You are on page 1of 52

TIPSAL

A TIPSAL - Tcnicas Industriais de Proteco e Segurana, Lda foi fundada em 1980. Somos uma empresa de capitais exclusivamente nacionais que emprega 27 colaboradores e possumos a nossa sede social na Zona Industrial da Maia (900 m).Por definio somos uma empresa de Segurana Industrial, com uma forte componente da engenharia, rea onde actuamos como projectistas de sistemas para a Proteco Contra Incndios nas vertentes gua/espuma, deteco de gases e deteco de incndios. Dotada de poderosos meios informticos a vrios nveis, a TIPSAL est preparada para gerir as suas actividades e informao associada de forma profissional.O nosso compromisso exclusivamente na rea da Segurana Industrial, segmentos da Preveno e Extino de Incndios, Proteco Ocupacional, Sade Ocupacional, Emergncia Pr-Hospitalar, Diagnstico e Ambiente e, desde 2008, na rea da Formao e Consultoria, sobretudo aps a obteno da Acreditao como Entidade Formadora reconhecida pela DGERT. Possumos a experincia e os conhecimentos necessrios para o desenvolvimento de projecto, assessoria, comercializao, instalao e manuteno de todos os equipamentos que fazem parte da nossa vasta gama de produtos e servios. A TIPSAL assume-se como uma empresa com profundas e genunas preocupaes sociais, sempre empenhada na sua prpria evoluo interna e dos seus colaboradores, os quais recebem regularmente formao tcnica junto dos fabricantes que a empresa representa para todo o territrio nacional. Pretendemos, acima de tudo, constituir-nos como um parceiro vlido para todas as entidades que estejam interessadas e necessitem da nossa colaborao para, fruto das solues que estamos preparados para oferecer, sustentadas no conhecimento e nas competncias prprias de que somos detentores, atenuarmos alguns dos riscos que decorrem para as populaes e para os utilizadores e ainda os riscos a que operadores econmicos esto expostos. Com esse propsito e sobretudo devido s preocupaes que temos com o desempenho a que est obrigada uma empresa estratgica, como a nossa, que d apoio a um conjunto de entidades que nela depositam a sua confiana para resolver alguns dos seus problemas numa rea to sensvel como a segurana de pessoas e bens, desenvolvemos todos os processos necessrios Certificao ISO 9001 na rea da qualidade, que obtivemos em 2003 por parte do Bureau Veritas Certification.

MISSO
A nossa aco centra-se na preveno de riscos em geral com enfoque especial nos Servios de Emergncia e Socorro, tais como os Bombeiros, Brigadas privativas de combate a incndios, Proteco Civil, Aeroportos, Foras Policiais, Polcias de Investigao, Cruz Vermelha e Foras Armadas numa ptica das novas ameaas, nomeadamente dos riscos de terrorismo. Temos uma viso idntica para os sectores primrio, secundrio e tercirio do tecido econmico, pois tambm estes esto expostos a riscos, de incndio ou acidente laboral, situaes que nos esforamos por prevenir, atravs do aconselhamento e solues adequadas. Tratando-se de uma actividade multidisciplinar em que o encadeamento e entrosamento dos sistemas e equipamentos so uma necessidade absoluta, a empresa firmou internacionalmente parcerias com os mais credenciados fabricantes em cada uma das especialidades. O nosso objectivo a satisfao dos parceiros comerciais atravs da prestao de um servio de excelncia e qualidade inexcedvel nos equipamentos e artigos comercializados. Atravs do Ncleo de Engenharia estamos preparados para assessorar, auditar, projectar, fornecer, instalar e manter todos os tipos de instalaes e/ou sistemas associados segurana.

SERVIO TCNICO
Um dos sectores que mais cuidado nos tem merecido o nosso Servio Tcnico, cujas responsabilidades se centram na assistncia e montagem dos equipamentos/instalaes fornecidas pela empresa, como forma de garante dos investimentos feitos pelos nossos clientes e expectativas que emergem de tais actos. Organizado como um Centro de Custos independente, integra basicamente duas reas distintas, nomeadamente (a) Mecnica/Hidrulica e (b) Electrnica/Metrologia. No mbito da Mecnica/Hidrulica este Servio responde pela assistncia a equipamentos com esta matriz onde se incluem os aparelhos respiratrios, equipamentos hidrulicos para desencarceramento, compressores de ar respiratrio, ensaios hidrostticos de cilindros para gases comprimidos, etc.; - e tambm pela instalao de sistemas para deteco e extino automtica em apanha-fumos de cozinhas industriais, instalao de sistemas para deteco e extino automtica em mquinas industriais ou autocarros, sistemas de extino por gases limpos, linhas-de-vida para trabalhos em altura e ainda sistemas especializados para extino por espuma. O sector da Electrnica/Metrologia cobre as necessidades emergentes em termos de comissionamento e assistncia a sistemas para a deteco de gases portteis e estacionrios , sistemas para diagnstico alcoolmetros e analisadores de drogas de abuso - sistemas de deteco de incndios e outros equipamentos e/ou sistemas com a mesma matriz. Por fora da legislao em vigor, por imposio dos fornecedores com quem estabelecemos parcerias e ainda de forma voluntria e consciente, profissionalizmos todos os colaboradores que enquadram estas reas proporcionando-lhe treino nas fbricas e formao profissional adequada. Adoptmos processos e mtodos de assistncia normalizados, replicados das nossas parcerias com vrios fabricantes, os quais, de forma regular, auditam os nossos servios e documentao. O nosso Servio de Manuteno de Extintores est certificado de acordo com a Norma NP 4413:2006.

NDICE
6 :: ABSORVENTES 8 :: COMPRESSORES DE AR A ALTA PRESSO 10 :: EQUIPAMENTOS PARA COMBATE A INCNDIO 12 :: EQUIPAMENTOS PARA CUIDADOS TOTAIS 14 :: EQUIPAMENTOS HIDRULICOS 18 :: EQUIPAMENTOS PARA MEDIO E DETECO DE GASES 20 :: EQUIPAMENTOS PNEUMTICOS DE EMERGNCIA 22 :: ILUMINAO ATEX 24 :: RESGATE & SALVAMENTO 26 :: SISTEMAS AUXILIARES PARA COMUNICAES 28 :: SISTEMAS DE CONFORTO 30 :: SISTEMAS PARA DESENCARCERAMENTO & ESTABILIZAO 32 :: SISTEMAS DE DIAGNSTICO 34 :: SISTEMAS DE IMAGEM TRMICA 36 :: SISTEMAS DE MERGULHO PROFISSIONAL 38 :: SISTEMAS PARA PROTECO RESPIRATRIA 42 :: VENTILADORES/EXTRACTORES DE GASES & FUMOS 44 :: VESTURIO TCNICO - EPI's 48 :: FORMAO E CONSULTORIA

01

ABSORVENTES Os absorventes BOSO ERGON destinam-se conteno de derrames de leos de alta e baixa densidade e outros lquidos qumicos, para uso preventivo durante a manipulao dos produtos em laboratrios ou reas processuais da indstria petroqumica. Este tipo de absorventes pode tambm ser usado numa perspectiva curativa, na forma de Kits de Emergncia SOS, ou para situaes de emergncia aps a ocorrncia de derrames crticos. A gama disponvel inclui ainda verses destinadas a tamponar sarjetas para evitar a contaminao das guas pluviais, mantos freticos ou subsolos. Fabricados base de plstico, so facilmente reutilizveis e lavveis. A sua capacidade de absoro de 1% em relao ao seu volume.

AGENTES NEUTRALIZANTES SPILL-X O SPILL-X, nas suas vrias verses Spill-X-A, Spill-X-C, Spill-X-S e Spill-X-FP - so produtos que se destinam a neutralizar qumicos derramados, como p.ex. cidos, bases custicas, produtos orgnicos, solventes ou formaldedo, em pequenas e mdias quantidades. O seu mtodo de actuao baseia-se na adsoro, processo que no modifica quimicamente a substncia adsorvida, podendo embora alterar os seus pontos de inflamao. No seu processo de adsoro converte os qumicos derramados num substrato do agente neutralizante (resduos que podem ser simplesmente varridos). A excepo o SPILL-X-FP, cuja base a ureia e que reage com solues de Formaldedo, convertendo-as num polmero polinoxilino. Disponveis em vrios tipos de embalagem.

KIT SPILL-X KIT SPILL X uma verso para utilizao em situaes de emergncia para controlo de pequenos derrames de cidos, bases custicas ou orgnicas, solventes ou formaldedo. Fornecidos em caixa de transporte prpria, os KITS SPILL-X incluem duas embalagens de cada agente neutralizante.

APLICADOR SPILL-GUN O SPILL-GUN permite a aplicao dos agentes neutralizantes. Com a forma de um extintor, o SPILL-GUN uma ferramenta eficaz e fcil de utilizar, sendo possvel o seu carregamento de forma rpida. Permite aplicar os neutralizantes a partir de distncias seguras para proteger o utilizador.

KIT DE EMERGNCIA Em situaes de derrame de leos ou produtos qumicos importante dispor das ferramentas necessrias para a sua pronta supresso. Para evitar a propagao destes incidentes disponibilizamos um KIT DE EMERGNCIA, o qual combina diversos tipos de absorventes, destinados reteno dos lquidos derramados, facilmente adaptado s necessidades especficas de cada utilizador.

CONTROL BOX De acordo com as recomendaes vigentes relativas poluio provocada por leos, a BOSO ERGON concebeu a CONTROL BOX para Absorventes de leo. A CONTROL BOX constitui uma soluo eficaz e econmica para conter derrames de leos ou qumicos. O seu contedo inclui produtos para absoro de gua, leos e qumicos. Os absorventes BOSO ERGON so feitos em polipropileno.

ABSORVENTES PARA CONTROLO DE DERRAMES DE HIDROCARBONETOS Os ABSORVENTES PARA CONTROLO DE DERRAMES DE HIDROCARBONETOS BOSO ERGON so especficos para absoro de leos e seus derivados, nomeadamente lquidos densos como hidrocarbonetos, solventes, corantes e anilinas, em situaes de derrame. Disponveis em trs verses: panos, rolos e mangas de conteno.

02

COMPRESSORES DE AR A ALTA PRESSO Mquinas sofisticadas para carregamento de ar para fins respiratrios com qualidade controlada, conforme NP-EN 12021. Uma vasta gama, para uso mvel e/ou estacionrio, em diferentes verses de configuraes e dbitos e ainda Estaes de Carregamento Profissionais, com motores elctricos, de combusto interna a Gasolina ou Diesel, ou mesmo associando motores elctricos com motores de combusto, para lhes conferir a maior independncia possvel. Disponveis diversos equipamentos complementares que completam as nossas possibilidades de fornecimento, como bancos para armazenagem de ar e outros acessrios funcionais, que proporcionam automatismos variados, como drenagem automtica de condensados; arranque/paragem automtica a presses alvo; arrancadores estrela/tringulo automticos; monitorizao de temperaturas inter-estgios; nvel de leo ou estado dos filtros. Em todas as circunstncias, a elevada qualidade dos nossos compressores, os seus desempenhos e o servio de assistncia tcnica que prestamos, so garantia de um investimento seguro. Com presses mximas de 225 at 350 bar, estas unidades compressoras podem ser configuradas para uma nica gama de presses (225 ou 330 bar) ou para as duas gamas em simultneo.

SRIES CTP-F Verso para uso estacionrio, particularmente adaptada aos Servios de Emergncia. De construo compacta, a unidade compressora integra uma rampa de carregamento, normalmente com 4 sadas, podendo estas serem organizadas em 4x225 bar / 4x330 bar ou ainda 2x225 + 2x330 bar. Esta verso integra de base vrios acessrios funcionais. Encontram-se disponveis nas verses F-150/200/250/300/550/650/750, sendo que as designaes numricas correspondem aos dbitos nominais, expressos em lpm @ 200 bar.

SRIES CTP ECONMICAS Unidades econmicas, muito leves, portteis e compactas, para carregamento descomprometido de cilindros de ar a alta presso, com dbitos de 100/150/200/250/300 lpm. Excelente soluo para carregamento a 225 ou 330 bar. Podem inclusivamente ser fornecidas para operar com 2 gamas de presso distintas (225/330 bar), com motores elctricos monofsicos ou trifsicos (depende da potncia), assim como a gasolina ou Diesel.

SRIES CTP-S (Silent) Unidades compressoras essencialmente estacionrias, insonorizadas para uma presso de rudo mximo de 70 dB (a). Concebidas para instalao distncia e utilizao com rampas de carregamento destacadas, incluindo drenagem de condensados automtica e alargada gama de automatismos associados, accionados por motores elctricos 3/400/50 Hz. Disponveis nas verses S-150/200/250/300/550/650/750, sendo que as designaes numricas correspondem aos dbitos nominais expressos em lpm @ 200 bar.

ESTAES DE CARREGAMENTO SRIES CTP-B Nestas verses integramos nos blocos compressores a funo BOOSTER, para aumento dos dbitos de sada at aos 1.200 lpm, o que exige a utilizao de Bancos para Armazenagem de Ar. Quando a presso no interior dos cilindros superior a 60 bar, o compressor aspira o ar destes, by-passando o 1 andar, aumentando o dbito de forma exponencial. Abaixo desta presso a unidade retoma automaticamente a sua condio de Compressor, debitando 150/200/250/300 lpm, conforme a verso. A velocidade de resposta deste tipo de Estaes de Carregamento espantosa, sendo capaz de carregar 1 cilindro de 6,8 L @ 300 bar em apenas 1 minuto. possvel a instalao sobre atrelados ou mesmo viaturas e usar motorizaes singelas ou combinadas.

COMPRESSOR DE AR BAIXA PRESSO CTL -300 Para fins respiratrios com dbito de 300 lpm @ 8 bar, porttil, para alimentar em regime contnuo at 2 utilizadores de mscaras respiratrias. Com motorizao elctrica, gasolina ou Diesel. Uma soluo de excelncia para situaes de uso prolongado com linhas-de-ar respiratrio.

KIT AEROTEST SIMULTAN HP DRGER Para controlo de contaminantes no ar respirvel em compressores ou cilindros de ar. Tecnologia de tubos colorimtricos para medir CO, CO, gua e leos. Testes de conformidade de acordo com a Norma EN 12021. Dimenses mm 300 (Profundidade) 360 (Largura) 80 (Altura). Peso aprox. 3 kg. Presso entrada 200/300 bar. Ligao Macho 5/8. Fluxo 0,2 a 4,0 lpm.

BANCOS PARA ARMAZENAGEM DE AR Para armazenamento de ar para carregamento rpido por decantao directa, reduzindo o tempo de enchimento. Quando a rapidez uma exigncia, a sua associao com os compressores uma soluo inteligente. Permitem transferir ar presso armazenada, dos cilindros de 50 litros, directamente para os cilindros dos aparelhos respiratrios e, quando necessrio, finalizar o enchimento com o compressor. Compostos por cilindros mltiplos com capacidade de 50 L @ 360 bar. As verses normalizadas integram 1, 2 ou 4 cilindros, o que corresponde a uma armazenagem de 18/36/72 m de ar (equivalente a 9/18/36 cilindros de ar respiratrio).

RAMPAS DE CARREGAMENTO DE AR RESPIRATRIO So essencialmente um colector com vrias sadas para carregamento de ar, podendo ser organizadas para permitirem o carregamento de apenas uma ou das duas gamas de presso em simultneo (225 ou 330 bar). recomendvel a existncia de tomadas para carregamento @ 225 bar para tornar possvel o carregamento dos cilindros usados em aparelhos de mergulho subaqutico. Podem ser montadas directamente nos compressores ou remotamente at distncias considerveis. Quando montadas distncia os comandos do compressor podem estar integrados na rampa de carregamento. Muitas mais solues tcnicas a pedido.

