You are on page 1of 15

O DIREITO DE NACIONALIDADE E A EC N 54: A REPARAO DE UM ERRO

RICARDO BERND GLASENAPP1

O propsito deste texto analisar o direito de nacionalidade originria, dos nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, no Direito brasileiro ao longo de sua histria; passando por suas sete constituies at chegar na Emenda Constitucional n 54 que reparou um erro cometido quando da Emenda Constitucional de Reviso n 03/1994, vindo assim a solucionar a problemtica dos brasileiros aptridas. Assim, primeiramente, iremos estudar o que vem a ser nacionalidade e quais as formas de obt-la.

1. O que o direito de nacionalidade.


Primeiramente, vale lembrar que a Declarao Universal dos Direitos do Homem, proclamada em 1948 pela Assemblia Geral das Naes Unidas, em seu artigo 152, reconhece como direito fundamental do homem o direito a uma nacionalidade. Assim, os Estados modernos devem respeitar tal direito universal do homem e dar este direito nacionalidade ao seu povo. Para um Estado ser considerado como independente, ele deve observar trs elementos constitutivos obrigatrios; so eles o territrio, o povo e a soberania. Na ausncia de apenas um destes elementos tal Estado no poder assim ser considerado. Alm destes trs elementos fundamentais, h doutrinadores que visualizam um quarto elemento, o da finalidade; que integraria o moderno conceito de Estado. E o direito de nacionalidade vem a ser a rea do Direito que estuda e cria normas acerca da constituio do elemento povo do Estado. E o que povo? Povo o conjunto de pessoas que fazem parte de um Estado; o seu elemento humano. O povo est unido ao Estado pelo vnculo jurdico da nacionalidade. Vale a
1 2

Especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional. Declarao Universal dos Direito do Homem

Art. XV: 1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

155

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

pena aqui ressaltar que no podemos confundir povo com populao; vez que populao, diferentemente do povo, o conjunto de habitantes de um territrio, de um pas, de uma regio, de uma cidade. Esse conceito mais extenso que o do povo, pois engloba os nacionais e os estrangeiros, desde que habitantes de um mesmo territrio. Portanto, no h como confundirmos o termo povo com o de populao. Temos ainda a definio de povo dada por Marcelo Caetano, para quem o povo , pois, o conjunto dos indivduos que para a realizao de interesses comuns se constitui em comunidade poltica, sob a gide de leis prprias e a direo de um mesmo poder3. Quem bem distingue povo de populao Pontes de Miranda , ao afirmar que
... de modo nenhum o sujeito jurisdio, como o sujeito aos impostos, elemento da dimenso pessoal do Estado: submeteu-se jurisdio dele e sua fiscalidade porque se acha dentro da sua dimenso poltica.
4

Assim, visto que o povo est unido ao Estado pelo vnculo jurdico da nacionalidade, precisamos agora verificar a definio de nacionalidade. A palavra natio tem como origem o Latim, tendo como significado nao, povo, multido, gente, seita, ordem, raa, origem5. Desta forma, a palavra nacionalidade est ligada, na sua origem, noo de grupo tnico6. Consultando o dicionrio da lngua portuguesa Michaelis, verificamos que o termo nacionalidade significa 1. Qualidade ou condio de nacional, naturalidade. 2. Conjunto dos caracteres que distinguem uma nao. 3. Nao.7 J no Dicionrio Aurlio8, temos como definio de nacionalidade o seguinte:
1. Condio ou qualidade de quem ou do que nacional. 2. Pas de

nascimento. 3. Condio prpria de cidado de um pas, quer por naturalidade, que por naturalizao. 4. O complexo dos caracteres que distinguem uma nao, com a mesma histria, com as mesmas tradies comuns.

Assim, temos que o vocbulo nacionalidade vem a ser a qualidade daquele que nasceu em determinado Estado, determinada Nao.
3 4 5 6

CAETANO, Marcelo. Direito Constitucional. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1987, v.1, p. 623. PONTES DE MIRANDA, Nacionalidade de origem e naturalizao no direito brasileiro. 1936, p.13. CRETELLA JNIOR, J. CINTRA, G. U. Dicionrio latino-portugus. 3 ed., 1953, p. 770.

