You are on page 1of 12

artigos ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?

ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?


IS MANAGEMENT SCIENCE OR ART? WHAT CAN WE LEARN FROM THIS MISUNDERSTANDING? RESUMO

Nas classes e palestras de introduo administrao, desperta sempre a curiosidade do auditrio lanar a pergunta: O que vocs acham: Administrao cincia ou arte? Estamos diante de um dictum interessante e estimulante discusso. O artigo tem dois objetivos: desvendar a ambiguidade da pergunta talvez uma das razes de sua sobrevivncia e, a partir dela, examinar a adequao de discutir-se cientificidade em nosso saber, questo importante para os rumos da academia nessa rea. Para o primeiro objetivo, mais modesto, nos valeremos de anlise pragmtica e semntica da linguagem, para o segundo, que concentra a maior parte do texto, das teorias sobre a natureza da cincia e a pretendida distino entre cincia e no cincia. Surgem, ento, evidncias de que o dictum encerra um mal-entendido.
Pedro Lincoln C. L. de Mattos
Professor do Centro de Cincias Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco PE, Brasil plincoln@hotlink.com.br Recebido em 02.04.2008. Aprovado em 29.05.2009 Avaliado pelo sistema double blind review Editor Cientfico: Robinson Moreira Tenrio

AbSTRACT In classes and lectures of introduction to administration, when the question What do you think: Is administration science or art? is asked, the audience is always curious. We face here an interesting and discussion-stimulating dictum. This article has two goals: to disclose the question ambiguity maybe one of the reasons for its survival and from there, analyze how appropriate it is to discuss scientificity in our knowledge system, an important question for academic routes in that area. For the first more modest goal, we will use language pragmatic and semantic analysis; for the second, concentrating most of the text, theories about science nature and the intended distinction between science and non-science. Evidences arise, then, that the dictum contains a misunderstanding. palavras-chave Cientificidade em administrao, administrao-cincia, administrao-arte, atividade acadmica, demarcao cientfica. kEyWORDS Scientificity in administration, science-administration, art-administration, academic activity, scientific marking.

ISSN 0034-7590

349-360 jul./set. 2009 n. 3 v. 49 So Paulo

RAE

349

artigos ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?

O DICTUM
Todos sabem que nas classes e palestras de introduo administrao desperta sempre a curiosidade do auditrio e por isso prazeroso ao professor lanar a pergunta: O que vocs acham: Administrao cincia ou arte?. Claro, uma questo assim introdutria joga com o senso comum e se reproduz inercialmente. Mas tal perguntaaperitivo j atravessa dcadas e extrapola pblicos restritos. Vamos discuti-la. De passagem, talvez possamos aprender algo sobre nosso trabalho. Koontz, ODonnell e Weihrich (1986 [1976]), trs professores universitrios, em um dos manuais que orientaram diversas geraes de graduados em Administrao, erigem a mesma pergunta a ttulo de seo (Administrar uma cincia ou uma arte?, p. 8-31) e, referindo-se atividade (uma arte como qualquer outra, um conhecimento comportamental na citao que fazem de Chester Barnard) discorrem nas subsees sobre o conhecimento necessrio a essa atividade (Cincia e Administrao, Cincia e Mtodo Cientfico etc.). Ento, se a cincia contribui para essa arte, como mostram, por que a pergunta no ttulo da seo (cincia ou arte)? Como se v, j h dcadas que, com relao administrao, os predicativos cincia e arte so postos em oposio por intenes retricas ou, olhando um pouco alm dos textos, porque reside ali algo de realmente problemtico. Chega-se a suspeitar que a pergunta origina-se na escola ou na academia, quando se v Peter Drucker, reconhecida autoridade com carreira profissional fora de universidades, ignorar a questo ao longo dos dois volumes de seu Administrao: tarefas, responsabilidades e prticas (1975 [1973]) e dizer que o primeiro cientista administrativo foi aquele italiano de h muito esquecido que, nos primrdios da Renascena, criou a escriturao contbil por lanamento duplo (p. 557). Nesse captulo, intitulado O administrador e as cincias administrativas, Drucker no nega que as cincias administrativas podem ser instrumento de grande utilidade, mas prossegue, analisando o que ocorre na prtica com o uso frustrante delas pelos administradores, e cria nas seis pginas seguintes (p. 558563) sees com os ttulos: Promessa e desempenho e Por que a cincia administrativa no funciona. O fato , pelo menos, curioso. Veja-se, dcadas depois de Koontz, ODonnell e Weihrich, mais uma referncia pergunta, agora j bem enraizada na cultura comum. Mencionando a pergunta (Administrao cincia ou arte?), dizem Pereira, Ferreira e Reis (1997, p. 17):

Costuma-se considerar que um campo de estudos uma cincia quando possui um corpo terico prprio, articulado de forma a indicar a seus seguidores como se portar em casos especficos, prevendo os resultados desse comportamento. J a arte considerada uma habilidade, o desenvolvimento de habilidades ainda baseadas essencialmente na intuio, no risco de serem tomadas sem que seus resultados sejam previsveis. Arte a competncia para conseguir um resultado concreto desejado. Considerando estes aspectos, a Administrao ainda se encontra em uma fase amalgamada de arte e cincia. (grifos do original) No se pense, contudo, que no h por que voltar-se a dedicar a ela ateno acadmica. Estamos diante de um dictum interessante e estimulante discusso. Temos dois objetivos: desvendar a ambiguidade da pergunta (talvez uma das razes de sua sobrevivncia) e, a partir dela, examinar a pertinncia (isso, apenas) de discutir-se cientificidade em nosso saber, questo importante para os rumos da academia nessa rea. Para o primeiro objetivo, mais modesto, nos valeremos de anlise pragmtica e semntica, para o segundo, da teoria da cincia. Nossa trilha para isso ser perguntar sucessivamente: 1. O que significa formular-se essa pergunta, ou seja, por que algum a faria, em que circunstncias ela surgiria? Este seria o esclarecimento do sentido pragmtico do dictum. 2. Que sentidos podem existir nele, gerando ambiguidade e, talvez por isso, estendendo a sobrevivncia da polmica, sem satisfao final de parte a parte? Tal seria o esclarecimento do sentido semntico. 3. Como se deve entender luz da histria e filosofia da cincia a disjuntividade da sintaxe usada ( cincia ou arte)? Aqui j estaramos procurando o contexto subentendido no nosso dictum, e, de fato, seu aspecto mais interessante ao debate. 4. E, como parece que o centro de gravidade da questo a cincia como saber especial e distinto, perguntase: possvel distinguir adequadamente cincia de no-cincia? A abordagem terico-conceitual e mergulha em problema tradicionalmente tratado em filosofia da cincia. Ser, talvez, com uma compreenso sociolgica desse conceito mais do que outras, controversas, de natureza epistemolgica que nossa pergunta-ttulo poderia mostrar-se um mal-entendido. 5. No se pode, no entanto, parar a. Afinal, aps a crtica, ainda restaria de p algo da pergunta, ento refraseada? Isso concluiria nosso circuito argumentativo. Essa sequncia define a prpria estrutura do artigo, ainda que os passos 3 e 4 ocupem a maior parte do texto.

350

RAE

So Paulo v. 49 n. 3 jul./set. 2009 349-360

ISSN 0034-7590

PEDRO LINCOLN C. L. DE MATTOS

POR QUE E QUANDO ALGUM FARIA ESSA PERGUNTA?