BOMBA BOOSTER O DOB 200/300 DRGER Para carregamento at quatro cilindros em simultneo com oxignio a alta presso um equipamento de excelncia quando necessrio o carregamento de cilindros de O, usados em aparelhos de proteco respiratria operando em circuito fechado ou outros dispositivos de oxigeno-terapia (Estaes de Salvamento em Minas, Corporaes de Bombeiros, Indstria, Hospitais e entidades como Proteco Civil e Cruz Vermelha). Com motor elctrico, carrega s presses mximas 220 e/ou 330 bar. O modelo DOB 200/300 permite o enchimento rpido, seguro e contnuo e est aprovado pela TV e BAM. Ateno: No se trata de um equipamento gerador de oxignio, mas de uma bomba para trasfega de oxignio de cilindros de grande porte para cilindros de menor capacidade.

03

EQUIPAMENTOS PARA COMBATE A INCNDIOS Melhorar o dispositivo de combate a incndios recorrendo a equipamentos adequados em termos de qualidade e ajustados funo um dos objectivos transversais a toda a sociedade. A capacidade de mitigar estes incidentes e minimizar os riscos fundamental para a proteco e segurana das pessoas e bens, sendo um requisito essencial para as Corporaes de Bombeiros em particular e de todas as Foras de Segurana em geral. Para este efeito disponibilizamos uma vasta gama de equipamentos especializados, na qual sobressai uma tecnologia inovadora para extino de incndios com gua nebulizada em baixa presso e espuma com ar comprimido (CAF), concentrados espumferos especializados e uma linha de extintores portteis e mveis.

BACK PACK AFT 09/03 (mini CAF) Com capacidade de 9 litros, para uso porttil e transporte dorsal, utiliza uma tecnologia inovadora para combate a incndios com gua nebulizada em baixa presso e/ou espuma com ar comprimido, projectando gua nebulizada ultra fina altamente concentrada ou espuma por ar comprimido. Funciona com agulhetas bi-fsicas especiais. Numa verso especial permite a sua utilizao combinada com aparelhos autnomos respiratrios. Taxas de eficincia relativa, de acordo com a NP EN3, A:55;B:300, aprovao TV/ CE e GS.

EXTINTORES P QUMICO SECO A:B:C Disponveis nas verses com 6 e 12 kg de capacidade, com sparklet interior de CO para propulso do agente extintor e mangueira com pistola difusora controlada por manpulo. Recarregveis e com vlvulas de segurana incorporadas so especialmente adequados para uso em locais de elevado risco. Conforme NP EN3 e Marcao CE.

EXTINTOR CO Disponveis nas verses com 2 e 5 kg de capacidade. Corpo em alumnio, cabea com vlvula controlada por manpulo, mangueira anti-esttica com difusor dielctrico e rtulo em portugus. Fornecidos com suporte de fixao mural. Marcao CE.

UNIDADE DE EXTINO P250 Com capacidade para 250 kg de p qumico seco, pode ser fornecida em duas verses distintas: (1) montada sobre um atrelado com rodados ou (2) sobre um quadro para integrao em viaturas. Pressurizada por 1 cilindro de N de 50 litros @ 200 bar equipada com duas mangueiras flexveis, cada com 30 m comprimento terminando em agulhetas tipo pistola-metralhadora controladas por gatilho. O controlo da unidade feito atravs de um painel. Construda conforme EN 97/23 EG.

CONCENTRADO ESPUMFERO TRIDOL C Sinttico da classe AFFF (Aqueous Film Forming Foam), para extino de fogos da classe B, especialmente indicado para situaes de alto risco e para induo a 3% na gua (3 partes de concentrado para 97 partes de gua). Numa formulao modificada, com classificao ARC (Alcohol Resistant Concentrate) pode ser usado para extino de hidrocarbonetos e solventes polares. Fornecido em embalagens de 25, 200 ou 1.000 litros de capacidade. Aprovao UL.

CONCENTRADO ESPUMFERO FOREXSPAN 1% Especialmente formulado para extino de incndios da Classe A e muito em particular para uso no combate em fogos florestais. Taxa de induo na gua de 0,1 a 1%, para produo de espumas de baixa, mdia e alta expanso e utilizao com gua doce ou salgada. Eficaz tambm na extino de incndio em lquidos combustveis se aplicado em mdia/alta expanso. Adequado para utilizao com CAFs (Compressed Air Foam System). Fornecido em tamboretes de 25 litros.

CONCENTRADO FLUORPROTEICO ALCOSEAL (AR-FFFP) Polivalente, base proteica, da classe AR-FFFP, resistente ao lcool, para extino de incndios em lquidos combustveis e solventes polares. Em regra utilizado com induo a 3% na gua para extino de hidrocarbonetos e 6% para solventes polares. Baixa viscosidade, isento de polmeros, formulado para trabalhar at -18 C, com gua doce ou salgada, totalmente biodegradvel. Aprovao UL - Underwriter Laboratories. Longevidade em armazm: 10 anos. Fornecido em embalagens de 25/200/1.000 litros.

UNIDADE MVEL AUTNOMA AFT-CHEETAH uma unidade autnoma, dotada com 1 a 5 depsitos modulares para armazenagem de gua com 200 litros capacidade cada, escalveis de 200 a 1.000 litros, funcionando a alta presso. Ideal para instalao sobre viaturas do tipo pick-up ou sobre atrelados, a sua capacidade de extino potenciada 10 vezes quando comparada com outros sistemas com a mesma capacidade em gua. Suporta um leque de opes muito alargada, incluindo sistema para induo de espumfero e 2 mangueira com agulheta. O seu funcionamento baseia-se numa tecnologia inovadora para projeco de gua altamente atomizada a alta presso atravs de agulhetas bi-fsicas e para produo de espuma a alta presso. Caractersticas: capacidade 200 a 1.000 litros, com incrementos de 200 litros; comprimento da mangueira 30 m em carretel manual; distncia de projeco da pistola extintora: modo nevoeiro 6 7 m, modo jacto 17 18 m. Aprovao TV, Marcao CE e GS.

11

04

EQUIPAMENTOS PARA CUIDADOS TOTAIS Os Cuidados Totais so parte indissocivel da manuteno e conservao em estado de prontido de equipamentos essenciais para os elementos dos Servios de Emergncia, como por exemplo: mscaras respiratrias, aparelhos respiratrios e vesturio tcnico, entre outros. Para tornar isto possvel, mantendo assim a sua boa condio e estado de prontido, o nosso portflio inclui um conjunto de mquinas para lavar, descontaminar e secar estes equipamentos. Tambm a manuteno tecnologicamente avanada das mscaras respiratrias e os testes hidrulicos esto disponveis, atravs de produtos inovadores e complementares.

MQUINA DE LAVAGEM PARA ARICAs WASH 4 Ideal para descontaminao de forma profissional de aparelhos respiratrios com cilindros. Esta mquina dotada de bombas de circulao e tem a possibilidade de receber bomba doseadora para induo do lquido de limpeza. Aps o perodo recomendado para limpeza de 22 minutos, os aparelhos respiratrios so desmontados, separando-se os cilindros dos espaldares, para que estes possam ser colocados no armrio de secagem. A lavagem feita atravs de um agente de limpeza apropriado ligeiramente alcalino com um neutralizador adequado (cido ctrico).

ARMRIOS PARA SECAGEM DE VESTURIO K3 / K6 / K10 Modelos com capacidades entre 3 a 10 casacos/calas ou at 5 conjuntos completos, incluindo fatos Nomex. Fornecido com dois vares em ao inox e construdo em ao electrosttico acabado a tinta termo endurecida, permite a secagem completamente automtica, com base em tempos predefinidos. tambm possvel ventilar sem aquecimento. O sistema electrnico usado permite definir temperaturas at 58 C. Os armrios de secagem so facilmente supervisionados, pois o seu painel de controlo mostra a temperatura e humidade durante todo o processo de secagem. Equipamento praticamente isento de manuteno. O ar filtrado e limpo atravs de um filtro.

MQUINA PARA LAVAGEM DE MSCARAS WASH 9 Com capacidade para processar nove mscaras em simultneo. As mscaras so colocadas no interior de um cesto em verguinha, intermutvel com os cestos usados nos armrios de secagem, o que evita a necessidade de transferir os equipamentos de um cesto para o outro. Em ao inoxidvel. A lavagem feita recorrendo a um agente de limpeza apropriado ligeiramente alcalino com um neutralizador adequado.

EQUIPAMENTO PARA TESTES HIDROSTTICOS Para testar hidraulicamente cilindros de ar comprimido em ao ou fibras compsitas at 500 bar e extintores de CO. Permite testar at 5 cilindros em simultneo apenas com um nico operador. Automtica, incluindo proteco do operador e painel de controlo. Necessita de unidade para secagem interior dos cilindros aps realizao do teste hidrulico.

SISTEMA TESTE DRGER QUAESTOR Para testar mscaras, circuitos pneumticos de aparelhos respiratrios autnomos e fatos de proteco qumica da classe 1. Disponvel em verses completamente automticas, semi-automticas ou manuais.

SISTEMA TESTE DRGER TESTOR Concebido para manuteno de mscaras, vlvulas reguladoras de pulmo, redutores de presso e fatos qumicos. Permite testar as funes de mdia presso do primeiro estgio do redutor e as VRP, assim como a estanquicidade de mscaras faciais de presso positiva ou negativa, presso de abertura de vlvulas de inalao e exalao, alm de fatos qumicos. O painel mecnico controlado por joystick muito fcil de usar e em combinao com o sistema Adaptor constitui uma evoluo para o controlo da manuteno por software.

13

05

EQUIPAMENTOS HIDRULICOS Indutores-em-linha, agulhetas, mangueiras, monitores portteis e fixos, geradores de espuma de alta expanso, moto-bombas centrfugas polivalentes, submersveis e flutuantes. Estes so apenas alguns dos equipamentos hidrulicos includos no nosso portflio. Uma linha de qualidade homognea constituda por produtos de qualidade inquestionvel, cuja fiabilidade garantia de segurana e eficcia e com assistncia tcnica garantida pela nossa empresa.

MANGUEIRAS

MANGUEIRA BLINDEX Para conduo de gua no combate a incndios. Manufacturada com tecnologia de 4 capas, tecido circular com trama e urdidura com fibras longas de polister/poliamida. Revestida interior e exteriormente por borracha sinttica e com sobrecapa exterior em Hypalon aplicada por processo de co-extruso, exterior cor amarela para melhor visibilidade no fumo, estrias longitudinais para proteco contra a abraso, elevada resistncia a hidrocarbonetos, leos, cidos e bases. Temperatura de contacto: superior a 600C. Presso de trabalho: 30 bar. Presso de ruptura: 55 bar. Especialmente adequada para uso em fogos florestais e indstria qumica.

MANGUEIRA ARMTEX Para conduo de gua no combate a incndios. Manufacturada em tecido circular de polister/poliamida. Revestida interior e exteriormente a borracha nitrilica por processo de extruso, resistente a produtos qumicos e ozono, estrias longitudinais exteriores para proteco contra a abraso. Disponvel em cor vermelha. Presso de trabalho: 20 bar. Presso de ruptura: 45 bar.

MANGUEIRA DURALINE Para conduo de gua no combate a incndios. Manufacturada em tecido circular de Nylon. Excelente qualidade da borracha sinttica nitrilica aplicada por processo de extruso, resistente a produtos qumicos e ozono, estrias longitudinais exteriores para proteco contra a abraso. Cor vermelha ou amarela (a pedido). Presso de trabalho: 23 bar. Presso de ruptura: 45 bar. Baixo peso e volume reduzido.

AGULHETAS/MONITORES

MONITOR PORTTIL MODELO 600 Tipo oscilante, facilmente manobrvel e estvel para interveno rpida, dbitos at 1.900 lpm @ 7 bar. Muito compacto e leve, pesa somente 7 kg. Os movimentos azimutais do monitor podem ser ajustados entre os 30 e os 60, com oscilaes azimutais de 20, em relao ao centro, para cada lado.

MONITOR PORTTIL MODELO 622 Para combate a incndios. Fabricado em liga leve muito resistente. Equipado com base de apoio estvel e desdobrvel para fcil arrumao mesmo em viatura, volante de ajuste para os movimentos azimutais entre 70 acima e 25 abaixo da linha do horizonte, alm de manmetro de presso. Para utilizao com ponteiras para gua ou espuma, incluindo auto-indutoras.

AGULHETAS PROTEK Para projeco de gua ou espuma no aspirada da classe AFFF ou FFFP em jacto slido ou nevoeiro para combate a incndios. Disponveis nas verses 25, 45 e 70 mm, dbitos variveis em 4 passos pr-ajustados, cone de abertura regulvel de jacto slido a nevoeiro de baixa presso. Construdas em alumnio anodizado endurecido, conforme NFPA 1964 e listadas pelos UL Underwriter Laboratories. Ligao fmea de 1, 11/2, 2 e 21/2 bsp rotativas. Com recurso a adaptadores adequados, as ligaes de entrada podem ser compatibilizadas com qualquer tipo de unies e com o uso de tubos especiais, montados nas sadas, podem produzir espumas aspiradas.

AGULHETAS DE ESPUMA

AGULHETAS CM/CMM/ e BM/BMM Agulhetas convencionais tipo Alemo, modelos CM/CMM ou BM/ BMM, para projeco de gua em jacto slido ou nevoeiro de baixa presso no combate a incndios (CMM e BMM com cortina circular adicional de gua para proteco do operador). Normalmente fornecidas com ligaes rpidas simtricas tipo Storz, mas tambm possveis outros tipos de ligao.

BAIXA EXPANSO Para combate a incndios com espuma aspirada. Coeficiente expanso 5:1 a 15:1, dependendo do tipo de concentrado espumfero utilizado; dbitos nominais 200/400/800 lpm @ 5 bar; tubo em ao inox; anel em borracha; vlvula de seccionamento rpido; distncia de projeco at 36 metros; ligao Storz. Conforme DIN 14366.

MDIA EXPANSO Para combate a incndios com espuma aspirada. Coeficiente expanso 50:1; dbitos nominais 200/400/800 lpm @ 5 bar; manmetro presso, corpo em ao inox; anel de proteco em borracha e pega em plstico; vlvula de seccionamento rpido; distncia de projeco at 12 metros; ligaes Storz (ou outras). Conforme DIN 14366.

15

COMBINADAS BAIXA E MDIA EXPANSO S4-M4 Combinadas para a produo de espumas de baixa ou mdia expanso. Coeficientes de expanso 15:1 e 60:1; dbito nominal em gua 400 lpm @ 5 bar; manmetro de presso, corpo em ao inox; anel de proteco em borracha e pega em plstico; vlvula de seccionamento rpido; distncia de projeco de 26 / 8 m respectivamente ligao Storz C=52 (ou outra). Peso: 4,3 kg. Comprimento: 545 mm. Conforme DIN 14366.

INDUTOR PORTTIL UNIDUCTOR Hi-Combat Elevada preciso no doseamento de espumferos, taxas de induo variveis de 3% ou 6%, porttil, extremamente verstil, permite trabalhar com espumferos normais ou anti-lcool com elevada viscosidade, ao contrrio dos indutores-em-linha convencionais. Disponvel em duas verses: UNI-225 (3x6) e UNI-450 (3x6), com dbitos de 225 ou 450 lpm @ 5-10 bar g. Concebidos como definido na NFPA11:1998 e BS5306 Seco 6.1:1988. Tambm disponveis numa verso especial para trabalharem com indues de 1% a 3%.