BERNARDES, WILBA LCIA MAIA. Da Nacionalidade Brasileiros natos e naturalizados. Belo Horizonte: Del Rey, 1995, 61-62.
7 8

Dicionrio da Lngua Portuguesa Michaelis. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa.

156

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

Indo para o mbito jurdico, temos a definio de que nacionalidade vem a ser rea do Direito que estuda e cria normas acerca da constituio do elemento povo do Estado. J para Alexandre de Moraes9, nacionalidade
o vnculo poltico que liga um indivduo a um certo e determinado Estado, fazendo deste indivduo um componente do povo, da dimenso pessoal deste Estado, capacitando-o a exigir sua proteo e sujeitando-o ao cumprimento de deveres impostos. Assim, temos que o agrupamento dos nacionais de um pas o seu povo.

J Penna Marinho nos ensina que nacionalidade o


lao que une aquele que a d (o Estado) aquele que a recebe (o indivduo), a nacionalidade no deve, entretanto, ser reduzida a um conceito exageradamente metafsico, a ponto de se confundirem a qualidade de nacional com a de societrio.

10

Entretanto, este lao de unio pode ser considerado originrio ou secundrio, dependendo da forma de aquisio da nacionalidade. Assim, nacionalidade originria aquela decorrente do nascimento, a partir do qual, atravs de critrio territoriais, sanguneos ou mistos, o indivduo adquiri a nacionalidade. Tais critrios tambm so chamados no Direito como jus solis (territorial) e jus sanguinis (sanguneo). J a nacionalidade secundria aquela obtida atravs de um processo de naturalizao, em que manifestada a vontade prpria do indivduo de adquirir determinada nacionalidade. Oscar Tenrio afirma que a nacionalidade originria um estado que se cria pelo simples e imediato implemento dos requisitos constitucionais. J Vallado12 nos ensina que
o nacional de origem conhecido entre ns como brasileiro nato, que , portanto, quem nasceu brasileiro, o que adquiriu originariamente a nossa nacionalidade.
11

Pelo critrio jus solis ser considerado um nacional todo aquele nascido no territrio do Estado, independentemente da nacionalidade dos seus pais.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. Ed. Atlas. 7 ed, p.201.

10

PENNA MARINHO, Ilmar. Tratado sobre a nacionalidade. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1956, v. 1, p.616.
11 12

TENRIO, Oscar. Direito Internacional Privado, 11 ed., v.I. Rio, Freitas Bastos, p. 201. VALLADO, Haroldo. Direito Internacional Privado, cit., vol. I, p. 288.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

157

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

Joo Grandino Rodas13, citando Ponte de Miranda14, afirma que o critrio do jus solis j se localizava nas Ordenaes Filipinas, ttulo 55 do Livro II que tratava
das pessoas que devem ser havidas naturais destes Reinos: Para que cessem as dvidas, que podem suceder sobre quais pessoas devem ser havidas por naturais destes Reinos de Portugal e Senhorias deles, para efeito de gozarem dos privilgios, graas, merc e liberdades concedidas aos naturais deles, ordenou-se que as pessoas que no nascerem nestes Reinos e Senhorias deles no fossem havidas por naturais deles, posto que neles morem e residam, e casem com mulheres naturais deles, e neles vivam continuadamente, tenham domiclio e bens.

Ainda tratando da nacionalidade originrio, podemos citar o que prescreve Raluy15:


La atribuicin originaria de nacionalidad se realiza sin que intervenga para nada la vontad del adquirente, naturalmente incapaz a la sazn para emitir declaraciones de voluntad

J pelo critrio jus sanguinis, ser considerado um nacional todo o descendente de nacionais, independentemente do local de nascimento. Bandeira de Mello16, falando a respeito do modo de aquisio da nacionalidade pelos gregos e romanos, ensina que
a nacionalidade originria, que resulta do fato mesmo do nascimento, vai buscar os seus princpios em razes opostas na ao de hereditariedade, da famlia, que recebeu o beneplcito dos gregos e romanos na chamada teoria do direito do sangue.

