You are on page 1of 8

APRENDIZAGEM COOPERATIVA E INCLUSO

Francisco Alberto Ramos Leito Professor Associado na ULHT

Numa sociedade democrtica, a escola ser factor de desenvolvimento e coeso social na medida em que garanta condies de acesso, participao e sucesso, diversidade e heterogeneidade de todos os que a frequentam.

Levar prtica o princpio de que, no respeito pelas suas diferenas, seja qual for a sua origem, todos os alunos devem aprender juntos, no se reduz, portanto, organizao e estruturao de um sistema de educao especial, organizao e estruturao de recursos e medidas adicionais nas escolas, que respondam aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, medidas muitas vezes isoladas, segmentares e localizadas, fisicamente integradas mas exteriores dinmica escolar, ou seja, no contexto de uma escola que, nas suas linhas gerais se mantm, ela prpria, inaltervel, igualitria, massificadora e marginalizadora.

Incluso, antes de tudo, significa um esforo de mudana e melhoria da prpria escola, de forma a proporcionar a todos as melhores condies possveis de aprendizagem, sucesso e participao, na base das circunstncias especficas de cada um.

Mas recuemos um pouco a algumas questes essenciais, para de alguma forma explicitar o que neste contexto entendemos por escola, escola que se pretenda inclusiva. Para o efeito, centre-mos a nossa ateno nas dimenses fundamentais volta das quais se organiza o conceito de educao inclusiva.

A incluso escolar , antes de tudo, uma questo de direitos. Para alm do direito a viverem com as suas famlias, a utilizarem os recursos da comunidade onde vivem, a

Comunicao apresentada no Frum de Estudos de Educao Inclusiva, Debate sobre a Proposta de Diploma para o Regime de Educao Especial, no dia 7 de Julho de 2007, na FMH/UTL, em Lisboa.

participar em actividades de recreao e lazer com os seus pares, a exercer, enquanto adultos, uma actividade laboral, os alunos com necessidades educativas especiais tm tambm o direito a frequentar a escola da sua comunidade, com os seus vizinhos, amigos ou irmos.

Todas as crianas tm o direito a viver com a sua famlia, a frequentar, com os seus vizinhos, amigos ou irmos, com os seus pares, a escola da sua comunidade.

Uma segunda dimenso a da qualidade, da qualidade das aprendizagens proporcionadas a todos os alunos. Incluir criar oportunidades de acesso a uma educao de qualidade, o que passa, entre outros aspectos, pelo reconhecimento de que os alunos devem aprender juntos, que a heterogeneidade e diversidade so um valor, que os contextos sociais de aprendizagem proporcionados, nomeadamente na sala de aula, visam antes de tudo minimizar as barreiras que sempre se colocam aprendizagem, participao e ao desenvolvimento. Sem dvida que, em todo este processo, garantir os apoios e servios tcnicos especficos, um factor decisivo, quer para os alunos quer para as suas famlias. Mas sem nunca esquecer, em que contextos, em que circunstncias, com que grau de articulao com a escola e a turma.

Qualidade significa a comunidade escolar, os alunos e os professores, as famlias e a comunidade, trabalhando em conjunto, cooperando, minimizando as barreiras que sempre se colocam aprendizagem, participao e ao desenvolvimento, promovendo a incluso dos alunos na escola.

Como nos recorda a Declarao de Salamanca, O princpio fundamental das escolas inclusivas consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possvel, independentemente das dificuldades e das diferenas que apresentam. Estas escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se aos vrios estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nvel de educao para todo, atravs de currculos adequados, de uma boa organizao escolar, de estratgias pedaggicas, de recursos e de uma cooperao com as respectivas comunidades. Organizam-se, pois, na base do reconhecimento de que:

- Todos os alunos podem e devem aprender juntos - Todos so diferentes - Devem frequentar a escola da sua comunidade - Essa diferena um valor

Garantindo os apoios e os servios complementares necessrios aos alunos com Necessidades Educativas Especiais e suas famlias, at porque se sabe que o receio de que a integrao acarrete a perda destes servios especficos parece ser um dos factores maioritariamente responsvel pela institucionalizao, a filosofia da incluso assenta na permanente construo de oportunidades de interaco e participao social, na construo de uma cultura de proximidade, de partilha e ajuda, de colaborao. O que significa que o objectivo prioritrio dos sistemas educativos, em ltima instncia, a melhoria e o aperfeioamento da qualidade dos processos interactivos, da qualidade dos contextos sociais de aprendizagem, ao nvel da sala de aula.

