You are on page 1of 15

MODELO MATEMTICO DE DISPERSO DE POLUENTES NA ATMOSFERA : UM INSTRUMENTO TCNICO ATMOSFERA: PARA A GESTO AMBIENTAL

DAVIDSON MOREIRA * TIZIANO TIRABASSI**

1. INTRODUO
A gesto e a proteo da qualidade do ar pressupe o conhecimento do estado do ambiente. Tal conhecimento envolve um aspecto propriamente cognitivo e um interpretativo. A rede de pesquisa, juntamente com o inventrio das fontes de emisso, de fundamental importncia para a construo do quadro cognitivo, mas no do interpretativo. Na realidade, o controle da qualidade do ar requer instrumento interpretativo capaz de extrapolar no espao e no tempo os valores medidos na posio dos analisadores, enquanto a melhoria da atmosfera pode ser obtida somente com planos que reduzam as emisses e, ento, com instrumentos (como o modelo matemtico de disperso na atmosfera) capazes de ligar a causa (a fonte) de poluio com o efeito (a concentrao do poluente). Os processos que governam o transporte e a difuso de poluentes so numerosos e de uma complexidade tal que no possvel descrev-los sem a utilizao de modelos matemticos, que resultam, ento, serem um instrumento tcnico indispensvel para a gesto ambiental. Os modelos matemticos so capazes de:
*

descrever e interpretar os dados experimentais; controlar em tempo real e/ou analisar a qualidade do ar; administrar as liberaes acidentais e avaliar as reas de risco;

Professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Engenharia Ambiental Canoas (RS), Brasil. E.mail: davidson@ulbra.tche.br * * Pesquisador do Istituto di Scienze dellAtmosfera e del Clima/ISAC (Instituto de Cincias Atmofricas e do Clima) e do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), Bologna, Itlia. t.tirabassi@isac.cnr.it Recebido em 13/05/2004 Aceito em 15/08/2004.

Ambiente & Sociedade Vol. VII n. 2 jul./dez. 2004

identificar as fontes poluidoras; avaliar a contribuio de uma nica fonte carga poluidora; administrar e planejar o territrio.

Existem numerosos modelos matemticos de difuso de poluentes na atmosfera, tambm notavelmente diferentes uns dos outros, que podem ser utilizados para descrever os propsitos descritos acima. Atualmente, o fenmeno da difuso turbulenta na atmosfera no formulado unicamente, no sentido de que no existe ainda um modelo nico que explique todos os fenmenos observados.

2. CARACTERSTICAS TERICAS DOS MODELOS MATEMTICOS


A aproximao terica ao problema essencialmente subdividida em quatro formulaes fundamentais. A aproximao K, onde a difuso considerada em um ponto fixo no espao, proporcional ao gradiente local da concentrao do material difundido. Consequentemente, tal aproximao fundamentalmente Euleriana, considerando-se o movimento do fluido relacionado a um sistema de referncia fixo no espao. Tais modelos so os mais adaptados a enfrentar os problemas complexos, como por exemplo, a disperso de poluentes sobre topografia complexa ou a difuso de poluentes reativos. Eles se baseiam na resoluo numrica sobre uma grade espaotemporal fixa da equao da conservao de massa de uma espcie qumica poluente. Entre os modelos Eulerianos, o modelo a box constitui a aproximao matemtica mais simples porque ignora a estrutura espacial do fenmeno. Ele assume que os poluentes so distribudos uniformemente no interior de um paraleleppedo (um box). Do ponto de vista terico, isto equivale a assumir coeficientes de difuso infinitos que provocam uma propagao instantnea do poluente imerso no box considerado. O poluente presente no box provm da fonte interna, da contribuio externa transportada pelo vento ou flui atravs do topo em consequncia da variao de altura do box, que geralmente coincide com a altura da camada limite. Os modelos Lagrangeanos se diferenciam dos Eulerianos porque utilizam um sistema de referncia que segue o movimento da atmosfera. Inicialmente, com o termo Lagrangeano indicava-se somente o modelo a box com box "mvel", que segue a trajetria do vento mdio. Atualmente, so imersos nesta classe todos os modelos que acompanham a nuvem de poluentes em "elementos" discretos, como segmento "puff" ou partculas fictcias. Nos modelos de partculas, a disperso de um poluente simulada atravs do movimento de partculas fictcias (partculas de computador) cujas trajetrias permitem calcular o campo de concentrao da substncia imersa, a partir da hiptese bsica de que a trajetria destas partculas simulam o percurso das partculas do ar situado na mesma posio no instante incial. Os movimentos destas partculas podem ser reproduzidos de modo determinstico e em modo estocstico. O modelo Gaussiano fundamenta o pressuposto terico na soluo exata,