Administrao cincia ou arte? A dvida ou necessidade de explicao legtima (algum se sente justificado ao faz-la) porque no se trata de matria bvia, que no justificasse dissenso, j que a identificao do desempenho do administrador no clara nem imediata para atestar a natureza de seu saber, ao contrrio de outros saberes profissionais. Para se dizer de um mecnico ou um mdico, um engenheiro ou um msico, desempenhando-se de forma satisfatria, que ali est (ou no) a competncia prpria da profisso, h elementos claros de imediato ou pouco tempo depois. Nesses casos, a autoria bem identificada porque individual, no organizacional, e porque o resultado no , em grande parte, objeto de conveno objetivos programticos so formulaes acordadas e, da mesma forma, os indicadores, quanto a seu tempo e grandeza. Ento, faz sentido perguntar pela natureza do saber de onde viria a eficcia, ou seja, h, basicamente, contexto para dar significado pragmtico pergunta. Mas no apenas isso. A pragmtica da linguagem natural (LEVINSON, 2007, p. 19-22) sugere mais. No caso, inquirir: em que situao e com que inteno algum faria a pergunta? O que acontece com quem (leitor, autor) v a um problema? E, at mesmo, por que ele vem a formular dessa maneira o interesse terico-conceitual pela administrao? certo que o sentido pragmtico da linguagem depende do contexto de ao (VAN DIJK, 1980, p. 280-290) geralmente de relacionamento em que ocorre determinado proferimento. A se formam os jogos de linguagem que se enrazam nas formas de vida, como diz Wittgenstein (1996 [1951], p. 35-36) e, por isso, so incontveis. E, no se podendo prever quando as situaes de vida ensejaro a pergunta, imaginam-se situaes-padro (famlias de significado, disse ele). Este texto comeou referindo-se a uma delas (um professor ou palestrante quer despertar a curiosidade de seu auditrio para a natureza da administrao ou da competncia administrativa), mas h outras que mergulhariam na atitude e opinio mesma de quem formula a pergunta. Nesse ponto, a ambiguidade da formulao deixa espao a que a prosdia, em um dilogo real, insinue outros sentidos. Por exemplo, um falante pode jogar com o contexto de senso comum em que, tratando-se de um saber, ser cincia seria prefervel a ser arte. E, ento, na entonao oral, isso poderia sutilmente passar, como se tal falante dissesse: Administrao CINCIA ou (s) arte? Postos de lado os casos em que o formulador da per-

gunta j est convicto da resposta (quer apenas ativar um auditrio capaz de dvida), a questo pode ser feita tambm por quem procura certeza, embora tendo uma espcie de pr-resposta. Ento, por exemplo, os inquirentes que perguntassem: Administrao arte ou cincia? note-se a inverso estariam insinuando posio no debate, contra uma administrao-arte. E o fato de ainda perguntarmos da forma costumeira (cincia ou arte), revelando talvez os defensores da administrao-arte, nos faz lembrar que essa posio j evoluiu para contextos novos de polmica, como aquele em que inflamados defensores da dimenso esttica das decises, inclusive as racionais, provocam a resposta dos que se supem pensar segundo instrumental lgico e algortmico. H sutilezas no uso (pragmtica) desse dictum. Assim, o problema de quem diz: Administrao cincia ou arte? pode estar em outro plano e ser menos objetivo do que parece. Pode ser o de algum que se imagina na administrao com atitude racional, ou de outro que sente ali ameaado seu pendor intuitivo. Ento perguntam porque esto querendo argumentar em um sentido interiormente j adotado. Igualmente, essa discusso pode esconder preocupaes e contextos problemticos reais, como, por exemplo, ensino terico nas escolas versus aprendizagem prtica no trabalho. De fato, a resposta a favor de um dos dois plos da pergunta orientaria o currculo.

A QUE EST SE REFERINDO MESMO QUEM FAZ A PERGUNTA?


A semntica de administrao, de cincia e de arte no simples. E, como para muitas perguntas, a resposta aqui pode estar tanto em esclarecer os termos quanto em argumentar sobre a predicao usada na pergunta ( cincia ou arte). Vamos entrar um pouco nisso. Administrao significa, no caso, o saber administrativo, no a prtica em si, pois este o entendimento em que cincia e arte podem estar sob o mesmo predicado. Mas saber administrativo em que circunstncias? Saber administrativo na prtica organizacional, na escola ou em qualquer das duas? mais fcil entender administrao (saber) como relativo prtica organizacional, inclusive porque tambm na escola prevalece uma perspectiva profissionalizante. Que quer dizer quem, fiel a Taylor, fala em cincia da administrao (CHIAVENATO, 1993, p. 61-63)? E que arte esta que lhe pode ser adequadamente contraposta, como em MOTTA (1991, p. 26)? O esforo de esclarecer

ISSN 0034-7590

349-360 jul./set. 2009 n. 3 v. 49 So Paulo

RAE

351

artigos ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?

essas perguntas preliminares vai permitir-nos chegar, pouco adiante, ao ncleo mais interessante do nosso tema. Taylor ainda viveu o ideal do racionalismo no Sc. XIX. J no mais no sentido iluminista de que a razo liberta o homem do erro e da dependncia a algo fora dele, mas da razo lgica, ainda cartesiana, inseparvel do mtodo cientfico (TAYLOR, 1960 [1911], 103, 118, 126-127). Observar, calcular, definir, deduzir seguro contra sofismas e erros de lgica, para projetar situaes e estruturar a ao com vistas a objetivos claros e hierarquizados: isso a forma cientfica de saber e trabalhar. Assim procedeu Taylor com sucesso, assim Fayol convenceu, assim formou-se uma tradio de saber que reivindicava cientificidade, mesmo que s tenha sido razoavelmente aceita nas universidades quando passou a praticar a pesquisa emprica segundo os cnones da psicologia e sociologia positivistas. No ncleo do prestgio social desse saber est a pretenso da certeza. A certeza prtica, relativa aos resultados esperados, tanto no laboratrio quanto na indstria, ganhava status ontolgico e era entendida como representao adequada do mundo e de suas leis. A aceitao, como cientfico, do novo saber aplicado mesmo que ela acontecesse apenas no mbito de uma tradio restrita era faz-lo participante de uma grande fonte de legitimao social, a cincia, nunca antes pensada para tal caso, e que se transmitia ao prprio empreendimento capitalista assim gerido. Administrao cincia evoca todo esse contexto semntico. J a administrao-arte envolve nova ambiguidade. Em parte, a discusso seria diferente se a pergunta fosse formulada em ingls. diferente perguntar por arts ou por crafts. Mas, em portugus, parte da polissemia envolvida decorre da falta de um substantivo que indique a habilidade do artfice (craftsman) ou mesmo o que, genericamente, ele faz artesanato no vale para o que todos os artfices fazem. Ento, no nosso caso, arte joga ao mesmo tempo com a habilidade do artista e a do artfice. E cada um que diz administrao arte pensa o que quer e entende o que quer do que lhe contra-argumentam. Um misto de qualquer coisa intuitiva e guiada pelo esttico, mas que, de repente, pode ser um jeito de lidar com as pessoas etc. E a discusso se prolonga. Finalmente, alm do uso disjuntivo da sintaxe (das duas, uma, ou cincia ou arte) a seguir comentado o predicativo pode envolver mais uma nuance: administrao, afinal, se reduz a uma cincia ou a uma arte? (Ou seja, vem a ser apenas isso?) Como se v, parece que quem formulou pela primeira vez a pergunta nela reuniu habilmente grande ambiguidade semntica...

