You are on page 1of 40

ACTISORB Silver 220 clinicamente comprovado contra as bactrias e odor Descrio geral

Os pensos ACTISORB Silver 220 criam um ambiente favorvel para a cicatrizao eficaz das feridas, apoiado por cerca de 20 anos de eficcia clnica comprovada. A impregnao de prata combate os microrganismos das feridas no penso, o que reduz a colonizao bacteriana da ferida e elimina a infeco. O penso ACTISORB Silver 220 oferece uma limpeza superior da ferida e reduo do odor76. Est clinicamente comprovado que reduz a dor77 e devido ao seu princpio de limpeza puramente fsico, no existe nenhum registo de efeitos secundrios ou do desenvolvimento do tipo de resistncia que possa ocorrer ao utilizar antibiticos78. Ao eliminar os odores desagradveis e ao reduzir a infeco, o penso ACTISORB Silver 220 melhora a qualidade de vida para o doente e para profissional de sade. Comprovado por 20 anos de utilizao clnica, o ACTISORB Silver 220 supera as expectativas, proporcionando uma limpeza e desodorizao da ferida fiveis, eficazes e seguras.

Como funciona o Penso ACTISORB Silver 220


O ACTISORB Silver 220 um penso de carvo activado nico6. O ACTISORB Silver 220 est impregnado com prata, um potente antimicrobiano para feridas.

TRIPLA ACO NICA


A. ACTISORB Silver 220 B. Leito de feridas com bactrias e partculas de odor Passo 1: O carvo activado adsorve as bactrias Passo 2: A prata elimina as bactrias Passo 3: O carvo activado absorve as toxinas bacterianas e o odor

O carvo activado adsorve as bactrias no penso, removendo-as do leito da ferida A prata no penso elimina eficazmente as bactrias30 As toxinas bacterianas ( sabido que prejudicam a cicatrizao das feridas) so adsorvidas pelo carvo activado24 O carvo activado tambm absorve as partculas de odor, reduzindo o odor da ferida O ACTISORB Silver 220 pode permanecer na ferida, pelos menosat 7 dias

Pseudomonas adsorvidas num penso ACTISORB Silver 220

Escherichia coli

Descrio Pormenorizada
O penso ACTISORB Silver 220 um penso de carvo activado envolto numa manga de nylon no tecido. A camada de carvo activado no penso ACTISORB Silver 220 est impregnada com prata, um potente antimicrobiano. O penso ACTISORB Silver 220 adequado como primeiro passo teraputico na gesto de todas as feridas crnicas. Est indicado para carcinomas fngicos, feridas ulcerosas, traumticas e cirrgicas com existncia de contaminao, infeco ou odor.

A prata mata as bactrias46


Reduz a infeco e exsudado47, 48

O carvo activado adsorve as toxinas bacterianas e o odor


sabido que as toxinas prejudicam a cicatrizao49, 50 Reduz o odor da ferida e melhora a qualidade de vida do doente51

Eficaz hmido ou seco6


Absoro consistente das bactrias6

Como utilizar
O ACTISORB Silver 220 um penso primrio que foi demonstrado fornecer uma adsoro consistente de bactrias quando hmido ou seco.7 Humedecer: Se for necessria uma maior adaptao do penso, humedea com gua esterilizada ou soluo salina. Aplicar: Para impedir a aderncia, utilize-o em combinao com um penso no aderente. Isto no ir afectar a tripla aco nica do ACTISORB Silver 220. importante que a aco do penso no seja prejudicada por excesso de oleosidade da camada de contacto com o leito da ferida.

Cobrir: Utilize um penso secundrio apropriado de acordo com os nveis de exsudado. Durao da utilizao:O ACTISORB Silver 220 pode permanecer no local pelo menos at 7 dias, consoante o nvel de exsudado. O penso secundrio absorvente dever ser substitudo quando necessrio.

Tamponamento da ferida com ACTISORB Silver 220

O ACTISORB Silver 220 em zonas difceis (por exemplo, cateter suprapbico ou local de gastrostomia endoscpica percutnea)

O ACTISORB Silver 220 pode ser dobrado para ser adaptado ferida

ACTISORB Silver 220 para feridas em membros contrados

ACTISORB Silver 220 com o Penso Adesivo de Hidropolmero TIELLE Plus

Preparao
No caso de existncia de tecido necrtico seco deve ser removido atravs de um processo de desbridamento cirrgico, enzimtico ou autoltico. A ferida deve ser limpa por irrigao com soluo salina esterilizada ou gua. Antes da aplicao, o penso ACTISORB Silver 220 quando necessrio, pode ser impregnado com soluo salina ou gua esterilizada.

Aplicao

Legenda dos grficos:


1. As propriedades de adsoro do penso so optimizadas quando o penso ACTISORB Silver 220 entra em contacto directo com a ferida. Qualquer lado do penso ACTISORB Silver 220 pode ser colocado derictamente no leito da ferida. 2. A superfcie exterior de nylon permite a remoo na maioria das feridas sem aderncia ou trauma. Se necessrio, o penso ACTISORB Silver 220 pode ser colocado por cima de um penso primrio no aderente. Neste caso, importante assegurar que o mecanismo de aco do penso ACTISORB Silver 220 no prejudicado por excesso de pomada ou oleosidade do penso primrio seleccionado que ficar em contacto com o leito da ferida. 3. O penso ACTISORB Silver 220 pode ser facilmente usado para tamponar feridas profundas.

