You are on page 1of 49

Direito Constitucional II - Roger

05.08.2011 Dois conceitos de Constituio: A. A Constituio se distingue das demais leis pela sua rigidez e supremacia. Classificao definida pela forma. conceito formal B. A Constituio lei que disciplina e define a organizao do Estado. Classificao pelo assunto de que a Constituio trata. conceito material Qual a caracterstica predominante: supremacia ou assunto? Formalidade ou materialidade? Sistemas: 1. Processo de reforma da Constituio igual ao processo de elaborao das leis: sistema flexvel prevalece a lei. No existe supremacia constitucional; no existe o fenmeno da constitucionalidade nem o seu controle. Prevalece o critrio de tempo: lei posterior revoga lei anterior; portanto, nesse sistema, a Constituio possui o sentido de B. Somente matria. 2. Processo de reforma da Constituio diferente do processo de elaborao das leis: sistema rgido prevalece a Constituio. Esse sistema abarca os conceitos A e B, formal e material. nico procedimento ou instrumento que modifica a constituio a reforma, nunca uma lei. A forma da lei diferente da forma da Constituio. Pea chave para distinguir o sistema constitucional vigente: o processo normativo.

Tipos de norma constitucional: 1) Norma formal e materialmente constitucional Formal: possui supremacia, hierarquicamente superior. Material: lida com assunto tpico da Constituio. Exemplo: Art. 82. O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio. 2) Norma apenas formalmente constitucional Exemplo: Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 1 - O casamento civil e gratuita a celebrao. 2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. A forma constitucional, mas a matria de Direito Civil. Lei que impea efeitos de casamento religioso inconstitucional.

3) Norma apenas materialmente constitucional No est no texto da Constituio, est no texto das leis, mas trata de assunto de relevncia constitucional. Exemplos: estatuto do estrangeiro, cdigo eleitoral, LC 95 (Dispe sobre a elaborao, a redao, a alterao e a consolidao das leis, conforme determina o pargrafo nico do art. 59 da Constituio Federal, e estabelece normas para a consolidao dos atos normativos que menciona.). O assunto designa o tipo de norma.

materialmente constitucional

formalmente constitucional

3 Normas apenas materialmente constitucionais

1 Normas formal e materialmente constitucionais

2 Normas apenas formalmente constitucionais

Processo legislativo Montesquieu: a lei fruto de consenso entre monarquia, nobreza e povo. O processo legislativo de Montesquieu tende paralisia. A dificuldade de consenso faz com que sejam produzidas poucas leis. Menor a legislao, maior a liberdade (coerente com a viso liberal de Montesquieu).
Art. 59. O processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio; II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Pargrafo nico. Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis.

Entendimento mtuo das trs instncias de poder lgica do processo legal. O art. 59 possui sete elementos do processo legislativo. Eles foram ordenados hierarquicamente?

Resposta: sim e no. Sim: as emendas constitucionais so superiores aos outros seis elementos. No: os outros seis elementos esto em p de igualdade. Em comum entre os sete: Os processos contam com o poder legislativo; So instrumentos normativos de carter primrio, extraem seu fundamento de validade diretamente do texto da Constituio (a Emenda, inclusive, primria, mas tambm a prpria Constituio). Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; Fundamento de validade extrado dos primrios que, por sua vez, acordam com a Constituio.

12.08.2011 Diferenas entre Lei Complementar e Lei Ordinria Aspecto formal: diferena no qurum Art. 65. O projeto de lei aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao, e enviado sano ou promulgao, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Pargrafo nico. Sendo o projeto emendado, voltar Casa iniciadora. LC: aprovada por maioria absoluta (nmero inteiro logo acima de 50%) Exemplo: 513 deputados, 300 presentes, (metade: 256,5) necessrio 257 para aprovar. (maioria do total) LO: aprovada por maioria simples (maioria dos presentes) Exemplo: 513 deputados, 300 presentes. o 149 sim o 124 no o 27 absteno LO no aprovada, no h maioria do sim. Aspecto material: diferena quanto ao assunto A Constituio determina assuntos reservados s LCs. Exemplo: Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: [...] Pargrafo nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo.

Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: [...] Pargrafo nico. Leis complementares fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional. Os elementos de cooperao entre os entes so definidos por LC.
Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: [...] Art. 146. Cabe lei complementar: I - dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; II - regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar; III - estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria [...] Art. 192. O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compem, abrangendo as cooperativas de crdito, ser regulado por leis complementares que disporo, inclusive, sobre a participao do capital estrangeiro nas instituies que o integram.

Lei ordinria, lei delegada e medida provisria Atuam sobre o mesmo assunto (matria), com algumas excees. LO: padro bsico LD excees Art. 68. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre: I - organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. MP excees Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I - relativa a:

a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; II - que vise a deteno ou sequestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III - reservada a lei complementar; IV - j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. Diferena entre elas: procedimento legislativo. LO: segue padro clssico de separao de poderes. H deliberao nas duas casas legislativas, e o projeto encaminhado para sano ou veto presidencial. LD: inverte papis. Congresso delega poder ao Executivo, que a recebe e baixa a lei delegada. MP: autoriza o presidente a editar diretamente. O Congresso delibera a posteriori se converter ou no a MP em lei. , ao mesmo tempo, lei e projeto de lei.

Decreto legislativo (DL) e resoluo (R) Tramitam com atuao exclusiva do Congresso Nacional, participa apenas o Legislativo. Resoluo quatro hipteses: 1) caso de resoluo todos os atos de competncia exclusiva da Cmara dos Deputados. Art. 51. Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; III - elaborar seu regimento interno; IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios e fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; V - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII.

2) Todos os atos de competncia exclusiva do Senado Federal. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal [...]. 3) Todos os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, desde que sejam interna corporis (interna, no mbito do prprio rgo). S possuem efeito normativo dentro do Congresso. Exemplo clssico: regimento interno do Congresso, art. 57, 3, II. Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. 3 - Alm de outros casos previstos nesta Constituio, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para: I - inaugurar a sesso legislativa; II - elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; III - receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar. Sesso conjunta: deputados e senadores renem-se no mesmo ambiente, mas Cmara e Senado deliberam separadamente. Exemplo: voto de oramento e todas as hipteses do pargrafo acima. Sesso unicameral: funde senadores e deputados; peso de ambos igual. Assuntos de competncia exclusiva do Congresso mas externa corporis se do por DL, pois so atos com efeitos exteriores ao Congresso. Exemplo: Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias. 4) Atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional com eficcia externa corporis: no formato, no todo, um DL, mas se trata se um tipo de resoluo. Art. 68. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre: I - organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. 2 - A delegao ao Presidente da Repblica ter a forma de resoluo do Congresso Nacional, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio. 3 - Se a resoluo determinar a apreciao do projeto pelo Congresso Nacional, este a far em votao nica, vedada qualquer emenda. O ato de delegar poder ao Executivo uma resoluo. Possui clara eficcia externa corporis. DL apenas no ttulo.

LC | LO LD MP | DL R Invaso de tema de LO por lei LC: constitucional. Invaso de tema de LC por LO: inconstitucional. Se LC = matria de LO Ento LC pode ser modificada por LO LC = LO

Processo legislativo clssico aquele mais fiel separao clssica dos trs poderes. Quatro fases: 1) Iniciativa 2) Discusso e votao 3) Sano ou veto 4) Promulgao e publicao 1) Iniciativa Poder de oferecer projeto de lei. Quem pode oferecer: Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. Trs categorias de iniciativa: a) Reservada: ocorre quando a CF reserva determinados assuntos iniciativa de lei de uma autoridade especfica. Exemplo: Art. 61, 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que [...]. [Estabelece assuntos exclusivamente reservados ao Presidente.] b) Vinculada: como uma iniciativa reservada mais forte. O poder sobre o momento, a oportunidade, limitado. Exemplo processo oramentrio: anualmente, h projeto de lei oramentrio, o qual apresentado em certo lapso de tempo. c) Genrica: incide sobre assuntos que no esto sob reserva de qualquer autoridade. Exemplos: direito penal, direito trabalhista, de famlia, ambiental. Assim sendo, todos os citados no art. 61 podem apresentar esse tipo de iniciativa? Sim: qualquer dos elencados na teoria, no texto. No: na prtica, por exemplo, um procurador-geral no apresenta projetos. Art. 67 disciplina limite ao poder legislativo Art. 67. A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do

Congresso Nacional. [No pode ser apresentado novo projeto rejeitado na mesma sesso legislativa.] Sesso legislativa = ano legislativo Art. 57., caput: O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. Legislatura: o 4 anos, um mandato. o 4 sesses legislativas. 2) Discusso e votao Nesse momento, pode ocorrer a emenda parlamentar: modificaes propostas pelos parlamentares. A emenda parlamentar pode ser: I. Supressiva: se destina a eliminar do texto do projeto determinado dispositivo. II. Aditiva: acrescenta ao projeto novos dispositivos (pargrafos, incisos, etc). III. Modificativa: altera redao de dispositivo j existente no projeto. O poder de apresentar projeto de lei diferente do poder de emendar. Este no absoluto, possui limitaes, como a pertinncia temtica.

19.08.11 Bicameralismo Repercute no processo legislativo. Duas espcies: a) Igual: ambas as casas tem iguais poderes no processo legislativo. Atuam de forma igual. b) Desigual: Uma casa prepondera sobre a outra. Sistema brasileiro: apresentam-se os projetos Cmara dos Deputados. (inclusive o Procurador-geral da Repblica, que no possui regra especfica. Seria mais vantajoso que se apresentasse ao Senado, mas na prtica sempre apresenta projetos CD). Observar art. 61 e 64 da CF. Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. Art. 64. A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tero incio na Cmara dos Deputados. [Os procuradores-gerais no possuem regra especfica, mas por hbito sempre iniciam pela Cmara dos Deputados.] A Cmara , por excelncia, a casa iniciadora do processo legislativo. O Senado apenas quando o projeto de lei de iniciativa dele prprio.

Art. 65. O projeto de lei aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao, e enviado sano ou promulgao, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Pargrafo nico. Sendo o projeto emendado, voltar Casa iniciadora. Exemplo de trmite iniciado pela Cmara dos Deputados:

Rejeio: Projeto vai para o arquivo

Casa revisora: Senado

Aprovao: Projeto vai sano ou presidencial

para veto

Casa iniciadora: Cmara


Hiptese do pargrafo nico projeto emendado: No exemplo, a Cmara no delibera de novo sobre o que j decidiu. A casa iniciadora delibera novamente apenas sobre as emendas da casa revisora. O juzo feito apenas sobre as alteraes feitas. Exemplo de projeto emendado:

2
3 E:4 E:5

O texto retorna do Senado com duas emendas. Se aprovadas as duas emendas pela Cmara, o projeto vai sano ou veto presidencial. Se rejeitadas as duas emendas, o texto puro da Cmara permanece e vai ao presidente para sano e veto, sem as emendas. Preponderncia da casa iniciadora que, na maioria das vezes, a Cmara.

Em LO, pode haver votao simblica (presena marcada).

Regimento prev verificao de votao nominal, atravs de votao eletrnica. A verificao pode ser pedida de hora em hora. Exemplo de uso: matria relevante, na qual h maioria que no quer aprovao; faz-se um requerimento para cancelamento. Negado, pede-se votao nominal. Regime de urgncia Art. 64. A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tero incio na Cmara dos Deputados. 1 - O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa. 2 Se, no caso do 1, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestarem sobre a proposio, cada qual sucessivamente, em at quarenta e cinco dias, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) 3 - A apreciao das emendas do Senado Federal pela Cmara dos Deputados far-se- no prazo de dez dias, observado quanto ao mais o disposto no pargrafo anterior. 4 - Os prazos do 2 no correm nos perodos de recesso do Congresso Nacional, nem se aplicam aos projetos de cdigo. Comentrios ao artigo: 1: Apenas o presidente pode pedir urgncia. Apenas para projetos de sua prpria iniciativa. O pedido de regime de urgncia simultneo ou superveniente apresentao do projeto. O presidente dispe da urgncia assim como pede, pode retir-la. 2: Chega o projeto com urgncia Cmara. Ela ter at 45 dias para votar. Transcorridos os dias, no se delibera mais nada da pauta (pauta trancada), vota-se apenas o projeto urgente. Medida provisria ou outras matrias com prazo constitucional definido no sofrem esse sobrestamento. O sobrestamento aplica-se sobre as deliberaes legislativas; as que no so, no esto sobrestadas. Exemplo: processo por crime de responsabilidade do presidente votado pela Cmara caso fosse deliberao sobrestvel, o presidente poderia encaminhar milhares de projetos urgentes para trancar a pauta e travar o processo. Da mesma forma ocorre no Senado. 3: Se o Senado emendar, a Cmara tem 10 dias para votar as emendas. Ultrapassados os 10 dias, sobrestam as demais deliberaes e vota-se as emendas. 4: O prazo suspende no recesso. (Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro.) No cabe urgncia em projetos de cdigo devido sua grande complexidade.