Alm da nacionalidade originria vista acima, temos ainda a nacionalidade secundria, que aquela adquirida aps o nascimento, atravs da naturalizao. Celso Bastos, analisando os modos de atribuio da nacionalidade secundria, afirma que o naturalizado aquele que adquire a nacionalidade aps ter possudo uma nacionalidade anterior, ou encontrar-se na condio de aptrida17. A seguir veremos como o direito de nacionalidade foi tratado pelas Constituies brasileiras ao longo da Histria especificamente para o brasileiro nato nascido no estrangeiro.

13 14

RODAS, Joo Grandino. A nacionalidade da pessoa fsica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990, p.20.

PONTES DE MIRANDA. Nacionalidade de origem e naturalizao no Direito Brasileiro. Rio de Janeiro, A. Coelho Branco Filho Editor, 1936, p. 79.
15 16

RALUY, Jos Per. Derecho de nacionalidad. Barcelona: Jos Maria Bosch, 1955, p. 311.

BANDEIRA DE MELLO, Oswaldo Aranha. A nacionalidade no direito constitucional brasileiro. Revista Forense. Rio de Janeiro, v. 125, fasc. 555, p. 5-15, ano 1946 set./1949.
17

BASTOS, Celso. Comentrios Constituio Brasileira.

158

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

2. Histria do direito de nacionalidade ao longo das constituies brasileiras.


A seguir veremos, brevemente, como a aquisio da nacionalidade brasileira dos nascidos no estrangeiro, filhos de pai brasileiro ou de me brasileira, foi tratada pelas constituies federais brasileiras.

2.1 Constituio Federal de 1824


A primeira Constituio do Brasil precisava determinar quais seriam os seus nacionais, qual seria a composio do seu povo. Para determinar quem faria parte do seu povo, a Constituio Imperial optou pelo critrio jus solis, vez que tal sistema era indispensvel para o povoamento de um Estado em formao. Para um Estado que recm havido sido declarado e reconhecido como independente, nada mais lgico do que declarar como seu povo todos aqueles que nascerem em seu territrio. A Constituio Imperial18 tambm afirmava serem cidados brasileiros os filhos de pai brasileiro e os filhos ilegtimos de me brasileira, nascidos em pas estrangeiro que vierem estabelecer domiclio no Imprio. Desta forma, exigiu-se a fixao de domiclio no Imprio para que o filho de brasileiro nascido no estrangeiro obtivesse a nacionalidade brasileira.

18

Constituio Federal de 1824:

Ttulo 2 - Dos Cidados Brazileiros. Art. 6. So Cidados Brazileiros I. Os que no Brazil tiverem nascido, quer sejam ingenuos, ou libertos, ainda que o pai seja estrangeiro, uma vez que este no resida por servio de sua Nao. II. Os filhos de pai Brazileiro, e os illegitimos de mi Brazileira, nascidos em paiz estrangeiro, que vierem estabelecer domicilio no Imperio. III. Os filhos de pai Brazileiro, que estivesse em paiz estrangeiro em servio do Imperio, embora elles no venham estabelecer domicilio no Brazil. IV. Todos os nascidos em Portugal, e suas Possesses, que sendo j residentes no Brazil na poca, em que se proclamou a Independencia nas Provincias, onde habitavam, adheriram esta expressa, ou tacitamente pela continuao da sua residencia. V. Os estrangeiros naturalisados, qualquer que seja a sua Religio. A Lei determinar as qualidades precisas, para se obter Carta de naturalisao.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

159

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

2.2 Constituio Federal de 1891


A primeira Constituio da Repblica, promulgada em 189119, afirmava, em seu artigo 69, 2, que seriam considerados cidados brasileiros os filhos de pai brasileiro e os ilegtimos de me brasileira, nascidos em pas estrangeiro, se estabelecerem domiclio na Repblica. Desta forma, a Constituio Federal de 1891 exigia, da mesma forma que a Constituio Imperial, que os filhos de pai brasileiro nascidos no estrangeiro estabelecessem domiclio na Repblica para que fossem considerados cidados brasileiros. Ou seja, permaneceu sendo necessrio que tais filhos de pais brasileiros, nascidos no estrangeiro, se fixassem no Pas para serem reconhecidos como brasileiros sob pena de no poderem adquirir a nacionalidade brasileira.

