You are on page 1of 7

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAO SUPERINTENDENCIA DE EDUCAO DIRETORIA DE GESTO EDUCACIONAL 1 ETAPA- Diagnostica da Unidade Escolar 2 ETAPA

Socializao 3 ETAPA- Elaborao da Proposta 4 ETAPA- Acompanhamento e Avaliao 5 Etapa Auto-Avaliao 6 ETAPA Produo do Artigo

Avaliao participativa dos objetivos e metas alcanados no PPP; Avaliao dos ndices de resultados da U.E. Proposta de interveno os problemas de aprendizagem; Estratgias para permanncia dos alunos na U.E.; Acompanhamento dos resultados das avaliaes externas. Uso dos dados.

Avaliao

Acompanha mento

1 semestre/2011

Dimenso Gesto de Resultados

Indicador

Problemas PPP desarticulado e sem sistema de avaliao e monitoramento. No existe um monitoramento dos resultados bimestrais, portanto raramente se faz intervenes. No estratgias especificas para este fim. No se tem prtica de us-los na elaborao dos planejamentos e do PPP.

Causas O que fazer? Prazos - PPP elaborado por Reelaborao do PPP no um pequeno grupo. coletivo da escola. - Falta de um sistema Criar junto com a para sistematizao e SEMEC um sistema de monitoramento dos monitoramento de dados dados e avaliao. bimestralmente. Propor no PPP/2011 - Equipe diretiva sem estratgias voltadas para capacitao na rea e garantir a permanncia fragmentado. dos alunos na U.E.

Sondagem da satisfao da comunidade interna em relao as atividades e resultados alcanados pela escola. Divulgao das atividades, dos resultados de aprendizagem e aes pedaggicas complementares implementadas pela escola. Estratgia de comunicao usada pela escola. Instrumento utilizado no processo de avaliao do rendimento dos alunos com implantao inovadora. A escola contemplada em seu planejamento aes solidarias. Quando? Como? Resultados social e educacional da EU.

Satisfao

Divulgao

Solidarieda de

Trabalho Sem acompanhamento pedaggico sistemtico da equipe. fragmentado. Divulgao oral e - Gesto centralizada e pouco centralizada. envolvimento da comunidade escolar. Trabalho No nenhuma estratgia individualizado e sem especifica. uma periodicidade. Trabalho De carter informativo e de pedaggico curto prazo de aplicao. fragmentado e sem monitoramento. No se faz comparaes para verificar os resultados alcanados.

Criar um acompanhamento sistemtico com instrumentos prprios. Utilizando os conhecimentos adquiridos no progesto envolver o coletivo da U.E. em todas as atividades escolares. Criar um sitema de informao para modernizar a comunicao na escola Atravs de avaliaes e auto-avaliaes verificar os resultados obtidos.

1 semestre e 2 semestre/2011

Gesto Participativa
Participao e acompanhamento da U.E no processo de construo e avaliao do PPP da U.E. Acompanhamento e avaliao dos planos de ao e das prticas pedaggicas. Organizao, participao e funcionamento da U.E. Contribuio do colegiado nas atividades desenvolvidas na escola. Articulao e organizao de parcerias com outras instituies/comunidade. Resultado da articulao da parceria. Estratgias para prestao de contas dos gastos e recursos pelo gestor da EU. Transparncia e avaliao dos recursos gastos pelo gestor para todos os segmentos. Estimulo e organizao da escola para as iniciativas dos alunos nas aes pedaggicas e sociais.

Realizado em um pequeno - Falta de capacitao na rea. grupo. da - Clima escolar pouco agradvel sem trabalho em equipe. de

PPP (Planos/a es/ projetos)

Pouco envolvimento comunidade escolar.

sistema No um sistema de avaliao Avaliaes e monitoramento. desatualizado. Liderana centralizadora.

- Pouco envolvimento dos colegiados.