A SAGA DA CINCIA RACIONAL, MODERNA E EXCLUDENTE


Alguns pargrafos acima, a referncia ao pai da administrao cientfica, o primeiro, no limiar do Sculo XX, a ousar o anncio de tal conceito, j foi a primeira introduo de comentrio idia de cincia, saber racional, que deve ser olhada historicamente. Agora, cabe aprofundar essa anlise para se entender bem a disjuntividade inscrita na sintaxe do nosso dictum: ou cincia ou arte. Sendo uma coisa, no pode ser a outra; a primeira definida pela certeza racional, na segunda, no se pe tal questo, tal exigncia. Ora, se essa idia caudatria de uma concepo de cincia j no mais sustentvel, cai por terra o sentido mesmo de continuar fazendo a pergunta: Administrao cincia ou arte?, ou de querer respond-la pelo menos nesses termos passando sua repetio hoje categoria dos equvocos ou, benignamente, dos mal-entendidos. Essa concluso pode brotar, em parte, desta seo e, em parte, das seguintes. A grande tradio do saber no Ocidente no pde esquecer seu vetor, e, durante quase dois milnios, sua pedra fundamental: a idia platnica e aristotlica de que a razo humana, corretamente operada, leva verdade no mundo pr-socrtico, tratada apenas como a qualidade esperada do discurso que quer ser aceito (SANTOS, J., 2004). Para salvar o uso racional da linguagem contra a sofstica, Plato dirigiu toda a sua obra. E a concepo de epistme em Aristteles (tica a Nicmaco, VI, 7, 1141a, 19-20), o conhecimento conceitual que usa a lgica como seu instrumento bsico, foi o bero de todas as cincias ocidentais. Mesmo quando o empirismo passou a valorizar a observao acurada do mundo, o mtodo se confiava razo para chegar a leis e aplicaes. Descartes representa, na retomada ps-renascentista da confiana na razo, o esforo extremo de aplicao total da lgica racional na busca da certeza. Embora a arte fosse do esprito, e dividisse o espao universitrio com a filosofia e as cincias naturais, ela no podia contribuir com as questes de verdade. A matemtica era uma expresso maravilhosa da razo que a estava, com Galileu, Leibniz e Newton, a mostrar, na capacidade explicativa e preditiva, o caminho superior da racionalidade. Como gnio de sua poca, Kant deu, com a anlise da razo (1966 [1787]), uma resposta satisfatria, por dois sculos, para a harmonizao do trabalho emprico da cincia com pressupostos de racionalidade, obviamente ausentes da prpria observao, e at conduzindo-a a priori. Fundamentada assim, metafisicamente, pelo filsofo de Koenigsberg (1891 [1786]), a cincia emprica e seu mtodo racional poderiam seguir

352

RAE

So Paulo v. 49 n. 3 jul./set. 2009 349-360

ISSN 0034-7590

PEDRO LINCOLN C. L. DE MATTOS

adiante com o projeto de modernidade pelo bem do homem. A crena iluminista em horizontes gloriosos para o homem racional, que deu partida cincia no Sculo XVII e sepultou o obscurantismo da Idade Mdia, encontrava um leito promissor, duradouro. A oposio entre cincia e arte tem razes profundas, originadas na pretenso excludente da cincia emprica e positiva do Sc. XIX. Nietzsche viveu nessa poca, quando a cincia, elaborada em termos estritamente racionais, requeria para si o status nico da verdade sobre o mundo. Ao criticar Kant e o projeto racional iluminista, apontou uma limitao radical (que ele chamou de o problema da cincia): o organismo que reflete pela anlise racional no pode ver-se adequadamente, sem distoro. Ele diz (NIETZSCHE, 2000 [1888], p. 45-46) que a arte mais poderosa do que o conhecimento, porque aquela deseja a vida, ao passo que este os seus prprios fins. E diante dos riscos da estupidez e cegueira a que a cincia, apartada da vida por seu mtodo, pode levar, Nietzsche sugere no o aperfeioamento da cincia, mas os recursos e riscos teraputicos da arte. Essa oposio entre arte e cincia entrou na tradio ocidental. Foi s quando, na segunda metade do Sculo XIX, lgicos e matemticos como F L. Gottlob Frege levaram a . srio o projeto de uma linguagem to racional quanto fiel observao cientfica do mundo, tida como inquestionvel, que se iniciou uma rota de impasse, dentro da prpria filosofia analtica (DUMMETT, 1996). Era o ideal e o projeto de relao linguagem-mundo que o Crculo de Viena e o Tractatus, de Wittgenstein (COND, 1998, p. 63-82), perseguiram. Sem proposies, racionalmente formuladas, com valor de verdade, seria inevitvel relativizar-se todo o projeto da cincia moderna. Na busca por solues no mbito da racionalidade, o positivismo lgico polarizou boa parte do esforo filosfico nas primeiras dcadas do Sculo XX. Inutilmente. Desde o Investigaes filosficas, de Wittgenstein (segunda fase do filsofo), o significado da linguagem decididamente transbordou os limites da formulao racional e explcita. Mudou o sentido da relao linguagem-mundo (COND, 1998, p. 114-130). Caiu irremediavelmente no campo da ao humana e das relaes sociais. Alis, desde o Sculo XIX, a metapsicologia e a experincia clnica de Sigmund Freud, e a tradio que a se originou, abalaram o primado da razo, afinal inescapvel ao desejo (PLASTINO, 2001). Enfim, golpe aps golpe, ao longo do Sculo XX a idia de cincia foi redimensionada. A cultura ocidental se abriu mais para a sociedade e para outras dimenses da vida humana inclusive para a arte, ela prpria, at parte do Sculo XIX, respeitando regras de racionalidade.

Um saber entre outros, coisa de certas tradies sociais, onde a razo e seus interesses produzem prodgios e horrores, a cincia ocidental ps-guerra no mais vista como conhecimento puro ou neutro (restrito ao racional) e absoluto (excludente de outros concorrentes) ainda que se mostre poltica e economicamente triunfante atravs da tecnologia. Nada que justifique mais a posio disjuntiva (ou cincia, ou ...), especialmente quando se insistisse em associar o conceito de cincia ao de racionalidade. Ento, o nosso dictum parece desconheceu os captulos mais recentes dessa saga da cincia moderna.

MAS ESTAR A CINCIA TO DISTANTE DE UMA ARTE?


Acima, aludiu-se ao carter ambguo de uma predicao de arte, pelo menos em portugus (artesanato e obra de arte). A dimenso artesanal da cincia claramente atestada por sua prtica. Cada pea cientfica nica e original, trabalhada de forma especfica em ambiente (laboratrios etc.) radicalmente diverso de uma linha de montagem industrial. Um trabalho de pesquisa se baseia em outros, mas no pode copi-los e deve, inclusive, mostrar algo de prprio. A iniciao vida de pesquisador, em mestrados e doutorados, repete a relao mestre-discpulo, arteso-aprendiz: a orientao individualizada, e tal padro jamais foi quebrado. Assim, a cincia arte no sentido de craft. Mesmo cercado de certo esteretipo da arte como atividade diversa do labor, praticada pelo prazer interno de quem a ela se dedica, e sem fins econmicos, sempre caminhou com a cincia o trao cultural da busca desinteressada pelo saber a scientia qua scientia, aproximada da ars qua ars (a arte pelo fato de ser arte). A crtica de esquerda ideologia da cincia ou de sua vinculao dominao do capital pode ter menosprezado o fato de que os ambientes acadmicos compem motivaes complexas. E, independente do fato de se submeterem a estruturas definidas pelo poder poltico-econmico, praticantes de cincia em diversas reas constroem carreiras fundadas em um tipo de intensa motivao pessoal que, dadas as difceis condies de trabalho, no resistiria a uma racionalidade utilitria. A explicao dessas carreiras pode estar no chamado prazer do conhecimento (narcsico?), onde se liberam as mesmas tenses e talvez se esconda o mesmo desejo que a arte realiza. Por outro lado, quem pode negar a presena do esprito humano, criativo e esttico, tanto na produo artstica ela prpria exigindo tcnica rigorosa quanto na cient-

