You are on page 1of 6

Introduo:

A importncia da qumica na engenharia

Qumica a cincia que estuda as substncias, suas propriedades, combinaes e transformaes. Em 1911, Luter Ford e sua equipe bombardiaram uma finssima placa de ouro utilizando o polnio, o polnio um elemento radioativo que emite contnua e espontaneamente partculas alfa de seus tomos. Algumas dessas partculas foram desviadas ou repelidas levando Luter Ford concluso de que o ncleo do tomo formado por uma carga positiva com, isso ele conseguiu estabelecer aproximadamente o tamanho do tomo. Hoje sabemos que tudo no universo formado por tomos, na constituio dos tomos predominam os espaos vazios, o ncleo extremamente pequeno constitudo por prtons e nutrons e em torno dele constituindo a eltrosfera esto os eltrons. Uma vez partilhados eletronicamente os tomos podem possuir entre si uma ligao to forte que para separa los necessria uma quantidade significativa de energia por tanto eles permanecem juntos, essas combinaes so chamadas de molculas. Para a formao de uma molcula de Hidrognio (H2) so necessrios dois tomos desse elemento, assim como para formar uma molcula de gua (H2O) so necessrios dois tomos de Hidrognio e um de Oxignio e assim sucessivamente. A transformao de matria prima em produtos acabados obtida atravs da qumica, dessa forma a qumica se mostra de suma importncia para o desenvolvimento biolgico, econmico e social. A reao de cristalizao do cimento, assim como a transformao de minrio em ferro, alumnio e ao so reaes e transformaes qumicas de suma importncia para a prtica da Engenharia Civil, e entender como se do estas reaes vital para um Engenheiro.

Desenvolvimento:

As Transformaes Qumicas

Uma transformao qumica, ou reao qumica, consiste numa transformao em que h formao de novas substncias, pois ocorre a alterao das propriedades caractersticas das substncias iniciais. Existem transformaes que ocorrem por co do calor (termlises), por meio da luz (fotlises), por ao mecnica, por ao da corrente eltrica (eletrlises) e por juno de substncias. Alguns dos materiais mais imprescindveis da construo civil dependem e esto intimamente ligados qumica e aos seus processos de transformao para existir, como o caso dos exemplos a seguir.

Ligas Metlicas:

Ligas metlicas so beneficiadas para melhorarem sua dureza, condutividade eltrica, condutividade trmica alm de resistncia a corroso.

O Ferro:

O ferro o segundo minrio mais abundante na crosta terrestre e pelas suas caractersticas o mais utilizado pelo homem. O ferro em sua forma pura no existe na natureza, ele encontrado misturado entre outros metlicos, entre eles a magnetita, a hematita, a limonita e a siderita, aps a minerao o ferro separado dos demais componentes e segue para a siderrgica e atravs da fuso ( processo qumico de passagem de uma substncia do estado slido para o estado lquido) ele derretido a uma temperatura de aproximadamente 1500 c. E no processo de derretimento do frreo que so adicionados outras substncias para o seu beneficiamento.

O ao:

O ao uma liga metlica de ferro e carbono, onde existem 98% de ferro, e aproximadamente 2% de carbono, o produto direto do beneficiamento do ferro com

o carbono, e por apresentar um alto grau de rgides muito usado em componentes estruturais de edifcios. O ao facilmente corrosivo por ao qumica ou eletroqumica do prprio meio ambiente, o oxignio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no ao forma o xido de ferro causando alteraes naturais, porm, indesejveis. Uma soluo para corrigir os danos causados pela oxidao do ao a incorporao de outras substancias ao seu processo de produo para melhorar a sua ductibilidade e a sua dureza, como o nquel, o cromo, o molibdnio entre outros.

O alumnio:

O processo de obteno do alumnio bem parecido com o do ferro, e a sua principal matria prima a bauxita e a sua temperatura de fuso bem mais baixa do que a do ferro, cerca de 600c. Pro apresentar baixo peso especfico, alta condutividade eltrica, resistncia a corroso e alta tenacidade cada vez mais o alumino utilizado por indstrias e nas construes mundo a fora em indstrias de esquadrias, por exemplo, o alumnio a principal matria prima. Por apresentar grande maleabilidade pode ser moldado facilmente dando origem peas das mais variadas formas e sua alta condutividade eltrica favorece para a construo de fios e cabos eltricos. Outra caracterstica do alumnio que ele 100% reciclvel, o que hoje uma lata de refrigerante amanh pode ser fundido e transformado em uma panela ou em cabo de energia eltrica, formando um ciclo contnuo e sustentvel de renovao da matria.

O Cimento:

O cimento um material cermico que, em contato com a gua, produz reao exotrmica de cristalizao de produtos hidratados, ganhando assim resistncia mecnica. O cimento no uma substncia, uma mistura, portando ele descrito por uma combinao de elementos qumicos, ou vrias combinaes de vrios elementos qumicos. sem dvidas o material mais utilizado na construo civil, servindo em alguns casos at como indicador econmico, associando os avanos da construo civil ao bom ou mau desempenho da economia.

A energia:

Para se produzir energia eltrica temos que gera - la ou converte - la a partir de outras energias, como a energia mecnica (das guas ou dos ventos). Em uma hidreltrica utilizada a fora das guas que canalizada atravs de gigantescos dutos fazendo girarem as turbinas, o movimento das guas nas ps dessas turbinas acionam um dnamo, e este movimento giratrio em alta velocidade que possibilita ao dnamo converter a fora mecnica da gua em energia eltrica. A este processo de gerao de energia atravs da fora das guas damos o nome de transformao qumica por ao mecnica, esta ao de fora exercida pelas guas que abastece as mquinas, as esteiras, as lmpadas etc... Seria impossvel se desenvolver novas tecnologias, expandir novos horizontes, se expandir e modernizar processos sem a existncia de energia eltrica, enfim no existiria a engenharia.

Concluso:

No h como se pensar em engenharia sem qumica, nela que os processos de transformao, mistura, enriquecimento e aplicao de substncias tem sua origem. Desde a transformao do minrio e ferro, do enriquecimento do ferro transformando-o em ao, misturando substncias para formar o cimento ou girando um dnamo para se gerar energia eltrica, tudo isso seria impossvel sem a existncia da qumica. A qumica e seus processos servem como fomentadores e como facilitadores para as mais variadas reas da cincia, desde a medicina estudando os seres vivos na terra at a astronomia estudando a possibilidade de vida fora da terra. por intermdio da qumica que conseguimos alcanar o espao, que conseguimos criar o telefone, a internet, gigantescas construes, ou simples casebres. atravs da qumica que se faz a vida, e tambm atravs dela o homem conseguiu conquistar qualidade de vida, desenvolvendo novas tecnologias facilitadoras, renovadoras e muitas vezes salvadoras, como o caso da medicina diagnstica. Hoje existem mundo a fora milhares de estudos em andamento, em um futuro muito prximo os frutos destes estudos estaro entre ns em forma de novas tecnologias, e em um futuro no muito distante estas mesmas tecnologias estaro obsoletas. Os seres humano evoluram se desenvolveram criaram novas tecnologias, expandiram seus horizontes, mas e agora qual seria o prximo passo para a humanidade! O desenvolvimento pleno, a perfeio, a vida eterna ! O fato que se um dia tais conquistas forem possveis com certeza, sero por intermdio da qumica.

Bibliografia:

Publicao online do trabalho de qumica da faculdade UNITRI A importncia da qumica. Professora: Luciana Carneiro

Fontes de pesquisa: Youtube Wikipdia Site Google

You might also like