2.3 Constituio Federal de 1934


J a Constituio Federal de 193420, tratou do assunto de outra forma, exigindo, para obteno da nacionalidade brasileira, que os filhos de brasileiro, ou brasileira, nascidos em pas estrangeiro, optem pela nacionalidade brasileira ao atingirem a maioridade.
19

Constituio Federal de 1891:

Ttulo IV - Dos Cidados Brasileiros Seo I - Das Qualidades do Cidado Brasileiro Art 69 - So cidados brasileiros: 1) os nascidos no Brasil, ainda que de pai estrangeiro, no, residindo este a servio de sua nao; 2) os filhos de pai brasileiro e os ilegtimos de me brasileira, nascidos em pas estrangeiro, se estabelecerem domiclio na Repblica; 3) os filhos de pai brasileiro, que estiver em outro pas ao servio da Repblica, embora nela no venham domiciliar-se; 4) os estrangeiros, que achando-se no Brasil aos 15 de novembro de 1889, no declararem, dentro em seis meses depois de entrar em vigor a Constituio, o nimo de conservar a nacionalidade de origem; 5) os estrangeiros que possurem bens imveis no Brasil e forem casados com brasileiros ou tiverem filhos brasileiros contanto que residam no Brasil, salvo se manifestarem a inteno de no mudar de nacionalidade; 6) os estrangeiros por outro modo naturalizados.
20

Constituio Federal de 1934:

Ttulo III - Da Declarao de Direitos Captulo I - Dos Direitos Polticos Art 106 - So brasileiros: a) os nascidos no Brasil, ainda que de pai estrangeiro, no residindo este a servio do Governo do seu pas; b) os filhos de brasileiro, ou brasileira, nascidos em pas estrangeiro, estando os seus pais a servio pblico e, fora deste caso, se, ao atingirem a maioridade, optarem pela nacionalidade brasileira; c) os que j adquiriram a nacionalidade brasileira, em virtude do art. 69, ns 4 e 5, da Constituio, de 24 de fevereiro de 1891; d) os estrangeiros por outro modo naturalizados.

160

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

Esta Constituio j reconhecia o direito de nacionalidade como um direito personalssimo; qual seja, um direito que somente o seu titular pode pleite-lo. Por isto da exigncia da maioridade quando da opo pela nacionalidade brasileira.

2.4 Constituio Federal de 1937


A Constituio Federal de 193721 manteve a mesma regra prevista na Constituio Federal de 1934 para os nascidos no estrangeiro, filhos de pai brasileiro ou de me brasileira, vista acima.

2.5 Constituio Federal de 1946


J Constituio Federal de 194622 alterou a regra para o caso em anlise. Tal Constituio continuou exigindo que os filhos de brasileiro ou brasileira, nascidos no estrangeiro, venham residir no Pas para que obtenham a nacionalidade brasileira; e passou a exigir que, atingida a maioridade, estes devero, para conservar a nacionalidade brasileira, optar por ela, dentro em quatro anos.

21

Constituio Federal de 1937:

Da Nacionalidade e da Cidadania Art 115 - So brasileiros: a) os nascidos no Brasil, ainda que de pai estrangeiro, no residindo este a servio do governo do seu pas; b) os filhos de brasileiro ou brasileira, nascidos em pas estrangeiro, estando os pais a servio do Brasil e, fora deste caso, se, atingida a maioridade, optarem pela nacionalidade brasileira; c) os que adquiriram a nacionalidade brasileira nos termos do art. 69, n 4 e 5, da Constituio de 24 de fevereiro de 1891; d) os estrangeiros por outro modo naturalizados.
22 s

Constituio Federal de 1946:

Ttulo IV - Da Declarao de Direitos Captulo I - Da Nacionalidade e da Cidadania Art 129 - So brasileiros: I - os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, no residindo estes a servio do seu pas; II - os filhos de brasileiro ou brasileira, nascidos no estrangeiro, se os pais estiverem a servio do Brasil, ou, no o estando, se vierem residir no Pas. Neste caso, atingida a maioridade, devero, para conservar a nacionalidade brasileira, optar por ela, dentro em quatro anos; III - os que adquiriram a nacionalidade brasileira nos termos do art. 69, n fevereiro de 1891;
os

IV e V, da Constituio de 24 de

IV - os naturalizados pela forma que a lei estabelecer, exigidas aos portugueses apenas residncia no Pas por um ano ininterrupto, idoneidade moral e sanidade fsica.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

161

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

Em outras palavras, de forma mais simples, podemos dizer que a Constituio passou a exigir que os nascidos no estrangeiro, filhos de pai brasileiro ou de me brasileira, para obteno da nacionalidade brasileira, venham fixar residncia no Pas e, alm disto, optem por ser brasileiros dentro de quatro anos.

