You are on page 1of 2

Francisco Carrapio, 2001

Biologia Celular

Como elaborar um relatrio


1. O que um relatrio?
Um relatrio de uma actividade prtica, uma exposio escrita de um determinado trabalho ou experincia laboratorial. No apenas uma descrio do modo de proceder (tcnicas, reagentes, material, etc.), pois este conjunto de informaes constitui o protocolo. Um relatrio o conjunto da descrio da realizao experimental, dos resultados nele obtidos, assim como das ideias associadas, de modo a constituir uma compilao completa e coerente de tudo o que diga respeito a esse trabalho. De alguma forma, elaborar um relatrio deve ser visto pelo aluno como uma etapa importante na sua formao acadmica, para que mais tarde, como profissional, possa ter adquirido e desenvolvido a praxis e o raciocnio crtico necessrios elaborao de um artigo cientfico.

2- Como escrever?
O relatrio como instrumento de trabalho dever utilizar uma linguagem simples, clara, objectiva e precisa. A clareza do raciocnio, caracterstica do mtodo cientfico, dever transparecer na forma como o relatrio escrito. Um relatrio dever ser conciso e coerente, incluindo a informao indispensvel compreenso do trabalho. A forma pela qual alguma informao pode ser apresentada (tabelas, grficos, ilustraes), pode contribuir consideravelmente para reduzir a extenso de um relatrio. As frases utilizadas devem ser completas, para que, atravs da sua leitura seja possvel seguir um raciocnio lgico. Em cincia, todas as afirmaes devem ser baseadas em provas factuais e no em opinies no fundamentadas. Factos especulativos no podem tomar o lugar de outros j demonstrados. De igual modo, o aluno (futuro investigador e/ou professor) deve evitar o excesso de concluses, sendo estas precisas e sintticas. As concluses devem, igualmente, ser coerentes com a discusso dos resultados.

3- Estrutura dum relatrio


A diviso metodolgica de um relatrio em vrias seces ajuda sua organizao e escrita por parte dos autores e, de igual modo, permite ao leitor encontrar mais facilmente a informao que procura. 3.1. Ttulo, autor(es) e data Identificao do trabalho (ttulo). Identificao dos autores. Data em que o relatrio foi realizado. Disciplina a que diz respeito. 3.2. Objectivos Dever incluir sumariamente qual ou quais os objectivos do trabalho a realizar.

Francisco Carrapio, 2001

Biologia Celular

3.3. Introduo Nesta parte do relatrio deve ser introduzido o trabalho experimental a realizar, bem como as noes tericas que servem de base ao mesmo. A introduo deve conter a informao essencial compreenso do trabalho. 3.4. Material e Mtodos Deve ser sinttico mas preciso, contendo, no entanto, informao suficiente de modo que, no caso da experincia vir a ser repetida por outrem, possam ser obtidos resultados idnticos. Normalmente considerado como um ponto secundrio do trabalho, esta parte do relatrio , no entanto, essencial para a compreenso da experincia a realizar. 3.5. Resultados Descrio do que se observa na experincia. Inclui o registo e tratamento dos dados, bem como os esquemas e ou as figuras das observaes efectuadas. Os esquemas so feitos a lpis e legendados. No caso de observaes microscpicas deve ser includo junto do esquema a ampliao. 3.6. Discusso Interpretao dos resultados. A discuso deve comparar os resultados obtidos face ao objectivo pretendido. No se devem tirar hipteses especulativas que no possam ser fundamentadas nos resultados obtidos. A discusso constitui uma das partes mais importantes do relatrio, uma vez que nela (e no na introduo) que os autores evidenciam todos os conhecimentos adquiridos, atravs da profundidade com que discutem os resultados obtidos. 3.7. Concluses Esta parte do relatrio deve sumarizar as principais concluses obtidas no decurso do trabalho realizado. 3.7. Referncias bibliogrficas A bibliografia deve figurar no fim do relatrio. Nela devem ser apresentadas todas as referncias mencionadas no texto, que podem ser livros (ou captulos de livros), artigos cientficos, CD-ROMs e websites consultados. Adaptado de: Jones, A., Reed, R. and Weyers, J., 1998 Pratical Skills in Biology. 2nd edition. Longman Scientific & Technical (ed), New York.

You might also like