3) Sano ou veto Sano a) Concordncia, pela qual o presidente concorda com os termos do projeto de lei aprovado e encaminhado pelo Congresso. b) Por ela, o projeto de lei deixa de ser projeto ltimo ato constitutivo da elaborao de uma lei. Dois tipos de sano: I. Sano expressa, pela qual o presidente subscreve o projeto. Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que, aquiescendo, o sancionar. II. Sano tcita/implcita/por decurso de prazo: o presidente no se manifesta; o seu silncio significa sano. 3 - Decorrido o prazo de quinze dias, o silncio do Presidente da Repblica importar sano. Veto Manifestao de discordncia do presidente quanto a um projeto, impede que este vire lei. I. Veto absoluto (no existe no Brasil): no pode ser superado. II. Veto relativo: o projeto volta para uma nova deliberao, pode ser superado. O veto deve ser sempre motivado e justificado (motivo: inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico). 1 - Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. Pode ser classificado quanto a sua extenso: total ou parcial, que abrange texto integral de artigo/pargrafo/inciso/alnea. 2 - O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. No Brasil, o veto passvel de rejeio. 4 - O veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. A votao se d de modo secreto, e deve ganhar a maioria absoluta no Congresso e no Senado. O voto secreto do veto existe para proteger o parlamentar do Executivo (que pode, por exemplo, negar recursos para a regio do parlamentar como represlia). 5 - Se o veto no for mantido, ser o projeto enviado, para promulgao, ao Presidente da Repblica. [equivale a uma sano] 6 Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no 4, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais

proposies, at sua votao final. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) Na realidade, o veto acaba no sendo votado por longos perodos, muitas vezes anos. Torna-se um veto absoluto. O veto pode ser parcial: o projeto pode ser aprovado em partes.

4) Promulgao e publicao a) Promulgao: ato pelo meio do qual se altera a regularidade do processo legislativo. A quem cabe promulgar? Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; Mas: Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluda a votao enviar o projeto de lei ao Presidente da Repblica, que, aquiescendo, o sancionar. 7 - Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, nos casos dos 3 e 5, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. o Ocorre nos casos do artigo 66, 3 (sano tcita), 5 (rejeio do veto), pois revelam sua dificuldade em promulgar o projeto. b) Publicao: ato pelo qual se d conhecimento populao do texto da lei, sendo requisito para que a lei tenha efeito. 02.09.11 14 de outubro: prova Lei delegada Acelera o processo legislativo: o maior ator deixou a muito tempo de ser o poder legislativo. o Poder Executivo; a ele compete governar em primeiro plano. A plataforma com o qual se elegeu se d atravs das leis que baixa. Lei delegada art. 68 CF no pode ser matria de lei delegada: Caput: Ato legislativo elaborado, baixado pelo Presidente da Repblica, que para baixar a lei delegada, solicitar ao Congresso Nacional lhe delegue poderes para baixar a lei. No existe delegao legislativa ex officio de ofcio. O Presidente s pode delegar mediante provocao. O Congresso deve ser provocado para autorizar o Presidente. O Congresso Nacional no pode delegar ao presidente poderes para baixar a lei delegada sem que o presidente solicite. 1: o Competncia exclusiva do Congresso = decreto legislativo ou resoluo o Competncia privativa da Cmara dos Deputados: resoluo

2: estabelece parmetros para a delegao, condies para o seu exerccio. Resoluo que delega poderes no cheque em branco: estabelece limites ao Presidente da Repblica. A resoluo define, coloca limites ao poder legislativo delegado. o Fixao de prazo para baixar a lei delegada: geralmente fim da legislatura. o Contedo: a resoluo limita materialmente a lei delegada. o Fixa princpios a serem observados. 3: entre as condies impostas pela resoluo, pode haver uma que exige que a lei delegada, para ser baixada, deve ser aprovada pelo Congresso. A resoluo pode condicionar a imposio da lei aprovao pelo Congresso Nacional. nica hiptese em que se pode falar de projeto de lei delegada. o Votao nica; maioria simples. o Sem emendas; votao plebiscitria, sim ou no. O Presidente pode baixar vrias leis delegadas dentro da mesma resoluo, a no ser que a resoluo do Congresso diga que ele s possa baixar uma. A delegao no afasta o poder do Congresso de qualquer legislao sobre o assunto delegado. A lei posterior prevalece sobre lei anterior revogao.

Medida provisria Art. 62 11 de setembro de 2001: inseridos doze pargrafos no lugar do nico. Art. 62, caput: somente pode ser editada com pressupostos de relevncia e urgncia. Os pressupostos so requisitos necessrios e inafastveis da medida provisria. Como a nossa MP utilizada abundantemente, muito se discute se a MP de fato atende aos pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia. STF: urgncia e relevncia, a priori, so critrios de valor, passiveis de juzo subjetivo. Esse um assunto cuja avaliao cabe ao Presidente da Repblica em primeiro lugar. O primeiro avaliador o presidente, mas no de forma incontrolada esse controle, no entanto, do Congresso (5, art. 62). O Supremo s admite afastar MP por inconstitucionalidade quando for possvel, objetivamente, demonstrar lgica e racionalmente a ausncia dos pressupostos. o Exemplo: MP para entrar em vigor dois meses aps a publicao. Quando h vacatio legis para a publicao, naturalmente, a lei no urgente. Inconstitucionalidade. o 2005: MP reconhecendo a condio de ministro de Estado para o presidente do Banco Central. Questo submetida ao STF. Alguns ministros reconheceram a inconstitucionalidade por 50 anos, no foi necessria esse reconhecimento. No entanto, a maioria dos ministros reconheceu que no inconstitucional. O tempo no relevante. 1 inciso IV: A prtica diz que a pendncia at o veto ou a sano, a partir da cabe a MP. O limite final do prazo a manifestao presidencial, seja sancionando ou vetando.

2: Art. 150, inciso II, alnea b princpio da anterioridade. A lei que instituir ou majorar tributo s poder produzir efeitos a partir do incio do exerccio seguinte. Por exemplo, lei que institui tributos em 2009 s produz efeitos em primeiro de janeiro de 2010. Segundo o pargrafo 2, a MP que institui ou majora impostos s produz efeitos no exerccio seguinte se convertida em lei antes do final do exerccio, no mesmo ano.

Art. 246 CF Emendas editadas entre essa data (95-2001) no podem ser regulamentadas por medida provisria. A MP ser regulamentadora da EC quando passa a ser compatvel com o texto que alterou a constituio. 3: o Congresso tem 60 dias para transformar a MP em lei. Pode se prorrogar por mais uma vez, 60 dias. (60 prorrogvel por mais 60) A prorrogao automtica, nos termos do 7 da CF. Prazo mximo de vigncia da medida provisria: 120 dias, suspendendo-se o prazo nos recessos do Congresso mais 15 dias teis (se o Congresso aprova-la no 120 dia, 12) Cabe ao Congresso editar o decreto legislativo para dispor sobre o que ocorreu durante a vigncia da MP. Esse decreto no disciplina matria para frente, mas para trs. Decreto legislativo retroativo. Aplicao da lei para trs. 11: se estourou o prazo (60 dias) (exemplo: congresso rejeitou) e o Congresso no fez um decreto legislativo, os atos praticados e as relaes constitudas sob a vigncia da medida provisria permanecem vlidos. o Exemplo: MP disciplinando casamento entre homossexuais. MP cai por decurso de prazo. No perodo da MP, vrios homossexuais, com base na MP, contraram npcias. Os casamentos que ocorreram sob a vigncia da MP so vlidos.

11: como a prtica mostra que o Congresso no faz (quase nunca) o decreto legislativo, presume-se que os atos so vlidos. 2002: MP que estabelecia aumento para os auditores da Receita Federal. Caiu o prazo. Como ficam os pagamentos? Paga-se com ou sem aumentos? (irredutibilidade dos salrios) DL disciplina apenas para trs. Os pagamentos foram feitos de maneira correta? Os auditores tem que devolver o aumento Apenas os 4 primeiros pagamentos foram vlidos. 16.09.2011 6 do art. 62: estabelece mecanismos de sobrestamento para a MP. O sobrestamento serve para forar a votao. Tranca a pauta do Congresso. Instrumento de revogar a MP que tranca a pauta para desobstru-la. (acrdo 5) De incio, o sobrestamento pleno.

Em seguida, a prpria Cmara restringiu o sobrestamento quelas matrias efetivamente legislativas. Michel Temer (presidente da Cmara): e se o que for urgente e relevante for a aprovao de uma emenda constitucional? Poder constituinte derivado no legislativo, constituinte. Portanto, no se limita a MP. Lei complementar, ordinria que trata de DP, no pode MP, logo, pula MP. A MP somente sobrestar aquelas matrias e projetos de lei ordinria que disciplinam assuntos que podem ser vinculado por MP. Essa orientao ainda prevalece na CF e vrias MPs tm seguido esse regime trancamento de pauta flexvel. Aps os 45 dias, a MP tranca onde estiver. Possui mesmo regime de projeto de lei ordinria. Casa iniciadora, CD (8, art. 62). Todavia, procedimento preliminar: 9. 9 Caber comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Apenas duas vezes ocorreu reunio de comisso mista, em dez anos de lei de MP. Plenrio da CD delibera sobre a MP duas vezes: Primeira vez: 5 Constituio submete a um juzo prvio pelo Plenrio. Antes de votar o mrito, verifica-se se esto de acordo os pressupostos constitucionais. Duas votaes: pressupostos e mritos. Aps o texto ter voltado do Senado, a CD s vota o que o Senado alterou. Se a CD altera, o que vai ao Senado projeto de lei de converso, PLV. O que vai em vigor a MP do presidente, a parte do projeto de lei vai sofrendo alteraes. O Senado, se alterar, o texto volta CD. Se novas alteraes: PLV. Se o SF altera o texto da CD recuperando todo o texto do presidente (texto igual do presidente), o que volta MP. 12. Aprovado projeto de lei de converso (PLV) alterando o texto original da medida provisria, esta se manter integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto. Com alterao, vai para sano/promulgao pelo presidente da repblica. Contrario sensu, se o texto aprovado pela CD ou SF IGUAL ao texto editado pelo presidente, NO vai para sano e veto. A converso em lei ultimada pela promulgao da lei pelo presidente do Congresso. (quando o congresso aprova MP sem alteraes, a promulgao feita diretamente pelo presidente do congresso nacional texto igual que o presidente fez, no se devolve a ele. O presidente do congresso promulga.) Hiptese: resultado PLV. 1 ao 5, igual a MP. 6 ao 8, altera adicionando novos dispositivos. Vai para sano e veto. Pergunta: o presidente pode vetar TUDO ou somente aquilo que o Congresso mudou? O poder de veto sobre TUDO, total ou parcialmente. Poder de veto como qualquer projeto de lei. (No pode vetar PALAVRAS, mas alneas, incisos, etc dispositivos)

Encerrada unidade sobre processo legislativo.######## Poder legislativo Processo legislativo implica dilogo entre poderes. Estudo sobre a estrutura dos poderes. O poder legislativo brasileiro composto por duas casas: CD e SF sistema bicameral, desigual, na medida em que, em regra, o processo legis implica desequilbrio entre as casas. CD tem prevalncia sobre o SF, a casa iniciadora. Excees: proposta de emenda sobre a Constituio tem igualdade entre as casas vrios vais e voltas entre as casas at se aprovar um texto que ambas concordem. Classificao do sistema bicameral quanto sua natureza jurdica Bicameralismo federao. Ocorre em pases com federao. A casa mais alta tem relao mais direta/representativa das unidades da nao No verdade. H diversos tipos: Mais clssico: aristocrtico, composto por nobres. Exemplo: Inglaterra. Federativo: vrios pases que adotam o estado federal, os senadores so representantes dos governos estaduais. No se elege senador, ele membro do governo do Estado. O seu governo eleito pela assembleia legislativa. Representa mais seu estado que o seu partido. Brasil tem forte influncia, mas muitas vezes o Senador oposio ao governo de estado e muitas vezes acaba sendo mais forte que a vinculao estadual. Cmara alta se caracteriza pelo seu carter tcnico, composta por especialistas em diversas reas, de sorte a dar consistncia tcnica e cientfica ao processo legislativo, dando mais consistncia aos textos legislativos. Tentativa de equilibrar as duas vertentes. ustria. De moderao: a cmara alta no tem nada de relevante do que simplesmente criar limites e contrapesos cmara baixa. Elege-se um senado de modo que ele se contraponha a cmara baixa. Ocorre na Frana. SF contrapeso ao poder maior da cmara baixa. No h caracterstica prpria especial que define o perfil do Senado. Brasil em boa dose federativo, mas h elemento de moderao. Modelo hbrido. Eleio direta gera a caracterstica do modelo moderado sem o peso da caracterstica federativa. Esta a que prevalece, porm sem domnio absoluto. Poderes so independentes e harmnicos. Devem atuar de forma integrada mas um no se subordina ao outro. So independentes entre si, estruturas independentes do poder pblico. Essa independncia requer autonomias: 1) Autonomia de governo: no pode dirigir a cmara o Executivo, nem o SF. Os senadores escolhem quem dirige o senado, os deputados escolhem quem dirige a CD. Autonomia, autoadministrao. Art. 57, 4: Cada uma das Casas reunir-se- em sesses preparatrias, a partir de 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subsequente. Ocorrida a eleio, a

