You are on page 1of 7

IFBA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA Disciplina: Segurana, Meio-Ambiente e Sade ngela Ferreira Turma: 1841 Curso: Edificaes Professor(a):

Alunos: Guilherme Rodrigues, Lucas Pitangueira e Pedro Ramalho

OS GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE

Salvador, Bahia Julho de 2011

1. INTRODUO Todo tipo de desenvolvimento, seja ele tecnolgico ou no, traz consigo alguma espcie de nus. Pode-se exemplificar isso com a prpria produo em massa suas repercusses negativas esto inegavelmente presente nos dias de hoje, seja sob cunho social ou ambiental. No momento em que, por exemplo, temos carros trafegando, usinas funcionando, gados pastando e indstrias produzindo, os produtos dessa rotina advinda do desenvolvimento tecnolgico reverberam na formao de grandes aglomeraes de pessoas em lugares no apropriados, poluio de todos os tipos e outros mais. Abordando os mais diversos problemas antrpicos, este trabalho ser desenvolvido - fundamentando-se nas experincias e concluses j tirada afim de sintetizar certas situaes, salientando suas causas e conseqncias.

2. CHUVA CIDA A chuva cida provocada pela produo de gases lanados na atmosfera. H agentes naturais que fazem isso, como, por exemplo, os vulces. A atividade humana, contudo, a principal causadora do fenmeno. Indstrias, usinas termoeltricas e veculos de transporte (que utilizam combustveis fsseis) produzem subprodutos que se agregam ao oxignio da atmosfera e que, ao serem dissolvidos na chuva, caem no solo sob a forma de chuva cida. Devemos lembrar, contudo, que os poluentes, carregados provocando poluidoras. A chuva cida, ao atingir o solo, empobrece a vegetao natural e as plantaes. Tambm afeta a fauna e a flora de rios e lagoas, prejudicando a pesca. Algumas medidas podem atenuar a formao de chuva cida: economia de energia, uso de transporte coletivo, criao e uso de fontes de energia menos poluentes, utilizao de combustveis com baixo teor de enxofre, etc. 3. DESMATAMENTO O desmatamento uma das intervenes humanas que mais prejudicam o planeta. Pode causar srios danos ao clima, biodiversidade e s pessoas. Desmatar prejudica os ecossistemas e leva extino de centenas de espcies. rvores so grandes absorvedoras de dixido de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa (ver abaixo). Portanto, quando o homem derruba florestas, tambm intensifica o problema do aquecimento global (ver abaixo). Dentre outras consequncias, o desmatamento provoca degradao do solo, aumento da desertificao e eroses, muitas vezes comprometendo os sistemas hidrogrficos. As polticas de reflorestamento, muito comentadas nos dias atuais, so apenas solues parciais, pois, ainda que ajudem a conter o pelos ventos, cidas podem em viajar milhares de quilmetros, das fontes chuvas locais muito distantes

aquecimento global, dificilmente conseguiro recuperar a biodiversidade das regies afetadas. 4. EFEITO ESTUFA O efeito estufa um mecanismo atmosfrico natural que mantm o planeta aquecido nos limites de temperatura necessrios preservao da vida. Se no houvesse a proteo do efeito estufa, os raios solares que aquecem o planeta seriam refletidos para o espao e a Terra apresentaria temperaturas mdias abaixo de -10oC. O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiao solar refletida pela superfcie terrestre absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais o gs carbnico ou dixido de carbono (CO 2), o metano (CH4) e o xido nitroso (N2O). Ocorre que, com a queima de florestas e a exagerada utilizao de combustveis fsseis, grandes quantidades de CO2 tm sido lanadas na atmosfera. A emisso desenfreada desse e de outros gases acentua o efeito estufa, a ponto de no permitir que a radiao solar, depois de refletida na Terra, volte para o espao. Isso bloqueia o calor, aumentando a temperatura do planeta e provocando o aquecimento global (ver abaixo). Para se discutir o problema e encontrar solues, vrias reunies internacionais tm sido realizadas. O principal documento aprovado at agora o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, que estabelece metas de reduo dos gases para diferentes pases. Entre as principais consequncias do aquecimento global, os cientistas apontam: a) aumento do nvel dos oceanos, provocado pelo derretimento das calotas polares, o que pode provocar, no futuro, a submerso de cidades litorneas; b) desertificao: o aumento da temperatura somado ao desmatamento provoca a morte de vrias espcies animais e vegetais, desequilibrando os ecossistemas e, muitas vezes, criando desertos;