ISSN 0034-7590

349-360 jul./set. 2009 n. 3 v. 49 So Paulo

RAE

353

artigos ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?

fica? A impulso do cientista pela percepo interior do belo est presente em um modelo terico ou matemtico e imune ao rigor observacional e ao teste emprico. Esses dois ltimos aspectos da cincia esto mais relacionados legitimao do conhecimento cientfico (sobretudo perante os pares), enquanto o primeiro ao surgimento mesmo do que h de diferencial nele. Nesse ponto curioso ouvir Einstein, ao falar da fsica terica:
Nenhum caminho lgico leva a tais leis elementares [da natureza]. Ser exclusivamente uma intuio a se desenvolver paralelamente experincia. (...) Alis, esses conceitos e princpios se revelam como invenes espontneas do esprito humano. No podem se justificar a priori nem pela estrutura do esprito humano [referncia s categorias transcendentais de Kant] nem a outra razo qualquer. (...) Mostram a parte inevitvel, racionalmente incompreensvel, da teoria. (EINSTEIN, 1981 [1931], p. 140, 148).

nharias, a economia) e, depois, as cincias sociais, pagaram um preo por isso, que foi sua adequao metodolgica. Assim, historicamente, a questo cincia, no-cincia sempre teve como referncia a fsica, com seus inmeros ramos, a qumica, e, posteriormente, a biologia apoiada nesta, e surgiu depois que, no Sc. XVIII, a cincia moderna se consolidou como capaz de gerar solues. Seu processo de afirmao social passou a ser marcado por um esforo de diferenciao. O novo saber realizava o que o senso comum expresso na opinio, que os gregos clssicos j opunham epistme e chamavam de doxa tentava, e mesmo o que outros saberes bem mais antigos, como a alquimia e astrologia, no conseguiam. Bachelard (1996, p. 18) expressa bem essa tradio que chega at ns:
A cincia, tanto por sua necessidade de coroamento como por princpio, ope-se absolutamente opinio. Se, em determinada questo ela legitimar a opinio, por motivos diversos daqueles que do origem opinio; de modo que a opinio est, de direito, sempre errada. A opinio pensa mal; no pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade ela se impede de conhec-los. No se pode basear nada na opinio. Antes, preciso destru-la. (grifos do original)

(Ao reler estas linhas, no poderia algum agora encontrar sentido em uma hipottica teoria da administrao, que se desenvolvesse prxima experincia pessoal da prtica?...) nesse sentido tambm que, ao fazer a crtica do paradigma epistemolgico da cincia moderna, Boaventura de Souza Santos (2000, p. 74-78) fala da artefactualidade discursiva como um novo conceito organizador e da racionalidade esttico-expressiva como uma representao inacabada da modernidade ocidental.

UMA LINHA DIVISRIA ENTRE CINCIA E NOCINCIA?


Quem, a respeito de um saber, pergunta se ele ou no cincia, est com isso evocando um dos debates que mais ocuparam os filsofos e tericos da cincia desde o Sc. XIX at meados do Sc. XX, e que ainda se arrasta em alguns ambientes mais conservadores. a chamada questo da demarcao, a demarcao ou linha divisria entre cincia e no-cincia, um critrio terico sustentvel, qualquer que seja sua aplicao prtica sendo inevitvel pensar em distinguir dissertaes e teses, artigos e, em geral, publicaes de livros e peridicos acreditados como cientficos. De onde surge essa questo, ou por que se justifica? O vasto leque de saberes que hoje se beneficia institucionalmente do prestgio de ser classificado como cincia e at um recm-chegado saber administrativo o pretende... sempre girou em torno do que se chamam as cincias duras. E sobretudo os saberes de carter aplicado (as enge-

O problema da demarcao era estudado enquanto os centros de gerao de cincia prosseguiam com seu trabalho, no o condicionando normativamente. Os filsofos e alguns cientistas que se debruavam sobre ele tinham a tarefa de justificar teoricamente o que seria distintivo e caracterstico em uma prtica de investigao que cada vez mais ganhava adeptos e aplicaes. Desde o Sc. XIX, esse problema do critrio desenvolveu-se, na literatura, sob diversos interesses: afirmar a independncia da cincia em relao ao saber revelado, sobretudo o da teologia crist, combater as chamadas pseudocincias, distinguir entre teorias mais e menos cientficas e acolher ou excluir dos ambientes cientficos a produo de certas escolas ou tradies. Embora a diferena da cincia emprico-factual em relao cincia teolgica seja tpica do Sc. XIX (DRAPER, 1874) e sempre evoque os nomes lendrios de J. W. Draper e A. D. White, o combate ao chamado criacionismo cientfico (creation-science) ainda rende sucessivas edies de rplica e trplica, sobretudo em oposio ao evolucionismo darwiniano e em defesa da historicidade das narraes bblicas (MORRIS e PARKER, 1982). Na rejeio ao que chamaram pseudocincias (GEWANDSZNAJDER, 1989, p. 188-207), cientistas e filsofos da cincia bateram inicialmente na astrologia, depois na metapsicologia de Freud apressadamente identificada com sua prtica teraputica, a psicanlise e,

354

RAE

So Paulo v. 49 n. 3 jul./set. 2009 349-360

ISSN 0034-7590

PEDRO LINCOLN C. L. DE MATTOS

sem deixar esses alvos, no marxismo, na parapsicologia, na homeopatia e outras terapias dissidentes ou alternativas medicina aloptica. A filosofia da cincia registra at hoje esse debate como um dos seus grandes temas uma das coletneas mais amplas dessa disciplina (COVER e CURD, 1998) dedica ao assunto quase cem pginas. A questo tomou rumo diferente e bem mais interessante quando, nas dcadas de 1960 e 1970, a sociologia da cincia entrou especificamente na dimenso epistemolgica da produo social da cincia, rompendo a fronteira que at ento a separava da filosofia da cincia. O que aconteceu em uma e outra margem dessa ultrapassagem de barreiras poderia, no contexto deste artigo, ser relacionado: primeiro, com uma tentativa, a nosso ver equivocada, de responder pergunta inicial (Administrao: cincia ou arte?), mantendo o mesmo contexto terico em que surgiu; e, segundo, com uma nova maneira de encarar a pergunta, mais capaz, inclusive, de dar conta da dimenso pragmtica de sua formulao, como de incio analisada. As duas prximas sees se aprofundam nesse debate da filosofia e sociologia da cincia.