Liderana

Colegiado passivo e pouco Poucas participativo. possibilidades de parcerias na cidade. Poucas parcerias. - prestao feita pela prefeitura e no No uma estratgia prpria e uma divulgao da feita de forma informal. mesma na U.E. Os recursos so centralizados e que recebe somente do PDDE e PDE escola e a prestao feita pela Prefeitura. - Falta de capacitao para os colegiados sobre as suas funes e atribuies.

Parcerias

Recursos

Estimular o trabalho em equipe na elaborao e avaliao do PPP. Criar aes que melhore o clima escolar e consequentemente a gesto escolar. Implantar um sistema de avaliao de todas as aes elaboradas no PPP. Promover uma reunio com os colegiados para estudo do estatuto e redefinies de suas funes. Buscar parcerias junto a comunidade local e municpios vizinhos. Prestar contas dos recursos adquiridos e recebidos a unidade executora e a comunidade escolar. Estimular aos a criao do grmio estudantil juvenil.

- No estimulo para Os alunos no tem uma organizao dos representao organizada e alunos e participao suas aes so isoladas. dos mesmos em aes.

1 semestre e 2 semestre/2011

Gesto Pedaggica

Currculo Currculo descontextualizado. Currculo atualizado e fundamentado Estratgias isoladas e sem Estratgias de melhoria continuidade. continuada dos resultados de Conflitos aprendizagem. Adaptao das praticas Pouca capacitao dos pedaggicas para atender os profissionais da educao em diferentes ritmos e tempo de Incluso incluso. aprendizagem dos alunos. Integrao de todos os Incluso sem adaptao fsica segmentos e aes e curricular. desenvolvidas pela U.E. Trabalho de identificao, Trabalho pedaggico acompanhamento e avaliao fragmentado. dos resultados dos inclusos. Planejamento das aulas, Planejamento desarticulado e observando a periodicidade e desvinculado a realidade referencias para realizao na escolar. U.E. Organizao do ambiente Espao fsico insuficiente escolar e do tempo para as Contextualiz atividades em sala e extraao Proposta pedaggica sala. desatualizada. Planejamento observado os resultados dos objetivos Participao passiva dos estabelecidos. Planejame alunos na construo dos A proposta pedaggica inclui nto saberes. projeto especiais, implementaes inovadoras, organizao da aprendizagem e avaliao dos resultados dos contedos Monitoram

No existem atualizaes do currculo pela equipe escolar. - Pouco envolvimento da equipe na elaborao das estratgia com este fim. professores despreparados para uma incluso de qualidade. - o prdio escola velho e no se fez adaptaes pra a incluso. Planejamentos individualizados e sem acompanhamento do coordenador pedaggico. - No espao fsico coberto para atividades extraclasses. A proposta pedaggica no foi elaborada no coletivo da escola e esta desatualizada.

Estimular o uso do planejamento participativo por rea atualizando sempre. Envolver todo o coletivo na construo, execuo , monitoramento e avaliao do PPP. Criar um sistema de monitoramento e apadrinhamento em sala de aula. Estimular a prtica de pesquisa, leitura e produo de textos. Desenvolver aula dinmica e inovadora com o uso das TICs. Sistematizar o acompanhamento do coordenador pedaggico promovendo momento de avaliao e possveis intervenes. Solicitar das autoridades competentes a criao de um espao fsico coberto para atividades extraclasse e lazer. Reelaboro da proposta pedaggica no coletivo da U.E. Envolver ativamente os alunos no processo educativo construindo juntos sua aprendizagem.