160

Modelo matemtico de disperso de poluentes na atmosfera DAVIDSON MOREIRA E TIZIANO TIRABASSI

mas no real, da equao de transporte e difuso na atmosfera, no caso em que o vento e o coeficiente de difuso turbulenta so constantes com a altura. A soluo forada a representar situaes reais atravs de parmetros empricos, os chamados "sigmas". Podem ser estacionrios (independentes do tempo, e considerados "modelos pluma") e os que dependem do tempo (os modelos "puff"). O nome de tais modelos deriva do fato de que a distribuio dos poluentes, ambos vertical e transversalmente direo do vento, descrita da famosa curva descoberta pelo fsico-matemtico Gauss. As vrias verses dos modelos Gaussianos se diferenciam essencialmente pela tcnica utilizada para calcular o sigma em funo da estabilidade atmosfrica e da distncia da fonte emissora. Podem ser distinguidas duas tcnicas fundamentais neste sentido: a primeira faz uso de funes adimensionais construdas com a idia de medidas disponveis da intensidade da turbulncia; a segunda utiliza funes semi-empricas para o sigma construdo para a classe de estabilidade com que so esquematizados de acordo com o estado da atmosfera. Os modelos analticos podem ser considerados intermedirios entre o modelo K e o Gaussiano. Do segundo conservam a simplicidade, pois o campo de concentrao descrito atravs de uma frmula simples, mas, ao mesmo tempo, so capazes de considerar, de modo teoricamente mais correto, situaes em que o vento e o coeficiente de difuso turbulento variam com a altura.

3. CARACTERSTICAS OPERACIONAIS DOS MODELOS DE DISPERSO DE POLUENTES ATMOSFRICOS


A escolha de um modelo est fortemente ligada ao problema a resolver e s caractersticas meteoclimticas e orogrficas do stio em anlise. Os modelos podem ser subdivididos de acordo com a caracterstica da fonte: fonte puntual; fonte de volume, rea e linear (modelo para auto-estrada). e tambm considerando a orografia: terreno plano; terreno complexo.

Os modelos podem ser subdivididos de acordo com a dimenso do campo que descreve. Temos assim: modelo em escala local (distncia da fonte inferior a 50 km); modelo a meso-escala (descreve campo de concentrao da ordem de centenas de quilmetros); modelo de circulao continental e planetria.

161

Ambiente & Sociedade Vol. VII n. 2 jul./dez. 2004

Finalmente, os modelos podem ser classificados de acordo com a resoluo temporal da concentrao produzida. Temos assim: modelo episdico (resoluo temporal inferior a uma hora); modelo de breve intervalo temporal (resoluo temporal superior ou igual a uma hora e inferior ou igual a 24 horas); modelo climatolgico (com resoluo temporal superior a 24 horas).

4. MODELO OPERACIONAL DE NOVA GERAO


A maior parte dos modelos operacionais para a estimativa da disperso de gs e partculas na camada limite atmosfrica baseada na aproximao Gaussiana. Tais modelos baseiam-se na hiptese de que o poluente se dispersa em uma turbulncia homognea. Todavia, devido presena do terreno, a turbulncia geralmente no homognea ao longo da direo vertical. Alm disso, os "inputs" dos modelos Gaussianos so frequentemente referendados por esquemas simples de turbulncia expressos em classes de estabilidade. Toda classe cobre um grande intervalo de condies de estabilidade atmosfrica e ela dependente do lugar em que avaliada. Nestes ltimos anos, depois dos trabalhos de Holtslag & van Ulden (1983), Weil & Brower (1984), van Ulden & Holtslag (1985), Trombetti et al. (1987), Beljaars & Holtslag (1990) possvel validar os parmetros fundamentais para a descrio da caracterstica da camada limite superficial e da camada limite atmosfrica com medidas nas proximidades do solo. Abre-se, assim, a possibilidade do desenvolvimento de modelos que descrevem a difuso de poluentes e que utilizam como dados meteorolgicos de entrada os dados no nvel do solo (e ento com possibilidade de serem obtidos com uma rede automtica). Alm disso, estes dados podem representar diretamente a turbulncia atmosfrica atravs do valor do comprimento de MoninObukhov e da velocidade de atrito, e no atravs de classes empricas como as de Pasquill-Gifford. De acordo com a teoria de similaridade, a velocidade de atrito e o comprimento de Monin-Obukhov podem ser escritos em funo do perfil vertical do vento (u) e da escala de temperatura (*) da seguinte forma:

u* = k u z / ln( z / z 0 ) m ( z / L)
e
2 L = u* / ( k g * / T )

(1) (2)

onde uz a velocidade do vento na altura z, T a temperatura do ar, a escala de temperatura, m uma funo de estabilidade, k a constante de von Karman e g a acelerao da gravidade.