GERADORES DE ESPUMA ALTA EXPANSO TURBEX MK II/MINI TURBEX Funcionamento hidrulico, para produo de espuma de alta expanso, concebidos para a produo de grandes volumes de espuma de alta expanso at 200 m/minuto. Ideais para inundao rpida e eficaz de espaos confinados a partir de quantidades mnimas de gua. Em verses especiais permitem tambm proceder extraco de fumos e sua utilizao como um equipamento de ventilao positiva.

MOTO BOMBAS

BOMBAS POLIVALENTES MAST Bombas centrfugas auto ferrantes, fabricadas com materiais de elevada qualidade e corpo em liga de alumnio resistente a gua salgada. Fabricadas de acordo com a Norma EN 1706, so extremamente eficientes e econmicas mesmo quando as exigncias de bombagem so grandes. reas de aplicao: gua e leo. Este tipo de bomba insensvel a poluentes e no requer qualquer tipo de manuteno. Disponveis em 3 verses distintas com dbitos nominais de 400, 800 e 1.200 lpm e presses at 4 bar, com accionamento por motor de combusto interna a gasolina, gasleo ou elctrico. O modelo NP12 pode ainda ser fornecido com arranque elctrico e bateria.

BOMBAS SUBMERSVEIS MAST Para funcionamento em condies extremas. Robustas e fiveis, so insensveis a sujidades e podem trabalhar em seco. Sem cmara de leo, sem manuteno, equipadas com sistema de suco rasa que permite bombear lquidos em apenas alguns centmetros de profundidade. rea de aplicao: gua. Fabricadas de acordo com a Norma DIN 14425. Disponveis em 5 verses com dbitos diferenciados, nomeadamente 660, 800, 1.200, 1.600 e 2.200 lpm com presses mximas de 2 bar. Incluem sistema electrnico para inverso automtica de fases (modelos com motores trifsicos) e proteco trmica.

BOMBAS SUBMERSVEIS PARA GUAS RESIDUAIS MAST Para bombearem guas residuais destinam-se a ser usadas em sistemas de esgoto. Extremamente robustas e de elevado desempenho. Concebidas para bombear guas residuais contendo matrias fibrosas e resduos slidos at 80 mm dimetro (tamanho slido), podem trabalhar submersas ou fora de gua. No necessitam de manuteno, pois no possuem cmara de leo e podem trabalhar em seco. Disponveis em 5 verses com dbitos diferenciados, nomeadamente 600, 800, 1.200, 1.600 e 2.200 lpm com presses mximas de 2 bar. Fabricadas de acordo com EN 1406. Inclui sistema electrnico para inverso automtica de fases (modelos com motores trifsicos) e proteco trmica.

BOMBA DE TRASFEGA ATEX MAST Este tipo de bomba foi concebido para bombear leos ou outros lquidos no agressivos com viscosidade superior a 1,5cm/s. Accionada por motor elctrico de 400/3/50 Hz, pode ser utilizada em zonas classificadas 1 & 2 para trabalhar com lquidos inflamveis. Ideal para utilizao pelos Servios de Emergncia, foi desenvolvida com base nas mais robustas bombas de estaleiro. Corpo da bomba em ao inoxidvel N1.4408 (V4A), motor ATEX e interruptor com grau de proteco EExII 2G c IIB T 3.

MOTO-BOMBA FLUTUANTE NIAGARA Para trasfega de gua. Ligeira, porttil e bastante simples de utilizar. Ideal para operaes de enchimento de tanques de viaturas de incndios florestais e rurais, Proteco Civil, servios Municipais, servios florestais, indstria mineira, Portos e Etars. Concebida para ser transportada facilmente por dois homens e ser operada apenas por um. Entra automaticamente em carga quando se encontra a flutuar e pode trabalhar por perodos muito longos e bombear em guas com apenas 1 cm de profundidade. O tipo de filtro usado e o ralo montado na aspirao permitem a aspirao de guas poludas e sujas sempre que seja necessrio. Excelente para uso em enxurradas e cheias, para esgotar guas, sem necessidade de instalar corpos chupadores.

MOTO-BOMBAS PORTTEIS PARA COMBATE A INCNDIO ANGUS Para utilizao no combate a incndio e em situaes de catstrofe so bombas centrfugas tecnologicamente avanadas que utilizam motores com arrefecimento a ar, arranque elctrico ou manual em todas as verses, tomada de 12V, motores com emisso de rudo conforme Norma EN 12100-2, emisso de gases de escape de acordo com Directiva Europeia EEC 97/68/EC & 2002/88/EC, indicador do estado de bateria, manmetro de presso de entrada e presso de sada. Construdas com materiais da mais elevada qualidade, estas moto-bombas portteis para combate a incndios so dotadas com depsitos de combustvel amovveis, opo de iluminao do quadro de comandos e acessrios de suco. Modelos LW500, LW900, LW1300 e LD1800.

17

06

EQUIPAMENTOS PARA MEDIO & DETECO DE GASES Instrumentos portteis e estacionrios para a deteco e medio de gases txicos, combustveis e oxignio, em verses electrnicas tipo mono canal ou multicanais. Recorre a tecnologias de medio diversificadas, como sensores Electroqumicos, Infra Vermelhos, Pellistors, PID, IMS, chips e tubos colorimtricos. Os Servios de Emergncia, a quem exigida grande rapidez nas suas intervenes, no podem desprezar a avaliao prvia das reas onde tm que intervir, o que s se torna possvel com o uso de instrumentao adequada. Os equipamentos que comercializamos garantem resultados fiveis. Habitualmente os riscos ordinrios tm origem em fugas de gases txicos, insuficincia ou excesso de oxignio e existncia de ambientes potencialmente explosivos, com consequncias que podem colocar em risco a sade e segurana dos elementos que executam a misso.

ESTAO METEOROLGICA GEOS N 11 Instrumento profissional de elevado desempenho para anlise das condies atmosfricas. Utiliza apenas componentes de qualidade industrial. Com sensores de presso, velocidade do ar, humidade e temperatura so de fabrico suo. Concebida especialmente para uso intensivo em condies extremas, ideal para brigadas de incndio, Departamentos de Segurana e Desportos Radicais. Este instrumento foi concebido para ajudar os utilizadores que se encontram num ambiente exterior a prever e identificar as condies atmosfricas entre outras funes. Por vezes, as condies climticas exteriores alteram-se radicalmente e em muito pouco tempo, sendo ento essencial a rpida identificao destas alteraes para proteger pessoas e bens.

ANALISADOR DRGER CMS Para utilizao com chips para medio de diversos gases com recurso ao princpio de medio foto electrnico, muito fcil de operar, ideal para utilizao em aces de rastreio de contaminantes ou em operaes de emergncia. Esto disponveis diversos chips para gases txicos, sondas de medio, alm de bolsa de transporte.

INSTRUMENTO DRGER MINIWARN Pequeno, leve e ergonmico, tipo multicanal para deteco e medio contnua e simultnea de at 4 gases em todo o tipo de ambientes. Suporta 25 sensores electroqumicos diferentes e especficos para gases txicos e sensores catalticos para medio e deteco de explosividade em relao ao Limite Inferior de Explosividade. Pode ser operado com mos enluvadas e pode incorporar uma bomba para aspirao das amostras de ar em pontos inacessveis. Atravs da aplicao informtica Gas Vision possvel visualizar e exportar os dados adquiridos para um PC operando em ambiente Windows.

INSTRUMENTO DRGER PAC EX 2 Em duas verses distintas: para medio apenas de atmosferas explosivas ou explosividade + oxignio em simultneo em locais confinados. Com desenho atraente, pequeno e compacto, o PAC EX 2 ideal para Servios de Emergncia. Pode ser utilizado em todas as aplicaes de monitorizao individual e possui alarmes pticos, acsticos e por vibrao, que alertam o utilizador quando os patamares de alarme previamente definidos so atingidos. Disponveis acessrios de carregamento para 220V e 12V, sondas de medio e bolsa de transporte. A verso mais recomendada a que inclui Explosividade + O, pois o sensor cataltico carece de oxignio para poder trabalhar correctamente. Desta forma, a medio do oxignio uma condio essencial.

INSTRUMENTO DRGER X-AM 3000 Para deteco e medio em simultneo de 3 ou 4 gases. Pequeno e leve, o instrumento possui caractersticas ptimas para a monitorizao atmosfrica de HS, CO, O e gases combustveis. Instrumento compacto que beneficia de tecnologia electrnica de ltima gerao, sendo ideal para inmeras aplicaes. Extremamente robusto, com software intuitivo e de fcil utilizao, pode ainda integrar uma bomba para aspirao.

INSTRUMENTO DRGER X-AM 7000 Instrumento multicanal, microprocessado, para medio simultnea e contnua at 5 gases. A combinao de mais de 25 sensores para diferentes gases confere a este instrumento uma grande flexibilidade nas solues individuais de monitorizao. O X-AM 7000 pode alocar 3 sensores electro-qumicos + 2 sensores catalticos, infravermelhos ou PID (de alta energia), sendo ideal para todas as situaes mais complexas em que se impe a monitorizao de oxignio, gases txicos ou combustveis e onde seja exigido um equipamento de total confiana. Extremamente robusto, com bomba para aspirao integrada e prova de gua, est preparado para receber sensores inter mutveis e inteligentes. Disponveis diversos acessrios, como bolsas de transporte, sondas de teste, carregadores e mdulos de carga. Aprovao ATEX.

INSTRUMENTO DRGER MULTI-PID 2 Instrumento orientado para a deteco e medio de COV (Compostos Orgnicos Volteis) que utiliza a tecnologia da fotoionizao. O elevado grau de preciso e resoluo nas medies conferidos pela tecnologia PID tornam este instrumento de banda larga precioso para as aplicaes mais variadas, incluindo medies da qualidade do ar interior, assim como para deteces de fugas e medies em espaos confinados. Suporta lmpadas UV standard 10.6 eV ou 11,7 eV e permite resolues de 0 a 2.000 ppm e com sonda de diluio at 20.000 ppm.

KIT BIO-AGENT TEST Para realizao de uma srie de testes imunolgicos rpidos para deteco de agentes biolgicos e toxinas. Em poucos minutos permite detectar antrax, rcino, toxina botulnica (varola), praga e SEB (toxina produzida por alguns pases como arma biolgica). A avaliao visual. A deteco segura das substncias em questo no prprio local uma vantagem razovel e barata, quando comparada com os testes intensivos feitos em laboratrio. reas de aplicao: corporaes de bombeiros, polcias, foras armadas, foras de segurana nacionais, centros de distribuio de correios, bancos, servios de segurana relacionados com o sector do transporte de mercadorias.

KIT PARA DETECO DE GASES SIMULTANEOUS No Mundo actual, a deteco rpida e rigorosa de agentes qumicos crucial. A DRGER desenvolveu um original sistema de medio: kits especializados que permitem detectar simultaneamente at cinco agentes qumicos diferentes em apenas 5 minutos. O kit CDS para Proteco Civil utiliza tubos colorimtricos, a mesma tecnologia qumica que usada pela NATO h muitos anos, mas na forma de tubos simples. Disponveis dois tipos de kits CDS para a deteco de oito substncias qumicas, incluindo neurotxicos, hematxicos e irritantes pulmonares que afectam os pulmes, nariz e garganta. Custos muito baixos quando comparados com os equipamentos espectroscpicos. No necessitam de calibrao e no requerem alimentao elctrica nem tempo para pr-aquecimento, pois a bomba manual. Disponveis kits para treino e formao.

19

07

EQUIPAMENTOS PNEUMTICOS DE EMERGNCIA So ferramentas essenciais para operaes de resgate e salvamento levadas a cabo pelos Servios de Emergncia. Com opes variadas e especficas, disponibilizamos um conjunto alargado de solues destinado a satisfazer as necessidades especficas dos utilizadores. Recorrendo a estes equipamentos, o levantamento ou deslocao de cargas pesadas, a descontaminao de bens e pessoas em pleno teatro de operaes, a obturao ou selagem de condutas de lquidos, a vedao instantnea de fugas em tanques, depsitos, tambores, tubos, vages e camies cisterna, assim como o armazenamento de lquidos perigosos ou o salvamento em centros urbanos so tarefas com grau de dificuldade reduzido. A fiabilidade e adaptabilidade deste tipo de equipamentos confere segurana e confiana aos utilizadores.

ALMOFADAS DE ELEVAO DE BAIXA PRESSO Para operaes crticas de resgate quando a rapidez e segurana de interveno so essenciais, estas almofadas so muito estveis e adaptveis. Ideais para o levantamento de cargas a grandes alturas. Por mais de duas dcadas este equipamento robusto foi usado pelos Servios de Emergncia com grande eficcia. Presso de trabalho: 1,0 bar.

MINI ALMOFADAS DE ELEVAO DE ALTA PRESSO Especialmente concebidas para operaes de levantamento de maquinaria pesada ou deslocamento de grandes cargas. Ideais para operaes de salvamento pelos Servios de Emergncia. Disponveis em duas verses: com telas em ao ou Kevlar, para foras de elevao at 2.804 kN. Presso mxima de trabalho de 8 bar. Disponveis em vrios tamanhos para elevao de diferentes cargas.

ALMOFADAS PARA VEDAO DE FUGAS Para vedao instantnea de fugas que ocorram em tanques, depsitos, tambores, tubos, vages e camies cisterna, com dimetros superiores a 48 cm e at qualquer dimenso. Disponveis em vrias verses: com olhais giratrios, que podem adaptar-se a todos os ngulos; com guias anti-chispantes para cintos, de vcuo ou com sistemas para drenagem dos lquidos. Ambos os modelos trabalham presso mxima de 1,5 bar, suportando contra-presses at 1,4 bar. Para a insuflao apenas necessria uma bomba manual ou de p. Tamanho nico: 50x30cm.

CILINDROS HERMETIZADORES PARA VEDAO RDK Prprios para obturao ou selagem de condutas de lquidos em situaes de rotina industrial ou situaes de emergncia em caso de rebentamento de uma tubulao. Quando devidamente insuflado o equipamento com a forma cilndrica transforma-se numa esfera. Estes equipamentos foram concebidos para impedir a entrada de lquidos poluentes perigosos nas sarjetas e sistemas de esgoto para prevenir a poluio dos lenis freticos. Podem tambm conter lquidos perigosos ou reterem guas residuais utilizadas no combate a incndios, alm de permitirem a formao de fossas ou poos para aspirao por bombas. Disponveis em vrios tamanhos para presses de trabalho de 1,5 bar ou 2,5 bar.

KIT LANA TAPA FUGAS Para ser operado por uma s pessoa na vedao de fugas em depsitos ou cisternas. Permite ao operador colocar tampes em cunha ou cnicos a partir de uma distncia segura, seja no interior ou por debaixo das fissuras, tapando-as com toda a rapidez. As fendas podem ter 15 a 60 mm e os furos de 30 a 90 mm de dimetro. Requer quantidade reduzida de ar para funcionar, sendo insuflado facilmente presso de trabalho de 1,5 bar recorrendo a uma bomba de p. Disponvel em 4 tamanhos: 3 tampes em forma de cunha de 6 a 11 cm de largura e 1 tampo cnico com 7 cm de dimetro.