1 semestre e 2 semestre/2011

Integrao dos profissionais Integrao da escola, pais e alunos. Formao continuada iniciativa da escola. Aes e dinmicas estimuladoras visando um trabalho em equipe e descobertas de lideres na Formao U.E. Instrumentos sistematizados Continuada de avaliao de desempenho dos diversos profissionais com iniciativas da escola. Estudo, divulgao para todos os seguimentos da legislao que rege a Avaliao de educao. Elaborao de regras, normas desempen ho internas da escola. Estudo e divulgao para todos os segmentos da U.E. Reconhecimento e valorizao dos profissionais pelo gestor da U.E Legislao/ Formao, atualizao e Direitos/ condio de trabalho dos Deveres) profissionais da escola. Compromisso da equipe ( professo / gestor) com Reconhecim escola, os alunos a ento/Valoriz comunidade. ao

Gesto de Pessoas

Pouca integrao escola/comunidade.

da

As formaes continuadas so iniciativa da SEMEC ou em parceria com a UDINE ou SEDUC. Liderana centralizada e equipe fragmentada. No instrumentos prprios de avaliao de desempenho da equipe. Normas elaboradas sem a participao de toda comunidade escolar. No h aes com este objetivo de estudo da legislao. No existe um programa de formao continuada na escola. Equipe comprometida mais fragmentada.

- falta de aes que visa maior integrao escola/comunidade. - Os profissionais no participa do planejamento das formaes que no tem periodicidade previstas no calendrio escolar com previso de datas. - Falta de capacitao e orientao para o gestor em gesto escolar. - Pouca participao da comunidade escolar no processo educativo. Equipe fragmentada. - No se tem o trabalho coletivo como base do processo educativo. - A escola no tem autonomia para realizao de formaes continuadas.

Promover 4 encontros com a comunidade escolar, pais, e comunidade local para estimular a relao escola/comunidade. Debater junto a SEMEC um plano de formao continuada em 2011. Promover reunies peridicas com a equipe escolar visando desenvolver uma gesto participativa e criao de lideranas. Utilizao dos recursos adquiridos no progesto para modernizar a gesto escolar. Desenvolver um encontro entre os profissionais da educao para estudo das Legislaes vigente de interesse dos mesmos. Fortalecer o trabalho em equipe com divises de tarefas e envolvimento de todos no cotidiano escolar.

1 semestre e 2 semestre/2011

Gesto de Servios e Recursos Eficcia da escola quanto a organizao atualizao e escritura do registro dos alunos. Instalaes, recursos tecnolgicos e pedaggicos. Aquisio, conservao e possibilidades de uso de forma organizada. Conservao e manuteno do espao fsico da U.E. Utilizao do espao fsico da escola em momentos ociosos ( frias/finais de semanas) Registro das atividades e como ocorre essa solicitao (formal/informal) Captao de recursos planejamento e levantamento da utilizao dos recursos recebidos e outros gerados pela escola.

Espao fsico

Captao de Recursos

Planejame nto de Recursos

Pouca possibilidades de parcerias na comunidade local.

1 semestre e 2 semestre/2011

insuficiente. A utilizao feita pela comunidade mais com fins de alojamento e a mesma feita por meios de ofcios. Poucas aes com objetivos de captao de recursos. Planejamento de utilizao dos recursos recebidos sem muita participao do coletivo da U.E.

- No h reforma e ampliao do prdio. - Inexistncia de aes no projeto pedaggico de aes voltadas para a captao de recursos financeiros.

1 semestre e 2 semestre/2011

Instalaes

Pouca informatizao do - Nmero insuficiente processo o que dificulta a de computadores e profissionais agilidade. capacitados. Pouca aquisio dos Recursos mesmos. centralizados sem do Uso desarticulado com participao coletivo da U.E no planejamento. planejamento de Espao fsico velho e aplicao do mesmo.

Solicitar das autoridades competentes mais computadores para uso administrativo. Planejar junto a SEMEC a aquisio de recursos tecnolgicos e pedaggicos para a U.E. Orientao e acompanhamento do coordenador pedaggico no planejamento de uso e conservao das TICs. Estimular o uso do espao fsico para atividades extras nas frias e finais de semanas. Propor aes de aquisio de recursos financeiros para a U.E. em parcerias com voluntrios e organizaes governamentais e no governamentais.

You might also like