162

Modelo matemtico de disperso de poluentes na atmosfera DAVIDSON MOREIRA E TIZIANO TIRABASSI

Os parmetros u* e L podem ser encontrados em modo iterativo de (1) e (2), um vez conhecidos z0, T, uz e . Em primeiro lugar, calcula-se atravs da equao (1), com a condio inicial 1/L = 0. Em seguida, com a equao (2), obtmse uma estimativa de L que ser inserida na equao (1) por um novo clculo de , sendo todos os passos sucessivos de modo a melhorar a estimativa de u* . A escala de temperatura dada por:

* =

E Q * +G C p u*

(3)

onde E o fluxo de calor latente ( o calor latente de vaporizao da gua e E a evaporao), Q* a radiao lquida, G o fluxo de calor no solo e C so a densidade e o calor especfico e a presso constante do ar, respectivamente. Se a radiao lquida medida, encontra-se rapidamente a escala de temperatura (VAN ULDEN & HOLTSLAG, 1985). Em caso contrrio, pode-se utilizar uma expresso aproximada (VAN ULDEN & HOLTSLAG, 1985). Uma relao das antigas classes de estabilidade e a nova parametrizao proposta por Golder (1972) atravs de uma relao experimental entre L e a classe de estabilidade. Esta expressa algebricamente com a relao: 1/L = az0b a tabela 1. (4)
p

onde z0 a rugosidade do solo e a e b podem ser expressos de acordo com Tabela 1. Valores de a e b na frmula (4).
Classe de estabilidade A B C D E F a -0.0875 -0.03849 -0.00807 0. 0.00807 0.03849 b -0.1029 0.1714 0.3049 0. 0.3049 0.1714

Entre os modelos da nova gerao na Europa, apontamos o modelo dinamarqus OML (BERKOWICZ et al, 1986) e o modelo ingls ADMS (CARRUTHERS et al., 1992); merece meno o modelo americano HPDM (HANNA & PAINE, 1989). Pode-se apontar o modelo proposto pelo U.S.EPA, AERMOD, que substituir o modelo tradicional, ISC.

163

Ambiente & Sociedade Vol. VII n. 2 jul./dez. 2004

No mbito de uma cooperao entre o Brasil e a Itlia foram realizados dois projetos que utilizaram modelos matemticos para previso da concentrao de poluentes: um no Centro Experimental Aramar (CEA), gerenciado pela COPESP, utilizando o modelo SPM (TIRABASSI & RIZZA, 1995), e outro realizado em Candiota (RS) com o modelo M4PUFF (TIARABASSI & RIZZA, 1997). A partir desta colaborao surgiu uma forte interao entre Brasil/Itlia no estudo da modelagem matemtica da disperso de poluentes resultando no modelo estacionrio ADMM (VILHENA et al., 1998; MOREIRA et al., 1999). Atualmente, o modelo ADMM foi implementado para um modelo no-estacionrio considerando tambm condies de ventos fracos e decaimento radioativo, importante para casos de situaes de emergncia em Usinas Nucleares. Estes modelos esto de acordo com as caractersticas requeridas dos modelos de nova gerao.

5. CONFIABILIDADE DOS MODELOS


No Brasil no definido um procedimento padro de avaliao da performance dos modelos. evidente, ento, a necessidade de iniciarem aes que contenham a formulao de um procedimento aprovado pela comunidade cientfica e possvel de ser realizado na prtica, e que permita expressar um julgamento sobre o desempenho dos modelos. Contemporaneamente, isto deve operar de modo que este procedimento seja aplicado corretamente. Na realidade, uma correta utilizao dos modelos de transporte e difuso na atmosfera no podem prescindir de um estudo sobre suas capacidades de representarem corretamente situaes reais. Quando possvel, deve-se verificar a confiabilidade do modelo utilizado com os dados, cenrios topogrficos e meteorolgicos prprios da rea de seu emprego. Por exemplo, modelos considerados seguros nos EUA e aplicados em uma configurao particular no Brasil podero ter um comportamento no correspondente expectativa. Normalmente, uma rede para o controle da qualidade do ar, seja essa relativa a um stio urbano ou industrial, concebida com critrios que por si s no fornecem informaes em quantidade suficiente para a "validao" de um modelo: o nmero de pontos e a tipologia da medida dos parmetros qumicos e meteorolgicos no permitem, geralmente, uma cobertura mais refinada do territrio, nem garante a completa informao necessria para a verificao dos modelos, o que perfeitamente compreensvel. Enquanto isto, na concepo de uma rede que deve funcionar estavelmente no territrio, tende-se a minimizar o nmero de pontos de medida, que so usualmente fixos, e, como resultado. coloca-se no relevo mais o andamento temporal da concentrao que a sua distribuio espacial. Em geral, uma rede de controle pode contribuir na validao de modelos se oportunamente integrada com outros sensores durante uma campanha intensiva das medidas organizadas com este propsito. Alm disso, devemos cosiderar tambm o fato de que, quando so usados, os modelos, por serem eles ltimos instrumentos bastante sofisticados, que respeitam o atual estado do conhecimento do transporte turbulento na atmosfera, fornecem resultados que possuem uma margem de erro