Cobertura e proteco
Consoante o nvel de exsudado, dever ser colocado um penso secundrio absorvente por cima do penso ACTISORB Silver 220. Ajuste o penso no local de forma apropriada - ver a imagem de exemplo abaixo

Substituio
O Penso antimicrobiano ACTISORB Silver 220 pode permanecer no leito-, pelo menos at 7 dias, consoante o nvel de exsudado, enquanto o penso secundrio absorvente deve ser substitudo conforme houver necessidade. Inicialmente pode ser necessrio substituir o Penso ACTISORB Silver 220 a cada 24 horas para assegurar o desempenho ideal do penso - ver as imagens abaixo.

O Penso de Carvo Activado com Prata ACTISORB Silver 220 um penso composto de puro carvo activado impregnado com prata (33g/cm). O penso cria um ambiente favorvel para cicatrizao para uma ptima cicatrizao das feridas, adsorvendo e eliminado os microrganismos que contaminam e infectam. A impregnao com prata combate os microorganismos da ferida no penso, o que reduz a colonizao bacteriana da ferida e inibe a infeco. O penso ACTISORB Silver 220 muito bem tolerado e,

devido ao seu princpio puramente fsico de limpeza da ferida, no h perigo de efeitos secundrios ou do desenvolvimento de resistncia, como pode ocorrer ao serem utilizados antibiticos. Eliminando odores desagradveis, o penso ACTISORB Silver 220 melhora a qualidade de vida do doente e dos profissionais de sade.

Indicaes
O penso ACTISORB Silver 220 adequado como o tratamento de primeira linha para todas as feridas crnicas. indicado para carcinomas fungicos, feridas ulcerativas, traumticas e cirrgicas, onde a contaminao bacteriana, a infeco ou odor possam ocorrer.

INSTRUES DE UTILIZAO
Preparao do leito da ferida
Primeiro, tem que ser removido tecido seco, necrtico, por desbridamento cirrgico, enzimtico ou autoltico.

Aplicao

Antes da aplicao, o penso ACTISORB Silver 220 pode ser humedecido com soro fisiolgico ou gua esterilizada. As propriedades adsorventes do penso so utilizadas mais plenamente quando o penso ACTISORB Silver 220 aplicado em contacto directo com o leito da ferida. Qualquer um dos dois lados do penso ACTISORB Silver 220 pode ser colocado em contacto com o leito da ferida. O penso ACTISORB Silver 220 pode ser facilmente aplicado para tamponar feridas profundas. A superfcie externa em nylon permite a remoo da maioria das feridas sem aderncia ou trauma. Se for necessrio, o penso ACTISORB Silver 220 pode ser aplicado sobre uma compressa primria no aderente. Neste caso, importante assegurar que o mecanismo de aco do penso ACTISORB Silver 220 no comprometido por excesso de oleosidade da compressa primria no aderente. Dependendo do nvel de exsudado, pode ser colocado um penso secundrio absorvente sobre o penso ACTISORB Silver 220. Fixe o penso no local de uma forma apropriada para a indicao. Naturalmente, trabalhe de acordo com um procedimento estril.

Mudana do penso
O penso ACTISORB Silver 220 pode permanecer na ferida por um perodo que pode ir at 7 dias, dependendo da quantidade de exsudado, enquanto o penso absorvente secundrio dever ser mudado de acordo com o nvel de exsudado. Inicialmente, pode ser necessrio mudar o penso ACTISORB Silver 220 de 24 em 24 horas.

N.B.: O penso ACTISORB Silver 220 no deve ser cortado, pois as partculas de carvo activado podem entrar em contacto com o leito da ferida, e provocar descolorao.

No utilizar se a embalagem individual estiver danificada ou aberta.

Sabemos que o ACTISORB Silver 220 funciona


Eficcia clinicamente comprovada relativamente a qualquer outro penso com prata Um grande estudo de vigilncia envolvendo 12.444 doentes40 95% de melhoria ou cicatrizao em milhares de doentes40 90% de reduo dos sinais de infeco41, 99, 101 Eficiente contra 150 agentes patognicos98, incluindo MRSA e VRE 42, 43, 44, 45

A nossa nfase na Medicina Baseada em Evidncias significa que os nossos produtos desempenham as suas funes, com evidncia clinica comprovada, com eficcia e segurana. O penso ACTISORB Silver 220 foi concebido com base em suportes clnicos nicos, de modo a garantir que os profissionais de sade possam proporcionar um tratamento antimicrobiano tpico eficaz, para controlar a infeco local e limpar o leito da ferida.

Penso No Aderente ADAPTIC Menos Aderncia, Menos Dor Descrio geral

O penso ADAPTIC um penso primrio formado por uma malha de rayon e impregnada com petrolato lquido. Foi concebido para ajudar a proteger a ferida, simultaneamente impedindo o penso de aderir ferida73 e minimizando a dor e o trauma na remoo74, 75

Benefcios do Penso No Aderente ADAPTIC


Ajuda a impedir a aderncia do penso Ajuda a proteger a regenerao do tecido e minimiza a dor do doente durante as mudanes de penso Ajuda a impedir a acumulao de fluido no local da ferida O exsudado passa facilmente para o penso secundrio absorvente Pode ser cortado sem se desfiar ou desfazer

Como funciona o Penso No Aderente ADAPTIC?