DEPSITO PNEUMTICO HAZMAT PAB 3000 Para uso em situaes de emergncia quando necessrio armazenar rapidamente lquidos perigosos (guas contaminadas, produtos qumicos de viaturas acidentadas, leos ou guas poludas). Permite a armazenagem destes lquidos em segurana at serem removidos do teatro de operaes. Seguro, fivel e de elevada capacidade, o HAZMAT PAB 3000 um produto com atributos nicos. Facilidade e rapidez de transporte para o teatro de operaes. Dimenses: dimetro exterior 265 cm; altura 95 cm. Insuflvel em menos de 60 segundos, auto-suportado. Presso de trabalho de 0,5 bar. Com vlvula de segurana de 0,5 bar para prevenir sobrepresses e elevada resistncia a qumicos.

BACIA DE DESCONTAMINAO DEKON Para descontaminao rpida do vesturio aps o manuseamento de substncias perigosas. Desenhada em colaborao com Servios de Emergncia para colmatar as necessidades de descontaminao no teatro de operaes, a DEKON tem a capacidade necessria para reter at 1.100 litros de gua, permitindo a descontaminao de vrias pessoas da equipa de interveno, antes de se proceder ao seu esvaziamento. Construdas em telas de polister revestidas a NBR em ambas as faces. O conjunto completo inclui unidade de controlo simples de 0,5 bar, mangueira de insuflao de 5 metros, 19 mm de dimetro interior e bolsa porttil.

TENDAS INSUFLVEIS Para utilizao como abrigo temporrio no teatro de operaes. Fabricadas em polister revestido a Hypalon, constituem uma excelente soluo sempre que necessrio providenciar rapidamente um espao seco e privado, seja como posto de comando em operaes de salvamento ou como tenda para alojamento de feridos ou ainda para a cobertura de valas ou poos que estejam em manuteno. Prontas para utilizao em 70 segundos, necessitam apenas de 1.050 litros de ar para serem completamente insufladas presso de trabalho de 0,5 bar. Extremamente robustas, este tipo de tendas insuflveis fornecido com espias de fixao exterior e abertura de topo para ventilao. O espao coberto pode ser ampliado com a juno de outras tendas atravs de velcro. Disponveis em diferentes tamanhos e conjunto de equipamentos complementares.

TELA DE SALTO VETTER Para salvamento de pessoas em locais de difcil acesso ou com falta de espao operacional. Disponvel em dois tamanhos SP 16 e SP 25 e com duas diferentes superfcies visuais: crculo azul ou cruz preta. Apenas so necessrios entre 30 a 60 segundos e duas pessoas para a sua montagem. Aps o salto adquire a verticalidade e a segurana necessria para realizao de novo resgate em escassos 10/15 segundos. Com capa no inflamvel, resistente a rasges e a outros tipos de deteriorao. Com bolsa no fundo da parede de suporte para armazenar a garrafa de ar comprimido. Conforme parte 1 e 3 da Normas DIN 14 15 e aprovada pela Corporao de Bombeiros Profissionais de Berlim.

21

08

ILUMINAO ATEX Nos locais onde habitualmente decorrem operaes de emergncia raramente existe iluminao natural ou artificial suficiente para as actividades desenvolvidas. O uso de sistemas para iluminao artificial com caractersticas anti-deflagrantes uma condio essencial sempre que se tenha de trabalhar em ambientes potencialmente explosivos, no esquecendo mesmo que no combate a incndios a formao de CO um gs inflamvel potencia este risco. A nossa gama de sistemas de iluminao com certificao ATEX alargada. Desde projectores de grande alcance, lanternas de cabea e lanternas de mo de alta potncia at sinalizadores individuais, lanternas de balizagem e armaduras, entre outros modelos. Especialmente concebidos para os Servios de Emergncia, Brigadas de Combate a Incndio, indstrias petroqumica, gs, aviao, farmacutica, marinha mercante e militar.

LANTERNA RECARREGVEL H251A + CARREGADOR 12Vcc 230Vca Ideal para uso geral em tarefas de inspeco ou trabalhos em atmosferas potencialmente explosivas, classificada para zonas 1 & 2. Autonomia de trabalho 7 horas, controlo electrnico da carga da bateria, arranque automtico na ausncia de corrente no sector de distribuio, corpo em termoplstico e elevada resistncia a impactos. Cor preta, corpo anti-esttico e com lmpada de halogneo 3,75 V (tempo de vida superior a 100 horas). Peso: 1,75Kg. Robusta e fivel, lente 6 mm resistente a impactos e riscos. Conforme Directiva ATEX e EN50014, EN50019, EN50020 e EN50281-1-1. Disponvel com carregadores de 12/24vcc e 230vca.

LANTERNA NORMAL PORTTIL RECARREGVEL SB8F Com alta eficincia, compacta, leve e potente, para utilizao em todas as situaes excepto zonas classificadas - recarregamento rpido em viaturas ou a partir da rede de distribuio normal, 3 horas de luz ininterrupta, projeco da luz a mais de 800 metros e feixe de luz extremamente intenso. Desenhada e desenvolvida para constituir uma nova referncia em lanternas polivalentes (potentes, portteis e prticas). Ideal para patrulhas motorizadas, pois pode ser alimentada pela prpria viatura. til e prtica para inspeco de acidentes rodovirios e buscas em todos os tipos de terrenos, edifcios ou campo aberto.

LANTERNA DE MO H-4 DCA Recomendada para uso geral ou trabalhos em atmosferas potencialmente explosivas. Extremamente robusta e fivel, com lente 6 mm resistente a impactos e riscos. Alimentada por pilhas alcalinas descartveis particularmente recomendada para uso em situaes de iluminao muito prolongadas, mas quando estas no so frequentes. Muito utilizada na indstria pesada e em condies extremas, mesmo em temperaturas negativas. A lmpada de halogneo tem uma longevidade muito grande e extremamente eficiente (tempo de vida superior a 100 horas). Conforme directiva ATEX e Normas EN 50014, EN 50019, EN 50020 e EN 50281-1-1.

LANTERNAS INDIVIDUAIS RECARREGVEIS R30/R50 Tecnologia de ltima gerao para garantir excelente desempenho, robustez e fiabilidade em condies extremas. Classificada para utilizao em Zonas 1 & 2 potencialmente explosivas, onde sejam autorizadas temperaturas da Classe T4. Fonte de alimentao por LED's de alta intensidade de 3W ou lmpada de halogneo, desenho ergonmico, interruptor concebido para ser accionado apenas com uma mo (mesmo enluvada), corpo em ABS resistente a impactos, indicador do estado da bateria e autonomia para 3 horas, que pode ser duplicada no modo de utilizao de potncia reduzida. Com lente resistente a riscos e agresses qumicas, alimentada por baterias ltio-ies, pode ser carregada a partir do sector normal de distribuio de energia 230V/50 Hz ou em viaturas automveis 12/24 Vcc. A baixa manuteno e rpida troca de componentes so atributos intrnsecos. Aprovao ATEX e Marcao CE.

LANTERNA CABEA HT-200 Ideal para bombeiros, indstrias mineira e petrolfera, petroqumica, armada e ETARs. Anti-deflagrante e com aprovao ATEX, com fonte luminosa de 5 LED's de alta intensidade. Ideal para uso no capacete, tipo mineiro, alimentada por uma fonte de alimentao com pilhas alcalinas montada tambm no capacete. Quando opera com a lmpada de bolbo permite fazer zoom. Autonomia at 240 horas (50 horas de trabalho intensidade mxima). Classificada para utilizao em Zonas 0, 1 & 2, conforme Directiva ATEX.

LANTERNA BALIZADORA HL-95 Porttil e auto-suportada, lentes bidireccionais com grelha metlica de proteco, fonte de iluminao por LEDs de alta intensidade. Classificada para uso em zonas potencialmente explosivas das classes 0, 1 & 2, para balizar zonas de risco ou delimitar zonas de interveno. Alimentada por bateria despolarizada descartvel: autonomia de 1.500 horas ou 2 meses no modo pulsante e mais de 500 horas no modo de esttico. Integra uma clula de luz para permitir a activao e desactivao automtica em funo da luz ambiente. Requer manuteno muito reduzida. Aprovao ATEX.

LANTERNAS DE INSPECO MINI & MICRO Dimenses muito reduzidas, compactas, leves e poderosas para utilizao em inspeces. Alimentadas por pilhas descartveis e facilmente operadas com apenas uma mo. Os modelos MINI & MICRO esto disponveis em vrias verses com autonomia de 2,5 horas e 10 horas de luz ininterrupta, projeco da luz at 2,5 m e feixe de luz extremamente intenso. teis e prticas para inspeco de acidentes rodovirios e buscas em todos os tipos de terrenos e edifcios. Conforme Directiva ATEX.

PROJECTORES WORKLITE ATEX WL70/WL85 Com elevada potncia para iluminao de reas de trabalho, facilmente recarregveis, com fonte luminosa por LEDs de alta intensidade. Especialmente desenvolvidos para utilizao em ambientes extremamente agressivos com atmosferas potencialmente explosivas, garantem nveis de luminosidade nicos, dispem de grande robustez e elevada autonomia. Ideais para trabalhos em locais remotos onde seja necessrio operar de forma continuada. Conforme Directiva 94/69/CE ATEX, para uso em zonas classificadas 1 & 2. Duas verses: verso WL85 com 12 LEDs e verso WL70 com 6 LEDs apenas.

LANTERNA DE MO JML2925 Uma soluo para utilizao em operaes de emergncia em atmosferas limpas. Caractersticas tcnicas: robusta e leve (500 gramas com bateria); bateria recarregvel; carregador de 12vcc e 220vca. Com lmpada de Halogneo e pega ergonmica basculante, permite at 45 minutos contnuos de operao.

23

09

RESGATE & SALVAMENTO As misses de Resgate & Salvamento so tarefas arriscadas, que requerem o uso de ferramentas fiveis para minimizar os riscos que decorrem para os tcnicos envolvidos. O risco de queda comum a muitas profisses, sempre com resultados anlogos quando estes acidentes acontecem: morte ou leses muito graves. Os equipamentos anti-quedas classificam-se sempre na Classe III, que corresponde a riscos mortais. O nosso portflio nesta rea inclui uma vasta gama de equipamentos especializados para a preveno de acidentes quando se realizam trabalhos em altura, nomeadamente linhas de vida, arneses para trabalhos em estruturas ou em suspenso, mosquetes, cordas, roldanas, sistemas para ascenso/descenso, pontos de ancoragem fixos e mveis, amortecedores de energia e outros sistemas especializados para evacuao e resgate de sinistrados. Disponveis tambm Macas de Resgate e Desfibrilhadores Automticos Externos.

TRIP AJUSTVEL AM100 Para entrada em espaos confinados verticais. Em alumnio, leve e facilmente transportvel, fcil de instalar e particularmente estvel devido ao sistema de bloqueio das pernas telescpicas. Com 4 pontos de ancoragem e bandas de sinalizao em cada perna, permite oito posies para regulao da altura de 1,35 a 2,35 m. Conforme Norma EN-1496 classe B.

ARNS PARA BOMBEIROS Para o corpo inteiro, especialmente desenvolvido para trabalhos suspensos em cordas, como acontece na maioria das operaes de resgate dos Servios de Emergncia. Com um ponto de ancoragem dorsal, um ponto frontal e um ponto ventral, inclui tambm cinto de posicionamento com dois pontos de ancoragem e facilmente ajustvel atravs de fivelas laterais e precintas nas coxas. Conforme Norma EN-358.

SISTEMA DE RESGATE E EVACUAO ROLLGLISS Para trabalhar com cordas que correm num tambor responsvel pela desmultiplicao do esforo exercido para facilitar a ascenso. Carga mxima permitida: 150 kg/250 kg - dependendo sempre do factor de reduo. Usa cordas adequadas com comprimentos variveis de 10 a 340 metros. Disponvel com factores de reduo de 2:1, 3:1 e 5:1. Conforme Normas EN-341 classe A e EN-1496 classe B.

GUINCHO DE RESGATE Para utilizao em conjunto com um trip, para descer, subir ou suportar uma pessoa. Dispe de sistema automtico de bloqueio. Carga mxima suportada 136 kg. Cabo em ao dimetro 5 mm e comprimento 20 metros. recomendvel que seja usado conjuntamente com outros equipamentos de proteco anti-queda. Confome Norma EN-1496 Classe B.

MOTOGUINCHO MULTI-KBF 1000 A movimentao fcil de cargas extremamente pesadas s possvel com o motoguincho Multi KBF. A ferramenta ideal para traco, accionada por um motor de motosserra, com capacidade para deslocar at 3 toneladas. Na rea florestal o Multi KBF 1000 a ferramenta ideal para deslocar troncos, limpar florestas ou reas para florestao, bem assim para o desenrolamento ou enrolamento de cabos em mquinas de grandes dimenses. Utilizado frequentemente no combate a incndios, para a proteco civil e outros trabalhos de resgate e salvamento em todos os tipos de cenrios de acidentes.

SISTEMA ANTI-QUEDAS AD525 COM RECOLHA DO CABO Tipo guincho com manivela, para recolha do cabo e para utilizao no resgate de uma vtima. Cabo em ao galvanizado com 25 m e caixa de proteco em ao com tratamento anti-corrosivo. Reduo de impacto inferior a 6 kN. Peso: 17,2 kg. Ideal para usar conjuntamente com trip modelo AM100. Conforme EN 360.

EMERGNCIA PR-HOSPITALAR

MACA EM FIBRA TIPO CESTO PARA EVACUAO Em fibra de vidro, tipo cesto, incluindo cinta ao nvel dos ombros, para suspenso por helicptero e cintas ajustveis para imobilizao da vtima. Peso: 13,5 kg. Capacidade mxima de resistncia: 270 kg. Comprimento: 2,150 m. Largura: 640 mm. Conforme a Directiva 93/42/CEE.

MACA DE VCUO VM200 Maca de vcuo inovadora para imobilizao de sinistrados, situao que extensiva cabea e ombros, sendo que, no que toca a cabea, aquela feita sem presso externa, deixando todavia as orelhas livres para audio e inspeco. Adaptvel a 24 posies e incluindo precintas e pegas de transporte com 8 alas e 4 prcintas, removveis de dupla face e regulveis. Inclui-se numa gama alargada de macas com caractersticas nicas.

DESFIBRILHADORES AUTOMTICOS EXTERNOS (DAE) A morte cardaca sbita responsvel, na Europa, por 300.000 vtimas anuais, constituindo, ainda antes do cancro e AVC, a primeira causa de morte. Estes equipamentos baseados numa tecnologia segura, amadurecida e comprovada, so essenciais para reduzirem este nmero dramtico. A causa a perigosa fibrilhao ventricular a qual, atravs da desfibrilhao precoce, ou seja, o tratamento com um choque elctrico controlado por um Desfibrilhador Automtico Externo(DAE), pode ser interrompida de forma eficaz. Indicaes de voz fceis de entender, disponvel em trs idiomas, alm de smbolos claros no visor que orientam os prestadores de primeiros-socorros durante o processo de salvamento. Disponvel conjunto de acessrios complementares.

25

10

SISTEMAS AUXILIARES PARA COMUNICAES Este tipo de sistemas garantem comunicaes fiveis, sem rudo e instantneas, aumentando a segurana do utilizador e respectivo grupo de trabalho, que assim pode estar devidamente concentrado nas suas tarefas. A importncia deste tipo de equipamentos fulcral para o desempenho de misses de alto risco e com equipas vastas. A facilidade de utilizao em rede e a alta fiabilidade da comunicao so factores essenciais. Estes sistemas, para capacete, laringe, ouvido e mscaras so ideais para utilizao no combate a incndios, Foras Especiais, Operaes de Resgate e Salvamento, alm de locais de trabalho ruidosos. Podem ser fornecidos em verses intrinsecamente seguras com aprovao ATEX ou verses sem este tipo de aprovao.

