTES


Se o nvel intelectual predominante for de mdio para baixo, evite informaes complexas ou abstratas. Ao contrrio, se o nvel intelectual for alto evite informaes que j devem ser de conhecimento geral.

17 AVALIE O CONHECIMENTO DOS OUVINTES


No tome como base o seu prprio conhecimento do assunto.

Analise com antecedncia que tipo de conhecimento a platia tem sobre o tema e adapte a palestra capacidade de entendimento.

18 LEVE EM CONTA A FAIXA ETRIA DOS OUVINTES


Se no for possvel com antecedncia, observe logo ao entrar. Se a platia for jovem, fale de planos, de futuro. Se for predominantemente idoso, fatos do passado so teis.

19 FAA ADAPTAES DIANTE DOS OUVINTES


Prepare-se da melhor maneira, mas fique pronto para adaptar sua apresentao s caractersticas intelectuais e de idade do pblico que encontrar. Resista tentao de manter a j ensaiada apresentao.

20 COM A CANETA NA MO
Caneta na mo s far sentido se tiver a ver com o contexto da apresentao. Caso contrrio melhor falar com as mos vazias, para uma melhor exposio. O mesmo serve para outros objetos.

21 COMA PELAS BORDAS


Ao tratar de assuntos polmicos evite dar sua opinio sobre a questo logo de incio, para no ampliar a resistncia dos contrrios. Inicie mencionando os pontos comuns a todos, desarmando as resistncias.

22 VOC ACHA OU TEM CERTEZA?


Palavras com acho, julgo, suponho, acredito, penso so recursos para evitar o confronto com contrrios. No serve, no entanto, quando se sugere solues para um problema.

23 MANTENHA OS OUVINTES ACORDADOS


Monte sua palestra com equilbrio entre o show e o contedo. O segredo fazer a apresentao em blocos distintos, separados por pequenas histrias, piadas ou visuais, envolvendo e transmitindo contedo

24 PERGUNTAS: ANTES, DURANTE OU DEPOIS?

Leve em considerao o domnio que voc tem do assunto, o tempo disponvel para a apresentao, o nmero de ouvintes e o nvel intelectual dos mesmos, para avaliar a convenincia do momento.

25 QUANDO USAR RECURSOS AUDIOVISUAIS


Trs objetivos: Destacar as informaes importantes; Facilitar o acompanhamento do raciocnio; Possibilitar a maior lembrana do assunto.

26 DEZ REGRAS PARA PRODUZIR UM BOM VISUAL


Coloque um ttulo; Faa legendas; Escreva com letras legveis; Limite a quantidade de tamanho das letras; Componha frases curtas;

26 DEZ REGRAS PARA PRODUZIR UM BOM VISUAL


Use poucas linhas; Use cores; Use apenas uma idia em cada visual; Utilize apenas uma ilustrao por visual; Retire tudo que prejudique a mensagem.

27 USE A ROUPA CERTA


Leve em conta: A atividade profissional; A poca; A formalidade; O hbito; O estilo. Na dvida opte sempre pelo traje mais formal

28 O VOLUME DE VOZ IDEAL


Se tiver chance, teste antes o local. Procure sempre falar um pouco mais alto do que seria suficiente. Assim, para vinte pessoas, fale como se estivesse falando para cinqenta e assim por diante.

29 CONTINUE FALANDO DEPRESSA


Se for o seu caso, continue fazendo, mas desenvolva algumas tcnicas: Use boa dico; Faa pausa no final do raciocnio; Repita as informaes importantes.

30 CONTINUE FALANDO DEVAGAR


Tambm h tcnicas: Continue olhando para os ouvintes; Volte a falar com mais nfase; Faa pausas apropriadas; Elimine os nas pausas.

31 PONHA RITMO NA FALA


Evite falar no mesmo tom e mesmo ritmo. Alterne a fala mais rpida com a mais lenta, a fala alta com a baixa. Aprimore essa habilidade com a leitura de poesias em voz alta, alm de treinar em casa.

32 PRONUNCIE BEM AS PALAVRAS


Faa exerccios de leitura em voz alta, de dois a trs minutos por dia, usando de recursos de fonoaudilogos. Evite ficar pensando nisso na hora da apresentao para no ficar artificial.

33 USE BEM O MICROFONE NO PEDESTAL


Posicione-o mais ou menos na altura do queixo, a uns dez centmetros da boca e fale sempre olhando sobre ele. Gire o tronco, se posicionando de um lado ou de outro, falando com a boca na direo dele.