O Penso No Aderente ADAPTIC protege o tecido frgil das feridas atravs da sua estrutura nica microperfurada, impedindo a aderncia do ADAPTIC ou do penso secundrio. O ADAPTIC pode ser cortado e adaptado ao tamanho da ferida. A malha permite que o exsudado passe facilmente atravs do penso secundrio, impedindo a macerao. O penso ADAPTIC um penso primrio constitudo por gaze entretecida de acetato de celulose, impregnado com uma emulso de petrolato especialmete formulado. Foi concebido para ajudar a proteger a ferida, simultaneamente impedindo a aderncia do penso.

Passo 1: Gaze entretecida de acetato de celulose Passo 2: Impregnado com uma emulso de petrolato especialmente formulado Passo 3: Nmero mnimo de pontos de contacto

Passo 1: O exsudado passa facilmente atravs do penso Passo 2: A emulso e a estrutura protegem a ferida e impedem a aderncia

Penso ADAPTIC versus JELONET*


O Penso ADAPTIC microscopicamente observado

JELONET* microscopicamente observado

Como funciona o Penso No Aderente ADAPTIC?


O Penso No Aderente ADAPTIC protege o tecido frgil das feridas atravs da sua estrutura nica microperfurada, impedindo a aderncia do ADAPTIC ou do penso secundrio. O ADAPTIC pode ser cortado e adaptado ao tamanho da ferida. A malha permite que o exsudado passe facilmente atravs do penso secundrio, impedindo a macerao. O penso ADAPTIC um penso primrio constitudo por gaze entretecida de acetato de celulose, impregnado com uma emulso de petrolato especialmete formulado. Foi concebido para ajudar a proteger a ferida, simultaneamente impedindo a aderncia do penso.

Passo 1: Gaze entretecida de acetato de celulose Passo 2: Impregnado com uma emulso de petrolato especialmente formulado Passo 3: Nmero mnimo de pontos de contacto

Passo 1: O exsudado passa facilmente atravs do penso Passo 2: A emulso e a estrutura protegem a ferida e impedem a aderncia

Indicaes
O penso ADAPTIC est indicado para feridas secas a muito exsudativas onde a aderncia do penso e a acumulao devem ser impedidos, incluindo:

Queimaduras do primeiro e segundo grau Abrases Enxertos lceras venosas lceras de presso Extraces de unhas Eczemas Agrafos

Incises cirrgicas Laceraes Procedimentos reconstrutivos Linhas de sutura

BIOCLUSIVE Pensos Transparentes Descrio geral

Os Pensos Transparentes BIOCLUSIVE so feitos de uma pelcula de poliuretano fina e transparente que pode ser utilizada em tratamento de Feridas e Dispositivos de Acesso.

Cuidados com Feridas


Incises, biopsias de pele, zonas dadoras, queimaduras do segundo grau e incises cirrgicas.

Fornece um ambiente hmido favorvel cicatrizao da ferida102, 103, 105 Minimiza a irritao da pele102, 103, 105 Protege o local da contaminao externa102, 103, 105 Ajuda a proteger tecido frgil102, 103, 105

Dispositivos de Acesso
IVs perifricos, cateteres venosos centrais, CVPs e IVs neonatais.

Ajuda a proteger os cateteres, reduzindo a irritao mecnica Barreira bacteriana/viral

Estes pensos semi-oclusivos fornecem uma barreira bacteriana/viral, facultam a transferncia do vapor do oxignio, permitem a observao contnua e incluem a remoo de "distenso fcil" que ajuda a reduzir a irritao da pele.

Indicaes
Os Pensos Transparentes BIOCLUSIVE esto indicados para102, 103, 105:

Cuidados com feridas gerais Biopsias de pele Zonas dadoras Queimaduras do segundo grau Incises cirrgicas IVs perifricos Cateteres venosos centrais CVPs IVs neonatais

Precauo
Como os pensos de pelcula transparente no conseguem gerir grandes quantidades de exsudado, podem provocar macerao da pele se forem utilizados de forma incorrecta104, 105.

Como utilizar
Para sua convenincia, fornecida uma etiqueta com o BIOCLUSIVE para aplicao no penso ou grfico do doente.

Administrao com trs seces

Limpe e seque a pele circundante. (A pele oleosa pode necessitar de um agente de remoo da oleosidade.) Retire o penso da embalagem.

Descole o papel de revestimento central para expor a superfcie do penso.

Aplique a parte central sobre o local da ferida ou de IV. Para aplicaes IV, contorne o penso em torno do ponto central do cateter.

Descole as duas seces uma de cada vez alisando o penso. Nota: No distenda a pelcula durante a colocao.

Fcil Remoo ao Distender

Para remover, levante os cantos arredondados e distenda na direco do crescimento dos plos. medida que a pelcula distende, fica opaca e o adesivo solta-se, ajudando a reduzir o puxar de plos e o desconforto para a pele.