O CRITRIO POPPERIANO DA REFUTABILIDADE, DIFERENCIANDO CINCIA DE NO-CINCIA


O filsofo e professor emrito da London School of Economics and Political Science LSE, Karl R. Popper, tem sido figura central na recuperao dessa polmica da demarcao cientfica, no Sc. XX. Polmica, porque ele, afastando-se de sua primeira filiao filosfica, o positivismo lgico do chamado Crculo de Viena, apresentou uma soluo original e logicamente coerente, que, j a partir dos anos 1960, despertaria oposies e crticas sua aplicabilidade. Com essa soluo, que resolvia simultaneamente o problema da induo a fragilidade lgica de deduzir a partir de fatos acumulados, mtodo j criticado por David Hume no Sculo XVIII, em pleno alvorecer da cincia emprica Popper desafiou o sistema estabelecido at ento, o da verificao bem-sucedida da hiptese testada. A intuio fundamental de Popper lhe veio ainda nos anos que precederam sua fuga da Alemanha nazista (indo lecionar na Nova Zelndia, de onde foi para a Inglaterra em 1946). Deixemo-lo relat-la:
Foi durante o vero de 1919, quando eu comecei a me sentir mais e mais insatisfeito com essas trs teorias: a teoria e histria marxista, a psicanlise e a psicologia individual. Comecei a sentir dvida sobre seu status cientfico. O que havia de errado com elas? Por que eram to diferentes das teorias fsicas, da teoria de Newton e, especialmente, da

teoria da relatividade? (...) Eu descobri que meus amigos admiradores de Marx, Freud e Adler se impressionavam com o nmero de pontos comuns dessas teorias, especialmente seu poder de explicao. Elas pareciam ser capazes de explicar praticamente qualquer coisa que aparecesse dentro de seu campo de referncia. (...) O mundo estava cheio de verificaes da teoria. O que quer que acontecesse sempre a confirmava. Sua verdade aparecia clara e quem no acreditava era porque no queria ver essa verdade manifesta, por interesses de classe ou represses ainda mal analisadas e necessitando de tratamento. (...) Um marxista no podia abrir um jornal sem encontrar em cada pgina evidncias que confirmavam sua interpretao da histria. E no apenas nas notcias, mas na forma de apresentao delas revelando o vis de classe do jornal e especialmente, claro, naquilo que o jornal no dizia. (...) Quanto a Adler, fiquei impressionado por uma experincia pessoal. Certa vez, em 1919, eu relatava a ele um caso que no me parecia particularmente adleriano, mas sobre o qual ele no encontrou nenhuma dificuldade de analisar em termos de sua teoria do sentimento de inferioridade, apesar de no ter sequer conhecido a criana. Levemente surpreso, perguntei-lhe como podia estar to seguro. Pela minha experincia de mil outros casos, respondeu-me. E eu no pude seno dizer-lhe: E com este novo caso, eu suponho, sua experincia se tornou de mil e um casos... (...) Era precisamente este fato de sempre se ajustarem, sempre estarem sendo confirmadas que, aos olhos de seus admiradores, constitua o argumento mais forte em favor dessas teorias. Comeou a ocorrer-me, ento, que essa aparente fora era de fato sua fraqueza. Pois situao radicalmente diferente acontecia com a teoria de Einstein. Para tomar s um exemplo, a predio de Einstein tinha acabado de ser confirmada pela expedio de Eddington. (...) O impressionante, no caso, o risco envolvido em uma predio. Se a observao mostra que os efeitos da predio esto, sem dvida, ausentes, ento a teoria est simplesmente refutada. A teoria tem que ser incompatvel com certos possveis resultados de observao (POPPER, 1985 [1963], p. 34-36, grifos do original).

O aspecto descritivo dessa longa citao com pedidos de perdo ao leitor por isso condensa ilustrativamente observaes que faremos adiante sobre a resposta de Popper ao problema. Alguns meses depois, ele a formulava em sete pontos, concluindo: Pode-se sumarizar tudo isso dizendo que o critrio do status cientfico da teoria sua falsificabilidade, refutabilidade ou testabilidade. (p. 37, grifos do original) Popper desenvolver depois sua teoria, que chamar de

ISSN 0034-7590

349-360 jul./set. 2009 n. 3 v. 49 So Paulo

RAE

355

artigos ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?

mtodo dedutivo de prova (POPPER, 2006 [1934], p. 50); dir que h graus de refutabilidade (e, por isso, graus de cientificidade); que uma teoria j falsificada pode voltar a ser cientfica se puder ser de novo adequadamente testada; que a falsificao pode no comprometer a teoria toda, mas s o enunciado sob teste; que uma teoria cientfica pode originar-se de outra teoria, do senso comum e at do mito, desde que possa ser bem formulada e testada; criar esquemas metodolgicos de teste (o modus tollens); dir que no h teorias gerais nem definitivas, porque devem ser sempre testadas, especificamente e sob novas circunstncias que a histria continuamente trar; dir, ainda, que muitos conhecimentos so significativos, aceitveis e teis (talvez a grande maioria), mesmo ficando fora da demarcao cientfica; ter seu mtodo largamente aceito e aplicado pelos cientistas de seu tempo. Contudo, sua inteno de traar clara linha divisria entre o que deve ser considerado cincia e o que no, mostrou-se altamente controvertida, antes de tudo porque restringia fortemente ainda que no arbitrariamente o que seria cincia-cincia. O relato de Popper, acima transcrito, sobre os primrdios de sua teoria, pode ilustrar bem as principais limitaes e objees que lhe foram feitas nas dcadas seguintes. Primeiro, e principalmente, a base emprica: s a experincia controlada pode ser critrio definitivo para a teoria (para ele sempre uma conjectura). Segundo, e em decorrncia, seu trao de origem: a prestabilidade previso de fatos e o risco de contradiz-los precisamente introduzem o critrio s cincias exatas e negam aos saberes no testveis (sobre o homem e as sociedades que evolvem na histria) o status de cincia valorativamente predefinido. Terceiro, e mesmo no mbito das cincias naturais, h consenso de que muitas teorias no so sujeitas a teste especfico, como, por exemplo, na biologia molecular ou na fsica de fuso a baixas temperaturas. Quarto, surgem dificuldades em negar status de cincia a saberes largamente testados no tempo e tidos como tal, como caso da meteorologia e a medicina cujas previses falham muito, e para os quais no se podem montar testes sob controle. Quinto, enfim, no momento em que saberes ditos pseudocincias, como a prpria astrologia, puderam tambm ser submetidos a testes falsificadores, sentiu-se dificuldade de recusar a elas, pelo mesmo critrio, o status de cincia. Por outro lado, no entanto, Popper nos deixa fortes lies. preciso, sobretudo na profisso acadmica, ser crtico e criterioso em relao prpria experincia ou aos fatos que nos so relatados, e que absorvemos tanto via mdia quanto via dados coletados em pesquisa sob o esteretipo do fato, pura realidade ou fato, argumento definitivo. As situaes mais comuns so a auto-iluso,

sob impulsos diversos, e a crena na nova experincia que interpretada luz da experincia anterior, mas que ao mesmo tempo a confirma. E acabamos nos orientando mal, investindo esforos e recursos sem razes que pelo menos nos levem a aprender com o eventual erro, e nos tornando joguetes de interesses e retricas alheias s nossas prprias convices e valores. Popper insistiu vrias vezes em que apenas procurava um critrio lgico para a demarcao cientfica, mas no conseguiu evitar que a controvrsia de fato transbordasse para a dimenso institucional da cincia, e isso muito importante para a linha de desenvolvimento do presente ensaio e de sua questo inicial, agora aprofundada a partir da predicao Administrao cincia.

COMO EVOLUIU A CONTROVRSIA DA DEMARCAO CIENTFICA?