UNIDADE DE CONTROLO 400 PTT Com grandes dimenses, permite transmisses fceis, instantneas e seguras, inclusive quando se encontra por debaixo do vesturio. A unidade 400 PTT compatvel com qualquer sistema de comunicao da mesma linha. Disponvel para vrios modelos de rdio. Conforme Norma EN-301 489-1.

UNIDADE DE CONTROLO MULTIFUNES C-C500 MPM O modelo C-C500 MPM, incorpora altifalante/microfone multifunes e pode ser usado com ou sem acessrios para mos livres e tambm com sistema para mscara ou capacete. Disponvel para vrios modelos de rdio. Conforme Normas IP-67 e EN-301 489-1 e Aprovao ATEX.

SISTEMA DE COMUNICAES MSD O sistema MSD para utilizao conjunta com mscaras respiratrias um sistema extremamente leve totalmente prova de gua. Ideal para operaes de resgate ou combate a incndios onde as comunicaes so essenciais. Permite comunicaes com mos livres, de forma fivel e sem rudos parasitas, mesmo quando utilizada em conjunto com mscaras respiratrias.

SISTEMA DE COMUNICAES HS-COM O sistema HS-COM um sistema para aplicao universal em capacetes, leve, durvel e prova de gua. Esta unidade permite comunicaes em mos livres, de forma fivel e sem rudos parasitas, mesmo quando utilizado em ambientes ruidosos. Conforme Norma EN-301 489-1.

SISTEMA DE COMUNICAES SRIES G O sistema das sries G um sistema mos livres para aplicao no ouvido bastante leve e de longa durao. Esta unidade desenhada para profissionais permite comunicao com mos livres, de forma fivel e sem rudo, mesmo quando utilizado em trabalhos em movimento. Conforme Norma EN-301 489-1. .

SISTEMA DE COMUNICAES TC O sistema TC para laringe uma ptima soluo para trabalhar com mos livres para comunicaes em ambientes extremamente ruidosos. O microfone sensvel voz e necessita apenas de uma pequena presso contra a garganta, tornando-se confortvel mesmo nas condies mais exigentes. O sistema possui auricular de fcil aplicao na orelha, enquanto a banda flexvel e lavvel. Ideal para trabalhos discretos e com alto nvel de rudo e poluio.

27

11

SISTEMAS DE CONFORTO Em situaes operacionais as pessoas so frequentemente expostas a temperaturas muito elevadas, devido sua exposio s chamas, porque so encapsuladas em vesturio estanque, ou mesmo por razes meramente climatricas, situaes em que as capacidades cognitivas so prejudicadas ou que podem mesmo coloc-las em situaes de hipertermia, extremamente perigosas para a sua integridade fsica. Em todos os casos estas condies afectam os seus desempenhos. Para lidar com estas situaes comercializamos vrias solues que, muito embora no se classifiquem como EPIs, so de facto de importncia vital.

CLIMATIZADOR PESSOAL ICE CUBE O ICE CUBE um climatizador individual, auto-suficiente e porttil para utilizao com vesturio tcnico, em especial fatos de proteco qumica estanques, que permite reduzir a temperatura cerca de 10 C, bem assim como a humidade no interior destes. Os seus benefcios so evidentes, pois contribuem para uma maior produtividade devido reduo da temperatura, conferindo tambm maior segurana e melhor proteco da sade do portador, reduo da fadiga relacionada com o calor, aumento de conforto e capacidade de concentrao. O fluxo de ar que permite o arrefecimento pode ser regulado entre 200 ou 300 lpm. Com uma capacidade de arrefecimento at 250 W, o ICE CUBE alimentado por um acumulador recarregvel com autonomia para 3 horas e recorre a 2 termo acumuladores congelados. Peso: 2,4 kg. Dimenses: 75x190x240mm.

COLETE DE VENTILAO VENTILATION VEST O VENTILATION VEST uma inovadora pea de vesturio com um forro interior 3D, para arrefecimento do dorso do seu portador. Dois ventiladores, colocados nos bolsos exteriores, iniciam o seu funcionamento ao toque de um boto, injectando ar no forro interior do colete, o qual permite a sua circulao na parte superior do tronco do utilizador, a zona com maior irrigao sangunea. A transpirao removida da superfcie da pele por permuta com o ar ambiente. No acumula humidade e arrefece por evaporao. Com apenas 1.300 gramas de uso confortvel, fcil de manusear e de limpar. Dbito de ar at 530 litros por minuto. Autonomia at 8 horas e disponveis nos tamanhos XSmall a 2XLarge.

COLETE DE CONFORTO CVP 5220 O COLETE DE CONFORTO CVP 5220 uma pea de vesturio preciosa em qualquer tipo de trabalho desenvolvido a temperaturas muito elevadas. Graas absoro do calor excessivo no corpo assegura uma excelente sensao de conforto ao portador e evita o processo de transpirao. Pode ser usado simplesmente por debaixo do vesturio. O processo de arrefecimento assegurado pela aco de 22 placas PCM (Phase Changing Materials) integradas no seu revestimento. Tamanhos disponveis: L/XL.

ACESSRIOS ICE CUBE Para suportar a logstica do climatizador pessoal ICE CUBE, esto disponveis vrios acessrios complementares, incluindo Arns de Transporte, Arca Congeladora (pode ser usada tambm para acondicionamento de medicamentos, arrefecimento de gua potvel, alimentos, etc.) Acumuladores Trmicos e Lquido de Limpeza.

ACESSRIOS COLETE CVP 5220 DRGER Para o colete de conforto CVP 5220 tambm est disponvel uma vasta gama de Acessrios, como por exemplo as Placas PCM e um Saco de Transporte.

29

12

SISTEMAS PARA DESENCARCERAMENTO & ESTABILIZAO LANCIER Para desencarceramento & estabilizao, foram desenvolvidos em estreita colaborao com tcnicos em Resgate e Salvamento de todo do mundo e recorrendo aos mais recentes avanos tecnolgicos em termos metalrgicos, com o objectivo de se criarem ferramentas optimizadas para a finalidade a que se destinam. A ateno prestada aos detalhes, a construo com materiais de alta qualidade e uma compatibilizao harmoniosa entre as ferramentas, so garantia de excelentes desempenhos. Estes equipamentos proporcionam confiana aos operadores e so muito fceis de operar. Disponveis vrias opes de escolha, tais como Unidades Energticas, Tesouras de Corte, Ferramentas Combinadas, Expansores, Macacos Hidrulicos e Acessrios, que permitem a configurao de conjuntos adaptados s necessidades. Com presses de trabalhos de 630 bar ou 720 bar, os sistemas que comercializamos oferecem todas as garantias que possam ser exigidas. Conforme Normas: DIN 14751 EN 13204 NFPA 1936

UNIDADES ENERGTICAS Disponveis em vrias verses: com motor elctrico ou motor de combusto interna, para operao das ferramentas de desencarceramento em modo simultneo ou em modo alternado. Disponvel um conjunto alargado de acessrios, tais como Bero para Ferramentas, Pegas de Transporte, Vlvulas Automticas ou Kits de Interveno Rpida, que permitem adaptar estas unidades s diferentes necessidades dos Servios de Emergncia. Conforme Normas NFPA 1936 e EN 13204.

EXPANSORES Desenvolvidos para expanso, traco ou compresso. Fabricados em liga leve ultra resistente, integram um sistema patenteado de punhos de toro protegidos, que garante a segurana do meio ambiente e do utilizador, pois em caso de sobrepresso a vlvula de alvio interna impede que o leo hidrulico seja libertado para o exterior. Dotados de pegas ergonmicas e unies de ligao rpida. Presso de trabalho: 630 ou 720 bar. Disponvel uma vasta gama de verses com diferentes aberturas at 850 mm e foras de expanso at 244 kN, com ponteiras anti-deslizantes e adaptadores integrados para utilizao de correntes. Conforme Normas DIN 14751, EN 13204 e NFPA 1936.

TESOURAS DE CORTE Construdas em liga leve ultra resistente, integram um sistema patenteado de punhos de toro protegidos. Dotadas de pegas ergonmicas e unies de ligao rpida, usam opcionalmente lminas simples ou serrilhadas. Presso de trabalho: 630 ou 720 bar. Disponvel uma vasta gama de verses com diferentes aberturas das lminas at 250 mm e foras de corte at 484 kN. Conforme Normas DIN 14751, EN 13204 e NFPA 1936.

FERRAMENTAS COMBINADAS Uma soluo de compromisso com excelentes prestaes em operaes de desencarceramento. Com concepo nica e construo em liga leve ultra resistente, integram tambm um sistema patenteado de punhos de toro protegidos, lminas substituveis e adaptadores integrados. Dotadas com pegas ergonmicas e unies de ligao rpida. Presso de trabalho: 630 ou 720 bar. Largura para expanso: 460 mm. Fora de corte: 239 kN. Fora de expanso: 96 kN. Conforme Normas DIN 14751, EN 13204 e NFPA 1936.

CORTA PEDAIS Pensado para actuar com grande rapidez e eficcia e capaz de cortar varo de ao at 18 mm de dimetro. Dotado com punho com sistema de proteco contra sobrepressurizaes e pega de transporte ergonmica. Pode ser accionado por Bomba manual e/ ou Unidade Energtica. Presso de trabalho: de 630 ou 720 bar. Largura da abertura: 34 mm. Fora de corte mxima: 144 kN. Conforme Normas DIN 14751, EN 13204 e NFPA 1936.

MACACOS HIDRULICOS Excelente complemento dos Expansores. Construdos em liga leve ultra resistente, integram sistema patenteado de punhos de toro protegidos e so dotados com pegas ergonmicas e unies de ligao rpida. Presso de trabalho: 630 ou 720 bar. Disponveis numa vasta gama de verses com comprimento at 1.600 mm e foras at 244 kN. Conforme Normas DIN 14751, EN 13204 e NFPA 1936.

BOMBA DE MO Para operao de recurso. Presso de trabalho: 630 ou 720 bar. Fluxo de leo: Baixa Presso 32 cm por ciclo; Alta Presso 2.7 cm por ciclo.

FERRAMENTAS & ACESSRIOS Para operaes de resgate e salvamento, uma gama que inclui Tesouras Corta-Vidros, Puno de Mola, Calos de Estabilizao, Planos de Organizao para colocao de ferramentas ou resduos da operao, alm de diversos conjuntos de capas para proteco contra arestas vivas.

EQUIPAMENTOS DE ESTABILIZAO Concebidos para estabelecimento de condies de segurana no incio das operaes de resgate. Extremamente versteis e adaptveis, tm uma aplicao muito alargada, como por exemplo em acidentes rodovirios, acidentes industriais, acidentes com mquinas agrcolas ou para estabilizao de estruturas em risco de colapso durante operaes de combate a incndio. Simples e fceis de operar, os sistemas que disponibilizamos nesta gama de equipamentos so de funcionamento totalmente mecnico e isentos de manuteno. Podem ainda ser utilizados para levantar, puxar ou deslocar cargas.

31

13

SISTEMAS DE DIAGNSTICO A observao, despistagem e rastreio de comportamentos patolgicos que possam pr em causa a integridade e segurana das pessoas ou bens uma questo crucial, que cada vez ganha mais pertinncia, at mesmo por razes de conscincia social. As causas, que podem estar associadas alcoolemia e/ou consumo de drogas de abuso, so um problema transversal das sociedades modernas. Este problema assume relevncia especial quando se trata de Servios de Emergncia Pblica, pelos reflexos que tais comportamentos podero ter sobre as comunidades, como por exemplo em caso de acidente com viaturas de socorro, ambulncias, entre outros veculos. Com uma viso objectiva e focada na resoluo das dificuldades evidenciadas pelas entidades reguladoras desta matria, apresentamos neste catlogo um conjunto de solues perfeitamente comprovadas em todo o Mundo pelas Foras de Fiscalizao no mbito rodovirio.

ALCOOLMETRO DRGER ALCOTEST 6810 Para despistagem expedita e fivel dos nveis de alcoolemia atravs da anlise do ar expirado, recorrendo a sensores electroqumicos especficos para etanol. Graas s suas imensas possibilidades de configurao, este instrumento porttil pode ser configurado para cumprir diferentes regulamentos e directivas internacionais. Permite, atravs de uma impressora porttil, documentar os testes feitos.

ANALISADOR DRUGTEST 5000 Um sistema constitudo basicamente por dois componentes principais, nomeadamente o KIT DRUGTEST 5000 e o ANALISADOR DRUGTEST 5000. um meio expedito e rigoroso destinado ao teste de fluidos orais para determinar a presena de drogas de abuso, tais como as anfetaminas, anfetaminas sintticas, opiceos, cocana e seus metabolitos, benzodiazepinas e canabinides, tendo sido concebido para avaliao e diagnstico com gesto integrada de dados. Fivel e fcil de usar, O DRUGTEST 5000 um equipamento concebido para uso mvel ou estacionrio numa ptica qualitativa para a deteco de drogas presentes nos fluidos orais recolhidos. A memria integral do analisador permite a monitorizao de drogas de abuso e armazenar at 500 medies individuais.

KIT DRUGTEST 5000 De concepo ergonmica para facilitar o seu manuseamento e uso imediato, composto por uma nica pea que inclui a cassete de teste completa e um colector para recolha de fluidos orais. Fcil de usar, com a mo direita ou esquerda, com ou sem luvas, evita constrangimentos e elimina quaisquer possibilidades de m interpretao, pois garante que apenas o resultado correcto mostrado. Construdo em material rgido poroso com propriedades de capilaridade, este teste no-invasivo sobretudo higinico e de utilizao segura, pois inibe o contacto com as amostras e seus componentes.

COLECTOR EVIDENCIAL DE SALIVA DCD 5000 Concebido como um dispositivo que permite a reteno de amostras com aproximadamente 0,4 ml do fluido oral particularmente til para a recolha, armazenagem e transporte das amostras para um Laboratrio ou outro centro tcnico anlogo, como forma de confirmao dos resultados preliminares. Especificamente concebido para aplicaes in-vitro e forenses, o DCD 5000 da DRGER foi qualificado para a recolha de fluidos orais que evidenciem a presena das seguintes drogas ou seus metabolitos: anfetamina, benzodiasepina, THC, cocana e seus metabolitos, metanfetaminas e morfina. O DCD 500 permite extrair concluses analticas semi-quantitativas relativamente s concentraes presentes nas amostras no momento em que foram recolhidas.

DRUGCHECK As consequncias do abuso de drogas podem ser srias e dispendiosas. Este mtodo descartvel de uso fcil, constituindo um meio de elevada qualidade que permite determinar o consumo de drogas de forma segura sem provocar embaraos ao utilizador. Sempre pronto para utilizao, o DRUGCHECK permite identificar, em apenas 10 minutos, a presena no organismo at 6 famlias de drogas: AMP, COC, METH, OPI, PCP, THC. um mtodo no invasivo que faz a pesquisa atravs da saliva e que permite o envio das amostras recolhidas para posterior confirmao em laboratrio se necessrio, assumindo-se como uma opo econmica.

IMPRESSORA MVEL DRGER Trata-se de um sistema expedito para permitir documentar os resultados das anlises do lcool atravs do ar exalado, bem assim como dos analisadores de drogas de abuso, em menos de 10 segundos. Com apenas 400 gramas e com dimenses extremamente compactas 110x60x205 mm esta impressora dificilmente poderia ser mais porttil. Para facilitar o seu uso no terreno, inclui dispositivos magnetizados para permitirem a fixao sobre superfcies metlicas, como viaturas ou contentores. Mesmo a baixas temperaturas garante um desempenho isento de problemas. O baixo custo dos consumveis, a grande longevidade da cabea trmica e a facilidade com que permite substituir o papel, conferem a esta impressora caractersticas nicas. O texto pode ser impresso em vrios idiomas, incluindo Portugus.