legislatura comea em janeiro. No dia 1 de fevereiro, h reunies preparatrias, com objetivos: o Posse dos parlamentares, o Eleio das mesas diretoras. Mandato de dois anos da mesa. Vedada reeleio para outro binio. Binio 97/98 e 99/00 de Michel Temer nova orientao, renovao, se submeteu s urnas, depois de novas eleies novo congresso. ACM se elegeu em 94, ia at 2002. 97/98, 99/00. Mesma orientao da Cmara... Renovao de parte do Senado... ltimo binio da legislatura 09/10, Michel Temer na CD e no SF Sarney. Reunies convocadas para primeiro de fevereiro de 2009. Terceiro ano da legislatura. Regimento interno Art. 51, III: regimento da Cmara. Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados: III - elaborar seu regimento interno; Art. 52, XII: regimento do Senado. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: XII - elaborar seu regimento interno; Art. 57, 3, II: regimento comum. Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. [Perodos de recesso parlamentar. No significa frias! No recesso, o parlamentar volta, teoricamente, sua base apara adquirir conhecimentos.] 3 - Alm de outros casos previstos nesta Constituio, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para: II - elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; O presidente do Senado no faz parte da mesa do Congresso. Art. 57, 2 - A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. Enquanto no for aprovada LDO, no h recesso. S se pode haver interrupo das atividades se aprovada LDO. Dispositivo que pressiona a aprovao da LDO. 3 - Alm de outros casos previstos nesta Constituio, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para: I - inaugurar a sesso legislativa; II - elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; III - receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar. [Adiciona-se: Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero

apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.] Comisses 1. Comisses permanentes: temticas; 2. Comisses temporrias: se extinguem com a ultimao de seu fim. Exemplo: CPI. Convocao Faltar convocao da comisso injustificadamente um crime de responsabilidade. Art. 57, 6 A convocao extraordinria do Congresso Nacional far-se-: I - pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do VicePresidente- Presidente da Repblica; Primeira hiptese, convocao extraordinria. uma convocao mais rara. Ocorre durante o recesso parlamentar. Exemplo: em janeiro, o congresso velho empossa o Presidente da repblica. II - pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 50, de 2006) Mais comum. Convocada pelo presidente da repblica, os presidentes das casas em conjunto, maioria (absoluta) em ambas. A convocao deve ser votada (para isso, o Congresso deve estar reunido, ou seja, antes de entrar em recesso). Art. 58, 1: estabelece a forma de composio das comisses. Como formada a comisso? Por proporcionalidade (dentro do possvel) em relao Plenria. Se um bloco ocupa 20% da Plenria, a comisso tambm ter 20% de membros desse bloco. comum a troca de vagas de comisses. Por bancada de partido ou bloco de bancadas de partidos. CPI 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Composio: tambm proporcional, como outras comisses. Trs tipos: CPMI (mista), dos Deputados, dos Senadores. Requisitos para criao:

1) Deve ser sobre fato determinado. 2) Prazo certo. Investigao com prazo, que no se estende para alm da legislatura. Pode-se prorrogar, desde que se estabelece novo prazo final. 3) Assinatura do requerimento por um tero dos membros da Casa/Congresso. (Um tero: direito de investigao da minoria.) A CPI no pode prender, mas possvel priso em flagrante. 30.09.11 Discusso: casas, separadamente / imunidades Senado Federal Casa que representa os estados federados. A federao do estado atenuada pois os sem so eleitos por voto popular, o que faz com que questes partidrias se sobreponham a quest~es estaduais. Resulta em certa falta de sincronia entre CD e SF. Art 46 Art 46, 1 Art. 46. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. 1 - Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Senadores, com mandato de oito anos. 2 - A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. 3 - Cada Senador ser eleito com dois suplentes. 2: estabelece a alternncia. Representao estadual no se modifica radicalmente de uma eleio para outra. Cada senador eleito com dois suplentes. Na ausncia do senador, seja por impedimento ou perda do mandato, assume o primeiro suplente. Muitos querem que tal regra seja mudada: na ausncia do senador, que ele fosse substitudo pelo segundo colocado na eleio. Colocaria um senador eleito democraticamente, ao contrrio de um suplemente desconhecido. O senador se elege com uma plataforma de ideias que reflete a opinio do seu partido. O suplente, em tese, mantm esse iderio. Se quem substituir for o segundo colocado da eleio, as ideias deste mandato sero claramente opostas ao do primeiro senador eleito. A ideia da suplncia privilegia o iderio partidrio. Roger: dificuldade em defender a tese do segundo colocado assumindo mandato. Questo em aberto. Suplentes so desconhecidos por falta de interesse do eleitor. Senador eleito pelo princpio majoritrio: ganha o candidato que obter o maior nmero de votos dentre os demais. Esse sistema tambm se aplica eleies para o poder Executivo, com uma diferena: se o candidato no possui maioria absoluta (mais de 50 percent), h necessidade de um segundo turno. Na eleio para senador, no ocorre isso. O candidato com maior nmero de votos, ainda que no seja maioria, eleito. (fato mais comum que ocorre) Atribuies do senado art. 52

Inc 1 e 2: importantes atribuies Inc III: Senado deve aprovar a indicao para s depois ser nomeado. Votao pblica e secreta. Magistrados (min do STF STJ, STT, STM) min do TCU, territrios (artigo fantasma, no h territrios). Alnea: f: diretores de agencias reguladoras, por exemplo. IV: embaixadores. Neste caso, a arguio tambm secreta. Votao secreta: razes para que haja nestas circunstncias Exemplo: se fosse aberta, e o SF tivesse que deliberar sobre um ministro. Terminada a votao, o min sabe quem votou contra ele. Anos depois, um senador denunciado. A denncia cai com o ministro que ele votou contra. Como avaliar a iseno do ministro em um caso como este? Votao aberta permite que os eleitores saibam em quem os senadores votaram. bom para que os eleitores saibam a atuao dos seus elegidos. Por outro lado, a abertura inibe a atuao do senador. Voto secreto permite a nossa liberdade de escolha, permite que no sejamos controlados e retalhados pela escolha. Segue a mesma lgica. Embaixador: sesso secreta. Em misso diplomtica, as informaes so sempre muito sensveis. Vide mensagens dos EUA no Wikileaks e a repercusso que teve no mundo inteiro. Informaes que, expostas, levam a srios problemas diplomticos. Prximos incisos: dizem respeito a operaes financeiras. Cmara dos Deputados rgo que representa o povo. Caput do art 45 X caput do art. 46. Art. 51: estabelece as atribuies da cmara. No so muitas em relao s especficas do SF; a mais especfica a competncia da cmara para autorizar o processamento por crime de responsabilidade. Composio da Cmara Art. 45. A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. 1 - O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. A constituio no diz quantos so os deputados. A LC que define. No entanto, estabelece limites LC: a) Deve ser proporcional ao tamanho da populao b) Nenhum estado poder ter menos de 8 deputados ou mais de 70. Esses limites geram uma distoro constante da representao na CD. Rondnia, com 100k habitantes, elege 8. SP, com 40 milhes de pessoas, elege 70. 70/40.000.000: SP

8/100.000: RO Eleitores super-representados (RN) e supra representados (SP). Violaria a isonomia e paridade de representao dos Estados. Na representao da populao, h deformao, que decorre dos parmetros mnimos e mximos que a prpria CF estabelece. Por outro lado, se preservada o regime isonmico, os estados mais ricos possuem maior vantagens financeiras e tributrias. 2: norma vantagem. Eleio se d por sistema proporcional. Duas premissas: Clculo de diviso: N eleitores/n de cadeiras (vagas) Exemplo: 50000 eleitores/10 vagas = 5000 quociente eleitoral. 5000, o quociente eleitoral, o nmero de votos necessrios para obter UMA vaga. A cada 5000 votos, vale uma vaga. Um partido no luta para ganhar de outro partido. O partido luta para ganhar 5000 votos. (por isso, o sistema proporcional incentiva a criao de partidos) Partidos polticos: sist. Proporcional s faz sentido com partidos. O voto , sobretudo, atribudo a partido poltico. Listas abertas: o partido apresenta uma lista de candidatos nos quais as pessoas podem votar em qualquer um ou na legenda. Verifica-se quantos votos o par tido obteve (legenda mais candidatos). Depois, verificam-se quantas vezes o partido fez o quociente eleitoral. Digamos, fez 2 vagas. Logo, os dois primeiros candidatos mais votados da nominata ganham a vaga, e os seguintes so suplentes. Exemplo: A = 20k = 4 B = 10k = 2 C = 5k = 1 D = 15k = 3 Coligao: funciona como se fosse um partido. Calcula-se os votos da coligao e distribui-se as vagas. Outro risco: voto de legenda. Votei na legenda A, mas o voto vai para o partido B, da mesma legenda. Outro risco exemplo; Enas Carneiro, fez 1 milho e meio. Podia eleger 7 deputados. Elegeu ele mesmo e mais 5 (um deles, uma pessoa com apenas 200 votos). O PRONA teve um milho e meio de votos. Na CF, bancada de 6 deputados. Em 2004, havia 2 deputados os outros foram para outros partidos. Ou seja, os votos de um elegeram 6. Com o deputado Tiririca houve algo semelhante. Mas, ele, membro do PR, era membro de uma coligao, e elegeu diversas pessoas com seus votos. Em 2007, isso mudou: clculo feito a partir do voto do partido. Portanto, se o parlamentar eleito sai do partido, ele ABANDONA o voto. Abandona-se o voto, ele renuncia, porque voluntrio (no h perda do mandato, h renncia). Os votos ficam no partido. E quanto a candidatos que fazem nmeros imensos de votos e carregam outros eleitos com eles? Mesmo essa pessoa que extrapolou o QE, se sai do partido, sai do mandato.

O STF foi colocado numa situao complicada. E se o partido mudar o programa? O sujeito eleito defende um programa velho? Nesse caso, pode-se trocar de partido, pois o partido foi infiel aos seus eleitores. (os partidos mudam, por isso, num perodo em que ningum pode sair. 6 meses antes da eleio se o sujeito sai do partido, no pode concorrer eleio) Segunda hiptese: o eleito perseguido pelo partido. Perseguio poltica tambm permite a troca de partido sem perda de mandato. TSE, terceira hiptese para sair do partido licitamente: criao de novo partido. Deve ser criado antes de 7 de outubro, para que as pessoas possam trocar antes do fim do perodo para filiao (aps, as pessoas ficam fora da eleio do ano que vem). Por isso a correria do PSD para ser criado. O Brasil padece de um mal chamado de multiplicidade de partidos. impossvel para que um governo trabalhe com 20 partidos. Tem que negociar com partidos demais. necessria uma redefinio disso. Por isso, o sistema proporcional puro deve ser mudado. Esse sistema incentiva a criao de partidos. Nas eleies majoritrias, o nmero de candidatos menor. Segundo ponto. Sistema de listas abertas cria um ambiente autofgico nos partidos. Exemplo: Bahia, ACM. Ele possua uma enorme influncia nas eleies da Bahia. O partido dele, no mnimo, criava uma bancada de 25 deputados. Todos queriam coligar com o seu partido. Como se dava a briga pelo voto: no era PFL contra outros partidos, mas PFL contra ele mesmo. Gera um sistema autofgico em que os integrantes trabalham contra outros do mesmo partido. Isso enfraquece o partido, gera rachas. A disputa internalizada. Aps a eleio, h processo conflitivo deflagrado. O sistema proporcional mais adotado no mundo no esse apenas 4 ou 5 pases adotam. O modelo mais adotado o de lista fechada. Eleio s em voto de legenda. A ordem de acesso s vagas predefinida nas listas. A briga estar na feitura das listas. Isso fortalece o partido e o programa. Sistema proporcional fomenta partidos. Para o governo ter sucesso, ele precisa construir maioria parlamentar. Para cooptar, lana mo de instrumentos que tem (ou que no tem...). Num sistema invertido logicamente, em que a maioria parlamentar forma o governo, esse problema no existe. Nem sempre a quantidade de votos redonda. Existem sobras. A = 19 = 3 B=7=1 C=6=1 D = 18 = 3 Sistema das maiores sobras: o partido que tiver as maiores sobras, leva as vagas. Sistema adotado no brasil: sistema das maiores mdias A = 19/3 mais 1 = 4750 B = 7/ 1 mais 1 = 3500 C = 6 / 1 mais 1 = 3000 D = 18 / 3 mais 1 = 4500 Vaga para o partido A. Segunda vaga, repete-se o processo, somando a nova vaga que A ganhou na diviso. Aquele com o maior nmero ganha a vaga.