2.6 Constituio Federal de 1967


A Constituio Federal de 196723, outorgada sob o Regime Militas, imposto em 1964 atravs do Golpe Militar de 31 de Maro, tratou do tema em anlise de forma a exigir que os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, sero considerados brasileiros desde que, registrados em repartio brasileira competente no exterior, ou no registrados, venham a residir no Brasil antes de atingir a maioridade. Neste caso, alcanada, esta, devero, dentro de quatro anos, optar pela nacionalidade brasileira. Aqui estamos diante de uma regra dupla. Na primeira parte do art. 140, I, c da Constituio Federal de 1967, vemos que o filho de brasileiro nascido no estrangeiro poder,
23

Constituio Federal de 1967:

Ttulo II - Da Declarao de Direitos Captulo I - Da Nacionalidade Art 140 - So, brasileiros: I - natos: a) os nascidos em territrio brasileiro, ainda que de pais estrangeiros, no estando estes a servio de seu pas; b) os nascidos fora do territrio nacional, de pai ou de me brasileiros, estando ambas ou qualquer deles a servio do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro, de pai ou me brasileiros, no estando estes a servio do Brasil, desde que, registrados em repartio brasileira competente no exterior, ou no registrados, venham a residir no Brasil antes de atingir a maioridade. Neste caso, alcanada, esta, devero, dentro de quatro anos, optar pela nacionalidade brasileira; II- naturalizados: a) os que adquiriram a nacionalidade brasileira, nos termos do art. 69, ns IV e V, da Constituio de 24 de fevereiro de 1891; b) pela forma que a lei estabelecer: 1 - os nascidos no estrangeiro, que hajam sido admitidos no Brasil durante os primeiros cinco anos de vida, radicados definitivamente no territrio nacional. Para preservar a nacionalidade brasileira, devero manifestar-se por ela, inequivocamente, at dois anos aps atingir a maioridade; 2 - os nascidos no estrangeiro que, vindo residir no Pais antes de atingida a maioridade, faam curso superior em estabelecimento nacional e requeiram a nacionalidade at um ano depois da formatura; 3 - os que, por outro modo, adquirirem a nacionalidade brasileira; exigida aos portugueses apenas residncia por um ano ininterrupto, idoneidade moral e sanidade fsica. 1 - So privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Ministro de Estado, Ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Federal de Recursos, Senador, Deputado Federal, Governador e Vice-Governador de Estado e de Territrio de seus substitutos. 2 - Alm das previstas nesta Constituio, nenhuma outra restrio se far a brasileiro em virtude da condio de nascimento.

162

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

para ser considerado brasileiro, seja registrado em repartio brasileira competente no exterior. J na segunda parte do artigo mencionado, vemos que se o filho de brasileiro nascido no estrangeiro no for registrado em repartio brasileira competente no estrangeiro, este poder, ainda, ser considerado brasileiro nato desde que cumpra a exigncia constitucional de vir a residir no Brasil antes de atingir a maioridade e, quando alcanada, esta, opte pela nacionalidade brasileira dentro de quatro anos.

2.7 Constituio Federal de 1969


A Constituio Federal de 196924, que muitos autores entendem que foi apenas uma emenda constitucional, a Emenda Constitucional n 01/1969, no mudou a regra25 quanto ao tema em relao Constituio Federal de 1967, vista acima.