Uma terceira dimenso tem a ver com a diferenciao. Trata-se de reconhecer e responder s necessidades individuais promovendo oportunidades de cooperao e participao social, valorizando os procedimentos interactivos e contextos sociais de aprendizagem na sala de aula. Em grande parte a aprendizagem e a participao derivam dos contextos de aprendizagem proporcionados pela escola.

Nesta perspectiva, dada a heterogeneidade e diversidade da populao escolar, a diferenciao pedaggica assume um papel importante, se entendida como concepo educativa, como cultura organizacional de escola, no apenas como mera tcnica ou estratgia de ensino. O que envolve, entre outros aspectos,

Uma quarta dimenso coloca-nos ante as questes da liderana pedaggica. Com efeito, a liderana pedaggica assumida pelos rgos de gesto condio fundamental construo de uma cultura de incluso. Liderana que dever ser assente na partilha e participao, na solidariedade e ajuda mtua, alargada a toda a escola e inequivocamente favorvel incluso.

Uma forte liderana pedaggica e administrativa alargada a toda a escola, assente na partilha e na participao, na solidariedade e na ajuda mtua, que inequivocamente demonstre expectativas elevadas e positivas claramente favorveis incluso.

Em quinto lugar gostaramos de referir a questo da cooperao entre profissionais, j que se sabe que o desenvolvimento de relaes de confiana mtua, a partilha de objectivos e projectos, a planificao conjunta dirigida a toda a classe (ultrapassando-se, portanto, a perspectiva centrada no aluno individual), a organizao de parcerias pedaggicas, facilitam a construo de contextos de aprendizagem diversificados e adaptados s necessidades especficas de cada aluno.

A cooperao entre profissionais, a partilha de objectivos e de projectos, a preparao e planificao conjunta dirigida a toda a classe, a colaborao em equipa. H que apoiar a participao e satisfao de toda a comunidade educativa, facilitar a construo de relaes de confiana mtua entre agentes educativos, expor e partilhar foras e fraquezas, assumir colegialmente responsabilidades.

Sabe-se que as escolas que mais mudam, que melhores condies de aprendizagem proporcionam aos seus alunos, so aquelas em que os professores, como parceiros pedaggicos, trabalham em conjunto, como igualmente se sabe que a incluso de crianas com deficincia facilitada quando dois professores colaboram no contexto da sala de aula.

No seguimento da dimenso anterior, h que referir tambm a importncia da cooperao entre alunos, at porque se sabe que os professores aumentam a qualidade das suas prticas quando promovem a cooperao entre alunos. Importa desenvolver a interdependncia positiva entre alunos e grupos de aprendizagem, as interaces face-aface, a responsabilidade individual no seio do grupo, maximizando, desta forma, a participao activa e construtiva de todos os alunos, na construo do seu prprio desenvolvimento.

Os professores aumentam igualmente a qualidade das suas prticas quando promovem a cooperao entre alunos. Uma ateno especial deve ser dada ao estabelecimento de um

clima social e afectivo positivo na sala de aula, pilar central da construo de uma comunidade de aprendizes professores e alunos fortemente cooperantes. Importa desenvolver a interdependncia positiva entre alunos e grupos de aprendizagem, as interaces face-a-face, a responsabilidade individual no seio do grupo, a avaliao, pelo prprio grupo, dos procedimentos usados no processo de aprendizagem, maximizando desta forma a participao activa e construtiva de todos os alunos na construo do seu prprio desenvolvimento.

A cooperao escola-famlia a dimenso a que seguidamente gostaramos de fazer referncia. As fontes adicionais de stress com que normalmente as famlias de crianas com necessidades educativas especiais se confrontam (confronto dirio com a diferena entre os seus filhos e as crianas ditas normais, o sentimento de no serem aceites pelos outros pais, docentes ou servios), justificam uma ateno especial ao reforo do suporte social, formal ou informal, a estas famlias (promoo da sade e bem-estar, do funcionamento familiar, da qualidade das interaces pais-criana-escola, o que influencia, directa ou indirectamente, o comportamento e o desenvolvimento da criana).

Em todo este processo a cooperao escola-famlia assume igualmente um papel digno de nota. No caso especfico das famlias com filhos com deficincia, que se confrontam com factores adicionais de stress, resultantes de factores como o confronto dirio com a diferena entre os seus filhos e as crianas ditas normais ou o sentimento de no serem aceites pelos outros pais, docentes e servios, o suporte social, formal ou informal, a essas famlias, promove a sade e o bem-estar, o funcionamento da famlia e a qualidade das interaces pais-criana-escola, influenciando, directa ou indirectamente, o comportamento e o desenvolvimento da criana.