164

Modelo matemtico de disperso de poluentes na atmosfera DAVIDSON MOREIRA E TIZIANO TIRABASSI

considervel. Isto acontece devido a vrios fatores, entre os quais dar uma particular importncia incerteza ligada variabilidade intrnseca da atmosfera.

6. REDE E MODELOS
Uma rede de controle concebida como um conjunto de sensores sistematizados em pontos fixos para medir e controlar centralmente. Tal conjunto pode eventualmente, mas no necessariamente, ser integrado a meios mveis, com os quais pode-se efetuar campanhas de medidas e de instrumentao com sensores remotos. So, realmente, os pontos de medida fixos e continuados que ainda hoje constituem o ncleo de uma rede de monitoramento da qualidade do ar. A atividade de monitoramento de uma rede de controle no resolve de forma isolada o problema duplo do controle e do saneamento da atmosfera. Realmente, o controle da qualidade do ar requer instrumentos interpretativos, capazes de extrapolar no espao e no tempo os valores medidos na posio dos analisadores. Os dados fornecidos por uma rede integrada com os resultados dos modelos matemticos so passveis de: fornecerem um quadro cognitivo; individualizarem a causa dos fenmenos de poluio; discriminarem a contribuio das vrias fontes poluidoras; fornecerem informaes sobre o nvel de poluio; darem previses rpidas a respeito de situaes perigosas; documentarem a superao do padro de qualidade do ar; permitirem a predisposio e verificao dos planos de melhoria.

Os modelos matemticos de disperso na atmosfera encontram aplicaes tambm no projeto e/ou reorganizao de uma rede. Os elevados custos de pontos de medidas e do sistema de transmisso, elaborao e arquivamento dos dados impem condies para minimizar o nmero de pontos de medidas, enquanto a norma vigente requer o conhecimento do estado da qualidade do ar sobre toda a rea controlada. Segue, ento, a oportunidade de planejar a escolha dos pontos de medida em termos da busca de uma soluo otimizada que satisfaa os objetivos estudados. Os modelos matemticos, juntamente com a caracterizao da rea a ser controlada, fornecem as informaes bsicas para o planejamento e/ou reorganizao de uma rede de monitoramento.

7. OS MODELOS E A GESTO DA QUALIDADE DO AR EM AMBIENTE URBANO


Os estudos realizados pela comunidade cientfica internacional indicam que as principais fontes que contribuem deteriorao da qualidade do ar na rea urbana so: o trfego veicular, os aquecedores (nos pases frios), as emisses industriais