33

14

SISTEMAS DE IMAGEM TRMICA A tecnologia da imagem trmica beneficiou de considerveis avanos nos ltimos anos e, como resultado, tornou acessvel a sua utilizao para outros fins que no militares, abrindo espao para o seu uso em operaes de combate a incndios e salvamento. A nossa linha de comercializao inclui uma alargada gama de SISTEMAS DE IMAGEM TRMICA, adequados para uso nos ambientes mais agressivos. Estes produtos possuem caractersticas nicas e distintas, cuja tecnologia combina a experincia dos bombeiros em todo o Mundo, com a resistncia ao uso, bem como imagens de elevada de definio a temperaturas distintas de trabalho. Aliando a excelente qualidade das imagens adquiridas sua capacidade de transmisso em tempo real para receptores remotos, as Cmaras de Imagem Trmica so hoje uma ferramenta de valor inestimvel no mbito dos Servios de Emergncia, conferindo aos comandos uma viso clara dos acontecimentos para sustentar decises.

CMARAS DE IMAGEM TRMICA DRGER UCF 1600 / 3200 Os modelos UCF 1600 e 3200, foram concebidos para uso nos ambientes mais agressivos. Os seus ncleos encontram-se totalmente protegidos contra a gua, poeiras, choques mecnicos e elevadas temperaturas. As cmaras UCF 1600 e 3200, cujas resolues de imagem so diferentes, permitem a aquisio de imagens ntidas em ambientes completamente obscurecidos pelo fumo e com visibilidade nula. O sensor MicroIR VOx bolmetro cobre uma banda dinmica muito larga para optimizar o seu desempenho. A UCF 1600 tem resoluo de 160 x 120 pixis, enquanto a UCF 3200 tem resoluo de 320 x 240 pixis. Aprovaes CE, FCC, DOT e NOM, testadas e aprovadas conforme a Norma NFPA 1981-2007. Fornecidas com caixa de transporte e carregador 230 V/50 Hz. Peso: 1,3 kg. Dimenses: 14x14x18,5 cm.

CMARA DE IMAGEM TRMICA HAND-UP F A cmara HAND-UP F corresponde a um equipamento de ltima gerao, distinto e inovador. Baseada no conceito binocular, a cmara HAND-UP F excelente para combate a incndios, adaptando-se a qualquer situao e utilizao com e sem luvas. Com sensor de temperatura at 1.200C, ecr LCD, sistema de lentes multi-estratificadas (possveis de operar a curta distncia dos olhos), transmissor e receptor de imagem integrados, a cmara HAND-UP F inclui precinta de transporte, baterias, mala de transporte e Manual em Portugus. Para visualizao e gravao vdeo, a cmara dotada com 2 interfaces: USB e VIDEO/OUT. Ambas permitem ligao directa a PC/ Laptop ou a um vulgar vdeo analgico.

CMARA TRMICA DE CAPACETE HEAD-UP A cmara HEAD-UP o primeiro sistema de imagem trmica especfico concebido para utilizao com mos livres para combate a incndios que permite visualizar de forma permanente o que se encontra frente do portador, independentemente do fumo ou escurido. Permite o salvamento de vtimas at 80% mais rpido do que habitual, no impedindo o utilizador de manusear outras ferramentas em simultneo. Compatvel com a maioria dos modelos de capacetes de combate a incndio disponveis no mercado, a HEAD-UP dispe de um sensor de temperatura at 1200 C, ecr LCD e sistema de lentes multi-estratificadas (possveis de operar a curta distncia dos olhos), transmissor e receptor de imagem, incluindo ainda precinta de transporte, baterias, mala de transporte e Manual em Portugus. Para visualizao e gravao vdeo a unidade dispe de 2 sistemas de interface: USB e VIDEO/OUT, que podem ser ligados ao PC/ Laptop ou a um vulgar vdeo analgico.

CMARA DE IMAGEM TRMICA PARA VIATURA AP 4000 A cmara AP 4000 ideal para instalao em viaturas de bombeiros, permitindo a sua manobra segura no seio de ambientes com grande densidade de fumos. Com sensor de temperatura at 1200 C, transmissor e receptor de imagem, comando tipo joystick e monitor de viatura. Esta cmara pode ainda combinar uma cmara vdeo LCD a cores com zoom e pan-tilt.

MINI CMARA DE IMAGEM TRMICA PARA INSTALAO FIXA LT 100 Montada em veculos, a cmara LT 100 permite a deteco de pessoas atravs da escurido e fumo at 100 m de distncia. A rea de segurana sem iluminao torna-se bem visvel no interior e exterior. A LT 100 emite sinais de vdeo analgicos, que podem ser integrados e disponibilizados facilmente em qualquer sistema de vdeo de segurana. Com recurso s imagens trmicas, as equipas de socorro e respectivos veculos dispem de condies de segurana muito superiores, permitindo desenvolver operaes de emergncia mais prximas. Com a LT 100, as equipas de emergncia mveis podem manobrar e escapar em cenrios com condies nulas de visibilidade.

RECEPTOR PORTTIL DE IMAGENS DRGER UCF O receptor UCF permite receber sinais enviados pelas cmaras de imagem trmica UCF 1600 e 3200 disponibilizando a visualizao de imagens em local remoto.

ACESSRIOS UCF 1600/3200

35

15

SISTEMAS DE MERGULHO PROFISSIONAL No mergulho subaqutico as leis fsicas alteram-se profundamente, criando riscos para a sobrevivncia daqueles que o praticam. Os problemas agravam-se quando se trata de misses de Salvamento e Resgate. Por tal razo, o nosso portflio inclui um conjunto extremamente alargado de equipamentos e sistemas para uso profissional, concebidos para profissionais, incluindo mscaras panormicas, reguladores de presso, sistemas para transporte, coletes para estabilizao, coletes salva-vidas, cilindros, fatos secos, entre outros. A DRGER um dos grandes especialistas em todo o Mundo na rea do mergulho profissional e militar, onde conta com credenciais inquestionveis, incluindo mesmo a Armada Portuguesa, que utiliza os seus equipamentos operando em circuito fechado, alimentados por O puro para operaes de longa durao em profundidades at 10 m ou alimentados por Nitrox para mergulho programado. Para alm destes equipamentos, a DRGER reconhecida a nvel mundial pelas suas competncias na concepo e construo de cmaras hiperbricas, portteis e estacionrias, usadas fundamentalmente para tratamento do mal-de-descompresso, acidentes que so muito frequentes no mergulho e que em Portugal, devido inexistncia de uma rede de Centros Mdicos com esta valncia, constitui um problema agravado. Esta gama de equipamentos e sistemas ainda complementada por um conjunto de equipamentos tcnicos, como por exemplo mesas para misturas de gases, bombas de oxignio, instrumentao de anlise, sistemas para alimentao de gases respirveis estacionrios, entre outros.

FATOS SECOS Para uso profissional com caractersticas nicas e distintas. Desenvolvidos para Servios de Emergncia e Foras Armadas e confeccionados em telas laminadas extremamente resistentes, confortveis e impermeveis, estes fatos representam os anos de experincia acumulada e troca de informao com os mais exigentes parceiros nos Servios de Emergncia em todo o Mundo. Caractersticas tcnicas: pegas integradas para secagem; fecho de correr para vestir o fato sem ajuda e proteger o portador contra a sujidade e areia; fitas adesivas reflectoras, incluindo tringulo reflector que sinaliza a superfcie; corte ergonmico das mangas; cintura ajustvel, para permitir o seu uso por pessoas com diferentes estaturas, eliminando a necessidade de existirem fatos individuais para cada utilizador; zona frontal e traseira reforada nos joelhos; botas em Neopreno de 4 mm com superfcie de ltex, que reduzem a necessidade de isolamento extra.

FATO INTERIOR TRMICO INTEGRAL Para utilizao conjuntamente com fatos de mergulho secos. Confeccionado em tecido isolante, evita a perda de calor ao portador, uma condio fundamental para o seu conforto durante o mergulho. A fibra FinnFill no perde propriedades. Mesmo quando lavada com frequncia em gua, a fibra no se torna irregular ou quebradia aps um longo perodo de utilizao, mantendo-se estvel ano aps ano.

CILINDROS PARA MERGULHO Disponvel extensa gama de cilindros de ar comprimido com diferentes tipos e capacidades: 2, 7, 10 litros @ 200 bar e 6 litros @ 300 bar. Cilindros construdos em ao. A elevada qualidade e grande robustez das vlvulas universais MONO e DUO (vlvulas de fuso) satisfaz e excede os requisitos da Norma EN 144.

COLETE DE MERGULHO PROFISSIONAL PSS DIVE Para utilizao em operaes de resgate ou trabalhos tcnicos subaquticos, permite a utilizao de um ou dois cilindros. O PSS DIVE fornecido com placa dorsal, Anis D, correias de fixao, dois bolsos laterais que podem acomodar pesos at 6 kg e sistema fixo ao sistema de transporte para controlo de flutuabilidade de 210 N em forma de asas. Confeccionado em Cordura 1000 Denier.

MSCARA FACIAL PANORAMA NOVA DIVE A PANORAMA NOVA DIVE ideal para utilizao em conjunto com equipamentos de mergulho de circuito semi-fechado (re-circuladores) ou aparelhos de ar comprimido para mergulho PSS DIVE. Aceita a ligao de trs ou dois sistemas respiratrios e microfone para sistema de comunicao subaqutica.

REGULADOR 1 E 2 ESTGIO SHARK Este regulador de mbolos um equipamento profissional. O equipamento SHARK dispe de caractersticas nicas: primeiro estgio encapsulado para permitir a sua utilizao em guas geladas; bloco em bronze revestido a crmio; 4 ligaes 3/8 - 24 UNF para mdia presso e 2 ligaes 7/16 - 20 UNF para alta presso. O segundo estgio balanceado. Capa ergonmica em ABS preto.

CMARA HIPERBRICA MVEL DUOCOM E SUPER DUOCOM Para tratamento em tempo real do mal-de-descompresso no local do acidente e posterior transporte dos mergulhadores para o Centro de Medicina Hiperbrica mais prximo, mesmo por via area (eventualmente helicptero). Ambos os modelos esto equipados com sistema de tratamento por oxignio e preparados para transporte de um paramdico para ministrar os primeiros socorros ou suportar as funes vitais e permitir a respirao de oxignio por meio de uma mscara. Os seus corpos so construdos em alumnio resistente gua salgada, tm dimenses muito reduzidas e peso muito baixo, para permitir o transporte por camio ou helicptero.

CMARA DE RESGATE MVEL EMK Para um acidentado que necessite de descompresso imediata e rpida no local e transporte relaxado at cmara para tratamento hiperbrico mais prxima. Graas s suas dimenses muito reduzidas e ao seu baixo peso, proporcionado pelo corpo em alumnio resistente gua salgada, esta cmara pode ser facilmente transportada por carrinhas, camies ou helicpteros.

37

16

SISTEMAS PARA PROTECO RESPIRATRIA A Proteco Respiratria uma matria relativamente complexa em que os avanos tecnolgicos se manifestam com a maior acuidade. A vasta gama de produtos disponveis neste mbito evidencia a importncia do mesmo. Respirar com normalidade e qualidade essencial para todos os seres humanos e essa condio assume especial relevncia nas pessoas que integram as equipas dos Servios de Emergncia, que podem contrair doenas respiratrias ou serem expostas a situaes muito perigosas para a sua sade, podendo mesmo pr em causa a sua sobrevivncia. O nosso portflio inclui inmeras solues para se poder lidar com as situaes mais variadas, no sendo de mais destacar o Quadro de Controlo de Entrada Merlin que, em conjunto com as Unidades Electrnicas de Motorizao BodyGuard, constitui um meio poderosssimo para monitorizao remota dos portadores dos aparelhos respiratrios autnomos e para a tomada de decises por parte dos Comandos no controlo dos riscos associados s misses. Encontra-se disponvel uma imensa variedade de Aparelhos Respiratrios Autnomos, Purificadores de Ar e Filtros, cada produto adequado a um determinado tipo de aplicao. Estes equipamentos cumprem e excedem as prescries aplicveis e todos eles dispem de marcao de conformidade CE, sendo fabricados em conformidade com Normas: - EN-137 - EN-136 - EN-145 - EN149:2001 - EN-402

APARELHO RESPIRATRIO ISOLANTE CIRCUITO ABERTO DRGER PSS 7000 Especialmente desenvolvido para Servios de Emergncia profissionais. Concebido para utilizao no combate a incndios, cada um dos seus componentes tem um grau muito elevado de resistncia aos produtos qumicos, calor e chamas. O seu espaldar ergonmico, para transporte do cilindro de ar, ajustvel no comprimento e anatomia do utilizador, sendo construdo em fibras compsitas de carbono, com uma estrutura indeformvel e arns em Kevlar com elevada resistncia temperatura. O PSS 7000 pode ser fornecido com manmetro analgico ou com Unidade de Monitorizao Electrnica BODYGUARD II. Conforme Norma NP EN 137.

APARELHO RESPIRATRIO AUTNOMO DE PRESSO POSITIVA DRGER PAS COLT/MICRO Concebido para trabalhos de curta durao como unidade de emergncia para utilizar s costas ou a tiracolo, por exemplo em inspeces. Fabricado com os mais modernos materiais resistentes a produtos qumicos e leos, o PAS COLT/MICRO resistente a abraso e anti-esttico e tem excelentes desempenhos a altas e baixas temperaturas. Verso de trabalho de acordo com a Norma EN 137, verso de emergncia de acordo com Norma EN 402.

APARELHO RESPIRATRIO ISOLANTE DE CIRCUITO FECHADO DRGER PSS BG4 um aparelho para trabalhos muito prolongados com autonomia at 4 horas. Com formato ergonmico ideal para operaes de longa durao, como por exemplo emergncias em tneis ou espaos confinados muito grandes e de difcil acesso. O seu funcionamento baseia-se na recirculao do ar em circuito fechado, processo atravs do qual o ar exalado regenerado atravs da absoro de CO e adio de O , para depois ser novamente consumido pelo utilizador. Equipado com uma Unidade de Monitorizao Electrnica BODYGUARD II. Conforme Norma EN 145 e aprovao vdfb 0802.

ESPALDAR PSS100 Espaldar ergonmico, ajustvel, em fibras compsitas de carbono, anti-esttico, resistente a qumicos e chamas. Com arns ajustvel almofadado em Nomex com costuras em Kevlar. Entre outras caractersticas, possui redutor de presso da srie Plus de alto desempenho, correia uniforme de cilindro para rpida substituio, apito de reserva a 50 bar, ligao rpida ao regulador de pulmo e manmetro analgico ou digital integrado no sistema Bodyguard, que incorpora ainda a funo de unidade de aviso para imobilizao ADSU, assim como clculo automtico em tempo real para o alarme de reserva, registo de dados e telemetria. Compatvel com cilindros de ao de 6L 300 bar e 9L 200 bar e cilindros de fibra compsita de 6,8L 300 bar. Produto fabricado conforme norma NP EN 137.

UNIDADE DE MONITORIZAO ELECTRNICA DRGERMAN BODYGUARD II Para utilizao com aparelhos respiratrios autnomos, operando em circuito aberto ou fechado. Dispe de 10 funes distintas combinadas, como por exemplo: aviso automtico ou manual de imobilizao com alarme acstico de 95 dB; manmetro de presso digital e analgico; alarme sonoro e luminoso de baixa presso e de bateria; sensor de temperatura ambiente; consumo de ar instantneo; reserva de ar; chave de activao; entre outras. Dispe ainda de uma interface IR para permitir funes de telemetria. Conforme Directiva ATEX.