[consultar texto de TGE sobre sistemas eleitorais] Imunidade parlamentar Para o poder legislativo ser independente, no basta que as casas sejam independentes. No basta que tenham autonomia. Para ser independente, o parlamentar deve ser independente. Para isso, ele tem constitucionalmente assegurados algumas prerrogativas e impedimentos. A CF lhe d algumas prerrogativas e incompatibilidades que o cidado comum no tem. Imunidades parlamentar: a) Materiais: aquelas que recaem sobre a conduta do parlamentar. Afastam o carter de ilicitude da conduta do parlamentar. Art 53 caput total independncia para que o parlamentar defenda seus pontos de vista sem que corra o risco de ser intimidado por processos, justamente para que tenha sua palavra, seus ideias prestigiados, discutir sem sofrer esse tipo de risco. Limites: vinculao, ainda que reflexa, da conduta com a atividade do mandato. As manifestaes do parlamentar, nas suas atividades privadas (acrdo), no tem relao com o mandato. Vinculado com o mandato, o STF entende como relevante. Pode ser processado na esfera parlamentar. Discusses no congresso (vossa excelncia uma anta) propiciam processos dentro da esfera parlamentar. b) Formais: prerrogativas processuais do parlamentar - no afastam a ilicitude de nenhuma conduta mas estabelecem prerrogativa no andamento do processo. Prerrogativa de forno: 1 Os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) Esfera criminal. Julgamento no seu estado: nele em que h maior nvel de simpatia e antipatia. Em nenhuma dessas ambas hipteses h iseno. No STF, h, ao menos, maior iseno poltica. Deixou de ser deputado, o processo vai vara comum. 2 Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso [de ser preso], os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. o 2006: governador de Rondnia estava sendo influenciado pelos seus deputados (apara governar, voc precisa nos dar uma ajuda...). O governador utilizou uma cmera escondida. Flagrante, todos estavam envolvidos. Foi direto para o STF. Deputado requereu habeas corpus no STF e ganhou. STF indeferiu o processo por estar viciado. o E quando um deputado tentar roubar meu carro? Prender no pode, voz de priso no pode. Uso de fora prpria (CC) a lei permite pode legtima defesa.

07.10.11 Art. 53. Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. 3 Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) Ou seja, o processo foi invertido: Original, pr-emenda: enquanto no houvesse deliberao na casa legislativa, estaria suspenso o processo. Atual, ps-emenda: a casa legislativa delibera para suspender. O processo ordinariamente tramita. O poder da casa o mesmo, mas ela pode suspender a tramitao do processo. Questes: 1) Recebida a denncia: momento que a denncia entra no protocolo do Supremo. O fato de que algum apresentou uma denncia no quer dizer que o STF a recebeu. Receber uma deciso do STF. No processo criminal, o juiz tem uma deciso preliminar em que ele recebe ou no recebe a denncia. O CPC estabelece pressupostos da denncia criminal. O juiz examina se os pressupostos esto presentes. Se sim, recebe a denuncia e d incio ao processo penal. Se no, arquiva a denncia por ausncia dos pressupostos; no conhece da denncia. Procedimento de sustar s ocorre APS o STF receber a denncia. Quando recebe, encaminha comunicao casa a que pertence o parlamentar. A sim a casa passa a deliberar sobre a sustao do processo. 2) Poder de sustar o processo somente se encontra presente para os crimes cometidos aps a diplomao. [Diplomao ato prvio posse, feito pela Justia Eleitoral, que divulga resultados, convoca eleitos e confere diplomas. O diploma o instrumento que o eleito apresenta casa para tomar posse.] Essa regra vale para crimes praticados aps a expedio do diploma. Ou seja, contrrio senso, se o crime for praticado antes da expedio do diploma: o processo pode at estar em curso; eleito o parlamentar, o processo at vai para o STF mas a casa no pode suspender, pois foi crime ocorrido antes da diplomao. Prerrogativa do 3 no vlida. 3) A casa legislativa, para sustar o processo, deve ser provocada. Somente poder submeter votao (que deve ser aprovada por maioria absoluta) se for provocada por partido poltico com representao na prpria casa, ou seja, que tenha parlamentares naquela casa. Casa legislativa s poder usar a prerrogativa se um partido poltico provoc-la. 4) Desde a insero desse dispositivo, nunca um partido poltico requereu a deliberao para que se sustasse o processo criminal. Nenhum partido se exps a esse ponto, de pedir que a Cmara suspenda o processo criminal. Dez anos da EC, e esse dispositivo nunca foi praticado. No h jurisprudncia a respeito.

4: O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001). O requerimento do partido foi apresentado. Abre-se um prazo de 45 dias, dentro do qual dever haver a deliberao. Pergunta: o que ocorre se a casa no deliberar nos 45 dias? Passam-se os 45, sequer foi colocado em questo. O que ocorre? Doutrina o nico norte nessa questo, j que no h jurisprudncia a respeito. Diviso da opinio dos autores: Maioria: 45 dias um prazo que, se esgotado, a casa legislativa perdeu a chance. Abre-se uma janela para que a casa exera a prerrogativa. Se no o fez, decaiu o prazo, morreu. Minoria: no a interpretao nica; o partido poderia ir ao STF e pedir o direito de ter o pedido votado, o STF determinaria que a casa votasse. Direito violado. No h jurisprudncia a respeito do tema, indefinio. 6 Os Deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) Imunidade material. Se o deputado for convocado para depor, ele pode no ir, ou ficar calado no obrigado a dizer sobre as informaes que recebeu no exerccio do mandato, nem sobre quem lhe repassou ou pra quem repassou informaes. Sigilo de informao, sigilo de fonte. Sigilo profissional do parlamentar, que no um dever, um direito. 7 A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, depender de prvia licena da Casa respectiva. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) Para que um parlamentar seja convocado a se juntar s FA, precisa de licena da sua casa. Floriano Peixoto: em funo de parlamentar que era seu feroz opositor, o convocou para se juntar s FA, para de que alguma maneira arrefecesse seus nimos contrrios ao governo federal. Mote antigo desse preceito constitucional. Getlio Vargas tambm utilizou esse dispositivo. Sanfran era oposio do regime. Vrias manifestaes contrrias ao golpe de 30. Ocorre a 2 GM, com a participao do Brasil contra o eixo. Ao convocar membros que comporiam a FEB, GV convocou a diretoria do CA XI de Agosto. [Livro: Geraldo Vidigal, Aprendiz de Liberdade]. Esse tipo de expediente era usado poca. No que diz respeito aos parlamentares, foi possvel incluir essa clusula que impede a inibio dos parlamentares convocando-os para as FA.

8 As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que

sejam incompatveis com a execuo da medida. (Includo pela Emenda Constitucional n 35, de 2001) Imunidade durante estado de stio. S para casos incompatveis com o estado de stio.

Incompatibilidades e vedaes aos deputados e senadores (art. 54) Art. 54. Os Deputados e Senadores no podero: I - desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; No pode firmar contrato com empresas pblicas. Um parlamentar pode utilizar servios de telefonia, energia, Banco do Brasil? Pode, desde que as clusulas do contrato sejam uniformes. No pode ter um contrato especial por ser deputado ou senador; deve ter os contratos que um cidado comum tem. b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades constantes da alnea anterior; Ad nutum a qualquer tempo. O deputado no pode, depois da diplomao, exercer cargo pblico, efetivo ou comissionado. No pode ter emprego numa concessionria de servios pblicos (exemplo: trabalhar na TIM). II - desde a posse: a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; Caso tpico: no pode ser dono ou trabalhar em emissora de TV, por exemplo. c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a"; Parlamentar advogado: Se qualquer uma dessas for parte em processo, no pode ser advogado nesse processo. Se o parlamentar advogado, pode advogar durante o exerccio do mandato, mas com essa restrio. d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. No pode ser deputado e prefeito ao mesmo tempo, por exemplo.

Art. 55. Perder o mandato o Deputado ou Senador: I - que infringir qualquer das proibies estabelecidas no artigo anterior; Todas essas vedaes do artigo 54, se violadas, sujeitam o parlamentar perda do mandato.

II - cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; Causa que mais gera denncias, portanto, a mais polmica. III - que deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada; Parlamentar que falta muito. IV - que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; Perda de direitos polticos. V - quando o decretar a Justia Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituio; A Justia Eleitoral muitas vezes decide sobre a licitude da eleio aps a posse. Se decidir que a eleio foi ilegal, obviamente o parlamentar perde o mandato. Art. 55, 1 - incompatvel com o decoro parlamentar, alm dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas. Estabelece ou procura esclarecer o que seria conduta incompatvel com o decoro parlamentar. O regimento pode estabelecer outras condutas, alm da CF. Ocorre quando o parlamentar abusa das suas prerrogativas, quando recebe vantagens indevidas. 2 - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. Deciso pelo plenrio da Cmara ou Senado nos casos dos incisos I (proibies do 54), II (decoro) e VI (condenao criminal com sentena transitada em julgado). Voto secreto: para que o parlamentar no tente se vingar daqueles que votaram contra ele. Condenao criminal causa de perda de mandato. Mas, nas trs hipteses, deve ser decidido por maioria absoluta. Exemplo: caso do mensalo, o parlamentar era absolvido porque no se formou maioria absoluta. Como se inicia o processo de perda de mandato? Corre no Conselho de tica. S pode dar incio representao: Mesa Diretora; Partido poltico com representao no Congresso. O julgamento feito em plenrio. Ele o rgo julgador, portanto ele que afere se o parlamentar cometeu ou no a infrao. Afere se deve ser cassado; examina se houve incompatibilidade com o decoro, se violou suas vedaes, etc. O parlamentar pode dizer: lamento muito, mas os fatos imputados a mim estavam fora do meu mandato, foram fatos que cometi quando era cidado comum. STF: quem avalia se houve ou no violao do decoro da casa legislativa. Se o STF examinar, o STF ser a Cmara, invadindo a competncia da Cmara. Como essa uma atribuio judicial da casa legislativa, o STF no pode se substituir casa. Precedente da absolvio: Jaqueline

Roriz. Precedente da condenao: morte da deputada por seu suplente na dcada de 90. Instaurado o processo, corre no Conselho de tica. rgo que coleta provas e aprova um parecer (no julgamento, que do Plenrio). Conselho de tica no CPI. A CPI tem poderes de investigao de autoridade judicial. Conselho de tica no quebra sigilo, no pode convocar testemunhas, etc. No tem a mesma fora de uma CPI. Caso - PTB: encaminhou pedido para desistir do processo, no tinha mais interesse em processar Jos Dirceu. Com isso, a Cmara teve de decidir se era legtimo ou no a desistncia (se gera arquivamento ou no). Questo tambm levada ao STF. Tanto a Comisso de Justia quanto o STF decidiram: a denncia apresentada indisponvel, ou seja, o partido no pode dispor. Se o partido entendeu que houve violao, no pode desistir. Interesse do PARLAMENTO em verificar a conduta indecorosa. Prevalece o interesse do parlamento ou da mesa. Apresentada a representao, ela ocorre at o fim. Trabalho do Conselho de tica tem prazo: 90 dias. Faltando 10 dias, surgiu uma denncia dura contra Jos Dirceu. Este requereu provas de rplica. Como estava no fim do prazo, o relator indeferiu o pedido, dizendo que o Conselho de tica infelizmente no tinha mais tempo de fazer convocaes. O deputado Jos Dirceu impetrou mandado de segurana violao do direito de defesa. Nesse momento, o Conselho de tica indeferiu o pedido, votou o parecer pela condenao, votou-se a sesso plenria (18h quarta), s 14h reunia-se o STF para deciso do mandado de segurana. Conselho de tica defendeu-se: requerimento protelatrio, no tem poderes de autoridade judicial, por isso no poderia alocar provas de acusao no como a defesa como em um processo normal. Cinco ministros concordaram com essa tese. Seis ministros entenderam que a falta de contraprova violava a ampla defesa. Desses 6 ministros, cinco apresentaram soluo diferente: disseram violou direito de defesa, portanto, estende-se o prazo para que o parlamentar possa apresentar provas de refutao. Um ministro (desses 6) decidiu para a anulao daquela prova, suprimindo do parecer do Conselho de tica todas as referncias quele depoimento. Resumindo: os 6 ministros votaram para violao do direito de defesa, mas um divergia da soluo (para anulao da prova). Venceu a tese da violao do direito de defesa. O 11 ministros votam novamente, desta vez entre anulao da prova ou extenso do prazo da defesa: 6 votaram para anulao da prova (5 que julgaram a favor do Conselho de tica mais aquele nico ministro que sugeriu anulao). A ampla defesa acabou por determinar a anulao da prova, e determinou que o deputado podia apresentar contraprovas. Apesar do julgamento favorvel, nesse mesmo dia, o deputado Jos Dirceu foi cassado. Foi cassado mesmo assim, pois aquela no era a nica prova. (exemplo de outra prova do processo: depoimento de Roberto Jefferson). 3 - Nos casos previstos nos incisos III a V [faltar sesses, suspensos direitos polticos, decretado pela JusEleit], a perda ser declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. Sutil mas importante comparar os pargrafos: 3: perda declarada pela mesa meramente formal, declaratria. 2: perda decidida pela Casa.