INSTRUES DE USO
1. Assegurar que a pele envolvente da ferida se encontra limpa e seca. 2. Retire o revestimento da parte posterior central (ver diagrama 1). 3. Posicionar o penso sobre a ferida. Retirar, um de cada vez, os papeis laterais de proteco, colocando o filme suave em contacto com a pele (ver diagrama 2).

No reesterilizar. No utilizar se a embalagem individual estiver danificada/aberta.

INADINE a segurana fcil de constatar Descrio geral

A compressa No Aderente impregnado com Iodopovidona INADINE fornece um efeito anti-sptico duradouro, que ajuda a gerir a infeco provocada por bactrias, protozorios e organismos fngicos durante um perodo de tempo. Pode ser utilizado em adultos e crianas. Em feridas muito infectadas, tambm pode ser utilizado concomitantemente com antibiticos sistmicos.

Seguro e eficaz, o penso de iodopovidona INADINE o anti-sptico de mais largo espectro para utilizao humana e no existem casos registados de resistncia adquirida.52, 53, 55 Comprovado por mais de 30 anos de utilizao clnica, o INADINE supera as expectativas, proporcionando uma limpeza da ferida fivel, eficaz e segura55.

Concebido para proteger a ferida, mesmo em caso de infeco Libertao contnua com iodopovidona54 Aplicao suave, fcil de remover Sem resistncia adquirida e cruzada54 A mudana da cor indica quando o penso deve ser substitudo Sucesso comprovado na comunidade e na utilizao hospitalar54

Para uma Vasta Gama de Feridas Infectadas


Feridas crnicas, tais como lceras na perna e lceras de presso

Profilaxia em leso menor

A compressa INADINE fornecem um efeito anti-sptico duradouro, que ajuda a gerir a infeco provocada por bactrias, protozorios e organismos fngicos durante um perodo de tempo.

Indicaes

A compressa INADINE foi concebida para proteger a ferida, mesmo em caso de infeco. A compressa INADINE est indicada para o controlo de feridas ulcerosas e tambm pode ser utilizado para a preveno de infeces de queimaduras superficiais e ferimentos menores com perda de pele. Fornece um efeito anti-sptico duradouro, que ajuda a gerir a infeco provocada por bactrias, protozorios e organismos fngicos durante um perodo de tempo. Pode ser utilizado em adultos e crianas. Em feridas muito infectadas, tambm pode ser utilizado concomitantemente com antibiticos sistmicos.

Como utilizar
Preparao
Prepare a ferida de acordo com o protocolo de gesto de feridas. Certifique-se de que a pele volta da ferida est seca. Retire a compressa INADINE da embalagem com uma pina esterilizada.

Aplicao
Remova um papel de revestimento, descole o papel de revestimento restante e aplique directamente na ferida. A malha com elevada uniformidade da compressa INADINE reduz significativamente o nvel de contacto com a ferida. Cubra e proteja com um penso secundrio adequado.

Substituio
A descolorao da compressa indica a perda da eficcia anti-sptica e quando a compressa INADINE deve ser substitudo.

Pode ser substitudo at duas vezes por dia na fase inicial. Em feridas muito infectadas, tambm pode ser utilizado concomitantemente com antibiticos sistmicos. Se existir alguma dificuldade na substituio da compressa, a remoo pode ser facilitada distendendo suavemente os cantos diagonalmente opostos da compressa. Pode continuar a utilizar a compressa INADINE enquanto existirem sinais de infeco ou uma ameaa especfica de infeco na rea da ferida. Se a infeco reaparecer, a utilizao da compressa INADINE pode ser retomada e continuada em qualquer altura.

Descrio do Produto
A Compressa no aderente INADINE* uma compressa para aplicao tpica em feridas impregnada com uma soluo que contm Iodopovidona a 10%. A compressa contm tambm glicol de polietileno e gua purificada.

Indicao
A compressa INADINE* foi concebida para proteger a ferida, mesmo se infectada. Esta compressa indicada para o tratamento de lceras e pode tambm ser empregue para a preveno da infeco em pequenas queimaduras, e em pequenas leses traumticas por perda de pele. A compressa INADINE* proporciona um efeito anti-sptico de longa durao, que ajuda a controlar a infeco por organismos bacterianos, protozorios, fngicos e esporos. adequada para utilizao em adultos e crianas. Em feridas altamente infectadas, pode tambm ser usada em conjunto com antibioterapia sistmica.

Precaues
As compressas INADINE* no devem ser utilizadas:

onde h hipersensibilidade conhecida ao iodo (alergia) antes e aps a utilizao de iodo radioactivo (at cicatrizao permanente) durante tratamento de problemas renais em mulheres grvidas ou que estejam a amamentar em casos de dermatite herpetiforme de Duhring (uma doena rara especifica da pele).

As compressas INADINE* devem ser utilizadas sob superviso mdica:


em pacientes com doenas da tiride em recm-nascidos e bebs at aos seis meses de idade, porque a Iodopovidona pode ser absorvida atravs da pele sem leses para tratar feridas profundas com tendncia a ulcerar, queimaduras ou leses extensas.