QUADRO DE CONTROLO DE ENTRADAS DRGERMAN PSS MERLIN Corresponde a um Sistema para Controlo de Entradas totalmente automtico, que permite monitorizar at 10 membros da equipa em simultneo e em tempo real a partir de um local remoto. Adquire em tempo real todas as informaes geradas e exportadas a partir dos aparelhos respiratrios, para os quais transmite informaes exactas e envia um conjunto de dados que podem ser teis para os elementos que esto a desempenhar a misso. O sistema dispe de caractersticas nicas: valores da presso de ar residual nos cilindros dos aparelhos respiratrios; tempo para alarme; temperatura ambiente e temperatura a que o portador do aparelho respiratrio est sujeito; sinal de alarme pessoal automtico e manual de pnico (ambos representados por cores diferentes no painel de controlo); pedidos e/ou ordens para evacuao.

QUADRO CONTROLO DE ENTRADA MANUAL DRGER REGIS Desenvolvido para monitorizao em tempo real de at 3 equipas em simultneo, cada com at trs elementos, a partir de um local exterior ao local da interveno. Permite controlar os tempos de entrada individuais e permite ao responsvel pela equipa definir alarmes de aviso antes de expirar o ar. Com alarmes acsticos e luminosos para contagem final do tempo de evacuao recomendado.

LINHA DE AR COMPRIMIDO DRGER PAS AIRPACK 1 Montada sobre um charriot tubular metlico com eixo com duas rodas macias de borracha, equipada com um carretel com mangueira anti-esttica at 50 m de comprimento com guia, sistema pneumtico, redutor de presso e manmetros includos. Possui ainda bero para acomodar dois cilindros de ar at 12 litros (excludos) com opo para quatro cilindros. Unies de ligao CEJN. Excelente soluo para entrada em espaos confinados muito apertados onde o transporte de aparelhos respiratrios individuais seja difcil e desconfortvel.

CILINDRO COMPSITO DRGER PARA AR COMPRIMIDO Construdo em fibras compsitas de carbono e para usar com aparelhos respiratrios autnomos 60% mais leve do que os cilindros tradicionais de ao, conferindo um conforto inexcedvel ao utilizador devido ao seu peso reduzido. Disponvel na verso de 2L, 5L e 6,8 L com presses de trabalho de 300 bar. Tempo til de vida de 20 anos.

39

SISTEMA DE RASTREIO DRGER FRT 1000 A funo de resgate de um companheiro o primeiro objectivo deste equipamento. Com este novo sistema para localizao de bombeiros ou outros operadores equiparados agora possvel proceder sua localizao quando estes ficam encurralados, perdidos ou desorientados e at mesmo permitir a estes encontrarem a rota correcta quando se encontram desorientados em condies degradadas. O SISTEMA DE RASTREIO FRT 1000 para alarme pessoal tipo homem-morto localiza a vtima atravs da emisso de sinais de radiofrequncia para outros aparelhos e/ou localizadores ETR 1000. O FRT 1000 (Fire-fighter Rescue Transceiver) na sua essncia um Transceptor (Emissor/Receptor) de baixa frequncia, cujo sinal no reflectido pelas paredes ou outras envolventes.

APARELHO RESPIRATRIO PARA FUGA DRGER SAVER CF Concebido para fugas de emergncia. Permite, com treino mnimo, uma sada segura, efectiva e simples de ambientes e atmosferas perigosas. Utiliza um redutor de presso da gerao Plus, permitindo um fluxo de ar constante. O difusor combinado e a vlvula de exalao garantem um excelente fornecimento de ar para o capuz aerodinmico e dotado com vlvulas para exalao para libertar o CO. Disponvel em verses para 10 (CF-10) e 15 (CF-15) minutos de autonomia. Conforme Norma EN-402.

MSCARA DE FUGA DRGER PARAT C Para fuga de locais contaminados, oferece proteco durante 15 minutos contra gases txicos emergentes de uma deflagrao. A sua colocao extremamente simples, pois basta aplicar o capuz sobre a cabea para garantir ao portador o grau de proteco respiratria necessrio. constituda por um capuz de tamanho nico e por filtro qumico combinado de grandes dimenses, que garante proteco para todos, at mesmo para crianas. Conforme Norma EN-40-M.

MSCARA DRGER PANORAMA NOVA Para utilizao com filtros qumicos ou combinados - ou ainda para usar com aparelhos respiratrios autnomos - para proteco contra vapores ou gases txicos e/ou poeiras. Disponvel com corpo EPDM ou Silicone, viseira PC Panormica, campo de viso 180, vedao face dupla, diafragma fnico de inox, aranha de fixao com 5 pontos, precinta para pescoo, tomada ligao do tipo engate rpido para uso com equipamentos respiratrios ou Rd40 para utilizao com filtros, vlvula de inalao/exalao. Conforme Norma EN 136 e Marcao CE, aprovada para bombeiros.

MSCARA DRGER FPS 7000 O novo desenho facial deste tipo de mscara veio definir padres inovadores em termos de fiabilidade, segurana e conforto durante o uso. Esta pea facial completamente redesenhada, disponvel em vrios tamanhos (S/ M/ L), oferece o mais elevado grau de proteco e um ptimo campo de viso (sem qualquer distoro) atravs de uma viseira em policarbonato laminado. ideal para combinao com o capacete HPS 6200 recorrendo ao novo sistema de adaptao patenteado que impede a libertao involuntria do conjunto. Conforme Norma EN 136 Classe 3.

MSCARA DESCARTVEL DRGER PICCOLA Mscara descartvel muito leve para proteco contra partculas. Ideal para utilizao em fogos florestais, a PICCOLA fabricada com um material patenteado Synsafe com pr-filtro embebido. A sua resistncia respiratria extremamente baixa. Com formato aderente face, permite uma selagem perfeita e ajusta-se confortavelmente, mesmo para portadores que utilizem culos. Conforme Norma EN-149:2001 e Marcao CE.

FILTROS DRGER Os FILTROS DRGER constituem um mtodo muito eficaz e de baixo custo para remover contaminantes do ar respirvel. A gama inclui uma vasta gama de filtros simples ou combinados para vapores e gases txicos. Caixa em alumnio para identificao visual de eventuais defeitos, este tipo de filtros oferece os mais elevados padres de conforto e segurana. Conforme Norma EN 141:2000 e EN 143:2000.

CAIXA DE TRANSPORTE ARICA DRGER Para preservar em ptimas condies os Aparelhos Respiratrios Isolantes de Circuito Aberto (ARICA) antes e aps cada utilizao. Aps a utilizao do ARICA dever proceder-se sua manuteno, seguindo as instrues descritas no Manual do fabricante e respectivo armazenamento.

ACESSRIOS MSCARAS DRGER Um conjunto alargado que inclui, entre outros acessrios teis para a preservao e utilizao das mscaras, diferentes tamanhos de caixas de armazenagem e transporte para mscaras faciais, aros para culos de correco para usar com mscaras faciais completas e pelculas descartveis para revestimento das viseiras.

41

17

VENTILADORES/EXTRACTORES DE GASES & FUMOS A alargada gama de equipamentos que comercializamos permite-lhe seleccionar, entre as trs sries disponveis, o equipamento mais adequado s suas necessidades. Estes equipamentos combinam uma elevada fiabilidade com uma imensa facilidade de funcionamento e esto particularmente orientados para operaes de Emergncia levadas a cabo por Bombeiros ou outras Foras congneres. Equipamentos teis tambm no mbito da manuteno industrial para, por exemplo: entrada em tanques, em sistemas de esgoto ou manuteno de aeronaves, com o propsito de fazer a extraco de gases e vapores ou para abastecimento de ar limpo ao interior destes espaos confinados. Para utilizao em reas com risco de explosividade esto disponveis verses com classificao ATEX. Os ventiladores de fluxo radial funcionam em perfeitas condies mesmo quando tm que vencer presses elevadas, como acontece quando vrias mangas interligadas entre si so acopladas ao ventilador. Alm de Ventiladores/Extractores de elevado rendimento accionados por motores elctricos monofsicos e trifsicos, existem tambm modelos accionados por motores de exploso a gasolina, que conferem maior mobilidade, muito embora, nestas verses, no possam ser usados em ambientes com riscos de explosividade. Fabricados de acordo com as Normas: - VDMA 24169 - DIN 24163 - ATEX RL 94/9 EG16

MODELOS COM MOTOR ELCTRICO Os ventiladores radiais accionados por motor elctrico esto disponveis em vrios modelos com tamanhos diferentes. Campos de aplicao: extraco de gases e vapores, inclusive contaminados com poeiras; ventilao de espaos confinados; fornecimento de ar fresco; arrefecimento de mquinas. Principais vantagens: construdos em ligas leves de alumnio; vasta rea para ligao, com curva para mangueiras superiores a 35 metros. Em conformidade com Directiva ATEX RL 94/9 EG Categoria II2G e IIT3 ou II2D T<60C.

SRIES COM MOTOR A GASOLINA Equipamentos portteis concebidos para a extraco de gases e/ ou fumos so accionados por motores de combusto interna a 4 tempos, mono-cilndricos, com arranque manual por cordo de enrolamento automtico, arrefecidos a ar, com dbitos nominais at 3.000 m/hora e diferenciais de presso at 100 daPa. Com sadas de 300 mm, para utilizao com mangueiras de aspirao e compresso do mesmo dimetro, montados em quadros tubulares para transporte. Peso: 23 kg. Dimenses: 610x600x640 mm.

VL 400/500 D ex Na Srie VL, os VENTILADORES distinguem-se dos convencionais pela sua concepo compacta e elevado fluxo de ar. Apenas esto disponveis em verses ATEX. Campo de aplicao: extraco de gases e vapores puros; ventilao de espaos confinados; fornecimento de ar fresco; arrefecimento de mquinas. Principais vantagens: construo metlica extremamente robusta com painis de ao; alta eficincia graas a guias com cata-vento. Conforme Directiva ATEX RL 94/9 EG: Categoria II2G e IIT3 e de acordo com os modelos normalizados para uso em viaturas de combate a incndio DIN 14555.

VM 600 D ex O ventilador VM 600 D ex da Srie VM oferece potncia incomparvel. Montado em quadro tubular com duas rodas para transporte accionado por motor elctrico 2,5 kW e tem tiragem nominal de sada livre 14.000m/hora. Para utilizao em zonas classificadas 1 & 2. Campo de aplicao: ventilao em presso positiva em operaes de combate a incndios; fornecimento de ar fresco; ventilao directa para esgotos sem tampa. Principais vantagens: isentos de manuteno; facilidade de uso e transporte; construo metlica robusta (alumnio ou ao); corrente de ar ajustvel numa grande amplitude, permitindo inclusive o seu funcionamento na posio vertical. Peso: 56 kg. Dimenses: 619x700x910 mm. Conforme Directiva ATEX RL 94/9 EG: Categoria II2G e IIT3.

VM 315 E ex Ventilador porttil accionado por motor elctrico 230 V/50 Hz, 0,75 kW. Com grau de proteco mecnica IP 55, modelo com verso certificada ATEX 94/9/EC. Com cabo de 10 metros revestido a borracha e ficha prova de exploso CE com 2 plos 10 A. Para utilizao em zonas classificadas 1 & 2, tiragem nominal em sada livre 2.200 m/hora de acordo com DIN 24163. Peso: 23 kg. Dimenses: 408x340x355 mm.

MANGA DE ASPIRAO Para aspirao de ar do interior do espao confinado, em tela sinttica anti-esttica, retardante das chamas. A manga condutiva e com espiral em material sinttico embebida na tela, tipo harmnio, para ligar ao ventilador atravs de unio de ligao rpida.

MANGA DE COMPRESSO Para conduo do ar, em tela sinttica, retardante das chamas, condutiva e anti-esttica. Para ligao ao ventilador/extractor atravs de unio de ligao rpida. possvel acoplar vrias mangas entre si, para permitir a canalizao do ar aspirado para locais seguros.

TROLLEY DE TRANSPORTE PARA VENTILADORES Para a movimentao fcil e prtica dos ventiladores este acessrio um excelente complemento para qualquer dos modelos que nos possvel fornecer.

43

18

VESTURIO TCNICO - EPI's A proteco contra os riscos do calor radiado, envelopagem nas chamas em caso de exploso e exposio a produtos qumicos perigosos tem sido objecto de programas de desenvolvimento de tecidos tcnicos por parte dos fabricantes de fibras, indstria de tecelagem e ainda da indstria de confeco. O uso de vesturio tcnico e outros Equipamentos de Proteco Individual adequados s misses vital para todos os agentes dos Servios de Emergncia. O nosso portflio nesta rea inclui diversas variantes, tendo em conta as tarefas que possam estar em causa, nomeadamente vesturio anti-corte, fatos de proteco qumica e ATEX para proteco do corpo inteiro, mesmo quando necessrio usar aparelhos respiratrios autnomos colocados no exterior ou interior do vesturio. Entre outras, o nosso vesturio cumpre as seguintes Normas harmonizadas aplicveis: - EN 345/2 S3 HRO HI CI WR - EN-443:1997 E3 - EN 466, tipo 3 - EN-469:2005 - EN-531 - EN-943 - ISO CD 16074 Parte 2

CAPACETE URBANO HPS 6200 Fabricado em duroplstico de elevada resistncia. Com sistema de suspenso em Nomex - Coolmax lavvel e no combustvel, francalete de trs pontos no queixo, cobre-nucas de aramida, viseira de proteco contra impactos em PC (EN166), assim como uma ampla linha de acessrios. Nas cores branco, vermelho, preto, amarelo zinco, amarelo e fotoluminescente. Conforme EN-443:1997 E3 e com Marcao CE. Permite o uso com mscaras faciais para proteco respiratria, constituindo assim um sistema integrado de proteco.

FATO PARA BOMBEIROS Fato de duas peas (casaco e calas) para combate a incndios estruturais, desenvolvido em estreita colaborao com os Servios de Emergncia de todo o Mundo. Combinao de tecidos tcnicos constituda por barreira exterior em tecido inerentemente ignfugo Nomex Delta TA Ripstop (possveis outras opes de tecidos, como PBI, Basofil, etc). Barreiras anti-humidade em Gore Tex - Fireblocker, Airlock e Crosstech. Casaco com bolsos interiores e exteriores, sistema de fecho de correr anti-pnico, punhos em malhas elasticadas e passadores para o polegar para impedir o ingresso das chamas, gua ou sujidades. Permite gravar nas costas o nome da Entidade ou outra informao til. Vrios tipos de bandas retro reflectoras, cor amarela, prata ou ainda combinadas. As caractersticas do vesturio podem ser modificadas para satisfazerem requisitos especficos. Conforme Norma EN-469:2005.

FATO DE PROTECO WILDLAND Fato de duas peas, especialmente desenvolvido para o combate a incndios florestais. Disponvel em duas verses, casaco/cala, ou fato integral, em Nomex, o modelo WILDLAND muito leve, resistente e totalmente compatvel com os EPIs utilizados neste tipo de operaes. Inclui punhos e tornozelos elasticados, bolso para rdio e ventilao nas axilas.

FATO DE RESGATE USAR Especialmente desenvolvido para misses de busca e salvamento urbano e operaes de desencarceramento. Na cor laranja para maior visibilidade, forro interior em micromembrana Gore Tex Crosscheck. Fato impermevel a gua, respirvel e resistente a agentes patognicos (sangue, saliva, etc). Conforme Norma ISO CD 16074 Parte 2.