Kuhn, em controvrsia com Popper (LAKATOS e MUSGRAVE, 1979 [1965]) talvez mais famosa entre os seguidores deles mostrou que era impossvel explicar historicamente as mudanas, ocorridas nas cincias naturais ao longo dos ltimos sculos, pela falsificao da teoria e sua substituio pelo que veio a tornar-se depois um paradigma de cincia normal; mostrou ainda que a persistncia das anomalias, inicialmente desconfirmadas pela pesquisa paradigmtica, mas depois sobrepondo-se a ela, exigia nova abordagem. A busca de um critrio de natureza lgica e formal para distinguir o que seria do que no seria cincia ainda foi tentada at o fim da dcada de 1980, mas depois comeou a mostrar-se tarefa de limites problemticos ou talvez mesmo sem aplicabilidade sustentvel. Dois discpulos de Popper de fato afastando-se do mestre se destacaram nas pesquisas e publicaes sobre a disputa, com posies opostas (apesar de serem amigos pessoais). Imre Lakatos (1978) fundamentou com estudos prprios, e aceitando os de Kuhn, que no se poderia excluir a dimenso histrica e institucional do problema. Mas disse que a escolha entre teorias se dava no pontualmente, refutando-se uma ou outra. Na verdade, h uma espcie de organizao espontnea e histrica de diversas teorias e mtodos de pesquisa em torno de um ncleo comum a eles. Lakatos chamou isso de Programa de Pesquisa. Os Programas de Pesquisa se protegem pela falsificao de seus oponentes, e a seleo deles se faz ao longo do tempo, quando alguns, em progresso, conseguem agregar fatos e apoios novos, e outros, rivais, degeneram. O outro ex-aluno de Popper, Paul Feyerabend, nas 18

356

RAE

So Paulo v. 49 n. 3 jul./set. 2009 349-360

ISSN 0034-7590

PEDRO LINCOLN C. L. DE MATTOS

teses de seu Contra o Mtodo (1977 [1975]), nega Programas de Pesquisa. Ele mostrou, tambm revendo pesquisa histrica, que nada h de permanente e nico na prtica metodolgica dos cientistas; no h regras que no tenham sido quebradas e no se pode negar a importncia das teses fracas e at absurdas no confronto com outras melhores. O saber dos cientistas , histrica ou culturalmente, inseparvel dos outros saberes com o que concorda com Lakatos. Assim, no h como sustentar a idia mesma de um status especial para o conhecimento cientfico e, tambm por isso, a questo da demarcao perde o sentido. Prolongando parte do pensamento de Lakatos e reconhecendo a dificuldade de firmar, historicamente, critrios lgico-conceituais, Paul R. Thagard (1978) prope (melancolicamente!) critrio apenas pragmatista: no ser cientfica a teoria que, ao longo do tempo, progrediu menos que outras, e aquela que no obteve o interesse da comunidade dos praticantes de cincia em desenvolver solues para os problemas que apresentava. Vinte anos depois dessa fase de crise e contestao nos anos 1970, as palavras de Larry Laudan, declarando O falecimento do problema da demarcao (1996, p. 210-230), encerram este breve priplo pela questo. Se encontrada, uma resposta sustentvel para tal problema justificaria perguntar-se agora pela cientificidade do conhecimento administrativo. Mas tal no h. Aps lembrar que, h milnios, os filsofos sempre quiseram tomar a si a tarefa de justificar o conhecimento verdadeiro, vindo ento a filosofia moderna ao encontro da cincia, diz Laudan:
Parece bastante claro que a filosofia falhou, de longe, em entregar o produto prometido. Quaisquer que sejam as especficas foras e fraquezas dos numerosos e bem conhecidos esforos pela demarcao, provavelmente acertado dizer que no h linha de demarcao entre cincia e pseudocincia que tivesse conquistado a concordncia da maioria dos filsofos (p. 211).

E completa, adiante: [...] nosso foco deveria estar nas credenciais de evidncia emprica ou conceitual, pois o status cientfico do que pretendemos dizer em relao ao mundo algo irrelevante (p. 222).

UMA CONCEPO SOCIAL E INSTITUCIONAL NA PRPRIA EPISTEMOLOGIA DA CINCIA


O que, decisivamente, mudou a forma de entender-se cincia fora de uma concepo ainda aristotlica de conhecimento racional e verdadeiro, para o qual era

urgente distinguir-se dos demais foram os estudos histricos sobre a prpria prtica e produo cientfica nos ltimos trs, quatro sculos, quando os historiadores da cincia j podiam encontrar suficiente material de trabalho. O grande rompimento metodolgico foi procurar entender aquelas prticas e produtos em funo dos contextos sociais e culturais dos atores envolvidos, relativizando a narrativa lgica com que eles prprios explicavam sua pesquisa. O efeito bombstico que os doze anos de trabalho de Thomas S. Kuhn (1962) tiveram na epistemologia da cincia nas dcadas seguintes prende-se, de fato, pesquisa histrica feita pouco antes, como ele mesmo declara no prefcio de seu livro. O nome de M. Alexandre Koyr costuma ser citado como representativo desse trabalho, na primeira metade do Sculo XX, mas j iniciado no sculo anterior. A astronomia, a fsica e a matemtica estavam intimamente ligadas a doutrinas msticas e idias transcientficas, filosficas, metafsicas e religiosas, disse Koyr (195?, p. XXI). Ora, isso representava uma perigosa desmitificao da descoberta cientfica. Enquanto a questo da demarcao cientfica, acima referida, atingia seu ponto de saturao, expandia-se outra, j ento posta: que lugar deve-se atribuir s circunstncias pessoais, histrico-sociais e culturais na prpria obra de um cientista? A natureza da cincia poderia pender da resposta que se viesse a dar pergunta. importante notar que tal questo sempre fora alocada ao campo da sociologia, mesmo sendo ousada para esta. De fato, socilogos da cincia como Robert K. Merton (1973) estudavam a cincia como fenmeno social e institucional. Quanto quela questo, a resposta tradicional era a de que o lado social da cincia e a personalidade do cientista, fascinantes objetos de estudo, podiam influenciar tanto a escolha dos problemas de pesquisa quanto os prprios resultados (Merton, por exemplo, mostrou a correlao entre correntes religiosas protestantes na Inglaterra e a Revoluo Cientfica do Sc. XVII, em termos de valores de prtica e ideais). Mantinha-se, contudo, uma linha divisria muito clara entre os campos de pesquisa. No da filosofia e epistemologia da cincia, a questo estava posta pela famosa distino entre contexto de descoberta e contexto de justificao, advogada por Popper. No primeiro caso, aceita-se que a descoberta s vem a dar-se quando ocasionada por um contexto (pessoal, social, histrico, dentro do qual surge o problema em estudo). No segundo caso, porm, reside o tpico e insubstituvel do mtodo cientfico: a qualidade do conhecimento s se justifica pela virtude interna do mtodo

ISSN 0034-7590

349-360 jul./set. 2009 n. 3 v. 49 So Paulo

RAE

357

artigos ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?