Deve observar-se superviso mdica se o uso das compressas INADINE* se prolongar para alm de uma semana.

INSTRUES DE USO
Preparao da ferida 1. Preparar a ferida de acordo com o protocolo de tratamento de feridas. 2. Assegurar que a pele envolvente da ferida se encontra seca.

Aplicao da compressa
1. Abrir a embalagem e retirar a compressa INADINE* com pinas esterilizadas. 2. Remover o primeiro papel protector. 3. Separar a compressa do papel que ficou a proteger o outro lado e aplic-la directamente sobre a ferida. 4. Cobrir e prender com uma compressa secundria apropriada.

Mudana de penso e remoo


essencial para uma cicatrizao adequada da ferida evitar traumatizar a pele intacta. 1. Uma descolorao da compressa INADINE* indica perda da eficcia antisptica e a compressa deve ser mudada. Esta pode ser mudada at duas vezes por dia na fase inicial, em feridas muito infectadas ou que produzam grande quantidade de exsudado. 2. A remoo pode ser auxiliada esticando-se delicadamente a compressa nos cantos diagonalmente opostos. No utilizar se a embalagem individual estiver danificada/aberta. O prazo de validade deste produto est impresso na embalagem. Folheto preparado: Novembro de 2001

Evidncias
Sabemos que INADINE funciona

Nenhum caso registado de resistncia adquirida PVP-I ao longo de mais de 30 anos52 Eficaz contra mais de 30 isolados clnicos, incluindo o MRSA52 Rentvel54

A nossa nfase na "Medicina Baseada na Evidncia" significa que os nossos produtos so desenvolvidos com base em evidncia clinicamente comprovada, e podem ser utilizados com eficcia e segurana. A compressa INADINE foi concebida com base num suporte e aconselhamento clnicos nicos, de modo a garantir aos profissionais de

sade um tratamento anti-sptico e eficaz, para controlar as infeces locais e limpar o leito da ferida.

Comparao entre a compressa INADINE e Bactigras em termos de dor e tempo de tratamento no controlo das feridas de queimaduras superficiais99.

NU-GEL Hidrogel com Alginato Descrio geral

Rehidratao para Desbridamento Fcil O Hidrogel NU-GEL foi concebido para criar um ambiente humido ideal para acicatrizao e gesto de feridas crnicas ao longo de todas as fases do processo cicatricial, incluindo:

Feridas necrticas secas Feridas com tecido desvitalizado Feridas com granulao / epitelizao

O Hidrogel NU-GEL rehidrata suave e eficazmente as feridas necrticas e com crosta, fornecendo o ambiente hmido ideal para cicatrizao em feridas com tecido de granulao e epitelizao. O alginato aumenta a absoro do Hidrogel NU-GEL.

Rehidratao e Absoro

1. Hidrogel NU-GEL 2. Exsudado da ferida 3. Humidade rehidratadora 4. Tecido necrtico/crosta

Mais Fcil de Tratar


Num ensaio que envolveu 65 doentes, a maioria com lceras de presso do calcanhar nas quais difcil colocar um penso, o Hidrogel NU-GEL foi significativamente mais fcil de direccionar e de espremer da embalagem com apenas uma mo do que um outro hidrogel frequentemente utilizado.79

Onde utilizar o Hidrogel NU-GEL


O Hidrogel NU-GEL foi concebido para criar um ambiente de cicatrizao hmido para a gesto de feridas crnicas ao longo de todas as fases da cicatrizao: 1. Feridas necrticas secas 2. Feridas moles com crosta 3. Feridas com tecido de granulao / epitelizao O Hidrogel NU-GEL um gel amorfo hidroactivo transparente que contm alginato de sdio. Cria um ambiente de cicatrizao hmido que auxilia o desbridamento autoltico natural, enquanto o componente alginato acentua as suas capacidades de absoro. Pode ser usado para suavizar e hidratar o tecido necrosado, facilitando a rehidratao da ferida.

Substituio
Consoante a quantidade de exsudado da ferida que est a ser produzida, o Hidrogel NUGEL pode permanecer na ferida at trs dias. O Hidrogel NU-GEL dever ser substitudo, se ocorrer fuga atravs do penso secundrio. Irrigue a ferida em conformidade com os protocolos da instituio e volte a aplicar o Hidrogel NU-GEL e penso secundrio, conforme apropriado.

Matriz Moduladora da Protease PROMOGRAN Descrio geral

A matriz PROMOGRAN uma terapia interactiva para feridas, de aplicao tpica. O produto consiste num composto esterilizado de celulose regenerada oxidada (CRO) e colagnio. Na presena de exsudado, a matriz PROMOGRAN transforma-se num gel biodegradvel suave, que facilmente entra em contacto com todas as reas da ferida. A matriz PROMOGRAN modula e reequilibra o ambiente da ferida graas combinao nica da ligao e inactivao das proteases com a ligao e proteco de factores de crescimento naturais. Principal diferena entre os ambientes de feridas crnicas e agudas95, 96, 97.

A fase inflamatria persistente nas feridas crnicas contribui para o exsudado com elevadas concentraes de proteases, caso das metalo-proteases de matriz (MMPs)81 O excesso de MMPs resulta na degradao das protenas de matriz extracelular Resultado: Prolongamento do perodo de cicatrizao.

