You are on page 1of 5

Eletrocardiograma (ECG) O trabalho cardaco produz sinais eltricos que passam para os tecidos vizinhos e chegam pele.

. Assim, com a colocao de eletrodos no peito, podemos gravar as variaes de ondas eltricas emitidas pelas contraes do corao. O registro dessas ondas pode ser feito numa tira de papel ou num monitor e chamado de eletrocardiograma (ECG). No corao normal, um ciclo completo representado por ondas P, Q, R, S, T, com durao total menor do que 0,8 segundos.

Neste grfico se distingue uma onda P que corresponde contrao das aurculas, e um consecutivo complexo QRS determinado pela contrao dos ventrculos. Conclui o ciclo uma onda T. Muitas alteraes cardacas determinam uma modificao da onda eletrocardiogrfica normal, de modo que o eletrocardiograma representa um precioso meio de diagnstico. Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia Uma abordagem evolutiva e ecolgica. Vol. 2. So Paulo, Ed. Moderna, 1997. ECG normal

Imagem: 2 vestibular UnB/DF 2001 A figura II representa um ciclo cardaco. Se o tempo estimado em cada quadrante de 0,2 segundos (mostrado na figura I) e um ciclo compreende 5 quadrantes, em 60

segundos (1 minuto), teremos a freqncia de 60 ciclos ou batimentos por minuto (0,2 segundos x 5 = 1 segundo = 1 ciclo; em 60 segundos teremos 60 ciclos). Circulao pulmonar e circulao sistmica A circulao sangnea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmes, para oxigen-lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as clulas do corpo. Por isso se diz que nossa circulao dupla. O trajeto corao (ventrculo direito) pulmes corao (trio esquerdo) denominado circulao pulmonar ou pequena circulao. O trajeto corao (ventrculo esquerdo) sistemas corporais corao (trio direito) denominado circulao sistmica ou grande circulao. Circulao pulmonar: Ventrculo direito artria pulmonar pulmes veias pulmonares trio esquerdo. Circulao sistmica: Imagem: CD O CORPO HUMANO 2.0. Globo Multimdia. Ventrculo esquerdo artria aorta sistemas corporais veias cavas trio direito.

VASOS SANGNEOS Os vasos sangneos so de trs tipos bsicos: artrias, veias e capilares. a- Artrias: so vasos de parede espessa que saem do corao levando sangue para os rgos e tecidos do corpo. Compem-se de trs camadas: a mais interna, chamada endotlio, formada por uma nica camada de clulas achatadas; a mediana, constituda por tecido muscular liso; a mais externa, formada por tecido conjuntivo, rico em fibras elsticas. Quando o sangue bombeado pelos ventrculos e penetra nas artrias, elas se relaxam e se dilatam, o que diminui a presso sangnea, Caso as artrias no se relaxem o suficiente, a presso do sangue em seu interior sobe, com risco de ruptura das paredes arteriais. Assim, a cada sstole ventricular gerada uma onda de relaxamento que se propaga pelas artrias, desde o corao at as extremidades das arterolas. Durante a distole ventricular, a presso sangnea diminui. Ocorre, ento, contrao das artrias, o que mantm o sangue circulando at a prxima sstole.

Presso arterial: a presso exercida pelo sangue contra a parede das artrias. Em um adulto com boa sade, a presso nas artrias durante a sstole ventricular presso sistlica ou mxima da ordem de 120 mmHg (milmetros de mercrio). Durante a distole, a presso diminui, ficando em torno de 80 mmHg; essa a presso diastlica ou mnima. O ciclo de expanso e relaxamento arterial, conhecido como pulsao, pode ser percebido facilmente na artria radial do pulso ou na artria cartida do pescoo. A pulsao corresponde s variaes de presso sangnea na artria durante os batimentos cardacos. As presses arteriais mxima e mnima podem ser detectadas nas artrias do brao e medidas com um aparelho chamado esfigmomanmetro, representado abaixo e ao lado. (a) A presso na bolsa de ar maior que 120 mmHg interrompe o fluxo sangneo para o brao. Com o estetoscpio, o examinador verifica que no h passagem de sangue pela artria. (b) A presso na bolsa de ar entre 80 e 120 mmHg permite o fluxo de sangue durante a sstole. O som da passagem de sangue audvel no estetoscpio. A presso mostrada nesse momento a presso mxima ou sistlica. (c) A presso na bolsa de ar menor que 80 mmHg permite fluxo de sangue durante a distole; os sons so audveis no estetoscpio. Essa a presso mnima ou diastlica. b- Capilares sangneos: so vasos de pequeno calibre que ligam as extremidades das arterolas s extremidades das vnulas. A parede dos capilares possui uma nica camada de clulas, correspondente ao endotlio das artrias e veias. Quando o sangue passa pelos capilares, parte do lquido que o constitui atravessa a parede capilar e espalha-se entre as clulas prximas, nutrindo-as e oxigenando-as. As clulas, por sua vez, eliminam gs carbnico e outras excrees no lquido extravasado, denominado lquido tissular. A maior parte do lquido tissular reabsorvida pelos prprios capilares e reincorporada ao sangue. Apenas 1% a 2% do lquido extravasado na poro arterial do capilar no retorna parte venosa, sendo coletado por um sistema paralelo ao circulatrio, o sistema linftico, quando passa a se chamar linfa e move-se lentamente pelos vasos linfticos, dotados de vlvulas.

Na poro arterial do capilar, a presso do sangue maior que a presso osmtica do plasma sada de gua contendo substncias dissolvidas. Na poro venosa do capilar, a presso do sangue reduzida, tornando-se menor que a presso osmtica do plasma retorno de fluido para o interior do capilar. c- Veias: so vasos que chegam ao corao, trazendo o sangue dos rgos e tecidos. A parede das veias, como a das artrias, tambm formada por trs camadas. A diferena, porm, que a camada muscular e a conjuntiva so menos espessas que suas correspondentes arteriais. Alm disso, diferentemente das artrias, as veias de maior calibre apresentam vlvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue e garante sua circulao em um nico sentido. Depois de passar pelas arterolas e capilares, a presso sangnea diminui, atingindo valores muito baixos no interior das veias. O retorno do sangue ao corao deve-se, em grande parte, s contraes dos msculos esquelticos, que comprimem as veias, fazendo com que o sangue desloque-se em seu interior. Devido s vlvulas, o sangue s pode seguir rumo ao corao.

You might also like