34 USE BEM O MICROFONE NA MO


Evite gesticular ou manter o microfone longe da boca. Posicione-o na altura do queixo, usando o brao como pedestal. Aproveite a facilidade de movimentao diante do pblico. Evite a troca de mos.

35 USE BEM O MICROFONE NA LAPELA


Maior facilidade para gesticular, segurar anotaes, usar laser point entre outros objetos. Prenda o mais prximo possvel da boca. O melhor do tipo headset por captar melhor o som.

36 DESCUBRA COMO SEU VOCABULRIO


Normalmente o problema est na atitude que temos e no no vocabulrio em si. Procure usar nas apresentaes as mesmas palavras que usa no diaa-dia. Naturalidade mais importante.

37 D CARTO VERMELHO S PALAVRAS VULGARES


Palavres e grias no indicam descontrao e naturalidade. Tm hora e lugar em que no cabem. Enfraquecem e prejudicam a credibilidade do palestrante.

38 TENHA CUIDADO COM O VOCABULRIO REBUSCADO


A comunicao oral exige o rpido entendimento da mensagem. Palavras incomuns podem atrapalhar a compreenso da platia. Promover o bom entendimento sua tarefa.

39 RESERVE O VOCABULRIO TCNICO PARA OS IGUAIS


Reserve os termos tcnicos apenas para platias especficas que tenham contato com as mesmas expresses. Na dvida traduza as expresses tcnicas e fale de maneira simples para que todos compreendam.

40 O ESTRANGEIRISMO NA MEDIDA CERTA


A melhor atitude com o estrangeirismo evitar os extremos. No h como evit-los totalmente em virtude da evoluo das lnguas. Avalie mais uma vez as caractersticas do pblico. Atente pronuncia.

41 USE A EXPRESSO CORPORAL


Evite falar o tempo todo com as mos nos bolsos, manter os braos cruzados ou presos nas costas. Evite manter as pernas muito abertas ou juntas demais ou ficar alternando o apoio entre elas.

41 USE A EXPRESSO CORPORAL


No se movimente demais sem objetivos. Faa gestos moderados que acompanhem o ritmo e cadncia da fala. Alterne a posio de descanso da forma mais natural possvel.

42 OLHE PARA OS OUVINTES


Ajuda a perceber a compreenso ou eventuais desinteresses ou discordncias. Ajuda a valorizar as pessoas presentes. No olhe rpido demais de um lado para o outro e use o corpo todo para olhar.

42 OLHE PARA OS OUVINTES


Isso ajuda a quebrar a rigidez da postura e torn-la mais natural. Procure olhar alternadamente para os quatro cantos do auditrio de forma lenta, fazendo com que seu olhar esteja em contato com todos.

43 PLANEJE BEM SUAS APRESENTAES


Organize etapa por etapa toda a seqncia da apresentao. Quatro etapas: Introduo; Preparao; Assunto Central; Concluso.

44 NO INICIE CONTANDO PIADAS


S use este recurso em ltimo caso, mas prefira us-lo no meio da fala quando voc e os ouvintes estiverem mais vontade. O incio o momento mais difcil da apresentao com maior descarga de adrenalina.

45 NO INICIE PEDINDO DESCULPAS


No chame a ateno para problemas que talvez nem fossem percebidos pelos ouvintes. Tambm no inicie pedindo desculpas por no conhecer o assunto. S pea desculpas quando necessrio.

46 CONQUISTE A ATENO DOS OUVINTES


Use uma frase que provoque impacto. Lance mo de um fato bem-humorado. Conte uma histria interessante. Levante uma reflexo. Mostre os benefcios da platia.

47 SAIA DA MESMICE
No existe platia desinteressada, mas sim palestrante desinteressante.

Surpreenda a platia com uma informao inusitada, mostre um caminho distinto logo no comeo. Seja diferente e conquiste a ateno.

48 ESCLAREA QUAL O ASSUNTO


Informe os ouvintes, logo de sada, qual o assunto e o objetivo da sua presena ali. Escolha uma frase que identifique perfeitamente o contedo da mensagem e mostre o tom que a apresentao ter.

49 PARA CADA SOLUO, UM PROBLEMA


Se o objetivo da sua apresentao sugerir a soluo para um problema, revele-o antes para que as pessoas possam acompanhar com mais facilidade a sua exposio. Faa-o aps contar qual o assunto.

