You are on page 1of 7

ESCOLA SECUNDRIA Santa Maria da Feira

Biologia e Geologia 10 ano

Grupo I

Amostra A Amostra B Documento 2 Observaes, lupa, de duas amostras de rochas magmticas. Documento 1 Representao esquemtica do ciclo litolgico.

Documento 3 Esquema representativo da localizao da zona de sombra para um dado sismo.

Documento 4 Variao da velocidade de propagao das ondas ssmicas no interior da geosfera.

1. As rochas so continuamente formadas, destrudas e recicladas superfcie da Terra. Observa o Documento 1, que representa o ciclo litolgico. 1.1. 1.2. Identifica os tipos de rochas representados pelas letras. Identifica os processos representados pelos nmeros.
1

2. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeira (V) ou falsas (F). A. B. C. D. E. F. O magma tem origem a partir das rochas sedimentares. A formao de rochas metamrficas precedida pela fuso de rochas prexistentes. As rochas sedimentares podem ter origem em sedimentos de qualquer tipo de rocha. As rochas magmticas intrusivas formamse por arrefecimento do magma em profundidade. O metamorfismo ocorre superfcie terrestre. Os principais agentes de metamorfismo so temperaturas e presses elevadas.

3. Indica, justificando, a que tipo de rocha magmtica corresponde cada amostra de rochas do Documento 2. 4. Relativamente ao Documento 3, identifica o tipo de ondas directas registadas em cada uma das estaes A, B e C. 5. Dos grficos representados, identifica aquele que regista melhor a relao entre a diferena de tempo de chegada das ondas P e das ondas S e a distncia ao epicentro.

6. Faz a legenda dos nmeros do Documento 4. 7. Selecciona a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. As ondas P e S... a) b) c) d) ... tm a mesma velocidade de propagao. ... propagam-se superfcie. ... so ondas de profundidade. ... no so detectadas pelo sismgrafo.

8. Refere os dados do grfico do Documento 4 que apoiam a existncia de um ncleo externo lquido. 9. Selecciona a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A geosfera apresenta, externamente, uma composio __________ e, internamente, uma composio __________. a) b) c) d) metlica (...) rochosa rochosa (...) metlica basltica (...) sedimentar sedimentar (...) basltica

Grupo II

Documento 1 Alteraes do volume de quatro grupos de clulas semelhantes quando colocados em meios com concentraes diferentes de solutos.

Documento 2 Processo de secreo de leite nas glndulas mamrias.

1. Relativamente ao Documento 1, selecciona a alternativa que permite obter uma afirmao correcta. As clulas A, B, C e D foram colocadas, respectivamente, num meio a) ... hipertnico, hipertnico, isotnico, hipotnico. b) ... hipertnico, isotnico, hipotnico, hipotnico. c) ... hipotnico, hipotnico, isotnico, hipertnico. d) ... hipotnico, isotnico, hipertnico, hipertnico. 2. Relativamente ao Documento 1, selecciona a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Nas clulas A ocorreu __________, enquanto que nas clulas D ocorreu __________. a) a sada de solutos atravs da membrana plasmtica () a manuteno do volume celular b) lise celular () um aumento do volume celular, seguido de uma brusca diminuio desse volume c) a diminuio do volume celular () a sada progressiva de gua atravs da membrana plasmtica d) a sada de gua atravs da membrana plasmtica () lise celular 3. Com base no Documento 2, designa o processo de transporte atravs da membrana plasmtica que permite a libertao dos constituintes do leite materno. 4. Identifica os organelos celulares representados por letras (A, B e C) no Documento 2. 5. Os grficos que se seguem representam o percurso seguido pelos cidos gordos, lactose e casena (protena) do leite. Indica a qual destas substncias se refere cada grfico.

6. A importncia da biodiversidade reside, essencialmente, na sua capacidade para manter o equilbrio nos ecossistemas. Relaciona o processo de nutrio fotoautotrfica, caracterstico de alguns seres vivos, com a funo por eles desempenhada nos ecossistemas.

Grupo III

Documento 1 Representao dos processos de obteno e digesto de alimentos em trs seres vivos.

Documento 2 Representao esquemtica do processo fotossinttico.

1. Relativamente ao Documento 1, designa o processo utilizado pelo organismo A para a captao de alimentos. 2. As afirmaes seguintes dizem respeito aos organismos do Documento 1. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. No organismo B, a digesto exclusivamente extracelular. 2. O tubo digestivo do organismo B completo. 3. No organismo C, o contedo do tubo digestivo progride numa nica direco. 4. No organismo A, a digesto efectuase sem actividade enzimtica. a) b) c) d) 2 e 3 so verdadeiras; 1 e 4 so falsas. 1 e 3 so verdadeiras; 2 e 4 so falsas. 1, 2 e 4 so verdadeiras; 3 falsa. 3 verdadeira; 1, 2 e 4 so falsas.

3. Relativamente ao Documento 1, identifica e caracteriza a estrutura assinalada pelo nmero 1 no organismo A. 4. Relativamente ao Documento 2, identifica as fases da fotossntese representadas por A e B. 5. Faz a legenda dos nmeros da figura do Documento 2. 6. Estabelece a correspondncia entre as fases A e B do Documento 2 e as afirmaes que se seguem.
4

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Fotlise da gua. Reduo do NADP+. Fluxo de electres ao longo de uma cadeia transportadora. Ocorre no estroma. Ocorre no tilacide. O CO2 combinase com a ribulose difosfato. Sntese de glicose. Formao de ATP. Produzse oxignio. Depende directamente da luz.