Desenvolvimento de lceras

Modo de Aco - Uma Combinao Potente

A matriz PROMOGRAN a primeira e nica matriz que associa celulose regenerada oxidada (CRO) e colagnio - uma combinao que j provou proporcionar um ambiente ideal para a cicatrizao de feridas. A matriz PROMOGRAN modula e reequilibra o ambiente da ferida graas combinao nica da ligao e inactivao das proteases juntamente com a ligao e proteco dos factores de crescimento.

Modos de aco da matriz PROMOGRAN


1. Ligao e inactivao das MMPs82, 83, atravs dos seguintes efeitos:

reduo da destruio proteoltica da matriz extracelular, reduo da degradao proteoltica de molculas que tm uma funo positiva na cicatrizao das feridas.

2. Ligao, proteco e libertao de factores de crescimento endgenos84 3. Efeito comprovado na quimiotaxia e proliferao de clulas83, 85, 86

colagnio: efeito na quimiotaxia celulose regenerada oxidada: efeito na quimiotaxia e proliferao de clulas

4. Absoro de radicais livres84 5. Hemostase em feridas sagrantes83

Excelente desempenho comprovado:


Efeito comprovado na reduo da rea de superfcie da ferida81

Desempenho comprovado num estudo multicntrico prospectivo, incluindo 73 doentes com lceras venosas na perna

1. Diferena estatisticamente significativa a favor da matriz PROMOGRAN face ao controlo em percentagem da reduo da rea da superfcie:

A matriz PROMOGRAN tem uma mdia de reduo de 54,4% face ao controlo (mdia de reduo de 36,5%), uma melhoria de 49% relativamente ao grupo de controlo

2. Diferena no significativa a favor do Penso PROMOGRAN na cicatrizao completa de feridas:

41% versus 31% (P=0,373)

Efeito comprovado na reduo dos nveis de MMPs


Comprovou-se que a matriz liga as MMPs no penso81 e promove um ambiente de cicatrizao hmido na ferida. A combinao CRO/colagnio liga mais MMPs no penso do que a CRO ou o colagnio isolados.82

Mais do que um simples penso de colagnio81

S a Matriz PROMOGRAN oferece uma combinao de CRO/colagnio que cria uma poderosa sinergia que permite ligar e inactivar as MMPs mais prejudiciais ferida.81, 82 Maior ligao e inactivao de proteases no penso82

Efeito comprovado na ligao e proteco dos factores de crescimento endgenos


A Matriz PROMOGRAN liga e protege os factores de crescimento naturais contra a degradao causada pelas proteases em excesso. Estes factores de crescimento naturais protegidos so novamente libertados para a ferida, enquanto as proteases prejudiciais permanecem inactivas aps a biodegradao da matriz PROMOGRAN. Apenas PROMOGRAN, com a sua combinao de colagnio e CRO, liga-se protege os factores de crescimento com maior eficcia do que os seus dois componentes de forma individual82, 83 Proteco do PDGF (plateled derived growth factor) da degradao de enzimas por incubao, com PROMOGRAN

# apresentado como actividade do factor de crescimento derivado de plaquetas (PDGF, plateled derived growth factor)

Efeito comprovado na quimiotaxia e proliferao de clulas


O colagnio naturalmente decomposto em pequenos pptidos, alguns dos quais j foi demonstrado que estimulam a quimiotaxia in vitro85, 86. Tambm j se comprovou que a CRO estimula a quimiotaxia e a proliferao de fibroblastos. Os pensos base de colagnio NO so todos iguais.

Apenas a Matriz PROMOGRAN associa celulose regenerada oxidada (CRO) e colagnio - uma combinao nica que se comprovou:

Superar os efeitos negativos do fluido de feridas crnicas no crescimento celular Promover o crescimento celular com maior eficcia do que os simples pensos de colagnio.81

Os trs grficos seguintes comparam a quantidade de crescimento celular no fluido de feridas crnicas por si s versus o fluido de feridas crnicas que foi incubado com vrios pensos de colagnio.81

Maior Proliferao de Clulas Fibroblsticas


A Matriz PROMOGRAN promove um maior crescimento de clulas fibroblsticas no fluido de feridas crnicas do que os simples pensos de colagnio.81

Maior Proliferao de Clulas Endoteliais


O crescimento de clulas endoteliais no fluido de feridas crnicas foi maior com a Matriz PROMOGRAN do que com os simples pensos de colagnio.81

Maior Proliferao de Clulas Queratincitas

A proliferao de clulas queratincitas no fluido de feridas crnicas foi maior com a Matriz PROMOGRAN do que com os simples pensos de colagnio.81

Biostep e Colactive so marcas comerciais da Smith & Nephew Puracol uma marca comercial da Medline Industries Aquacel uma marca comercial da ConvaTec Oasis uma marca comercial da Cook Biotech Inc., distribuda pela Healthpoint Skin Temp uma marca comercial da Biocore Medical Technologies, USA

Indicaes
A matriz PROMOGRAN indicada para o tratamento de todas as feridas com cicatrizao por segunda inteno que se encontrem sem tecido necrtico, incluindo:

lceras do p diabtico lceras venosas lceras de presso lceras provocadas por etiologias vasculares mistas Feridas traumticas e cirrgicas

A matriz PROMOGRAN demonstrou ter propriedades hemostticas. A matriz PROMOGRAN pode ser utilizada sob terapia de compresso.