165

Ambiente & Sociedade Vol. VII n. 2 jul./dez. 2004

e aquelas provenientes de centrais de produo de energia. O trfego veicular, em particular, responsvel, mediamente em um ano, por quase a totalidade das emisses de monxido de carbono e de grande parte dos xidos de nitrognio, dos compostos orgnicos volteis, excluindo o metano e, frequentemente, das partculas suspensas totais. Condies meteorolgicas adversas disperso de poluentes contribuem, alm disso, na degradao geral da qualidade do ar e podem dar lugar a episdios particularmente crticos de poluio atmosfrica. Os processos de urbanizao produzem radical mudana nas propriedades atmosfricas e da superfcie de uma regio. Estes guardam a transformao da propriedade radiativa e trmica, da caracterstica aerodinmica e da umidade. Por exemplo, o material de construo aumenta a capacidade trmica do sistema e torna a superfcie mais impermevel. A geometria das construes produz uma multireflexividade fazendo surgir uma interpolao da radiao solar. O calor e a gua, como produtos da atividade humana, acrescentam-se s fontes naturais de calor e gua do sistema urbano. O resultado que durante o dia a rea urbana armazena mais calor e, ento, durante a noite, especialmente com condies de vento fraco, a rea da cidade torna-se mais quente do que aquela de subrbio rural. Tudo isto d origem a uma conhecida ilha de calor: o ar iminente cidade est a uma temperatura superior quela do subrbio rural, sendo que a temperatura mxima encontra-se no centro da cidade. A ilha de calor tem uma influncia direta sobre a capacidade difusiva da atmosfera e, portanto, sobre a diluio dos poluentes. A estrutura urbana tem uma importante influncia tambm sobre o campo de vento, cuja velocidade, em geral, diminui por efeito do atrito produzido pela superfcie (os edifcios de uma rea urbana colocam uma resistncia maior ao fluxo do vento em relao rea rural), enquanto a estrutura viria fora a sua direo. Em geral, procurando considerar a distribuio espacial e o perfil temporal da poluio, necessrio descrever com modelos matemticos a evoluo dos poluentes, mas devido a sua complexidade, tambm suas emisses. A emisso dos poluentes na atmosfera urbana devida essencialmente a fontes localizadas em diversas alturas: na proximidade do solo (trfego veicular) e nos locais mais altos (caldeiras industriais, termoeltricas para a produo de energia, incineradores de lixo). Desde que no , todavia, possvel, nem conveniente, localizar exatamente todas as fontes de emisso, geralmente os modelos matemticos que descrevem a disperso em ambiente urbano operam com as seguintes distines: fontes localizadas, a serem caracterizadas uma por uma: tipicamente, aquelas cujas dimenses so superiores a um certo limiar em estradas importantes; fontes difusas, distribudas em uma superfcie: um conjunto de pequenas estradas no centro urbano.

166

Modelo matemtico de disperso de poluentes na atmosfera DAVIDSON MOREIRA E TIZIANO TIRABASSI

Em particular, como se considera o trfego, necessrio: digitalizar a rede viria, juntamente com as caractersticas das principais vias urbanas, como: largura da via, nmero de linhas de circulao, altura mdia dos edifcios, etc.; determinar o fluxo de trfego sobre as principais estradas (trfego primrio), a respectiva velocidade mdia do percurso e a distribuio dos quilmetros percorridos pelo trfego secundrio; estabelecer os fatores de emisso relacionados ao assunto; calcular o andamento e desenhar o mapa das emisses e da concentrao.

A base temporal para a descrio das emisses urbanas podem variar do ano inteiro ou perodo sazonal a um nico dia ou hora. O uso da base temporal anual ou sazonal para a descrio das emisses mais frequente em representaes sintticas, por exemplo, para a avaliao geral da efetividade de um plano de melhoria. Na maior parte, sobretudo para anlise em perodos curtos, necessrio considerar as emisses distribudas no tempo. A distribuio em base horria normalmente considerada aceitvel na utilizao de modelos de disperso em intervalos temporrios curtos (modelos "short-term"). Ainda hoje, encontram-se notveis dificuldades na descrio da disperso de poluentes na atmosfera com modelos matemticos em ambiente urbano. O motivo fundamental reside na complexidade da configurao topogrfica do ambiente urbano, inclusive de estradas flanqueadas por edifcios, de praas em que convergem muitas vias, de reas verdes, de grandes trfegos e de zona com trfego difuso. Somando-se a tudo isto, existe a complexidade natural que resulta de uma zona montanhosa ou costeira. Entre os modelos capazes de calcular a concentrao de poluentes ao longo de uma estrada, assinalam-se: CALINE (BENSON, 1979), PAL (TURNER & PETERSEN, 1975), HIWAY (PETERSEN, 1980), CAR (EERENS et al., 1993), APRAC (SIMMON et al., 1981) e ADMS (McHUGH et al., 1997).

8. O "SMOG" FOTOQUMICO URBANO


O problema do "smog" fotoqumico e, ento, do oznio troposfrico, est assumindo sempre mais importncia. De outra parte, o problema extremamente complexo, envolvendo toda a problemtica da disperso na atmosfera e tambm complexas reaes qumicas. Nos motores dos automveis, o processo de combusto deposita hidrocarboneto que no sofre combusto na parede da cmara de combusto. Uma parte desta se mistura ao produto que sofreu combusto e sai com a descarga, que contm gua pura, nitrognio, xido e dixido de carbono, hidrognio, xido de nitrognio e vrias partculas e compostos sulfurosos. A quantidade de tais substncias, seja em absoluto ou em percentual, est em funo da caracterstica do estado do motor, bem como da sua forma de uso (baixa ou alta velocidade, acelerao, etc.).