racional cientfico. E a reaparecem presentes a filosofia positivista e a perspectiva de certa forma religiosa que Comte atribui ao saber cientfico, pois, ao ser tocada, ali se revela a ordem secreta da natureza (CANGUILHEM, 1968). Um resqucio do transcendentalismo platnico do conhecimento se escondia, no raro, nas narrativas das grandes descobertas cientficas do passado. Ora, trs argumentos j haviam sido desenvolvidos, esvaziando a chamada virtude prpria atribuda pelo racionalismo ao mtodo cientfico. J nas primeiras pginas de seu A estrutura das revolues..., Kuhn (2001 [1962], p. 22-23) anuncia uma das teses defendidas no livro: no o mtodo que gera o paradigma, a prtica social do paradigma que gera o mtodo, como construo racional e operacional dele. Feyerabend (1977, p. 259-262), respondendo a objees sua recusa em distinguir entre os dois contextos (o da descoberta e o da justificao), no nega a existncia formal de regras metodolgicas, mas afirma que realmente sua aplicao no socialmente imune, inclusive porque a prpria interpretao delas sempre polmica na academia, o dissenso, mesmo velado, regra social. Wittgenstein, em sua segunda fase (1996 [1951]), rejeitando sua prpria posio anterior de positivista lgico, quando defendia a formalizao precisa da linguagem, transferiu o significado do que realmente se diz para as relaes socialmente mantidas (de que faz parte a linguagem), sejam as coloquiais, sejam as prticas em regras sociais, como as de trabalho, tal como realmente acontecem nas relaes entre cientistas. Foram, pois, rompidas as barreiras de legitimidade entre a filosofia e a sociologia do conhecimento para falar da cientificidade, e aberto o espao para posies como a de David Bloor, da Escola de Edimburgo, em sua chamada tese forte:
O que os epistemlogos estudam, disse Bloor, so as regras aceitas como racionais em sua sociedade. Para tanto, toda sociedade pode ter seus epistemlogos e seus modos estandartizados de usar terminologia cognitiva (HESSE, 1980; LATOUR, 1988). Ao supor que as regras de argumentao e os critrios de verdade so internos ao sistema social ou talvez a um conjunto de sistemas sociais, a anlise social e histrica adquire o potencial de proporcionar uma crtica vlida, inclusive de nossos pressupostos. (VESSURI, 1991, p. 60)

Em estudos de antroplogos e socilogos como D. Bloor, B. Barnes, H. Collins, T. Pinch, B. Latour, S. Woolgar, K. Knorr-Cetina, e muitos outros, a natureza histrica e circunstancial do que fazem os cientistas, inclusive em nvel de microrrelaes nos laboratrios, afirmada como a caracterizao mais sustentvel do que seja cincia. Eles trabalharam paralelamente ou foram secundados por autores hoje consagrados, mais fiis grande tradio sociolgica, como Pierre Bourdieu, ou histrico-filosfica, como Michel Foucault. No h coincidncia entre seus pontos de vista, inclusive em relao a Kuhn (HOCHMAN, 1994), mas deslocaram definitivamente o eixo de interesse da pesquisa sobre a cincia. Assim, o conceito de cincia passou a incorporar uma conotao mais sociolgica do que epistemolgica (em termos do tratamento racionalizante anterior). Quando se fala de Administrao como cincia, hoje mais seguro pensar nas instituies acadmicas que promovem profissionalmente a pesquisa nessa rea, constituindo um campo cientfico (BOURDIEU, 1983), uma tradio incipiente, do que em alguma coisa confusa e discutvel sobre o status epistemolgico do que produzem aqueles pesquisadores. Sob esse aspecto, perguntar, ainda, se Administrao cincia ou arte soa como se tudo isso tivesse sido desconhecido ou, de repente, mal entendido.

O QUE RESTA DA PERGUNTA INICIAL?


E c estamos ns de volta nossa pergunta inicial: Afinal, Administrao cincia ou arte? Supomos que respondla agora, seja qual fosse a resposta, seria tentativa descredenciada pela argumentao desenvolvida at aqui. Trs desdobramentos, em termos de perguntas, contudo, poderiam justificar-se a ttulo de concluso. a) Se no cabe tal formulao a quem se pergunta sobre o saber administrativo, que saber esse? b) Poderia o que precede sugerir que o dictum fosse refraseado e alguma predicao, que no cincia, para Administrao fosse salva, j que to problemtico falar naquela? c) Algum no dito mas na sequncia do que foi dito e no menos polmico que o dictum deveria ser explicitado? a) Mas, ento: que saber esse? esta pergunta serve para mostrar a distncia entre uma prtica lingustica porque administrao essencialmente isso, no ambiente de relaes criado pela organizao e a narrativa metalingustica a ela referida. Parece que tal reflexividade particularmente difcil, no caso. Contudo, desde que se renuncie a resposta normativa (o que ) e a termos denotativos, possvel esclarecer

O estudo seminal de Bloor (1991 [1976]) especialmente importante nesse contexto, porque ele, um matemtico, dedica vrios captulos ao estudo epistemolgico e antropolgico da matemtica, a linguagem prpria das cincias duras.

358

RAE

So Paulo v. 49 n. 3 jul./set. 2009 349-360

ISSN 0034-7590

PEDRO LINCOLN C. L. DE MATTOS

melhor esta pergunta. Ela feita porque o saber deu as costas prtica. No capaz de reconhecer-se nela e por isso tem dificuldade de falar sobre ela. Pois em nossa cultura ocidental os saberes tiveram, em seu bero grego, uma fragmentao desorientadora quando deixaram a unidade da sophia pr-socrtica pela anlise de Plato e Aristteles. E isso tornou-se um limite, um obstculo epistemolgico (BACHELARD, 1996, p. 17). De modo que sugestivo no se vai alm da sugesto retomar daquele ponto a questo do saber administrativo, que individual e organizacional, solidamente preso ao singular e intuitivamente recorrente a formulaes gerais para orient-lo. Seguindo Koike e Mattos (2001), a trplice referncia tchn, epistme, e phrnesis capaz de inspirar uma reintegrao do saber-construir (ou pr a funcionar) com o saber conceitual, atravs do saber prudente, que no perde o sentido do real e do vivel, e ao qual no escapa o senso poltico, no relacionamento humano e organizacional. b) Pode-se dizer que nos meios de cincia no Brasil, como em vrios pases ocidentais, j se fazem presentes pesquisadores profissionais da administrao, e as trs dcadas de ps-graduao atestam pesquisa. Mas, sobretudo, interessa perguntar se administrao j uma disciplina, devendo ento ser grafada com inicial maiscula (Administrao). As disciplinas so formas de institucionalizao de prticas de ensino e pesquisa. A dvida de natureza emprica. Aps algumas dcadas de experincia dessas prticas, inclusive pelo que se v no Brasil, talvez se deva desistir de constituir uma disciplina, e orientar-se para construir uma interdisciplina ou disciplina intersticial (SCHWARTZMAN, 1997). Estamos entre as vtimas tardias da milenar separao entre humanidades, cincias e profisses superiores, de um lado, e artes ou profisses tcnicas, de outro. As cincias sociais, ainda jovens, tm-se mostrado interessadas em catalisar problemas de pesquisa aproximadamente compatveis, mas h, no seio da chamada comunidade acadmica de administrao, linguagens e formas de trabalho em movimento de crescente disperso, enquanto tambm so acolhidas outras recmchegadas de campos disciplinares estrangeiros. Ento surgem perguntas: o que est a caminho? O que h a fazer-se? Que expectativas se formam em relao a ns? c) Finalmente, algo no foi dito e pode ter ficado entre as indagaes do leitor quando, ao longo deste ensaio, se insistiu na questo de distinguir cincia de nocincia e, por extenso, cientfico de no cientfico: isso estaria, ou no, dizendo respeito a dissertaes,