24

Constituio Federal de 1969:

Ttulo II - Da Declarao dos Direitos Captulo I - Da Nacionalidade Art. 145. So brasileiros: I - natos: a) os nascidos em territrio, embora de pas estrangeiros, desde que stes no estejam a servio de seu pas; b) os nascidos fora do territrio nacional, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer dles esteja a servio do Brasil; e c) os nascidos o estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, embora no estejam stes a servio do Brasil, desde que registrados em repartio brasileira competente no exterior ou, no registrados, venham a residir no territrio nacional (antes) de atingir a maioridade; neste caso, alcanada esta, devero, dentro de quatro anos, optar pela nacionalidade brasileira. II - naturalizados: a) os que adquiriram a nacionalidade brasileira, nos trmos do artigo 69, itens IV e V, da Constituio de 24 de fevereiro de 1891; b) pela forma que a lei estabelecer: 1 - os nascidos no estrangeiro, que hajam sido admitidos no Brasil durante os primeiros cinco anos de vida, estabelecidos definitivamente no territrio nacional. Para preservar a nacionalidade brasileira, devero manifestarse por ela, inequivocadamente, at dois anos aps atingir a maioridade; 2 - os nascidos no estrangeiro que, vindo residir no Pas antes de atingida a maioridade, faam curso superior em estabelecimento nacional e requeiram a nacionalidade at um ano depois da formatura; 3 - os que, por outro modo, adquirirem a nacionalidade brasileira, exigidas aos portugueses apenas residncia por um ano ininterrupto, idoneidade moral e sanidade fsica. Pargrafo nico. So privativos de brasileiro nato os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Ministro de Estado, Ministro do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal Federal de Recursos, do Tribunal de Contas da Unio, Procurador-Geral da Repblica, Senador, Deputado Federal, Governador do Distrito Federal, Governador e ViceGovernador de Estado e de Territrio e seus substitutos, os de Embaixador e os das carreiras de Diplomata, de Oficial da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica.
25

STF: RE-75313/SP

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

163

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

3. O direito de nacionalidade e a Constituio Federal de 1988.


Desde a promulgao da Constituio Federal de 1988 tivemos algumas alteraes nas regras constitucionais quanto ao tema. Tendo em vista as alteraes ocorridas desde ento, analisaremos cada uma regras ao seu momento.

3.1 Quando da promulgao da Constituio Federal em 1988


A Constituio Federal de 1988, ao ser promulgada26, assim como as duas Constituies Federais anteriores, tratou dos nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, com duas regras. A primeira regra, idntica primeira parte do artigo art. 140, I, c da Constituio Federal de 1967, previa que os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, poderiam ser registrados em repartio competente no exterior. J a segunda regra, passou a exigir que os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, viessem a residir na Repblica Federativa do Brasil antes maioridade e, quando alcanada esta, optassem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira. A nica alterao das regras da Constituio Federal de 1988 para as regras das duas Constituies Federais anteriores (1967 e 1969) a possibilidade do filho de brasileiro nascido no estrangeiro que no fosse registrado em repartio competente no estrangeiro poder, a qualquer tempo, optar pela nacionalidade brasileira depois da maioridade, desde que fixasse residncia no Pas antes da maioridade; ou seja, houve a supresso do limite de quatro anos aps a maioridade para obteno da nacionalidade brasileira nata.

3.2 A Emenda Constitucional de Reviso n 03, de 1994


A Emenda Constitucional de Reviso n 0327, aprovada pela Mesa do Congresso Nacional em 07 de Junho de 1994, alterou as regras de obteno da nacionalidade brasileira
26

Constituio Federal de 1988, ao ser promulgada:

Ttulo II Dos Direitos e Garantias Fundamentais Captulo III Da Nacionalidade Art. 12 I c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que sejam registrados em repartio competente, ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil antes maioridade e, alcanada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira.

164

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

dos filhos dos emigrantes brasileiros, ou seja, dos nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira. Esta Emenda Constitucional suprimiu do texto constitucional a possibilidade de registro nos consulados dos filhos tidos no Exterior; terminando assim com uma forma de obteno de forma natural do direito de nacionalidade pelo jus sanguinis consagrada pela Constituio Federal de 1967, mantida pela Reviso Constitucional n 01 de 1969 e pela Constituio Federal de 1988, quando da promulgao.