167

Ambiente & Sociedade Vol. VII n. 2 jul./dez. 2004

Uma vez imersa na atmosfera, a descarga se dispersa e opera de acordo com o movimento turbulento do ar. Algumas substncias reagem quimicamente com a mesma ou com outra substncia presente na atmosfera (no esquecendo a contribuio da indstria presente no contexto urbano) dando origem, na presena da energia solar, ao que se considera "smog" fotoqumico. Este caracterizado por uma anmala concentrao de oznio (oxignio triatmico: O3). Geralmente, o xido de carbono e de hidrognio, ambos provenientes dos veculos, alcanam seu mximo nas primeiras horas da manh, quando o trfego local mais intenso. A concentrao de NO2 aumenta quando o xido de hidrognio alcana o seu mximo, enquanto o mximo do oznio em torno do meio-dia, depois do mximo de NO2 e somente depois que a concentrao de NO notavelmente diminuda. Desta forma, o dixido de hidrognio e a energia solar contribuem para a formao do O3, enquanto o xido de hidrognio responsvel pela sua destruio e, ento, somente depois do meio-dia, a abundncia de energia solar e de NO2 encontram o equilbrio dinmico da reao qumica no sentido de um aumento de O3. Na formao do oznio troposfrico, um papel notvel ento desenvolvido da relao NO2/NO. O oznio se forma na troposfera atravs da seguinte reao: O + O2 +M O3 onde M uma molcula presente. O oxignio livre O se forma, na troposfera, da fotlise do NO2: NO2 + h NO + O com a seguinte reao, completa-se o chamado ciclo do nitrognio: O3 + NO NO2 + O2 (7) (6) (5)

O ciclo do nitrognio vem a completar-se em poucos minutos, enquanto a acumulao de oznio acontece em algumas horas. O ciclo do nitrognio bastante veloz para manter uma concentrao de equilbrio de O3, que funo da relao NO2/NO. A reao (7) converte NO em NO2, mas uma molcula de oznio destruda. A reao (5) produz o oxignio livre que contribui para a formao de uma molcula de oznio, mas, ao mesmo tempo, NO2 convertido em NO. Ento, o ciclo do oznio no destri ou produz molculas de oznio. Deve intervir em um processo de converso de NO em NO2. Este processo acontece para a oxidao fotoqumica dos gases orgnicos reativos (ROG: "reactive organic gases") e hidrocarbonetos reativos (RHC: "reactive hydrocarbons"). Outra das reaes aqui descritas, o fenmeno do "smog" fotoqumico, envolve um nmero notvel de reaes qumicas (ATKINSON & LLOYD, 1981), sendo um processo complexo altamente no linear.

168

Modelo matemtico de disperso de poluentes na atmosfera DAVIDSON MOREIRA E TIZIANO TIRABASSI

A complexidade dos processos que conduzem formao do "smog" fotoqumico e a no linearidade do fenmeno obrigam-nos a estudar precisamente a conduo de campanhas de medidas especficas e modelos apropriados antes de enfrentar qualquer interveno de saneamento. Na verdade, a diminuio das emisses na atmosfera de poluentes primrios no necessariamente pode conduzir a uma diminuio dos poluentes secundrios, como o oznio, e a uma atenuao do fenmeno do "smog" fotoqumico. Alm disso, podendo a reduo de oznio troposfrico ser obtida atravs de diferentes estratgias, o saneamento deve ser precedido de um estudo srio dos custos e benefcios. Entre os modelos utilizados para a anlise do "smog" fotoqumico urbano, apontam-se: PBM (SCERE & DERMEJIAN, 1984), UAM (AMES et al., 1985) e CALGRID (YAMARTINO et al., 1992). PBM capaz de simular a poluio em rea urbana sobre um domnio constitudo de um simples box com base situada na rea de estudo. O modelo analisa a qualidade do ar pelo transporte do poluente atravs da parede do box e o fluxo do alto devido variao da altura de mistura, enquanto os poluentes primrios, que so emitidos da fonte presente no seu interior, venham transformarem-se atravs de reaes fotoqumicas em intermedirio e secundrio. UAM e CALGRID so modelos numricos tridimensionais para o estudo do "smog" fotoqumico em rea maior do que a urbana. Constituem-se em um instrumento particularmente oneroso e as condies de contorno e as informaes da grade so crticas para a obteno de resultados reais. So adequados para o estudo do oznio e de outros poluentes fotoqumicos em uma escala temporal somente da ordem de um a alguns dias.