teses e trabalhos acadmicos individuais submetidos a avaliao de pares? Claro que estaria. Mas o dictum se refere a entidades e situaes gerais (administrao, cincia, arte), e a questo do critrio de demarcao entre cincia e pseudocincia ou no-cincia no chega a deixar o campo terico dessas coisas em si, conceitualmente tomadas. Ficou, portanto, ausente do texto, uma anlise de onde se deduzisse, mais proximamente, a situao concreta do julgamento de produtos internos ao mundo da cincia. Internos ao mundo da cincia, acabamos de dizer, porque estaria significada a cincia como realidade social comunidades, tradies, ambientes institucionais de praticantes. Como seria rica (e o quanto teria de incmoda...) aquela anlise! De qualquer forma, a tentativa de responder quelas situaes singulares de julgamento acadmico com base em critrios lgico-racionais (tais como coerncia, sistematicidade, consistncia, originalidade, objetivao e discutibilidade, cf. DEMO, 2000, p. 26-29), de fato, uma formalizao, s valeria como opes vigentes em alguma daquelas tradies ou ambientes institucionais. Ao afirmar isso, no se aponta, no entanto, o caminho da arbitrariedade do julgamento. O critrio que social, consuetudinrio, prprio de um ambiente cultural particular, algo muito mais praticado do que verbalizado. E quando sistematizado em manuais de metodologia pode ainda passar bem ao largo da prtica, pois no se trata de norma formal de apresentao, como as convenes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Note-se, a propsito, que a preocupao que origina essa questo surge da parte sujeita na situao do julgamento. Porque examinadores, avaliadores e revisores no se orientam explicitamente, pelo menos por critrios de cientificidade. Comunidades de praticantes de cincia educam-se, na prtica, para julgar o que deve ser aceito ou rejeitado. Atrs deles vm outros, os metodlogos, tentando racionalizar e criar a coerncia daqueles juzos prticos, opes casusticas de pesquisa. Isso acontece no seio da interdisciplina Administrao, onde ainda est por pesquisar-se o que os praticantes em posio de julgamento costumam significar por cientfico. Como se v, pouco restou, ao fim deste artigo, da pergunta inicial (se Administrao cincia ou arte). Contudo, cabe a ela o mrito de ensejar uma boa crtica. E como se deseja que tenha ocorrido neste nosso caso um passeio interessante pelos stios pouco visitados da filosofia da cincia (e adjacncias)...

ISSN 0034-7590

349-360 jul./set. 2009 n. 3 v. 49 So Paulo

RAE

359

artigos ADMINISTRAO CINCIA OU ARTE? O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO?

REFERNCIAS
ARISTTELES. tica a Nicmaco. So Paulo: Martin Claret, 2003. BACHELARD, G. A formao do esprito cientfico: contribuio para uma psicanlise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BLOOR, D. Knowledge and social imagery. Chicago: University of Chicago Press, 1991. BOURDIEU, P. O Campo Cientfico. In: Ortiz, R. (org.). Pierre Bourdieu. Sociologia. So Paulo: tica, 1983. CAMGUILHEM, G. Histoire des religions et histoire des sciences dans la thorie du ftichisme chez Auguste Comte. tudes dhistoire et de philosophie des sciences. Vrin: 1968. CHIAVENATO, I. Introduo teoria geral da administrao. 4. ed. So Paulo: Makron Books, 1993. COND, M. L. Wittgenstein: linguagem e mundo. Belo Horizonte: Annablume, 1998. COVER, J. A; CURD, M. (Eds.) Philosophy of science: the central issues. New York: Norton, 1998. DEMO, P. Metodologia do conhecimento cientfico. So Paulo: Atlas, 2000. DRAPER, J. W. History of the conflict between religion and science. New York: D. Appleton, 1874. DRUCKER, P. Administrao: tarefas, responsabilidades e prticas. v. 2. So Paulo: Pioneira, 1975. DUMMETT, M. Origins of analytical philosophy. Cambridge: Harvard University Press, 1996. EINSTEIN, A. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981 [1931]. FEYERABEND, P. Contra o mtodo. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1977 [1975]. GEWANDSZNAJDER, F O que o mtodo cientfico? So Paulo: Pioneira, . 1989. HESSE, M. Revolutions and reconstructions in the philosophy of science. Bury St. Edmunds: The Harvester Press, 1980. HOCHMAN, G. A cincia entre a comunidade e o mercado: leituras de Kuhn, Bourdieu, Latour e Knorr-Cetina. In: PORTOCARRERO, V. (Org) Filosofia, histria e sociologia das cincias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. KANT, E. Crtica da razo pura. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, 1966. KANT, E. Prmiers principes mtaphisyques de la science de la nature. Paris: [s.n.], 1891 [1786]. KOIKE, K; MATTOS, P. L. C. L. Entre a epistm e a phrnesis: antigas lies para a moderna aprendizagem em administrao. Perspectiva Filosfica, v. 7, n. 13, 2001. KOONTZ, H; ODONNELL, C; WEIHRICH, H. Administrao: fundamentos da teoria e da cincia. 14. ed. So Paulo: Pioneira, 1986.

KOYR, M. A. LAventure de la science. v. 1. Paris: Herman, [195?]. KUHN, T. S. A estrutura das revolues cientficas. 6. ed. So Paulo: Perspectiva, 2001 [1962]. LAKATOS, I; MUSGRAVE, A. (Orgs) A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo: Cultrix;USP, 1979 [1965]. Lakatos, I. The Methodology of Scientific Research Programmes: Philosophical Papers. v.1. Cambridge: Cambridge University Press, 1978. LATOUR, B. A relativistic account of Einsteins relativity. Social Studies of Science, v. 18, n. 1, p. 3-44. LAUDAN, L. Beyond positivism and relativism: theory, method and evidence. Oxford: Westview Press, 1996. LEVINSON, S. C. Pragmtica. So Paulo: Martins Fontes, 2007. MERTON, R. K. The sociology of science: theoretical and empirical investigations. London: UCP, 1973. MORRIS, H. M; PARKER, G. What is creation science? Green Forest: Master Books, 1982. MOTTA, P R. A cincia e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991. . NIETZSCHE, F Obras completas. O nascimento da tragdia (1888). So . Paulo: Nova Cultural, 2000. (Os Pensadores) PEREIRA, M. I; FERREIRA, A. A; REIS, A. C. F Gesto empresarial: de . Taylor aos nossos dias. So Paulo: Pioneira, 1997. PLASTINO, C. A. O primado da afetividade: a crtica freudiana ao paradigma moderno. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 2001. POPPER, K. Conjectures and refutations: the growth of scientific knowledge. 4th ed. London: Routledge & Kegan Paul 1985 [1963]. POPPER, K. R. A lgica da pesquisa cientfica. 12. ed. So Paulo: Cultrix, 2006 [1934]. SANTOS, B. S. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. v. 1. So Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, J. G. T. El nascimiento de la verdad. Mthexis, v. 17, n. 1, 2004, p. 7-23. SCHWARTZMAN, S. O sentido da interdisciplinaridade. Novos Estudos CEBRAP, v. 32, 1997, p. 191-198. TAYLOR, F W. Princpios de administrao cientfica. 4. ed. So Paulo: . Atlas, 1960 [1911]. THAGARD, P. R. Why astrology is a pseudoscience? In: Asquith, P. D.; Hacking, I. (Eds) Philosophy of Science Association, v. 1. East Lansing: PSA, 1978. VAN DIJK, T. A. Texto y contexto: semntica e pragmtica del discurso. Madrid: Ctedra, 1980. VESSURI, H. M. C. Perspectivas recientes en el estudio social de la ciencia. Intercincia, v. 16, n. 2, p. 60-68, 1991. WIITGENSTEIN, L. Investigaes filosficas. So Paulo: Nova Cultura, 1996 [1951]. (Os Pensadores)

360

RAE

So Paulo v. 49 n. 3 jul./set. 2009 349-360

ISSN 0034-7590

You might also like