You are on page 1of 5

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

rea Departamental de Engenharia Mecnica


ISEL

Pesagem de mercadorias ferrovirias


Trabalho realizado no mbito da unidade curricular de Introduo Programao da Licenciatura em Engenharia Mecnica Orientador:
Fernando Paulo Neves da Fonseca Carreira

Tera feira, 18 de Janeiro de 2011

ndice
NDICE ............................................................................................................................ 1

1 2

INTRODUO ..................................... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. TRABALHO DESENVOLVIDO ......... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED.

2.1 Introduo de referncias no texto (ex. ttulo nvel 2) .............. Error! Bookmark not defined. 2.1.1 Referncias bibliogrficas (ex. ttulo nvel 3)....................... Error! Bookmark not defined. 2.1.2 Figuras (ex. ttulo nvel 3) .................................................... Error! Bookmark not defined. 2.1.3 Tabelas (ex. ttulo nvel 3) .................................................... Error! Bookmark not defined. 2.2 Introduo de cdigo no texto (ex. ttulo nvel 2) ..................... Error! Bookmark not defined.

RESULTADOS ...................................... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED.

4 CONCLUSES E TRABALHO FUTURO ........... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 5 BIBLIOGRAFIA ................................... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED.

1 Introduo
Este trabalho teve como objectivo a pesagem de mercadorias transportadas em composies ferrovirias. Pretendeu-se, entre outras aplicaes especficas, que aps as pesagens de carruagens de um ou mais comboios, se possam analisar os dados de forma individual, colectiva e fazer estatsticas percentuais dos dados bem como a sua visualizao em grficos de barras. O objectivo seria simular uma clula de pesagem de composies ferrovirias de transporte de mercadorias. Tnhamos de pedir dados ao utilizador como se de uma balana de alta capacidade se tratasse. Achmos que seria menos restringidor, no programar com materiais pr-definidos. O utilizador fica com a possibilidade de fazer alteraes oportunas em vrios momentos ao longo da introduo de dados. A cada intruduo de dados existe validao dos mesmos, e, em caso de necessidade, pedido ao utilizador que volte a introduzir a informao dentro dos parmetros correctos nessa rubrica. O programa tem a particularidade de mltiplas vezes dar a escolher ao utilizador o que pretende fazer a seguir, s tendo este que escolher entre um conjunto sucinto de opes. Alm de guardar ficheiros com dados de comboios individuais ou de conjuntos de comboios, h a possibilidade de abrir estes ficheiros e analis-los.

2 Trabalho desenvolvido
2.1 Introduo de referncias no texto (ex. ttulo nvel 2)

2.1.1 Referncias bibliogrficas (ex. ttulo nvel 3)

2.1.2 Figuras (ex. ttulo nvel 3)

2.1.3 Tabelas (ex. ttulo nvel 3)

2.2 Introduo de cdigo no texto (ex. ttulo nvel 2)

3 Resultados
Logo em abertura o programa apresenta um leque de quatro opes das quais a A e a D, trivialmente, so as nicas viveis de ser executadas por que a B e a C requerem priori um ficheiro de dados anteriormente guardado. Existe uma descrio clara e sucinta em cada uma destas opes. Se no se escolher nenhuma destas opes (A, B, C ou D) e por