9. CONCLUSES
O controle da poluio atmosfrica em escala local ou regional realizado usualmente atravs da rede de monitoramento da qualidade do ar. Esta rede constitui um instrumento til para a segurana da sade humana e do ambiente, e permite analisar o benefcio de aes de saneamento e predispor intervenes especficas no caso de acontecer superao dos nveis do limiar estabelecido pela legislao. Por motivos de carter econmico e administrativo, o nmero de pontos de medida de uma rede limitado e, acima de tudo, a disposio espacial deles geralmente no estudada cuidadosamente, podendo estar posicionados em um local pouco representativo Por este motivo, os modelos matemticos que simulam o transporte e a difuso dos poluentes na atmosfera constituem uma importante ferramenta para auxiliar as medidas de concentraes e saber a evoluo das mesmas. Uma vez acertada a boa qualidade da resposta fornecida por um modelo, isto permite analisar a contribuio das diversas fontes para a poluio geral, e ento enderear corretamente eventuais aes de limitao das emisses. Somente com modelos matemticos possvel fazer previses ou simular campos de concentrao em conexo com polticas de limitao da liberao de poluentes em concordncia com planos de melhoria da qualidade de vida da populao.

169

Ambiente & Sociedade Vol. VII n. 2 jul./dez. 2004

A introduo da modelagem matemtica produz um salto de qualidade na gesto da poluio atmosfrica em respeito quela possvel somente atravs de medidas, porque os modelos permitem funes no acessveis s ltimas.

AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) and FAPERGS (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) pelo suporte parcial deste trabalho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AMES, J.; HAYES, S.R.; MYERS, T.C. & WHITNEY, D.C. SAI Airshed model operational manuals - System manual, EPA-600/8-85-007b, Research Triangle Park, NC 2771, 1985. ATKINSON, R. & LLOYD, A.C., "Smog chemistry and urban airshed modelling". In: RODGERS, M.A. & POWERS, E.L (eds.) Oxygen and Oxy-radicals in Chemistry and Biology, Academic Press, New York, 1981. BELJAARS, A.C.M. & HOLTSLAG, A.A.M. "A software library for the calculation of surface fluxes over land and sea". Environ. Soft., vol. 5: 60-68, 1990. BENSON, P CALINE3?A versatile dispersion model for predicting air pollutant .E. levels near highways and arterial street. Report No. FHWA/CA/TL?79/23, 1979. BERKOWICZ, R.R.; OLESEN, H.R. & TORP U. "The Danish Gaussian air pollution , model (OML): description, test and sensitivity analysis in view of regulatory applications". NATO-CCMS 16th Int. Meeting on Air Poll. Modelling and Its Applications, WISPELAERE, C.D., F.A. SCHIERMEIER, F.A. & GILLANI, N.V. (Plenum Press, New York, N.Y. (USA), 453-481, 1986. CARRUTHERS, D.J.; HOLROYD, R.J.; HUNT, J.C.R.; WENG, W.S.; ROBINS, A.G.; APSLEY, D.D.; SMITH, F.B.; THOMSON, D.J. & HUDSON, B. "UK atmospheric dispersion modelling system". Air Pollution Modelling and its Application IX (van DOP H. & KALLOS, G.) 15-28, Nineteenth NATO/CCMS Inter. Techn. Meeting , on Air Pollution Modelling and its Application, Creta, Greece, Sept 29 - Oct. 4, 1991. Plenum Press, New York, 1992. EERENS, H.C.; SLIGGERS, C.J. & VAN DE HIUT, K.D. "The CAR model: The Dutch method to determine city air quality". Atmos. Environ., 27B: 389-399, 1993. GOLDER, D. "Relations among stability parameters in the surface layer". BoundaryLayer Meteor., 3: 47-58, 1972. HANNA, S.R. & PAINE, R.J. "Hybrid plume dispersion model (HPDM) development and evaluation". J. Appl. Meteor., 28: 206-224, 1989. HOLTSLAG, A.A.M. & VAN ULDEN A.P "A simple scheme for daytime estimation . of surface fluxes from routine weather data". J. Clim. Appl. Meteor., 22: 517-529, 1983.