FATOS PARA APROXIMAO S CHAMAS Para aproximao e breve contacto com as chamas no combate a incndios. Disponveis nas verses fato integral ou casaco/cala. Com aperto frontal atravs de fecho de correr, confeccionados em tecido aluminizado na face exterior e com ou sem forro de l interior, gola alta, para usar com capacete integral (Helmet 6), luvas (Gloves 2) e botas de cano alto em pele aluminizada. Resistente ao salpico de lquidos qumicos e salpicos de metais fundidos. Disponveis com ou sem bolsa para proteco do aparelho respiratrio autnomo. Conforme Norma EN-531.

CGULA Em Nomex C, estrato duplo, para proteco em incndios urbanos e com estrato singelo para incndios florestais. Disponvel em azul ou creme.

LUVAS PARA BOMBEIROS Para combate a incndio, manufacturadas em pele flor de bovino hidrofugada e tecido Nomex Delta TA, forro interior em Kevlar Interlock com micro membrana anti-humidade Gore-Tex; forro trmico no dorso e cano, costuras em fio de Kevlar. Disponveis nos tamanhos M, L e XL. Produto de Categoria III e conforme Normas EN 407:94, EN 388:94 e EN-659:03, Marcao CE.

CALADO DE SEGURANA PARA BOMBEIROS O calado para Bombeiros obedece a Normas e especificaes prprias, sendo parte importante do conjunto de EPIs usado pelos membros das equipas dos Servios de Emergncia. Manufacturado em pele de bovino com espessura controlada, hidrofugada e resistente a qumicos, integra ainda membranas em Gore-Tex para lhes conferir resistncia penetrao de gua sem diminuir a sua capacidade de respirao, palmilhas anti-perfurao e ponteiras resistentes a impactos at 200 Joule, tratamentos anti-fungos, anti-bacteriano e anti-odor, fecho de correr, sola de borracha anti-esttica em nitrilo resistente a altas temperaturas, elevada resistncia a leos, a hidrocarbonetos e ao calor. Conforme NP-EN 345/2 S3. Disponvel nos tamanhos 36 a 48.

45

O nosso portflio inclui vrias opes para a proteco da cara em trabalhos com riscos de calor radiado ou riscos qumicos, ou mesmo outras tarefas com outros riscos mecnicos, incluindo fatos anti-corte, fatos de proteco qumica para proteco do corpo inteiro, para uso com aparelhos respiratrios autnomos usados no exterior ou interior. Em parceria com a Drger Safety, Bristol Uniforms e Dupont estamos preparados para oferecer as mais variadas solues, sempre com elevada qualidade e devidamente certificadas e de acordo com as Normas harmonizadas: - EN 345/2 S3 HRO HI CI WR - EN-443:1997 E3 - EN 466, tipo 3 - EN-469:2005 - EN-531 - EN-943 - ISO CD 16074 Parte 2

FATO PROTECO QUMICA WORKMASTER PF Para proteco qumica em operaes com matrias perigosas, em Viton e Butilo. Da classe 1/b para proteco contra substncias slidas, lquidos e gases, o WORKMASTER PF pode ser fornecido com mscara facial integrada, ou apenas com um corte na zona da cara para usar com uma mscara separada e destina-se a ser usado com um aparelho respiratrio autnomo montado no exterior, luvas e botas substituveis. Cor exterior laranja e cor interior preto. Peso: 7 kg. Tamanhos: M (160-175cm); L (170-185 cm); XL (180-190 cm); XXL (190-200 cm). Conforme Norma EN-340.

FATO PROTECO QUMICA TEAMMASTER PF Para proteco qumica em operaes com matrias perigosas, revestimento exterior a Viton e Butilo, presso positiva, da Classe 1/a para proteco contra substncias slidas, liquidas e gases, para usar com o aparelho respiratrio autnomo no interior. O TEAMMASTER PF pode usar sistemas de ventilao de vrios tipos e complementado por luvas e botas substituveis. O fato tem ainda um capuz com uma viseira panormica de grandes dimenses. Cor exterior laranja e cor interior preto. Peso: 8 Kg. Tamanhos: M (155-180cm); L (160-185cm); XL (180-200 cm). Conforme Norma EN-340.

FATO INTEGRAL PROTECO QUMICA WORKSTAR PVC Para proteco contra salpicos de produtos qumicos e para utilizao com mscaras faciais e filtros, conjuntos autnomos ou sistemas respiratrios por linha-de-ar, em operaes para apoio com matrias perigosas. Robusto e leve, o WORKSTAR PVC fornecido na cor amarela. Conforme Norma EN-466, tipo 3.

FATOS INTEGRAIS DESCARTVEIS TYVEK Uma excelente soluo para operaes de curta durao com riscos de contaminao. Fato integral estilo clssico, com capuz de 3 peas para melhor ajustamento, cintura, punhos e tornozelos elsticos, fecho de correr frontal de cremalheira dupla. Disponveis fatos da Categoria III, classe 3, 4, 5 e 6, anti-esttico e livre de silicone, para proteco contra partculas. Tamanhos disponveis entre S e XXL. Tambm disponveis nas verses para proteco qumica tipo C ou ainda tipo F, confeccionados em Tyvek com revestimentos polimricos. As verses C e F diferem entre si, entre outros pormenores, na presso a que resistem quando sobre si so projectados lquidos.

COLETE SALVA-VIDAS SECUMAR ULTRA AX PLUS ARNS Em trabalhos sobre lenis de gua ou na sua proximidade obrigatrio o uso de coletes salva-vidas com o objectivo de prevenir afogamentos em caso de queda para a gua. Da nossa gama seleccionmos este modelo na cor preta, com cmara amarela de sinalizao, precintas reflectoras, passadeira para luz de emergncia, capa exterior de elevada resistncia, forro de pescoo, estropo para iamento, apito, precinta entrepernas, janela de inspeco, insuflador automtico 4001S e sistema manual alternativo, saco para armazenagem, garrafa de CO 32 g, capacidade flutuao 150 N, para utilizadores com peso superior a 45 kg. Recomendamos ainda o uso de equipamentos complementares tais como: linha-de-vida 2040LL ou linha-de-segurana X-treme e luz de emergncia SECULUX CFX II.

ACESSRIOS

LANTERNA PARA CAPACETE HPS 6200

CGULAS

VLVULA PT120L

LIGAO AIRPACK

47

19

FORMAO E CONSULTORIA A TIPSAL atravs do Departamento de Formao e Consultoria pretende proporcionar aos parceiros comerciais uma oportunidade para aumentar as competncias dos seus colaboradores na rea da preveno, socorro e segurana industrial. O desenvolvimento da actividade de Formao e Consultoria efectuada em conformidade com os mais exigentes padres internacionais e obedecendo escrupulosamente s recomendaes das entidades reguladoras e de referncia nos diversos sectores de actividade. A TIPSAL pretende consolidar-se no mercado como uma referncia nacional no mbito da Formao de agentes de preveno, segurana e socorro, alicerando a sua aco nos mais elevados padres de exigncia, de forma a garantir a aquisio e manuteno de capacidades e competncias de excelncia no mbito da resposta a emergncias, maximizando o potencial intelectual, cientfico e tcnico dos recursos humanos sua disposio. A TIPSAL Acreditada pela DirecoGeral do Emprego e das Relaes de Trabalho (D.G.E.R.T.) como Entidade Formadora, com a oferta formativa nas reas 861 - Proteco de Pessoas e Bens e 862 - Segurana e Higiene no Trabalho.

ESPAOS CONFINADOS

TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS Nvel I (Ref. TEC 1) Habilita os participantes para efectuarem trabalhos de manuteno ou outros em espaos confinados com os requisitos de segurana recomendados por entidades internacionais como a OSHA. O curso inclui a avaliao dos riscos especficos dos espaos confinados e monitorizao dos mesmos, equipamentos de proteco individual e colectiva, medidas preventivas e de segurana, procedimentos de controlo de entrada e prticas em espaos confinados. Constitudo por teoria em sala e prtica em Simulador de Espaos Confinados ou em contexto de trabalho. O curso tem como referencial a OSHA 29 CFR 1910.146. Durao: 14 horas.

CONTROLO DE ENTRADA EM ESPAOS CONFINADOS Nvel II (Ref. TEC 2) Habilita os participantes para efectuarem controlo de entrada em espaos confinados em conformidade com os requisitos de segurana recomendados por entidades internacionais como a OSHA. O curso inclui planeamento e controlo de operaes no interior de espaos confinados com atmosferas potencialmente perigosas, procedimentos de controlo de entrada, mtodos de ventilao e extraco, entre outras situaes. Constitudo por teoria em sala e prtica em Simulador de Espaos Confinados ou em contexto de trabalho. O curso tem como referencial a OSHA 29 CFR 1910.146. Durao: 14 horas.

SALVAMENTO EM ESPAOS CONFINADOS Nvel III (Ref. TEC 3) Habilita os participantes para efectuarem busca e salvamento em espaos confinados em conformidade com os requisitos de segurana recomendados por entidades internacionais como a OSHA e NFPA. O curso inclui ciclo operacional do salvamento em espaos confinados, noes e metodologias do salvamento tcnico, prticas de salvamento, entre outras situaes. Constitudo por teoria em sala e prtica em Simulador de Espaos Confinados ou em contexto de trabalho. O curso tem como referencial a OSHA 29 CFR 1910.146. Durao: 16 horas.

SALVAMENTO E COMBATE A INCNDIOS

BRIGADAS INDUSTRIAIS CONTRA INCNDIOS ESTRUTURAIS INTERIORES Nvel III (Ref. SCI 4) Habilita os participantes a efectuarem, organizados em brigadas de incndio, avaliao e controlo dinmico dos riscos em situaes de incndios de pequena e mdia dimenso em espaos interiores. Implementar medidas de busca e salvamento de vtimas. Constitudo por teoria e prtica de operao com aparelho respiratrio isolante circuito aberto, busca e salvamento, dispositivos fixos, portteis e rodados de extino, assim como linhas de mangueira de pequeno e mdio dimetro com dbitos at 1.400 L/m. Curso dirigido a pessoas com ou sem experincia em funes no mbito das brigadas de incndio ou servios de segurana. O curso tem como referencial a NFPA 1081 Cap. 7. Durao: 28 horas. SOCORRISMO

GESTO OPERACIONAL DE BRIGADAS INDUSTRIAIS CONTRA INCNDIOS E DE 1 RESPOSTA A EMERGNCIAS (Ref. SCI 5) Visa os aspectos da gesto operacional no mbito da organizao da segurana contra incndios, brigadas de incndio e resposta a emergncias na empresa. Inclui, entre outras matrias, abordagem gesto dinmica dos riscos, modelos de sistema de comando de incidente, superviso operacional, protocolos de actuao e necessidades de treino operacional, dependendo dos objectivos estabelecidos pela organizao. Constitudo por teoria em sala e prtica de simulao de emergncia na empresa. Aco de formao dirigida a pessoas com experincia em funes no mbito das brigadas de incndio ou servios de segurana. O curso tem como referencial a NFPA 1081 Cap. 8. Durao: 14 horas.

CURSO PRTICO DE SALVAMENTO E COMBATE A INCNDIOS ESTRUTURAIS (Ref. SCI 8) Direccionado para pessoas com ou sem experincia em operaes de salvamento e combate a incndios estruturais. Constitudo por teoria/prtica, com parte tcnico operacional em campo de treino, para actuarem em incidentes no contexto urbano e industrial. Destina-se a elementos vocacionados para o salvamento e combate a incndios em estruturas, devendo os mesmos ficarem aptos a seleccionar as tcnicas e os equipamentos a utilizar em operaes de salvamento e combate a incndios estruturais; executar enquadrado numa estrutura de comando todas as tarefas necessrias num acidente/incidente no contexto acima referido; identificar os conceitos elementares de proteco individual e controlo dinmico dos riscos. Durao: 40 horas.

TCNICAS DE SUPORTE BSICO DE VIDA (Ref. TSB 1) Estruturado para desenvolver aptides bsicas de avaliao primria de uma vtima, aceder ao sistema integrado de emergncia mdica e executar manobras de RCR com utilizao de adjuvantes da via area. Pode ser ministrada isoladamente ou como unidade ou mdulo de um curso mais vasto. Dirigida a pessoas com ou sem experincia em tcnicas de socorrismo, podendo constituir-se como formao inicial ou de actualizao. Constituda por teoria/ prtica, para que os formandos fiquem preparados para avaliarem a gravidade da situao e actuarem rapidamente em situaes que pem em risco imediato a vida da vtima. Este curso tem como referencial as obrigaes das empresas face legislao nacional no mbito da higiene e segurana no trabalho. Durao: 8 horas.

TCNICAS DE SOCORRISMO BSICO (Ref. TSB 2) Esta aco de formao pode ser ministrada isoladamente ou como unidade ou mdulo de um curso mais vasto. Direccionada para pessoas com ou sem experincia em tcnicas de socorrismo. Curso constitudo por teoria/prtica, integrando exerccios de simulao, para que os formandos fiquem preparados para avaliarem a gravidade da situao e actuarem rpida e eficazmente face a uma emergncia em contexto pr-hospitalar no seu posto de trabalho, tendo presente os conceitos elementares de auto proteco e de segurana. Durao: 21 horas.

ACTUALIZAO DE TCNICAS DE SOCORRISMO BSICO (Ref. TSB 3) Esta aco de formao visa a manuteno das competncias tcnico-operacionais adquiridas no Curso de Tcnicas de Socorrismo Bsico. Pode ser ministrada isoladamente ou como unidade ou mdulo de um curso mais vasto. Esta aco dirigida a pessoas com formao em tcnicas de socorrismo bsico realizada h mais de trs anos. Curso constitudo por teoria/prtica, integrando parte com exerccios de simulao, para que os formandos actualizem os conceitos tericos do curso e as tcnicas e protocolos de actuao face a uma emergncia em contexto pr-hospitalar no seu posto de trabalho, tendo presente os conceitos elementares de auto proteco e de segurana. Durao: 14 horas.

49

50

www.tipsal.pt
Mais Comunicao com Melhor Informao Foi o lema adoptado para construir o web site www.tipsal.pt que esperamos que proporcione uma navegao agradvel e, sobretudo, til para todos os utilizadores. A plataforma engloba contedos mais simples e direccionados para os parceiros comerciais. As inovaes introduzidas visam garantir ao utilizador mais comunicao com melhor informao. Todos os produtos mencionados neste Catlogo Servios de Emergncia e muitos mais podem ser encontrados em www.tipsal.pt, cujos contedos so actualizados diariamente. Disponveis para consulta a grande maioria dos produtos (associados a segmentos de mercado e categorias de aplicao), assim como Notcias sobre a empresa e o sector da segurana, alm de ligaes directas para os fornecedores. A Newsletter Mensal enviada para todos os que se registem no web site e subscrevam, sem qualquer custo, o servio de envio de informaes peridicas. A grande maioria dos produtos tem associado um ficheiro em formato .pdf com caractersticas tcnicas, sendo possvel pedir mais informaes de forma fcil e directa sobre esse mesmo artigo. possvel ainda consultar o Motor de Pesquisa, visualizar e descarregar Vdeos e Catlogos gerais da empresa, entre outras informaes relevantes.

design: www.antonioliveira.com

TIPSAL Zona Industrial da Maia I :: Sector X, Lote 330 :: N 23 Barca :: Apt. 1284 4475-249 Maia :: Tel: +351 229 477 850 :: Fax: +351 229 476 671 www.tipsal.pt :: tip@tipsal.pt
ISO 9001 Servio Certificado NP 4413

BUREAU VERITAS
Certification

BUREAU VERITAS
Certification

You might also like