No caso do 3, sequer necessita de provocao. Meramente formal. Caso: Senador eleito pelo Amap, Joo Capiberibe, opositor local a outro senador do AP. Joo foi condenado perda do mandato por compra de votos (tambm a sua esposa). STF no deu ganho de causa a ele e encaminhou comunicado indeferindo recurso. Renan Calheiros, na sesso seguinte, cumpre a deciso de perda do mandato que o STF exigiu. No dia seguinte, Joo faz uma MS no me foi garantida ampla defesa. Relator: Marco Aurlio, no mesmo dia defere a medida. Joo volta com a medida e volta a ser o senador. A mesa lhe d 5 sesses para que possa apresentar sua defesa, que apresentou. Depois, foi cassado mesmo assim. O procedimento, que era pra ser protocolar, foi confundido com ampla defesa. Roger: a contradio do dispositivo proposital. Condenao criminal transitada em julgado gera condenao dos direitos polticos (Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos). Art. 55 esto elencadas entre as causas de perda de mandato: condenao E perda de direitos polticos (inc IV e VI). IV - que perder ou tiver suspensos os direitos polticos; VI - que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado. Se a condenao criminal gera perda de direitos, como so duas hipteses diferentes para perda de mandato? Por condenao criminal inciso VI. Ou seja, algum pode ser absolvido e manter o mandato, mesmo com os direitos polticos suspensos. Processos cveis (crimes administrativos) inciso IV. Perda do mandato por decoro gera perda dos direitos polticos? No. A nica pena que a CF comina para incompatibilidade com o decoro a perda do mandato. LC 64: regulamenta o 9 do art. 14 da CF. Diz que o parlamentar cassado, com perda de mandato, fica 8 anos inelegvel. Lei da inelegibilidade impe a impossibilidade de concorrer nos prximos processos eleitorais. 4 A renncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar perda do mandato, nos termos deste artigo, ter seus efeitos suspensos at as deliberaes finais de que tratam os 2 e 3.(Includo pela Emenda Constitucional de Reviso n 6, de 1994) O parlamentar via se tinha chance ou no de escapar. No dia da sesso de julgamento, renunciava. Perdeu o mandato, perdeu o objeto, acabou o processo. Era uma forma de fugir da inelegibilidade. Com o 4: aquele que renunciar durante o processo, sua renncia no produz efeitos. Mensalo: parlamentares comearam a renunciar (aprox. 5) antes de iniciado o processo, portanto no foram cassados e no ficaram inelegveis. Voltaram na prxima eleio.

Ficha limpa: aquele que renuncia para escapar incorre em inelegibilidade. Caso Joaquim Roriz, Jader Barbalho. A lei, no entanto, no pode retroagir. Em discusso no STF (tambm em discusso a anualidade das mudanas no processo eleitoral).

04.11.11 Art. 56. No perder o mandato o Deputado ou Senador: I - investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, Secretrio de Estado, do Distrito Federal, de Territrio, de Prefeitura de Capital ou chefe de misso diplomtica temporria; Nesses casos, o parlamentar pode exercer funo no Executivo sem perder o mandato. Em cargo municipal, pode apenas se for secretrio de municpio que seja capital, caso contrrio, no pode. II - licenciado pela respectiva Casa por motivo de doena, ou para tratar, sem remunerao, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento no ultrapasse cento e vinte dias por sesso legislativa. O parlamentar licenciado no perde mandato se estiver em: Licena por doena; Licena por assuntos particulares, no mximo 120 dias por sesso legislativa. 1 - O suplente ser convocado nos casos de vaga, de investidura em funes previstas neste artigo ou de licena superior a cento e vinte dias. O suplente assume nos casos de: Vaga (renncia, morte, cassao); Parlamentar virou secretrio de estado, etc. Licena (qualquer uma das duas licenas, mais de 120 dias, implica posse do suplente). 2 - Ocorrendo vaga e no havendo suplente, far-se- eleio para preench-la se faltarem mais de quinze meses para o trmino do mandato. Se no h mais suplentes, a regra eleio. Se faltar menos de 15 meses para o fim do mandato, a regra ficar vago. Situao complicada: houve casos em que isso foi cogitado (exemplo: Joaquim Roriz, senador recm-eleito, no possua nem um ano de mandato de senador. Cogitou-se sua renncia e, junto com ele, a de seus dois suplentes. Renunciando todos, haveria nova eleio, com o novamente candidato Joaquim Roriz. Um dos suplentes disse que no sairia [Gim Argello, PTB-DF]. Se ocorresse o fato dos trs sarem, haveria nova eleio para senador no DF). 3 - Na hiptese do inciso I, o Deputado ou Senador poder optar pela remunerao do mandato. Caso do parlamentar no Executivo. Se investido no cargo de ministro ou secretrio do estado, pode optar pelo vencimento desses cargos ou continuar com o de parlamentar. Geralmente optam pela remunerao maior, dependendo do cargo.

Poder Executivo Segue a linha do modelo de Montesquieu. Ou seja, o Poder Executivo tem um nico titular. exercido por apenas uma nica pessoa (Art. 76. O Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado.). Ministros de Estado no exercem o Poder Executivo, apenas auxiliam. O Poder Executivo possui diversas funes. Do ponto de vista poltico: Chefia de estado, chefia de governo, chefia da administrao. No Brasil, como em todos os pases com modelo de Montesquieu, exercido pela mesma pessoa, o presidente. Essas funes tm um pouco de contraditrio: o Chefia de Estado: suprapartidria. o Chefia de governo: parcial, partidria, com posicionamento de partido especfico. o Isso gera impasses; o presidente acaba tendo de ser ao mesmo tempo imparcial e parcial. Chefe de Estado, representante do pas e ao mesmo tempo representante de partido. Muitas vezes isso gera impasses, crises de conscincia esquizofrenia do chefe. o Chefe de Estado tem as funes mais graves do Estado. Ao menos, no necessita us-las sempre, como o estado de stio e de guerra. Faz a garantia da democracia, da Constituio. Muito diferente do chefe de governo, que o defensor da opinio majoritria que ganhou a eleio. Um representa o todo, outro representa a parte. o Montesquieu: liberal, logo, modelo liberal. Quanto menos governo, melhor. A funo do chefe de governo, portanto, deve ser mnima. Estado ausente ou que pouco intervm. Chefe de Estado mais que chefe de governo. o Funo de governo passou a ganhar relevo muito depois de Montesquieu (sculos XIX e XX). Surgimento de partidos polticos que divergem ideologicamente, que passam a defender interveno do Estado no domnio econmico-social. Pra Montesquieu, isso arbtrio.

Eleio do presidente da Repblica Artigo 77: disciplina a eleio do presidente. Art. 77. A eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica realizar-se-, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no ltimo domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do trmino do mandato presidencial vigente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 16, de 1997) Estabelece as datas das eleies presidenciais. Estabelece eleio majoritria; diferentemente das eleies para Senado, possui dois turnos. Juscelino: 30% dos votos a favor x 70% em outros candidatos, ou seja, maioria contra JK. poca tumultuada, a ponto de o exrcito intervir para garantir a posse de JK, liderados pelo General Lott.

1 - A eleio do Presidente da Repblica importar a do Vice-Presidente com ele registrado. Pargrafo que pode parecer bvio, mas no . At a eleio de 46, eleio de presidente e de vice era separada. Isso gerava presidente de um partido e vice da oposio. Vice como sujeito que estava sempre articulando a queda do presidente. No Brasil, a figura do vice-presidente fundamental, desde o inicio da repblica. Desde a vigncia da ltima repblica, dois casos de vice que assumiram (Sarney e Itamar). Marco Maciel e Jos Alencar presidiram por mais tempo que Jnio Quadros presidiu, o que considervel. Para resolver esse problema, adotou-se o sistema simples. Elegese o presidente, elege-se o vice, registrado com ele. Ambiente mais amistoso e harmnico entre presidente e vice. 2 - Ser considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido poltico, obtiver a maioria absoluta de votos, no computados os em branco e os nulos. Regra da maioria absoluta. 3 - Se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio em at vinte dias aps a proclamao do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos vlidos. At 20 dias (bobagem, parte revogada na prtica. O caput do artigo 77 oriundo da emenda 16, mas esta emenda s mudou o caput, no mudou o 3. Caso de revogao tcita, como a do governo dos territrios). Ganha a eleio aquele com a maioria dos votos vlidos. 4 - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao. Se um dos candidatos falecer, renunciar ou for impedido legalmente, o terceiro lugar se classifica para o terceiro turno. 5 - Se, na hiptese dos pargrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votao, qualificar-se- o mais idoso. Em caso de empate (no primeiro turno), classifica-se o mais idoso. CF no diz o que acontece em caso de empate no segundo turno. Quem fala o cdigo eleitoral o mais idoso. [Vargas no tinha maioria parlamentar e no queria comprar apoio. Queriam retir-lo do poder denncias feitas. Soluo de Vargas: suicdio e jogar a populao contra o Congresso. Suicdio inverteu a lgica. O sistema, at hoje, o mesmo. Renncias, crises, impeachment os problemas so os mesmos. Modelo de Montesquieu impede o governo, mas possumos uma CF ultraintervencionista.]

Artigo 78: trata da posse; aps presidente eleito, portanto. Art. 78. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a

Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil. Texto do juramento. Posse se d no dia 1 de janeiro do ano seguinte da eleio, perante o Congresso Nacional. No recesso? Sesso extraordinria, convocada pelo presidente do SF (art. 57). Sesso conjunta, neste caso. Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 50, de 2006) 6 A convocao extraordinria do Congresso Nacional far-se-: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 50, de 2006) I - pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; Pargrafo nico. Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago. Exemplo: dez dias para o presidente aparecer e no aparece. Cargo declarado vago. Quem declara o cargo vago? TSE? STF, Congresso, o papa? Se o presidente presta compromisso perante o Congresso Nacional, logo, quem atesta o Congresso Nacional. ele o responsvel pelo cargo vago. Tambm afere o motivo de fora maior por exemplo, presidente foi sequestrado. Congresso Nacional quem avalia se d ou no a posse.

Artigo 79: sobre o vice-presidente. Art. 79. Substituir o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-, no de vaga, o Vice-Presidente. Diz coisas bvias e no bvias. bvio: na falta, quem assume o vice. Mas o texto sutil, usa substituir e suceder. Qual a diferena? A vacncia permanente, o impedimento provisrio. A substituio sempre provisria, a sucesso permanente. Impedimento: presidente viaja, tira licena por doena, causas temporrias de afastamento; , portanto, impedimento. O vice assume a titulo de substituio. Quando o presidente morre, renuncia, cassado: a presidncia est vaga. Em caso de vacncia, o vice sucede. Pargrafo nico. O Vice-Presidente da Repblica, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliar o Presidente, sempre que por ele convocado para misses especiais. Atribuies ao vice so feitas por matria complementar. As atribuies do vice so: substituio e sucesso, aquilo que LC conferir e misses especiais atribudas diretamente pelo Presidente da Repblica. Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o

Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Caso em que faltam o presidente e o vice. Linha sucessria. Raramente utilizada, mas acontece. Janeiro de 2002, FHC tinha compromissos. Seu vice, Marco Maciel, era prcandidato ao SF. A lei eleitoral diz que assumindo cargo de chefia do Poder Executivo seis meses antes do pleito, o candidato fica inelegvel. Marco Maciel viajou junto com FHC. Assume ento o presidente da Cmara, Acio Neves, candidato ao governo de Minas Gerais, ou seja, estaria inelegvel se subisse chefia do Executivo. Viajou com a comitiva. Presidente do SF (Ramez Tebet), candidato reeleio no SF pelo MS. Viajou com o presidente. Assumiu o ministro Marco Aurlio de Mello, presidente do STF. Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga. Se houve vacncia do presidente e do vice, quem assume no assume para sempre. Assume por um certo prazo, at que se realize a nova eleio. No h exatamente sucesso, algo provisrio. 1 - Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. O texto, na verdade, combinao do caput mais 1, apresenta diviso de regimes. Se a dupla vacncia ocorre no primeiro binio, a eleio deve ser feita 90 dias aps a vacncia (eleio direta, habitual). Mas se a dupla vacncia ocorre no segundo binio, a eleio feita em 30 dias, de forma indireta pelo CN, na forma da lei. Caso: 2005, segundo binio, CPI dos correios, depoimento do publicitrio Duda Mendona, que fala da famosa conta Dusseldorf, pela qual recebeu parte do pagamento da campanha presidencial. Aps seu depoimento, nos jornais comearam a cogitar impeachment. Fato que o impeachment, por esse motivo, no contaminaria somente o presidente, mas tambm o vice (ambos eleitos com o trabalho do publicitrio). Ou seja, no segundo binio, vacncia dos dois cargos, assumiria o presidente da Cmara. Nessa poca, era Severino Cavalcanti. Ficaria no mximo 30 dias para depois haver eleio indireta, disciplinada em lei. Na forma da lei, que lei? Sem a lei, Severino fica ou sai? nica lei que o Brasil tem sobre esse assunto a Lei 4321 de 1964. Foi sancionada pelo presidente em exerccio, presidente da Cmara Ranieri Mazzilli, que assumiu a presidncia com a vacncia de Jango. Jango era vicepresidente de Jnio Quadros, que havia renunciado. Com o afastamento de Jango para o exterior, ocorreu dupla vacncia; assumiu o presidente da Cmara. Em 30 dias, haveria eleio indireta nos termos da lei. Foi Ranieri que sancionou essa lei. possvel a sua aplicao ao caso de 2005? No sei. A CF de 46 disciplinava eleies separadas de presidente e vice. Teste da lei: verificar se ela prospera frente CF posterior, de 67. Procedimento totalmente diferente de eleio (ditadura, colgio eleitoral, etc). Para essa lei valer em 2005, no pode ter sido revogada anteriormente. Teste difcil de fazer, muito difcil a comparao. Por sorte, no foi necessrio fazer. Severino no poder, apoiaria a no aprovao de lei (para permanecer no cargo de Presidente da Repblica) ou faria como Ranieri? Campo da cogitao. Suposio: Severino ajudou para que as coisas se mantivessem como ficariam.