170

Modelo matemtico de disperso de poluentes na atmosfera DAVIDSON MOREIRA E TIZIANO TIRABASSI

McHUGH, C.A.; CARRUTHERS, D.J. & EDMUNDS, H.A. "ADMS-Urban: an air quality management system for traffic, domestic and industrial pollution". Int. J. Environment and Pollution, 8: 437-440, 1997. MOREIRA, D.M.; DEGRAZIA, G.A.; & VILHENA, M.T. "Dispersion from low sources in a convective boundary layer: an analytical model". Il Nuovo Cimento, 22C, n.5, 685-691, 1999. PETERSEN, W.B. User's guide for HIWAY?2, a highway air pollution model. U.S.EPA, ESRL.EPA?600/8?80?018, 1980. SCERE, K.L. & DERMEJIAN, K.L. Rapporto EPA 600/8-84/022A, 1984. SIMMON, P PATTERSON, R.M.; LUWDING, F.L. & JONES L.B. The APRAC?3/ .B.; MOBILE?1 emissions and diffusion modelling package. EPA 909?9?81?002 (NTIS PB 82?103 763), 1981. TIRABASSI, T. "Analytical air pollution and diffusion models". Water, Air, and Soil Pollution, 47: 19-24, 1989. TIRABASSI, T. & RIZZA, U. "Operational short-range analytical air pollution modelling". Int. J. Environmental and Pollution, 5: 593-601, 1985. ________ . "A practical model for the dispersion of skewed puffs". J. Appl. Meteor., 34: 989-993, 1995. ________ . "Boundary layer parameterization for a non-Gaussian puff model". J. Appl. Meteor., 36: 1031-1037, 1997. TROMBETTI, F.; TAGLIAZUCCA, M.; TAMPIERI, F. & TIRABASSI, T. "Evaluation of similarity scales in the stratified surface layer using wind speed and temperature gradient". Atmos. Environ., 20: 2465-2471, 1986. TURNER D.B. & PETERSEN W.B. "A Gaussian -plume algorithm for point, area and line source". 6th CCMS International Technical Meeting on Air Pollution Modelling, Battelle Inst., Frankfurt/Main, 1975. VAN ULDEN, A.P & HOLSTLAG, A.A.M., "Estimation of atmospheric boundary . layer parameters for diffusion applications". J. Clim. Appl. Meteor., 24: 1196-1207, 1985. VILHENA, M.T.; RIZZA, U.; DEGRAZIA, G.; MANGIA, C.; MOREIRA, D.M.; TRABASSI, T. "An analytical air pollution model: development and evaluation". Contribution to Atmospheric Physics, 315-320, 1998. WEIL, J.C. & BROWER, R.P "An update gaussian plume model for tall stacks". . JAPCA, 34: 818-827, 1984. YAMARTINO R.J.; SCIRE, J.S.; CARMICHAEL, G.R. & CHANG, Y.S. "The CALGRID mesoscale photochemical grid model - I: Model formulation". Atmos. Environ., 26A, 1493-1512, 1992.

171

ABSTRACTS/RESUMOS
DAVIDSON MOREIRA TIZIANO TIRABASSI

MODELO MATEMTICO DE DISPERSO DE POLUENTES NA ATMOSFERA: UM INSTRUMENTO TCNICO PARA A GESTO AMBIENTAL
Os modelos matemticos de disperso de poluentes na atmosfera representam um instrumento tcnico importante, seja para o conhecimento do estado do ambiente, unidos rede de monitoramento, seja para a gesto ambiental. Neste trabalho so evidenciadas as caratersticas operacionais e tericas dos modelos. So introduzidos os modelos de nova gerao que podem representar diretamente a turbulncia atmosfrica atravs do valor do comprimento de Monin-Obukhov e da velocidade de atrito. Alm disso, salienta-se que uma correta utilizao dos modelos de transporte e difuso na atmosfera dependem de um estudo sobre suas capacidades de representarem corretamente situaes reais confrontando os valores calculados dos modelos com observaes experimentais. aprofundado em particular, visto a grande atualidade do fenmeno, a utilizao dos modelos matemticos de disperso na gesto da qualidade do ar em ambiente urbano. Palavras-chave: Modelos de poluio do ar; controle da qualidade do ar; ambiente urbano.

MATHEMATICAL MODEL OF POLLUTANTS DISPERSION IN THE ATMOSPHERE: AN INSTRUMENT TECHNIQUE TO ENVIRONMENTAL MANAGEMENT
The mathematical models of pollutant dispersion in the atmosphere represent an important technical instrument, as for the knowledge of the state of the atmosphere, united to the monitoring net, as for the environmental administration. In this work the operational and theoretical characteristics of air pollution models are evidenced. Models of new generation that can represent the atmospheric turbulence directly through the value of the Monin-Obukhov length and of the friction velocity

Ambiente & Sociedade Vol. VII n. 2 jul./dez. 2004

are introduced. Besides, it is pointed out that a correct use of the transport and diffusion models in the atmosphere depends of a study about their capacities of representing real situations confronting the calculated values of the models with experimental observations. It is deepened in matter, seen the great present time of the phenomenon, the use of the mathematical models of dispersion in the management of the air quality in urban environment. Keywords: Air pollution models; air quality management; urban environment.

You might also like