exemplo colocar-se um nmero ou uma outra letra, aparece um(a) erro/informao preparado(s) de propsito para o programa com uma mensagem instrutiva de como proceder correctamente. Este tipo exemplificativo de menssagens e correo de dados incorrectos ocorre, ao longo do programa, em todos os pontos absolutamente necessrios para tal rigor. Escolhendo a A obtm-se a validao ocorrendo a transio para a inquirio seguinte. Esta possui um ttulo introdutrio que confirma qual a opo (neste caso a A) est actualmente em anlise. Continuando pode o utilizador escolher quantos comboios quer pesar. Aparece um titulo que indica o comboio n que objecto de anlise nesse momento. Inicia-se a pesagem sempre com a automotora e as carruagens vazias. Define-se quantas carruagens vazias (e todas de igual peso). Os questionrios vm sempre em toneladas, inclusiv os resultados intermedirios e finais. Passa a perguntar-se que material contem cada carruagem e o peso da mesma quando est carregada com este. De imediato para cada carruagem aparece o resultado que vem a ser: Caracteristicas da carruagem n que inclui o respectivo peso total (carruagem + mercadoria) e tambm somente o peso da mercadoria em si. Quando se analisa a ltima carruagem mostrada informao estatistica do comboio em questo. Isto , a percentagem de carruagens vazias, carregadas ou mediamente carregadas. Tambm mostrada uma lista ordenada da primeira at ltima carruagem indicando se vazia/carregada/mediamente carregada. perguntado ao utilizador se deseja efectuar alteraes aos dados introduzidos, e, viavelmente podem ser efectuadas alteraes a quantas carruagens se queira e a quais tambm. apresentado o peso total do comboio, um grfico de barras (do peso em funo das carruagens) em que cada barra corresponde a uma carruagem, ordenada da carruagem 1 at n. H a possibilidade de se guardar os dados obtidos para um ficheiro, em que tal acto faz-se de forma cmoda com um simples interface windows. Se houverem mais comboios para analisar pode-se repetir todo o processodescrito anteriormente descrito. Neste ponto regressa-se ao menu inicial das 4 opes anteriormente referidas. Agora, como j existem ficheiros de dados guardados, pode-se explorar as funcionalidades dos pontos B e C. Quanto ao ponto B possvel de forma rpida obter a informao relativa pesagem de um comboio que se deseje analisar. Inclusiv tem-se a possibilidade de alterar os dados e voltar a gravar no mesmo ficheiro ou noutro. No ponto C consegue-se aceder aos dados de vrios ficheiros de comboios individuais, ou a um ficheiro de um conjunto de comboios, que eventualmente estivesse j guardado, de uma outra sesso.

4 Concluses e Trabalho Futuro


No enunciado encontramos requisitos pertinentes e apropriados para as vrias utilidades que um sistema de pesagem real requereria. Atingir a concretizao de muitos desses objectivos que foi a parte complicada e exigente. Numa nica e pequena frase podemos explicar o que se pretende. Mas traduzir o que se requer para linguagem de Matlab pode exigir um avultado nmero de linhas de cdigo para essa simplicidade ser sentida pelo utilizador final. Achmos por bem incluir a automotora como um elemento tambm presente nas pesagens, conferindo mais proximidade com a realidade. Conseguimos concretizar todos os requisitos com a excepo de apenas dois subpontos (que esto entre si relacionados) do requisito 13 ou seja: -Calcular a mdia do peso das carruagens em funo do material que transportam. -Apresentar um grfico de barras com o peso total de todos os materiais transportados por todos os comboios. Prendeu-se este facto com a interferncia interdisciplinar que consistiu na presena de testes, trabalhos previstos e outros acrescentados num espao muito reduzido de tempo e todos altamente exigentes. Ao longo da elaborao do cdigo foi-nos exigido, por natural imposio, um aprender e uma cimentao de conhecimentos, de um grau bsico para um patamar que interrelaciona mltiplas condies, ciclos, , e agilizou-nos para futuros desafios do gnero. A satisfao perante o trabalho conseguido enorme, sentimos a sensao de dever cumprido, sendo ns simples alunos introdutrios a esta rea da cincia informtica. Gostaramos de poder usar com mais vontade algumas das funes pr-instaladas no Matlab, que sejam mais utilizadas no mbito da Engenharia Mecnica. Como ideia futura imaginamos que ser empolgante quando podermos desenvolver um programa em Matlab para analisar fenmenos fsicos laboratoriais, ou de estruturas/objectos de engenharia que usamos no dia-a-dia, com o intuito de registar/analisar interferncias de foras, movimento, presso, temperatura,

Bibliografia

Morais & Vieira (2006). Matlab 7 & 6-3a Edio: FCA

You might also like