A formao e valorizao profissional so igualmente dimenses a referir, ponto essencial nas polticas de transformao e mudana das escolas na direco de uma educao assente em prticas cada vez mais inclusivas. Para alm da formao de base e da formao contnua, nomeadamente em contexto de escola, o desenvolvimento de prticas inclusivas e cooperativas e o desafio que sempre

constitui a procura colaborativa das melhores solues para as problemticas mais complexas, contribuem igualmente para o desenvolvimento profissional dos docentes.

Potenciando o desenvolvimento das competncias cognitivas, sociais e comunicativas, afectivas, estticas e morais dos alunos, dinamizando a interaco entre alunos e o aumento da conscincia das necessidades do outro, fortalecendo o sentimento de pertena a uma comunidade, o aumento do estatuto social e a participao em crculos de amizade mais alargados, esta dinmica organizacional contribui igualmente para o desenvolvimento profissional dos docentes. A formao em contexto de escola, de acordo com um modelo relacional, interactivo e cooperativo, alicera-se nos princpios da autonomizao e descentralizao, reconhecendo aos professores e s comunidades educativas maiores espaos de liberdade para agirem e interagirem mais plenamente na e com a realidade local, defendendo que os formandos, trabalhando em equipa, cooperando e partilhando experincias, reflectindo em conjunto, vo descobrindo e construindo alternativas de interveno, novas prticas e novos procedimentos, num esforo de resoluo das situaes problemticas com que se confrontam, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do processo educativo. Com efeito, aprende-se fazendo, experimentando, avaliando, modificando, partindo das virtualidades do que j se faz. Reflectindo e procurando resolver problemas, cooperando, partilhando dificuldades e sucessos. Sempre, portanto, numa atitude de permanente aprendizagem.

Finalmente, como ltima dimenso a considerar, os valores. Se anteriormente afirmmos que a incluso em primeiro lugar uma questo de direitos, importa agora referir que a incluso igualmente uma questo de valores. O que de alguma forma dizer que a escola deve, permanentemente, a todo o momento, contribuir para a produo de valores. Os valores da cidadania, da aceitao e respeito pela diferena, da solidariedade e ajuda mtua.

A ideia de incluso envolve sempre, de uma ou outra forma, algum grau de utopia, entendida esta no como o sonho e o repouso num mtico mundo inalcanvel, mas antes como a construo do homem possvel e real. No caso do sistema educativo, recordamos Agostinho da Silva quando afirma que Ser utpica a escola que o filsofo

sonhou, mas j no o ser uma escola aberta e interactiva, que ouve e responde, que satisfaz e provoca curiosidade, sempre procura das melhores perguntas e das melhores respostas, uma escola que cresce com a comunidade e que a todos valoriza, a todos envolve.

Ou ento, segundo a feliz expresso de Antnio Srgio, o que ela [a escola] deve produzir a todo o momento, so valores educativos.

o reforo de todas estas dimenses, o pleno reconhecimento da importncia que a escola tem em todo este processo, o esforo convergente de construo de contextos inclusivos de aprendizagem que respondam diversidade das medidas especficas de todos aqueles que integram a comunidade educativa, que, em ltima instncia, potencia o valor dos apoios e recursos tcnicos especficos de que alguns dos membros dessa comunidade necessitam.

Neste sentido, descentrar a problemtica da incluso, transferindo-a do aluno individual e dos apoios especializados para a qualidade do processo educativo que a escola deve proporcionar a todos os alunos, , paradoxalmente, ao constituir-se a escola como alma, como contexto-me, sem o qual a incluso no possvel, a nica forma de activar, valorizar, engrandecer, o papel dos recursos tcnicos especficos e especializados, seja qual for o rosto que possam assumir.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Dewey, J. (1916). Democracy and education. New York: Free Press. Johnson, D.W. & Johnson, R. (1989). Cooperation and competition: theory and research. Edina, M.N.: Interaction Book Company. Johnson, D.W. & Johnson, F. (1997). Joining together: group theory and group skills. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall. Johnson, D.W. & Johnson, R. (1998). Cultural diversity and cooperative learning. In Cooperative learning and strategies for inclusion. London: Paul Brookes Pub.

Kagan, S. (1998). New cooperative learning, multiple intelligences and inclusion. In Cooperative learning and strategies for inclusion. London: Paul Brookes Pub. Srgio, A. (1984). Educao Cvica. Lisboa: Livraria S da Costa. Slavin, R. (1985). Na introduction to cooperative learning research. In R. Slavin e al. (Eds.). Learning to Cooperate, cooperating to learn. New York: Plenum Press.

You might also like