50 CONTE COMO TUDO ACONTECEU


Quando se tratarem de informaes novas, faa um retrospecto, fale do passado, conte como tudo aconteceu at chegar ao momento presente. Compreendendo o fato os ouvintes entendero melhor.

51 NO SE APAIXONE POR UM ARGUMENTO


Tome cuidado para no exagerar em um argumento para defender uma idia. Outro cuidado importante prepar-lo adequadamente antes de ser apresentado e faz-lo no momento mais adequado.

52 APROVEITE MELHOR SEUS ARGUMENTOS


Relacione todos seus argumentos e atribua peso para cada um. Comece com um bom (no o melhor). Em seguida apresente o mais frgil e, a partir da, o imediatamente mais forte at chegar ao melhor e mais importante.

53 AJUDE O OUVINTE A ENTENDER A MENSAGEM


Use ilustraes, apresente objetos, conte histrias (prefira as inditas), d exemplos, etc. Leve em conta mais uma vez as caractersticas da platia com relao a nvel cultural e idade dos presentes.

54 USE A ESTRATGIA CERTA


Uma idia no to boa, desde que exposta de forma correta e habilidosa, pode superar outra de melhor qualidade. Inicie combatendo os argumentos contrrios mais fortes deixando os mais frgeis para o final.

55 CAPRICHE NO ENCERRAMENTO
A qualidade da mensagem transmitida na concluso muito importante para o resultado, mas o tom de voz que avisa que a exposio est chegando ao final pode ser mais relevante.

56 AS MELHORES FORMAS PARA ENCERRAR


Algumas formas para encerrar uma apresentao que do resultado: Levantar uma reflexo; Fazer uma citao; Apelar para a ao; Aludir ocasio;

56 AS MELHORES FORMAS PARA ENCERRAR


5. Elogiar honestamente os ouvintes; Contar um fato histrico; Aproveitar um fato bem-humorado; Utilizar uma circunstncia.

57 FALE DE IMPROVISO
No inventar informao. Significa falar enquanto planeja o desenvolvimento da exposio. O truque comear a falar a respeito de outro assunto que domine e lig-lo ao tema da exposio.

58 PARA LER EM PBLICO


Regras bsicas: Olhe para os ouvintes (marque o local no texto com o polegar); Segure o papel na altura correta (parte superior do peito) para ler com facilidade e no se esconder do pblico;

58 PARA LER EM PBLICO


Faa poucos gestos ou, se no se sentir confortvel, no gesticule. Evite mexer demais com o papel;

Marque o texto. Use traos verticais para indicar o momento das pausas.

59 USE RECURSOS DE APOIO


Roteiro escrito sempre muito til. Escreva algumas frases (com idias completas) que ajudem a ligar a seqncia de sua apresentao e lhe dem segurana. Para apresentaes mais simples, use um carto de notas.

60 ENFRENTE MELHOR O MEDO DE FALAR


Saiba exatamente o que vai dizer no incio, quase palavra por palavra; Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos da apresentao. Voc se sentir mais seguro com ele;

60 ENFRENTE MELHOR O MEDO DE FALAR


Se tiver que ler, imprima em um carto grosso. Assim, se voc tremer um pouco ningum perceber; Ao comear no tenha pressa. Respire, acerte a altura do microfone e comece a falar devagar;

60 ENFRENTE MELHOR O MEDO DE FALAR


No incio , quando o desconforto maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um com calma, para superar o incio; Tente se distrair antes de comear, sem ficar pensando no que vai dizer;

60 ENFRENTE MELHOR O MEDO DE FALAR


Se estiver muito nervoso, apie as mos sobre a mesa at ficar mais calmo; Treine antes com amigos e pessoas prximas. Exercite respostas para possveis perguntas ou objees;

60 ENFRENTE MELHOR O MEDO DE FALAR


Se der branco diga: na verdade o que quero dizer ... comeando a contar a informao por outro ngulo. Ou diga que voltar ao assunto mais tarde; Nada substitui uma consistente preparao.

ARRISQUE. ENFRENTE SEU MEDO DE FALAR EM PBLICO


"Voc ganha foras, coragem e confiana a cada experincia em que voc enfrenta o medo. Voc tem que fazer exatamente aquilo que

acha que no consegue." ( Eleanor Roosevelt )

ADAPTAO ELABORADA POR: Jos Francisco DellOsso Cordeiro jose.cordeiro@uniso.br Junho de 2008

You might also like