Essa supresso do texto constitucional foi um retrocesso nas regras do direito de nacionalidade ptrio, uma vez que se passou a exigir a fixao de residncia e a realizao da opo. Diante do teor da emenda constitucional em questo, somente o menor, filho de brasileiro nascido no estrangeiro, residente no Pas poderia ser registrado em cartrio, provisoriamente, como brasileiro nato; vez que a Constituio Federal passou a exigir para tais casos a opo via processo judicial da nacionalidade brasileira28.

27

Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 07 de Junho de 1994

Altera a alnea "c" do inciso I, a alnea "b" do inciso II, o 1 e o inciso II do 4 do art. 12 da Constituio Federal. Mesa do Congresso Nacional, nos termos do art. 60 da Constituio Federal, combinado com o art. 3. do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, promulga a seguinte emenda constitucional: Art. 1. A alnea "c" do inciso I, a alnea "b" do inciso II, o 1. e o inciso II do 4. do art. 12 da Constituio Federal passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 12 (...) c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira; II (...) b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. 1. Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituio. (...) II - adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos: a) de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; b) de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis. Art. 2 Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 7 de junho de 1994.
28

STF: RE 415957/RS; RE 418096/RS; AC-QO70/RS

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

165

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

Assim, at 20 de Setembro de 2007, quando promulgao da Emenda Constitucional n 54, as regras brasileiras do direito de nacionalidade seguiam as regras mencionadas acima. 4. A problemtica dos brasileiros aptridas
Por causa de um lapso em uma reviso constitucional de 1994, os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, deixaram de ser automaticamente brasileiros. Tais crianas vivem com passaportes brasileiros provisrios, com validade somente at a data em que completam a maioridade. Entretanto, para se tornarem brasileiros natos realmente, tero que fixar residncia no Brasil a qualquer tempo, alm de entrar com um processo judicial junto Justia Federal que pode levar 07 anos - para ver reconhecida a sua nacionalidade brasileira. Tal problema fica ainda mais grave quando tomamos conhecimento que os filhos de brasileiros nascidos em pases que reconhecem apenas o jus sanguinis como forma de aquisio da nacionalidade ficariam aptridas ao atingirem a maioridade. Isto porque tais pases, como Alemanha, Sua, Israel e Japo, no reconhecem como seus nacionais os filhos de imigrantes nascidos em seu territrio; reconhecem apenas como seus nacionais os filhos de seus nacionais, independentemente de aonde nasam. Desta forma, os filhos de brasileiros nascidos nestes pases eram considerados brasileiros somente temporariamente, at a maioridade; momento em que venciam seus passaportes. Atingida a maioridade, e no tendo fixado residncia no Pas, as quase 200 mil29 pessoas nesta condio virariam aptridas.

5. A Emenda Constitucional n 54/2007


Agora em 20 de Setembro de 2007, o lapso causado pela Emenda Constitucional de Reviso n 03/1994 foi revisto. Com a promulgao da Emenda Constitucional n 54/200730, os
29 30

Fonte: http://www.brasileirinhosapatridas.org Emenda Constitucional n 54, de 20 de Setembro 2007:

D nova redao alnea c do inciso I do art. 12 da Constituio Federal e acrescenta art. 95 ao Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, assegurando o registro nos consulados de brasileiros nascidos no estrangeiro. As Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3 do art. 60 da Constituio Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional: Art. 1 A alnea c do inciso I do art. 12 da Constituio Federal passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 12

166

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, podero, novamente, obter a nacionalidade brasileira sem que haja necessidade de fixar residncia no Pas e nem optar pela nacionalidade brasileira atravs de processo judicial. A Emenda Constitucional n 54, alterando o disposto no artigo 12, I, c da Constituio Federal, passou a permitir, novamente, que os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, possam ser registrados em repartio brasileira competente.

Alm de restabelecer esta regra, que j havia constado em texto constitucional anteriormente, a Emenda Constitucional tambm previu uma segunda regra; a de que tambm sero considerados brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, filhos de brasileiros, desde que, no sendo registrado em repartio competente no exterior, venham fixar residncia no Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. Alm da alterao do disposto no artigo 12, a Emenda Constitucional tambm alterou o artigo 95 dos Atos Dispositivos Constitucionais Transitrios, no sentido de permitir que os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, entre o perodo de 07 de junho de 1994 e 20 de Setembro de 2007, data da promulgao da Emenda Constitucional n 54/2007, podero ser registrados em repartio diplomtica ou consular brasileira competente, ou ainda, se fixarem residncia no Brasil, em ofcio de registro. Assim, passou-se novamente a reconhecer o direito nacionalidade brasileira nata aos nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, sem necessidade de fixao de residncia no Pas. Nos tempos atuais, em que vivemos num contexto globalizado, nada mais justo que estes brasileirinhos sejam de fato e de direito reconhecidos como brasileiros.