7. Selecciona a alternativa que completa correctamente as afirmaes seguintes. 7.1. As condies indispensveis para que nas clulas ocorram as reaces da fase fotoqumica so a existncia de... a) ... luz, clorofila, gua e CO2. b) ... luz, clorofila, NADPH e CO2. c) ... luz, clorofila, NADPH e gua. d) ... luz, clorofila, NADP+ e gua. O principal objectivo da fotossntese ... a) ... produo de ATP. b) ... produo de oxignio. c) ... produo de compostos orgnicos. d) ... produo de NADPH. Na etapa qumica, ocorre... a) ... dissociao da molcula de gua. b) ... regenerao da ribulose difosfato. c) ... libertao de oxignio. d) ... libertao de CO2.

7.2.

7.3.

8. Os dados da tabela seguinte so referentes a duas experincias onde foi usado o istopo do oxignio, 18O, incorporado nas molculas de gua ou nas molculas de dixido de carbono, fornecidos a plantas que realizavam a fotossntese.
Forma de 18O fornecida 1 2 H218O C18O2 % de 18O fornecida 0,20 0,20 % de 18O em glicose resultante 0,01 0,19 % de 18O em oxignio resultante 0,19 0,01

De entre as seguintes concluses, selecciona a que se considera vlida face aos resultados observados. a) b) c) d) e) Normalmente, a molcula de glicose contm algum 18O. A gua transformada em glicose. Parte de oxignio existente na glicose provm do dixido de carbono. O oxignio libertado na fotossntese provm do dixido de carbono. A quantidade de 18O usada na experincia foi insuficiente para a obteno de concluses claras.

9. O sulfureto de hidrognio (H2S) utilizado por bactrias autotrficas que vivem junto a fontes hidrotermais, nos fundos ocenicos, a 2500 metros de profundidade. 9.1. 9.2. Refere qual o processo utilizado por essas bactrias na produo de compostos orgnicos. Prev o que aconteceria aos ecossistemas dos fundos ocenicos se um poluente na gua do mar provocasse a morte dessas bactrias. Grupo IV

Documento 1 Esquema simplificado dos processos de transporte nas plantas.

Documento 2 Representao esquemtica de quatro tipos de sistemas circulatrios em animais.

1. Relativamente ao xilema, assinala a opo correcta. a) Tambm chamado tecido crivoso. b) Os elementos condutores so clulas vivas. c) Os elementos condutores so clulas mortas. d) Inclui clulas de companhia. 2. Relativamente ao floema, assinala a opo correcta. a) Os elementos condutores so clulas mortas. b) Transporta gua e sais minerais. c) Participa no transporte da seiva elaborada. d) Participa no transporte da seiva bruta. 3. Identifica os tecidos condutores 1 e 2 representados no Documento 1. 4. Designa os fluidos A e B presentes no Documento 1. 5. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas ao transporte nas plantas. A. De acordo com a hiptese de fluxo de massa, a sacarose transferida para o floema por transporte activo. B. A passagem de sacarose para os rgos de reserva ocorre porque estes no realizam fotossntese. C. O movimento do fluido B est relacionado com o aumento da presso de turgescncia. D. A glicose produzida nas clulas da raiz. E. O fluido B circula apenas num sentido. F. O fluido A rico em sacarose. 6. Analisa as afirmaes que se seguem, relativas a acontecimentos que levam produo e acumulao de substncias de reserva em plantas. Reconstitui a sequncia temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relao de causa-efeito, colocando por ordem as letras que os identificam. A. Formao de um polissacardeo nos rgos de reserva. B. Sntese de molculas de glicose, a partir de carbono inorgnico. C. Aumento da presso de turgescncia no interior do floema. D. Entrada de acar nos vasos condutores. E. Sada de sacarose do floema. 7. Identifica, justificando, a fonte de energia que responsvel pelo movimento da seiva bruta no xilema.
6

8. Faz a legenda dos nmeros do Documento 2. 9. Relativamente ao Documento 2, classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. A. B. C. D. E. F. G. H. A e B representam sistemas circulatrios abertos. D pode representar o sistema circulatrio de um anfbio. A representa o sistema circulatrio da minhoca. C pode representar o sistema circulatrio de um peixe. C e D representam sistemas circulatrios fechados. A e B so sistemas circulatrios simples e C e D so sistemas circulatrios duplos. C representa o sistema circulatrio de um vertebrado. B um sistema circulatrio completo.

10. Selecciona a alternativa que completa correctamente as afirmaes seguintes. 10.1. Todos os vertebrados terrestres possuem... a) b) c) d) ... circulao simples e completa. ... circulao dupla, mas s os mamferos e as aves possuem circulao completa. ... circulao dupla e completa. ... circulao completa, mas s os mamferos e as aves possuem circulao dupla.

10.2. Nos mamferos... a) b) c) d) ... circula sangue arterial na aurcula direita. ... circula sangue venoso no ventrculo esquerdo. ... circula sangue arterial na aorta. ... circula sangue venoso nas veias pulmonares.

10.3. Nos mamferos... a) b) c) d) ... existem duas aurculas e dois ventrculos. ... o ventrculo possui um septo incompleto. ... existe uma aurcula e dois ventrculos. ... existem duas aurculas e um ventrculo.

You might also like