2 - Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores. Houve dupla vacncia; elegeu-se presidente e vice, eles no tm mais quatro anos de mandato, simplesmente completam o mandato anterior. Tampo. Art. 82. O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 16, de 1997) Regra da temporariedade do mandato presidencial. Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo. Regra com repercusso no art. 89. S pode sair do pas por mais de 15 dias com autorizao. Seno, vacncia do cargo. Caso de Joo Goulart.

Art. 84: elenca as competncias privativas do Presidente da Repblica. Podem ser classificadas pelas trs funes (Estado, administrativa, governo). Alguns exemplos: II - exercer, com o auxlio dos Ministros de Estado, a direo superior da administrao federal; chefe da administrao. III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituio; chefe de governo, apresentando propostas para o CN deliberar a respeito. Chefe de Estado: o VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; o VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; o X - decretar e executar a interveno federal; XI - remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional por ocasio da abertura da sesso legislativa, expondo a situao do Pas e solicitando as providncias que julgar necessrias; chefe de governo. Comparao entre os incisos IV e VI: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; Segunda parte: fiel execuo de que? Das leis. Decretos editados com base neste inciso tem papel regulamentar; regulamentam as leis. Ou seja: o Atos subordinados s leis, dever de fidelidade conjugal com as leis; o Papel: detalhar, esmiuar e dar operacionalidade as leis. No pode ser decreto contrrio lei, deve ser fiel a ela e regulament-la. VI - dispor, mediante decreto, sobre:(Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)

a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; (Includa pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; (Includa pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) VI: alterada pela EC 32 (11 de setembro de 2001). o Alnea a: [tema de acrdo, rel. ministra Ellen Gracie] O presidente, por decreto, atribuiu a si prprio a assinatura de folhas de pagamento. Estabelece que essa matria cabe a decreto, dispensa a lei. Enquanto o decreto regulamentar depende da lei, o deste inciso independe de lei. O prprio decreto a lei. Decreto chamado de autnomo, que difere do regulamentar, subordinado a lei, hierarquicamente inferior a ela, dependente. O autnomo no; possui mesmo nvel hierrquico e com matria prpria que lhe reservada. Exceo: quando h aumento de despesa a no decreto, matria de lei. o Alnea b: somente nessa situao pode extinguir cargo. Se cargo est vago, o decreto pode extinguir o cargo. Uma lei cria o cargo, se ele estiver vago, o decreto extingue o cargo, portanto, mesmo nvel hierrquico ente lei criadora e o decreto que extingue. Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes. Qual o ato pelo qual o presidente delega funes aos seus ministros? Decreto. Neste caso, autnomo. Delegao mediante decreto, ento no precisa de lei. O decreto que delega tambm autnomo, pois dispensa legislao; no subordinado a legislao. Art. 85 e seguintes: responsabilidades do Presidente. Regime de responsabilidade especfico, disciplinado nesse captulo da CF. Essa sesso abre com o art. 85, enumerando casos de crime de responsabilidade. Art. 85. So crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra: I - a existncia da Unio; II - o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao; III - o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; IV - a segurana interna do Pas; V - a probidade na administrao; VI - a lei oramentria; VII - o cumprimento das leis e das decises judiciais. Texto muito aberto, muito amplo. Que atos so esses que contrariam? Pargrafo nico. Esses crimes sero definidos em lei especial, que estabelecer as normas de processo e julgamento. Lei que tipifica essas infraes.

Essa lei, ainda hoje, a lei 1079 de 1950. Gerou tumulto na poca de Collor. Lei de 50, mas o que dela sobra hoje em dia? Em 62, foi aprovado sistema parlamentarista, em que o presidente perdeu funes para o primeiro ministro, na poca, Tancredo Neves. Como fica a aplicao dessa lei de 50 que tipifica, por exemplo, improbidade da administrao? Art. 86. Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. Existe requisito bsico para que o presidente seja processado. Para haver processo, necessria autorizao da CD por dois teros de seus membros. Sem essa autorizao, no pode ser processado por ambos os tipos de crimes (infrao penal comum ou crime de responsabilidade). O presidente ser processado por crime comum no STF e por crimes de responsabilidade no SF. Importante salientar que hoje em dia h divergncia sobre a natureza do crime de responsabilidade. Alguns entendem que ele possui natureza penal, outros entendem que possui natureza politico-administrativa, o que gera algumas indagaes. 1 - O Presidente ficar suspenso de suas funes: I - nas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; Receber a denuncia no receber o protocolo. Receber a denuncia uma deciso. STF decide se a recebe. STF, como qualquer juiz, avalia se os pressupostos do CPP esto presentes naquela denuncia. Se presentes, recebe; se no, no recebe. Recebendo, o presidente fica suspenso de suas funes. II - nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal. CD autoriza, SF instaura processo e a partir da o presidente est suspenso de suas funes. Vice assume a titulo de substituio. Vice s assumir a titulo de sucesso se o presidente for condenado, se perder o mandato. 2 - Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento no estiver concludo, cessar o afastamento do Presidente, sem prejuzo do regular prosseguimento do processo. Presidente afastado, o processo demorou e ainda no foi julgado: presidente retorna ao cargo, volta funo, sem prejuzo do seguimento do processo, que continua, uma hora ser julgado. Mostra claramente que o afastamento temporrio. 3 - Enquanto no sobrevier sentena condenatria, nas infraes comuns, o Presidente da Repblica no estar sujeito a priso. Comeo das prerrogativas do presidente. Umas delas essa, imunidade de priso. S pode ser preso com sentena condenatria em ltima instncia, no caso do STF. Regra especial para o presidente, o STF no a admite para governadores. No toa, h pouco tempo foi visto governador sendo preso por denncia de corrupo.

4 - O Presidente da Repblica, na vigncia de seu mandato, no pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exerccio de suas funes. Imagine a seguinte situao hipottica: Lula, no exerccio do cargo, chega ao Palcio da Alvorada e se depara com dona Marisa, sua esposa, o traindo com o motorista no sof. O Presidente, embasbacado, d dois tiros no motorista, que morre. Pergunta: ele responde pelo homicdio do motorista? Claramente estamos diante de um ato estranho sua funo, e o texto fala que o presidente no pode ser responsabilizado por atos estranhos. Pode ser processado por homicdio nesse caso? 1) Imunidade formal ou material? A imunidade material torna imune a conduta, a formal relaciona ao processo. Se material, a conduta no punvel, como nos casos de parlamentares imunes de suas palavras. O texto, do modo que redigido, sugere imunidade material. Atos. STF tem um julgamento sobre esse assunto e d interpretao diferente, dizendo que essa irresponsabilizao durante o mandato, aps o trmino, pode haver processamento. Ou seja, se matar no primeiro ano do mandato, no h prescrio do crime pelo princpio da actio nata (no se pode entrar com a ao enquanto tiver algo que impea sua entrada, s comea a prescrever quando no houver impedimento). 2) H uma serie de crimes contra a administrao pblica que no so atos estranhos e, portanto, o presidente pode ser processado por eles. 3) Justificativa para existncia do dispositivo: da mesma forma que o parlamentar, o presidente deve ter prerrogativas para no ser intimidado em suas funes. Art 52 I: se o min de estado cometeu crime de resp conexo com crime de resp do pres, quem processa e julga o SF. E se no for? No houver conexo nenhuma, cometeu sozinho, no processado? , mas quem julga o STF. nico: quem preside o SF, no julgamento de crime de resp do pres, vice, etc, o presidente do STF (Collor: Sidney Sanches). Quorum: dois teros pra condenar. O texto, no final, diz sem prejuzo das demais sanes. Ou seja, pelo mesmo ato, pela mesma conduta, o pres pode ser condenado por crime comum e por crime de responsabilidade. O mesmo ato pode gerar duas condenaes diferentes. Para alguns, exceo ao princpio penal do non bis in idem. Para alguns significa que o crime de resp tem natureza penal, a sim exceo ao principio. Se considerar que o crime de resp esfera poltica, outro caso. Para os que defendem essa ltima opo. Argumentam que a CF admite a sano penal e a poltica. Seminrio mandado de segurana do Collor. No foi o ltimo. Depois do julgamento, houve mais um. Aberta sesso de julgamento, a acusao e defesa partiram para as acusaes finais. O advogado de defesa tira do bolso um envelope e entrega ao presidente do STF Sidney Sanches, que abre e l seu contedo. O contedo era uma carta de renncia. Collor declinava do cargo. A renncia um ato unilateral. O SF disse agora no aceitamos, vamos votar, votaram e condenaram, publicando o resultado e a cominao da pena. Contra essa resoluo, Collor impetrou mandado de segurana. Argumentos: o SF era incompetente para julgar, pois no momento do julgamento no era mais Presidente da Repblica; a competncia pra julgar o presidente e o vice, no ex-presidente e ex-vice. Segundo argumento: a pena cominada pela CF perda do cargo com inabilitao por oito anos. No suspenso de direitos polticos, s no

podia ser eleito (poderia votar, por exemplo). O texto diz perda do cargo COM inabilitao, no perda do cargo E inabilitao. No CP, so duas penas. Quando COM, significa uma pena com outra, acessria, juntas. Color: perda do cargo (pena principal) estava prejudicada, pois j havia renunciado, renncia previa. Logo, no possvel aplica a pena acessria, pois o acessrio segue o principal. STF nesse dia contava com oito ministros (Sydney fazia parte do julgamento, Marco Aurlio se declarou impedido porque primo de Collor, Rezek impedido pois era um ministro do STF que renunciou para ser ministro das relaes exteriores do governo Collor, mais adiante ele foi reindicado para o STF, voltando pelo prprio presidente Collor). Quatro ministros disseram: dosimetria da pena, exame de circunstncias compete ao julgamento, compete ao SF e no o STF. o Senado o juiz da causa. Se o STF invadir e discutir esse assunto, estar se substituindo ao SF, julgando no lugar do Senado. A CF nem admite discusso do STF. No pode discutir o julgamento. Outros quatro ministros julgaram que Collor tinha razo, e de fato a renncia prejudicava o julgamento e a aplicao da pena. 4x4. Continua na prxima aula...

11.11.11 Saulo Ramos Cdigo da Vida: livro de memrias. Revela bastidores do caso Collor, advogado do SF nesse julgamento. Foram convocados para o julgamento 3 ministros do STJ: o presidente e os dois ministros mais antigos. Durante a semana de pausa para que os ministros analisassem o processo, vrios jornais veicularam denncias sobre a construo do novo prdio do STJ. Na quartafeira, os trs ministros julgaram Collor e nunca mais se falou nas denncias. Julgamento se tornou 7 a 4 e o presidente Collor ficou inabilitado por oito anos.

Controle de constitucionalidade Unidade mais importante do semestre, junto com processo legislativo. condio de normatividade da constituio, ou seja, se a CF um conjunto de normas que submetem os demais poderes, necessrio mecanismo que verifique se esses poderes esto se comportando de acordo com a CF. Necessrio controlar a constitucionalidade dos atos dos poderes pblicos, de modo a aferir se o poder est obedecendo a Constituio. Esses mecanismos de aferio e controle dos atos dos poderes pblicos o que chamamos de controle de constitucionalidade. Pressupostos para existncia dos mecanismos de controle de constitucionalidade: Rigidez, e, por decorrncia lgica, Hierarquia. A superioridade hierrquica da Constituio decorre da rigidez. (1 dia de aula: somente caracteriza a superioridade da CF nos sistemas em que h rigidez. Nos sistemas em que ela flexvel, no h superioridade hierrquica da CF, logo, no h controle de constitucionalidade das leis.)