Ic) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; Art. 2 O Ato das Disposies Constitucionais Transitrias passa a vigorar acrescido do seguinte art. 95: "Art. 95. Os nascidos no estrangeiro entre 7 de junho de 1994 e a data da promulgao desta Emenda Constitucional, filhos de pai brasileiro ou me brasileira, podero ser registrados em repartio diplomtica ou consular brasileira competente ou em ofcio de registro, se vierem a residir na Repblica Federativa do Brasil." Art. 3 Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicao.

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

167

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

Concluso
Demorou treze anos para que as conseqncias da Emenda Constitucional de Reviso n 03 fossem revistas por nova Emenda Constitucional. Demorou treze anos para o Congresso Nacional perceber que poderia, em breve, desrespeitar a Declarao Universal dos Direitos do Homem (que garante a todos o direito nacionalidade em seu artigo 15), por ter retirado do texto constitucional o direito nacionalidade dos descendentes de seus nacionais. Caso a Emenda Constitucional n 54 no fosse promulgada, em 2012 a Brasil daria ao mundo uma legio de mais de duzentos mil aptridas. Mais de duzentas mil pessoas que no teriam nacionalidade, que no teriam passaportes e, conseqentemente, tambm no teriam direitos. Seriam aptridas no por causa de uma guerra, como at comum; mas por causa de um erro do legislativo ptrio que alterou as regras constitucionais do direito de nacionalidade de forma equvoca. Agora, finalmente, os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, podero ser considerados brasileiros natos, bastando para isto o registro em repartio brasileira competente.

Referncias
BANDEIRA DE MELLO, Oswaldo Aranha. A nacionalidade no direito constitucional brasileiro. Revista Forense. Rio de Janeiro, v. 125, fasc. 555, p. 5-15, ano 1946 set./1949. BASTOS, Celso. Comentrios Constituio Brasileira. BERNARDES, WILBA LCIA MAIA. Da Nacionalidade Brasileiros natos e naturalizados. Belo Horizonte: Del Rey, 1995, 61-62. CAETANO, Marcelo. Direito Constitucional. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1987, v.1, p. 623. Constituio Federal de 1824, fonte: www.planalto.gov.br Constituio Federal de 1891, fonte: www.planalto.gov.br Constituio Federal de 1937, fonte: www.planalto.gov.br Constituio Federal de 1946, fonte: www.planalto.gov.br Constituio Federal de 1967, fonte: www.planalto.gov.br Constituio Federal de 1969, fonte: www.planalto.gov.br Constituio Federal de 1988, fonte: www.planalto.gov.br CRETELLA JNIOR, J. CINTRA, G. U. Dicionrio latino-portugus. 3 ed., 1953, p. 770. Declarao Universal dos Direito do Homem Dicionrio da Lngua Portuguesa Michaelis. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 168 Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

O Direito de Nacionalidade e a EC n 54: a reparao de um erro RICARDO BERND GLASENAPP

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. Ed. Atlas. 7 ed. PENNA MARINHO, Ilmar. Tratado sobre a nacionalidade. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1956, v. 1.. PONTES DE MIRANDA. Nacionalidade de origem e naturalizao no Direito Brasileiro. Rio de Janeiro, A. Coelho Branco Filho Editor, 1936. RALUY, Jos Per. Derecho de nacionalidad. Barcelona: Jos Maria Bosch, 1955. RODAS, Joo Grandino. A nacionalidade da pessoa fsica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990. TENRIO, Oscar. Direito Internacional Privado, 11 ed., v.I. Rio, Freitas Bastos. VALLADO, Haroldo. Direito Internacional Privado, cit., vol. I.

http://www.brasileirinhosapatridas.org

Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 11 jan./jun. 2008

169

You might also like