Contra-indicaes
A matriz PROMOGRAN no deve ser usada em doentes que se saiba terem hipersensibilidade aos componentes deste produto, ou seja, CRO e colagnio. Deve descontinuar a sua utilizao, se surgirem quaisquer sinais de sensibilidade.

Advertncias
Se durante o tratamento houver suspeita de infeco, dever ser usado um penso antimicrobiano adequado, como o Penso de Carvo Activado com Prata ACTISORB Silver 220 ou uma teraputica sistmica. At ao momento no foi levantada nenhuma questo sobre a segurana deste produto nas lceras de presso, lceras venosas e lceras do p diabtico.

Como utilizar

Preparao

Prepare o local da ferida em conformidade com os protocolos da instituio e desbride, quando necessrio. Se estiverem presentes sinais visveis de infeco na rea da ferida, a Matriz PROMOGRAN s pode ser utilizada quando o tratamento mdico adequado resolver a causa subjacente. Hidrate com uma soluo salina para feridas com pouco ou nenhum exsudado.

Aplicao

Aplique directamente em todo o leito da ferida. A Matriz PROMOGRAN forma um gel em contacto com o exsudado ou atravs da hidratao salina. Cubra a Matriz PROMOGRAN com um penso secundrio, para manter um ambiente hmido favorvel cicatrizao da ferida.

Nova Aplicao

No necessrio remover quaisquer resduos da Matriz PROMOGRAN durante as substituies de pensos, uma vez que estes sero naturalmente absorvidos pelo corpo, ao longo do tempo. Aps o tratamento inicial, repita o tratamento da ferida com a Matriz PROMOGRAN no mximo de 72 em 72 horas, dependendo da quantidade de exsudado.

Escolha um penso secundrio apropriado, em funo do nvel de exsudado.

Descrio do produto
A matriz PROMOGRAN uma terapia interactiva para feridas, de aplicao tpica. O produto consiste num composto esterilizado de celulose regenerada oxidada (CRO) e colagnio. Na presena de exsudado, a matriz PROMOGRAN transforma-se num gel biodegradvel suave, que facilmente entra em contacto com todas as reas da ferida. Nas feridas secas, deve ser utilizada uma soluo salina ou de Ringer para hidratar a matriz PROMOGRAN. A matriz PROMOGRAN modula e reequilibra o ambiente da ferida graas combinao nica das seguintes aces: 1. Ligao e inactivao das proteases (ou seja, matriz de metalo-proteases, elastase e plasmina) que demonstraram ser prejudiciais quando se encontram em excesso nas feridas crnicas. 2. Ligao e proteco dos factores de crescimento naturais contra a degradao causada por estas proteases em excesso. Estes factores de crescimento naturais protegidos so novamente libertados para a ferida, enquanto as proteases prejudiciais permanecem inactivas aps a biodegradao da matriz PROMOGRAN.

A matriz PROMOGRAN demonstrou ter propriedades de eliminao de radicais livres.

INDICAES DE UTILIZAO
Preparao do Local
Antes do tratamento, o tecido necrtico seco deve ser removido atravs de um processo de desbridamento cirrgico, enzimtico ou autoltico.

Aplicao

Para se obter o efeito mximo, aplique a matriz PROMOGRAN directamente em todo o leito da ferida. No caso das feridas com pouco ou nenhum exsudado, aplique a matriz PROMOGRAN e hidrate com soluo salina ou de Ringer. Isto desencadear o processo de formao do gel. Aps a hidratao, o gel PROMOGRAN entra em contacto profundo com a ferida. O gel biodegradvel vai sendo absorvido naturalmente com o tempo. A matriz PROMOGRAN dever ser coberta com gaze, com um penso no aderente ou com um penso de hidropolmero, para manter um ambiente hmido favorvel cicatrizao da ferida. Aps o tratamento inicial, repita o tratamento da ferida com a matriz PROMOGRAN no mximo de 72 em 72 horas, dependendo da quantidade de exsudado. No necessrio retirar a matriz PROMOGRAN residual.

No utilizar, se a embalagem individual estiver danificada ou aberta.

Penso Antimicrobiano de Hidroalginato com prata SILVERCEL Descrio geral

O Penso de Hidroalginato com Prata SILVERCEL tem uma constituio nica que cria um ambiente favorvel para um controlo eficaz da ferida. As fibras de prata

destroem um amplo espectro de microrganismos associados colonizao e infeco bacteriana de feridas. Os resultados clnicos da avaliao do SILVERCEL62, 66 demonstraram que o produto absorve o exsudado da ferida, adapta-se ao leito da ferida e eficaz no combate da sua infeco, alm de promover a formao de novo tecido de granulao. O penso SILVERCEL super-absorvente63, 64, eficiente e fcil de utilizar. Ao reduzir a infeco, o penso SILVERCEL melhora a qualidade de vida tanto do doente como dos profissionais de cuidados de sade. Clinicamente comprovado, o penso SILVERCEL proporciona ainda a resistncia e capacidade necessrias para permitir um ambiente limpo na ferida.