c) ampliao do nmero de furaces, tufes e ciclones (a maior evaporao das guas dos oceanos potencializa esses fenmenos); e d) surgimento de violentas ondas de calor, o que pode provocar a morte de idosos, crianas e vrias espcies de animais. 5. BURACO NA CAMADA DE OZNIO O gs oznio envolve a Terra na forma de uma frgil camada que protege a vida da ao dos raios ultravioleta (emitidos pelo Sol). Os raios ultravioleta causam mutaes nos seres vivos, modificando as molculas de DNA. Em seres humanos, o excesso de ultravioleta pode causar cncer de pele e afetar o sistema imunolgico. Nos ltimos anos, contudo, cientistas detectaram um "buraco" na camada de oznio, exatamente sobre a Antrtida, o que deixa sem proteo uma rea de cerca de 30 milhes de km 2. Pesquisadores acreditam que o gs clorofluorcarbono (CFC) o principal responsvel pela destruio da camada de oznio. Esse gs utilizado em aparelhos de refrigerao, sprays e na produo de materiais como, por exemplo, o isopor. Ao chegar atmosfera, o CFC entra em contato com grande quantidade de raios ultravioleta, que quebram as molculas de CFC e liberam cloro. Este, por sua vez, rompe as molculas de oznio (O 3), formando monxido de cloro (ClO) e oxignio (O2). Ocorre que esses dois gases no so eficientes para proteger a Terra dos raios ultravioleta. Em 1985, vrios pases assinaram a Conveno de Viena - e, dois anos depois, o Protocolo de Montreal -, se comprometendo a diminuir a produo de CFC.

6. CONCLUSO A partir das ltimas dcadas a questo ambiental tornou-se uma preocupao mundial. A grande maioria das naes do mundo reconhece a emergncia em buscar solues aos problemas ambientais. Alteraes climticas, desertificao, poluio atmosfrica e perda da biodiversidade so algumas das questes a serem resolvidas por cada uma das naes do mundo, segundo suas respectivas especificidades. Habitantes do chamado primeiro mundo vm pressionando seus governos a buscar alternativas para tentar reverter os danos causados ao meio ambiente. Muitos desses pases, contudo, mantm velhas prticas e continuam a explorar a natureza contaminando, com suas indstrias obsoletas, o resto do mundo. Contribuindo assim com o agravamento de problemas sociais de naes empobrecidas, prosseguindo sua caminhada rumo a um mundo insustentvel e perigoso. A responsabilidade pela escalada destrutiva no recai apenas sobre os pases ricos. O Brasil, por exemplo, tem grande participao na dilapidao de seus recursos naturais e na desagregao de seu meio ambiente. Cidades como So Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro tm o ar comprometido pela poluio, o que provoca doenas graves, at as fatais. As florestas brasileiras vm sendo devastadas sem qualquer controle, em nome de um projeto de desenvolvimento questionvel, com prejuzos para a flora, a fauna e o homem.

O desafio grande e envolve adversrios poderosos, movidos por interesses que pouco tem contribudo para a proteo dos recursos naturais. Mas o que est em jogo , antes de tudo, a vida do planeta e de seus habitantes. Por isso urgente a mobilizao de todos para salvar a biodiversidade, da qual todos dependem.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfloresta%C3%A7%C3%A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa http://www.brasilescola.com/geografia/buraco-na-camadaozonio.htm http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/problemasambientais.jhtm

You might also like