Observao preliminar tipos de inconstitucionalidade. Diversas modalidades e categorias de violao da constituio. Reflexo no debate do controle de constitucionalidade. Quatro classificaes: 1) Inconstitucionalidade formal ou material a. Material: se d quando o contedo do ato normativo contraria o contedo do texto da Constituio. Exemplo: aprova-se no CN uma lei que institui censura prvia a jornais e TV. Claramente, essa norma legal aprovada acaba por violar a CF, seja no art. 5 ou no art. 220. Essa violao da CF, essa inconstitucionalidade, claramente material. b. Formal: O processo de elaborao da lei viola a CF. Processo inconstitucional. Acaba tornando inconstitucional a prpria lei. Se d quando a violao da CF verificada no processo de elaborao do ato normativo. Significa dizer que ainda que o texto, o teor da lei esteja plenamente de acordo com a Constituio, o procedimento legislativo no foi observado de maneira adequada. Caso das filhas solteiras, em que a CD inseriu uma emenda parlamentar sem pertinncia temtica no projeto de lei do presidente, encaminhada sano. Aquele artigo inserido por emenda, vedado pela CF por conta da pertinncia ou iniciativa, implica dizer que a inconstitucionalidade formal. A inconstitucionalidade no decorre do texto, mas do processo legislativo. 2) Inconstitucionalidade total ou parcial a. Parcial: parte do texto legal viola a Constituio. Texto com um dispositivo que contraria a CF, por exemplo. Esse artigo inconstitucional e o restante prospera, permanece. possvel que uma inconstitucionalidade parcial promova total inconstitucionalidade por arrastamento. Um dispositivo viola a CF, mas ele to central ao texto da lei que sem ele a lei perde o sentido, ou, existem outros artigos da lei que dependem desse artigo inconstitucional. A inconstitucionalidade de um acaba arrastando outros dispositivos. Espraia-se a inconstitucionalidade ao restante da lei. b. Total: O texto inteiro inconstitucional. 3) Por omisso ou por comisso (ou ao, mas Roger no gosta dessa denominao). [Lembrar-se das aulas de DP: crimes por omisso, crimes comissivos por omisso.] a. Comisso: quando um ato positivo contraria o texto da CF. Uma lei, decreto, ato, viola a CF. b. Omisso: quando a falta de um ato contraria a CF. A CF estabelece a necessidade de um ato, muitas vezes at d um prazo para que o ato seja feito; no vindo o ato, h inconstitucionalidade por omisso. H duas subespcies: i. Total: CF exige um ato e no h ato nenhum, lacuna, inrcia. O ato no feito. A CF exige que todo ano o presidente encaminhe projeto de lei oramentria e ele no encaminhou nenhuma, por exemplo.

ii. Parcial: CF exige, existe o ato, mas ele imperfeito, incompleto, est aqum do que a CF exige. CF exige mais, lei d menos. Exemplo: art. 7, IV. Objeto de ao do STF a lei que fixava o salrio mnimo, sob o argumento de que a lei contrariava esse art. 7. Valor no era suficiente para atender aos requisitos do inciso. Se o STF dissesse que violava por comisso, valeria o salrio anterior, ainda menor, ou seja, mais inconstitucional ainda. Declarar os dois inconstitucionais, o segundo anterior seria ainda pior/menor. Quanto mais afasto os atos normativos inconstitucionais, pior fica. STF: reconhece que a no h inconstitucionalidade da lei, mas FALTA de lei, a lei era incompleta. A lei ficava aqum do que a CF exigia. Vcuo existente entre um e outro uma omisso parcial inconstitucional. 4) Direta (ou imediata) e indireta (ou mediata ou reflexa) a. [Desenho da pirmide do ordenamento topo na CF; em seguida, instrumentos normativos primrios (que extraem direta e imediatamente seu fundamento de validade da CF); secundrios, que decorrem direta e imediatamente dos primrios, assim por diante. Norma vem da norma. Tpica lgica kelseniana.] Direta: Ato normativo primrio viola a CF, temos inconstitucionalidade direta ou imediata. CF estabelece um poder, que faz um ato, que estabelece outro poder, que faz outro ato, etc. CF o nico parmetro dos primrios. Quando um instrumento normativo primrio viola, temos inconstitucionalidade direta ou imediata. b. Indireta: Exemplo: decreto regulamentar do art. 84, IV. Estabelece a competncia privativa do presidente. [IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo;] O decreto regulamentar tem o dever de fielmente executar os termos da lei. Quando o decreto regulamentar viola a lei, por decorrncia lgica, violou o dever de fidelidade constante do art. 84. Violou a fidelidade, violou a CF. Inconstitucionalidade reflexa, mediata, indireta. O decreto violou a lei, e porque violou a lei, violou a CF. Violao da lei que gera a inconstitucionalidade. O STF, de sorte a delimitar suas competncias, colocou um apelido inconstitucionalidade indireta. uma ilegalidade. Inconstitucionalidade de verdade somente a direta. A relao conflituosa existente entre decreto e lei. S porque existe esse conflito, a CF acaba sendo afetada. Ou seja, para o STF, isso uma ilegalidade, portanto, para exemplificar: existe a famosa ADI. Se a inconstitucionalidade for reflexa, indireta ou mediata, no cabe ADI, pois a h ilegalidade, e no inconstitucionalidade. Outra situao: Presidente da Repblica edita decreto regulamentar, mas no h lei sobre o assunto. Edita decreto que no trata de matria de direito autnomo, portanto, necessariamente regulamentar mas

no h lei a regulamentar pois no h lei que disciplina o assunto. Caso: certo prefeito de So Paulo editou decreto disciplinando a venda de pastis em feiras. Motivo: qualidade do alimento vendido. Decreto regulamentar estabelecendo critrios para venda de pastel. No havia lei nenhuma que fixasse condies pra venda do pastel em feira. Comoo entre os vendedores de pastel. Nesse caso, o decreto sem lei o que? Que tipo de violao essa, decreto regulamentar sem lei nenhuma pra regulamentar? Inconstitucionalidade direta. inconstitucional porque no regulamenta nada. Se no regulamenta lei nenhuma, viola a CF. Inconstitucionalidade direta, a cabe ADI. Recai controle de constitucionalidade.

Tipos de controle de constitucionalidade Duas classificaes: 1) Quanto ao tempo/momento de exerccios: Dois tipos de controle de constitucionalidade: a) Preventivo: exercido antes da edio da lei. b) Repressivo: Aps a edio da lei. Posterior, a posteriori, superveniente. 2) Quanto natureza do rgo que o exerce (Roger: classificao imprecisa, com problemas, mas todos os autores falam dela.): a) Poltico: controle exercido por rgo politico. Art. 66, 1, que fala sobre o veto. Controle poltico, exercido pelo presidente, ao vetar inconstitucionalidade; preventivo, pois feito antes da lei ser editada. b) Jurisdicional: rgo jurisdicional. Exemplo: quando o STF ou STJ examina uma lei. No existe controle preventivo de inconstitucionalidade por omisso. Muitas vezes o rgo poltico exerce funo jurisdicional e vice-versa.

Controle poltico na CF Temos na CF tanto controle preventivo quanto repressivo. Poltico preventivo; ocorre antes da lei. Hipteses: Exercido pelas comisses de justia das casas legislativas. Exames de projetos de lei. Ao se manifestar pela constitucionalidade, faz o controle. Exercido pelo presidente da repblica, quando ele veta o projeto de lei por violao da CF. Poltico repressivo: Primeiro caso: 5 do art. 62. Exame dos pressupostos e do mrito. Controle poltico e repressivo casas verificam se a medida provisria j editada possui os requisitos constitucionais necessrios como urgncia e relevncia. Segundo caso: art. 49, V, estabelece poder do CN para sustar atos do poder executivo. A CD, SF, CN, tem poder de sustar atos do Executivo que exorbitem. Por que h controle de constitucionalidade? Se ocorrer caso do decreto que regulamenta nada, haver exorbitncia, e o CN, ao sustar o decreto, far controle de constitucionalidade. Da mesma maneira, quando a lei delegada

extrapolar os limites da resoluo que delega ao Executivo poder para fazer a LD. Se o presidente exorbita, editando LD que descumpre parmetros, haver inconstitucionalidade e caber ao CN sustar a LD no ponto que exorbita. Essa sustao se d por decreto legislativo. Sustao mediante decreto legislativo. Atribuio exclusiva do CN, eficcia externa corporis. Controle jurisdicional na CF Dois grandes modelos: norte-americano e austraco (ou europeu). Brasil adota ambos. Controle norte-americano [Introduo histrica necessita de mais clareza] Advm h mais de dois sculos. Modelo de Marshall. Marco inicial bsico no famoso caso Marbury vs. Madison (1803), decidida pela Suprema Corte. (Precedente caso na Inglaterra influenciou o americano). Surge a partir da sucesso presidencial de 1800. Uma das primeiras sucesses conturbadas da histria da poltica americana. Na primeira e segunda eleio ganhou Washington por unanimidade, 100% dos delegados. Terceira eleio, Adams. Quarta vez, surgem os partidos polticos: polarizao Adams x Jefferson. Eleio conturbada pois num colgio eleitoral sai a votao e 5 so votados. No havia chapa. Cada delegado tem dois votos, o mais votado o presidente, o segundo mais votado o vice. Dois candidatos empataram, Jefferson e Burr. O que fazer no empate? A CF americana diz que a eleio se decide na CD, em votao por estado cada estado com um voto, se elege o candidato com maioria absoluta. Aqueles da CD partidrios de Adams votaram todos em Burr. Primeira votao, ningum conseguiu maioria absoluta, e assim nas sucessivas. At 36 votao, Jefferson conseguiu convencer Delaware. Esse impasse demorou muito tempo. Resultado at a posse durava um ms. Adams correu com a aprovao de uma lei que reformava o Judicirio e criava novos cargos de juzes. Todo o poder judicirio federal nos EUA composto por juzes indicados pelo presidente e aprovados pelo SF, da mesma maneira que o BR no nosso STF. Aprovada a lei, Adams comeou a indicar seus partidrios para ocupar cargos no Judicirio, tudo em quinze dias. Correria nesse processo, que gerou uma srie de incoerncias e impasses. Houve por exemplo, senador de Adams que renunciou ao cargo, foi indicado juiz, foi pegar seu comissionamento (assinado pelo Secretri de estado), quando devia ir verificar sua nomeao, no j era outro presidente. Eram os chamados midnight judges. Juzes que na calada da noite foram nomeados a galope. Um deles foi nomeado pra Suprema Corte Marshall, primo de Jefferson; ambos eram inimigos mortais. Marbury era outro juiz (de paz, na capital Washington DC) indicado. Seu nome foi aprovado, quando chegou presidncia pra pegar a nomeao, estava Madison, que negou seu comissionamento. Pede ento para Marshall, que j era da Suprema Corte. Entrou com mandado de segurana para obrigar Madison a dar o comissionamento. Por que entrou na Suprema Corte com mandado esse mandado? Aquela lei que Adams aprovara no ms anterior estabelecia que os mandados de segurana contra o secretrio de estado era competncia da suprema corte. Marshall quando recebeu a ao: Madison foi proibido pelo presidente de se defender. Processo a revelia. Marshall disse: temos aqui um problema inicial bsico. A CF estabelece as competncias da suprema corte. No diz que cabe suprema corte julgar essa ao contra o secretrio de Estado, quem diz a lei. CF nega, lei autoriza o julgamento. Impasse que Marshall diz que num conflito entre a lei e a CF, prevalece a

CF e a lei deixa de ser aplicada. A suprema corte no tem competncia para julgar o presidente Jefferson e Madison, portanto; inimigos de Marshall ganham a ao e ganham o controle de Marshall. Perdeu a batalha mas ganhou uma eficaz arma na guerra. Esse caso inaugura no apenas o controle de constitucionalidade atual, mas um MODELO de controle de constitucionalidade, um sistema especfico, que tem trs caractersticas bsicas: Controle DIFUSO. Marshall: papel do Judicirio no seu dia-a-dia verificar no conflito de duas leis qual prevalece. Quando superior, anterior, se uma lei revogou a outra ou no, etc. Exame da compatibilidade provncia do poder judicirio. Por que difuso? Qualquer rgo do poder judicirio, ao se deparar com um caso em que deve aplicar lei e ela viola a CF, ele pode afastar a aplicao em nome da preservao da CF. Qualquer rgo ao se deparar com conflito entre essa lei a CF deve negar a aplicao da lei em face da CF. Poder presente em todos os processos submetidos ao poder judicirio. Controle INCIDENTAL. Controle que se faz como incidente do processo. Objetivo principal da ao nunca ser a inconstitucionalidade da lei. O objetivo principal ser a obteno de uma vantagem, de um bem. Exemplo do precedente americano: quem entrou com a ao pedia nomeao. Outro caso: sujeito ingressa com ao de despejo, quer despejar algum que no pagava aluguis. Despejado: tenho direito a moradia pela CF, devo ficar mesmo sem pagar. Juiz decide se a lei ou no constitucional nesse caso. O objetivo da ao o despejo, e a contestao permanecer no imvel. Debate da constitucionalidade da lei preliminar, anterior ao exame do objeto da ao, por isso incidental, no principal [o principal se despeja ou no]. Preliminarmente, examina-se se a lei aplicvel contraria ou no a CF. Controle CONCRETO. Limita-se ao caso concreto. Nesse ambiente de concretude se faz o controle. A deciso que julga lei constitucional ou no tem eficcia no caso concreto. Efeito da deciso que afasta a lei por inconstitucionalidade de eficcia interpartes, entre as partes. Inconstitucionalidade no se espraia pra outros casos, fica limitada quele caso concreto. Se outra pessoa estiver em situao semelhante, deve ir ao poder judicirio, buscando deciso que pode ser igual ou no quela outra, dependendo do rgo ou juiz. Obviamente, h uma tendncia h uniformizao, especialmente nos EUA, que possuem a regra do precedente. Stare decisis.