Descrio pormenorizada do penso SILVERCEL


O Penso de Hidroalginato com Prata SILVERCEL uma compressa no tecida constituda por um teor elevado de fibras de nylon revestidas por alginato G (cido gulurnico), carboximetilcelulose (CMC) e prata. Esta constituio nica controla o exsudado em feridas infectadas ou fortemente colonizadas. As fibras de prata combatem os microrganismos das feridas, o que reduz a colonizao bacteriana da ferida e inibe a infeco, proporcionando uma potente soluo antimicrobiana. O Penso Antimicrobiano de Hidroalginato com Prata SILVERCEL destina-se a ser utilizado no controlo de todas as feridas crnicas, profundas ou superficias, moderada a altamente exsudativas incluindo: lceras de presso, lceras venosas, lceras do p diabtico, zonas dadoras, feridas traumticas e cirrgicas. O Penso Antimicrobiano de Hidroalginato SILVERCEL constitui uma barreira eficaz contra a penetrao bacteriana. As funes de barreira do penso podem ajudar a controlar a infeco em feridas profundas ou superficiais, moderada a altamente exsudativas, incluindo: lceras de presso, lceras venosas, lceras do p diabtico, zonas dadoras, feridas traumticas e cirrgicas.

Super-absorvente63, 64. SILVERCEL minimiza o potencial risco de macerao e fuga63, 64. Est comprovado que absorve e retm o fluido, mesmo sob compresso65 Libertao contnua63, 66, 67. SILVERCEL permite uma libertao controlada e contnua de ies de prata63, 65. Estudos in vitro demonstram que o nvel de prata libertada pelo penso SILVERCEL se mantm durante mais de 36 horas65 Elevada fora tnsil63, 68. SILVERCEL mantm o ambiente hmido na ferida, facilitando a remoo63, 68 O Penso Antimicrobiano de Hidroalginato SILVERCEL constitui uma barreira eficaz contra a penetrao bacteriana. As funes de barreira do penso podem ajudar a reduzir a infeco em feridas profundas ou superficiais, moderada a altamente exsudativas, incluindo: lceras de presso, lceras venosas, lceras do p diabtico, zonas dadoras, feridas traumticas e cirrgicas. O Penso Antimicrobiano de Hidroalginato SILVERCEL est indicado apenas para uso externo.

Contra-indicaes
O Penso SILVERCEL no est indicado para uso nos seguintes casos:

Queimaduras de terceiro grau Doentes com uma sensibilidade conhecida a alginatos ou prata Para controlo de hemorragias abundantes

TIELLE e TIELLE Plus Penso Adesivo de Hidropolmero Descrio geral


Controlar Mais, Substituir Menos

Uma Tecnologia Exclusiva de Gesto de Exsudado Torna os Cuidados com Feridas Mais Fceis Os Pensos Adesivos de Hidropolmero TIELLE e TIELLE Plus so sistemas de gesto de exsudado. medida que o exsudado absorvido pelo penso, a parte central de hidropolmero expande e adapta-se aos contornos da ferida - minimizando a acumulao de exsudado e a hiptese de macerao. A humidade em excesso retida na camada interna junto ao revestimento de poliuretano. O revestimento permevel pelo vapor permite que o excesso de humidade evapore atravs dacamada exterior do penso. medida que o exsudado evapora, o Penso de Hidropolmero TIELLE ou TIELLE Plus capaz de gerir exsudado adicional, at o penso atingir a sua capacidade de absoro.

A Tecnologia

Modo de Aco

Caractersticas

Composio de Produto Inovadora

Benefcios93 Mantm um ambiente hmido favorvel cicatrizao Os Pensos TIELLE requerem 9% menos de substituies versus os hidrocolides Controla as fugas e o odor com mais eficcia do que os hidrocolides Resistente gua e permevel ao vapor para proteger a ferida de bactrias e contaminantes exgenos TIELLE Plus absorve at 15 vezes o seu prprio peso em fluido

Revestimento de Poliuretano Camada com Efeito de Mecha No Entretecida

Caractersticas

Benefcios93 Remove o excesso de humidade do local da ferida Adapta-se cavidade da ferida medida que absorve Pode permanecer na ferida at sete dias No requer penso ou adesivo secundrio No se dissolver no leito da ferida como um hidrocolide Fcil de aplicar e mais confortvel para o doente do que os hidrocolides

Parte Central de Espuma do Hidropolmero

Bordo Adesivo Suave

Indicaes
Os Pensos Adesivos de Hidropolmero TIELLE e TIELLE Plus devem ser utilizados sob as orientaes dos profissionais de cuidados de sade para as seguintes indicaes:

lceras de presso lceras da extremidade inferior o Venosa o Arterial o Etiologia mista lceras do p diabtico Zonas dadoras

Os Pensos Adesivo de Hidropolmero TIELLE e TIELLE Plus so adequados para utilizao sob ligaduras de compresso.

lcera na perna

Ponto de presso sacral

lcera de presso no calcanhar

lcera na perna

Ponto de presso sacral

lcera na extremidade inferior

You might also like