18.11.11 Modelo europeu Foi criado a partir de uma mente, de um pensamento: Kelsen. Muito criticado, pouco lido, Kelsen, entre diversas inovaes polticas e jurdicas, construiu um modelo alternativo ao modelo americano. D-se justamente pelo fato de que os europeus rejeitavam o modelo americano. Desde o surgimento do modelo americano, os

europeus passaram o sculo sem controle de constitucionalidade porque acham um absurdo o modelo americano. Dois motivos: Contra a lgica de separao dos poderes. Subverso do sistema de separao dos poderes. Montesquieu nunca falou em controle de constitucionalidade. Ele alegava que o juiz era apenas a boca da lei. O europeu, com essa ideia de Montesquieu, no v possvel o juiz afastar a lei. Lei fruto da vontade geral. Apego dos europeus pela lei. Havia aqueles que defendiam que a lei pois ela possua fonte divina, direito natural. Se ela to nobre e digna, quem esse juiz para dizer que ela no vale? A maior parte dos pases j tinha CF rgida, mas sem controle de constitucionalidade. As leis erodiam a CF, logo, esta passava a no ter fora normativa. Isso muda com Kelsen, que monta modelo que diz: Judicirio no pode fazer controle de constitucionalidade das leis. Para desfazer uma lei, somente com outra lei. Deve haver o mesmo nvel de dignidade para desfazer a lei. S quem pode afastar a aplicao da lei outra lei. Com esses dois pressupostos, Kelsen atendeu sanha da cultura europeia, que criticava o modelo americano. H quem pergunte: o controle da lei feito pelo legislador? Quem guarda o galinheiro a raposa? Como controlar a lei se o prprio legislador que a fez? Kelsen defende isso em termos. O Legislativo pode ser de forma lgico-racional dividido em dois. H dois legisladores: Legislador positivo: aquele que faz as leis, positiva, elabora as leis. Quem exerce essa funo bem o Parlamento. Legislador negativo, que o positivo s avessas. aquele que desfaz as leis. Desconstitui. Em um sistema jurdico aperfeioado, no se rene o legislador negativo e o positivo no mesmo rgo; so divididos. Legislador positivo fica no parlamento, faz as leis, etc. O legislador negativo deve estar em um rgo diferente, fora do Judicirio e do Legislativo, em poder diferente, que seja um colegiado que funcione como um tribunal. Que s atue mediante provocao. Que, quando verificar a contrariedade, faz outra lei que desconstitui a primeira lei. Esse tribunal no deve ser de juzes de carreira, mas formado por especialistas indicados por autoridade polticas. Deve haver legitimao poltica nesse tribunal, diferente do Judicirio com concursados. Esse tribunal chamado de Tribunal ou Corte Constitucional, externo ao Executivo, ao Parlamento, ao Judicirio. Esse sistema kelseniano foi inaugurado na CF austraca de 20 ou na tcheca de 19 (Kelsen nasceu em Praga, sc. XIX, ainda imprio austro-hngaro, por isso a sua influncia na Tchecoslovquia). A partir dessas duas CF, o modelo foi adotado na maior parte das CF da Europa. Possui trs caractersticas: Concentrado. Se o EUA difuso, o austraco concentrado. S quem exerce o controle de constitucionalidade a Corte Constitucional. Ela tem o monoplio do controle de constitucionalidade, ou ainda, ela o nico rgo com poderes

para declarar inconstitucionalidade de lei. Exerccio somente pelo Tribunal ou Corte Constitucional. Principal (incidental nos EUA). Tem processo prprio. O sujeito entra com ao no tribunal no para despejar algum ou obter pagamento de benefcios, mas para que o tribunal declare a lei inconstitucional. O objetivo o exame, juzo sobre a constitucionalidade da lei. O ru nessa ao a lei. No Brasil, a chamada ao direta. CF elege alguns legitimados para provocar o Tribunal. Rol especfico de legitimados que podem ingressar com ADI. Abstrato (concreto nos EUA). No h um caso concreto, uma historinha. Por exemplo, o presidente entrou com ao contra lei por inconstitucionalidade. No h caso. Se no h, o controle abstrato. Juiz no julga caso, julga se a lei contraria a CF ou no. Nos EUA, h efeito interpartes. No europeu, no h partes do caso; deciso com eficcia erga omnis.

O Brasil adota o modelo concentrado e difuso (confuso). Possui imensas dificuldades. A maioria dos autores hoje escreve como sinnimos STF e Corte Constitucional, mas no so! Ponto em comum entre os dois modelos: em nenhum dos dois modelos o juiz concursado, de carreira, exerce controle de constitucionalidade. Na Europa, todos so concentrados na Corte e so escolhidos os membros por deciso poltica. Se um juiz ordinrio verificar inconstitucionalidade, ele suspende o processo, remete a questo ao Tribunal, que decide em abstrato e erga omnis. Com base na deciso do Tribunal, o juiz ordinrio d sequncia ao processo. O precedente fixado e no precisa se repetir esse processo. Chama-se incidente de constitucionalidade. Caractersticas do controle brasileiro: 1) Art. 97: Estabelece o princpio da reserva do plenrio ou regra do full bench. Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. Corte especial: como decidir o plenrio do tribunal de So Paulo, que enorme? Demoraria um ms para recolher os votos de todos os desembargadores. CF faculta que esses tribunais tenham corte especial, rgo representativo do plenrio. O plenrio pode ou no ter Corte. Os maiores plenrios geralmente possuem, pela dificuldade de deliberao. 2) Pra declarar inconstitucionalidade da lei, preciso maioria absoluta dos membros da corte especial. Exemplo: tribunal com 15 membros. Pessoa entra com ao de despejo. Inquilino contesta, dizendo que a lei no se aplica a mim porque tenho 5 filhos, estou desempregado e a CF me garante moradia. Meu caso impede o despejo. Controvrsia de natureza constitucional, natureza incidental (embora a regre do full bench se aplique ao concentrado tambm). Juiz de direito novo, recm concursado, diz: inconstitucional, julga inconstitucionalidade e derruba a lei. O tribunal composto de turmas ou cmaras, de maneira a agilizar o trab. Trs desembargadores experientes podem, quando receber o recurso, declarar a lei inconstitucional? Se nem 3 desembargadores experientes

podem, um juiz novinho pode? Pode decretar monocraticamente? Sim, pode. Nosso sistema incoerente. Art. 97 regra que se aplica a tribunais. Juiz no tribunal, sozinho. Juiz novo pode julgar inconstitucionalidade. Quando chega um recurso e vai para uma turma de desembargadores, eles no podem. O que fazer? Pode gerar incidente de constitucionalidade, perante plenrio. Turma de 3 desembargadores suscita o incidente perante o plenrio. Plenrio de 15 desembargadores decide se inconstitucional ou no. Continuando o exemplo, os 3 desembargadores dizem que a lei constitucional, contrariando a deciso do juiz novinho. Pra declarar lei constitucional, no precisa de maioria absoluta. Somente pra derrubar pr inconstitucionalidade preciso de maioria. Se os 3 desembargadores de outra turma, para um segundo caso semelhante ao primeiro exemplo, achassem que de fato inconstitucional como havia dito o juiz novo, chamariam o incidente. Hipoteticamente, plenrio todo julga realmente inconstitucional a lei nesse segundo caso. Sim, contraria o primeiro caso! A cabe Recurso Extraordinrio (art. 102, III). RE no Recurso Ordinrio (aquele recurso dos juzes de direito pro tribunal de justia, que reexamina todas as questes do caso). RE s examina as questes constitucionais do caso. Basta ver as hipteses do inciso. RE o principal causador do grande nmero de processos do STF. Isso se deve porque a CF gigante, todos os casos tem um fundo constitucional que faz com que os processos subam ao Supremo. Emenda 45 criou a figura da repercusso geral, requisito para propor o RE. O sujeito deve demonstrar que o seu recurso, que a causa que est propondo tem repercusso geral. STF julgar se entender que h repercusso. Seno, afastar o RE. Chega RE ao STF. Duas turmas de cinco membros, presidente fora das duas turmas. A lgica a mesma da corte especial de desembargadores.

Controle concentrado no BR Possumos trs aes: ADI Ao declaratria de constitucionalidade ADPF A primeira e a segunda so de sinais contrrios. Se a lei se presume constitucional, por que o sujeito faria a segunda ao? Nem os portugueses entendem, disse Roger. ADPF. Ningum sabia o que era essa ao. Lei 9882-89. Cabe essa ao quando no houver outro instrumento cabvel. Lgica questionvel... Se no cabe ADI, ento cabe ADPF; logo, porque no fundir as duas aes em uma? ADI o maior nmero em controle abstrato. Sua lgica e caractersticas se replicam nas outras aes, com poucas diferenas. Podem propor: legitimados do art. 103. Entidades de classe: STF estabeleceu critrio mais estreito. necessrio que haja pertinncia temtica entre a finalidade da entidade e o objeto da ao.

Exemplo: confederao nacional dos motoristas de txi no pode entrar com ADI contra o cdigo florestal. Sindicado cuida dos interesses dos taxistas, no h relao de pertinncia temtica com o cdigo florestal. S uma entidade de categoria no precisa provar pertinncia: conselho federal da OAB, quem nem considerado entidade de classe. Objeto da ADI: art 102, alin a. No cabe ADI contra smula do STJ ou enunciado do TST, por exemplo. No cabe ADI contra decreto regulamentar que viola a lei e, por violar a lei, viola a CF ( uma ilegalidade apenas, segundo o STF, no questo constitucional [aula anterior]). No cabe ADI contra lei anterior CF; se ela contraria a CF nova, revogao pela CF, no inconstitucionalidade. Cabe ADI contra lei do DF? Sim e no. Ente hbrido (competncias de estado e municpio). Se a lei do DF corresponde competncia municipal, no cabe. Se for de competncia estadual, cabe. Processo Regra bsica: o controle abstrato. (Concreto tem partes, sujeitos; logo, concreto subjetivo). ADI no tem caso, no tem partes, o processo objetivo. STF tem inmeras decises que afirmam que o processo objetivo, o que significa que no tem partes e no tem contraditrio. No cabem terceiros interessados, nem processos com interesses de partes... Realidade dos fatos: tem autor, que ataca a lei. Segundo a lei 9868, se intima as autoridades que produziram o ato normativo para que elas apresentem informaes. A entidade, quando intimada, defende ou ataca o ato? Normalmente defendem o ato. No bastasse isso, a CF estabelece no art. 103, 3: 3 - Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Advogado-Geral da Unio, que defender o ato ou texto impugnado. Mais: 1 exige parecer do procurador geral da repblica. Mais: figura novidade do amicus curiae, possiblidade de diversas entidades darem parecer, como amigos da corte. Ironia: no seria uma espcie de interveno de terceiros? STF bate nessa tecla de que o processo objetivo, sem partes e sem contraditrio, mas h vrias pessoas participando e atacando. No tem partes, realmente? Obviamente tem partes, bvio que tem contraditrio, pessoas contra e a favor... mas oficialmente, no tem. O AGU atualmente tem status de Ministro de Estado, consultor jurdico principal do Presidente da Repblica. Presidente chama seu advogado e diz: essa lei do estado de SP est me atrapalhando, vamos impugn-la. O AGU atende s ordens do seu chefe, constri a ADI, o presidente assina, o AGU assina tambm e apresenta no STF a ADI. O AGU nesse momento sofre metamorfose, passa a defender o ato impugnado na ADI. Faz a defesa do ato e o ataque do ato ao mesmo tempo! Nosso sistema gera um problema de identidade no AGU. Nunca aconteceu, porque seria se submeter ao ridculo. No caso, o AGU fica ao

lado do presidente da repblica, que seu chefe e pode demiti-lo... Defesa do ato impugnado, portanto, quase protocolar. ADI de partido poltico com representao no CN. Entra contra lei estadual: contrria CF, pois invadiu competncia da Unio. AGU diz: no, esse poder do estado, unio no tem poder. Lgica suspeita. Procurador geral opina, livre pra manifestar sua opinio. Pode ser que proponha ADI, normalmente seu parecer do mesmo sentido da ao. Raro acontecer situao diferente disso (pode acontecer quando h troca de procurador geral). Na ADI, possvel pedido de MC. Periculum in mora e fumus boni iuri como preliminares, que significam, respectivamente: se o processo demorar, h dano; a tese razoavelmente plausvel. Havendo esses pressupostos, possvel que o STF conceda liminar MC para suspender o ato normativo impugnado at julgamento do mrito. Sentena de mrito em ADI (estilo europeu): produz eficcia erga omnis. Eficcia ex tunc a inconstitucionalidade da lei a ideia de que a lei quando nasceu, era viciada. Inconstitucionalidade tida como vcio de origem, lei natimorta (Ruy Barbosa). Deciso portanto ex tunc, apaga os efeitos produzidos pela lei desde o momento em que ela foi editada; invalidando os efeitos produzidos pela lei. possvel o STF julgar ex nunc ou pro futuro (a vacatio legis das decises a eficcia s a partir do dia x do ano que vem). A lei 9862, em casos extremos, autoriza essa eficcia moderada. Caso do municipio de Miriestrela. Ao contra o municpio para que deixe de pagar vencimentos e demita vereadores, pois h numero acima do permitido de vereadores (controle concreto). Subiu instncias, chegou ao STF. MP tem razo, tem nmero acima do permitido. Ento, inconstitucional a lei municipal que fixa o nmero de vereadores. ex tunc? Se for, tudo cai, todas as leis feitas pelos vereadores caem, criando o caos na cidade. O que o STF fez: inconstitucional mas a deciso s produzir efeitos no momento da prxima eleio municipal. Continua tudo como est, mas na prxima eleio haver o nmero correto, na posse tambm, normalizando o nmero de acordo com a CF. Deciso que declara lei orgnica inconstitucional, mas PRO FUTURO. Nem ex nunc foi. Deciso produz coisa julgada (no cabe recurso) e produz efeito vinculante. erga omnis ex tunc ou ex nunc coisa julgada efeito vinculante

##################### Fim

You might also like